É apenas um Benchmark específico, mas a haver alguma verdade na situação, 10 vezes mais é de facto um valor impressionante e que deverá colocar a Intel em sentido.
Supostamente os primeiros benchmarks do novo processador da game Epyc, de 64 núcleos da AMD, com nome de código “Roma”, foram revelados.
Os benchmarks apareceram primeiro no website Chiphell, alegadamente vindos de uma amostra ainda em fase de trabalho de engenharia, e a serem verdadeiros mostram valores impressionantes no teste Cinebench.
O processador conhecido mais potente presente na imagem é o Intel 12C/24T Xeon X5650, que obtêm 1,279 points, e que é esmagado pelo novo CPU da AMD que obtem 12587 pontos.
Apesar de não estar presente no teste, para que se perceba realmente o salto que este CPu apresenta, refira-se que o AMD Threadripper 2990 WX, com 32 núcleos, obtêm neste teste um valor de 5500 pontos, ou seja menos de metade do que aqui é visto.
Torna-se claro que a AMD está a apostar em força nos CPUs de elevada performance, criando aqui problema à Intel que neste momento não tem qualquer resposta para esta CPU.
O Epyc conta com oito canais de acesso à memória, o dobro dos usados pelo Threadripper, sendo que possui igualmente maiores velocidades de relógio e outras optimizações derivadas do processo 7nm. O Threadripper é 12 nm!
A AMD já revelou que mostrará o “Roma” Na segunda metade de 2018, o que parece dar credibilidade a este rumor que se tenta mostrar fidedigno com a foto de cima e onde um processador Epyc é efectivamente visivel.
Espera-se que o “Roma” seja colocado à venda ao público em 2019.