Segundo o rumor, o encerramento ocorrerá ainda este ano, com a Xbox a não ver uma nova geração.
Nota: Está notícia mistura realidade com ficção, sendo mentira de 1 de Abril.
No passado dia 26 Phil Spencer deu uma entrevista onde referia:
Não se consegue ser bem sucedido a não ser que atraias clientes de outros publicadores e plataformas. E porque não estás a encontrar novos clientes com os jogos que estás a construir, basicamente todos estão a lutar pela mesma fatia da tarte.
Phil Spencer deu a entender que o futuro da Xbox não passa pelas consolas, porque terum lugar dedicado para a experiência com os media não é a forma como a geração A e todas as posteriores estão a experimentar o mundo.
Cito:
Esta noção de que a Xbox só pode ser este aparelho que noiva a uma televisão não é algo que vejamos na procura da Geração Z. Porque mais nada é assim para eles. Alguns tem um iPhone, outros um Android, mas todos os jogos e tudo é o mesmo posso ir ao TikTok em ambos, pelo menos para já. Tudo o que tem está disponível onde eles a quiserem. Daí que para a Xbox a mudança será (ao mesmo tempo que atraímos e mantemos relevância com uma audiencia jovem) “A Xbox é o lugar onde posso encontrar os grandes jogos que eu quero”.
Na sequência destas declarações surgiram rumores que sugerem que a Microsoft está a considerar fechar a sua divisão Xbox e mesmo abandonar a produção de consolas. Esta medida radical surgiria na sequência da nova estratégia de negócios e destina-se a direcionar recursos para áreas consideradas mais lucrativas para a empresa. E tal inclui a transição total para produtor third-party de jogos.
A apoiar este rumor temos as frases do CEO da Microsoft, Satya Nadella, que fez uma declaração contundente sobre a possível mudança num comunicado à imprensa. E citamos:
À medida que a Microsoft continua a evoluir e a adaptar-se às exigências do mercado, estamos constantemente a reavaliar as nossas operações para garantir que estamos alocando os nossos recursos de forma eficiente. Estamos a considerar seriamente a transição para um modelo de produção third-party, onde podemos colaborar com parceiros e ampliar o nosso alcance na indústria dos videojogos.
Estas declarações foram basicamente suportadas pelo próprio chefe da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, onde pós a entrevista de dia 26, também abordou os rumores numa outra entrevista exclusiva, e onde o termo Third Party é usado de forma clara:
A Xbox tem sido uma parte essencial da nossa jornada na indústria dos videojogos, mas reconhecemos a necessidade de nos adaptarmos às mudanças do mercado. Estamos a explorar todas as opções estratégicas disponíveis, incluindo a transição para a produção third-party, para garantir que possamos continuar a oferecer experiências excepcionais aos nossos jogadores.
Mas o rumor tem ainda mais pontos onde se apoiar, pois Sarah Bond, vice-presidente corporativa de jogos da Microsoft, veio a público falar e reforçou o compromisso da empresa com a comunidade de jogadores, abordando as mudanças da Microsoft:
Entendemos que esta mudança pode levantar preocupações entre os nossos fãs, mas queremos garantir que estamos comprometidos em oferecer suporte contínuo aos nossos serviços existentes e aos jogos já lançados. A nossa prioridade principal continua a ser fornecer conteúdo de alta qualidade e inovação dentro do universo Xbox, independentemente da forma como entregamos essa experiência.
E mesmo Matt Booty, chefe dos Xbox Game Studios, enfatizou a passagem a produtor Third Party:
Continuaremos a investir no desenvolvimento de jogos incríveis para os nossos fãs. Como produtor third-party, teremos a oportunidade de colaborar com uma variedade de parceiros e expandir o nosso portfólio de jogos, mantendo o nosso compromisso com a qualidade e a inovação.
Embora as especulações sobre o futuro da divisão Xbox tenham agitado a comunidade de jogos, a Microsoft ainda não confirmou oficialmente nenhuma decisão. Os próximos meses serão cruciais para determinar o destino da marca Xbox e o seu papel como produtor third-party na indústria dos videojogos.
Baseado nestas declarações, e com a mudança para produtor Third Party a acontecer de forma clara ainda com 4 anos de geração pela frente, torna-se claro que a Divisão Xbox, tal como a conhecemos, será encerrada, passando a estúdios Microsoft, tal como se tem apresentado nos jogos PlayStation. A consola sem os exclusivos perde assim o seu interesse, pelo que o rumor refere que, no formato tradicional, a mesma não voltará a existir.
Sendo o dia das mentiras, pode ser o dia das mentiras, com mais verdades que já existiu.
Mentirinha pré verossímil.rs
Se calhar a mentirinha ainda se transforma em realidade eh eh
Feita com a ajuda do ChatGPT, o que mais me impressionou quando li o resultado final foi o como esta situação poderia ser perfeitamente verdade.
As frases criadas pelo chat GPT são impressionantemente verosímeis e no fundo não diferentes de frases já ditas no passado por cada um dos intervenientes.
Só por curiosidade, a ideia original era uma notícia em que a Sony resolvia seguir os passos da Microsoft, mas as declarações eram pouco lógicas e nada condizentes com frases e atitudes do passado. Nesse sentido mudei e aqui a coisa ficou num nível que poderia perfeitamente ser verdade.
OFF:
Segue análise do jogo “Rise of the Ronin” para PS5
https://www.youtube.com/watch?v=EnSZLpZuuo4
Infelizmente o vídeo só ficou pronto no dia da mentira… que pena 🙁
É estranho meio estranho como o modo qualidade aumenta tão pouco a resolução nativa e perde tanto em performance, também é estranho o modo RT ter desempenho tão similar ao performance, você sabe ao que se resume esse modo RT, Hildo? Seriam só sombras RT? ou Só reflexos? De qualquer forma, pelo apresentado, parece que tem muita margem pra melhorar, uma pena não travarem o qualidade ao menos nos 40fps ao invés de deixarem livre. Sabes se usam é fsr2 para chegarem aos 1440? Mas vê se que o console está sofrendo bastante pra ter jogos multi 4k@30 ou 1440p@60 o que na minha opinião é falta de engines melhores ou de conseguirem fazer um melhor trabalho de otimizações. Infelizmente é só na força bruta para coisas melhorarem daí.
Segundo a DF, o RT parece se aplicar a reflexos ( nada de sombras ou GI) mas não em todos os lugares, apenas em alguns locais, sendo usado SSR na maior parte dos casos. Eu não tive ainda muito tempo de comparar essas diferenças, me foquei mais no FPS e resolução.
Você diz travar 40 FPS no modo 120 hz , certo? Pq se travar a 40 FPS em 60hz, vc terá problemas de frame pacing.
Algum método de reconstrução parece ser usado, mas não sei afirmar com certeza. Eu ainda estou estudando como identificar cada um deles.
Sim, 30 para os 60 e 40 para os 120, do jeito que está, meio que não serve nem ao VRR numa tela de 120Hz (o PS5 só pega de 45fps em diante) nem a um modo 30 sem screen tear.
Independente da brincadeira, acredito que devam lançar um PC portátil mesmo aos moldes do Steam Deck com Windows e fazer a migração de vez do console pra PC. Tornando assim muitos multiplataformas clássicos como exclusivos ou exclusivos temporários de PC/Windows.