Segundo alguns rumores, o sucesso da PS4 e da PS5 levaram a que Mark Cerny voltasse a liderar a equipa.
Segundo alguns rumores, Mark Cerny está de volta como responsável pelo desenvolvimento da Playstation 6.
Segundo o rumor, a Sony está já a trabalhar na Playstation6, o que nesta fase, pelo histórico de desenvolvimento anterior faz todo o sentido, e chamou novamente Mark Cerny para liderar todo o processo de desenvolvimento.
Mark Cerny foi responsável pela PS4, um tremendo sucesso da Sony, e pela PS5, que segue idetico caminho, , pelo que este engenheiro estará agora responsável igualmente pela próxima consola da Sony.
Tudo nesta fase é apenas rumor, mas claramente um com pernas para ser verdade, dado o sucesso que Mark Cerny tem tido com os produtos criados por si.
Estava me perguntando: “O que eu espero do Ps6?”
Definidamente eu não sei o que esperar do Ps6, acho que só jogos com uma boa estória.
Em se confirmando, é um bom presságio, pois ele já comprovou sua valorosa contribuição ao desenvolvimento de consoles da Sony.
Espero que ele continue a dialogar com os mais diversos desenvolvedores, tentando vislumbrar o direcionamento necessário para que o hardware acompanhe o software e preencha os anseios dos Devs quanto ao necessário, para que, cada vez mais, possa ser entregue aquilo que os idealizadores desejam que seus jogos sejam.
Agora, que não tente fazer um Knack 3… 😂
Pô, gostei do Knack….
Gostos são, gosto! Então que ele insista no Knack por você, por mim preferiria que ele tentasse outra coisa se quiser fazer games! 😂
Um novo (Resistance) seria de bom agrado
O melhor shooter da Sony pra mim! 😃
Espero que tenha ferramentas de machine learning e algo tipo o DLSS da Nvidia.
Segundo a patente tem
Que patente?
Esse rumor aí é baseado numa patente assinada pelo Cerny
Foi até comentada pelo Alex da DF sobre esses recursos de hardware que não existem na atual linha da AMD, mas sim na Nvidia
Isso é quase certo. O futuro passa por aí.
Caso tenha curiosidade sobre Machine (e Deep) Learning em jogos, dê uma olhada nisso:
https://twitter.com/CarlosEduardoCD/status/1300853353153519619?s=20
https://twitter.com/CarlosEduardoCD/status/1377246441832349696?s=20
É só um ponto de vista, mas a meu ver, os algoritmos de Deep Learning estarão sendo usados para cada vez mais aplicações nos jogos. Logo, hardware dedicado para estas tarefas (como os atuais Tensor Cores) passará a ser essencial.
Obrigado Carlos.
A musculatura do Miles deformando é legal (não sabia que era resultado de ML), mas essa da roupa do Unreal deformando, que você linkou, é um espetáculo!
Carlos, entrando num território da especulação, você acredita que existe alguma possibilidade real de a Sony criar um espécie de “processador paralelo pra ML”, “independente” da APU da AMD, e que esse pudesse trabalhar com essa APU de forma adequada e viável, ou seria algo mirabolante de se fazer e pouco viável? Pra onde as coisas parecem ir, é pouco provável que ML saia do processamento das GPUs ou é algo que necessariamente deve ser pensado para integrar a arquitetura da GPU?
Mário, sei que não gostas de “bidentes”, mas se achar que pode especular um pouco sobre esse assunto, também gostaria de saber como você imagina que serão implantadas as tecnologias de ML nos próximos consoles, se algo mais Nvidia (integradas a GPU, mas compartes dedicadas separadas), Se mais ao estilo da AMD (GPUs com núcleos “misto”, e não especializados totalmente nisso), ou como uma parte nova “independente” da GPU, especializada, que se integre ao processamento geral da máquina? Ou outra possibilidade que não tenha contemplado aqui?
O ML vai ser implementado no hardware. E a IA também. Irão existir Chips auxiliares dedicados a isso que serão integrados no GPU.
