Os resultados financeiros da Microsoft mostram uma divisão com problemas.
Pois é… Saíram novos resultados financeiros da Microsoft e da divisão Xbox. E o que ali se vê, está longe de ser animador!
Claro que pelo meio há valores que, sem contexto, soam a excelentes, e vamos começar por eles primeiro:
Para começar, a receita vindas dos jogos cresceu 51%. E isto não pode deixar de ser assinalado como muito positivo!
Convêm porém aqui esclarecer duas situações:
A primeira é que está receita vem em parte das vendas de jogos na PlayStation e na Switch, algo que não existia no passado. Ou seja, este aumento não advém exactamente de um crescimento da Xbox, mas sim, igualmente, da publicação como produtor Third Party em consolas rivais.
A segunda é que este crescimento de 51% advém em 55 pontos da aquisição da Activision, o que quer dizer que, sem ela, a Xbox teria tido um decréscimo de receita de 4%.
Da mesma forma, outro ponto positivo foi o crescimento de receitas de serviços e conteúdos pagos extra, que cresceu 61%. Um valor igualmente assinalável!
Mas aqui há igualmente que se referir que 60 pontos dessa receita advieram da Activision, o que implica que na realidade os serviços teriam crescido apenas 1% sem ela.
Mas claro… Muitos podem pensar. Ora bolas, mas que interessa isso da Activision? Afinal ela agora faz parte da Microsoft, pelo que isso não interessa nada. Mas não… Interessa, e interessa muito! Tanto que a Microsoft indica isso nos seus relatórios, e por bons motivos.
E quais são esses motivos? Bem, a transparência face aos seus acionistas. E isto porque, na realidade, estes ganhos de receita que advieram da Activision… Traduziram-se em prejuízos!
Mas já lá vamos, pois entretanto temos de falar do que falta, a venda de hardware. E essa continua em queda e com valores miseráveis de vendas.
Basicamente as vendas voltaram a cair tremendamente. 30% foi o valor anunciado, sendo que analistas externos estima que nestes três meses, a nível mundial, a Xbox só tenha despachado algo como 800 mil consolas. Um valor miserável para uma consola a entrar no seu quarto ano de vida, e cujas vendas para o próximo trimestre a Microsoft prevê que caiam ainda mais. Sem dúvidas que, como consola, a Xbox está muito, mas mesmo muito mal, e o futuro como publicador Third Party é cada vez mais a única saída da Microsoft.
I estimate just slightly over 800K Xbox Series consoles were shipped last quarter.
— John Welfare (@Welfare_JBP) April 25, 2024
Mas vamos voltar à questão da Activision, e no global, contando com ela, a divisão Xbox anuncia para este período de três meses, uma receita global de 5.5 biliões. Um valor digno de registo, mas que deve desde já decepcionar todos aqueles que acreditavam que, com a Activision, as receitas da Microsoft passariam as da Sony.
Mas na realidade, estamos longe disso pois as receitas do último quarto da Sony na sua divisão PlayStation, foram de 9.6 biliões.
Mas vamos continuar a ver os dados fornecidos, pois estes 5.5 biliões… Tem muito que se lhes diga!
Ora como referido pela Microsoft, o crescimento deveu-se, em 55% à Activision. E isso quer dizer que aproximadamente 1,97 biliões destes 5.5 advieram dessa aquisição.
Ora a questão aqui é que a Activision não nasceu do nada. Ela foi paga, e bem paga, tendo custado 72 biliões de dólares à Microsoft. E isso obriga-a a reportar os custos diluídos desse pagamento nos seus relatórios. Algo que é feito na tabela que se segue:
E é aqui que vemos a total realidade das coisas. Porque os 1,97 biliões de receita da Activision, na realidade representaram um prejuízo de 350 milhões para a Microsoft!
Por outras palavras, estes 1,97 biliões traduzem-se nas contas em -0,35 biliões, e assim podemos dizer que a receita quantificável para lucro é de 5.5 biliões-1,97 bilioes-0,35 biliões. Ou seja, sem sabermos outras despesas, podemos dizer que a receita quantificável para o cálculo de potenciais lucros foi de 3,18 biliões.
Tendo em conta que as contas de cima só refletem os custos de pagamento da Activision, mas não os custos com os estúdios e seus funcionários e jogos em desenvolvimento é, mais uma vez, bastante provável que a divisão ande perto do vermelho, ou mesmo no vermelho. E isto comparando com os relatórios da Sony, onde com despesas bastante inferiores devido ao bem menor número de estúdios, os 9,6 biliões de receita se traduziram em apenas 6% desse valor em lucro.
