Rumor: Mark Cerny está de novo à frente do desenvolvimento da Playstation 6

Segundo alguns rumores, o sucesso da PS4 e da PS5 levaram a que Mark Cerny voltasse a liderar a equipa.

Segundo alguns rumores, Mark Cerny está de volta como responsável pelo desenvolvimento da Playstation 6.

Segundo o rumor, a Sony está já a trabalhar na Playstation6, o que nesta fase, pelo histórico de desenvolvimento anterior faz todo o sentido, e chamou novamente Mark Cerny para liderar todo o processo de desenvolvimento.

Mark Cerny foi responsável pela PS4, um tremendo sucesso da Sony, e pela PS5, que segue idetico caminho, , pelo que este engenheiro estará agora responsável igualmente pela próxima consola da Sony.

Tudo nesta fase é apenas rumor, mas claramente um com pernas para ser verdade, dado o sucesso que Mark Cerny tem tido com os produtos criados por si.





83 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Andy Buh
11 de Março de 2023 10:29

Estava me perguntando: “O que eu espero do Ps6?”
Definidamente eu não sei o que esperar do Ps6, acho que só jogos com uma boa estória.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
11 de Março de 2023 11:04

Em se confirmando, é um bom presságio, pois ele já comprovou sua valorosa contribuição ao desenvolvimento de consoles da Sony.

Espero que ele continue a dialogar com os mais diversos desenvolvedores, tentando vislumbrar o direcionamento necessário para que o hardware acompanhe o software e preencha os anseios dos Devs quanto ao necessário, para que, cada vez mais, possa ser entregue aquilo que os idealizadores desejam que seus jogos sejam.

Agora, que não tente fazer um Knack 3… 😂

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
11 de Março de 2023 11:54

Pô, gostei do Knack….

Juca
Juca
Responder a  Livio
11 de Março de 2023 13:18

Gostos são, gosto! Então que ele insista no Knack por você, por mim preferiria que ele tentasse outra coisa se quiser fazer games! 😂

Andy Buh
Responder a  Juca
11 de Março de 2023 12:36

Um novo (Resistance) seria de bom agrado

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
11 de Março de 2023 13:53

O melhor shooter da Sony pra mim! 😃

Júlio Esteves
Júlio Esteves
11 de Março de 2023 12:06

Espero que tenha ferramentas de machine learning e algo tipo o DLSS da Nvidia.

Netto
Netto
Responder a  Júlio Esteves
11 de Março de 2023 12:13

Segundo a patente tem

Juca
Juca
Responder a  Netto
11 de Março de 2023 13:19

Que patente?

Netto
Netto
Responder a  Juca
11 de Março de 2023 16:09

Esse rumor aí é baseado numa patente assinada pelo Cerny

Foi até comentada pelo Alex da DF sobre esses recursos de hardware que não existem na atual linha da AMD, mas sim na Nvidia

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Júlio Esteves
11 de Março de 2023 16:23

Caso tenha curiosidade sobre Machine (e Deep) Learning em jogos, dê uma olhada nisso:

https://twitter.com/CarlosEduardoCD/status/1300853353153519619?s=20
https://twitter.com/CarlosEduardoCD/status/1377246441832349696?s=20

É só um ponto de vista, mas a meu ver, os algoritmos de Deep Learning estarão sendo usados para cada vez mais aplicações nos jogos. Logo, hardware dedicado para estas tarefas (como os atuais Tensor Cores) passará a ser essencial.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Carlos Eduardo
11 de Março de 2023 16:58

Obrigado Carlos.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
11 de Março de 2023 17:20

A musculatura do Miles deformando é legal (não sabia que era resultado de ML), mas essa da roupa do Unreal deformando, que você linkou, é um espetáculo!

Carlos, entrando num território da especulação, você acredita que existe alguma possibilidade real de a Sony criar um espécie de “processador paralelo pra ML”, “independente” da APU da AMD, e que esse pudesse trabalhar com essa APU de forma adequada e viável, ou seria algo mirabolante de se fazer e pouco viável? Pra onde as coisas parecem ir, é pouco provável que ML saia do processamento das GPUs ou é algo que necessariamente deve ser pensado para integrar a arquitetura da GPU?

