664 Gb ainda não é oficial, mas não seria anormal. Agora o que parece é ridiculamente pouco.
Quando foi noticiado o espaço livre da Xbox série X foi colocado um pequeno parágrafo da nossa parte onde referimos que dificilmente veríamos algo acima dos 700 GB livres na PS5.
E realmente isso parece confirmar-se, mas com um valor mais reduzido que o esperado. Segundo um rumor ainda não confirmado, mas vindo de uma fonte aparentemente credível pois tens vindo a revelar fotos da consola, a PS5 terá uns míseros 664 GB livres quando chegar às mãos dos clientes.
Sem outras comparações diga-se apenas que é um espaço deveras decepcionante e que vai obrigar a quem dar um uso minimamente decente à consola a gastar dinheiro num disco de expansão, que nesta fase serão caros e pequenos.
Diz a Sony que “Play has no limits”, mas na realidade o limite é… de 664 GB.
Eu tinha comentado em outra notícia isso, realmente para uma nova gen achei pouco o tamanho, na verdade acreditava que os 825gb ditos pela Sony ja incluiam o sistema instalado.
Também estão vazando outros vídeos do console iniciando e da HUB, mas por enquanto é tudo especulação.
Outro que vi foi do tamanho dele comparado ao Series X e é gigantesco a ponto dele em pé pegar parte de minha tv ja que não uso hack.
Essa da consola a iniciar não acredito pois a Sony sempre mudou o boot em todas as gerações. E aquele é igual ao da PS4.
Eu também fiquei com suspeitas desse vídeo do boot, mas é esperar amanha e ver finalmente o console em execução.
Espere até amanhã. Tudo que saiu é fake até agora. E o tamanho do console, não é nada daquilo que aparece numa foto “real” ao lado do séries X. Tem a proporção correta circulando na rede já.
Verdade amanhã nós vamos ter a noção correta e também do espaço em disco.
664GB livres
Lembrando que a Sony afirmou que todo PS5 já viria com um jogo pré instalado. Astros Palyroom. Vejo muitos chamando de demo, mas segundo informações oficiais se trata de um jogo completo que engloba todas as características do novo controle.
O quanto ele pesa? Já está incluso no espaço usado pelo OS? Isso só saberemos amanhã
Pelos vistos pesa cerca de 2.5GB e podera ser apagado
Mesmo que não seja esse o valor exato, não deve ser muito diferente disso. Penso que a Sony deveria ter feito um esforço e colocado 1 TB, mas por outro lado não acho tão pouco assim. Hoje tenho instalados no PS4 de 500 gb: DS3, Tlou2, RDR2, GTA V (físico) e uns dois indies. Não é o ideal , mas dá para levar.
Mas claro, tudo vai depender do tamanho dos jogos nextgen. Imagino que as texturas devem ser cada vez mais pesadas. Talvez com o avanço da geração o espaço se torne crítico.
Marco… Eu meti os meus jogos todos da PS4 num disco externo para passar para a PS5. São 4 TB…
664 é uma miséria…
Realmente Mário vendo por este lado é uma miséria mesmo 😂 😂
Mas pelo custo do SSD eu acho que seria difícil ser muito mais!
Eu acabo desinstalando os físicos e deixando os digitais na biblioteca. 😃
Eu me virei bem com os 500GB do PS4 padrão, mas para uma nova geração e um console de $500 (5k no BR) é terrível. Series X/S também, todos deveriam vir com 1TB de fábrica (já descontando o SO). Penso que é muito mais uma questão de fazer dinheiro (vendendo sua própria solução de memória externa) do que desleixo de engenharia ou poupar recursos. Essa geração será bem conturbada de início eu acredito, RTX e 4K devoradores de desempenho, memória limitada e jogos à $70, tudo que há de ruim para um início de geração.
Dizer ao cliente que tem 1 TB e só tem 802 GB ou dizer que tem 825 e só tem 664 GB deveria ser considerado burla.
Repara… Pegando num dos casos, tens 1 TB e na realidade 802. Basicamente tens menos 200 GB. E se fossem 500? Já era burla? E 800? Quando é que há motivo para o cliente se sentir enganado?
Pessoalmente eu acho que bastava roubar 1 byte que fosse. Se anunciam um valor, ele deve ser o livre.
Os smartphones são o caso mais caricato deste tipo de burla. Nos modelos com menos capacidade o espaço livre chega a ser chocante.
