Segundo um Rumor, a 343i deixará de ser um estúdio de produção, para se limitar a gerir o IP Halo, que será entregue a outros.
Uma das piores coisas que aconteceu a Halo foi a Bungee ter abandonado a Microsoft.
Mas felizmente Halo foi mais forte do que isso, e a 343i, apesar de ter introduzido diversas mudanças ao jogo, conseguiu criar algo que conseguiu cativar os fans. Isto muito à custa da presença de alguns veteranos de Halo que se mantiveram ou foram adquiridos à posteriori.
Mas agora o rumor é que a Microsoft irá remover a competência de produzir jogos da 343i, e pelos vistos, nesse sentido, muitos dos despedimentos que ocorreram agora nesta vaga de 10000 funcionários que a Microsoft dispensou, incluem muito pessoal da 343i.
A 343i fica assim uma empresa que se limitará a gerir o Franchising Halo, que passará a ser produzido por outro estúdio.
Ora isto pode ser algo muito bom, ou algo muito mau. Mas o certo é que Halo, tal como o conhecemos, terá morrido aqui. Uma alteração na equipa irá criar, como sempre, alterações ao jogo que poderão virtuar, ou desvirtuar o jogo. Mas o certo é que muito, mas mesmo muito dificilmente, Halo continuará a ser o mesmo, e tal como quando a Bungee o largou, aquilo que é a essência de Halo, vai sofrer com nova mudança.
Curiosamente, gostava de ver Phil a comentar este assunto, pois em tempos este referiu:
“Se perdermos o nosso caminho com o Halo, perdemos o nosso caminho com a Xbox“
A realidade é que esta vaga de despedimentos só vem mostrar a má liderança da Microsoft, pelo que certamente Phil teria maneira de, como é seu hábito, dar a volta à coisa.
Mas o certo é que, segundo o rumor, a 343i perdeu entretanto 1/3 da sua força de trabalho, cancelou expansões para a parte de jogador único (há quem diga que esta parte não se confirma), e vai-se manter a fazer mapas e patches para o multi. A sua atividade fundamental daqui para a frente será gerir o Franchising com extudios externos. E haverão já contacto com outros estúdios para futuros Halos.
Halo Infinite terá falhado em todas as frentes, desde a parte financeira, à parte de cativação de pessoas.
O Slipstream continuará disponível, mas outros motores poderão ser usados.
Mas de quem é a culpa de tudo isto?
Bem, a Microsoft despediu em todas as frentes.
Really bummed to hear about all the layoffs affecting MS, Xbox, 343, Coalition, etc.
Some really amazing devs are out of jobs – seriously, I can’t believe some of the incredible folks they let go!
Anyway, Bungie is hiring. Hit me up if I can help at all! https://t.co/sGbwQ56WCP
— Nick Heikkilä (@nickheikkila) January 19, 2023
A The Coalition e a 343, bem como outros estúdios Xbox não definidos, dos quais se refere a Bethesda, foram alvo de despedimentos. Refere-se assim que há novos atrasos em jogos, e que tudo isto resulta apenas de uma situação. Uma má gestão global da Xbox, nas pessoas de Matt Booty, responsável pelos estúdios, e Phil Spencer, responsável pela Xbox.
Basicamente, como se já não bastasse Phil Ter fechado 12 estúdios na era Xbox One, as suas novas aquisições ainda não liberaram nada, e já estamos numa nova fase de re-estruturação.
Sinceramente esta é uma situação que assusta, especialmente quando vemos que IPs como Call of Duty podem vir a parar nas mãos da Microsoft.
E como o Tweet de cima mostra, a Bungee reconhece qualidade em pessoas despedidas, e pretende contrata-las!
Aliás diga-se que a Bungee não é a única, e a Guerrilla tambem pretende fazer o mesmo!
