Rumor: Nova Xbox para 2026

Um rumor aponta uma nova XBox para 2026 chamada Xbox Prime. Será este mais um tiro no pé da Microsoft?

Há um novo rumor, mas este tem de ser consumido com moderação pois ele tem muito que se lhe diga. E ele refere que em 2026 haverá uma nova Xbox denominada Xbox Prime.

Que fundo de verdade tem isto, e de que tipo de consola se trata?

Como já referimos, uma nova consola de mesa em 2026 seria um erro crasso. Como consola de meio de geração ela seria lançada já demasiadamente perto do final de vida das consolas para ser minimamente interessante.



Como consola de nova geração, ela teria igualmente muito pouco atrativo. Será suplantada em 2 anos pela PS6, e entra no mercado como novidade, o que implica que o suporte à mesma será reduzido face ao que oferece uma PS5 Pro.

Mais ainda, os custos atuais de produção estão pela hora da morte, pelo que uma consola de nova geração custará um valor bastante alto. A vantagem aqui poderá ser um subsidio da Microsoft, mas isso levaria a que a Sony propusesse igualmente novos preços nas suas consolas.

Resta-nos a possibilidade de uma consola portátil… ou um aparelho dedicado a streaming.

A verdade é que nesta fase tudo não passa de um rumor… há que se aguardar e ver.



20 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
15 de Janeiro de 2025 8:56

Se a Microsoft vai realmente lançar um portátil, até o nome do projeto faz sentido. Agora espero que chegue com um os melhor.

Juca
Juca
15 de Janeiro de 2025 9:42

Faz algum sentido um portátil, já que vi entrevistas de um chefe da xbox em que diziam que trariam aos pcs portáteis com windows a experiência de consoles. Não sei se será bem um console de jogos propriamente dito, talvez trate-se mais de um pc portátil pra jogo com um windows.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
15 de Janeiro de 2025 13:47

Se for assim, não vai prestar. Precisa de um OS otimizado para funcionar.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
15 de Janeiro de 2025 16:11

A MS precisa brigar contra o avanço do Steam OS nos portáteis, que é um SO que está ficando mais popular agora vindo em até outros portáteis e com promessa de ser lançado para todos os PCs, acredito que para o mercado de games, manter a hegemonia no PC é o mais importante pra MS. Mas lógico, é apenas minha opinião.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
15 de Janeiro de 2025 16:52

Concordo. Mas para isso precisa lançar um Windows otimizado. Essa porcaria não dá.

Deto
Deto
Responder a  Juca
15 de Janeiro de 2025 16:02

Esse cara ai ai que falou sobre portáteis é o Jason Ronald, o cara que dizia que a Sony “tinha inflado” os teraflops do PS5 para “atingir numero” e que o PS5 tinha performance insustentável e iria dificultar para os desenvolvedores

Então já imagine o nível do flop que esse Jason Ronald vai fazer agora…

Juca
Juca
Responder a  Deto
16 de Janeiro de 2025 12:15

Não lembro o nome, Deto, e foi algo que vi por acaso, mas acho que foi numa workshop da AMD pu coisa parecida, era um senhor robusto e calvo que tinha um ar de grunge meio motoqueiro rebelde americano, lá ele foi apresentado como algum diretor da MS e falou que teriam um SO para portáteis como se fosse um SO para consoles. MS coisas vindas dos representantes da MS é melhor esperar pra ver, pois adoram usar discursos como laboratórios de testes pra aceitação e jogar palavras ao vento pra fingirem estar na vanguarda das coisas. Vi esse entrevista no youtube como por acidente, pois sequer tenho interesse nas coisas da MS, salvo pelo Windows pq é meio que o jeito mesmo.