Sim, com toda certeza! Eu adquiri um moto x4 há uns anos atrás, dizia “32GB” de espaço, ok, boa memória pra época. Após a compra me veio a surpresa, o sistema operacional ocupava nada mais nada menos que METADE dessa memória, ou seja, se vende o produto com “32GB” de memória mas que por fim só tem 16GB livres, chega a ser ridículo… E isso é uma tendência de mercado visando otimizar lucros, como sempre, pq em termos legais de fato se tem “32GB” mesmo que só 16GB estejam livres. Há tempos que se vem percebendo essa guinada da indústria dos videogames importando estratégias do mercado mobile, isso é um câncer que tende a se desenvolver na mesma e talvez, sem cura.
O disco que la esta dentro sera bem um de 1TB e 825TB nao e mentira nenhuma xD
Eu so espero que como na geração actual que façam consolas colector com 2TB pois para mim mesmo 1 e 2 TB sao mesmo limite e tive mesmo de apagar jogos para poder instalar outro
É pegadinha, más não está errado. Eles dizem que o “SSD” possui XXX de espaço, o que é fato, más omitem ao não mencionar o quanto o sistema operacional e demais features roubam do espaço total.
Já acho 2TB o mínimo aceitável, imagina se essa for a realidade mesmo.
Uma dúvida Mário, a expansão interna será apenas para o SSD? o HD comum somente ligado externo ao USB?
É desonesto. Se compras uma casa com 200 M2 para descobrir que só tens 100 úteis não vais gostar. Quando me dizem que há um disco de 1 GB eu espero ver o GB quase todo livre, e se não vem o correcto seria dizer “1 GB – 800 GB acessíveis ao utilizador”, ou algo equivalente.
eu achei que o PS5 teria algo perto de 800GB livre e o resto seria espaço do SO.
Mas também não tem como saber, depois de tanta fake news não tem como ter certeza.
Do jeito que a Seita no xbox é, é tão fácil meia dúzia ter se reunido e criado toda essa narrativa de vazamentos fakes para DEPOIS larga esse print de 664GB livre e ter credibilidade como também pode ser tudo verdade.
Se leres a notícia dos 802 GB da Xbox vês que eu apontava para 674 GB, caso o OS usasse o mesmo que o da PS4 (94 GB). Usa mais 10 GB, logo 664.
bom, é um twitter tb… mas rumor por rumor, esse tb vale dizendo que a imagem é fake:
“o cursor do Mouse na tela, PS5 não tem remote play ainda para exibir no PC com ponteiro de mouse”
https://twitter.com/Jace_Skell/status/1312420816458592258
é 825GB anunciados pelo Cerny ou 825 GiB (o GB fake padrão de armazenamento)?
Se vires o video do boot da consola, ve-se que e um video gravado atravez de outro video, nao digo que e verdade ou nao mas acredito que o cursor do rato e porque a imagem foi tirada do mesmo video
sei lá, vamos ver.
mas conferi aqui o PS4 PRO é 860GB.. vamos dizer que util mesmo é 760GB pq sempre da pau de precisar muito espaço livre para fazer qualquer coisa.
ainda assim, é 100GB mais que o PS5 considerando que por ser SSD, não precisa de espaço livre para descompactar etc…
realmente, se for 660GB, eu vou achar uma merda.
devia ser 2x isso, 1.3TB pelo menos… até bateu um pouco de desanimo com só isso de espaço, é um downgrade frente ao PS4 PRO que tem pelo menos 760GB para usar.
eu realmente não gostei de ser 650GB útil, parece praticamente 2013.
com Demos Souls ocupando 66GB, a gente já tem a média de um jogo bonito no PS5… vai dar mais ou menos 7 jogos grandes e meia duzia de INDIE e acabou.
Quem sabe, em 2022 quando eu tiver mais que 600GB de jogos de PS5 que eu quero manter no console, já tenhamos SSD de 2TB “barato” para usar no PS5.
Relmente, se for 665GB, vai ser uma bosta e tinha que ser mais que isso… era aceitável 800GB livre, e o ideal seria 2x 664 = 1.3TB esse rumor.
É confuso, eu sei.
A culpa é dos fabricantes de discos.
Em informática 1 Gigabyte (GB) equivale-se a 2^30 ou 1024^3 bytes.
Assim 1 GB são 1024*1024*1024 = 1,073,741,824 bytes.