After recent industry news, we want to highlight that we’re hiring for a variety of roles here at Guerrilla. We’re a team of passionate game developers, based in Amsterdam. If you’re looking for a new opportunity, please don’t hesitate to apply! https://t.co/mEjmP5KLTE
— Life at Guerrilla (@LifeAtGuerrilla) January 19, 2023
Assim como a Bluepoint Games
Sad to hear about all of the layoffs in tech today. Here at @bluepointgames we are hard at work on our next project and have several openings. Personally very interested in all rendering programmers out there. If interested we would love to hear from you. https://t.co/kQQDPKr2kJ
— Peter Dalton (@peter_dalton) January 19, 2023
A Microsoft parece ignorar os reais motivos para que todas estas situações, que estão a afetar a maioria dos seus estúdios (e ainda ontem noticiávamos a saída de 10 dos maiores nomes da Playground), são na realidade culpa da má gestão dos responsáveis máximos, e estão a despedir indiscriminadamente, perdendo assim grandes talentos pelo meio, que são reconhecidos na industria
Eis o que tem a dizer alguns ex-devs da 343i sobre o que se passou!
As a Halo fan I’m really tired of Microsoft business practices & policies slowly killing the thing I love
between the contracting policies they abuse for tax incentives & layoffs in the face of gigantic profits/executive bonuses… they set Halo up for failure
— Tyler Owens (@heytred) January 18, 2023
The layoffs at 343 shouldn’t have happened and Halo Infinite should be in a better state. The reason for both of those things is incompetent leadership up top during Halo Infinite development causing massive stress on those working hard to make Halo the best it can be.
— Patrick Wren (@Witdarkstar) January 19, 2023
Não é claro sobre quem é visado aqui no que toca à imposição de políticas e decisões de topo. Mas independentemente disso, a realidade é que há uma liderança superior. E a cadeia hierárquica é assim que funciona. Os superiores tem de garantir que os que estão abaixo de si estão a trabalhar bem. Se uma pessoa falha, todas as que estão acima são responsáveis. E num caso como este, onde há a queda total de toda a estrutura, a chefia máxima não deveria nunca passar impune, como se fosse alheia ao que se passou. Porque se era alheia… estava a ser incompetente. Se não era… foi incompetente na mesma. E convém não esquecer a quantidade enorme de estúdios sob a mesma liderança global que estão com problemas internos e jogos atrasados.
Sinceramente demitiu pouco. Baseado nas informações do que foi gasto no game, não tem como aceitar algo tão ruim. No mínimo toda parte de gestão deveria ser demitida. E o mesmo vale para outros estúdios que até agora não entregaram nada.
O problema é que a Microsoft já deveria ter limpado a direção do Xbox. Claramente caras como Phil são incapazes de gerir qualquer coisa. Eles precisam urgentemente reestruturar todo o negócio. Começando de cima pra baixo.
Confirma-se que a Bethesda também foi afetada. Não se sabe como ou quanto.
E isso ando eu a dizer há anos. A Microsoft com líderes competentes,já era líder de mercado à anos.
E não seria esmagando a Sony com compras e removendo-lhes jogos, mas sim criando os seus produtos de qualidade.
Despedimentos infelizmente faz parte do mercado de trabalho e não o desejo a ninguém, mas quando as coisas não correm bem ou existe demasiada mão de obra que pode parecer á primeira vista melhor mas que na prática é mais difícil de gerir, medidas tem de ser tomadas.
O halo não é um mau o jogo o último tem qualidade é um jogo de 8 mas não é um 10 ou um 9 digamos, não tem a qualidade que a Microsoft pretendia e deu tempo e dinheiro para isso logo se foi pela competência não me admira reajustes.
E despedimentos tem acontecido muito talvez por excesso de mau de obra, ou pela conjuntura económica, não sei mas infelizmente faz parte.
Os despedimentos, muito provavelmente, são devido a conjutura político-econômica (a maior demanda na pandemia), tanto que são meio generalizados, ao menos nos EUA. O que fica um pouco chato pro lado da MS é que, a despeito disso, ela está fazendo uma grande aquisição, na qual está absorvendo muitos funcionários e imobilizando imenso capital para tal. Mas sabemos ser “natural” por parte das empresas fazerem isso vez por outra. Hoje é a MS amanhã é a Sony ou Nintendo…
A tua avaliação do Halo está errada. Porque a mera qualidade não chega para um jogo GAAS, precisas de longevidade, de cativar o público, de o manter preso. E o Halo apesar de manter alguma qualidade, falha nisso. E mais do que isso, falha em se atualizar para a nova geração.
A necessidade de uma plataforma grande de jogadores, de 60 Há, e uma concepção pensada para ecrã dividido 60 na, tornam o jogo obsoleto graficamente. E sem conteúdo de qualidade, e em quantidade, isso matou o Halo.
