A série continua com um novo episódio do criador original.
Ron Gilbert está de volta… E está de volta com mais um episódio do seu jogo de sucesso, Monkey Island, num novo episódio chamado de Return to Monkey Islad.
O jogo, que conta com dois episódios, The Secret of Monkey Island e Monkey Island 2: LeChuck’s Revenge, ambos criados com a colaboração da Lucasfilm Games regressa agora com um novo estilo gráfico, completamente diferente, uma situação que provocou o desagrado de muitos dos fans.
No entanto convém relembrar que os episódios originais já tiveram em tempo um remake que alterava completamente o grafismo, motivo pelo qual, esta nova mudança já não choca da mesma forma.
Neste novo episódio, Elaine Marley, a paixão de Guybrush Threepwood, o heroi da série, largou o cargo de governadora da ilha, e o próprio Guybrush está à deriva e insatisfeito, nunca tendo encontrado o Segredo da Ilha dos Macacos. Hip, jovens líderes piratas liderados pelo Capitão Madison retiraram a velha guarda do poder, e consequentemente Melee Island piorou e meso o famoso empresário “Stan”, vendedor de barcos, foi preso por “crimes relacionados ao marketing”.
Eis um trailer do novo jogo.
Que venha um grande jogo! Esses games fizeram enorme sucesso no PC numa época de grandes jogos Adventure Point and Click, muitos sucessos da época eram da Lucas Arts e outros da “Sierra” (que virou Vivendi e foi incorporada a Activison), se não me engano… Lembro de Day of Tentacle, The Dig, Full Trottle… Bons tempos do PC!
Só jogão…ótimas lembranças, bons tempos!
Off topic: PlayStation: Xbox’s Call of Duty offer was “inadequate on many levels” | GamesIndustry.biz
Como já discutido, tem que ser muito inocente para acreditar nas histórias da Microsoft.
Ia postar aqui o link agorinha xD
Phill: “We want people to have more access to games, not less.”
A Microsoft queria ver se calava a Sony junto dos Reguladores e acabou por piorar a coisa. Agora comprovou que não pretende manter o jogo na consola da Sony conforme os moderadores estão a exigir.
A continuar assim ainda vêem alguém a ir contra a compra.
Eu achando que isso passaria tranquilamente, já começo ver que a chance de isso dar merda pra MS é grande. Ainda continuo torcendo pra compra acontecer, pois o próximo passo da Xbox é se tornar multiplataforma.
Sparrow… Vê as palavras que usas… Corrige o outro comentário ou não o aprovo.
Mesmo nesta a palavra merda não é adequada e preferia que a trocasses por qualquer outra coisa.
Se a Activision for comprada, a Xbox como consola não dura muito… A Xbox passar a serviço multiplataforma é uma questão de tempo.
Sr Mário você agora virou a Maya? Uma marca com 20 anos + não dura muito tempo?
Se passar a serviço que pode ter na sua PlayStation 6 não o prejudica em nada pelo contrário, esteja tranquilo homem.
Vai continuar a jogar ao gow e ainda pode jogar o gow da xbox e tudo o resto, tranquilo.
Não Rui. Essas coisas deixo para ti.
A marca Xbox não está em causa. Eu falei da consola. Ler o que se escreve antes de comentar… Ajuda.
E eu não estou preocupado. Tu é que estás… O teres respondido a uma frase baseada na constatação de frases do Phil Spencer (We want people to have more access to games, not less), e à direção da empresa (Xcloud), que não auguram grande futuro à consola, mostra isso.
Agora a realidade é que segundo a Microsoft, o Xcloud alcança já 1 bilião de jogadores (https://www.gamespot.com/articles/xbox-cloud-gaming-now-reaches-1-billion-people-microsoft-says/1100-6496697/), e no entanto… Segundo declarações da Microsoft aos reguladores… eles continuam em terceiro em receita.
Quem sabe os jogadores não estão interessados na oferta?
vc já viu que é o “segundo despejo de dinheiro” da MS no xbox?
o windows phone só teve um despejo e já fechou…
desconsiderando o xbox original… O xbox 360 foi lançado no desespero com falhas de projetos para chegar UM ano antes do PS3 no mercado.
teste da vida útil do xbox 360:
https://en.wikipedia.org/wiki/Highly_accelerated_life_test
a MS sabia sim, e não tem problema, só aumenta a garantia para 3 anos e ninguém reclama. Funcionou e azar o prejuizo, a MS sempre “despeja grana”, M.O. padrão dela
Agora temos 80 bilhões em compras
GP por 1 real
i343 e The intiative que não são fechadas para não pegar mal.
e vc acha que o xbox não corre nenhum risco?
Nem com o Nadella falando em “all win” para o xbox?
Pq vc acha que a Zenimax ficou separada do xbox estúdios?
Plano B? Se o xbox falir, bota xbox estudios em baixo da bethesda/activision e vira third.
O problema que vcs fazem uma bolha de distorção da realidade ao redor do xbox e quando forem ver vai ser tarde d+
O problema Deto, não está na The Initiative, e nem na 343i. Está em pessoas como o Booty e o Phil Spencer.
Quando uma pessoa trabalha, não te tempo para andar a dar entrevistas regulares, a aparecer em podcasts dos fans e a jogar 15 horas por semana.
E muito menos se o trabalho é ser líder de algo como a Xbox!
A consequência disso é que depois não se visitam os estúdios, não há diretivas superiores, não há gestão e organização, e dessa forma cada estúdio fica ao Deus dará. E depois, se as chefias internas de cada estúdio são igualmente escolhidas à medida destes dois modelos, os estúdios caem no caos.
Depois as orientações superiores são sempre no sentido de rentabilizar os produtos, o que levou o Halo infinite, que deveria ser um Shooter competitivo, a ser considerado por muitos um party game divertido e familiar, com capacetes e forma de orelhas de gato, e fatos cor de rosa. Isto é ridiculo, e a descredibilização total do Halo. Mas a ideia e as diretrizes superiores é que o jogo chegue a todos, o que como Shooter competitivo não é possível.
E depois o ritmo de trabalho. Uma equipa de 700 elementos dedicada a Halo… E não produz, com a season2 a durar até 2023. Isso implica que quando ela foi apresentada o vídeo tivesse 8000 likes… E 28 mil dislikes. Mais do triplo de dislikes do que likes.
E o que vês as chefias a comentar sobre isto, ou a fazer para alterar isto? Nada!
Eu não esperava que se reconhecessem os erros, pois isso nunca acontece. Mas atrasar o jogo era o que se esperaria, só que, nfelizmente, na Xbox, tudo está atrasado, pelo que isso era impossível.
E estamos num ponto onde os fans já reconhecem que em breve vai haver fartura. Talvez mais até do que na Sony! Só que isso não é por mérito, mas pelo acumular de atrasos que agora atiram tudo uns para cima dos outros, e ficando no ar a questão sobre se depois de tudo sair, não se voltará novamente ao mesmo durante largos anos.
PS: A Microsoft pagou 2.5 biliões pela Mojang, 7.5 biliões pela Zenimax, e pagaria 69 biliões pela Activision. São 79 biliões. E isto sem contar com as Ninja Theories e outros que foram adquiridos.
Mas isto é o valor pago entre empresas. O custo real da Activision vai rondar os 75 biliões, o que quer dizer que a Mojang e Zenimax na realidade também custaram mais. No global o investimento deverá rondar os 90 biliões ou mais.
A Microsoft afirma atualmente ter 25 milhões de assinantes no Gamepass. Que como sabemos pagam uma codêa. Mas aceitemos que pagam todos os 12.99 euros que custa o ultimate.
25000000×12.99=324750000 ou 324,750 milhões mensais.
3,897 biliões anuais.
Ou seja os 69 biliões seriam pagos daqui a 17,7 anos… Isto se os 15 euros fossem tudo lucro, e se a Microsoft não bastasse um tusto entretanto.
Realisticamente, contabilizando apenas o lucro, a despesa para manter o serviço, e os pagamentos reais que estão a ser realizados, nem daqui a 50 anos isto está pago. E se contarmos com os 45 cêntimos por pessoa por mês obtidos com o plano de familia, de forma oficial, nem daqui a 200 anos.
Sabe essa continha que você fez? 25 milhões * $12.99?
Foi a conta que um Youtuber brasileiro usou para justificar que o serviço como o gamePass tem sim grana para fazer um jogo com qualidade e orçamento de um The Last of Us, que custou algo perto dos 100 milhões.
Essa foi uma das justificativas e provas que um serviço como gamePass e com lançamento day one pode sim ter jogos com essa qualidade.
Ele só esqueceu:
1- Que desde o lançamento do serviço a única franquia que está mantendo qualidade é a série Forza
2- Que nem todos pagam 15 dólares (valor utilizado por ele)
3- Que os serviços de streaming de vídeo estão passando por perda de assinaturas, ao invés disso achou positivo a Netflix não ter perdido uma quantidade de assinaturas que previa devido ao lançamento da temporada do Stranger Things, mas mesmo assim a Netflix perdeu assinaturas.
Lívio… Nem vamos por aí…
Por dois motivos:
1 – Isso é receita e os jogos pagam-se com lucros.
Quais os lucros? A Microsoft da última vez que falou disse que o Gamepass não era ainda lucrativo. Desde então nada foi referido, pelo que tudo que se diga é especular. Podes do tudo questionar, e muito bem, como é que 25 milhões*12.99 podem pagar jogos de 100 milhões, mas 15.99*214 milhões não pagam séries até mais baratas, dando prejuízo.