Mário, sei que não gostas de “bidentes”, mas se achar que pode especular um pouco sobre esse assunto, também gostaria de saber como você imagina que serão implantadas as tecnologias de ML nos próximos consoles, se algo mais Nvidia (integradas a GPU, mas compartes dedicadas separadas), Se mais ao estilo da AMD (GPUs com núcleos “misto”, e não especializados totalmente nisso), ou como uma parte nova “independente” da GPU, especializada, que se integre ao processamento geral da máquina? Ou outra possibilidade que não tenha contemplado aqui?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Março de 2023 19:29

Então, deixa ver se eu entendi direito, você acredita que o caminho mais provável é que a Sony não faria essa parte sozinha (um chip de ML e IA à parte da APU) e que a parte de ML e IA seria realmente específica e à parte, tipo, um chip com núcleos totalmente especializados, que já estaria integrado no projeto arquitetônico da APU , e necessitaria da participação direta da AMD (presumindo que a Sony continue com ela) nessa parte do projeto do console?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andrio
Andrio
11 de Março de 2023 12:11

Eu só espero que num ps6 da vida o S.O venha bem completinho já no lançamento.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
11 de Março de 2023 12:30

Estou curioso para ver o poder de uma ps6! No mínimo um poder bruto de uma 4090. Se está geração não tiver mid gen acredito que eles lancem o Ps6 em finais de 2026 mais tardar finais de 2027.

Last edited 1 ano atrás by Daniel Cardoso
Andy Buh
Responder a  Daniel Cardoso
11 de Março de 2023 12:38

Cedo, não?!

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Daniel Cardoso
11 de Março de 2023 13:36

Não acredito muito num poder bruto de 4090, embora fosse algo desejável, a menos que a litografia avance bastante e o consumo energético dos hardwares caia muito (TDP melhore incrivelmente – desempenho por watt gasto melhore muito).

Mas é esperar pra ver, 2026/2027 acho pouco tempo pra um avanço tão grande em termos da relação custo/desempenho… Talvez seja só meu lado pessimista falando.

As litografias já estão indo pra 1nm!
Logo, isso não quer dizer que eu não acredite na possibilidade de uma performance similar a de uma 4090 nos próximos consoles, pois tem muita tecnologia e técnica de renderização que tem melhorado economizando poder de processamento(falo de 4k@60 com settings em ultra). Mas em Tflops brutos, acho difícil pra algo onde o consumo energético deva ficar em uns 300W – 350W no máximo! A 4090 sozinha, sem o resto do PC consome entre 450 a 600W pra entregar o poder bruto dela.

Acredito que os consoles devem continuar a mirar nas mid-gens vindouras à época como sempre, que devem ter TDP de até 250w, em termos de gpu, tentando manter o sweet spot em até 600 USD.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andy Buh
Responder a  Juca
11 de Março de 2023 14:04

Eu chuto que vai ser em torno de -700+$.
Os preços altos em hardware estão se tornando um novo padrão de preço.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
11 de Março de 2023 14:13

Só se quiser se tornar mais nicho do que já é. E estou pondo 600 devido a inflação acumulada no mundo, mas ainda acho que 400 USD ainda seria o ponto ótimo para um PS5 e Series X. Mas esse pessoal gosta de subir o sarrafo!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Março de 2023 19:17

Sim, tem a questão da legislação, além de custo e avançar da tecnologia!

José Galvão
José Galvão
11 de Março de 2023 13:59

Acredito que seja a última PS como a conhecemos, depois cima se quisermos a consola teadicional somente a Nintendo que demora a apanhar o comboio tecnológico em quase duas gerações, para o bem e para o mal.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  José Galvão
11 de Março de 2023 14:07

O cansole tem um atrativo no preço/qualidade em relação com o PC (no caso dos jogos), acho que este espaço não esta por ser abocanhado definitivamente pelo stream. Lendo o teu comentário
fiquei pensando … será que teremos mais uma geração de Xbox? Se tivermos será que a MS vai apostar num hardware de ponta?