Demissões amplas tendem a ser genéricas e podem incluir pessoas talentosas em vários espectros, espero que os responsáveis tenham critério técnico, discernimento apurado e equilibrado.
Algo que tem sido pouco comentado é a situação do gamepass que é uma política de afirmação de poder econômico contra a concorrência e que não tem tido os resultados esperados, mas tem um custo elevado financeiramente para a MS. A pergunta que fica é: O Gamepass será repensado? Se for repensado qual será o novo direcionamento da plataforma Xbox?
[OPINIÃO] Júlio, tudo indica que não, o grande investimento no Gamepass é uma estratégia de médio e longo prazo, penso que só se darão ao trabalho de reavaliar a estratégia se o intento de comprar a ABK não se realizar. Tudo leva a crer que a MS quer criar um catálogo de apelo irresistível no Gamepass com o cliente pagando algo irrisório, até que a concorrência comece realmente a sucumbir. depois disso é começar a ganhar dinheiro colocando realmente preços realistas ou mesmo maiores que o esperado se não houver concorrência. MS tem um enorme colchão de dinheiro para se dar ao luxo de sacrificar lucros pra se alcançar uma dominação de mercado, por isso, vez por outra se fala aqui de monopólio ou concorrência desleal, porque o intuito e a prática leva a crer que é isso mesmo.
Penso que o serviço só tem uma maneira de ser repensado caso não consiga obter um apelo irrecusável por parte dos games. É criar algum tipo de sistema de fidelização para que o usuário passe a ver benefício em manter-se no serviço, pois penso que hoje o maior problema do Gamepass é os usuários apenas assinarem no momento do lançamento de jogos que desejam; ou conseguir ter um fluxo muito grande de jogos de grande apelo de público, tipo um grande AAA a cada dois meses, ou mesmo mensalmente, pois isso também geraria “fidelização” de certa forma.
Hoje, o grande calcanhar de aquiles do Gamepass parece ser a falta de fidelização/manutenção de assinantes, mais do que realmente estar a ganhar espaço no mercado (algo que demanda mais de tempo se o serviço for bom), acredito que hoje a grande maioria de assinantes estáveis do Gamepass são de fãs da Xbox/MS, e mesmo com todo o marketing e apelo de preço ela não conseguiu ainda atingir estavelmente outros públicos. Mas é mais minha percepção. Eu, por exemplo, já assinei o Gamepass por 3x, mas sempre em promoções e em tempos espaçados, o serviço não tem apelo suficiente pra me fidelizar.
Para o gamepass atingir números relevantes vai ter que conquistar o público do mobile e casual. O pessoal de consoles é um nicho muito específico. Eles gostam do sistema tradicional e portanto dificilmente vão migrar pra o gamepass.
Hennan, as coisas mudam, o que acontece é que inegavelmente serviços como Gamepass ou o Plus Extra do PS são muito bons pra quem nunca teve um console daquela marca, mesmo que depois de um tempo a pessoa mude de percepção e passe a achar que gastou dinheiro e não obteve nada, apenas alugou jogos. Acontece que nos mundos de fanboys há uma “crença” de que se alguém optou por um console de marca qualquer nunca poderá comprar um console de outra plataforma pra jogar, o que obviamente é um pensamento idiotizado.
Minha percepção é de que se o mercado de consoles têm 200 a 250 milhões de usuários (esse número é um chute), tanto a Xbox, quanto PS quanto Nintendo têm a possibilidade de capturar qualquer um deles, e com serviços de amplo catálogo e bom preço isso se torna menos dificultoso do que o cara comprar um console e ter de fazer sua biblioteca de jogos.
Mas sim, os casuais (não radicalizados de uma plataforma), os de mobile, ou mesmo os de PC aumentam exponencialmente a possibilidade de crescimento de um serviço desses.
Como curiosidade, as marcas automóveis andam a estrear serviços de subscrição.
Basicamente uma espécie de leasing, onde pagas mensalmente e tens o carro por um valor mensal acessível.
Ora nos fóruns da BMW houve um questionário a quem aderia a algo assim, e a taxa de respostas positivas foi muito baixa.
