Rumor: Microsoft poderá adquirir a Playground Games

O rumor surge de um documento oficial publicado num website governamental do Reino Unido.

Um documento publicado num website governamental do Reino Unido, mostram que a 29 de Maio deste ano Keith Ranger Dolliger foi nomeado novo director da Playground Games.

Ora o que tem a nomeação deste senhor a ver com a aquisição da Playground pela Microsoft? Na realidade nada, motivo pelo qual isto é um rumor, mas há no entanto factos históricos que não podemos esquecer, e que levam a essa ideia de uma forma bem coerente.

Vejamos os seguintes casos:

LinkedIn, Rare, Skype, Lionhead, Groove Networks, Havok, Xamarin e outras. O que tem estas empresas em comum?



Bem… uma das coisas e que todas elas foram adquiridas pela Microsoft!

E dai?

A outra coisa que elas tem em comum, é que no momento da sua aquisição, Keith Ranger Dolliger era director das mesmas!

Basicamente há aqui uma espécie de causa efeito que não pode ser negligenciada e que consubstancia este rumor.

Recorde-se que a Playground Games é uma empresa independente, mas que tem trabalhado exclusivamente com a Microsoft nos seus jogos Forza Horizon. Foi igualmente responsável pela introdução de tecnologia de rendering neste jogo que foi depois adaptada a Forza Motorsport, permitindo melhorar as performances do jogo.

Dada a proximidade destas duas empresas, especialmente quando há o rumor que a Playground poderá ter uma segunda equipa a a trabalhar num jogo Fable para a Microsoft, o rumor faz ainda mais sentido.



Entretanto sabe-se que a Microsoft estará numa de aquisições de estúdios, e para além da Playground fala-se da compra de uma equipa Canadiana que ainda é desconhecida (Rumores falam da MDHR ou da Capcom Vancouver) que terá um jogo quase pronto e que será exclusivo Xbox/PC, bem como uma outra equipa Norte Americana e que tinha já boas relações com a Microsoft (rumores falam da Undead Labs).

Há ainda supostamente a nova super equipa, destinada a jogos AAAA (sim, 4xA, seja lá o que isso for) que será a Xbox Santa Mónica.

Ressaltando-se a boa medida para o futuro da Xbox, no meio disto tudo há algumas coisas que não parecem no ser muito coerentes, e isso passa pelo facto da Playground Games ser uma uma empresa que já trabalha exclusivamente para a Microsoft. Basicamente isso quer dizer que, após a Microsoft dispensar largos milhões na aquisição da empresa, o que obterá a nível de novos jogos será exactamente o mesmo que se não tivesse investido nada na mesma.

Numa lógica algo diferente, as outras equipas, salvo se a aquisição Canadiana for a Capcom Vancouver, não estamos a falar de super equipas ou sequer equipas de primeiro plano, o que à partida, e salvo investimentos anteriores ou acordos pré existentes com a Microsoft, quer dizer que estas equipas a virem a produzir títulos AAA para a Xbox, isso só terá resultados daqui a alguns anos, apesar de certamente, a confirmar-se tudo isto, os atuais trabalhos destas equipas irem aparecer na E3 como exclusivos. Quem sabe não poderá no entanto existir alguma surpresa devido a pré acordos desconhecidos que levassem a que estas equipas já estivessem a trabalhar com a Microsoft.

Seja como for, este conjunto de situações e questões são a parte má destes rumores, mas que no entanto não tira qualquer valor às aquisições pois tal permitirá à Microsoft garantir de forma definitiva uma equipa de qualidade no seu seio, bem como aumentar as equipas first party, algo que só pode ser visto com bons olhos.



Agora recordemos que no inicio desta geração a lista de estúdios da Microsoft era superior à da Sony, e se actualmente o número é reduzido, tal deve-se ao facto que elas foram encerradas.



error: Conteúdo protegido