Um suposto Benchmark do APU Gonzalo que se afirma ser o APU da PS5 obteve mais de 20000 pontos num Benchmark que se pensa ser o Fire Strike. Nsse Benchmark, uma RTX 2070 com um CPU semelhante obtêm pouco mais de 19 mil.
Rumores… valem o que valem, mas o certo é que são eles que alimentam as conversas na internet, bastando para isso ver que os threads de especulação sobre as novas consolas atingiram as 1200 páginas de dialogo quando os rumores eram regulares, tendo agora apenas uma ou duas novas páginas por dia, uma vez que há uma calmia nos rumores.
Ora um rumor antigo veio dar a conhecer que, supostamente (e aqui temos de tomar tudo com uma pitada de sal), o nome de código de desenvolvimento da PS5 era Ariel.
E desde essa altura, tudo o que se associa ao Ariel, tem vindo a ser associado à PS5.
Ora um dos componentes do Ariel é o seu APU, e um Japonês extremamente activo na revelação de dados da AMD conhecido por Komachi veio referir que o APU com o nome de Código Gonzalo, estava associado ao Ariel na base de nomes de código PCIE.
E desde essa altura que o APU Gonzalo tem vindo a ser referenciado como sendo o APU da PS5!
O engraçado do Gonzalo é que o mesmo já deu direito a 2 artigos. No primeiro o APU aparecia com uma string que mostrava estar ainda em fase de desenvolvimento, e possuindo um GPU que foi identificado como um Navi Lite, que corria a 1 Ghz.
O segundo artigo, já posterior, dava conhecimento de uma alteração radical no GPU do Gonzalo, que passava a sua velocidade de relógio para 1.8 Ghz, e usava uma nova referência para o GPU que já não era associada ao Navi Lite.
Ora a última novidade é que este Gonzalo terá sido testado num benchmark não revelado, e os resultados desse teste foram divulgados por um Tailandês conhecido nos meios como APISAK.
O que nos diz APISAK? O seguinte:
The score is hidden.
I only see the overall score.
PS4 – Rough score 5000
Gonzalo – score 20000 up— APISAK (@TUM_APISAK) June 25, 2019
Segundo ele os resultados do Gonzalo foram escondidos, mas ele teve acesso aos resultado final, apesar de não conseguir ver os parciais, e seria possível constatar-se que a PS4 base teria obtido nesse mesmo teste algo como 5000 pontos, ao passo que o Gonzalo terá obtido algo acima de 20000 pontos!
Perante os resultados a questão surgiu: Apenas 4x mais que a PS4 base? Será a PS5 apenas 4x superior à PS4 base? Se tomarmos em conta que os resultados são do APU e não do GPU, que estamos perante um CPU só ele 4x mais potente e um GPU repleto novidades e com ganhos de IPC face ao GCN, isso parece muito pouco.
Mas a realidade é só uma! Pouco ou muito, dizer-me que é 4x superior à PS4 é algo que não pode ser afirmado de forma alguma!
Um GPU apresentar 5000 e outro 20000 só revela uma capacidade 4 vezes superior caso a pontuação seja atribuída de uma forma linear face às performance. Mas caso não o seja, isso não pode ser afirmado!
E sabendo-se que os resultados da maior parte dos benchmarks não são lineares, ou seja, a pontuação de um GPU com o dobro da performance de outro, não é o dobro, sem se saber qual o Benchmark, de forma alguma se pode fazer qualquer afirmação sobre diferenças de performance.
Esss situação foi muito debatida nos fóruns do pela aprResetera. Qual o benchmark em causa? Para se saber analisou-se os resultados em Benchmarks de um GPU semelhante ao da PS4, associados a um CPU igualmente semelhante. Assim, usando um CPU da época encontrou-se resultados de uma Radeon 7850 HD, com 1.761 Tflops na ordem dos 5000 num Benchmark.
O Benchmark que se enquadrou nesta pesquisa foi o Fire Strike. Um Benchmark onde, tal como esperado as pontuações não sobem de forma alguma de forma linear com a diferença de performances.
