Rumor: Rolaram cabeças na Sony pelo cancelamento de Tlou Factions

As declarações em torno dos recursos dedicados a Factions sempre foram confusas.

Faz agora cerca de 8 meses que a Naughty Dog veio anunciar que o modo multijogador previsto para The Last of us parte 2, denominado de Factions, foi cancelado. O motivo, apresentado foi que os recursos necessários para esse projeto poderiam impactar seriamente o desenvolvimento dos jogos single-player do estúdio.

Vamos ver o histórico de Tlou: Factions.

Foi na E3 2028 que Anthony Newman e Kurt Margenau, co diretores de The Last of Us Part II, falaram pela primeira vez da existência de um futuro modo multijogador para o jogo. Em 2019 a Naughty Dog referia que o modo multijogador tinha crescido para algo maior do que o que seria possível colocar-se no jogo, e que tinham tomado a decisão de lançar este modo multijogador separadamente.

Em 2020 num tweet de Neil Druckmann este vinha referir que o modo multijogador valeria a pena a espera! Apareceram também declarações de que o jogo estaria a ser desenvolvido por uma pequena equipa, mas a crescer para além das expectativas esperadas.



Em 2021 a Naughty Dog refere que o devido ao crescimento do projeto, estavam a contratar mais pessoas para o seu desenvolvimento.

Foi em 2022 que Neil Druckmann veio referir que afinal esta componente multijogador seria um jogo separado. teria elementos de história únicos, novas personagens e cenários. Foi mesmo partilhado uma imagem do arte conceptual. Aqui foi referido que alguns veteranos da Naughty Dog como Vinit Agarwal, Anthony Newman, e Joseph Pettinati tinham assumido o leme do projeto. O jogo foi definido como tendo um mundo imenso e um alcance tremendo.

Em 2023, o jornalista da Bloomberg, Jason Schreier veio dar a conhecer que a Sony tinha abrandado o desenvolvimento do projeto multijogador da Naughty Dog pedindo para reavaliar a sua qualidade e viabilidade a longo termo. Aparentemente a Bungee teria avaliado o jogo e questionado a sua capacidade de manter os jogadores a longo prazo. Nesse mesmo dia a Naughty Dog lançou um comunicado onde referia que o jogo iria ser atrasado para melhorias, sendo que a empresa continuaria a trabalhar nele, em conjunto com o seu projeto Single Player.

Em Dezembro de 2023, a Naughty Dog anuncia que este modo online cessou o desenvolvimento e que o estúdio se iria focar em narrativas single-player.

Agora com esta situação dada como efetiva, Jason Schreier vem acrescentar alguns dados. Segundo este, o jogo tinha uma equipa de desenvolvimento de centenas de pessoas, e que este tipo de projetos, que criaram despesas enormes por 4 anos não podem pura e simplesmente ser deitadas fora sem consequências. Nesse sentido Jason Schreier refere, sem referir nomes, que algumas “cabeças saltaram” em resultado disso.

Faz sentido, e perante o estado atual da indústria, nem se esperaria nada de muito diferente.





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Edson Nill
Edson Nill
29 de Agosto de 2024 10:00

Um dos momentos mais patéticos da história do PlayStation!

Juca
Juca
29 de Agosto de 2024 11:57

Natural que rolem cabeças, empresas não são instituições filantrópicas que bancam pessoas sem um resultado que compense, ao menos as empresas não familiares, pois essas, sabemos que trabalham na base de nepotismo mesmo, independente do resultado e até se quebrarem…
Agora, vamos ver é se a grande Bungie sabe o que faz com Marathon, já que sugeriu que os outros não sabiam no Factions. Presumo ainda que a Bungie tenha dado seu aval a Concord, como grandes consultores que são! Uau…

Last edited 21 dias atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
29 de Agosto de 2024 14:09

Dizem que o desenvolvimento do Marathon está um desastre. Já trocou de diretor duas vezes, sendo o segundo por abuso sexual. E vários jornalistas apontando que internamente o negócio está feio. Não duvido que seja adiado.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
29 de Agosto de 2024 14:15

Muito dinheiro jogado fora com o Jimbo… Só acertou na Insomniac, porém, era uma parceria de muitos anos já, era apostar na coisa certa, e foi uma bagatela… Mas essa ideia de investir nos fps/mmo/gaas está uma verdadeira pancada na Playstation… Bungie/Firewalk/Haven o negócio degringolou, se a Playstation não tivesse consumidores tão fiéis, não sei não… Talvez fosse o fim, jogar quase 3bi USD num buraco é complicado pra qualquer empresa que não tenha o dinheiro de uma MS da vida.

Andrio
Andrio
29 de Agosto de 2024 12:14

Acho que pela primeira vez excesso de liberdade para seus studios não está sendo muito bem para a empresa no geral. E do jeito que vai me parece que vamos para algo bem ruim no futuro.

