Segundo Jezz Corden, a Apple anda a “rapinar” engenheiros da Microsoft, no sentido de criar a sua consola.
A compra da Activision pode ter efeitos secundários pouco desejáveis para a Microsoft. Um investimento tão algo como o que será feito chamou a atenção da sua maior concorrente, a Apple, que parece já se estar a mover no sentido de criar uma consola.
A realidade é que um investimento de 70 biliões só se faz por dois motivos:
- Por desejo de esmagar a concorrência.
- Por crença de que realmente é possível tornar a coisa lucrativa.
Ora neste caso eu desconheço os motivos da compra, mas seja como for, a realidade é que seja qual for o motivo, a segunda hipótese parece ter despertado um tubarão adormecido, a Apple.
Se há qualquer hipótese de 70 biliões serem recuperados e tornados em lucro, então a Apple quer uma quota desse mercado, ou pelo menos essa é a ideia que nos transmite Jezz Corden, que refere mesmo ter conhecimento que a empresa já teria rapinado alguns dos engenheiros da Microsoft para trabalharem numa consola concorrente sua.
Tal é referido neste seu vídeo, pelo que reportamos esta situação como rumor:
Era só o que faltava. Um Iconsole mágico mais revolucionário já feito. Já prevejo ela vender luzes Led Imagic saindo do console por apenas 99,90 dólares a mais e pagar por apenas 49,90 dolares pra mais uma entrada USB no console.
O problema disso é que as concorrentes tendem a copiar esse câncer quando verem que essa estratégia dá lucro
O mal da Apple seria esse. Seria cara, venderia tudo caro, e iria vender bem aos fans da marca. Rapidamente todos copiavam e estávamos desgraçados.
Talvez sim, talvez não, a comunidade gamer apesar de estar dividida em clubismos, já provou que quando unida tem uma força tremenda, se já fizeram a Sony e a Microsoft reverter politicas inteiras, acredito que a Apple levasse pela mesma medida.
Não me admiro nada que cobrassem 99€ por um comando, mas seria interessante ver o backlash disso.
O meu maior receio de uma Apple, Google ou mesmo Amazon entrarem em força no mercado e se tornarem key players é que sejam ainda piores que a Microsoft, é como diz o ditado, “bom de mim fará, quem depois de mim virá”…
Galvão… Os fanáticos Apple pagam o que for preciso. Basta ver que o atual iPhone não só não tem nenhuma tecnologia inovadora, como mantém muito, mas mesmo muito do iPhone original. A evolução do OS tem sido reduzida e o atual iPhone tem muito de semelhante ao original. No que evoluiu, está anos atrás do Android.
Elogio ali apenas os processadores, onde a Apple da cartas
A apple quando vende um smartphone não está apenas a vender um gadget top de linha, está também a vender uma imagem que eleva o pseudo status social, um acessório de moda objecto de desejo.
Ao contrário dos smartphones android topo de gama, os iphones são na sua maioria vendidos através de crédito prolongado. (Informação mediamarkt e worten).
Mário, entendo todo os poréns com a Apple, mas pra mim em três coisas eles estão a frente há muito tempo, segurança do aparelho (não falo de icloud), durabilidade e suporte pós venda. De resto concordo com tudo, é overpriced e muda pouco. Mas acredito que depois que alguém tem um Apple, entende porque têm tantos fãs, mesmo a despeito de todo o glamour de ter um Apple para exibir. Mas é só minha opinião, claro.
Juca isso dava tema para muita conversa, mas a suposta segurança do iPhone não existe. A durabilidade… Bem, eu sempre tive e tenho ipads e não sei se concordo. A Apple tem o hábito de abrandar muito os sistemas antigos, até eles se tornarem inutilizáveis. Assistência… Até hoje só recorri à da Samsung e foi fabulosa.
Este ano comprei o primeiro Iphone da minha vida,
Nunca senti essa necessidade, mas como ando saturado do Android e neste momento nenhuma marca Android me cativa,(muito menos a Samsung que já tive N problemas…o ultimo problema foi no tablet da miuda que comprei…no Natal!),para mim neste momento a escolha logica era Iphone.
Orgulhoso dono de um 13 Pro.
Até agora não acho uma questão de ser melhor ou pior…acho que é uma questão de ser diferente.
A rápidez de processamento essa sim não tem concorrência aquilo realmente é rápido e funciona muito mas muito bem.