Esse será o próximo salto, e tecnologias que não podem passar ao lado.
Quem já lidou com o chatgpt e/ou com o midjourney percebe que o que ali está não pode ser pura e simplesmente ignorado.
A implementação disto nas consolas vai só depender do custo.
Então, deixa ver se eu entendi direito, você acredita que o caminho mais provável é que a Sony não faria essa parte sozinha (um chip de ML e IA à parte da APU) e que a parte de ML e IA seria realmente específica e à parte, tipo, um chip com núcleos totalmente especializados, que já estaria integrado no projeto arquitetônico da APU , e necessitaria da participação direta da AMD (presumindo que a Sony continue com ela) nessa parte do projeto do console?
Sim! Tanto o ML como a IA integrariam com a componente gráfica pelo que fora do APU fazem muito menos sentido. Até poderiam funcionar, mas a versatilidade recairia. É um bocado como os tensor cores, eles não estão integrados com o pipeline gráfico (estão no mesmo silício e interligados, mas são coisas diferentes), pelo que precisam de uma potência brutal para poderem processar em tempo útil. A solução RT da AMD apesar de bem menos eficaz, é muito mais barata e muito mais integrada. E num consola o preço importa e muito.
Eu só espero que num ps6 da vida o S.O venha bem completinho já no lançamento.
Estou curioso para ver o poder de uma ps6! No mínimo um poder bruto de uma 4090. Se está geração não tiver mid gen acredito que eles lancem o Ps6 em finais de 2026 mais tardar finais de 2027.
Cedo, não?!
Não acredito muito num poder bruto de 4090, embora fosse algo desejável, a menos que a litografia avance bastante e o consumo energético dos hardwares caia muito (TDP melhore incrivelmente – desempenho por watt gasto melhore muito).
Mas é esperar pra ver, 2026/2027 acho pouco tempo pra um avanço tão grande em termos da relação custo/desempenho… Talvez seja só meu lado pessimista falando.
As litografias já estão indo pra 1nm!
Logo, isso não quer dizer que eu não acredite na possibilidade de uma performance similar a de uma 4090 nos próximos consoles, pois tem muita tecnologia e técnica de renderização que tem melhorado economizando poder de processamento(falo de 4k@60 com settings em ultra). Mas em Tflops brutos, acho difícil pra algo onde o consumo energético deva ficar em uns 300W – 350W no máximo! A 4090 sozinha, sem o resto do PC consome entre 450 a 600W pra entregar o poder bruto dela.
Acredito que os consoles devem continuar a mirar nas mid-gens vindouras à época como sempre, que devem ter TDP de até 250w, em termos de gpu, tentando manter o sweet spot em até 600 USD.
Eu chuto que vai ser em torno de -700+$.
Os preços altos em hardware estão se tornando um novo padrão de preço.
Só se quiser se tornar mais nicho do que já é. E estou pondo 600 devido a inflação acumulada no mundo, mas ainda acho que 400 USD ainda seria o ponto ótimo para um PS5 e Series X. Mas esse pessoal gosta de subir o sarrafo!
A questão do TDP não é meramente uma escolha. É uma imposição energética para os produtos definidos como consolas.
E duvido que se altere.
Sim, tem a questão da legislação, além de custo e avançar da tecnologia!
Acredito que seja a última PS como a conhecemos, depois cima se quisermos a consola teadicional somente a Nintendo que demora a apanhar o comboio tecnológico em quase duas gerações, para o bem e para o mal.
O cansole tem um atrativo no preço/qualidade em relação com o PC (no caso dos jogos), acho que este espaço não esta por ser abocanhado definitivamente pelo stream. Lendo o teu comentário
fiquei pensando … será que teremos mais uma geração de Xbox? Se tivermos será que a MS vai apostar num hardware de ponta?
