Rumor: Microsoft tem acordo com a NVIDIA para trazer o GeForce Now para a Xbox

A acontecer algo deste género, tal aparenta ser mais uma decisão sem sentido da Microsoft que só servirá para causar dano ao seu negócio.

Primeiro o rumor:

Segundo diversas fontes, a Microsoft fez um acordo com a NVIDIA que permitirá trazer os jogos do GeForce Now para a a plataforma Xbox.

A base para o rumor é forte, e deve-se ao suposto aparecimento da opção na Store da Xbox em países orientais. As fotos no tweet que se segue, salvo falsificadas, dizem tudo.



A questão que se coloca é: Qual o interesse disto?

Naturalmente que está situação levanta questões: Tendo a Microsoft o seu serviço de streaming, que pretende implementar e fazer crescer, querendo mesmo alcançar outras plataformas, como, sem atingir ainda a expansão desejada, permite um serviço concorrente na sua consola?

Numa análise sem grandes dados, esta situação não aparenta fazer sentido. E explico porque:

O serviço GeForce Now é processado nos servidores da NVIDIA, pelo que está situação tem uma implicação, e que é, o facto de a versão do jogo a ser alvo de Streaming, é a versão PC do jogo.

Ora isto é um descaracterizar da versão consola, especialmente se tomarmos em conta que o streaming terá de existir de uma de três formas:

– Para o PC.



– Para a Xbox.

– Para o PC e para a Xbox.

Ora o Gamepass inclui já streaming, sob a forma do Xcloud, para PC e Xbox, pelo que não faz sentido os subscritores deste serviço recorrerem a um outro. Nesse sentido, está opção não parece ter sido pensada para ser usada aqui, mas sim no processo de compras fora do Gamepass.

Ora nesse processo, os compradores de jogos PC pelo Steam já podem recorrer ao GeForce Now, pelo que a novidade parece ser aplicada a possuidores de PC que não assinem Gamepass e comprem na loja Xbox, e possuidores da consola que não assinem o Gamepass.

Ora com excepção de jogos mais antigos, os jogos da Xbox para PC são todos vendidos na Steam, Epic Store e outras que já permitem o GeForce Now, pelo que o uso da caracteristica para PC parece limitado. Já na consola a coisa soa a pior, pois os clientes vão receber a versão PC do jogo e não a da Xbox. Um descaracterizar completo da consola que é o primeiro passo para que o seu hardware se torne desnecessário para a obtenção de jogos. Basicamente qualquer hardware antigo de PC substitui a consola, dado ser apenas necessário um GPU da lista que se segue:



NVIDIA da série GeForce 600 (lançada em 2012) ou melhor (excepção a quase toda a gama 800).

AMD Radeon série HD 3000 ou melhor (lançada em 2007).

Intel HD Graphics série 2000 ou melhor (lançada em 2011).

Basicamente, perante estes dados, o interesse na função parece limitado, podendo causar mais dano do que trazer real vantagem. Mas se alguém tiver uma perspetiva que tenha escapado, que torne a coisa interessante, por favor aborde-a nos comentários.



16 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
10 de Julho de 2024 9:08

Talvez o intuito seja facilitar a vida de quem tem um Xbox já a migrar para o PC mesmo. Assim, os usuários de Xbox poderão já começar a comprar na Steam sem necessariamente ter de investir de cara num PC Gamer.
Ontem o Hennan já mostrou que o Gamepass trará aumentos e já sabemos que tão logo extinguirão o Gamepass apenas para consoles, logo, também é um “incentivo” à migração de plataforma.

Se a ordem, agora, na Xbox é dar lucro, a lógica manda elas terem uma única linha de produção (fazer jogos apenas pra PC) e colocar qualquer coisa a mais na sua Store na qual possam cobrar comissão, inclusive, serviços de terceiros, e principalmente, que facilitem ou incentivem a migração para o PC, e não para o console concorrente.
Sucintamente, vejo como uma estratégia de contenção de dano e que busca direcionar os clientes aos PCs, facilitando sua migração dos consoles pra lá.

Os fãs, pra variar, não verão a situação como um preparo para o abandono do console e sim, mais uma vez, como o fortalecimento da marca Xbox que dá mais uma vez opções aos clientes, como foi com o “xCloud” e “Play anywhere”.

A MS sempre vem com essas de vender aquilo pelo que ninguém pediu, e os fãs sempre fingirão que eram tudo que pediam e vida que segue… Não a do console por muito tempo, obviamente.

Derhel
Derhel
10 de Julho de 2024 11:29

Isto já existe no PC, podes jogar os jogos da MS store e do gamepass através do geforcenow, se for só e apenas para estes jogos, como o serviço é muito superior ao Xbox cloud, mesmo sendo um prego no caixão do Xbox cloud, até se compreende. Nas Xbox já é possível através do browser penso eu, jogar através do geforcenow. Assim jogas de maneira oficial, apenas os jogos que possuis da MS.
Agora se for para teres acesso a todos os jogos do geforcenow, isso é fazer concorrência a ela própria e é um erro enorme por parte da MS, mas nada que já não estejamos habituados por parte da MS.