2 – O dinheiro do Gamepass não serve só para se pagar jogos. Há uns potenciais 69 biliões a amortizar. Que tomando a receita toda como lucro, demoram 17,7 anos a pagar. Retirando algum, em valores favoráveis à Microsoft, como despesa, demora 30 anos a pagar, ajustando aos 45 cêntimos por pessoa por mês em planos familiares e falcatruas oficialmente suportadas, demora 100 anos a pagar.
Daí que se o dinheiro daria para jogos daqueles seria a última conta que eu faria.
O jim ryan quando anda ai a comprar exclusivos temporários (final fantasy por exemplo) ou definitivos também esta muito preocupado com o impacto sobre os jogadores da xbox/pc.
Se há coisa que a sony desde a geração ps4 passou a fazer foi comprar exclusividades (temporários) e conteúdos exclusivos primeiro.
É tanta hipocrisia que me revolta, e eu sou um tipo calmo.
Pode ter haver com o atlético de Madrid em 3 jogos seguidos com o porto ser beneficiado pela sorte e pela arbitragem mas adiante.
A Microsoft sendo dona sugeriu cumprir está geração em todas as consolas (acordo atual + 3 anos) e então? Não é bom? querem o quê? 10 anos 20, 30? Para sempre?
Além de ridículo é hipócrita, se fosse eu a mandar cumpria os contratos e depois acabou a mama.
é a mesma coisa, FF7R e Activision.
Mas é que as entidades que fiscalizam são todas sonystas… por isso ninguém fiscalizou FF7R e estão fiscalizando a compra da MS?
curioso, vc não citou Spiderman…. o jogo sumiu da listinha da “sony malvadona e MS pobrezinha se defendendo” ?
alias, quem inventou a prática de DLC e exclusivos temporário foi o xbox 360, que já saiu de cara pagando para Bioshock 1 e mass effect 1 não saírem no PS3 e depois pagou por DLC de COD.
Bioshock 1 e Mass Effect 1 foram exclusivos Third Parties financiados pela Microsoft. O Mass Effect 2 que você esqueceu também foi. Foram semelhantes a Gears of War na geração 360, esses jogos não teriam acontecido sem a Microsoft.
Então não deveriam haver queixas sobre Final Fantasy 7, não?
Interessante também é não ver o logo da MS nos games que não aconteceriam sem ela, não é mesmo? Ou lá no final, ao passar o cast tem o nome da MS e de funcionários dela no meio?
Espantoso, não?!?!
Ele nem sabe disso ai, só largou essa para ver “se vence”
Se desmentir ele finge que não leu e continua repetindo.
Se acreditarem ele “vence a discussão”
o M.O. padrão.
Cadê a logo da MS/Xbox nesses jogos? Nem Publisher ela foi, como foi no 1o Mass Effect.
https://www.youtube.com/watch?v=VoNu3UtcwgA
https://www.youtube.com/watch?v=E8dSls0uIpg
se a MS financiou Bioshock e Mass Effect pq AMBOS saíram depois no PS3?
Capaz que a MS tenha pago para não sair no PS3, igual as DLCs do COD no x360
pq SF5 a Capcom diz que a Sony financiou, e já tem o SF6 e nada de SF5 no xbox.
é, exemplo do mundo real só tem indicando que vc está errado no argumento. SF5 financiado pela Sony nunca vai sair no Xbox.
Na realidade a Microsoft publicou o Mass Effect 1 da BioWare, e com isso adquiriu a exclusividade. Não encontro em lado nenhum algo mais do que isto, ou seja, algo que refira que o jogo foi financiado pela Microsoft (manda link para comprovar).
A confirmar isso, quando a EA comprou a BioWare, tornou-se publicador do jogo, o que retirou a Microsoft do lugar. Se o jogo tivesse sido financiado o IP era da Microsoft e como tal não só não passaria para a EA, como nunca veria outros jogos na PS.
Mas como era apenas publicador e esse posto foi comprado pela EA, os seguintes jogos, e inclusive o primeiro, puderam aparecer na PlayStation, conforme aconteceu.
Nesse sentido, o que dizes, salvo comprovacão do financiamento e venda dos direitos, não posso tomar como verdade.
O pessoal confunde o que é ou foi um jogo Second Party, um jogo financiado por alguém específico sob encomenda(e é dono da IP), com acordos de publicação e exclusividades, onde a IP “recebe dinheiro” através de marketing e viabilização de produção pra venda ou mesmo por acordos financeiros de exclusividade.
Normalmente a Publisher só viabiliza o markenting do jogo e auxilia a questão das vendas, mais do que põe dinheiro para o jogo poder existir.
Ora, Mass Effect é um jogo que existiria de qualquer forma, do contrário seria uma IP da MS. Ser Publisher de jogos de 3os é um acordo temporário e que muda, e há vários exemplos na indústria sobre isso. Um caso fácil de lembrar é Death Stranding (e olha que o IP parece ser até da Sony e o jogo trataria-se de um Second Party em teoria).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Publicadora_de_jogos_eletr%C3%B4nicos
https://twitter.com/JeffGrubb/status/1515058294137962497/photo/1
https://trademarks.justia.com/871/07/death-87107685.html
ôpa, pediu o link, vou preparar a pipoca!
Comprar a exclusividade de um jogo não é comparável a comprar editores.
E se fosses tu a mandar fazias o que os reguladores te dissessem para fazer, ou não fazias nada. Porque as leis são para todos!
Os reguladores estão-se a lixar para a Sony e para a Microsoft. Preocupam-se com o mercado, a livre concorrência, e os direitos dos consumidores. Todos são livres de crescer, investir, comprar e adquirir. Mas tem de chegar lá por mérito próprio e não comprando a sua posição ao mesmo tempo que retiram produtos aos outros.
Se 69 biliões fosse algo ao alcance de todos os reguladores não atuariam. Como não atuam com a compra de um jogo, e dificilmente com a compra de um estúdio.
Mas a Microsoft está a comprar editores… E com este vai no segundo.
Se a compra será aprovada ou não, não me atrevo a dizer. Mas é bom ver os reguladores a fazer as perguntas certas, e perceber que caso a coisa passe, a Microsoft terá de garantir que os terceiros não são prejudicados.
Para além do mais, a Xbox atualmente não consegue aguentar com os custos de um COD (eles mesmos referiram isso aos reguladores). A oferta à PS no fundo era algo falso. Era um aguentar os custos com vendas na PS dando tempo ao Gamepass de crescer a ver se se aguenta sozinho.
E se o COD ficar na MS, eu não me admiraria que a Sony acabasse com ele na PS. Assumindo as perdas, mas inviabilizando a sua viabilidade financeira só na Xbox.
Mas oh Rui… Compreendendo a tua dor face o FCP, da qual partilho, pergunto.
Que hipocrisia vês em uma empresa abordar uma prática corrente em qualquer mercado, que são as exclusividades.
Tu queres convencer alguém que a empresa que vale 1.92 triliões não consegue entrar num esquema normal e fazer o mesmo ou melhor que a Sony? Uma empresa que em dinheiro líquido tem mais do que o valor de toda a Sony?
Ou estás mesmo a reconhecer que eles nunca foram competentes no jogo limpo, precisando agora de em vez de comprar exclusividades de um lançamento, comprar todos os estúdios, todos os IPs e obter exclusividade vitalicia de todos os jogos lançados e por lançar de um dos amores editores mundiais?
Quando falamos desta compra, é sempre atirados números pro ar e quantidades, ali só interessa uma coisa é o cod o resto é extras.
E mantenho o que disse a Sony não tem problemas em constantemente passar cheques sem se preocupar com o impacto nos jogadores Xbox/PC.
Ah mas é só um jogo não é uma editora, de jogo em jogo…
Faço a pergunta ao contrário, se a Sony fosse dona do cod ela lançava o jogo na xbox com todos os conteúdos ao mesmo tempo? Não precisa responder.
A tua pergunta final demonstra que afinal a haver aqui hipocrisia, ela é tua.
Porque se fosse a Sony a comprar a Activision, e a fazer o que a MS está a fazer, a revolta seria a mesma. Porque o que aqui está em causa não é o clube… É o futuro do futebol e a verdade desportiva.
Neste caso não é a caixa onde se joga, é o mercado, e a competitividade baseada na competência e não no poder econômico.
Vamos ser claros eu tenho xbox desde 2006 como máquina número 1, no entanto se tivesse a PlayStation ia ter uma experiência igual são consolas iguais produtos iguais, com ligeira variação do foco mas são essencialmente a mesma coisa.
O que realmente criou uma divergência foi o gp se eu já preferia a xbox por causa do comando do foco no online e pelo hábito, assim que comecei a usar o gp nunca mais quero outra coisa, a Sony mais uma vez copiou, com o plus xxl ou lá como se chama mas não é a mesma coisa, é me indiferente jogos singleplayer por muito bons que sejam eu nunca compraria o spider man ou o uncharted como não comprei o halo ou o gears, mas o gamepass permite que também jogue um ou outro jogo desse estilo.
Não se trata de clubites repito uso a xbox se usasse a ps tinha uma exp igual e vice versa.
Agora que me dá gosto ver a Sony a contorcer se toda por causa do cod admito que sim.
A Sony em 2 anos de geração jogou no lixo praticamente tudo que as pessoas passaram 8 anos dizendo que era a receita de sucesso do Playstation:
Jogos exclusivos;
Jogos Single Players;
Quem acompanha o Playstation desde sempre com viés neutro sabe que essa babação forçada dos exclusivos começou na segunda metade do PS3 quando estavam quebrados pelo Xbox 360. A Sony usa bem das suas artimanhas com vários sites com propagandas patrocinadas que dao nota máxima a tudo que colocam no mercado. É inadmissível o tanto de nota 10 que o Remaster do Remaster do TLOUS está recebendo quando outros jogos que fizeram a mesma coisa tiveram suas medias bem reduzidas quando relançados. A nota 10 vira coisa banal quando a Sony lança jogo e coloca publicidade dele pra todo lado.