Hennan
Hennan
29 de Agosto de 2024 14:12

Em relação ao Factions tenho a impressão que esse jogo seria muito bom. Não sei se faria sucesso financeiro, mas merecia uma chance. Garanto que seria muito melhor que o Concord e diferente de tudo no mercado.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Hennan
29 de Agosto de 2024 14:50

Talvez possa ser reaproveitado para o TLOU 3, ou grande parte do seu desenvolvimento. Pode não estar tudo perdido

José
José
Responder a  Nuno Sousa
29 de Agosto de 2024 19:26

Foi o que eu pensei, que nem tudo fosse ”fora” e que pelo menos aproveitassem este desastre para trazer valor a um eventual TLOU Part 3.

Livio
Livio
Responder a  Hennan
29 de Agosto de 2024 16:39

Eu não joguei o multiplayer do primeiro TLoU e sempre li que foi muito elogiado, provavelmente o Factions poderia continuar a fórmula

Hennan
Hennan
Responder a  Livio
29 de Agosto de 2024 17:24

Joguei muito o multiplayer do primeiro. Era muito bom. Eu comparo com o cs. Um multiplayer de ação, mas cuja estratégia é core do jogo. Diferente de tudo no mercado.

José
José
29 de Agosto de 2024 19:35

Eu sei de pelo menos uma cabeça que rolou como resultado disso, o próprio CEO Jim Ryan.
É por demais evidente que a história do Jim Ryan se ter reformado quando nem a meio ia do ciclo de vida da PS5, era uma farsa, o que aconteceu foi que lhe foi indicada a porta da sua com a maior dignidade possível.

O cancelamento do Factions, é apenas mais um episódio de uma estratégia delineada por Jim Ryan que falhou em toda a linha, e que volto a repetir, só não teve consequências mais graves porque a Microsoft usou o carregador todo para dar tiros nos pés, senão não sei o que seria.

Isto que se está a passar na Sony, e um pouco por toda a indústria, tem um nome, chama-se ganância, empresas como a Sony perderam o foco em fazer aquilo que melhor sabem para perseguir a terra prometida, e lixaram-se…logo não tenho pena nenhuma.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Agosto de 2024 18:48

Especulação fazemos todos nós quando não estamos na posse de todos os factos.
Não achas estranho ele sair a meio da geração mais fraca de sempre da PS?
Eu não acho normal que tirando a Insomniac, 4 anos volvidos e praticamente nenhum estúdio da Sony apresentou serviço.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  José Galvão
1 de Setembro de 2024 11:18

Galvão, não vamos esquecer da geração anterior… falar que a geração Ps5 é a mais fraca de todas é esticar a corda um bocado.

Destaques de 2013 até 2017 Ps4:
Killzone Shadow Fall (flop), Horizon: Zero Dawn (excelente), Uncharted 4 (excelente), Uncharted: Lost Legacy (excelente), Bloodborne (excelente) GT Sport (medíocre no lançamento).

Destaques de 2020 até 2024 Ps5: Demon’s Souls (excelente), Returnal (excelente), Miles Morales (excelente), Ratchet and Clanck (excelente), Horizon: Forbidden West (excelente), GT7 (excelente), God of War: Ragnarok (excelente), Marvel’s Spider-Man 2 (excelente), Astro Bot (parece ser um jogaço e algumas prévias até falam em ser o GOTY 2024).

Nos destaques first party, Ps5 está ganhando. Galera parece esquecer que o Ps4 engrenou de 2016 pra frente e o Ps5 já teve um início muito melhor.

Não vamos falar de crossgen, pois são N fatores que fizeram muitos desses jogos saírem pra Ps4… O que interessa é que os jogos da lista Ps5 são jogos lançados na geração dele!
E também não se esqueça de 2 anos de pandemia, onde quase ninguém entregava jogos e a Sony estava lá lançando jogos de destaque. O atraso da pandemia na Sony veio tardiamente, mas era óbvio que iria afetar uma hora ou outra.

Sobre Jim Ryan, não sei muito o que pensar, mas hoje creio que aposentaram ele mesmo. Deu ruim na administração em vários níveis. Só que ele não está mais no comando e parece que os novos responsáveis não tão muito preocupados em mudar a comunicação patética da gestão passada.

Last edited 18 dias atrás by Sparrow81
LIvio
LIvio
3 de Setembro de 2024 17:27

Eita Jym Ryan!!!!
https://www.eurogamer.pt/concord-sera-removido-das-lojas-e-dinheiro-devolvido

Acho essa decisão (apostar no GaaS) pior que a do Phil Spencer a dizer que não acreditou no potencial do Destiny e do Guitar Hero como exclusivos do Xbox!!!!!

E o CEO interino, se ainda está ou foi promovido, que pense duas vezes pois chegarama dizer que ele também queria um multiplayer

Last edited 16 dias atrás by LIvio
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