Andrio
Andrio
10 de Julho de 2024 12:29

Off- E essas novas tiers e preço do GP?

Derhel
Derhel
Responder a  Andrio
10 de Julho de 2024 14:20

4 anos de gamepass ultimate anda á volta de 1000€, cancelas e tens direito a zero jogos teus. Com esses 1000€, se os souberes gastar, podes ter entre 15 a 30 ou mesmo mais jogos, jogos que são mesmo teus.
Eu não sou fã de assinaturas, mas cada qual é quê sabe o que fazer com o seu dinheiro.
Acho que a MS está a esticar a corda, devido ao lançamento do COD, acha que vai aumentar as subscrições, e quer faturar a todo o custo, espero que a corda não rebente, porque se rebentar, a consola já foi pó galheiro, e agora vai o resto. Penso que nenhum de nós deseja isso, porque iríamos perder óptimas franquias, e a Sony ficar sem concorrência era péssimo para todos nós.

Livio
Livio
Responder a  Derhel
10 de Julho de 2024 15:29

Aqueles que vivem dizendo que não sustentam a indústria acabarão por sustentar e para depois não terem nada quando a MS decidir tirar um jogo do catálogo. #Pró-consumidor, como dizem!!!!

Deto
Deto
Responder a  Derhel
10 de Julho de 2024 15:31

Sobre as franquias que a MS comprou eu se fosse vc já consideraria elas mortas.
E a concorrência, saindo a MS garanto para você que alguém vai entrar…

Meu palpite é a Apple, esse movimento de lançar jogos AAA no Iphone é só o começo deles.

Tem também os boatos que o Google desistiu de fazer first party para Stadia depois que a MS começou a comprar tudo… o que faz sentido, o Google não ia liberar 100 bilhões para o Stadia sair comprando third party assim de cara.

O meu palpite é que sem “100 bilhões” da MS No xbox o Stadia ainda estaria ai talvez com uma versão também console e daria como certo depois dos movimentos da Apple, um console deles também.

Last edited 2 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
10 de Julho de 2024 17:39

Não acredito muito na Apple, hoje, apostaria em algo vindo mais da Coreia do Sul, ou mesmo da China. Mas duvido muito que Samsung ou LG tenham muito interesse nesse mercado, então, a gigante Tencent seria minha maior aposta, porém, os embargos americanos contra dispositivos chineses dificultaria mais a coisa toda.

Livio
Livio
Responder a  Juca
10 de Julho de 2024 18:55

Nada melhor para uma fabricante de TV é ter um aparelho que faça vender TV, embora tenha esfriado, essas marcas ao apostar em um console com bom hardware poderiam voltar a apelar para o 8K.

A Sony frequentemente faz isso, demonstra as suas TVs geralmente com uma demo do Gran Turismo

Last edited 2 meses atrás by Livio
David Martins
David Martins
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Julho de 2024 22:10

Se me permite, falando em gêneros testando pela primeira vez, lembrei que o senhor não gostava do gênero de terror assim como eu,  nos últimos meses andei jogando Resident Evil HD Remaster (o primeiro com a Jill e o Cris, foi obrigado pois meu curso de desenvolvimento de games ensinava com fazer este jogo). Eu fiquei impressionado, um jogo original, singular, diferente de tudo que vc já jogou, se vc gosta de malhação mental, o jogo todo é um puzzle gigante que vai desafiar se cérebro, sugiro este jogo se está procurando algo novo, pessoalmente soul like pra mim é uma falha de conceito, desonesto, quebrado e sadista (porém com uma direção de arte incrível), o custo da descarga de dopamina pra mim é alto demais, alguns minutos por horas de frustração (com respeito a quem gosta do gênero, não existe certo ou errado, apenas o que funciona para cada um).

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Julho de 2024 14:17

Espero que continues a gostar, vais perceber o apelo destes jogos, e se te agarrar como agarrou a muita gente, vais jogar os outros todos.
Lembra-te que o combate envolve estratégia e que aprendes com os teus erros, é a beleza da coisa!

Juca
Juca
Responder a  Derhel
10 de Julho de 2024 16:12

Infelizmente o cemitério dos jogos americanos será a MS, que é um verdadeiro buraco negro de aquisições.

Enquanto existir um modelo Gamepass como produto as consequências serão jogos meia boca e aquisições pra comprar portfólio e atrair público.

Last edited 2 meses atrás by Juca
Deto
Deto
10 de Julho de 2024 15:41

Bom, o xbox já morreu então qual o problema de aceitar uma grana da Nvidia para liberar o geforce now no xbox?

Para mim é isso, Nvidia vai pagar uns trocados para o xbox e qualquer grana que entrar por causa do console xbox é lucro em um console falido.

Acredito que a Dash do xbox não está cheia de propagandas, mais do que já tem, porque não tem anunciante interessado.

error: Conteúdo protegido