A ser confirmado, tal como tinha previsto, os mais de 85 biliões gastos pela Microsoft em aquisições, chamaram a atenção de outros tubarões, que querem agora uma fatia tambem.
Recentemente escrevi um artigo sobre a aquisição da Activision pela Microsoft, em que referia que o valor pago poderia acabar por trazer algo de mau para a Microsoft, nomeadamente concorrência de peso.
E eis que aparece um rumor que parece confirmar essa situação. Segundo o mesmo, a Apple está em negociações para a aquisição da Electronic Arts!
E a Apple é o concorrente menos desejado neste mercado.
É o menos desejado pelos atuais detentores de plataformas pelo facto que a Apple é excelente no hardware que produz e no software que desenvolve, arrastando multidões de fans consigo.
É tambem pouco desejada para o futuro dos videojogos pelas suas práticas de monetização e preços elevadíssimos.
Mas ao que tudo aponta a Apple poderá mesmo entrar neste mercado, e a EA poderá ser a sua porta de entrada. A ver vamos!
Se for verdade vai ser complicado para este mercado, já que por aquilo que isto dá a etender, daqui a x anos o mercado é só de 4/5 multinacional da tecnologia.
Pelo que li sobre esse assunto foi que a EA se ofereceu a várias empresas. Mas não só o preço pedido foi elevado como exigia a manutenção da diretoria da empresa e sua autonomia. Por isso foi totalmente rejeitado pelos envolvidos.
Essa parte do rejeitada não li… Mas as negociações com a Apple existiram e poderão ainda estar a existir.
Pessoalmente não me agrada muito a ideia da Apple entrar no mercado do videojogos por dois motivos, o primeiro é aquilo que dizes, as políticas da Apple que todos conhecemos, segundo é que seriam dois grandes gigantes americanos a competir contra dois “pequenos” japoneses, o que é péssimo uma vez que ambas abraçam modelos de negócio com os quais eu não compactuo.
Sempre conheci esta industria nas mãos dos japoneses, e espero que assim continue por muitos anos.
A Nintendo já mostrou que com criatividade e qualidade, não há o que temer, deixe os tubarões se comerem que sua ânsia é por ser dono do mesmo território… 🤣
Que seja bem vinda! A EA apesar de algumas grandes franquias, há muito não é das minhas favoritas, que seja uma renovação pra ela e que venha uma nova força do dinheiro pra ameaçar a hegemonia do poder econômico. Se for pra destruir esse mercado como o conhecemos, que seja com classe! 🤣
Confesso que dentre as minhas preferidas pra adquirir algo dessa magnitude na indústria seria a Disney (seria a Nintendo se tivesse dinheiro suficiente e gostasse de apostar em ocidentais).
Mário eu queria falar sobre a sua matéria recente sobre os serviços de assinatura! Eu sei que isso é ridículo, mas eu comentei sem ler o artigo! Agora que acabei de lela posso dar uma opinião mais coerente! Você disse que os estúdios que colocam seus jogos lá Day One, não recebem o custo de produção dele mais o lucro, o que seria o necessário para ser uma prática saudável! Mas é por isso que a Microsoft está comprando inúmeros estúdios! Para não depender de acordos para abastecer o Game Pass, sustentando-o com seus próprios jogos! E com isso aumentando de forma estratosférica o número de assinaturas, colocando ele não só nos consoles, mas em todo lugar, e aí que entra o Xcloud! Ele vai descentralizar a plataforma de forma que possa ser acessado de praticamente qualquer lugar como celular ou Smart TV! Assim então matando os consoles como os conhecemos hoje! As consequências dos serviços nos jogos não será a perda da qualidade! Mas sim a concentração de 90% das IPSs e estúdios na mão de algumas empresas enormes e a morte dos consoles! O que pode ser bom ou ruim dependendo do ponto de vista!
Vai descentralizar mesmo. Pois comprar Hardware pra jogar Halo Infinite da vida não faz sentido algum.
Como isso é bom do ponto de vista do consumidor, e como isso é bom do ponto de vista de quem produz jogos e não é a MS?
Uma coisa é ter um mercado de consoles onde você tem 2, 3 ou 4 plataformas e várias outras empresas grandes e pequenas produzindo seus jogos… Outra é ter sistemas fechados só com jogos de uma empresa que não precisa mais comprar dos outros… Penso que é pedir pra andar de coleira… mas beleza, você parece mais interessado em streaming de jogo que em console de jogos, mas sinceramente não sei como isso tem algum ponto de vista bom que não seja o empresarial, e se quer ter certeza disso, imagina a Sony fazendo o mesmo, comprando Ubisoft, Capcom e EA e pensa se é bom pra alguém que não pra eles mesmos.
Paulo, e no meio disso tudo onde ficam as pequenas empresas, o empreendedorismo, a inovação, os novos talentos?
A Microsoft gastou até hoje mais de 85 biliões. Mesmo que os 25 milhões de assinantes paguem 15 euros por mês, isto são 375 milhões por mês, ou 4.5 biliões por ano.