Bruno
Bruno
15 de Janeiro de 2025 13:47

Ela pode dar prejuízo 10 ano tipo Spotify mas vai ser inevitável que o gamepass vai ser geral e o futuro vai ser renting ao nível da Netflix .. quer queiram quer não quem manda nisto são as empresas o consumidor pouco ou nada escolhe o marketing escolhe por nós

Deto
Deto
Responder a  Bruno
15 de Janeiro de 2025 16:05

ihhh rapaz, fazia tempo que não aparecia alguém assim aqui

vc sabe que todos os outros serviços de streaming estão com dificuldades de aumentarem assinantes?

vc sabe que o netflix manda os roteristas deles fazerem roteiro para serie e filmes netflix serem “barulho de fundo” enquanto as pessoas usam celular (conteúdo descartável e irrelevante que vc esquece quando desliga a TV)?

e voltamos a frase de efeito “netflix dos games”

Quantos anos faz que a MS não anuncia aumento de assinantes do GP?

Já deu né, todo mundo já sabe que o GP faliu e nunca vai chegar nos 100M de assinantes

Acho que esse ano o Phill vai ser “aposentado” pelo Nadella

Last edited 2 meses atrás by Deto
Tiohildo
Tiohildo
15 de Janeiro de 2025 15:01

Talvez seja um portátil apenas com xcloud.

Deto
Deto
Responder a  Tiohildo
15 de Janeiro de 2025 16:08

também acho isso possível

e ainda mais, “o maior salto de geração” pode ser o data center “inteiro” como “console”

Mas é como eu disse, fica difícil prever os movimentos da MS já que nem o Phill e seus funcionários amestrados sabem o que estão fazendo LOL

A última agora é que o Phill prometeu 100M de assinantes até 2030 com a compra da Bethesda e Activision para o Nadella

Last edited 2 meses atrás by Deto
Deto
Deto
15 de Janeiro de 2025 15:51

Estava no gaff lá lendo e alguém falou dos “documentos halloween”

https://en.wikipedia.org/wiki/Halloween_documents

Document I revealed that “FUD” (spreading fear, uncertainty, and doubt) was a traditional Microsoft marketing strategy, acknowledged and understood internally.[2] Examples of Microsoft’s FUD tactics are announcing nonexistent products or spreading rumors that competing products will crash Windows.[14] Raymond suggests that the documents show that while Microsoft may have been dismissive of open source software in public, it privately considers it a serious competitor.

Tem como saber se é real esse rumor ou é apenas plantado para engajar os fãs da marca e fazer eles acreditarem que terão ainda xbox?

O que eu aprendi até hoje é que tudo que dá esperanças para fanboys de twitter do xbox é mentira plantada pela MS

Hennan
Hennan
15 de Janeiro de 2025 16:51

Off: https://videocardz.com/newz/nvidia-official-geforce-rtx-50-vs-rtx-40-benchmarks-15-to-33-performance-uplift-without-dlss-multi-frame-generation
A pior nova geração da história. A 5070 é inferior a 4070TI, a 5070TI inferior a 4080, a 5080 perde da 4090. Único upgrade relevante é o da 5090, custando 25% mais caro. Não vou nem citar consumo, para não ficar ainda mais feio.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
15 de Janeiro de 2025 21:00

Mas Hennan, a briga não é mais só pela rasterização, é pelo que a IA pode fazer pra compensar a rasterização, não faz sentido ignorar o DLSS para efeito comparativo se é nisso que a Nvidia tem apostado, mas concordo que não são as melhores placas para rasterização pura.
A Nvidia está apostando em Shaders com IA, o que pode mudar até os paradigmas de como temos os realismo nos games, eu sei que é muito marketing, mas há melhorias em alguns pontos.

Deto
Deto
Responder a  Juca
16 de Janeiro de 2025 1:06

Olha, vou ser otimista e dizer o que eu acho q essas traquitanas de IA tem q entregar:

Jogo rodando a 30fps, com gráficos que justifiquem uma 5070 rodar assim.