Conclusões
O que se percebe deste relatório e contas é que o crescimento da Xbox é artificial e deve-se à compra da Activision. No entanto, mesmo com esse crescimento, as receitas estão baixas, e choca perceber-se que, sem a Activision elas não passariam dos 3.53 biliões. Mas com a Activision, apesar de os números parecerem inflacionar para 5.5 biliões, na realidade os 1,97 milhões a mais traduzem-se em 350 milhões a menos ou 3.18 Biliões reais de receita. E isto é 3 vezes menos que a receita da Sony, e numa estrutura incomparavelmente maior e muito mais cara de manter.
Quer isto dizer que a Microsoft está com um problema grave em mãos, e com um investimento enorme, ainda não rentabilizado, para uma estrutura gigante que não consegue gerar receitas. Não admira assim que a Xbox explore os mercados da concorrência querendo colocar os seus jogos lá, pois isso parece ser a única forma de, de forma rápida, salvar o negócio.
Igualmente preocupante é a situação da Xbox como consola. Quando uma PS5 vende 4.9 milhões de consolas em três meses, a estimativa dos analistas é que as Series X tenham despachado algo como 800 mil consolas, e a piorar a coisa, a Microsoft prever que no próximo quarto as vendas possam cair ainda mais. Basicamente a quota de mercado da Xbox cai para valores extremamente baixos, mostrando que o interesse pela consola se encontra em queda livre.
Relembre-se que as Xbox series estão no seu quarto ano de vida, de uma vida esperada de 8 anos, sendo que, por esse motivo deveria ter atingido um pico de vendas. Mas na realidade a quebra começou a acontecer a meio do seu terceiro ano! Basicamente uma situação que mostra que a aceitação da Xbox no mercado é cada vez menor, e que a consola não só não vende, como tem uma imagem destruída e de um produto sem interesse.
No meio de tudo isto, pessoalmente continuo-me a questionar o que será que mantêm o Phil Spencer no cargo… Porque garantidamente, resultados não são!
Mário, tenho uma teoria: sabe pq a divisão Xbox não fecha? Pq a mesma é usada de laboratório pela MS para testes com cloud e IA. Quanto ao Phil Spencer, creio que ele ainda esteja no cargo, pq o Satya tem alguma simpatia por ele e por ele abraçar todas as ideias do Satya, principalmente em relação ao Cloud. Desde 2014 o Satya quer acabar com o conceito tradicional de console e o Phil é um soldado que Satya quer, pois ele dá amém em tudo e faz o que for preciso para manter-se no cargo.
Acredito que você tem razão, Edson, o Nadella sempre pareceu o cara que quer vender serviços, que quer cooptar fieis a marca e mensalistas eternos, e que sejam nos serviços da Microsoft, que todos tenham uma necessidade de tê-los eternamente assinados.
Infelizmente esse tipo de visão, embora eu entenda o lado de ganhar dinheiro dele, seu intuito, acho que não é o futuro que desejo pra mim como cliente.
Mas infelizmente isso parece ser uma tendência seguida por todos, talvez, salvo a Nintendo.
Sei que assistia uns filmes onde as pessoas precisavam assistir propagandas para gerar crédito pra poder usar o que queriam de fato, achava inacreditável e cômico até, e meio que já estamos nessa vibe…
Se esse negócio de IA conseguir fazer jogos meia boca tão logo, o que não é difícil, diga-se de passagem, essa indústria será um caos.
A compra da ABK, mais do que qualquer outra coisa, foi mera demonstração de poder adquirindo IPs consagradas pra si, na tentativa de renovar a força da marca Xbox.
Duvido muito que se preocupassem com a qualidade da mão de obra que viesse dali (ABK).
E sob minha ótica, foi uma má compra a princípio, pois tem grande parte de retorno incerto (perspectiva futura é esperança) e de muitíssimo longo prazo (70 bilhões diluidos em quanto tempo?).
O mesmo fez a Sony com a Bungie, só que de 2 bi pra 70 tem um vão de erro que chega a ser quase irrecuperável principalmente no caso da ABK.
De qualquer modo, torço pra que a indústria volte a se focar em fazer grandes e inspirados jogos e que entregue-os como o cliente quiser jogar, e não como os donos de empresas acham que deva ser esse negócio. Mas enfim, já não acredito num bom futuro pra essa indústria e mais uma vez, o bastião da esperança é a Nintendo, se está se entregar aos serviços, saberemos que o fim está próximo.
Juca, concordo totalmente! Estou ansioso pelo Switch 2 pq sei que dele jogarei as ips que amo e que o conceito mais próximo do tradicional estará por ali.
Depois de meter 100 bilhões no xbox é “grade d+ para acabar”
Depois dessas aquisições eles tem a intenção de manter o xbox “sustentado” com faturamento da activision e celulares.
A MS não tem nenhuma condição, em nenhuma area, de ter visão para prever que vídeo games serão laboratório para IA.
Deto, então vc não está inserido no mundo atual.
veremos então nos próximos 10 anos.
meu palpite é que a MS vai acabar com todo o valor das empresas que eles compraram, Bethesda e Activision, desgastar as franquias ao ponto de não retorno com baixa qualidade de software do que conseguir usar jogos como laboratório de IA.