Da mesma forma, sempre se teve duvidas sobre o verdadeiros sucesso comercial desses jogos single players e sempre se desconfiou dos bundles. 2 anos de pandemia e aquele jogo que deveria ter sido o estouro de todos os tempos segundo a marca, o tlous2, vendeu pra menos de 10% dos clientes da Sony, sem os bundles.
Agora essa luta e rancor pra manter COD eternamente, quando a oferta da MS pelo menos já garantiu a geração toda.
Eu percebo o lado deles, se a PlayStation falir a própria Sony pode estar em risco secalhar hoje nem tanto como em 2013, a Sony está bem na parte do cinema e nos sensores de câmeras e talvez nas tvs, mas a PlayStation continua a ser a tábua de salvação do barco.
Dai percebo perfeitamente a garra com que defende a marca, secalhar faltava isso á Microsoft, para eles a xbox é um extra na companhia se fosse a sobrevivência em 2013 não cometiam aquele erro colossal chamado kinect.
O que as pessoas não metem naquela cabecinha é que se a PlayStation falir ou a xbox tudo vai continuar na mesma vão continuar haver os Spiderman desta vida para eles se divertirem.
Agora e vou falar á português puro, se eles não andassem feitos cabroezinhos com estas exclusividades temporários a torto e a direito, a impedir o cross play, a pagar para o jogo não é sair no seu serviço é pagar para não sair no serviço do outro e andarem a vender o mesmo jogo remake de remake de remake anos seguidos eu não era tão cáustico e depois vejo estas ovelhas ranhosas e não cito nomes toda a gente sabe de quem estou a falar ouvem o que não gostam e é a vida.
Portanto sim agrada me ver este reboliço todo por um jogo que segundo aqui e noutros sítios já não compram desde 1970 e é lixo, mas que esta a custar lhes está.
Mais, queria ver tomates da Sony em não o suportar na sua consola, gostava de ver essa atitude.
E o que interessa a Sony falir ou não, ninguém aqui é acionista de Sony, ao menos, eu não sou… Meu interesse é que os jogos de PS continuem a sair e com qualidade, e isso só existe como é devido aos consoles, não é algo difícil de perceber…
Estás a explicar o óbvio. E quando não se percebe o óbvio, Não adianta explicar!
Há certos Portistas que eu considero Benfiquistas azuis. Como o Franciso J Marques.
São pessoas tão cegas com a cor que não vêem nada senão os benefícios próprios. Nem percebendo que há muito mais em jogo que o que é da sua cor, e distorcendo a realidade para se adaptar à sua narrativa.
Se calhar és o J Marques da Xbox, será?
Quanto aos tomates, o Jim Ryan já os teve, ao negar a proposta da Microsoft e vir a público dar a conhece-la, numa situação em que a Sony é o elo mais fraco, e mostrando uma posição de força onde poucos julgariam que ela pudesse existir.
Porque parece que tu acordaste hoje e o passado não existiu.
Quem meteu pela primeira vez um conhecido exclusivo multi na sua consola?
Quem suportou primeiro o Cross Play?
Quem se mostrou primeiro contra o Cross Play?
Quem tem mais jogos a suportar Cross Play?
Essa situação de pagar para os jogos não saírem nos outros serviços é falsa, e é apenas uma cláusula em contratos de exclusividade para definir claramente o que a exclusividade abrange.
Por isso estás a subverter tudo o que dizes para se adaptar à tua Narrativa. És efetivamente um J Marques desta vida!
O jim veio cá pra fora com intenção de minar o negócio da Microsoft com os reguladores, veremos se tem os tomates no sítio então.
Você diz que é mentira a Microsoft diz que é verdade quem tem razão?
Quanto a lições de portismo lamento mas pode vir o pinto da costa que não existe maior portista do que eu.
Claro que veio… Mas não foi para minar… Foi mesmo para tentar acabar com ele.
E eu disse e volto a dizer que é mentira, e mostrei um documento que comprova isso em artigo dedicado. Quanto à Microsoft, só tenho a palavra do Phil.
Eu não como o que me dão, muito menos quando a pessoa em causa tem um histórico como o do Phil.
Foi um golpe rafeiro aproveitando o facto do Phill ter falado a verdade aos reguladores que não ia tirar o cod da ps esta geração, veio cá pra fora lavar roupa suja e chorar “a proposta não tem em conta o impacto nos jogadores da ps”.
E o jim tem em conta o vizinho? Ridículo e hipócrita.
Se eu quiser jogar ao novo final fantasy, qual é o impacto na minha vida de jogador? Somente 630 euros, só isso.
Eu já vi muita coisa nas consolas mas esta atitude rafeira do jim deve andar lá no topo.
O Phill não vai deixar passar esta em branco.
E eu continuo na mesma a Microsoft em sua defesa disse o que você disse é mentira.
Agora fiquei na dúvida, ele falou que não tiraria nesta geração? Pelo que lembro nunca falou isso(nesta geração) e disse que a franquia continuaria na plataforma PS.
O suposto contrato em vigor é ate 2024 como o phill disse ao jim que continuaria a lançar o cod na ps mais 3 anos após o final do atual acordo fazendo as contas punha o cod seguro nas consolas PlayStation pelo menos mais esta geração o que indica logo outra coisa, vem ai uma nova xbox depois desta o que desmente desde logo o que pensa o sr Mário que se o negócio da Activision avançar a xbox como consola acaba esta geração.
O Phil não propôs o COD, por muito mais tempo, até porque os próximos 3 anos já estão garantidos. Propôs 3 anos mais, se calhar até com a Sony a pagar algo mais para o ter.
A Sony não está interessada em ajudar a Microsoft a manter um jogo que eles referem não ser lucrativo sem a PS (Aliás, segundo as contas da Activision, a PS é a sua maior fonte de receita).
Estranho seria acontecer o contrário no requisito de maior receita, se uma tem um mercado de cerca de 145 milhões e a outra 70 milhões não é normal isso? Digo eu.
Estranho é que uma das empresas valha 1.92 trilioes, tenha mais dinheiro líquido do que vale a outra, seja líder de mercado pelo software, e mesmo assim… É incapaz de criar as suas próprias equipas, de as fazer crescer, e de criar produtos ao nível da concorrente.
Não fosse o facto de a Sony ser Japonesa, e como tal a salvo da Microsoft, e certamente já teria sido comprada para não competir contra eles.
E o PC?!?! PC + Xbox não seria o suficiente em receitas pra Microsoft? Diablo nos Smartphones parece provar que nem minimamente precisam de PS pra nada. É só pra tirar de PS mesmo, pra mim, parece bem óbvio, mas o que digo é mera opinião minha.
Rafeiro como o Phil vilanizar a Sony por não ter Crossplay com Xbox, ou por não lançar Day One seus jogos no PC?!?! 😀
Se o cara mandou uma carta pro Jim com 3 anos, falou de 5 pros reguladores e diz na mídia que não irá tirar o jogo dos lugares onde ele é jogado, que é o rafeiro mesmo?!?! 🤣
Nota que isso só tem uma fonte. Não quero tomar isso como uma certeza.
Quem faz ilações, ou tem como provar ou é mentiroso, vamos ver o desenrolar da questão. Já pra tomar partido fazendo uma opção pelo que se vê, o histórico do Phil Spencer ajuda a optar contra ele se não houver “amor” envolvido. 🙂
Acho pouco provável que alguém devidamente informado esteja preocupado com a Sony falir (pelo menos em curto prazo). Motivos?
1) A falência de uma empresa ou divisão geralmente acontece em médio/longo prazo, após sucessivos relatórios fiscais apresentando declínios e prejuízos. Desde 2015 a Sony vêm apresentando lucros consistentes na sua divisão de jogos. Logo, não faz sentido se preocupar com isso em curto prazo.
2) Mesmo que a Sony venha “falir” no futuro, daqui uns 10 anos talvez, é provável que o PS5 tenha recebido a mesma atenção que o PS4, PS3, etc.. receberam nas gerações anteriores. Logo quem investiu nessa consola está despreocupado. Se em 2027 a Sony estiver passando apuros financeiros e a pessoa estiver receosa, é só não comprar o PS6. Mas vai ter aproveitado seu PS5.
3) Se for olhar o último relatório fiscal da Sony, vai perceber que pelo menos outras 4 divisões estão lucrando tanto quanto a divisão de jogos: Sony Music, Sony Pictures, Sony ET&S e Sony Financial Services https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/22q1_sonypre.pdf . Claro que a Microsoft é muito mais rica, não tem nem comparação aqui.. é só uma questão de que a Sony não depende tanto do Playstation como faz parecer.
Inadmissível é 10 sites voltados a Xbox ter carta branca no metacritic e avaliar HALO INFINITE com notas 90/10 e um Stevivor da vida dando nota pra jogo do Xbox sempre acima da média geral e dando nota pra jogos da Sony sempre abaixo da média geral. Isso sim é inadmissível. Agora aguardo aqui um link vindo de vc com provas do que vc está falando.