Mas as beatas dos fabricantes de discos não seguiram a regra, e para eles 1 GB são 1,000,000,000 bytes.
Está disparidade levou a uma necessidade de separação e conversão, e nasce o GiB ou Gibibyte.
Convertes a coisa assim:
1 byte = 1 Gibibyte / 1,073,741,8241 Gigabyte = 1,000,000,000 bytes
1 Gigabyte = 1,000,000,000 × (Gibibytes / 1,073,741,824)
1 Gigabyte = 0.93132257461548 Gibibytes
Assim 825 GB são 768.341124057771 GiB
A consola tem 825 GB.
Off Topic
Alex Battaglia analisou o Demo de Spiderman a correr com Raytracing. E apesar de todo o histórico suspeito deste sujeito quando a plataforma a análise foi honesta e baseada no que já existe hj em dia no PC e as concessões feitas inclusive nas melhores placas.
Em resumo, o disseminador de FUD ficou animado com os já reais resultados conseguidos pela Insomniac Games em um OpenWorld game pois ele referia que antes dos jogos serem apresentados ele achava difícil ter Raytracing nesta primeira leva de títulos tamanho é o peso da tecnologia. Talvez ele esperasse isso devido a sua proximida a plataforma concorrente do PS5 e a total falta de demos neste com Raytracing
Li q ele falou no vídeo, que o PS5 parece uma geforce 2060S no referente a RT.
Mas vc falando “disse que não esperava na primeira leva de jogos”
E quando esse palhaço espera algo bom de console?
Antes não ia ter SSD.
Quando confirmaram SSD, falou q SSD era so para loading “pq no PC”.
Daí não ia ter RT por hardware… Aí confirmaram no PS5 e SX por hardware, aí ele achou q não iam ter RT em título de lançamento.
Mas agora que tem RT em título de lançamento, é nível Geforce 2060.
Tá sempre falando bosta de console, ele não consegue evitar.
Vi post no tópico do Demons Souls, que eles passaram trabalho para ver a resolução de 1440p, e ele “mas 4k nativo é melhor”. Kct.
O blá blá blá de enfiar Crysis em tudo é exemplo dele chorando pq foi o ÚLTIMO exclusivo de PC.
Peguei nojo desse cara, não tenho mais estômago para ver vídeo dele… Flight Simulador todo cagado sem escalar multi núcleo da CPU mas tá de boa, não é o PC que tá sempre com software que não usa o hardware direito.
E mudei de opinião sobre a DF puxar o saco da MS, eles tentam puxar o saco de todo mundo para ganhar um patrocínio, a diferença que a MS paga depois que eles puxam o saco, a Sony tá cagando para a DF.
Ele não disse isso, ele apenas usou de exemplo um game que se não me falha a memória era Wonfestein que na sua aplicação em Raytracing seguran 30fps em 4K. Mas ele não afirma que o console equivale a ela, mas sim mostra o peso da tecnologia em suas qualidades, low medio e alto. Lógico que um game como Spiderman, por ter grafismos melhores e ser open de fato pesam mais que o exemplo citado.
O que estamos a ver são jogos criados na PS4 adaptados. O RT que vês agora está longe do que verás no final da geração. Há muito por onde optimizar.
Já agora, dado que ele compara a PS5 com a 2060 super, perguntei-lhe onde é que ele acha que a XsX se enquadra em RT.
E isto porque acho curioso ele ter feito esta afirmação sem sabermos o mesmo sobre as capacidades teóricas de RT da PS5 que sabemos sobre a XsX.
Nossa, tudo errado… esquece.
mais uma vez a espera de muita coisa e nada, se percevi bem, os youtubers nem podiam tocar na consola, esperava muito mais
Deve ser o começo das ações para apresentar o console e suas features… O foco foi no tamanho e aparência do console… os Youtubers testando os jogos com o dualsense. Durante a semana devemos ter novidades de outras coisas e iniciar apresentação de features, dashboard, sistema, armazenamento, etc…
Olha Sparrow eu quero acreditar que sim, pois para mim essa “mostra” foi um pouco desastrosa mostram o console, mas não pode mostrar o HUD, não podem tirar o jogo ou mal e mal encostar no console.
Ponto que achei legal foi finalmente termos noção do tamanho e só.
Espero que seja como voce esta falando e essa semana começemos a ver mais dela, ou a gente vai chegar no dia de lançamento sem vermos direito ou vermos algum review de um produto?