Eu que não tenho preferencia em qual plataforma eu deveria mais gostar, então não devo da minha opinião a tua pergunta. Por toda via, vamos ouvir a opinião de um Fã de Xbox o que ele acha desse assunto:
Acho que já disse ao Rui que tenho certeza (opinião) que a Sony aceitaria um Gamepass da MS customizado na PS só com os jogos dela, pois já aceita EA e Ubisoft.
O problema todo com a Sony é a MS querer retirar dela jogos que a dão popularidade e lucro. Ou querer por um serviço lá que concorre com suas vendas diretamente, ou mesmo com o serviço dela por ter muitos dos mesmos títulos.
Agora, a MS não deve esperar reciprocidade da Sony nisso, pois a Sony tem uma base de consumidores maior e não é tola pra favorecer a MS como se não fosse importante pra ela ter uma base de vendas própria. O mundo não é um mar de rosas de amiguinhos felizes em receber um dedo no olho e estar a agradecer!
Foi justamente a este comentário que tu respondeu a ele, a uns meses.
Concordo.
Mas a MS nao faz isso pq eles querem ganhar em tudo
Querem continuar vendendo consoles e reclamar que a Sony nao aceita GP no Playstation
Para isso a MS teria de remover os jogos dia um do serviço.
A Sony aceita os restantes serviços porque eles não concorrem com as vendas.
Esse ai e um dos fetiches, esse sonho que a MS vai revolucionar alguma coisa em algum lugar…
Lembro quando era o mesmo papo com Windows Phone e suas APPs “universais”
Ta na hora da MS enxergar que o caminho deles é ser a proxima IBM
MS se comporta como se a grana que eles faturam com monopólio fosse mérito, que eles sao os caras mais inteligentes do mundo e nao conseguem entender pq nao conseguem fazer nada melhor que a Sony
Não vamos entrar por aí. A MS é perfeitamente capaz e tem muitos méritos. Agora o que eles não aceitam é que hajam empresas bem mais pequenas que concorram ou até os batam.
[Opinião] Acho que o plano da MS era, com o sucesso do Gamepass, transformar o console em um PC padrão customizado por ela (um PC de grife Xbox voltado mais aos gamers e fãs), e aberto aos demais softwares e serviços dela, inclusive correndo os jogos de PC, os da Sony inclusos, e onde a Steam já não teria tanto apelo.
Todos os jogos de PC teriam uma pré-configuração ótima pra rodar nesse PC Xbox, mais ou menos como já faz o otimizador da Nvidia. E tendo um modo de Interface Gamer alternativo como já faz o Steam OS. Mas penso que agora, com o rumo que as coisas estão tomando e o Gamepass meio que engatinhando e dependente de engolir outras coisas, pra ver se vira um padrão comprovado como sustentável ou de sucesso na indústria, ou ela continua com um console fechado, ou compra a Steam pra poder abrir o console pra um mercado PC maior e tentar dar um checkmate nos consoles concorrentes, o que sempre me pareceu o real desejo dela desde que entrou nessa indústria.
Acho que a Ms está marcando bobeira em nao implementar uma versao do windows para ser usado no xbox. Seria um diferencial e tanto.
Ela ainda parece ter certo receio de perder o controle do sistema fechado da loja nos consoles, como no Windows, os usuários dela poderiam comprar em outras lojas, ou mesmo assinar outros serviços usando o console que ela subsidiou para ter lucro com o comércio de jogos lá dentro.
Porra. Espero que sim. O mercado precisa da Xbox.
Porque é que o mercado precisa da Xbox?
Porque sem a Xbox a Sony criaria um monopólio, não tinha interesse em inovar, e tornar-se-ia numa Microsoft com nome Sony.
Então faço a pergunta de outra forma, o que é pior, uma Microsoft com monopólio, ou uma Sony com monopólio?
A questão era a Xbox acabar, não a PS!
E sinceramente, respondendo à tua questão, acho que seria apenas uma questão de tempo para ambas serem iguais.
Porque você acha isso? Elabore um pouco mais as motivações para você achar isso?