Também não é bom, mas existem mais uma dúzia de sites que não avaliam jogos mas surgem para dar notas à jogos Playstation e simplesmente entram no Metacritic. Procura lá, os jogos exclusivos do Playstation tem maior número de reviews que todos os outros jogos da indústria. E o pior, os revisores não tem mais critérios, todas as revisões são uma dissertação sobre o que a pessoa que escreve acha do jogo e não dá nota para critérios específicos. E aí tem coisas inconsistentes tipo, o Halo é mediano por que o multipayer saiu incompleto e com vários modos a incluir, mas o TLOUS é 10/10 mesmo tendo só um single player bastante finito…
Porém, a Sony já é conhecida por práticas hostis com sites que não avaliam seus jogos com as maiores notas, bem como conhecida por colocar sua propaganda de games em todos os lugares.
Talvez porque Tlou é um jogo single player com multi. Mas Halo é desde à muito tempo um jogo multi com single.
E outra coisa que esta malta gosta muito de falar é amigo faz te a pista cria jogos exclusivos de qualidade.(com relação á xbox)
A Sony o que tem de fazer é simples lançar um exclusivo rival superior ao cod em qualidade qual é o drama?
Se é só estalar os dedos que façam isso peguem no killzone por exemplo e moldem no para copiar e superar o cod, problema resolvido.
Mas a Sony já tem gente fazendo um COD exclusivo. Não existe drama, existe uma empresa incompetente queimando dinheiro pra se tornar dominante. Eu aposto com vc que se essa compra passar, COD vai despencar em qualidade. Ou tu acha que a MS, que não consegue nem fazer a gestão dos Studios que já tem, vai entregar qualidade com mais que o dobro de funcionários que tem hj nos seus studios? Sonha!!!
É esperar pra ver, isso talvez surja, só precisa tempo, não à toa, já compraram a Bungie, e estão a investir numa equipe de ex-CoDs.
A bungie é um caso engraçado, deixou a Microsoft porquê queria seguir independente e há primeira oportunidade foi comprada.
Diz muito sobre eles.
Já sei o que vais responder depois digo te se acertei.
Não entendi o que seria na primeira oportunidade!!!
Se você olhar pra Bungie, ela perdeu a IP que criou (Halo), tentou novas parcerias (Activision) por uma década, e até onde sei, se vendeu pra Sony com exigências e preços absurdos, pela minha ótica.
E é difícil de imaginar que não tiveram outras propostas após terem saído da MS após mais uma década (de 2007 pra 2022 já se vão 15 anos), até mesmo por parte da MS, pra voltarem pra lá.
[Opinião] Nesse processo de venda, provavelmente ela deve ter condições de recompra previstas em contrato já que se mantém detentora do que criou e criará, sendo sua própria publicadora. A mim, soa mais como a Sony ter direito a parte dos lucros e acesso a colaborações noutros projetos, bem como ao motor de jogo da Bungie que qualquer outra coisa, tá mais pra comodato/aluguel de empresa do que compra, já que nem exclusividade dos jogos a serem feitos pela Bungie pode ter.
https://www.gamevicio.com/noticias/2022/01/microsoft-tambem-teria-tentando-comprar-a-bungie/
https://www.gamesindustry.biz/former-bungie-boss-says-deal-with-activision-was-exactly-as-bad-as-we-thought-it-to-be
https://gamerant.com/destiny-playstation-xbox-exclusive/
O repetir uma mentira não a torna verdade. A Bungee continua independente, isso fez parte do contrato e estava de tal maneira claro no mesmo que o processo nem parou nos reguladores.
Eu sei que não vale a pena tentar educar quem não quer aprender, mas…
https://www.tweaktown.com/news/84303/sony-buys-bungie-destiny-dev-remains-independent-self-publish-games/index.html
Tu pelos vistos além de desinformado, és crente! Acreditas que para se fazer um jogo de sucesso é só querer. Nunca questionando o motivo pelo qual a Microsoft, perante essa realidade que acreditas existir nunca quis fazer isso.
E porque vão eles gastar 69 biliões quando… Bastava copiar.
É a lógica paradoxal que nunca bate, o PS tem sucesso “porque copia o Xbox” que não têm o mesmo sucesso, e que compra um sucesso estabelecido porque é mais barato que tentar criar um sucesso apenas copiando um jogo da Activision… me pergunto se tudo se resume ao sucesso de CoD, 70 bilhões de dólares dá pra tentar fazer quantos clones de sucesso de CoD? 700? 🙂
vou personalizar em si como exemplo apenas estão sempre a criticar a Microsoft nesse aspecto como se fosse fácil.
Companheiros é fácil? Façam se a pista e façam o vosso próprio cod é simples.
O nosso próprio COD? Quem somos nós? Estás a dividir isto em clubes quando do que se fala é do mercado, da livre concorrência, e da concorrência leal e baseada na competência?
E que eu saiba o COD ainda é da Activision. Uma empresa independentemente cuja potencial compra ainda não foi decidida, e mesmo que seja, pelas preocupações mostradas pelos reguladores, muito dificilmente esse jogo será exclusivo na Xbox ou do Gamepass.
Recomendo a leitura pausada do documento da CMA, e as suas preocupações, que a não serem anuladas, coisa que a Sony não deixará acontecer sem garantias bem mais extensas que as propostas pela Microsoft, como se percebe pela atual postura do Jim Ryan, darão lugar a um chumbar da compra.
Claro que a Microsoft pode sempre retirar a Xbox do Reino Unido, o seu segundo maior mercado, mas isso teria sérias consequências em todos os ramos do seu negócio, e a nível mundial.
Desculpe lá senhor Mário você as vezes pensa que está a falar com o deto ou alguém do gênero, não estou a dividir isto em equipas, apenas já o vi cascar vezes sem conta na Microsoft por causa dos exclusivos, omitindo sempre que criar algo novo e de sucesso não é fácil as vezes demora décadas outras vezes é instantâneo, mas seja como for dá muito trabalho especialmente em novas ips é sempre um tiro no escuro ou tenho de lhe relembrar vários exclusivos ao longo dos anos da sony que foram fiascos totais?
Criar algo de novo é complicado, e mais complicado é fazer disso um sucesso.
E nesse aspeto a Microsoft falhou em tudo o que tentou fazer.
Já a Sony teve mais sorte. Uncharted, GOW Reboot, Spider-Man, Horizon, TLOU, Ghost of Tsushima, foram novos IPs que acertaram em cheio.
Daí que não precisas de me relembrar dos fiascos da Sony… Porque eles existiram.
Bem mais difícil é lembrares-te dos sucessos da Microsoft, pois eles não existiram. E daí que Halo, Gears e Forza sejam uma fórmula gasta até às exaustão.
Basicamente a Microsoft nunca mostrou competência para competir com a Sony.
Talvez porque a Microsoft que tem um líder que passa mais tempo a dar entrevistas, em podcasts dos fans e a alimentar guerras de consolas, e a jogar (deu a conhecer que passa 15 horas por semana a jogar), em vez de estar em viagem e a gerir as suas equipas, que recebem visitas das chefias em períodos que podem alcançar os 4 anos, conforme revelado recentemente pela Rare.
Daí que COD na Microsoft preocupa por motivos extra Sony, nomeadamente o futuro que a série pode ter nas mãos da Microsoft.
Halo, era até bem recentemente, um dos maiores IPs do mundo, mas viu-se reduzido a um jogo que é ridicularizado por todos.
Porque de Shooter competitivo passou a joguinho de família com fatos roxos e capacetes com orelhas de gato, sem suporte, ainda incompleto, sem conteúdo, e no qual em vez de se resolver os problemas, se pondera a introdução de microtransações.
Sabe o que é pior, o Jim Ryan basicamente está dizendo ao mercado “nós não conseguimos criar nada que seja do mesmo nível que o COD e sem isso nossa plataforma não presta, somos totalmente incompetentes”.
Parece que nesse momento ele deixou de ser um CEO em frente de uma companhia que precisa valorizar seu portfolio, passar tranquilidade aos clientes, e aos acionistas que colocam dinheiro para a companhia operar, e se tornou uma parte da fanbase que vive nos fóruns da internet e entra em contradição todos os dias.
O marketing negativo que o choro dele está causando é péssimo para a imagem do playstation.
E o que vale para o outro lado pois está fazendo de tudo para a aquisição da Activision seja aprovada porque não consegue criar nada do mesmo nível que o COD e dos demais jogos da concorrência, mesmo sendo dona de vários estúdios.
As duas estão se dizendo incompetentes
Espera? A Microsoft conseguiu fazer um?
Está a gastar 69 biliões para que?
sai da internet cara, vai viver um pouco no mundo real
No mundo real ninguém prova que esta certo acusado o outro de “chorar”. Que troço retardado.
Vocês que pararam de ver vantagens em exclusivos depois de a Microsoft parou de os fazer… Antes até Ryse era melhor que GoW e a santíssima trindade do Xbox era exaltada, mas Halo já não é mais o mesmo há tempos… Sobra Forza Horizon e a esperança dos “gênios do Unreal” da Coalition fazer um Gears de jeito.
Exclusivos são diferencial e é claro que sempre importaram numa plataforma, até no xbox, por isso a MS pagou por Mass Effect, Dead Rising, DLCs de Tomb Raider, DLCs de Cod e nunca publicou seus jogos no PS com base de jogadores maior e outras coisas já desde o primeiro xbox…
Para mim pouco ou nada importam os Spiderman, os gow, os horizon, os ratchet entre outros.
Valem zero para mim, os que tenho pena de não ter na xbox atual é o demon souls, o falado remake do sh2 exclusivo temporário (mais um caso em que o jim ryan está muito preocupado com o impacto no vizinho..) e assim de repente é só.
É preciso compreender que eu a minha escolha pela consola nada mas mesmo nada tem a ver com exclusivos.