Começo das ações? Falta um pouco mais de 1 mês para o lançamento, sendo que a Sony mostra jogos e mais nada e a MS, mostra tudo, menos jogos.rsrs Se Juntarem os 2, dá uma apresentação justa!
Acho que a nova geração vai resumir a jogos da Sony a correr no hardware da MS!!!
Pq uma apresenta jogos e nada de hardware e a outra apresenta hardware e nada de jogos!
Exatamente, Lívio! Rsrsrs.
Boa 🤣🤣🤣🤣
Suponho que um jogo com o nível de detalhe da demo do UE5 é para esquecer! Se já temos jogos a rondar os 100GB, um jogo com tanto detalhe quanto ocuparia? Mesmo usando as novas técnicas de compressão, possivelmente estaríamos a ver jogos com uns 500GB, dava para ter um jogo instalado e mais nada. Se já os 800 pareciam pouco, 600 então…
[OFF-Relacionado] Algo a Sony está a esconder pois hoje é o dia em que os Youtubers Japoneses liberaram os vídeos de gameplay e já me desanimou, eles estão em um ambiente fechado, pensava que cada YT tinha recebido uma unidade do aparelho.
Logo faço um spoiler (fui percorrendo partes dos vídeos)e digo que a gameplay é com Astroroom, alguns incluem Godfall, um testou DMC e outro um jogo lá que não identifiquei.
COmo falei dias atrás, é tanto segredo que parece que quem comprou o PS5 na Pré-venda vai receber um belo cavalo de Troia.
Nem Interface do sistema exibiram, imagens somente dos jogos
Link com a lista de vídeos para quem quiser ver: https://twitter.com/GermanStrands/status/1312433095560355843?s=08
É igual na Xbox… Ninguém corre nada que não seja retro.
Porque? Não sei. Estamos a 36 dias do lançamento da série X…
Pelo menos no lado do Xbox a interface já mostraram.
Isso nem no lado do PS5 tem e o que aparece são vídeos fakes.
Até mesmo essa questão do tamanho disponível para armazenamento.
Nem teardown fizeram a exemplo de como foi com o PS4 Pro, ao qual fiquei surpreso da própria Sony gravar um vídeo
entre jogar Sistema operacional e jogar jogos, eu fico com jogos.
não sei pq tem pessoas que tem essa fissura por interface de sistema operacional, nem no PC isso é relevante mais.
as vezes é pq o sujeito é fã de quem faz propaganda até de Windows Update no video game.
Não estou jogando SO, mas a 36 dias do lançamento já não há tempo de alterações no lado da concorrência, porquê o mistério?
Porquê os youtubers japoneses não puderam filmar o PS5 lado a lado?
Porquê não permitiu aos YT exibirem uma informação básica que é o tamanho do armazenamento?
Sempre priorizei a plataforma PS em relação as demais, mas não sou de ficar satisfeito com tanto mistério envolvido.
Eles não tiveram acesso aos menus da consola. Apenas aos jogos.
O secretismo por detrás disso é ridículo. Faltam 45 dias para a PS5 ser lançada. 36 para a Xbox. E eu quero ver o teardown e os menus antes disso.
Fica parecendo que o software completo ficará pronto aos 45 minutos do segundo tempo, não é possível. Isso de segurar as informações ao limite, num cenário de extrema incerteza por conta da C19, pode mais atrapalhar do que ajudar, pois a incerteza pode passar também para o produto, se está 100% pronto ou não. Mas uma indagação ao meu próprio argumento;
Será que MIcrosoft e principalmente a Sony querem e podem vender tantos consoles assim?
Será que, pelo menos do lado da Sony (problema do Xbox são jogos, e isso não se cria de uma hora para outra), não é uma forma de controlar oferta/demanda, pois talvez essa demanda, caso divulguem todas as features, aumente o suficiente para causar transtorno e dificuldade na aquisição deste no curto prazo, vulgo lançamento?
Enfim, tudo é possível, vai saber né.
Apesar de ambos os casos serem estranhos o da Xbox é a meu ver mais preocupante. É que nunca ninguém viu nenhum jogo a correr no hardware da consola.
O único second party exclusivo para o Xbox Series (e PC) é o The Medium; os outros são Xbox Series, Xbox One e PC , repare bem. Não é que a Microsoft não quer mostrar, parece que ela simplesmente não tem o que mostrar de revelante, com features next gen (Ray Tracing principalmente) para essa primeira leva de jogos. O projeto da The Initiative (em cooperação com The Coalition), segundo um diretor do jogo (Drew Murray) já está jogável desde o início do ano; porque não mostraram ainda?