As cameras para mim são as melhores ou das melhores do mercado…em cameras melhor só mesmo o novo smart da Sony.
(o modo noite é absolutamente fantástico para um smart).
A qualidade de construção para mim também é muito superior aos topos de gama android.
Se vale a diferença de preço e todos os acessórios carissimos? ainda não consigo responder a isso.
Alexandre… Alguma vez usaste um smartphone Huawey? Ou um Xiaomi topo de gama?
Posso dizer-te que batem essa câmara.
Qualidade de construção? Vê o MI 12 da Xiaomi e depois falamos.
Quanto ao melhor ou pior, concordo contigo… É diferente.
Agora depende do que fazes com o smartphone e podes notar mais ou menos as diferenças.
Boas,
Troquei o Huawei P40 Pro pelo Iphone e fora alguns filtros que de origem não vêm no Iphone, acho a camara deste ultimo no geral melhor e em ambientes de pouca luz bastante superior.
A nivel de Camara para mim melhor que isto só o Sony Xperia Pro-I.
O Xiaomi MI 11 não é nada mau mas não me convenceu.
MI 12 ainda não experimentei (acho que ainda não saiu??)
Reconheço o seu valor preço/qualidade mas ainda não vejo qualidade de construção superior.
Vamos ver até agora estou satisfeito, tive Android desde sempre e ainda estou a fazer o “desmame” .
Não tens porque não gostar. O iPhone é, e sempre foi, um produto excelente.
Basicamente a maior diferença para o Android é a liberdade para certo tipo de acções, mas é tudo uma questão de hábito dado que no iPhone acabas por fazer quase tudo na mesma.
Nada dura para sempre, Mário. A Sony inventou TVs de nicho, e hoje não é mais líder de mercado e não necessariamente seguiram os preços dela.
A Apple compra a Sony e entra no mercado de console e se consolida no mercado de streaming de vídeo.
Rapaz… Convence-te que não só a Sony não está à venda, como sendo uma empresa Japonesa, não se venderia a uma Apple.
Do jeito que vai, é mais fácil comprar o Xbox em 10 anos.
Já que talvez esse dê para vender ao contrário do Windows Phone
🤣
Isso foi piada né? É mais fácil a Sony encerrar a fabricação de consoles e tornar a divisão Playstation uma publisher igual a SEGA fez no começo dos anos 2000 do que a Apple comprar o Xbox.
é mesmo, ninguém quis comprar o xbox em 2013, pq alguém iria querer em 2030?
vai ter o mesmo destino da Nokia.
o mundo do pirulito é isso ai….
lider do mercado
console mais eficiente e barato, PS5 digital
console mais elogiado pelos desenvolvedores
produz os melhores jogos.
mas é mais facil a Sony sair do mercado que a MS, a MS… a lanterna dos console com TF fake.
Brother, tu é retardado? Quem perde dinheiro com videogames é a MS. Vc acha que a líder do mercado de consoles vai largar algo que a sustenta? Burrice tem limite. Cansado de responder commentario sem noção.
O argumento de que o Gamepass não é sustentável e não dá lucro já foi contrariado pelo novo CEO da Microsoft Gaming final do ano passado. Então martelar nesta tecla pra mim não faz sentido.
O desejo de esmagar a concorrência, concordo, se essas compras de conglomerado continuaram, a divisão PS não se segura nos seus exclusivos como uma Nintendo que já tem seu porto seguro. Ou vai me falar que não é nada ameaçador ?
Apple sendo o que é, se ela é menos desejada pela Microsoft neste segmento, é menos ainda pela Sony. e a razão é simples…Diferente da Sony, Microsoft e Apple tem um caminhão de dinheiro pra guerrearem entre sí, Microsoft já tem até uma infraestrutura melhor para isso no Azure onde roda os serviços em nuvem.
Quem vai mais perder com este novo Player a longo prazo não é a Microsoft.
Ora faz então o favor de citar aqui onde foi que alguém, seja o CEO ou outra pessoa qualquer da Microsoft veio dizer que o Gamepass da lucro.
Um artigo, um tweet, qualquer coisa serve.
Ora não só não vais colocar isso, porque nunca ninguém disse tal coisa, como é mais do que lógico e coerente que não dá…
Eu às vezes acho que vocês se esquecem do custo de produzir um jogo. Custa tanto ou mais do que um filme… E quando o Netflix está em reuniões para arranjar formas de subir a receita pois está preocupado com o facto que o número de novas adesões está a cair, tendo eles 222 milhões de assinantes, tu vens-me dizer que o Gamepass com 25 milhões, muitos deles a assinar com promoções e/ou a 1 euro, da lucro …
Pá eu acreditarei quando ou alguém o disser explicitamente, ou quando as contas baterem certas.
