A ser verdade, este seria, de longe, o jogo mais caro de sempre, e a qualidade do esperado, terá de ser como nunca antes visto.
A Rockstar foi hackeada, e diverso conteúdo relativo a versões antigas de GTA VI foi roubado. Uma situação censurável e à qual não quisemos dar relevo.
No entanto, uma noticia mais recente mostra uma troca de mensagens do Hacker com alguém em que este refere que GTA VI está em desenvolvimento desde 2014, acrescentando que a Rockstar já terá ali gasto 2 bilióes de dólares.
A haver qualquer fundo de verdade nesta situação, GTA VI será, por uma grande, grande margem, o jogo mais caro de sempre, batendo mesmo o custo das maiores produções no cinema. Um tipo de custo que, a ter existido, só poderia mesmo vir da Rockstar uma vez que GTA V é um dos jogos melhor sucedidos de sempre, e dos poucos jogos capaz de gerar receitas capazes de cobrir este tipo de despesa.
Esperemos porém que o custo elevado não tenha levado a Rockstar a fazer alterações ao jogo, tornando-o num jogo apenas online, e com micro transações, mas mantendo a qualidade e duração da componente single player offline, que sempre foi a única que joguei.
Pelo que vazou e sabendo que é uma build super antiga, tenho ctza que esse game será muito incrível visualmente. Só espero que evoluam tb na narrativa é em outros aspectos, como mecânicas.
Off: Como referi os computadores da empresa onde trabalho foram todos colocados sobre ransomware.
Tendo perdido o acesso ao meu computador, mas não querendo perder o meu trabalho, removi o disco, liguei-o a uma caixa externa, e inseri-o noutro PC, tendo recuperado imensa coisa.
A informática ficou fula, acusaram-me de ter aberto uma máquina sem autorização, e de ter colocado em risco o conteúdo do disco.
A mesma informática que tinha como solução perder tudo e formatar os discos.
Hoje chego ao trabalho… E a informática reconhece que o que eu fiz abriu uma porta de esperança à recuperação de muito conteúdo, e inclusive à recuperação total dos conteúdos encriptados.
E sinceramente… Mandei-os fuder a todos e que vão aprender alguma coisa antes de virem falar comigo nos termos que fizeram na terça passada.
Um dos maiores problemas da humanidade se chama “raciocínio lógico”. Você fez o que qualquer pessoa com um cérebro funcional e um pouco de atitude fariam, mas a maioria prefere sempre a zona de conforto e não raciocina sozinho. Complicado.
🤣
Ser pró-ativo e competente às vezes atrai problemas mesmo!
Agora, se querem aulas que paguem e muito bem! 🤣
Agora, como conseguistes recuperar os dados, descobristes o ransom exatamente, e é uma versão antiga, pois versões recentes são sempre complicadas para conseguir chaves ou soluções de desencriptação. Ou é porque não deu tempo do Ransom encriptar tudo?!?!
E os backup da empresa também foram todos afetados?!?!
O ramsom foi impedido antes de afetar tudo. E isso teve consequências.
Algumas máquinas ficaram apenas com algumas pastas encriptadas, outras com tudo encriptado, e outras… Deixaram de arrancar. Como foi o caso da minha.
O que isso implicou foi que não era possível perceber-se nessas máquinas o que era recuperável. E a informática queria formatar esses PCs.
Mas eu mostrei que era possível aceder-lhes e recuperar algumas coisas. Em certas máquinas era possível recuperar muito, mas muito mesmo.
Daí que tirei o disco e liguei-o ao meu portátil, que estava desligado da rede e bloqueado para não executar ficheiros dos média externos.
Apesar dessas medidas e do portátil ser meu e não da empresa, acusaram-me de ter sido precipitado, de ter aberto uma máquina sem autorização, e de poder disseminar o problema ainda mais.
Hoje perceberam que afinal não só tomei todas as medidas corretas como tinha mostrado que afinal o conteúdo daquelas máquinas não estava perdido.
Sim, os backups foram afetados. Eu já tinha criticado o sistema deles, mas como não mando nesse departamento… Caiu em saco roto.
Bem, outra sugestão, mas acredito que não seja viável para a empresa na qual trabalhas, é guardar os arquivos, é tentar identificar exatamente a versão e o ransom e esperar aparecer alguma solução pelas empresas de segurança, algo que costuma funcionar mais para casos de arquivos pessoais, mas sei que isso pra empresas é mais complicado pois “tempo é dinheiro” e esse corre contra a produtividade… voltando um pouco ao que você falou sobre o pessoal da TI, que pessoal despreparado, e pra que backup sem a mínima segurança contra ransom, nem um antigo backup se salva? Nei que sempre surge um novo ransom todo dia, mas se tens uma equipe de TI e não se preparam pra situações como essa, é muita incompetência, pois já deveriam ter treinamento de como agir ao mínimo sinal de infecção, ransom não é um problema novo.
Isso é o que foi feito. Os gajos começaram a apagar os ficheiros duplicados com a extensão wp8key, dizendo que eram ficheiros duplicados. Eu fiquei parvo… aquilo são ficheiros de controlo para recuperar o ficheiro original encriptado. Com eles apagados, os ficheiros são irrecuperáveis. Recentemente, apõs já terem lixado muito pc, decidiram então parar com isso e recolher os discos e colocar discos novos, a ver se conseguem recuperar depois.