Last edited 1 ano atrás by Júlio Esteves
Andy Buh
Responder a  Júlio Esteves
11 de Março de 2023 14:23

Eu que não tenho preferencia em qual plataforma eu deveria mais gostar, então não devo da minha opinião a tua pergunta. Por toda via, vamos ouvir a opinião de um Fã de Xbox o que ele acha desse assunto:

User: Rui
comment image

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
11 de Março de 2023 14:41

Acho que já disse ao Rui que tenho certeza (opinião) que a Sony aceitaria um Gamepass da MS customizado na PS só com os jogos dela, pois já aceita EA e Ubisoft.

O problema todo com a Sony é a MS querer retirar dela jogos que a dão popularidade e lucro. Ou querer por um serviço lá que concorre com suas vendas diretamente, ou mesmo com o serviço dela por ter muitos dos mesmos títulos.

Agora, a MS não deve esperar reciprocidade da Sony nisso, pois a Sony tem uma base de consumidores maior e não é tola pra favorecer a MS como se não fosse importante pra ela ter uma base de vendas própria. O mundo não é um mar de rosas de amiguinhos felizes em receber um dedo no olho e estar a agradecer!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andy Buh
Responder a  Juca
11 de Março de 2023 15:08

Foi justamente a este comentário que tu respondeu a ele, a uns meses.

Deto
Deto
Responder a  Juca
11 de Março de 2023 15:31

Concordo.

Mas a MS nao faz isso pq eles querem ganhar em tudo

Querem continuar vendendo consoles e reclamar que a Sony nao aceita GP no Playstation

Deto
Deto
Responder a  Andy Buh
11 de Março de 2023 15:26

Esse ai e um dos fetiches, esse sonho que a MS vai revolucionar alguma coisa em algum lugar…

Lembro quando era o mesmo papo com Windows Phone e suas APPs “universais”

Ta na hora da MS enxergar que o caminho deles é ser a proxima IBM

MS se comporta como se a grana que eles faturam com monopólio fosse mérito, que eles sao os caras mais inteligentes do mundo e nao conseguem entender pq nao conseguem fazer nada melhor que a Sony

Last edited 1 ano atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Júlio Esteves
11 de Março de 2023 14:25

[Opinião] Acho que o plano da MS era, com o sucesso do Gamepass, transformar o console em um PC padrão customizado por ela (um PC de grife Xbox voltado mais aos gamers e fãs), e aberto aos demais softwares e serviços dela, inclusive correndo os jogos de PC, os da Sony inclusos, e onde a Steam já não teria tanto apelo.

Todos os jogos de PC teriam uma pré-configuração ótima pra rodar nesse PC Xbox, mais ou menos como já faz o otimizador da Nvidia. E tendo um modo de Interface Gamer alternativo como já faz o Steam OS. Mas penso que agora, com o rumo que as coisas estão tomando e o Gamepass meio que engatinhando e dependente de engolir outras coisas, pra ver se vira um padrão comprovado como sustentável ou de sucesso na indústria, ou ela continua com um console fechado, ou compra a Steam pra poder abrir o console pra um mercado PC maior e tentar dar um checkmate nos consoles concorrentes, o que sempre me pareceu o real desejo dela desde que entrou nessa indústria.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Juca
11 de Março de 2023 15:46

Acho que a Ms está marcando bobeira em nao implementar uma versao do windows para ser usado no xbox. Seria um diferencial e tanto.

Juca
Juca
Responder a  Felipe Horvath
11 de Março de 2023 17:02

Ela ainda parece ter certo receio de perder o controle do sistema fechado da loja nos consoles, como no Windows, os usuários dela poderiam comprar em outras lojas, ou mesmo assinar outros serviços usando o console que ela subsidiou para ter lucro com o comércio de jogos lá dentro.

Last edited 1 ano atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Março de 2023 19:37

Porque é que o mercado precisa da Xbox?

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Março de 2023 21:34

Então faço a pergunta de outra forma, o que é pior, uma Microsoft com monopólio, ou uma Sony com monopólio?

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
11 de Março de 2023 14:16

Porque você acha isso? Elabore um pouco mais as motivações para você achar isso?

José Galvão
José Galvão
Responder a  Juca
11 de Março de 2023 19:35

Acho que a PS6 será a ultima geração de consolas pelo menos da parte da Sony, porque tendo em conta que esta geração vai pelo menos até 2027, a da PS6 é capaz de ir até 2034, altura em que o mundo já está mais do que preparado para transitar para o digital, para grande tristeza minha, isto porque o sonho molhado de qualquer empresa é eliminar os intermediários e lucrar o mais que pode, ao mesmo tempo que tem total controlo sobre o produto que vende.