A melhor plataforma para jogar é o PC não tenho nenhuma dúvida quanto a isso porém o PC traz alguns problemas que não existem nas consolas.
Eu escolho a consola porque é mais barato e com o gamepass é super barato, porque não temos dores de cabeça com manutenção, existe menos cheaters e no competitivo á partida é sempre mais justo porque o hardware é igual para todos +- , este último já foi mais verdade.
Pela comodidade e pela experiência personalizada que as consolas oferecem.
Estou me a lixar pro halo e pro Spiderman e pro gran turismo e pro gears, não é esse o meu foco eu jogo jogos competitivos, jogos multiplayer online e o ocasional retro e o ocasional single.
Mas isto sou eu, conheço muita gente igual mas no meu trabalho por exemplo os meus 2 colegas um na ps e o outro no pc só jogam single.
Ou seja não olhem para os outros tomando como certo o eu, somos todos diferentes, o Sr Mário só gosta de single player atualmente e grandes produções em que de jogabilidade tem relativamente pouco mas em grafismo e história tem muito e tudo bem.
Cada um tem o seu estilo isso não significa que estejas certo e eu errado ou vice versa.
Sua escolha por console não tem nada a ver com exclusivos simplesmente pq o Xbox lançou um Halo quebrado e um Forza em 2 anos! Tu tem que tirar essa faixa dos olhos pra enxergar o quanto a Sony fez nos últimos 2 anos. Exclusivos sempre importaram, só não importa quando o fanatismo é tanto que não se consegue enxergar.
Se você considerar que o Forza e o Halo dos ultimos 2 anos são jogos com alto fator replay por causa de seus componentes online sua crítica não é válida. O modelo de negócios do Playstation faz com que as pessoas que gostam do tipo de jogo que eles fazem esteja sempre precisando de mais, por que realmente não tem nada depois de terminar a campanha, o jogo acaba. Mas os jogos da concorrência que você citou tem longo ciclo de vida.
Halo tem alto fator de Replay? Pensei que estava a ler que os jogadores estão todos a abandonar o jogo porque o jogo não tem nada que os prenda.
Bem, gosto não se discute. Só não dá é pra achar que “diferenciais” não são importantes. Você, por exemplo, está no xbox desde 2006 e pelo que você argumenta é devido a ser o foco ligeiramente diferente da empresa em coisas do seu gosto, logo isso (o foco) é uma espécie de “exclusividade” pra você.
Se a questão fosse por preço e tudo fosse a mesma coisa pra você, na geração passada você teria ido pro PS4 que era mais barato que o xbox, ou estou enganado?
No fim, as coisas não se resumem a preço como por vezes muitos querem fazer parecer, escolhas vão muito além, têm expectativas(anseios), gostos (valores afetivos), históricos (análise prática e projeções) e fatos envolvidos (acontecimentos relevantes).
Errado a minha one custou 400€ + gta5 + fifa15.
A minha custou 500 euros com o pisa papéis incluído.
Mas você foge das promos como o diabo da cruz, é um fetiche seu ou tem os bolsos fundos.
E ja agora como é que lhe custou os 500? A consola segundo me lembro foi lançada no nosso território 1 ano depois e julgo que o corte do preço foi um ano depois.
https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/jogos/xbox-one-chega-a-portugal-a-5-de-setembro/amp/
A minha foi adquirida na PCComponentes, uma loja Espanhola que vende para Portugal.
Quando compraste a One só havia promoções para ela e nada para o PS?
Porque pelo que me lembro o PS5 era 400 euros no lançamento e sem promoções e o One 500 euros também sem promoções, e imagino na altura que compraste o teu One a 400 o PS também já teria das suas ofertas… Mas vá lá, compraste o One anos depois ao preço de lançamento do PS5 provavelmente só após 2016 pelos jogos que mostrou vir no seu bundle… e isso, vale lembrar, com o PS4 tecnicamente superior em performance para os multi.
Comprei quando foi lançada, ela saiu um ano depois em Portugal.
A parte técnica da one é a minha única mágoa em toda a história da xbox, cortaram no gpu em favor do kinect, foi um erro colossal.
No lançamento propriamente não foi, na Europa lançaram em novembro de 2013, em Portugal, 7 de agosto de 2014. Fifa 15 foi lançado só em setembro, GTA pra Xone só saiu 18 de novembro de 2014. Então, na melhor das hipóteses você comprou no período de Natal de 2014 a versão sem kinect com esses jogos.
Ainda é o pouco difícil de acreditar que nesse período não tivesse PS4 de preços melhores com mais de 1 ano no mercado, e que o Mário não conseguisse comprar em promoção melhor que 500 euros sem jogo, e você um console com dois jogos recem lançados a 60 euros comprado juntos a um console por 400, mas se você diz…
Foi em novembro 2014 na mediamarkt, não foi logo no lançamento da consola em Portugal, foi passado uns meses 3 ou 4.
400 euros mais o fifa mais o gta5.
Ps4 não me lembro se tinha promo equivalentes.
Rui, para alguém que não liga pro pedaço de plástico em que joga, e sim para preços, não me pareceu que isso realmente te preocupasse à época já que não se deu ao trabalho de procurar ofertas de PS4 que se acumularam com bundles desde junho de 2014 ao menos.
Em junho de 2014 tinha PS4 vendido a 24x de 16 euros, em agosto 2014 tinha Bundle com Destiny por 399,99, em setembro de 2014 tinhas o PS4+Fifa 15 por 399,99 euros, em novembro tinha com GTA 5 por 399, e não duvido que tenha tido uma igual a que você adquiriu o seu xbox com GTA e Fifa, como um combo feito por algumas lojas para o Natal (ao menos fizeram nos EUA com acessórios e 2 jogos tipo GTA e TLoUs, dentre outros).
Então, ainda acredito que preço aí não foi realmente a questão e sim o momento em que você achou mais conveniente comprar o que queria (gosto) que era o xbox, lembro ainda que o PS4 tinha hardware superior tecnicamente e uma comunidade online maior em Portugal, coisa relevante pra quem prefere jogos online como você.
Fora que Bloodborne, do gênero Souls que você diz gostar, já estava aninciado para março de 2015.
https://www.eurogamer.pt/agora-podem-comprar-uma-ps4-a-16-sem-juros
https://pt.videogamer.com/noticias/pre-reservas-do-bundle-da-ps4-com-destiny-disponiveis-em-portugal/
https://pt-pt.facebook.com/FnacPortugal/posts/10152254647526105/
https://www.eurogamer.pt/bundle-gta-v-ps4-com-preco-especial-ate-30-de-novembro
Desculpa usar o teu comentário Juca.
Finalmente percebo porque motivo o Jim Ryan falou…
É que a Microsoft mentiu aos reguladores do Reino Unido.
Segundo Paul Thurott, o conhecido Jornalista, eles referiram aos reguladores que iriam manter o jogo na PS5 por 5 anos após o atual acordo, ou seja 5+3=8.
No entanto, no documento mandado à Sony só oferecia 3.
E assim sendo os reguladores tinham de saber disto.
E o terem mentido pode ter sérias consequências.
É o velho Phil com a conversa se adequando a conveniência do receptor da mensagem. Inda bem que tudo é oficiado e as coisas não “ficam” pelo disse me disse. Na imprensa o Phil dá entender que nem planeja tirá-lo em algum momento do PS…
Segundo o Phil:
“We’ve heard that this deal might take franchises like Call of Duty away from the places where people currently play them. That’s why, as we’ve said before, we are committed to making the same version of Call of Duty available on PlayStation on the same day the game launches elsewhere. We will continue to enable people to play with each other across platforms and across devices. We know players benefit from this approach because we’ve done it with Minecraft, which continues to be available on multiple platforms and has expanded to even more since Mojang joined Microsoft in 2014. As we extend our gaming storefront across new devices and platforms, we will make sure that we do so in a manner that protects the ability of developers to choose how to distribute their games.”
Como é um homem bom este Phil, meu Deus! 🙂
https://observatoriodegames.uol.com.br/xbox/call-of-duty-permanecera-no-playstation-reafirma-phil-spencer-do-xbox
A mensagem original:
https://blogs.microsoft.com/on-the-issues/2022/09/01/gaming-everyone-everywhere/
Resumindo, Phil não falou que seria 3 + 3 anos como o leitor acima disse que ele tinha falado para os reguladores e para a imprensa. Eu sempre lia que ele iria respeitar o contrato e, com o fim deste, o jogo continuaria no PS.
Nada do que o Phil diz a mim soa confiável, o cara passou uma geração a falar que todo ano era o ano do xbox sem fazer nada de relevante, até surgir com o “cavalo de tróia” da indústria, o Gamepass.
O problema não é o Phil. Este tipo de coisas está enraizado na empresa. Todos os representantes que falam fazem o mesmo…
Da para ver que o Phill meteu os pés pelas mãos mesmo, ja faz mais se 24h e ele nao apareceu nem para twittar uma resposta
Falo dele mais como a personificação do problema, é como falo do Jim Ryan da mesma forma, mas sei que há interferências superiores à vontade dele. A questão é que se ele permanece no cargo, a vontade também se torna a dele. Mas sim, é uma “modus operandi” da empresa, Halo foi tirado do Macintosh…
https://www.youtube.com/watch?v=qVMD7wx-peU
Segundo Paul Thurott, o Phil referiu aos reguladores que manteria o COD PELO MENOS mais 5 anos após os 3 que tem já de cumprir pelo acordo pré existente da Sony.