Acho que a PS6 será a ultima geração de consolas pelo menos da parte da Sony, porque tendo em conta que esta geração vai pelo menos até 2027, a da PS6 é capaz de ir até 2034, altura em que o mundo já está mais do que preparado para transitar para o digital, para grande tristeza minha, isto porque o sonho molhado de qualquer empresa é eliminar os intermediários e lucrar o mais que pode, ao mesmo tempo que tem total controlo sobre o produto que vende.
Uma coisa acredito piamente, a Series X é a última consola da Microsoft com um leitor de discos.
Duvido muito que o Ps6 seja o último console.
1 – Mídia física dos principais jogos ainda vendem muito! No mercado europeu ficou 50/50 nas vendas MF/Digital;
Fonte:
https://twitter.com/br_spidey/status/1633079498806534144?t=QdzhDhU0TVkmA8YNMhWM7A&s=19
2 – Ter uma plataforma com hardware local tem muitas vantagens, fora que hardware físico sempre vai estar na frente do que “jogar la pelo servidor”. O Streaming evolui, mas o Hardware físico não para no tempo;
Entre outras coisas, mas isso por si só já mostra que o mercado não tá muito feliz em ficar jogando tudo via streaming e boa parcela dos clientes faz questao do físico.
Fora que pras próprias empresas o processamento do lado do usuário compensa muito mais a longo prazo.
A única vantagem real que vejo do processamento do lado do servidor, para as empresas de software, é controle por parte delas.
E quem gosta de passar mais de 3h na fila para jogar uma porcaria de um jogo single player?
Ainda vem a parte boa… tem o pacote que você pode comprar, pacote esse que é limitado e só aqueles que está em fila compra primeiro, e mesmo assim vai enfrentar fila para jogar, só que em tempo reduzido.
Streaming não é para mim e ta longe de se torna uma realidade alternativa em meu círculo.
é simples… o modelo de streaming não é sustentável se vc não cobrar do cliente o custo do servidor
se vc cobrar o custo do servidor, vai ser melhor negocio comprar o console para o cliente.
é so a MS inventando groselha para encher o saco e avacalhar com a concorrência já que eles não tem esperanças mesmo de competir no modelo atual.
OFF – Mais uma vez o PS5 está comendo o monstro dos 12 teraflops com farinha. Assisti a analise do elanalistadebits e , alem do ps5 estar rodando a uma resolução maior ( 1872p x 1836p ) , ainda tem uma vantagem de 5 a 10 fps em todos os modos.
Vamos aguardar outras análises… Mas se ja tem vantagem no El Analista de Bits, creio que a vantagem é ainda maior quando outros fizerem análise. O El Analista de Bits não é base pra nada ultimamente.
Pq , qual a polemica com o elanalistadebits ? Nao fiquei sabendo.
ele logo que ficou “famoso” ganhou uma viagem paga pela MS, e desde então sempre que ele erra é para o “mesmo lado”
problema que ao contrário do alex bugaga, eu não tenho salvo nada disso ai… se quiser vai ter que procurar no google.
O analistadebits tem tendência a querer ser o primeiro a analisar, pelo que acaba por ser prematuro e pouco profundo. Analisa apenas partes reduzidas só jogo, e não vai a fundo nas diferenças. Por norma se ele deverá diferenças, quando se a analisa mais fundo, elas costumam ser maiores do que o que ele viu.
Qual jogo, Felipe?
E a versão do Xbox One? Ficou sem mesmo?
Se a versão do PS4 normal já está custando a rodar 900p a 40 FPS, imagina no xbox one …
De que jogo falam?
Resident Evil 4 Remake
Resident Evil 4
A Capcom não lançou pra xbox one.
A Capcom não lançou para a Xbox One e a versão X está bem pior do que a da PS5 por motivos bem claros. A Capcom já tinha lançado no passado relatórios onde dava a conhecer que os seus jogos estavam a vender muito, muito mal na Xbox. Aliás já nessa altura eles lançaram uma série de pequenos jogos onde evitaram a Xbox por esse mesmo motivo.
