Os resultados da Black Friday são normais para a Nintendo, superam as expectativas para a Sony, e são desastrosos para a Microsoft.
Estados Unidos
Os valores das vendas de consolas no Mercado Americano, Europeu e Britânico, os que incluem aqui os 5 dos maiores mercados do mundo a nível de consola (a Europa pode ser dividida no mercado Alemão, Francês e restante Europa).
Os valores de Novembro para o mercado Norte Americano são revelados pela Circana, e são pouco esclarecedores. Basicamente, do que encontrei eles dizem apenas que a PlayStation foi que dominou as vendas, referindo no entanto quedas globais de 24% em todas as consolas face ao ano anterior.
Adiantam desde já são os dados para o ano global, revelando que em 2023 a PS5 ficou em primeiro quer em unidades vendidas, quer em receita gerada, a Nintendo Switch ficou em segundo, e a Xbox em terceiro.
É ainda adiantado à parte que as vendas de Novembro da Xbox (ou seja, incluindo a Black Friday) foram as piores desde 2006, sem que houvesse alguma dificuldade com stocks como aconteceu com a Sony em 2021.
Será de se referir que a Costco vende a Series S a 150 dólares, e com oferta de uns headphones.
Reino Unido
Os dados revelados pela GSD revelam que a presente Black Friday foi a maior de sempre para as consolas no Reino Unido.
A PS5 foi mais uma vez a consola mais vendida, vendendo sozinha quase metade de todas as consolas vendidas!
Aqui, face ao ano anterior a PS5 aumentou as vendas em 126% face ao ano anterior, e 149% face ao mês de Outubro.
A Xbox conseguiu igualmente superar as vendas face ao ano anterior, mas apenas em 4%, e isto devido a uma subida espetacular de 231% face às vendas de Outubro. Recorde-se que face às baixas vendas que estavam a existir neste mercado a Microsoft fez descontos brutais que atingiram os valores mais baixos de sempre, atirando o preço da X de 480 libras para 360 libras. Um desconto de 25%.
A Switch, que se encontra em final de vida, teve quebras de 19% nas vendas face ao ano anterior, mas mesmo assim subidas de 175% face a outubro.
Europa
Aqui face a Novembro de 2022, as vendas foram as seguintes:
A PlayStation 5 aumentou as vendas em 376%.
A Xbox teve uma quebra de vendas face a 2022 de 26%.
A Switch caiu 35% face a 2022.
Mundo
Segundo o VGChartz a PS5 vendeu em Novembro de 2023 em todo o mundo , algo na casa das 3,545,869 unidades, elevando o numero de consolas no mercado para 48.93 Milhões.
A Nintendo Switch vendeu algo na ordem das 1,667,465 unidades, passando a ter algo como 132.91 milhões de unidades vendidas,
A Xbox Series X|S vendeu 1,031,210 unidades, alcançando os 25.37 milhões de unidades,
Como curiosidade, a PlayStation 4 vendeu 17,299 unidades, tendo agora vendido 117.17 milhões de unidades.
Conclusões:
Torna-se claro que a Switch se encontra em queda de vendas, algo natural dado o seu ciclo de vida útil estar perto do fim.
No caso da PS5 está encontra-se claramente em período ascendente, certamente superando todas as expectativas.
A Xbox é a real surpresa aqui. Com apenas 3 anos de vida a consola tem as vendas em queda acentuada, não se augurando assim grande futuro à mesma, e havendo mesmo rumores de que a Microsoft pretende lançar já uma nova geração em 2026 devido a tal.
Agora há que se perceber é o real motivo pelo qual as consolas não vendem, e certamente a qualidade da X não é o fator.
Ao longo dos anos temos vindo aqui neste website sempre a alertar para o facto que as políticas da Microsoft são as erradas. Que a Microsoft nos quer impor a sua ideologia de videojogos e de mercado e não seguir a tendência daquilo que tornou as consolas num mercado popular. E esse é o real problema atual! A imagem da Microsoft está desgastada, a empresa perdeu a credibilidade, passa uma imagem de navegar ao sabor do vento, sem rumo definido e liderada por um Phil Spencer que é visto como pouco competente e vendedor de banha da cobra.
A aquisição de grandes estúdios caiu também mal no mercado ao mostrar uma Microsoft que quer dominar à viva força em vez de se impor pela qualidade. E a aquisição da Zenimax por 7,5 bilioes até hoje pariu um rato, com o miserável Redfall, e o mediano Starfield.