A Zenimax deve ter algo avançado para mostrar, mas a questão é; algo no Series X? Tudo bem que esta acabara de ser adquirida, mas não poderiam soltar nenhum gameplay do Starfield que está sendo feito desde 2017?
Eu já escrevi sobre isso e está agora em rascunho… Eu não sei o que se passa mas isto não é normal.
O fato de terem mostrado a interface do Xbox e nao mostrar PS5, não quer dizer nada. O fato é que o Xbox não mostrou nenhum jogo rodando nele. Serao apenas os jogos que ja rodam na atual geração. A sony ainda mostrou varios jogos, e alguns deles mesmo que nao lancando juntamente com o console, chegarão em breve.
Há algo errado nesses consoles que estão tentando nos esconder, que porcaria de hands on foi esse de hoje, só serviu pra nos deixar com um pé atrás
Até parece que certas features do console dependerão de como o PS5 vai nas vendas, se vender bem esconde ao máximo, se não vender bem divulga para angariar compradores.
Outra explicação com menos teoria da conspiração é algum NDA da AMD com o RDNA2. O que queria dizer que sendo o RDNA 2 apresentado a 28 de Outubro, só conheceremos isso 10 dias antes da X ser lançada (19 da PS5).
Mas também digo que se é isto é ridículo… Pura e simplesmente ridículo e a AMD deveria antecipar a apresentação.
acho que fui até eu que comentou isso aqui, que TALVEZ fosse NDA com a AMD pq a Sony usa o Cache de 128MB infinity fabric da RDNA2 padrão.
a Sony só pode divulgar a desmontagem do PS5, que vai mostrar o Cache, depois da AMD divulgar dia 28/10 o RDNA2.
Como o xbox sx não tem isso, eles já puderam divulgar a desmontagem do console muito antes.
Se isso for verdade, a MS vai levar muita porrada na internet, pq vai ser a AMD e Sony com 128MB de Cache e somente o xbox sx sem.
Deto… Ninguém vê o cachê num teardown. É algo dentro do silício e não tem uma seta a dizer CACHE.
Agora o tamanho do soc é que eventualmente pode levantar questões que a Sony não quer abordar sem a AMD falar primeiro.
mas foi isso que eu entendi no Rumor de 128MB de cache usando infinity fabric
um DIE separado conectado por IF no SoC.
tirando uma foto, seria algo parecido com isso abaixo, um é o SoC e outro é 128MB de cache usando link IF
http://i.imgur.com/FU1siw7.jpg
Podia até ser mais que isso… três DIEs
um é a APU
outro é o Cache
e o terceiro o controlador IO.
Mas chega, tô muito misterXmedia…
Deto a cache é uma memoria dentro do chip. Procura um xray do zen2. Um dos chiplets da foto tem duas caxhes l3, e 8 caches tipo l2. Sao memorias internas que guardam dados de processamento temporarias e sao muito alta velocidade. Nao existem em chips separados.
O Soc na tua figura de baixo é todo o bloco azul que contém o chiplet e o complexo I/O.
Os ponto com os 128mb de cache é que é enorme, a maior alguma vez feita. Uma memoria desse tipo e tamanho poderia viabilizar chiplet gpu.
Ainda bem que tocas no ponto… ontem tivemos as primeiras fotos da
consola desmontada… e o tipo a dizer que venderia as fotos restantes. Hoje surge a primeira foto da Big Navi com 536 mm2.
Coincidencia?
Mas já houve um teardown do Series X há quase 6 meses e é RDNA2
Tu viste isso no Teardown??? Tinha um autocolante no chip a dizer RDNA 2 inside? 🙂
E quem mais é que diz isto desde sempre, quem é?? 🙂 (sem no entanto deixar de dizer que a X é, ao que tudo indica, superior)
Sei que estás a brincar, mas caso não esteja eu confio no seguinte artigo, principalmente no texto após a última imagem:
http://www.pcmanias.com/amd-da-fortes-pistas-que-todas-as-consolas-de-nova-geracao-sao-rdna-2/
Não estou a dizer que não é. Eu nunca vou contra fontes oficiais. O que eu estou a dizer é que não viste isso no teardown.