Aqui, este RE, obrigou a sacrifícios muito grandes na PS4, que exigiriam algo ainda superior, e dedicação para que a coisa não fosse chocante, para a Xbox One. E acredito sériamente que eles entenderam que, pelas vendas esperadas, isso não justificaria.
E esse foi o mesmo motivo que levou a sacrificar optimizações na X! Basicamente o Gamepass está a matar a Xbox pois as vendas sofrem e o Gamepass não pode pagar para ter os jogos todos.
Estou a falar baseado naquilo que são documentos oficiais da Microsoft, onde eles reconhecem que o Gamepass canibaliza as vendas, e no que foi um relatório igualmente oficial da Capcom onde eles diziam que as vendas na Xbox eram demasiadamente baixas e que isso iria levar a que certos jogos não fossem lançados lá!
A Microsoft vai contra tudo o que é lógica, contra tudo o que funciona, para impor as suas ideias e tomar dianteiras e tentar domínios. Isso acontece nos videojogos e em tudo o resto onde ela atua. Em algumas áreas tem-se dado bem, noutras muito mal. E aqui a culpa não é da Sony, é deles e só deles pois eu desde sempre que venho a dizer que o Gamepass não só não é sustentável, como é muito mau para a indústria. E isso é algo fácil de se perceber, e que só não percebe quem não quer!
Os resultados estão aí..? Agora aguentem-se à bronca!
A culpa disto não é da Sony… É deles, e a Activision nas suas mãos não me soa a grande futuro com estas políticas e utopias de COD para 150 milhões via um streaming onde se tem de esperar por vagas para se poder jogar.
Esse é o tal “All-in”, uma pena é que tudo indica que não vai terminar bem, pois, ou deixarão basicamente a Sony sozinha a realmente monopolizar a indústria, ou vão a destruir por completo levando-a a novo crash se continuarem por esse caminho pra ver a MS liderar de modo inconteste por acabar como o modelo de vendas que sempre foi sustentável até pra ela mesma. Não vejo como ter um bom resultado dessa insistência no gamepass como está e tentando fortalecer o seu catálogo com mais IPs próprias.
Adivinhem de quem é a culpa?
Que diabos a Capcom tem com a Sony e o que tem a ver os clientes da Sony que serão penalizados com a retirada de CoD do console com japoneses? É de uma alienação tão grande que nem sabe porque odeia a Sony direito. 😂
É um ódio porque sim. Porque eles não querem os jogos… São fanáticos pela marca e independentemente do que ela lhes ofereça ou deixe de oferecer, ficam com ela. E depois queixam-se que os outros teme eles não! Mas mudar… Não…
É preferível atirar a culpam para os outros do que perceber os motivos pelos quais a MS está a sofrer com isto.
Num dos artigos sobre o Gamepass que escrevi eu tinha previsto que a Sony iria ganhar exclusivos gratuitos devido a ele. Este RE4 é um dos primeiros casos, mas dificilmente será o último! Suportar consolas devidamente requer recursos que só compensam dedicar se houverem vendas! A Xbox vende poucos jogos, e dessa forma ignora-se a que requer mais optimização que é a One, e as séries correm como correrem, patches a poderem aparecer se as vendas justificarem.
Apesar de discordar de praticamente tudo que a Microsoft está fazendo com o Xbox, na questão do Resident Evil 4 achei ótimo não sair pro One e uma pena lançarem no ps4, já passou da hora de deixarem a antiga geração descansar em paz
Até concordaria pela questão de desenvolvimento e evolução dos games, Fernando, mas o sentido aqui é que ainda termos uma versão de PS4 revela basicamente que a indústria tem interesse em fazer coisas pra onde vende e tem potencial de venda.
Essa questão de lançar jogo em plataformas antigas me incomoda mais quando vem das first party, porque eles é que propagam ares de nova geração, logo é de se esperar que lancem coisas que a precisem justificar.
Dessa vez é bem provável que vão dar bastante ênfase em um HW poderoso e customizado para Raytracing sem penalizar CPU/GPU.