O motivo mais usado para negar a adesão foi o investimento ser um mero aluguer, e no fim a pessoa não ter nada.
Alguém dizia… “Isso sai mais barato, mas convém lembrar que um carro usado tem sempre valor de retoma, pelo que a poupança não é tão linear. Para além do mais, as pessoas querem carros novos e não andarem a pagar para ter um carro com alguns anos, o que implica que os carros nunca se pagam.”
E quando li isto lembrei-me do Gamepass.
Para quem joga 4 a 5 jogos por ano, gastas 180 euros por ano, e comprando-os a 70 euros gastas 350. Mas se os revenderes a 50 euros gastas só 100. Até podes vender a menos e ainda tens vantagem.
E esta lógica mantem-se com mais jogos.
Se jogares 12 jogos num ano no gamepass estás a jogar uma média de 1 por mês. Pagas 180 euros ao ano!
Se comprares 12 jogos a 70 euros, gastas 840 euros. Mas ao ritmo de 1 jogos por mês, tu estás 30 dias com cada jogo, pelo que o vendes direto a terceiros por menos 10 euros que o preço de compra, sem problemas. E então gastas 120 euros por ano.
Depois a questão da idade… E ninguém quer o Gamepass para jogos antigos. E estar sempre a renovar mata as receitas ao existente, podendo deixar de se pagar.
Concordo com tua opinião. Mas acrescentando o gamepass precisa de jogos bons e de impacto ( não necessariamente AAA) e a MS que já tem dificuldades com seus estúdios fica mais vulnerável com a perda de talentos e estes talentos impactam o principal produto que é o gamepass. Ou seja já passou da hora do gamepass ter resultados sólidos sendo um dreno financeiro está na hora de ser reavaliado. Outra coisa é que a Sony acordou e tem conseguido responder a nível de jogos que é o que no final importa. Talvez a compra da Activision e Bethesda sejam um lance de ousado desespero, veremos no futuro.
[RUMOR] Miller Ross (Crystal Dynamics leaker): Perfect Dark hit road bumps, now expected to release at least a year after Tomb Raider
https://www.resetera.com/threads/rumor-miller-ross-crystal-dynamics-leaker-perfect-dark-hit-road-bumps-now-expected-to-release-at-least-a-year-after-tomb-raider.678100/
=======================
MS deve ter anunciado TODOS os jogos que eles tinham, começado ou não o desenvolvimento e meteram uma CG fake.
Mais um indício que a compra da Activision é o “all win” da MS, pq sem isso eles não tem jogos para entregar.
https://www.reuters.com/legal/government/microsoft-loses-bid-pause-gamers-lawsuit-over-activision-deal-2023-01-20/
Microsoft loses bid to pause gamers’ lawsuit over Activision deal
Então, a MS não consegue nem botar em pausa o processo de uns jogadores aleatórios, mas vai “destruir o FTC no tribunal” segundo os adEvogados de twitter…
Cedo ou tarde a distorção da realidade, a mascara de bom moço cai… e cai tudo de uma vez…
Bom, isso que dá… caixista estava mais preocupado com o Clock do PS5 e em problematizar a expansão do SSD do PS5 do que perguntar para o Phill qual era o problema que ele não entregava jogos
================================
Por causa do tal metal liquido, fui procurar teardown do PS5 no google para conferir os thermal pads que tem ao redor da APU acabou caindo aqui em um noticia:
https://www.pcmanias.com/o-teardown-da-ps5/
olha o que eu encontrei, nosso comentarista muito preocupado com o clock, wifi6 e expansão do PS5… hoje nem um pouco preocupado com Halo.
Cadê o fernando preocupado com Halo, Fable, Perfect Dark, etc?
Off: aproveitando a imagem estou pensando em comprar um ssd da netac como da figura ai nv7000 de 2 tb por R$713,00 no ali, algum amigo do blog tem algum feedback marca para me passar, eu agradeço desde ja.
Compre, que vale muito a pena!
Tenho um aqui e funciona muito bem, comprei pelo alerta do colega Carlos Eduardo e incentivo de alguns outros daqui, e posso dizer-te que tem um ótimo funcionamento e ótima relação custo/benefício, não tenho quaisquer críticas negativas sobre o produto até agora.
1tb ou 2tb, qual melhor custo beneficio frente ao tamanho dos jogos atuais?