Naturalmente que isto não basta prometer e teve de ser oficializado, e nada garantia que os reguladores achassem que 5 anos chegavam. Isto apesar de Phil, aos olhos do público dar a entender que nunca tiraria o jogo da consola da Sony. Mas quando chegou a hora de chamar os bois pelos nomes, no que foi mandado à Sony, só estavam garantidos mais 3 anos.
Jim Ryan achou a coisa desonesta, especialmente pelo paleio público do Phil e deu isto a conhecer para que os reguladores percebam, se ainda não perceberam, com quem estão a lidar.
Isto, se o que Paul Thurott refere for efetivamente verdade.
500 euros, com Forza 5. Setembro de 2014.
Era o preço, e ainda levaste o Forza 5. O meu comprei com o “kitreco” e o combo Halo Collection e Dance Central, foi quando anunciaram o Rise of Tomb como “exclusivo”, algo que se juntou a minha vontade de jogar Forza Horizon 3. Porque exclusivos importam!
Eu peguei um 360(Já na geração PS4) e um One para jogar Forza, hoje estão lá, guardados nas caixas e presentes na minha coleção
Mas se para ti os jogos não contam… E nem sequer mostras pena de não os ter, reconhecendo-lhes a qualidade que todos reconhecem, não és um gamer!
E nesse caso o que pensas é pouco relevante. És como um mero simpatizante que não paga cotas mas que se refere ao “meu clube”, quando na realidade o clube não é seu. Ou como alguém que diz que gosta de futebol, mas que na prática só vê os jogos do seu clube.
O que você confunde é que existe o EU, e existe a REALIDADE do mundo.
EU me importo com os jogos exclusivos, EU procuro a plataforma que tem jogos que mais me atraiam, e isso conta os exclusivos. EU gostei do Ryse pelo jogo que foi para começo de geração e acho que tinha potencial para fazerem algo de jeito, mas a REALIDADE é que esse tipo de jogo pouco importa para o público em geral. Por que o público em geral é casual, é composto de pessoas que jogam de forma descompromissada, e essas pessoas tendem a gostar de jogos multiplayer para interagir com outras pessoas, e gostam de jogos fáceis como um COD da vida, em que se mata oponentes com tiros nos tornozelos…
O meu problema com vocês, e o de muitos outros também, é que vocês não enxergam a REALIDADE, e tratam a bolha em que vivem como o reflexo do mundo.
O Playstation faz sucesso por que é popular, ele é associado à palavra video game por pessoas comuns, aquela mãe que quer dar um presente para o filho, ela não pensa em Xbox Series X, ou RTX3080TI, ela pensa Playstation, e isso acontece por que a Sony lá nos anos 90 dizimou seus concorrentes com MUITO DINHEIRO envolvido, e cravou seu nome como sinônimo de video game de mesa.
Eu não sei se vocês tem vida social além da bolha nerd dos games mas eu, que converso com pessoas comuns, digo que cada 10 donos de um Playstation que eu conheço, talvez uns 2 ou 3 saibam que Uncharted é um jogo exclusivo, por que assim como eu, essas pessoas cresceram com um Playstation pra jogar Resident Evil, Final Fantasy, Silent Hill, Tony Hawk’s, Winning Eleven…
No intervalo do trabalho as pessoas não ligam o PS pra jogar Horizon FW, elas jogam FIFA, elas combinam de todo mundo ter GTAV pra jogar online, elas jogam COD. E são essas pessoas que dão dinheiro pra eles, não a galera que vive na internet, que conhecem todas as especificações técnicas, que tem olhos treinados para dizer que a qualidade de imagem de um jogo no Xbox Series S não é boa na TV 4K por que a resolução nativa é 1080p, ou que sabem exatamente onde ir comprar aquele jogo de segunda mão mais barato.
O que você diz sobre jogos multiplayer e single player eu comparo com a parábola dos talentos lá na bíblia.
Um jogo multiplayer bem sucedido pode ser comparado com o servo que recebeu 5 talentos e os multiplicou ganhando outros 5 talentos.
Um jogo single player bem sucedido pode ser comparado com o servo que recebeu 2 talentos e os multiplicou ganhando outros 2 talentos.
Moral da história: jogos multiplayer bem sucedidos tendem a gerar mais dinheiro? A resposta é Sim! Mas uma coisa não anula a outra, o servo de 2 talentos não vai ser descartado, já que também está multiplicando seus lucros.
Da mesma forma que AMD, Intel, NVIDIA ou Samsung não deixarão de fabricar hardware só porque a margem de lucro sobre o software é maior.
Então eu não entendo seu ponto, às vezes parece que você está discutindo sozinho. Ninguém aqui discorda que jogos como FIFA e COD são bastante populares no Playstation. Mas jogos como Last of Us e Uncharted que geraram 1 bilhão de receita (https://segmentnext.com/the-last-of-us-uncharted-4-1b-revenue/) devem ter custado muito menos do que isso para serem feitos, logo também geraram bons lucros e possuem uma considerável fatia de jogadores.
Como? Quem? Onde? Que medicamento?
Em 2 anos tivemos:
Astro’s Playroom
Demon’s Souls
Ratchet & Clank: Rift Apart
Returnal
Destruction AllStars
Marvel’s Spider-Man Miles Morales
Final Fantasy 7 Remake Intergrade
Kena: Bridge of Spirits
Deathloop
Horizon Forbidden West
Gran Turismo 7
Ghostwire Tokyo
Isto excluindo remakes, remasters e Diretors Cuts.
Para além do mais, se tomarmos em conta o termo exclusivo no sentido de “existente apenas naquela plataforma”, só a PS5 os tem, num total de 5 títulos.
Se tomarmos em conta o termo exclusivos no sentido de “exclusivo na nova geração”, também só a PS5 os tem, num total de 5 títulos.
Se tomarmos em conta o termo exclusivo como exclusivo em uma marca de consola, e continuando a não contar os remasters, remakes e Diretors Cut, então a PS5 tem 12, e a Xbox 3.
Forza Horizon 5
Halo Infinite
Microsoft Flight Simulator
Sem dúvida a Sony está a falhar. E a Microsoft a entregar…
E olha que esqueceu ao menos o FallGuys e o Stray! 🙂
Ao menos 😉
Porque se formos ver, apenas a PS5 tem edição dedicada de nova geração do The Pathless.
FallGuys já foi lançado muito antes, mas contabilizam FS pra Microsoft né?
Faltou SIFU aí na lista.
Sim entregou, e o Jim Ryan está na internet chorando por que os estão tirando o COD. Ou seja, se mantém válida minha crítica, você com seu comentário voltou aquele eterno loop de que o Playstation vende por que tem jogos exclusivos, mas a Sony esta tentando barrar a aquisição da Activision pela MS por que eles vão ficar sem COD, o que significa nas palavras dele que o Playstation estará morto, mesmo tendo sei lá quantos exclusivos aí no mercado que você e os outros membros da bolha tem na listinha.
Não o Jim não chorou por lhes terem tirado o COD.
O Jim respondeu aos reguladores sobre o que entendia ser a importância do COD. Ia mentir para agradar à Microsoft?
E rejeitou a proposta por ser radicalmente diferente do que está a ser dito ao público e aos reguladores.
Oi?
Nesses últimos 2 anos eu platinei Astro Playroom, Spiderman Miles Morales, Sackboy, Ratchet and Clank Rift Apart, Returnal, Horizon Forbidden West, Gran Turismo 7, Demons Souls Remake. Também platinei Kena e Stray, que embora não sejam first-party, (ainda) são exclusivos de console.
Ou seja, somente em 2 anos estou contabilizando 10 jogos. E quem me conhece pessoalmente sabe que não platino jogos em que não tive uma boa apreciação. Não sei o que vai acontecer nos próximos anos, não possuo diploma em futorologia. Mas 10 bons jogos para 2 anos está excelente.
Negativo, começou no PS1 lá na metade final dos anos 90. Os fãs de Sega, Sony e Nintendo se mediam principalmente pelos exclusivos. A diferença é que naquela época ninguém se importava se FF 7, Metal Gear Solid ou Gran Turismo foram feitos pela Konami, Square, Capcom, Sony ou whatever. Em console eram exclusivos de PS1, logo precisava ter o mesmo para jogá-los.
O que aconteceu de alguns anos pra cá é que a bolha hardcore transformou a discussão sobre “jogos exclusivos” para “jogos first-party“. Mas para o grande público a discussão “first-party” é irrelevante. Se a pessoa quer jogar FF7 remake, Stray ou Kena em console, por enquanto estão exclusivos no PS4 e PS5, logo na prática não importa se é first-party.
Halo Infinite é da Sony? Stevivor, é vc?
Quais seriam esses outros jogos? Vai novamente trazer remasters de Halo e Gears para a discussão e tentar colocar como se tivessem recebido “visual remakes”? O ponto é, TLOU remake possui gráficos ligeiramente superiores aos de TLOU 2. Se você me apresentar algum “visual remake” de Halo e Gears que sejam superiores graficamente ao Halo Infinite e ao Gears 5, aí sim te dou razão.
Quando a Microsoft divulgou que Halo alcançou 80 milhões de cópias vendidas, vi muita gente comemorando. Mas Halo 3 e Reach foram vendidos em diversos bundles na época do Xbox 360. Eu deveria desconfiar desses números?
Eu também acredito que TLOU2 não foi o sucesso comercial esperado. Mas usar isso de exemplo para justificar “desconfianças de first-party” e ignorar os números que Spiderman, GOW, Horizon Zero Dawn e Uncharted fizeram em menos de 1 ano (e sem bundles), não fica legal.