Não adianta,o Raytracing é o futuro da iluminação!E ele só tende a evoluir…..Hoje ele é muito pesado porque ainda está nos seus primeiros passos….mas vai ser comum no futuro.
Espero SSDs muito mais rápidos também e ótimas técnicas de upscaling mas com ótima qualidade…..espero que a ênfase na retrocompatibilidade continue e melhores muitos jogos do passado da geração PS1 e PS2.
Sinceramente continuo sem ver real vantagem no RT. O que ele permite é fabuloso, mas o peso nas performances não compensa. Se me dissessem que sem RT o que se faz é mau… Mas não é, e em alguns casos as diferenças entre o RT e uma boa implementação de luz são tão poucas que não justifica mesmo.
O RT fica muito complicado quando se pensa em fluidez, a menos que se apele ao “frame creator” ao estilo do DLSS 3, mas pros consoles atuais me parece complicado, esperemos uma solução que talvez venha no FSR 3.0 e seja possível pra esses consoles, mas é difícil saber de onde viria processamento extra pra isso se os jogos em RT estão nos 1440@30 já!
Off: Vocês viram que se a aquisição da Activision passar a Microsoft vai fazer uma loja mobile com os jogos dela? Parece que ela quer mesmo se fortalecer no setor mobile e isso é uma prioridade! Vocês acham que isso vai pra frente?
Não sei, Paulo, é preciso ver como vai ficar essa questão de forçar a abertura de sistemas fechados pelo mundo. Hoje, até onde sei, pra rodar coisas que não sejam vendidas na PlayStore do Android, o telefone precisa está em modo desenvolvedor, o que diminui a segurança e nem todos estão dispostos a fazer, ou na AppStore do IOS o telefone precisa estar com Jailbreak, o que pra mim mata tudo de melhor que um Iphone tem, segurança.
Que a MS deve fazer isso, não duvido, e pode até ser bom, porém se a loja dela vender só coisas exclusivas que também não se encontre noutras lojas, não há nenhum benefício real para os consumidores. Só uma troca de pra onde vai a comissão de quem vende.
O que a MS quer, todos sabemos, agora, precisa combinar isso é com os donos das plataformas, e duvido muito que queiram outras lojas além das suas próprias. E é como eu já disse, trocar só o nome do vendedor sem ter concorrência sobre o valor de um mesmo produto, não há nenhum benefício pro consumidor.
Pode fazer. Mas não sei se terá grande sucesso pois as apps são já quase todas gratuitas pelo que não vejo o que eles podem oferecer a mais.
Diga-se que o setor Mobile é, sinceramente algo que não me ,interessa. Não jogo nada aí pois é quase tudo pay to play ou pay to Win e jogos como serviço.
Pode dar certo, se tiver 30 ADs por minuto e esperar 30 segundos para cada ADs.
É disso que jogadores de Mobile gosta, “jogar” ADs.
Não faz nem sentido, mas desde quando alguma coisa no Mobile faz sentido?!
Os poucos jogos que jogo no smartphone são Ad based. E horríveis por isso pois eles são a única alternativa ao pagar indiscriminadamente.
Eu joguei à bem pouco tempo um jogo de aviões e sobre o qual até fiz aqui um artigo. Comecei como jogo no início e onde ele era jogável, mas rapidamente a coisa tornou-se num pay to win onde os mísseis de qualidade eram a pagar. A determinada altura e por era líder de um esquadrão de 50 pessoas, dei por mim a já ter gasto naquele jogueco mais do que pago por um jogo full price, pelo que desisti de o jogar e o mandei às couves.
Abomino esse tipo de jogos, e por isso quase não jogo em aparelhos móveis.
Jogos com Grandes nomes de grandes franquias foi um flop total no Mobile como: Cod warzone, Apex, Fortnite, Battlefield (coitado, esse aqui não deu tempo de pedir desculpas por existir) e prevejo outro Flop (assassin’s creed) e afins.