Uma coisa acredito piamente, a Series X é a última consola da Microsoft com um leitor de discos.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  José Galvão
11 de Março de 2023 16:13

Duvido muito que o Ps6 seja o último console.

1 – Mídia física dos principais jogos ainda vendem muito! No mercado europeu ficou 50/50 nas vendas MF/Digital;

Fonte:
https://twitter.com/br_spidey/status/1633079498806534144?t=QdzhDhU0TVkmA8YNMhWM7A&s=19

2 – Ter uma plataforma com hardware local tem muitas vantagens, fora que hardware físico sempre vai estar na frente do que “jogar la pelo servidor”. O Streaming evolui, mas o Hardware físico não para no tempo;

Entre outras coisas, mas isso por si só já mostra que o mercado não tá muito feliz em ficar jogando tudo via streaming e boa parcela dos clientes faz questao do físico.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
11 de Março de 2023 17:07

Fora que pras próprias empresas o processamento do lado do usuário compensa muito mais a longo prazo.

A única vantagem real que vejo do processamento do lado do servidor, para as empresas de software, é controle por parte delas.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andy Buh
Responder a  Sparrow81
11 de Março de 2023 23:44

E quem gosta de passar mais de 3h na fila para jogar uma porcaria de um jogo single player?
Ainda vem a parte boa… tem o pacote que você pode comprar, pacote esse que é limitado e só aqueles que está em fila compra primeiro, e mesmo assim vai enfrentar fila para jogar, só que em tempo reduzido.
Streaming não é para mim e ta longe de se torna uma realidade alternativa em meu círculo.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
12 de Março de 2023 4:39

é simples… o modelo de streaming não é sustentável se vc não cobrar do cliente o custo do servidor

se vc cobrar o custo do servidor, vai ser melhor negocio comprar o console para o cliente.

é so a MS inventando groselha para encher o saco e avacalhar com a concorrência já que eles não tem esperanças mesmo de competir no modelo atual.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
11 de Março de 2023 15:32

OFF – Mais uma vez o PS5 está comendo o monstro dos 12 teraflops com farinha. Assisti a analise do elanalistadebits e , alem do ps5 estar rodando a uma resolução maior ( 1872p x 1836p ) , ainda tem uma vantagem de 5 a 10 fps em todos os modos.

Last edited 1 ano atrás by Felipe Horvath
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Felipe Horvath
11 de Março de 2023 17:07

Vamos aguardar outras análises… Mas se ja tem vantagem no El Analista de Bits, creio que a vantagem é ainda maior quando outros fizerem análise. O El Analista de Bits não é base pra nada ultimamente.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Sparrow81
11 de Março de 2023 23:55

Pq , qual a polemica com o elanalistadebits ? Nao fiquei sabendo.

Deto
Deto
Responder a  Felipe Horvath
12 de Março de 2023 2:40

ele logo que ficou “famoso” ganhou uma viagem paga pela MS, e desde então sempre que ele erra é para o “mesmo lado”

problema que ao contrário do alex bugaga, eu não tenho salvo nada disso ai… se quiser vai ter que procurar no google.

Juca
Juca
Responder a  Felipe Horvath
11 de Março de 2023 17:08

Qual jogo, Felipe?

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Felipe Horvath
11 de Março de 2023 20:02

E a versão do Xbox One? Ficou sem mesmo?
Se a versão do PS4 normal já está custando a rodar 900p a 40 FPS, imagina no xbox one …

Last edited 1 ano atrás by Tiohildo
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Março de 2023 21:26

Resident Evil 4 Remake

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Março de 2023 23:03

Resident Evil 4

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Tiohildo
11 de Março de 2023 23:04

A Capcom não lançou pra xbox one.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Março de 2023 11:16

Esse é o tal “All-in”, uma pena é que tudo indica que não vai terminar bem, pois, ou deixarão basicamente a Sony sozinha a realmente monopolizar a indústria, ou vão a destruir por completo levando-a a novo crash se continuarem por esse caminho pra ver a MS liderar de modo inconteste por acabar como o modelo de vendas que sempre foi sustentável até pra ela mesma. Não vejo como ter um bom resultado dessa insistência no gamepass como está e tentando fortalecer o seu catálogo com mais IPs próprias.