Ao meu ver é uma questão pessoal. A Xbox surgiu com o único objetivo de competir e destruir a Sony. Naquela época a Sony acreditava que poderia substituir o Windows em sistema doméstico e a Microsoft criou a Xbox com objetivo de enfrentar a Sony.
É uma divisão que desde sua origem nunca foi lucrativa. Que sempre vendeu hardware no prejuízo e nunca quis competir no mercado tradicional. E sim destruir esse modelo e substituir pelo seu.
Passado tanto tempo e após inúmeros fracassos, a única justificativa é o desejo pessoal do Nadella. E o Phil é apenas o palhaço a frente do projeto.
OFF
Pequeno vídeo com amostra da resolução dinâmica encontrada no Fallout 4 da versão do Xbox Series X.
Ainda vou providenciar uma versão de comparação com o PS5.
https://www.youtube.com/watch?v=U198Sbv0rNg
Uma boa resolução e muito estável, ao menos nessa parte (começo do jogo). Fiquei curioso sobre o modo qualidade no PS5, pois não sei se foi você que disse, que esse (modo) parecia estar com os fps desbloqueados e queria saber se ele travava na resolução 4k e os fps conseguiriam se manter nos 60, de qualquer modo, é pura curiosidade mesmo. O upgrade de Fallout pra PS5, foi dito pela MS, que seria dado a que já o tinha na Plus (essential) como eu aqui, mas tentei ontem e não consegui, só vim conseguir com a versão em disco que eu tinha, com a versão da Plus não aparecia a opção de upgrade, mesmo eu baixando todo o jogo de PS4, não sei se resolveram isso, mas até ontem de tarde, não dava.
Acho que não fui eu. Eu não testei a versão do PS5 ainda. O que eu ouvi falar foi que o modo qualidade no PS5 está 4k 30 FPS. O modo qualidade no XSX está bugado, fica a 60 FPS.
Salvo engano, eu acho que o upgrade do PS5 é para quem tem a plus extra.
O Xbox já acabou, com o anúncio de lançamentos dele para o Playstation ninguém mais vai comprar xbox.
Reafirmo o que já disse aqui, que o efeito “day one PC” só iria se manifestar na troca de gerações e o efeito ainda foi atrasado devido a pandemia e escassez de GPUs para Jogos no mesmo período. Uma boa parte dessa queda ai que a gente testemunha é devido ao fim dos exclusivos xbox com o PC tendo dia um jogos xbox.
Agora imagine o efeito que vai ter nas vendas de xbox a MS lançar jogos de xbox no playstation?
O efeito vai ser tão grave que não vai nem valer a pena para a MS lançar uma nova geração, vai ser um xbox OEM lá, peças de computador genéricas montadas por outras empresas que vai ser um Flop também.
E como a última modinha do momento é Steam Deck, e como todos sabem a MS adora perseguir a modinha do momento, vai ser um SS portátil feito em 4nm.
Vai ser esse o fim do xbox, portátil baseado no xbox serie S, fanboys contarão vantagem nisso ainda, e próxima geração vai ser “xbox OEM”, uma caixa genérica PC rodando retro de xbox emulada.
E a minha opinião é que o Xbox vendeu d+ para o que entregou, o que fez na realidade.
O phill spencer é mais incompetente que o Matrick
Olhem o Fiasco do Macaco Craig, do xbox DOIS anos sem exclusivos, do “poder”… do “estamos investigando pq o xbox não vence o PS5”
Como depois de tantos erros ainda tem gente que se surpreende com a queda?
Prova é que as vendas caíram em relação ao xbox one.
Olha o tanto de incompetências do Phill?
Redfall “tirou nota 8/10 nas nossas análises internas
A proposito, se “a biblioteca legada” é tão importante segundo o Phill, pq o xbox está vendendo agora menos que o xbox one?
A tendência é que a Microsoft vire apenas uma produtora. O problema é que não vejo a conta fechando. A estrutura da empresa é muito maior que isso. E sem a comissão de terceiros, os resultados vão só piorar. Além disso, o próprio modelo de assinatura prejudica suas vendas e não vejo como irão fazer para rentabilizar essa base. Empresas como Spotify e Disney até hoje sofrem para tornar o modelo lucrativo. E mesmo a Netflix só consegui após muito crescimento e redução dos custos. Anos sombrios a frente.
A ver vamos, a microsoft este ano vai lançar o office com a modalidade de preço full em conjunto com as assinaturas, dependendo das vendas do mesmo pode ser, e este pode ser será mesmo imaginário, que entretanto mudem as politicas, já estão a ver que o que estão a fazer não está a resultar, mas dá a impressão que estão a bater com a cabeça na parede e ainda esperar que seja a parede a partir.