Mas o jogo da mulher vibrando em uma máquina de lavar roupas, sucesso 👍
Onde existe uma plataforma onde a NeTease Games domina, essa plataforma nunca vai para frente.
Esse da mulher vibrando, não conheço! LOL
Há muito tempo, joguei o finado Forza Street e o da Real Racing, acho que o 2, eram legaiszinhos pra matar o tempo, sobretudo o realracing que vc dirigia com o celular como volante.
Lembro de gostar de Clash of Clãs e um de fazendinha e de criar dragõeszinho que até comecei a jogar pelo facebook. Mas tudo sem usar dinheiro, no esperando propaganda passar mesmo! 😂
a Samsung tem a loja deles em todos os celulares que eles vendem, ninguém liga
imagine o consumidor de Iphone, vai lá querer instalar loja da MS? nem a pau
Exacto… A MS não vai oferecer nada que os outros não tenham, e se oferecer vai ser streaming que os smartphones não vão usar devido aos limites de dados, ecrans pequenos e ecrans Touch. A adesão existirá,mas será limitada e com muita flutuação no número de utilizadores. Não lhes auguro grande sucesso, e muito menos para um investimento de 75 biliões.
É isso que não compreendo, Mário, qualquer pessoa de bom senso vê o absurdo disso.
Mesmo a prospecção da MS de achar que o Gamepass terá 200bi de usuários parece fora da realidade se ela avaliar o que já conquistou de usuários até aqui, mesmo agora estando no PC, no Cloud, nas TVs Samsung… E depois de já ter adquirido Zenimax, e diversos outros estúdios com alguma consagração no mercado de games. Tudo bem, conteúdo é importante, mas ela vai adquirir tudo? Vai conseguir? E se nunca chegar onde quer? Vai continuar a comer tudo como um buraco negro?
Se pretenderem estourar dinheiro sim. Porque podem comprar as empresas e os IPs, mas isso é uma mão cheia de nada, pois se o talento sair… Ficam sem nada!
já tinha escrito aqui… uma das choradeiras da MS é “a empresa que não faz jogos e fatura muito com jogos” que era a Apple
os caras realmente não se aguentam sem usar a narrativa de bonzinho e salvador…. “vamos obrigar a apple a fazer jogos e lucrar menos, somos o robin hood”
E vão fazer o mesmo com a Valve também (que é um jogo por década)? E com o Google?
Microsoft só é ressentida porque gostaria de ter o Windows com uma loja fechada também, ser aberto só foi útil até o SO dela dominar o mercado, mas à época era a melhor estratégia, importante é se espalhar como vírus, atrair a produção de aplicativos pra plataforma e até permitir certo grau de pirataria, pois criamos fidelização e clientes acostumados e quase dependentes dos nossos SOs no PC.
Só que com o advento dos smartphones, outras empresas viram a possibilidade de usar a desculpa da segurança do SO, por ser um dispositivo ainda mais personalíssimo que o PC, e a esperteza (oportunidade capitalista) de expansão alegando necessidade de mais controle do que se vendia pela segurança; o que também nem as culpo tanto, pois se criaram obrigações legais aos fabricantes de SO, termos de responsabilização legais solidárias em caso de falta de segurança.
Mas a MS não conseguiu ter visão lá atrás, ou se teve, não servia muito a seu propósito à época.
Também não teve a capacidade de vislumbrar os smartphones como o futuro da computação pessoal ou mesmo de acompanhar, com seu Windows Phone, aquilo que já estava a se implantar a braçadas largas em todo o mundo.
E diga-se de passagem, o SO do Windows Phone era muito bom (rápido, simples e intuitivo) e tinham bons aparelhos (eu tive um 713, e minha esposa um 910 – que ela ainda cita como o preferido dela, mesmo já tendo passado pelos Samsungs e Iphones), só que tinha uma péssima Store, desorganizadíssima, e quase sem suporte de apps terceiros, o que faziam muita falta.
O último rumor é que antes vem o PS5 Pro em 2024. O que acho totalmente plausível uma vez que uma nova geração completa não deve ser viável até perto de 2030.