Não associei teardown a RDNA2, o que eu queria dizer era que, o Series X/S já foi confirmado que é RDNA2 e também já teve um teardown, logo não faz sentido o PS5 não ter tido teardown porque ele é um RDNA 2.
Ah ok… Desculpa. É verdade!
Mas como foi dito, RDNA 2 é um feature set… Com uma base, mas que pode ser mais completo. E nem todos os RDNA 2 tem o feature set completo.
Por exemppo, o infinity cache.
Acho que essa teoria é a que mais faz sentido!
Não acredito em problemas técnicos nos consoles, mas realmente não dá para entender todo esse segredo agora.
Até entendo que a Sony possa ter pensado em fazer um evento voltado para determinado público no Japão, mas considerando que ainda não foi mostrado quase nada do console e a ansiedade dos compradores seriam previsíveis as reações negativas.
Que coisa bizarra aquele japonês assoprando o controle, tá rolando um boato que os jogos estavam rodando em um devkit.
Evitar meios técnicos e usar youtubers para fazer propaganda ja era esperado, agora dessa forma tão “blindada” é estranho mesmo.
Os jogos estavam a rodar na consola em frente a eles. Há uma foto em que ele passa a usar o controlador com cabo UBS por ficar sem bateria.
Sim eu também acredito que era no console, mas a forma como esta sendo apresentado abre brecha para esses boatos.
Que valem zero dado serem falsos.
E já sabemos que quem descobriu que o PS5 estava desligado é algum usuário do Twitter que tem foto de capa do perfil do twitter um xbox sx.
Quer dizer, eu não fui olhar… mas tenho certeza que o “insider” xeroque romes que descobriu isso tem esse perfil.
Eu vi fotos da iluminação do PS5(quando está em Power On), ela não é tão destacada quanto a do PS4 fat e PS4 Pro. É bem sutil
Esquerda… em arranque (luz azul). Direita… em jogo (luz branca)
Assoprar o controle porque o jogo solicita que o player assopre para que tal ação seja realizada. Há jogos que fazem isso no smartphone, por exemplo o Dumb Ways to Die
Ridículos esses vídeos. O marketing que a Sony está fazendo é péssimo, tudo começou com aquele video enfadonho do Mark Cerny e vem se arrastando agora pra isso.
Que porcaria, os caras tem um dos maiores produtos de entretenimento de sempre e invés de fazerem um show inesquecível com tudo de uma vez ficam soltando esses conteúdos chatissimos como aquele que o cara do GOTY fez mostrando o Dual Sense… Um saco.
O último evento onde mostrou jogos foi legal (ver os jogos ou quase) mas está longe demais do que poderia ser feito.
Sem interface até agora, que tenho medo saia num Tweet de um cara lá da alemanha afora, e nos vídeos os caras mal chegam perto do console, parece que ele está com vírus…
Vou te contar viu.
A falta de informação está a ser cada vez mais penalizador para a Sony. Ultrapassa tudo o que seria expectável. Daí que o suspense já não traga benefícios nenhuns agora que faltam 45 dias, bem pelo contrário. E vocês acham que eles não sabem disso? Estão de tal maneira fechados no casulo que não vislumbram o mau estar que estão a causar entre os potenciais clientes? Acham mesmo que é a melhor política de marketing anexando a um produto um mau estar generalizado? Estou em crer que não. Por isso inclino-me mais para um impedimento legal tal como referido pelo Mário. Simples, não se sabe mais porque não se pode. É o que me faz mais sentido. A razão hoje ninguém sabe mas mais à frente quando nada disto tenha já importância porque já há máquinas e jogos a serem jogados, talvez nós relembremos que afinal hoje até houve coisas boas por falar. Para os que dizem que não houve novidades de hardware que tal os 2 segundos de reposição do jogo após a morte do personagem? Não é de nova geração? Abç
Se não pode mostrar o negócio então porquê coloca a venda?!
Não posso nem falar nada pra não me arrepender porquê hoje tô com sentimentos bem negativos em relação a Sony
Se for só 664GB não é surpresa alguma dado o tamanho do disco de 825GB.
As pessoas precisam entender que esse sacrifício foi necessário para viabilizar a nova geração. Todas as outras opções eram inviáveis seja por preço ou desempenho. Ter SSDs maiores encareceriam demais o produto, e utilizar mais memória RAM além de encarecer tornaria o loading inicial uma eternidade. A evolução dos jogos passa pelo SSD, e SSD ainda é caro.