De receita… Não de lucro.
Pagando impostos, e tirando despesas de manutenção, vamos supor 10 euros lucro por utilizador, ou 3 biliões por ano.
Se o serviço não crescer isto são mais de 29 anos. Se passar para o dobro, ou 50 milhões de utilizadores são perto de 15 anos.
Agora mete despesas de produção e manutenção dos estúdios, e isso sobe para quanto?
Solução… Descer a qualidade? Apostar nos GAAS e nas microtransações. Tens dúvidas?
Aliás o que referes não é diferente do que a Netflix , a Disney ou a Paramount fizeram. Tem os meios para criar o seu conteúdo. Estão a dar lucro? Não… E não partiram com um déficit de 85 biliões.
Repara que um Netflix precisa de uns discos para guardar filmes. Um Xcloud precisa de uma infraestrutura de biliões por baixo.
Mas imaginemos que a Microsoft até se dá bem… A pergunta é: E os outros?
Onde é que os outros vendem os jogos? No mercado de retalho ninguém vai pegar. Tem jogos em quantidade (e aceitando o que dizes, de qualidade) no serviço. Quantas cópias vão vender?
O que acontece ao talento, à competitividade, às pequenas e médias empresas?
Vai ser tudo adquirido como dizes? O que isso tem de bom? És defensor dos monopólios e dos grandes grupos? Queres ser um dia escravo de alguém e não ter hipótese de seres alguém na vida? Porque assim onde ficariam os produtores pequenos? Onde que verias o talento emergir?
As perguntas são muitas e não podemos fechar os olhos a elas. Pensa bem nas coisas e vais ver as questões a surgir.
Eu não sei se o Gamepass pode ser um modelo de sucesso ou não… Mas penso nas possiveis e prováveis consequências..? E elas assustam. Especialmente porque o aumento do sucesso do Gamepass implica alterações brutais na indústria. E se depois ele falhar… A indústria colapsa completamente.
Ué nada impede alguém de abrir uma pequena empresa de games e fazer jogos! O que eu falei é que as grandes IPs em sua maioria estarão nas mãos de algumas empresas enormes! E como eu disse são algumas e não apenas uma! E nós nem sabemos 100% como será esse modelo! Vai que daqui alguns anos nem exista mais venda de jogos e tudo esteja em assinaturas que rodam os jogos em vários lugares?! Então não podemos dizer se isso vai ser bom ou não prós pequenos estúdios! Mas a maior vantagem disso pra mim é o acesso! Hoje consoles e jogos AAA querendo ou não é algo de nicho! E com a descentralização das plataformas as pessoas podem acessar os seus jogos de vários lugares sem ter que pagar por cada aparelho que rode o jogo! Isso pode levar a indústria dos jogos a outro patamar!
Estás a ser utópico. Pensa noutros exemplos.
Se por exemplo os grandes chefes de culinária tivessem os seus pratos oferecidos num buffet tudo o que podes comer por 15 euros por mês, quem é que ia pagar 25 euros por um prato de feijoada com arroz?
Poder abrir a empresa podias, mas como competir?
E tu quando referes que se tudo estivesse em assinatura e dizes que tal não seria mau para os pequenos, dizes isso porque?
Penso que tu estás a fazer o mesmo que fizeste antes quando comentaste sem ser o artigo. Estás cego pela ideia de defender algo e como tal estarás a falar sem pensar e ser refletir.
Se como tu disseste, a Microsoft iria obter as empresas para ser auto suficiente, como é que essas outras empresas entrariam no serviço?
Tu tens toda a razão no que dizes. Nós não sabemos como vai ser esse modelo!
A questão é que tu parece só quereres ver a árvore, ignorando a floresta.
O simples facto que o que é indiscutível é que este modelo vai mudar tudo o que existe. Tal como o Netflix, Disney+, HBO, Paramount e outros, vai ter interesse em conteúdo constante e distribuído no tempo (Os GAAS).
Ou seja tudo vai mudar.
Agora vamos pelo teu lado mais positivo e vamos imaginar que o negócio é um sucesso!
Tu acreditas mesmo que a Microsoft seria a única concorrente? Que os outros ficariam a olhar?
Assino Netflix há anos. Serviço fantástico! E que estou a pensar em deitar abaixo.
Porque?
Porque antes não tinha concorrência. Agora tem!
Qual o melhor atualmente? Nenhum! Basicamente o mercado fragmentou de tal forma que se eu quiser ver tudo o mais gosto teria de pagar pelo menos uns 5 serviços. O Star Trek está num, o Star Wars noutro, o Game of Thrones noutro, o Halo noutro. Etc.
Esta fragmentação está a causar prejuízos a todos. Os clientes não são fixos.
Porque raio iria assinar o Disney+ para ver uma série que liberta um episódio por semana e estar ali a pagar durante meses para ver algo que posso ver tudo de seguida pagando um mês daqui a algum tempo?
E nesse entretanto assino outro por um mês, e vejo tudo.