Até lá… Não acredites no Pai Natal.
Quanto à Apple ela é uma ameaça para a Sony sim… Mas a Sony não fica verdadeiramente nem melhor e nem pior se ela entrar pois dado o atual estado de coisas, ela só está com a corda no pescoço.
Agora a Microsoft é que teria algo de novo. Aquilo que não tem neste momento. Uma concorrente à altura e sobre a qual o seu poderio econômico de nada vale.
Apesar de Apple, caso entrasse, não parece que alguma vez compre a Sony, pois não só ela não está à venda, como é japonesa, uma parceria entre as duas poderia acontecer.
A Apple já olha é de cima pra baixo pra Microsoft! 🤣
Isso daqui serve para você Mário ? Porque pra mim já foi suficiente.
https://www.gamespot.com/articles/phil-spencer-says-game-pass-is-sustainable-not-burning-cash/1100-6498057/
Não não serve.
Vamos lá ver:
“Xbox boss Phil Spencer has said Xbox Game Pass is not burning cash and is a sustainable business for Microsoft.”
Em parte nenhuma se diz que o negócio é lucrativo. O que se refere é que não está a queimar dinheiro, o que nem sequer permite concluir que não de prejuízo pois quando se investe em algo, pode haver perda sem ser considerada prejuízo por ser isso mesmo, um investimento.
E depois dizer que é sustentável para a Microsoft… Ora bolas, o que não é sustentável para a Microsoft?
A divisão Xbox também deu prejuízos durante anos, e mesmo quando deu lucro não foi o suficiente para cobrir os prejuízos, e ainda hoje está lá e ninguém diz que não é sustentável.
25 milhões de utilizadores, ofertas do serviço a 1 euro por 3 anos, promoções de 3 meses a 1 euro, serviço passível de ser obtido gratuitamente com o uso de Microsoft points, obtenção de jogos de terceiros dia um para o Gamepass, perda de receita em vendas com o Gamepass, despesa de 76.6 biliões em aquisições recentes, sem contar com as compras das restantes equipas, financiamento de 30 equipas a produzir…
Tu queres-me dizer que o Gamepass da lucro. Eu diria mesmo que toda a Divisão Xbox está no vermelho e bem enterrada.
O termo usado pelo Satya, “all in” encaixa aqui que nem ginjas.
“Sustentável” desse jeito, pra pai rico, até filho malandro é! 🙂
Eu até diria mais… Se quero afirmações de que não dá lucro, e que a Xbox também não, também as encontro:
https://www.essentiallysports.com/esports-news-not-the-only-focus-ps-seemingly-admits-game-pass-is-not-profitable-but-neither-is-xbox-console/amp/
O que eles dizem é que o serviço é sustentável, ou seja a Microsoft consegue-o segurar, mas sustentável e lucrativo são coisas bem diferentes. Falta saber durante quanto tempo isto poderá continuar assim.
Ainda sobre este assunto, acho piada que os fans da Xbox ignorem está declaração:
“Yeah. I mean, you could do the math on Game Pass. I guess you don’t know how many subscribers or how much each subscriber is paying, but you can make some fairly informed decisions and literally just do the math on what we think Game Pass could eventually be–you could do that on any part of the business. But absolutely, Game Pass is sustainable.”
Ora a matemática te sido o que nós temos feito, e não há qualquer forma de ela bater certo. O Gamepass é um investimento, é sustentável para a empresa, mas lucrativo… Esqueçam.
Da mesma forma que a Microsoft gastou 70 biliões numa Activision, está a fazer o mesmo no Gamepass. O objetivo é o massacrar a concorrência e tentar atira-la para a sarjeta. E as pessoas admiram-se depois que a Sony tenha sido obrigada a receitas extra fomos jogos no PC.
Eu até diria que, face à bem menor capacidade da Sony, ela tem dado excelentes exemplos de boa gestão, e a forma como ela fez o mesmo que a Microsoft, levando jogos para o PC, mas sem destruir as receitas, e até às aumentando e promovendo a consola, foi de mestre. Os fãs ficaram a perder, sim, ficaram. Os exclusivos que tanto prezavam, foram-se. Mas mantem-se exclusivos vários anos, e isso ainda conta e muito. Infelizmente se a empresa não fizesse isro, seria pior, e a sua sustentabilidade poderia estar em causa, pois dado o custo crescente das produções, a Sony ficaria encurralada.