2TB é melhor! Tem jogos de mais de 100GB e 2TB demora mais pra ter que estar gerenciando. Mas tudo depende muito de como você joga. Eu, por exemplo, costumo jogar vários jogos em simultâneo e alguns eu volto pra rejogar ou tentar platinar.
Agora se você não costuma voltar a jogos que já jogou ou não costuma estar saltando de um jogo pra outro 1TB já melhora muito. Inda assim, se não for complicado financeiramente pra você, 2TB tem um custo/benefício melhor.
Obrigado Juca, comprei, chegando vou instalar no ps5 tem mais alguma dica ou é só colocar?
No meu caso foi só colocar, o PS5 já detectou o SSD e formatou o mesmo.
Claro que aproveitei e já retirei os dois lados da tampa do PS5 para realizar uma limpeza.
Obrigado Carlos!
Você vai ficar satisfeito, não vi um custo/benefício melhor pra melhorar o armazenamento. É bem simples de instalar, é só procurar um vídeo de youtube.
A única dica que posso dar é que o parafuso pra fixação adequado para o ssd está parafusado dentro do slot do PS5, não precisa ir atrás de comprar, pois os parafusos que acompanham o SSD são um pouco curtos, mas o necessário já está no PS5. Mas é tudo muito simples de fazer.
Opa agora só aguardar chegar, farei isso verei alguns tutoriais e vou aproveitar e dar uma limpada como o Carlos disse, obrigado Juca.
USP o de 1TB, nada a reclamar
Não senti perca alguma de performance no meu PS5
Fato. Muita gente se recusava a enxergar, mas agora parece que alguns estão finalmente abrindo os olhos.
Me lembro quando eu assistia a E3 2015, e a Sony mostrou um trailer para anunciar Final Fantasy 7 Remake. Me lembro que fiquei feliz, mas já naquela vibe de “ah, isso vai demorar muito, não mostraram nada do jogo em si”. Mas naquela mesma E3 de 2015 vimos gameplays de Uncharted 4, Horizon Zero Dawn e Last Guardian, logo houve conteúdo para ser apreciado, e naturalmente se criar expectativas de lançamentos razoavelmente próximos.
Em 2020, esse mesmo feeling que tive com Final Fantasy 7 remake se repetiu nos anúncios da Microsoft. Só que com diversos jogos ao invés de apenas 1 jogo: Fable, Perfect Dark (na TGA 2020), State of Decay 3, Avowed, Everywild, Forza Motorsport, projects Mara, projeto das escadas, indiana jones, Hellblade 2. Starfield nem tinha gameplay, e já ficavam falando de The Elder Scrolls VI como se fosse ser lançado em breve.
Eu ficava observando as pessoas fazendo “listinhas” com esses jogos, hypando como se cada jogo aí fosse um futuro GOTY sendo lançado nos próximos meses, isso sem terem visto absolutamente nada. É óbvio que tinha algo errado. E como dizem, o tempo é o senhor da razão.
Vale lembrar que o Marketing e os pronunciamentos constantes e muitas vezes contraditórios do Phill Spencer ajudam a confundir a própria percepção da realidade dos fãs.
Recordo que depois dos cancelamentos de Scalebound e Fable Legends o próprio Phill disse terem anunciado muito precocemente as coisas (mesmo com Scalebound tendo tido alguns gameplays que mostravam o game em estado avançado) e que só passariam a anunciar coisas num lançamento próximo pra evitar frustração dos fãs… Não demorou muito anunciaram o One X com mais de ano pra sair, só porque a Sony anunciara o PS4 Pro e parecia que precisavam de um plano de contingência… E tudo parece na mesma de antes, anúncios precoces usados como plano de improviso, parecendo amadorismo ou marketing sorrateiro mesmo. Óbvio que alguns se deixam enganar, mas a MS faz um esforço danado pra claborar pra isso. E sim, a Sony não é Santa, mas tem tido uma entrega competente e consistente por anos a fio.
Verdade.
Eu acho isso bastante irresponsável, porque faz as pessoas viverem de hype.