Andy Buh
Responder a  Tiohildo
12 de Março de 2023 0:04

Adivinhem de quem é a culpa?

comment image comment image

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
12 de Março de 2023 4:24

Que diabos a Capcom tem com a Sony e o que tem a ver os clientes da Sony que serão penalizados com a retirada de CoD do console com japoneses? É de uma alienação tão grande que nem sabe porque odeia a Sony direito. 😂

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Março de 2023 10:58

Apesar de discordar de praticamente tudo que a Microsoft está fazendo com o Xbox, na questão do Resident Evil 4 achei ótimo não sair pro One e uma pena lançarem no ps4, já passou da hora de deixarem a antiga geração descansar em paz

Juca
Juca
Responder a  Fernando Molina
12 de Março de 2023 11:23

Até concordaria pela questão de desenvolvimento e evolução dos games, Fernando, mas o sentido aqui é que ainda termos uma versão de PS4 revela basicamente que a indústria tem interesse em fazer coisas pra onde vende e tem potencial de venda.
Essa questão de lançar jogo em plataformas antigas me incomoda mais quando vem das first party, porque eles é que propagam ares de nova geração, logo é de se esperar que lancem coisas que a precisem justificar.

João Magalhães
João Magalhães
11 de Março de 2023 16:30

Dessa vez é bem provável que vão dar bastante ênfase em um HW poderoso e customizado para Raytracing sem penalizar CPU/GPU.

Não adianta,o Raytracing é o futuro da iluminação!E ele só tende a evoluir…..Hoje ele é muito pesado porque ainda está nos seus primeiros passos….mas vai ser comum no futuro.

Espero SSDs muito mais rápidos também e ótimas técnicas de upscaling mas com ótima qualidade…..espero que a ênfase na retrocompatibilidade continue e melhores muitos jogos do passado da geração PS1 e PS2.

Last edited 1 ano atrás by João Magalhães
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Março de 2023 20:58

O RT fica muito complicado quando se pensa em fluidez, a menos que se apele ao “frame creator” ao estilo do DLSS 3, mas pros consoles atuais me parece complicado, esperemos uma solução que talvez venha no FSR 3.0 e seja possível pra esses consoles, mas é difícil saber de onde viria processamento extra pra isso se os jogos em RT estão nos 1440@30 já!

Last edited 1 ano atrás by Juca
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
11 de Março de 2023 17:19

Off: Vocês viram que se a aquisição da Activision passar a Microsoft vai fazer uma loja mobile com os jogos dela? Parece que ela quer mesmo se fortalecer no setor mobile e isso é uma prioridade! Vocês acham que isso vai pra frente?

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
11 de Março de 2023 17:50

Não sei, Paulo, é preciso ver como vai ficar essa questão de forçar a abertura de sistemas fechados pelo mundo. Hoje, até onde sei, pra rodar coisas que não sejam vendidas na PlayStore do Android, o telefone precisa está em modo desenvolvedor, o que diminui a segurança e nem todos estão dispostos a fazer, ou na AppStore do IOS o telefone precisa estar com Jailbreak, o que pra mim mata tudo de melhor que um Iphone tem, segurança.

Que a MS deve fazer isso, não duvido, e pode até ser bom, porém se a loja dela vender só coisas exclusivas que também não se encontre noutras lojas, não há nenhum benefício real para os consumidores. Só uma troca de pra onde vai a comissão de quem vende.

O que a MS quer, todos sabemos, agora, precisa combinar isso é com os donos das plataformas, e duvido muito que queiram outras lojas além das suas próprias. E é como eu já disse, trocar só o nome do vendedor sem ter concorrência sobre o valor de um mesmo produto, não há nenhum benefício pro consumidor.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andy Buh
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Março de 2023 0:12

Pode dar certo, se tiver 30 ADs por minuto e esperar 30 segundos para cada ADs.
É disso que jogadores de Mobile gosta, “jogar” ADs.
Não faz nem sentido, mas desde quando alguma coisa no Mobile faz sentido?!