Da mesma forma o Gamepass é visto pela maior parte do mercado como uma ameaça à qualidade dos videojogos, não estando a ter assim grande tração no mercado das consolas onde as pessoas esperam os grandes AAA.
A realidade é que, desde que a primeira Xbox foi lançada até ao dia de hoje, a despesa da Microsoft com a Divisão supera de longe os lucros obtidos, mostrando que a Xbox existe porque a Microsoft a sustenta.
A piorar a coisa a Microsoft vê-se em mãos com dezenas de estúdios que se encontram a produzir jogos que necessitam de render dinheiro, mas que, com a quebra de vendas da Xbox se vão ver o potencial mercado a não ser suficiente para as necessidades. E isso, nem com o potencial lançamento de uma nova geração de consolas se resolve o problema. Assim, a necessidade\probabilidade de a Microsoft poder lançar os seus jogos multiplataforma, tornando-se numa Third parece uma realidade cada vez menos impossível.
A Bethesda Lyon, a que está com Blade no momento, pariu também Deathloop.
Mas as suas grandes IPs consagradas ainda não deram as caras.
Saiu uma notícia que mais de 13 milhões jogaram Starfield e o tempo médio foi de 40 horas.E isso amigos, nao é flopar.
13 milhões de pessoas que jogaram… Um jogo acessível a 25 milhões de assinantes na consola, e não sei quantos no PC.
Isso quer dizer que apenas metade das pessoas com acesso ao jogo o jogaram.
Mais ainda, não meço sucesso por quantos jogaram, mas pela receita que gerou. Quantos novos assinantes trouxe? Que vendas fez?
Não consigo concluir sucesso, apesar que tambem não consigo dizer que é insucesso.
Quanto às estatisticas:
E se eu comer dois frangos e tu nenhum, em média comemos um frango cada um. Apesar que eu enchi o bandulho e tu nem o viste!
Estatisticas nem sempre revelam a verdade toda. Fazer o jogo todo está estimado em 175 horas e há quem o tenha feito várias vezes. E ainda o jogo não tinha sido lançado e 900 jogadores já o tinham completado. Os jogadores com mais de 700 horas inflacionam muito a média.
https://www.pcgamer.com/if-you-finish-starfield-4-or-5-times-some-seriously-weird-s-starts-happening/
Porque não podemos ignorar estas outras estatísticas que foram sendo reveladas:
Apenas 13% completaram o jogo sem comandos de consola.
https://steamcommunity.com/app/1716740/discussions/0/6770657417427116468/
25% nem sequer foi ao espaço
https://www.trueachievements.com/n55020/starfield-achievements-reveal-25-per-cent-of-players-havent-made-it-to-space
Nenhuma destas estatisticas diz a verdade toda. A mediana sim, ajudaria, a média… mente muito.
Daí que flop não foi… mas sucesso… é questionável. Pode ser que sim… pode ser que não.
Haja pessoas jogando tanto para conseguir subir significativamente uma média de dezena de milhões.
Agora estou pronto pra ver pessoas tentando desqualificar este dado dos meios mais criativos, porque esse dado vai na contramão de tudo que é dito do jogo.
Aliás já estou vendo.Com certeza todo mundo esqueceu seu series no quickresume.
“E esta dito 40 hours average playtime per player”
Querias average time por que?
Claro que é por player.
Agora ninguém está a atirar o número para zero. Apenas que o valor será bem mais baixo.
Só posso desejar boa sorte pra quem tentar provar que os dados estão errados.
No maximo vai levantar situações circunstanciais.
Eu também desejo boa sorte, perante a realidade que existe, e que não é inventada, para quem tentar provar que é verdade.
Porque há essa realidade e outras estatisticas do jogo que não batem com essas. E ignorar umas coisas para dar valor a outras é algo que mostra parcialidade.
Saber Sword, só para dizer uma coisinha…
Atenção, é mesmo porque é divertido, não estou a dizer que é o que acontece com os números, vou referir o meu caso :
Tenho registadas 187 horas no Assassin’s creed Valhalla, porém nem na metade do jogo estou.
Eu estava em teletrabalho, por isso deixava a consola ligada durante as reuniões de trabalho ou enquanto estava a fazer relatórios.
E ia fazendo uma missão aqui e ali.
Na verdade, devo estar no mesmo sitio que um jogador normal está com 35/40 horas de jogo… Lol
A questão aqui Felipe é que ao longo do tempo foram surgindo diversas estatísticas que mostram uma baixa adesão ao avançar no jogo.
