A fonte, apesar de fornecer a noticia com um texto que refere o termo “provavelmente”, é a Reuters, uma fonte considera credível.
Segundo a Reuters, a Microsoft provavelmente irá receber um receber um aviso sobre violação das leis antitrust da UE e relativa à sua oferta de 69 biliões pela Activision Blizzard, produtora do conhecido e popular jogo de “Call of Duty”. A Reuters noticia esta situação que pode ser um grande entrave às pretensões da Microsoft, citando “pessoas familiarizadas com o assunto”.
O referido é que a Comissão Européia está a preparar um documento conhecido como “declaração de objeções”, onde irá expressar as suas preocupações sobre o acordo, e que será enviado à Microsoft nas próximas semanas.
Este regulador, que estabeleceu o prazo de 11 de abril para sua decisão sobre o acordo, não teceu comentários quando contactado sobre este assunto. Já a Microsoft referiu: “Continuamos a trabalhar com a Comissão Européia para abordar quaisquer preocupações do mercado. O nosso objetivo é levar mais jogos para mais pessoas, e este acordo irá promover esse objetivo.”
Recorde que a Microsoft, detentora das consolas Xbox anunciou a aquisição em janeiro do ano passado, alegando que a compra iria ajudá-la a competir melhor com as líderes Tencent e Sony.
No entanto, os reguladores dos EUA e do Reino Unido, expressaram preocupações, junto da Comissão Federal de Comércio dos EUA e há mesmo um processo em tribunal para bloquear o negócio.
Sabe-se desde já que, nesta fase, o regulador da UE não deve estar aberto a discutir concessões, sem antes enviar sua folha de acusações, embora haja discussões informais em andamento sobre essas possíveis concessões.
Sabe-se entretanto que o regulador europeu mandou a diversas entidades, um documento com 91 páginas com diversas questões, querendo assim averiguar quais as possíveis vantagens que possam advir da compra da Activision para a Microsoft, e o que ela poderia fazer com essa aquisição para prejudicar os concorrentes.