Não diria rancor, é uma questão de não querer largar o osso. Se de repente teu chefe te dizer que teu salário reduziu de 10 mil euros para 9 mil euros por mês. Mesmo que tu sobreviva bem com 9 mil euros, se houver meios legais de tu não perder estes 1 mil euros, assim tu fará.
1 – Que bom que você platinou todos esses jogos, mas os 144 milhões de clientes do PS4 somado ao PS5 platinaram também?
2- Me refiro especificamente à exclusivos do Playstation. A SEGA e a Nintendo realmente estiveram nas gerações em que os exclusivos faziam extrema diferença na indústria, e isso era muito mais relacionado a dificuldade tecnológica de criar jogos multiplataforma, onde os games simplesmente eram jogos diferentes. O Alien no Mega Drive não tinha nada a ver com o Alien no SNES por exemplo, e teoricamente deveriam ser o mesmo jogo multiplataforma. Mas no Playstation não havia “culto aos exclusivos” até o PS3. As pessoas jogavam ali por que basicamente a Sony com seu dinheiro, sem crescimento orgânico, sem estudios first party, ou qualquer outra coisa da qual reclamam hoje, quase monopolizou o mercado.
3- Me explica como The Last of Us Part 1, que foi lançado semana passada já tem 106 reviews enquanto Halo Inifinite que foi lançado no final do ano passado tem 98? Ou por que o TLOUS 2 tem 121 reviews, ou Horizon Foribiden West com 126 reviews? Quem tem mais sites na babação de ovos, incluindo sites de conteúdo geek em geral que nem fazem reviews de games fora da Sony? COm certeza é o Xbox…
4 – Halo Anniversary no Xbox 360 teve todo visual refeito, era o que tinha para a tecnologia em sua época em 2011, com gráficos melhores que Halo Reach. Média reduzida de 97 para 82. Gears of War ultimate Edition, teve toda a parte visual refeita em 2015, gráficos acima de Gears Judgement, ou Gears 3. Média reduzida de 94 para 82. Demon Souls, o mesmo design travado de um jogo dos anos 2000, média 92. TLOUS, mesmo gameplay de 2013, com as mesmas falhas, mesmo level design, é o mesmo jogo com novos gráficos, um enorme esforço pra fazer ser +90 de novo. A Sony, como já divulgado que se importa muito com o Metacritic, colocou seus patrocinados para trabalhar.
5 – Sim você deveria desconfiar dos bundles, até por que o jogo mais vendido do Xbox 360 foi um game que vinha na caixa junto do Kinect.
6 – Concordamos sobre TLOUS2, todos os outros jogos citados estiveram em bundles e tiveram suas vendas reveladas depois dos bundles. Não se conhece nenhum uncharted que fez 20 milhões de vendas sem antes de aparecer os bundles.
7 – Não estamos falando de um empregado assalariado, estamos falando do dono do negócio que tem concorrência. É rancor e hipocrisia. A Sony está desde os anos 90 pagando para jogos não chegarem na concorrência, ou pagando por conteúdo exclusivo de game multiplataforma, mas agora é a vítima da concorrência desproporcional, logo a líder da indústria. A Sony não gosta de concorrentes fortes, e usa as armas que tem para aniquilá-los. A arma que sobra contra uma Microsoft disposta a colocar o dinheiro no negócio é o vitimismo mesmo.
E agora platina conta como sucesso para jogos exclusivos e single player?
Lembre-se que no seu comentário você critica a Sony por jogar a receita de sucesso no lixo, receita essa que se traduz como sucesso a partir das vendas, não pelo total de platinas.
A plataforma PS não tinha culto aos exclusivos antes do PS3?? que foi um God of War? um Gran Turismo?, um Socom? Jak and Daxter? Ico? Shadow of the Colossus? Twisted Metal? The Getaway?? Citei alguns de estúdios da Sony, fora isso tinham os de Third como Metal Gear, Silent Hill, Resident Evil (não lembro se é o 2 ou o 3), Crash Bandicoot. Polyphony é estúdio Sony desde o PS1, Naughty Dog desde 2001, Santa Monica desde 1999, como que a Sony não tinha estúdio first party?
(Fontes: Pesquise no Google por cada nome de estúdio que você acha)
Quanto mais avaliações maior a probabilidade da média da nota ser baixa, só ver o estrago que um Stevivor faz, bem como outros 2 que foram pegos na mesma época da análise do HFW. Se o Halo não tem tantos reviews não é culpa da Naughty dog./Guerrila/Sony é da MS por não enviar para mais sites…. não pode fazer comparação do Flight entre Series X e PC, cof, cof, cof….
Toda desculpa agora é a Sony pagando por conteúdo exclusivo, MS é a santa, até parece que nunca fez isso e que nunca trabalhou para uma versão da concorrência não sair melhor que o dela. Argumentação de quem vive em bolha e que para se defender diz que são os outros que estão em bolha!
1 – O fato de “144 milhões” terem ou não platinado muda alguma coisa no fato de o console ter lançado 10 jogos exclusivos em 2 anos (isso contando só os que eu platinei)? Então se Halo Infinite tem poucos jogadores que terminaram a campanha, eu posso automaticamente dizer que o jogo é ruim?
2 – Sempre houve muita discussão sobre exclusivos desde o PS1. Esse “culto” que você diz se refere especificamente à turma de flamewar. Aliás, desculpa, mas é estranho porque quando te convém você quer discutir em nome do grande público casual, mas nesse momento você discute em nome de uma pequena bolha que fica dia e noite se matando por discutir jogos first-party.
3 – Faltou você colocar que Halo Infinite tem 98 reviews no Xbox Series X e 31 reviews no PC, totalizando 129 reviews. Forza Horizon 5 tem 103 reviews no Xbox Series X e 20 reviews no PC totalizando 123 reviews. É sempre importante lembrar que os jogos de Xbox saem day one em duas plataformas com públicos-alvo diferentes, logo os reviews em day one são distribuídos entre elas.
4 – Demons Souls Remake não teve apenas os gráficos, mas também toda a parte de áudio inteiramente refeita. O game de 2009 tem o áudio que mais lembra game de PS2. Sobre Halo Aniversary, você deve se lembrar que ele foi mostrado na E3 2011 junto com Halo 4, que é muito superior graficamente. Imagina se mostrassem TLOU “visual Remake” junto com TLOU3 apresentando gráficos muito melhores. É óbvio que isso impacta em avaliação, pois você sente como se estivesse recebendo um produto já defasado. O mesmo vale para Gears Ultimate Edition com Gears 4 já no forno perto de sair. Colocando lado a lado, se fosse algo ao menos comparável a Gears 4, daria para discutir. Mas as mudanças visuais do Gears UE para o original são muito mais pontuais se comparar com o que foi feito em TLOU remake.
E sobre sua afirmação dos gráficos do Halo Aniversary Edition serem melhores que os do Halo Reach, olha um review da época.
“Graphically, the new look isn’t quite on par with other shooters on the market, even when compared to previous titles in the Halo universe (switching to the Reach-powered multiplayer will show this), with some weak textures and character models and twitchy framerates. However, as far as HD remakes go, Anniversary is a cut above most.”
Fonte: https://www.ign.com/articles/2011/11/14/halo-combat-evolved-anniversary-review
5 – Se bundle fosse obrigatório (ou seja, só tem acesso ao videogame se o jogo vier junto) eu não falaria nada. Mas como é opcional, então a pessoa comprou porque quis. Pode ser pelo desconto e não pelo jogo, mas fato é que escolheu aquilo.
6 – Eu me referi especificamente sobre vendas divulgadas 1 ano após o lançamento. Spiderman fez 9 milhões de cópias em 4 meses. https://www.pushsquare.com/news/2019/01/spider-man_ps4_has_sold_more_than_9_million_copies_worldwide_says_sony Agora se você quer afirmar que a Sony lançou bundle de PS4 com Spiderman dentro desses 4 meses após o lançamento, aí terá que provar.
7 – Todas pagam para jogos não chegarem na concorrência. Ryse son of rome não está no PS4. Eu não quero entrar nesse mérito se é ou não concorrência desleal. Só quis dizer que entendo o lado jurídico da questão, ou seja, quem vai ser afetado logicamente vai responder contrário.
Convém só acrescentar que a compra de exclusivos é algo normal nesta indústria e em todas as outras.
A Microsoft tem muito mais dinheiro que a Sony. Podia comprar muito mais.
Se a Sony compra ou comprou mais a culpa não é da Sony que os fans Xbox se tem de queixar… É da Microsoft não adquirir nada.
Off: A análise dos reguladores da Nova Zelandia e da Austrália à compra da Activision foi adiada.
O da Nova Zelândia só voltará a pronunciar-se a 11 de Novembro pretendendo fazer melhor análise.
Já o regulador Australiano o motivo porque adiou a sua pronúncia são novos dados que lhes chegaram da, ou sobre a Microsoft.
Este regulador tinha referido pronunciar-se até 15 de Setembro, pelo que o processo deveria estar concluído e somente algo bastante radical que altera a sua postura justifica este adiamento.
Neste momento estou de férias, mas mal possa escrevo um resumo disto tudo.
nova zelandia e australia não tem ligação com o RU?
se não me engano em algum grau, nem que seja cerimonial, eles fazem parte do RU
como foi o RU o primeiro a falar “tem que ver mesmo isso ai, não gostei” talvez eles tenham algum documento e tenha cedido para australia e nova zelandia, “cooperação” entre os governos.
E tem mais essa aqui, que ai ta pesado a leitura pq tem muita coisa sobre como funciona sindicado no EUA, não manjo nada.
mas envolve Microsoft, Sindicato, Contratos de Defesa com o governo do EUA e a Activison
https://theintercept.com/2022/09/07/microsoft-military-union-cwa/
Este link que colocaste mostra claramente os lobis que a Microsoft tem junto das entidades governamentais.