E depois ainda se te de aturar fanboyzecos que vem para aqui como se isto fosse um jogo de futebol.
Aqui digo o que vejo, e vejo uma empresa, que nunca se conseguiu impor, a usar de práticas com modalidade questionável pura açambarcar e a querer destruir uma outra que é líder e possui os IPs mais desejados do mercado.
O receio é o que surgirá depois se houver um monopólio e sem concorrência.
Os IPs mais desejados do mercado são Call of Duty, GTA, Fortnite e FIFA. Fora esses, o seu conceito de mais desejado é completamente relativo a gostos pessoais e de uma comunidade que não responde nem por 50% das vendas no Playstation. A liderança da Sony é e sempre foi frágil, como visto no Playstation 3 onde após vir de duas gerações com vitórias incontestáveis, a empresa quase faliu.
Da forma como falam, parece que o Playstation cultiva mais de 25 anos de tradição na criação de obras primas quando o investimento em exclusivos surgiu no final dos anos 2000 e se consolidou no PS4, o quarto console de mesa da empresa. As pessoas mal lembram de jogos criados pelos estúdios da Sony antes do PS3, e mesmo nesse console o sucesso comercial dos exclusivos foi bem tímido. O PS1 classic teve mais jogos dos outros do que da Sony. No PS2 de cabeça me lembro só dos dois primeiros god of War, Shadow of the Colossus e os Gran Turismo. Isso do console de maior sucesso da história que era a preferência de 10 a cada 10 pessoas.
É muita choradeira com algo que está sendo cantando a muito tempo, de como a Sony é uma líder de mercado incompetente que não serve de farol para inovação. Se deixaram iludir demais com as vendas do PS4 e não ficaram atentos para vários sinais evidentes de que a concorrência estava preparando o terreno para coisas muito maiores, e principal, de que o mercado está mudando e o modelo tradicional está estagnado. A Sony tem feito agora coisas que o Xbox começou lá em 2013, lançando os jogos no PC depois um período, apostando na retrocompatibilidade para criar fidelização e preparando um serviço para concorrer com o Gamepass. O próximo passo da empresa deverá ser colocar um estúdio de renome em criar um jogo com multiplayer que tenha suporte e popularidade por anos como ocorre com Halo e Gears of War desde sei lá, 2006?
Eu aposto que será exatamente com a Naughty Dog, tornarão o Factions um modo de jogo online que se tornará o principal produto da empresa durante essa geração, e todas as pessoas que ruminam a anos que o foco na interação social e no multiplayer é o cancer da indústria, terá que fazer uma manobra mental pra dizer que estão fazendo algo super original e agora é bom por que foi feito pelo Playstation, igual colocar os jogos no PC, que agora é bom por que não lança em simultâneo(ainda), ou o audio 3D espacial que existe no Xbox One original com chip de audio dedicado.
Eu estou esperando também de camarote para quando sair o tal do projeto Spartacus e a Sony se render a colocar jogos no lançamento igual o Gamepass.
Burrice tem limite. E você abusa. As IPS mais desejadas do mercado são pra casuais e isso sempre vai ser assim. Tem cara que tem um Xbox ou playastation só pra jogar FIFA até hj. Mas essas ips vendem todo ano e não são nem de perto o que sustenta um console. Tem pessoas que jogam mais coisas que essas coisas aí e são elas que ditam pra onde vai o mercado. Achar que um console sobrevive de FIFA, CoD e GTA é ser muito burro né? O cara achar que a Sony gasta anualmente bilhão com exclusivos porque eles não valem nada pra plataforma é ser muito retardado, cara.
O sucesso comercial de Gran Turismo foi tímido?
Jogos mais vendidos de PS2:
1) GTA San Andreas
2) Gran Turismo 3
3) Gran Turismo 4
Jogos mais vendidos de PS1:
1) Gran Turismo
2) Fianl Fantasy 7
3) Gran Turismo 2
Podemos incluir também God of War 1, 2 e Jak and Daxter: The precursor Legacy, que ficaram entre os 15 jogos mais vendidos do PS2.
Ou seja, em uma biblioteca enorme do PS2, o console mais vendido de todos os tempos, cheio de exclusivos de terceiros, dos 15 jogos mais vendidos, 5 foram first-party.