Por exemplo, em 2020 mostraram a CGI do Fable. Alguns consumidores mais casuais podem ter visto e pensado: “olha, que legal, eu jogava Fable lá na época do Xbox 360. Vou efetuar minha pré-venda do novo videogame para jogá-lo”. Agora imagina que o jogo seja lançado apenas em 2025, 5 anos após o anúncio. Eu se fosse esse consumidor casual, ficaria extremamente desapontado, me sentindo enganado. Mesmo que o jogo seja lançado, não havia necessidade de comprar o produto com 5 anos de antecedência rs.
Quem se queima com isso é o xbox, que fazendo isso só contribui para a marca continuar sempre vendendo e tendo menos Popularidade que o PlayStation
Fato.
O papo de anunciar somente no Ano de lançamento era mais um marketing Rasteiro da MS para implicitamente falar mal da Sony.
Pq a Sony estava anunciando jogos com Gameplay 2 ou 3 anos antes de lançar.
E eles estava so lançando Forza, que obviamente por ser anual só podia ser anunciado no ano de lançamento.
Eu lembro bem dessa epoca, virou “falta de respeito” anunciar jogos 2 ou 3 anos antes com GAMEPLAY… Hoje CG Fake sem data é uma maravilha para essas mesmas pessoas.
Ok…
Mas o Fernando também falou isso!
Não querendo defender ele, estou apenas mostrando os 2 lados.
Fernando Molina é uma pessoa, Fernando Medeiros é outra pessoa.
Nossa que gafe!
Sempre achei que eles eram os mesmo…
Perdão pelo deslize Deto
Eu nem reparei nisso e até elogiei a tua procura… Lol
Acho que vc confundiu os Fernandos
MOLINA é outro
Estou começando a ficar preocupado com o gerenciamento dos estúdios do Xbox! 2022 já não teve um mísero jogo do Xbox, se 2023 for ruim vai ser um vexame sem tamanho! A Microsoft não está coordenando direito os seus estúdios! Exemplos como o caótico desenvolvimento do Halo Infinite e o Reboot de Everwild são os exemplos mais evidentes disso! A Microsoft tinha que achar um equilíbrio! Antes ela era muito rígida com os estúdios, se metia demais no desenvolvimento! Agora ela é muito leniente com as ações dos estúdios, não supervisiona adequadamente! Ela tem que rever isso!
Segue a tradução de um comentário escrito em Agosto de 2020 por um verificado no Resetera, que ilustra muito bem a situação: https://www.resetera.com/threads/realistically-how-is-microsoft-expected-to-compete-with-sony-next-generation-can-they.264459/page-16#post-42049890
Alguns gostam de descrever o processo de desenvolvimento de software como uma balança onde arte e engenharia se misturam, ou seja, o perfil de artesão de software se mistura com o perfil de engenheiro de software. No mundo do desenvolvimento de jogos, eu diria que a balança fica ainda mais pesada para o lado do artesão de software.
Resumindo, mesmo com “dinheiro infinito”, podem ser necessários anos, talvez até mais de uma década para atingir o nível de excelência de estúdios de topo como Rockstar. Por isso que é sempre bom segurar as expectativas quando estamos falando de estúdios que ainda não conseguiram entregar jogos de referência.
Ninguem sabe se eles sao rigidos ou lenientes
Tudo sobre isso que a gente escuta é pura PR de engravatado ou Narrativa criada por fanboys para passar pano.
Uns meses atras a MS era muito “boazinha” e por isso era essa bagunça
Antes era “serie e rigida”
Mas nunca é simplesmente Incompetente.
A gente com a MS tem muito papo e pouco FATO.
Paulo… Tenho criticado isso desde sempre. Mas a rececão que recebo dos fans, e tu incluído, é sempre de defesa.
A Microsoft está mal gerida, e não se apercebe. E em vez de entrar num esquema de correção que produza os jogos que as pessoas querem, quer forçar a sua posição no mercado.
E isso preocupa pois eles não demonstram ser capazes de manter as coisas.
A compra da Activision está cada vez mais uma necessidade. Temo pelos IPs deles, mas está.
E se falha… Com o resto tudo no estado em que está… Lamento dizer-te, mas a Xbox pode mesmo vir a acabar.
Num exemplo, tivemos o ano passado a indicação da Videogames Chroniclenque deu a conhecer que as coisas com a The Initiative não estão bem, e que o Perfect Dark ainda pode demorar anos.
