A Intel resolveu apostar em GPUs para poder concorrer com a AMD. E nesse sentido criou uma divisão para a criação de GPUs. Mas eles estão com problemas!
A Intel apostou em ser concorrente da AMD e Nvidia no campo dos GPUs. Nesse sentido, não só criou uma divisão para o seu desenvolvimento, como foi buscar Raja Koduri à AMD.
Este senhor era quem chefiava a equipa de desenvolvimento de GPUs da AMD, e ficou assim responsável pela criação dos GPUs da Intel.
Mas agora que os mesmos estão perto do lançamento sabe-se que o progresso dos mesmos não vai assim tão bem, e que a a eficiência dos GPUs está bastante abaixo do oferecido pela concorrência.
Os primeiros GPUs discretos da Intel estão prometidos para 2020 e denominados de Xe. Desenvolvidos pela divisão da Intel dedicada a GPUs, a Intel Visual Technologies, e chefiado pelo antigo responsável pelos GPUs AMD, Raja Koduri, estes prometiam uma guerra acessa à AMD e Nvidia.
Mas nem tudo está a correr bem, e os rumores são que os GPUs Xe não serão nenhuma revolução como se poderia esperar.
O rumor parte do Chiphell, e de um utilizador de nome “wjm47196“, que deu alguns detalhes chave sobre os GPUs Xe da Intel. Segundo ele o progresso não está a ir assim tão bem. É uma primeira geraçãod e GPus e usará uma litografia de 7 nm.
Basicamente eis o que é dito:
- O progress nos GPUs XE não está a correr bem
- O GPU Ponte Vecchio HPC, o processador de topo e dedicado acomputação de alta performance poderá não ser lançado nos próximos 2 anosMay Not Launch Within the Next 2 Years (2022)
- A eficiencia dos GPUs XU é extremamente baixa quando comparada com os competidores
- Não existirá no lançamento suporte para GPUs de terceiros, mas apenas modelos de referencia vendidos pela Intel.
- As drivers precisam de muito tempo para melhorar
É apenas um rumor. Mas a ter algum fundamento, representa um rude golpe nas aspirações da Intel. A primeira imagem deixada no mercado é essencial, e uma primeira geração que não concorra com a AMD e a Nvidia criará uma imagem de produto de segundo plano a estes GPUs Intel que demorará a ser ultrapassada.