Então quando você diz que “o investimento em exclusivos veio somente no final dos anos 2000 e que as pessoas mal se lembram de jogos criados antes do PS3, e que o sucesso comercial foi bem tímido“… é mais uma vez eu te mostrando como que você constrói adaptações para que a sua história fique encaixadinha como você quer que seja. Parece que você não quer a realidade no seu todo, mas sim uma materialização em palavras que refletem único e exclusivo a sua vontade interior. Então suas palavras misturam verdades com adaptações, e o resultado é o que já conhecemos há tempos no flamewar.. narrativas.
Mas no final de tudo isso, o que realmente aconteceu é que a Microsoft investiu de 2018 pra cá uma fortuna em publishers e estúdios. Esse investimento certamente é maior do que todo o lucro somado da história da divisão Playstation ao longo de quase 30 anos.
E diante de uma situação dessas, óbvio que precisa se mexer. Piccolo e Goku não se uniram quando Raditz chegou na terra? Pois é. Usando um pouco em tom de brincadeira, mas só quero dizer que nada é imutável, money talks. E isso vale para todos.
EDIT: acabaram de se mexer, compraram a Bungie.
Caro Eduardo!
Você era leitor deste site lá em 2016 depois do lançamento do Uncharted 4?
Se sim, lembra do comentário do senhor acima que caçou uma pequena falha no cenário da savana referido jogo acima e veio expor o vexame que a Naughty Dog fez?
Se não estava então agora sabe o que ele é capaz!!!
Contexto amigo… contexto.
Não vamos falar de bugalhos quando o outro fala em alhos.
Estou a falar de história e dos exclusivos que marcaram a história da Sony, os jogos que ajudaram as consolas a vender e a Sony a ser líder no segmento. Os jogos que fizeram as consolas da Sony venderem o que venderam.
Eles, como todos os jogos que marcaram, são patrimônio do Gaming….
E o motivo pelo qual a PS3 deu prejuízo não teve a ver com falta de vontade de se comprar a sua consola. Teve a ver com um elevado custo inicial que cortou as vendas, e os prejuízos posteriores para se absorver esse custo e vender a consola a preços acessíveis. Tratou-se de uma questão relacionada com o hardware, não com a qualidade dos jogos. Aliás a PS3 venceu a Xbox 360 na geração, mesmo após anos iniciais desastrosos, por causa dos seus exclusivos.
Não vejo com maus olhos uma parceria Sony/Apple.
Embora acho a Sony está muito bem sozinha neste momento.
Mas se surgir oportunidade não deve ser desperdiçada.
mas já tem, 6 meses grátis de Apple TV+ para todo mundo que tem um PS5 :p
hehehehe
Não vejo assim como vcs! Penso que dessas empresas americanas, é a que costuma valorizar alguma qualidade. Eu não curto iPhones, mas reconheço a qualidade, fora os outros produtos da Apple. Há rumores sobre um possível console da Apple desde o ano passado, onde alguns falavam que seria algo como o Switch. Agora, falam em ex engenheiros da MS desenvolvendo um console ali. O próprio Jez fala sobre não saber nada, apenas que estão fazendo algo, podendo ser até um óculos VR tbm. A Apple seria interessante por algumas coisas. Primeiro que ela não cai nesse papinho demagogo da MS, e segundo é que ela tem uma cultura de tornar tudo exclusivo, parecido com Nintendo e PlayStation nisso. Esses caras andam faturando muitos bilhões com games e entrando no mercado de consoles, provavelmente não entrarão para brincar
Se for pra investir em qualidade nesse mercado que venha, pois estamos de braços abertos. Se for pras grandes publishers serem adquiridas por grandes empresas, prefiro a Apple a Microsoft de longe, pelo menos sei que a Apple procura ganhar os clientes apresentando produtos de qualidade e desejáveis, apesar de toda a questão de obsolescência programada que envolve a Apple e é algo real.
Fizeram a conta e imaginaram que 70bi da para usar para entrar no mercado de consoles?
Parece que deve ser possível mesmo.
Tbm acho, Deto!!! Tio Phil deve estar perdendo os cabelos nesse momento.rsrsrs
o pessoal fala que o futuro do silicio é “unidades dedicadas” para trabalhos específicos.
Nvidia com Tensor Cores, Apple com seus chips customizados, Sony com os controladores IO.
