O motivo prende-se com a disparidade de hardware no PC, compensando assim lacunas do hardware.
Returnal é um jogo super interessante que foi lançado em exclusivo para a PS5. Mas convem ter em mente que a Housemarquee, quando desenvolveu este jogo, não era um estúdio Sony, e nesse sentido o desenvolvimento do jogo começou na PS4, sendo adaptado para a PS5 com a introdução do Ray Tracing e suporte ao seu sistema de streaming melhorado, apenas quando os dev kits se tornaram disponíveis.
Nesse sentido, podemos basicamente dizer que Returnal é um jogo PS4 com extras da PS5, o que explica que o jogo para o PC não requeira mais do que uma RTX 2070 para funcionar.
E as especificações do jogo para PC não chocam, excepto num ponto. Para os 4 K 60 fps, a Sony recomenda que o PC usado tenha… 32 GB de RAM!
Mas porque motivo esta memória, especialmente tendo em conta que para o sistema mínimo apenas se requer 16 GB de RAM.
Basicamente o motivo é simples: Da forma como o jogo está feito, com viagens instantâneas entre pontos de teletransporte e mudanças de biomas instantaneas este é tremendamente dependente do streaming de dados.
Ora a Sony não pode garantir que todos os PCs que vão correr o jogo possuem um SSD, assim como não pode garantir que todos os SSDs usados possuem a performance adequada para o jogo. É que ao contrário das consolas, onde todos os sistemas são iguais, e como tal as performances medidas numa são iguais às medidas em outra, nos PCs os resultados vão depender de muitas outras coisas, tal como o tipo de SSD, a sua velocidade efetiva quer em leitura sequencial, quer em leitura aleatória, e igualmente da capacidade do controlador usado, ligado ao chipset da Motherboard.
Ou seja, perante isto, a Sony opta por uma solução de recurso, a colocação de memória adicional que permita ser usada como buffer, evitando tantos acessos ao disco. E se isso se consegue de forma imediata ao se libertar memória dos 16 GB ao reduzir a resolução e texturas para 1080p, em 4K precisa-se de algo mais do que 16 GB
Mas podem-se questionar: O jogo requer mesmo 32 GB para correr a 4K 60 fps? E a resposta é… Não! Ele requer caso o PC não possua os requisitos de disco para o jogo, sendo que provavelmente um que os cumpra não precisará mais do que 16. Mas ao indicar 32GB, a Sony garante que qualquer PC com o CPU e GPU indicados fica capaz de correr o jogo de forma eficaz. Aliás nesses sistemas nem se dará real uso aos 32 GB, mas sendo esta a configuração mais standard acima dos 16 GB, é a referida.
Fica a nota final que o jogo não terá Crossplay com a PS5.
O grande problema dessa história é que a maioria dos PCs com ssd mais simples, dificilmente terá 32gb de ram. Notebook então, esse deve ser a exceção da exceção.
O problema dos PCs sempre foi a salgalhada de configurações possiveis. E daí que os devs precisam de se defender ao dar specs.
Bolão da configuração:
4090 para 4k nativo 60fps ou mais, configuração Alta
CPU: >50% da CPU do PS5
PS5 é 1080p 60fps ou mais e tem hardware dedicado para IO. Avisando, para se alguem achar que tirei da bunda esse chute a 4090 para 4k nativo
Muito obrigado pelo artigo!