Naturalmente as coisas podem ter mudado, mas de repente aparece aqui um valor com 13 milhões de pessoas a jogar 40 horas cada. Isto são números muito bons, que não se conseguem facilmente exceto em grandes títulos.
Daí que naturalmente surge a questão. Como é que este jogo consegue, e como contrária de repente as estatísticas anteriores.
E as explicações surgem na forma de uma média deturpada e leitura excessiva de horas de jogo causadas por uma falha conhecida da Xbox que contabiliza horas a mais.
Foi por isso que dei o meu exemplo.
Horas jogadas são uma métrica bem falha.
Na verdade, acredito que os números de achievements relacionados com a história principal e side quests talvez sejam os “mais engraçados” não digo fiáveis, pq há formas de burlar o sistema de achievement/trophys.
O starfield tem comandos de consola. É fácil de burlar!
Acreditar em dados da MS é pior que acreditar em político brasileiro. Pelo histórico que a empresa tem de ludibriar, da pra escrever um livro de mil páginas e ainda vai ficar coisa de fora.
Se pá, a estatística correta é: 13 milhões passaram mais de 40 horas com o game instalado.
https://twitter.com/TWTHEREDDRAGON/status/1738270779978957086?t=4qfSVBmX_aIZ2yJfzkD4Vw&s=19
Motivo para artigo!
Esse assunto já é conhecido desde o começo do “Quick Resume” no Xbox e persiste até hoje, e nunca foi um problema, porque essas estatísticas nunca tiveram lá importância, mas quando isso vira um argumento é preciso mostrar a real das coisas. O Quick Resume é simplesmente como se o jogo estivesse aberto em background, contando tempo de gameplay, pois continua logado na rede, só que num modo de baixo consumo. A grande discrepância entre tempo registrado nos saves e o registrado no console/live é fato conhecido.
https://kotaku.com/xbox-s-quick-resume-might-mess-up-your-games-playtime-1846927718
https://www.reddit.com/r/XboxSeriesX/comments/tk1on1/does_quick_resume_bugs_the_playtime_count/
“Play time is still accrued while idle and in menus, so you might find that stated times can be higher than in-game timers.”
https://www.trueachievements.com/n45351/how-to-view-xbox-game-play-time-sort-by-time-played
https://www.reddit.com/r/Starfield/comments/17i3mto/hours_counter_is_so_wrong_lol_xbox/
Hora instalada faz sentido!!!
fora que é prática comum de fanboy do xbox deixar o console ligado para “contar hora de gameplay” como a gente vê direto no twitter
sujeito com 50h de Starfield e não saiu do primeiro planeta, ai sai dizendo “é que eu to andando pelo planeta a 50h”
Eu já andei escrevendo aqui que o pior dos fanboys do xbox é o feedback contaminado que eles fazem para MS
Do tipo, garanto pra vc que quem avaliu Redfall e deu 8/10 lá nas análises internas da MS eram fanboys do xbox
Eu sempre achei que a MS era “vítima” dos seus fanboys nesse aspecto, e que a culpa disso era da própria MS
Agora com isso do Quick Resume, eu tô inclinado a acreditar que é o próprio Xbox que quer Feedback FAKE, seja dos seus fanboys, seja “hora de gameplay” inflada por Quick Resume
Aposto que para o Nadella chega esse relatório de 40h por jogador sim e ele nunca vai ficar sabendo que isso é inflado pelo Quick Resume
Sabe aquelas empresas nos filmes que “vale tudo” para subir na carreira? que os caras falsificam relatórios, mentem, etc?
Pois é, talvez seja a MS… sentada em cima de dois monopolios, que eles so precisam fazer o mínimo e dá certo; chega na hora de competir de verdade e essa gente que “roubou” no relatório virou chefe e não tem condições mentais para pensar igual um sujeito da Sony ou Nintendo que subiu por mérito.
Eu ia postar justamente o twitter do tidux. Hauauaua
Eu acho impressionante como a ms fala qualquer coisa e essa galera acredita de uma forma…. Fico imaginando se a ms chegar e falar: “o céu é rosa” e essa galera começar a acreditar kkkkkk
se dez pessoas jogam um título, uma joga 91 horas e o restante joga 1 hora cada a média é de 10 horas, seria um sucesso? Essa métrica é enganosa
Fora que o tempo de um jogo que fica no “Quick Resume” pode contar, e no Quick Resume podem ficar até 4 games.
Por isso precisávamos da mediana.