O Gamepass a ter sucesso irá ter o mesmo destino. Daí que tudo o que ele vai mudar corre o risco acrescido de ir ao charco.
Financeiramente o modelo não faz sentido para quem tem sucesso com o mercado atual. E isso inclui os produtores dos melhores jogos.
Infelizmente o dar muito por pouco pode ter como consequência o prejudicar as vendas desses produtores, e isso prejudica a qualidade.
Basicamente Paulo… Se pensares e tirares a ideia de defender o produto pensando conscientemente na coisa, tu chegas lá.
Acrescento só que o futuro até pode ser brilhante… Mas as alterações que obrigaria colocam um risco sério de colapso da indústria, pelo menos tal como a conhecemos.
E isso resolver-se-ia de uma forma simples. Subscrições com jogos com 2 ou mais anos, e venda dos restantes. Daria para todos sem colocar em risco fosse o que fosse.
E eu sei que comentaste sem ler… Não és o único. Metade dos argumentos caiam logo se o tivessem lido.
Há rumores de um console Apple e agora da EA sendo comprada por ela. Para mim, caso isso ocorra, a Apple acabará com o EA play nos consoles e melhorará as franquias. Uma coisa não há como negar da Apple, eles apostam mais em qualidade do que a MS e msm com algumas práticas abusivas, eu apostaria em algo de qualidade, sendo software e Hardware.
Sim, a qualidade será boa… A consola custará 5000 euros e venderá a potes (o transformador será comprado à parte). Os jogos serão todos caros e bons, e o produto será um sucesso.
Terá é um cabo vídeo com uma ligação proprietária que obriga a uma TV da Apple, e o que poderás fazer com a consola será limitado de acordo com critérios da marca por questões de segurança.
Apple, what else?
🙂
acho que a Apple vai fazer mais bem ao mercado que a MS.
com certeza pelo menos executivo passivo agressivo, vitimista e arrogante na apple não tem (pelo menos a combinação de tudo isso junto)
que tragam um APU ARM bem fodão para o mercado, com todo o “jeito apple”, hardware bonito até na hora de olhar dentro.
veremos como será, digo que se eles não chegarem arrotando vitoria como o Stadia que queria mostrar consoles “no museu” ou marketing passivo agressivo de “só nos temos full RDNA2 e clock e perfomance sustentável” já vai tornar o mercado mais saudável, sem dar munição para fanboy lunático espalhar fake news na internet.
pq é o marketing passivo agressivo e vitimista, hipocrita; que atrai esses lunático, se fosse um marketing de gente, atraia gente e não uns birutas que so sabem repetir mentiras o dia todo na internet.
Basicamente, nunca vi a Apple fazer marketing repulsivo focado em dar munição para Fanboys de Seita igual esse papo de “clock sustentável” e “full RDNA2”
Já tive windows phone e lá na epoca era a mesma coisa, arrotando arrogancia e prepotencia fazendo “desfile do Enterro do Iphone” quando lançaram o WP; para depois correr na internet se vitimizar que o Google não fazia APP de Youtube para eles.
nunca vi nada parecido na Apple, antes de tudo o pessoal que consome apple tá preocupado em usar o negocio igual quem gosta de playstation, e não ter uma Seita Lunática na internet.
A Apple pode ser **crota como for, com obsolescência programada, preços absurdos e elitizados, mas traz coisas certas, em qualidade, design e pós-venda eles investem.
E uma das maiores vantagens que vejo com a Apple comprando a EA, além de achar que a EA vai melhorar, é de que trará concorrência pro PC e o Windows como computador e OS de jogo.
Os Macs sempre foram negligenciados na indústria de games, como a EA tem peso com seus jogos de esportes e outras franquias de renome, traz concorrência pro SO da MS como plataforma de jogo, o que é muito bom pro próprio consumidor de games que terá mais opções de plataforma!
A Apple tem virtudes que eu reconheço. Mas também estão associados a ela os maiores defeitos que conheço.
O mais certo era termos consolas novas todos os anos e preços elevados do hardware. Por outro lado o hardware poderia ser realmente extraordinário e optimizado.
Quem não iria gostar seriam os jogadores de PC, com os exclusivos a saírem depois para o MAC e apenas ele.
Hoje o maior defeito que vejo na indústria de jogos é, por terem muito dinheiro, e não qualidade ou capacidade criativa, estão a tentarem destruir todo um mercado sustentável com catálogos “fastfood” de jogos, e acho que a Apple não iria por esse caminho (opinião) a princípio.
A briga está centrada na dominação e não na auto-sustentação do mercado.
Logo vejo com bons olhos a concorrência de plataformas, e a inserção de novos “players” e também nunca fui um anti-exclusivos, logo, espero que o mercado games no PCs também enfrente concorrência quando se fala de SO, pois os GNU-Linux, apesar de excelentes, sempre foram negligenciados pela pouca capilaridade e falta de poder financeiro das devs que fazem as distros. Com os MacOS e IOS na jogada, a coisa muda de figura.