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Andy Buh
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Março de 2023 10:10

Jogos com Grandes nomes de grandes franquias foi um flop total no Mobile como: Cod warzone, Apex, Fortnite, Battlefield (coitado, esse aqui não deu tempo de pedir desculpas por existir) e prevejo outro Flop (assassin’s creed) e afins.
Mas o jogo da mulher vibrando em uma máquina de lavar roupas, sucesso 👍

Onde existe uma plataforma onde a NeTease Games domina, essa plataforma nunca vai para frente.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
12 de Março de 2023 12:36

Esse da mulher vibrando, não conheço! LOL

Há muito tempo, joguei o finado Forza Street e o da Real Racing, acho que o 2, eram legaiszinhos pra matar o tempo, sobretudo o realracing que vc dirigia com o celular como volante.

Lembro de gostar de Clash of Clãs e um de fazendinha e de criar dragõeszinho que até comecei a jogar pelo facebook. Mas tudo sem usar dinheiro, no esperando propaganda passar mesmo! 😂

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Março de 2023 2:47

a Samsung tem a loja deles em todos os celulares que eles vendem, ninguém liga

imagine o consumidor de Iphone, vai lá querer instalar loja da MS? nem a pau

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Março de 2023 12:43

É isso que não compreendo, Mário, qualquer pessoa de bom senso vê o absurdo disso.

Mesmo a prospecção da MS de achar que o Gamepass terá 200bi de usuários parece fora da realidade se ela avaliar o que já conquistou de usuários até aqui, mesmo agora estando no PC, no Cloud, nas TVs Samsung… E depois de já ter adquirido Zenimax, e diversos outros estúdios com alguma consagração no mercado de games. Tudo bem, conteúdo é importante, mas ela vai adquirir tudo? Vai conseguir? E se nunca chegar onde quer? Vai continuar a comer tudo como um buraco negro?

Deto
Deto
Responder a  PAULO KAUFMANN
12 de Março de 2023 2:42

já tinha escrito aqui… uma das choradeiras da MS é “a empresa que não faz jogos e fatura muito com jogos” que era a Apple

os caras realmente não se aguentam sem usar a narrativa de bonzinho e salvador…. “vamos obrigar a apple a fazer jogos e lucrar menos, somos o robin hood”

Juca
Juca
Responder a  Deto
12 de Março de 2023 12:51

E vão fazer o mesmo com a Valve também (que é um jogo por década)? E com o Google?

Microsoft só é ressentida porque gostaria de ter o Windows com uma loja fechada também, ser aberto só foi útil até o SO dela dominar o mercado, mas à época era a melhor estratégia, importante é se espalhar como vírus, atrair a produção de aplicativos pra plataforma e até permitir certo grau de pirataria, pois criamos fidelização e clientes acostumados e quase dependentes dos nossos SOs no PC.

Só que com o advento dos smartphones, outras empresas viram a possibilidade de usar a desculpa da segurança do SO, por ser um dispositivo ainda mais personalíssimo que o PC, e a esperteza (oportunidade capitalista) de expansão alegando necessidade de mais controle do que se vendia pela segurança; o que também nem as culpo tanto, pois se criaram obrigações legais aos fabricantes de SO, termos de responsabilização legais solidárias em caso de falta de segurança.

Mas a MS não conseguiu ter visão lá atrás, ou se teve, não servia muito a seu propósito à época.

Também não teve a capacidade de vislumbrar os smartphones como o futuro da computação pessoal ou mesmo de acompanhar, com seu Windows Phone, aquilo que já estava a se implantar a braçadas largas em todo o mundo.

E diga-se de passagem, o SO do Windows Phone era muito bom (rápido, simples e intuitivo) e tinham bons aparelhos (eu tive um 713, e minha esposa um 910 – que ela ainda cita como o preferido dela, mesmo já tendo passado pelos Samsungs e Iphones), só que tinha uma péssima Store, desorganizadíssima, e quase sem suporte de apps terceiros, o que faziam muita falta.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
14 de Março de 2023 14:53

O último rumor é que antes vem o PS5 Pro em 2024. O que acho totalmente plausível uma vez que uma nova geração completa não deve ser viável até perto de 2030.

error: Conteúdo protegido