E segundo me dizem, eles estão a ser acompanhados por uma equipa de peritos neste tipo de situações, o que não impede que eu veja lá coisas que são de arrancar os cabelos.
Sabes uma coisa que quando eu vi, me deu calafrios? Antes quando era preciso algo da informática, eles levantavam o cu das cadeiras e iam aos pcs instalar ou resolver.
Mas agora é tudo por acesso remoto, e eles podem instalar e remover coisas das nossas máquinas sem sequer nos pedir autorização.
Eu quando vi isto comentei: Eles terão noção do risco de segurança que isto é? Se um daqueles computadores é comprometido, eles tem automaticamente controlo sobre qualquer computador na rede.
ENFIM…
Mas eu não os culpo com o eque se tem passado nos últimos dias… eu acho que eles estão desnorteados com o que se passou, e isso bloqueia-lhes o raciocínio.
Isso faz-me lembrar a cerca de 15/20 anos, havia um gajo na minha zona que tinha uma loja de informática, e cada vez que alguem la levava o pc para compor uma das primeiras coisas que ele fazia era formatar o disco, quando as vezes era so necessário instalar alguns drivers
Eles agora deviam era dar-te metade do salario deles pois no fim e com um pouco de sorte eles e que vao ser agradecidos a tua custa
Eduardo, esses técnicos eu nem criticava tanto, pois o que acontece é que se atende uma variedade tão grande de pessoas e computadores, e na maioria das vezes se tratam de casos de remover vírus e ajeitar sistemas “brickados” e outras besteiras em que é tão complicado, e demorado, analisar os casos um a um que é mais prático, e se ganha tempo, se padronizarmos uma restauração pra todo e qualquer computador. Embora entenda perfeitamente o que você diz.
Eu, como alguém que desde jovem entendia um pouco de informática, e por vezes montava e resolvia problemas de computadores pra família e amigos, por prática pessoal, sei que analisar pra descobrir o que se precisa fazer pode tomar bem mais tempo do que adotar uma formatação e atropelar muitas etapas irritantes ao lhe dar com anseios das pessoas (a maioria das pessoas só que ver a coisa “como nova” e está disposta até a sacrificar o que tem no computador).
Agora, pessoas que são responsáveis por um setor de TI, e estão lá pra isso, têm a obrigação de trabalhar com eficiência e ao mesmo tempo “preservando” as informações da melhor maneira possível, e formatar é das últimas coisas que se deve fazer pra evitar justamente perder-se a informação.
Eu compreendo-te e estou completamente de acordo contigo
Que nao e a mesma coisa de se ocupar de um pc ou de varios mas as vezes o simples facto de ir ver o significado de um erro ja ajuda muito coisa que ele nem se dava ao trabalho de fazer
Agora no caso do Mario penso que nem e preciso ser tecnico para pensar em tirar o disco para recuperar os dados, esses gajos deviam era mas e pensar em mudar de profissão pois talvez se tivessem feito bem o trabalho deles os pc’s nem teriam sido afetados
Eles acreditavam que o retirar dos discos iria infectar os computadores a que eles fosse ligados.
Mas aquilo não é um vírus, e mesmo que fosse ele é inoquo desde que não se executem os ficheiros infectados.
O problema e esse mesmo, esses gajos nem sabem com o que estao a lidar e no fim vos e que ieis “pagar” em ter de fazer tudo de novo e depois mesmo que tivessem medo, bastava utilisar um pc que serviria so para esse fim e sem nada importante dentro, sem conexão a nada
Eu a unica questao que me coloco é, como e que esses gajos conseguiram tirar o diploma e ocupar um cargo desses, pois pela ideia que da e que mal conhecem as bases do próprio trabalho
É Malta nova… Entre os 20 e os 30… Sabem a teoria, e acham-se o máximo, mas quando chega o momento da verdade, as coisas lhes aparecem pela primeira vez, e falham, tremem como varas verdes e nem sabem o que dizem só dizendo disparates.
Eu já passei por isso…
Apesar de tudo, tenho de os elogiar, pois repuseram tudo o que havia como possível de se repor, em mais de 300 máquinas, em apenas 3 dias.
Sei que é difícil, mas imagina se dá errado um jogo desses, o prejuízo que não é? Quebra até um empresa!
Eu não consigo gostar de GTA, mas surpreendentemente adoro RDR, difícil até de entender, mas acredito que seja um problema de Lore pra mim.
Acho que o hacker estava querendo se exibir “hackeie um jogo de 2 bilhões”
pq com essa grana da para fazer 10 GTAs.
claro, talvez nessa conta tenha sei lá… algum custo de pesquisa do zero, vai que estão desenvolvendo uma IA que faz várias partes do jogo automatizada?
Sei lá, fizeram um banco de animações de pessoas reais, com sei lá… 2 mil pessoas (pagaram captura de movimento de 2 mil pessoas diferentes); para alimentar uma IA que vai ficar para sempre fazendo animações de pessoas?
Só consigo pensar em alguma coisa mirabolante que custa muito caro mas é investimento e vai se pagar no futuro.
Talvez uma IA alimentada por rede social? tipo, botaram ler todos os comentários de filmes e geraram uma IA que faz comentários de qualquer filme?
Interessantes essas hipóteses que você levanta, e no caso seria um investimento perfeitamente justificável.