A Samsung planeia lançar ainda este ano um telefone com ecrã dobrável, mas não será a primeira empresa a faz.
Uma das coisas que tenho grandes dificuldades em perceber é como é que os gigantes da tecnologia conseguem ser ultrapassados por pequenas empresas, mas o facto é que tal acontece.
A Royole Corporation foi quem o fez, ao apresentar ao mundo o primeiro telefone dobrável, que acaba assim por ser uma combinação de telemóvel com tablet, e quebrando com o conceito clássico de smartphone.
O telefone pode suportar ecrã duplo, com operações simultâneas, podendo um interagir com o outro, ou trabalharem de forma independente. A parte dobrada serve como “edge”, recebendo notificações e informações ao estilo do que acontece com os telefones da Samsung de ecrã curvo.
Mas quando aberto, o ecrã funciona como um todo, oferecendo a funcionalidade de um table de alta resolução.
Os testes da empresa referem que o ecrã foi estado em laboratório, abrindo e fechando mais de 200 mil vezes, sem qualquer problema! O seu sistema operativo, o Water OS adapta os modos de visualização de acordo com o angulo, e cenários, como o tirar fotos, usar para aplicações office, ver video, jogos, etc.
O SOC é um Snapdragon série 8, com câmara de 20 Mpixels com Zoom, acompanhada de outra de 16 Mpixels para uso mais clássico, podendo as duas serem usadas em simultâneo. O telefone possui fast charge, USB-C, colunas stereo, expansão Micro SD, leitor de impressões digitais, etc.
Numa fase inicial o telefone só estará disponível na China.