E para quem não entende lobis, basicamente são pessoas de peso que a Microsoft tem inseridas no governo para apoiarem as suas decisões.
Basicamente quando a Microsoft anunciou a compra da Activision, a CWA, uma comissão governamental de trabalhadores e sindicatos, mostrou-se contra a Microsoft e pediu ao governo que barrasse a compra.
Mas a Microsoft “interveio” junto deles, e subitamente eles mudaram a opinião, passando a apoiar a Microsoft.
No entanto eis que se conhece um contrato governamental de defesa com a Microsoft, que a CWA não gosta, e nem poderia gostar.
E o que fazem?
Tal como se esperaria, censuram esse contrato. A questão é que o fazem silenciosamente, sem alaridos, e bloqueando o conhecimento da imprensa. Porque se fizessem doutra maneira o seu lobi a favor da Microsoft no caso da Activision ficaria abalado.
Ora a imprensa soube do caso e eles desculparam-se alegando que como a Microsoft tinha reconhecido o direito aos sindicatos dentro da Activision, eles, CWA, não podiam ser associados ao novo documento. E depois acabaram mesmo por dizer que não tinham sido eles que fizeram o novo documento, mas sim a entidade mãe, a UNI. E viram-se de tal modo encalacrados que depois vieram dizer ambos que a CWA não tinha tido conhecimento do documento, isto apesar que, quando o submeteram, referiram estar a fazê-lo em nome da CWA.
Enfim, um cambalacho de interesses que mostra claros lobis da Microsoft.
Jon Schweppe, que é diretor de assuntos de políticas e governo do American Principles Project, foi uma das pessoas que pediu mais escrutínio aos gigantes da tecnologia, chamando a atenção que a Microsoft tem sido muito pouco transparente com os fundos dados a grupos terceiros no sentido de ganhar aliados em Washington, D.C. Segundo ele, a empresa, que se prepara para tomar uma posição de domínio no mercado global dos video jogos, não tem provocado muita controvérsia ou criado oposição.
Ele compara as atitudes dos reguladores face ao que eles têm feito com a Amazon e a Google, mostrando o claro menor escrutínio, algo que atribui aos lobis subtis entre políticos, organizações e agora uniões que a Microsoft tem vindo a criar e que tem sido incrivelmente eficazes em tornar a empresa invisível.
Neste sentido é bom que sejam reguladores estrangeiros, fora da alçada da Microsoft, a atuar, pois provavelmente, dentro dos EUA, a Microsoft tem aquilo tudo controlado.
O que se passou aqui é desconhecido. Mas a posição da CMA do reino unido e a divulgação da proposta real da Microsoft pelo Jim Ryan podem ter tido grande peso, havendo documentos a circular que podem chamar a atenção dos reguladores.
Entretanto a Activision continua a 78.51 dólares, sendo que o preço de compra será 95 dólares.
1 000 dolares dá um ganho de 210 dólares, 5 000 um ganho de 1 050 dólares, 50 000 de 10 500 dólares, 500 000 de 105 000 dólares, 5 000 0000 de 1 050 000 dólares.
Ou isto é dinheiro fácil que ninguém quer ganhar, ou os mercados ainda não tem certezas que a compra passe.
bom, se eu e vc lemos essa matéria, com certeza os orgãos reguladores tb leram.
então agora a “bola é deles”
Sim, com morte da rainha Elizabeth eu soube que a Austrália tem ligação. A rainha Elizabeth também era rainha do Canadá
Deixa-me discordar de ti Rui. PS e Xbox são experiências iguais… Se ignorares os jogos da Sony.
Basicamente eu jogo muita muita coisa, mas o motivo pelo qual eu aderi a uma Switch, aderi a uma PS e acertos Xbox pelo PC é só um… Os grandes jogos exclusivos.
Eu não tenho nada ao estilo do GOW na Xbox ou Switch, nada ao estilo de Halo na PS ou Swtch, nada ao estilo de Super Mário na PS ou Xbox. Daí que eu nunca olhei para as consolas dessa forma simplista. Da mesma forma que não olho para os serviços de streaming e digo que são todos iguais, ignorando um The Witcher, um Senhor dos Anéis, ou um Game of Thrones, ou um The Mandalorian. Se quero ver realmente as melhores séries e filmes, porque gosto deles, tenho de correr e alternar entre estes serviços, o que é fácil de ser feito dado não haver hardware associado.
Nas consolas há, e por isso, querendo os melhores jogos, compro-as a todas. Se não pudesse, comprava só algumas, e se não pudesse, comprava só uma.
Agora o que não escolheria mesmo era a que não oferece nada que se distinga, e que em dois anos basicamente lançou pouco e no que toca a suporte de nova geração, lançou zero.
Escolheria se a questão fosse realmente não ter capacidade financeira, caso em que uma S e um Gamepass soariam a algo ideal. Mas a esses, se realmente se importam com a qualidade do que podem jogar, recomendaria uma PS5 all digital e o PSN extra. A consola é mais cara, mas abre a porta a alguns dos melhores exclusivos do mercado e jogos do ano, oferecendo 4K como resolução, e jogos não cortados ou limitados, sendo que o extra sai a pouco mais de 8.5 euros por mês.
Esta atitude tem de ser bem analisada. É uma posição de força da Sony, numa altura em que ela não tem muito a dizer sobre o assunto.
Daí que acredito em duas coisas:
1 – A Sony vai entrar em força contra o negócio, especialmente agora que tem reguladores que referem que estão preocupados com alterações no mercado fortes devido a uma potencial exclusividade do COD, e manutenção igualmente exclusiva em serviços De subscrição.
2 – A Sony já decidiu que caso o negócio avance o COD sairá mesmo da PlayStation, o que poderá significar o fim do jogo pois a Microsoft reconhece que sem as vendas lá o jogo não é lucrativo.
É certo que há muita gente que compra consolas para jogar os COD. Mas daí a achar-se que todos os que jogam COD sairiam da PS por causa dele vai uma grande distância. E a Sony, melhor que ninguém, tem acesso aos hábitos dos seus utilizadores para poder perceber o real impacto da perda de um COD.
Por mim a Sony cortava logo, isso é como casamento ruim, melhor acabar logo e perder algo do que adiar o inevitável e viver no desconforto em busca de manter-se acomodado e contando com a vontade alheia.
É apostar as fichas num FPS F2P baseado em guerras do mundo real, que é isso que o povo de CoD gosta.
Mas claro que corta logo. Se o destino final é o corte e é, a Sony deve fazer o corte enquanto está por cima!
Os 3 anos extras que a MS ofereceu, e o Jim considerou “esmola” depois de 20 anos de COD no play, coincide aproximadamente com a nova geração.
claro que eles irão esperar a troca de geração para anunciar que COD não vai sair no PS6 e fazer o circo que a MS adora.
Os fanboys dela e os Astroturfing irão passar o ano inteiro do lançamento do PS6 escrevendo artigos e repetindo no twitter como “agora sim, PS6 acaba sem COD da toda poderosa MS” e como “o PS6 é a pior escolha pq COD não vai estar nele”
do mesmo jeito que falavam que o PS5 tinha acabado pq pegava fogo e a Sony tinha subestimado o poder da MS…
Anuncia para a proxima geração pq na troca de geração é o momento mais fácil para as pessoas trocarem entre playstation e xbox.
A Sony nunca prejudicaria o lançamento de uma consola com um anúncio desses. A tomar a decisão seria antes.
Se o jogo é para cortar e é, tanto faz ser agora como depois. Mas depois não só seria motivo de publicidade contra a PS6, como terias dado receita a quem te quer lixar.
O mais certo, caso seja necessário, é o corte acontecer daqui a 3 anos, quando o atual acordo terminar.
O melhor a fazer é investir firme na Bungie, para que a mesma cresça organicamente e trabalhe com jogos exclusivos. Destiny, Killzone e Resistence podem não ter o nível de um COD da vida, mas podem chegar a ter um dia né, ainda mais se o padrão de qualidade destes, chegarem ao nível dos jogos da ND e Santa Monica por exemplo. Se tem uma coisa que a Sony anda devendo em termos de jogos, é em jogos FPS; nas demais esferas, nada a reclamar. E parece que chegou a hora dela pensar em investir de maneira mais pesada (se já não estiver fazendo) nesse gênero. Tirando essas 3 IPs, existe mais alguma que possa ser trabalhada Mário? Não me recordo de nenhuma outra IP pelo lado da Sony. No mais, adquirir mais estúdios focados em fps pode ser uma boa; principalmente o GSC Game World (Stalker 2) e a Mundfish (caso Atomic Heart seja de fato decente, visto que parece bem promissor).
Há uma nova IP a ser criada pela Deviation Games que poderá ser um Shooter.
Poderá não, é um shooter. Já confirmaram isso. Agora tem uma outra IP desenvolvida por uma filial deles que não faço ideia do que seja.
Falando em Deviation….
https://www.eurogamer.pt/um-dos-co-fundadores-da-deviation-games-foi-se-embora
um OFF, 2022 não seria o ponto de virada???
https://www.eurogamer.pt/a-ps5-e-a-consola-mais-vendida-em-2022-no-reino-unido
Esperando o próximo motivo da virada, pode ser o preço mais baixo em relação ao PS5?
Tem o Socom, que eu acho que melhor se alinha em relação ao COD, porém para isso o SOCOm deixaria de ser um sthealt shooter(se já não deixou de ser em relação ao último jogo no PS3, que eu joguei mas não lembro como era)