Gerador de Frames entrega mais 90 FPS, 3 para cada Real

Latência, com IA, como seo jogo fosse 60fps real

Resultado:

120fps, com Frames gerados

Latência de 60fps

Mas isso sou eu otimista…

Last edited 2 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
16 de Janeiro de 2025 12:08

Minha maior preocupação e cautela com essas tecnologias, Deto, são os artefatos gerados por esses quadros (criando coisas que não eram pra estar lá), e a preempção de jogo que é uma espécie de piloto automático do jogador a talvez guiar os reflexos e vontades do jogador, sem esse mesmo perceber. O lag real, não tem como diminuir através de tecnologia a não ser pela rapidez na entrada e saída de inputs, o resto é engodo da indústria, mas se vai enganando os jogadores e os fazendo acreditar que melhoraram de desempenho nos jogos fica difícil diminuir a aceitação da coisa toda e no fim todos terão que engolir essas tecnologias “fakes” como se diz, como o novo real. A Sony já vai com a resolução fake no PS5 Pro como melhor que a Nativa, não duvido do PS6 vir com os frames “fakes” e a latência “fake” por IA com sua preempção (antecipação dos movimentos do jogador). Daqui uns dias, seremos meros espectadores do nosso próprio jogo, ou sombras da IA jogando por copiarmo-lhe os movimentos e muitos de nós, estarão bem com isso, batendo palmas até, eu diria.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
17 de Janeiro de 2025 11:54

Não seria um erro lançar um novo console ao fim de 2026 se eles fizerem algumas coisas da forma certa.
Para essa estratégia funcionar, e de acordo com o que a Microsoft já disse que será o maior salto alguma vez criado, eles vão precisar fazer igual o Xbox 360, ou seja, olhar para hardware de ponta capaz de igualar o que o PS6 vai ter no ano seguinte. Talvez eles estejam considerando ir com a NVidia dessa vez. Existe um movimento da Microsoft em direção a CPUs ARM com o Windows e a Cloud, e esses chips se tornaram de alto desempenho nos últimos anos. A Nvidia poderia fazer uma APU para o Xbox pelo acordo certo, que talvez nem envolveria só o console, mas o Azure e outros produtos Microsoft. Eles já se mostraram afim de incluir a renderização neural da NVidia no Directx. Um Xbox com NVidia colocaria a Microsoft acima, eles estão quase duas gerações a frente da AMD que ainda tá brigando para ter Ray Tracing viável. Um chip de médio pra alta gama da NVidia com a tecnologia do final de 2026 provavelmente seria equivalente ou até bateria o que a Sony teria da AMD em 2027 ou até 2028. A turing mais poderosa ainda se manteve melhor que o PS5 e o Series X. Um Xbox com DLSS, path tracing e renderização neural seria meio que um ótimo argumento de vendas?
A outra opção seria a Intel, que embora tenha o market share muito pequeno, também está a frente da AMD em temas como Ray Tracing e ML, embora hoje esteja abaixo em CPU, mas é uma empresa com histórico e já se provou poder ser superior ao longo da história diversas vezes. E também tem a terceira opção onde a Microsoft intermedia uma APU com CPU AMD e GPU Nvidia, como eles fizeram com a APU do 360 S que fundiu CPU IBM e GPU AMD.
Os indícios levam a acreditar que não estão indo com a AMD são muitos:

Estão prometendo o maior salto entre gerações de todos os tempos. Essa afirmação e AMD no mesmo projeto não fazem sentido, só a NVidia tem tecnologia para proporcionar isso, e sim, deve ter várias recursos de IA e frames fake escondidos nesse “maior salto”, mas console sempre foi sobre usar a tecnologia de forma inteligente.

Reativaram a equipe de retrocompatibilidade a uns dois anos. Muita gente não entendeu o por que já que o trabalho com o 360 já está feito e o Xbox One é 100% compatível com o Series. Talvez seja por que a equipe está trabalhando na emulação de x86 e Power PC para ARM, e numa camada de compatibilidade dos jogos nativos do Xbox em AMD para NVidia ou Intel.

A AMD e a Sony estreitaram a parceria de uma forma nunca vista. Talvez isso signifique que a parceria com o Xbox realmente acabou e eles perderam a concorrência para a APU do próximo console, e precisam abraçar a Sony como nunca pois perder esse contrato pode deixá-los em uma posição de mercado desconfortável.

Seria interessante os consoles se diferenciarem em tecnologia.

error: Conteúdo protegido