Eles deram a conhecer a saída de mais de 50 pessoas, incluindo o Diretor de jogo Dan Neuburge e o Diretor de Designand Drew Murray.
A Video Games Chronicle ainda falou com um anterior Dev sénior da empresa que se queixou da falta de liberdade criativa e autonomia, associada a um desenvolvimento extremamente lento. Queixas que são genéricas nos estúdios Microsoft.
Mas o mais chocante disto é que sabendo-se que o jogo tinha problemas, que foi atrasados e até entregue à Cristal Dynamics, o Phil Spencer publicou esta foto na última visita ao estúdio.
Com o jogo tão atrasado e naquele estado, o que está Phil a jogar? Isto não é atirar areia aos olhos das pessoas?
Eu já falei disto antes, mas creio que, dados os atuais problemas convém abordar de novo. Especialmente agora que veio um insider dar a conhecer que a Cristal Dynamics está a dedicar-se em força ao novo Tomb Raider que vai lançar este ano, e que o Perfect Dark está com problemas.
Ah aí você está exagerando! Isso é um problema, mas longe de tornar essa compra uma necessidade! Muito menos fazer o Xbox falir! Se o Phil convenceu o Satya Nadella a fazer investimentos tão grandes no Xbox é porque ele acredita no potencial dele, e não vai ser uma crise como essa que vai fazer ele acabar com a divisão!
Paulo… A Xbox atravessa sérios problemas. Tem os estúdios todos a atravessar problemas, os devs queixam-se de falta de liberdade criativa, as pessoas estão a sair aos magotes, os jogos estão sempre a atrasar.
Não podes negar que uma empresa não pode estar a investir desta forma sem ter resultados. O Phil Spencer goza de qualquer tipo de imunidade lá dentro.
Foram 12 estúdios fechados na era da One, e nesta são vários com problemas. Enormes despedimentos na 343i, a Playground perdeu 10 dos seus líderes, a The Initiative viu 50 gajos a irem embora, agora nesta vaga de despedimentos várias equipas foram atingidas, e nem a Bethesda ficou imune.
A Microsoft pode prestar serviços de aluguer e streaming sem ter uma consola, e se isto não muda, ela pode bem fazer isso.
Recordo que em 2014 o fecho da Xbox esteve em cima da mesa, e neste momento, apesar de a consola vender melhor, a situação global não está melhor, pelo que como conhecimento com que se passa, a falha na compra vai desincentivar o público, e a questão da continuidade da consola pode voltar à mesa.
Esta é uma possibilidade bem real que pelo andar da coisa eu não descartaria. Halo é o porta estandarte da Microsoft e levou uma cacetada valente, e o Phil disse-o uma vez, que “se perderem o caminho com o Halo, perderam o caminho com a Xbox”.
Daí que não vamos fechar os olhos a uma realidade que, não a dando como certa, vejo-a como uma possibilidade em cima da mesa.
A imunidade de que falas, tem a ver com o facto de que ele é um “Senior Leadership Team”, ou seja, ele faz parte de um grupo restrito de pessoas dentro da Microsoft que somente respondem ao Nadella, uma espécie de board of directors, portanto ele é um gajo do topo, e como tal, pode fazer a cagada que quiser.
Acredito piamente que a compra da Activision é o tudo ou nada, caso não avance, 3 biliões para eles não é nada, e acaba-se a Xbox.
Acabar Xbox como console acredito que esteja perto mesmo, mas a marca deve insistir ainda, mesmo se falhar na aquisição da Activision… Eles devem tentar uma outra publisher tipo EA, Ubisoft. Se conseguirem por aí, vão insistir na Cloud como nunca é deixar o console as traças.
Tudo vai depender das vendas nesta geração. Mas os estúdios estão caóticos e isso vai ter muito peso.
Sem dúvidas, o ano será bem melhor que 2022 pra Xbox, terão Forza e Starfield com boas chances de fazerem um sucesso. Redfall também pode surpreender. Mas como tudo nesse mercado, é esperar pra ver.
Mas infelizmente a grande aposta do Xbox ainda parece ser a aquisição da ABK, bastava ver a presença do Phill no TGA no fim do ano a achar que Crash, Diablo e outro anúncios se tratavam de falar de games da MS e nenhuma propaganda ou novos gameplays dos jogos já certos das first da MS.