Neste benchmark a Radeon 7850 HD,o com o seu CPU da época obteve 4044 pontos! Algo normal dado que o GPU da PS4 é bastante optimizado e o CPU um octa Core.
Assim aceitando o Fire Strike como o bench em csuss, vamos ver as pontuações nele para alguns GPUs. Note-se que estamos a falar de testes realizados ao GPU de referência com um CPU perto do nível do Ryzen da PS5 e não a falar de resultados de utilizadores com overclocks ou alterações nas máquinas.
Eis os valores:
7850HD – 4,044
PS4 – Perto de 5,000
2070 RTX – 18,103
Vega 64 – 19,200
1080 GTX – 19,370
Gonzalo – Acima de 20,000
2080 RTX – 21,892
O Benchmark coloca o APU numa posição que bate relativamente dentro do que tem vindo a ser os Benchmarks da AMD. Daí que a probabilidade de estarmos perante o Benchmark efectivamente usado é real.
Naturalmente que, podendo-se encontrar tanto benchmark com valores mais elevados, torna-se dificil de saber o que é a placa base. Daí que um utilizador fez um teste na sua máquina, para confirmar os valores de cima. O que obteve foi em tudo semelhante ao ali indicado:
O CPU poderá ser um pouco inferior, mas o resultado final andou perto dos que tinham sido referidos para a 2080 RTX de referência.
Scima de tudo o que vemos olhando então Benchmarkp estes valores é que uma Vegs 64, um GPU 7 vezes superior ao da PS4 possui 19200 pontos, comprovando que 20000 pontos não significa uma performance 4x superior. Na realidade, a ser este o Benchmark, este Gonzalo seria mais de 7 vezes superior ao GPU da PS4. Algo bem mais condizente com a realidade.
Acima de tudo, se isto for assim, este Gonzalo bate a Nvidia 2070 RTX, a Vega 64, e aproxima-se da Nvidia 2080 RTX. São valores que a serem verdadeiros são efectivamente espectaculares para uma consola.
No entanto há aqui que refrear algumas expectativas. Para começar tudo isto é demasiadamente frágil, com suposições a assentarem sobre rumores, e resultados baseados em aproximação. Mas mesmo que tudo isto se pudesse confirmar, nada nos garantiria que as performances em jogos sejam equivalentes às vistas no Benchmark.
Por exemplo, basta olhar para os resultados para se perceber que os testes favorecem a Vega 64 sobre a 2070 RTX, algo que não se revela uma realidade quando passamos para a maior parte dos jogos. E isso atiraria a performance do Gonzalo para baixo em jogos.
Mas mais ainda, o resultado final deste teste não reflecte apenas a performance do GPU, acaba por ser dependente das performances do CPU.
Agora nem tudo são pontos negativos. Se pensarmos que este APU, com este mesmo CPU e GPU poderá ser usado numa PS5 e não num PC, e vendo as optimizações que as consolas conseguem ter, o que visualizamos pelo que se conseguiu tirar dos actuais GPUs, não estaremos longe da verdade se dissermos que efectivamente este APU acabará por render numa consola bem mais do que uma 2070 RTX ou 1080 GTX num PC.
Opinião
Não querendo retirar esperanças a ninguem, as especificações e consumos anunciados para os GPUs Navi da AMD levam a questionar se este APU será efectivamente o destinado à PS5. Mas o certo é que não sabemos que possíveis alterações poderão ter sido feitas nesse sentido, e a realidade é que este é um APU AMD, e existe! E daí que, estando ele rodeado de tanto secretismo e rumores que o associam à consola, imaginar que a PS5 possa vir a ter estas performances não é algo 100% utópico.
Seja como for, o que é este Gonzalo é também apenas um rumor, pelo que aqui estamos a apoiar rumor sobre rumor.
No entanto, tudo aponta mesmo para que este possa ser o GPU da PS5 pelos seguintes motivos:
1) O nome de código não se enquadra nos anteriormente usados nos chips AMD para Microsoft, mas enquadra-se perfeitamente nos chips feitos pela AMD para a Sony.
2) 13e9 está referenciado como o GPU Ariel, associado à Sony PS5, e o PCI ID usado é o que está no Gonzalo.