Se eles estão começando já a ponto de terem rumores, talvez isso já tenha começado no lançamento dessa geração.
Só aceleraram o passo agora.
Eles mesmos tem condições de fazerem a própria GPU e CPU eu acho…
Exatamente! Esses rumores já estavam fortes desde a metade do ano passado, quando falavam em um console parecido com o switch. Eu tenho curiosidade para ver o que a Apple quer aprontar, ainda mais fazendo a sua própria CPU e GPU como bem colocou
Está notícia vai ao encontro daquilo que já falei na notícia do artigo dos exclusivos. Se a Apple entrar neste mercado, e quando digo entrar é referente ao mercado de jogos e não de consolas, isto vai complicar cada vez mais para a Sony, só sei uma coisa o mercado daqui a 10 anos vai ser totalmente diferente do que é hoje, e se o futuro for mesmo streming já sabem ne, serviços vai reinar solto, e aquela que tiver mais diversidade de oferta vai ganhar praticamente este mercado, na minha visão, a visão da Microsoft é essa, ela quer ser dona do mercado praticamente falando, para quem acha que esta compra da Activision é só para fortalecer a Consola, só digo tirem o cavalinho da chuva, porque é totalmente o oposto.
Essa intenção de compra é para o xcloud somado ao gamepass, Daniel! Sem dúvidas disso!!rsrs
Enquanto a Sony lançar os games que quero jogar, estarei comprando o seu console, variedade é importante, mas não define nada, e streaming por streaming, e variedade por variedade a Sony tem a PSNow com mais de 800 jogos, é só voltar a adaptar pra smartphones.
Sobre infraestrutura, a Sony já usa a da MS, como já usou a da Amazon e pode vir a usar a da Google.
Ora, a Apple entrando no mercado é bom pros consumidores, e bom pros consumidores era o que os fãs do xbox queriam quando fizeram figa pelo crossplay e acharam bons os exclusivos da Sony no PC, não?
“Cèst la vie”! 🤣
Sim, tal como tu, eu estarei onde estiverem os jogos, e desde que haja competição livres honesta no mercado.
Mas vai complicar para a sony porque? A Sony continua lider no sector… lá porque a Microsoft comprou a Activision já pensam que são lideres no mercado gaming…
Não são… Mas obtem uma posição propicia a tal. São 30 equipas. Ninguém mais tem 30 equipas.
Interessante pois a Apple tem:
– ecossistema de grande qualidade e dimensão.
– Capacidade de desenhar e produzir os próprios chips.
– Reconhecido foco na qualidade e exclusividade.
– Muito dinheiro
– Enorme fan base, muitos deles fanáticos.
O preço é que deveria ser muito pouco convidativo, mas apple fans estão habituados a isso 😀
O que me preocuparia mais na Apple nem seria o preço de um console, mas a obsolescência programada, pois não gostaria de ter de comprar um console a cada 3 anos!
Agora sim um console poderá ser chamado de “Elite”! 🤣
Espero que se confirme como fato, nós gamers temos a ganhar com mais concorrência desde que a Apple venha para realmente investir em produtos de qualidade e não sair comprando tudo só pra tirar, ou chantagear, a concorrência.
Onde fui criado, para controlar meus instintos mais violentos, sempre me era dito que “não existe rua de valentão”, pois cedo ou tarde sempre aparece outro no pedaço!
😄
Por muito que isso fosse o fim da Sony, até nem via mais concorrência com maus olhos.
Às vezes, em briga de tubarão, os peixes próximos até escapam! 😄
Não sei se a Apple vai entrar no ramo de consoles de mesa
Ela lucra muito mais que Sony, MS e Nintendo no setor de games só com a Apple Store, fora que ela diferente da Sony e MS, deixaria os seus jogos fechados pros seus sistemas
Então, espero que a Apple fique bem longe do mercado de games de consoles e PC
Ora, Mac também é PC, e está na hora de os jogos realmente chegarem por lá!
Como as produtoras se recusam a ver o Mac e o Linux pra jogo, nada como uma chacoalhada no mercado pra quem pensa ser dono de mercado acordar.
Penso que não dá pra ser só “pró-consumidor” pensando só em windows ou no que se quer! 😄
Uma parceria Apple/Sony em tornar o tal Project Spartacus numa subscrição, além do Ps5, exclusiva da Apple (via streaming) poderia ser muito interessante para ambas; iria valorizar ainda mais as marcas, justificando um preço não tão subsidiado quanto o do gamepass.