Para além do mais, olha o que a Sony relatou sobre o Horizon Forbiden West. Ao meter o jogo na PSN Plus o numero de pessoas que o instalavam diariamente cresceu brutalmente. Era uma adesão de sucesso.
No entanto face ao que poderia ter feito em vendas, a Sony estima ter perdido 85 milhões.
Engajamento está longe de ser sucesso!
Se 13 milhões jogaram 40 horas.
Você poderia jogar 1000 horas que não faria diferença nessa média.
Quanto maior o número de pessoas menos imutável é a média.
Matemática de 1° grau sabe.
13 milhões 40 horas 520 milhões de horas. É o mesmo que 6.5 milhões a 80 horas cada e 6.5 a 20 horas cada. O mesmo que 1 milhão com 520 horas cada e o resto sem nenhuma. Ou 500 mil com 1000 horas e o resto sem nada.
Para perceberes a realidade tens de mostrar a mediana, não a média!
Queria saber mesmo é como se revertem essas média de horas em dinheiro pra Microsoft, já que são unidades com potencial de vendas a 70 dólares não vendidas e sim alugadas, e provavelmente de assinantes de um serviço que já tinham ou assinarão por 1mês pra ter as tais 40 horas… Nunca soube de empresa ganhar dinheiro com demo de jogo, a MS só re-inaugurou a modalidade que se tinha aqui de locadora de videogameao invés de diária é por mês, e por mais que a ideia fosse boa, hoje aquelas locadoras já não existem mais.
Acabei de Platinar Dead Space, paguei 6 reais por um mês de EA Access.
Foram 75h jogando, zerei 2x a mais do que precisava para a Platina
Pagaria 60 reais em promoção na PSN, digital SEM revenda? 10x mais.
SIM, pagaria 60 reais para COMPRAR a versão Digital sem revenda.
Esta ai um exemplo de “serviço é melhor para todo mundo”
E nos troféus, 40% de todo mundo que jogou ZEROU.
Ou seja, exemplo perfeito de “serviço” com engajamento
E mesmo assim, faturou 10x menos do que poderia comigo.
E NUNCA teve promocao por 60 reais na PSN
Mário, sugiro artigos sobre estatística na Pcmanias. Ensinando o que é mediana, moda, média, desvio padrão, etc… Tem gente precisando… lol
No exemplo de 10 pessoas em que uma joga 91 horas e as outras 1, a média seria de 10 horas por pessoa.
Média = (9+1+1+1+1+1+1+1+1)/10
A Moda seria o valor que aparece mais vezes, ou o 1.
A Mediana mostra-nos o valor do meio, ou seja onde metade fica abaixo e metade fica acima. Neste caso seria 1, mostrando que o valor mais comum é 1.
Daí que a Moda e a Mediana são relevantes na interpretação da média, mostrando que no caso de cima ela é completamente deturpada.
Eu tive estatística na faculdade, Mário. Só estava brincando rsrsrs
e complementa com assunto financeiro, tipo receita, despesa e lucro
Você sabe que esse número não reflete a realidade.
Mediana e moda também são de 1º grau, mas são modalidades que não agradam nem a MS e nem a você.
Se bem que o pessoal fan do Xbox gosta de Matemática de 1º grau, tipo, calcular o “lucro” mensal/anual do Xbox a calcular que 25 milhões pagam 10 euros, logo 250 milhões por mês.
Mas acredite nessas 40 horas, papai noel deve ter passado 2 dias atrás, o próximo só daqui a 364 dias (2024 é bissexto)
Lol… Grande “lucro”…
Boas.
13 milhões. Que número. E conseguiu mais uma marca. Mostly Negative no Steam. Devem ser sonystas comprando o jogo para avaliar negativamente com o apoio da midia sonysta.
Este jogo e Halo deveriam ficar na história pois marcaram uma era. Foram jogos Microsoft, um inacabado, e outro com qualidade duvidosa, com lançamento totalmente controlado.
Os fans a fazerem Hype, e a Microsoft a seletivamente mandar o jogo apenas a quem garantia uma boa avaliação permitiram um lançamento muito bem recebido nos media e muito bem falado pelos astroturfers.
Depois o jogo chegou aos restantes e as médias caíram e as pessoas começaram a cair na real. No entanto o objetivo estava conseguido, o criar as condições de dúvida para que o jogo vendesse e as pessoas o vissem por si mesmas.
Halo caiu para segundo plano. Já o Starfield, começando no Steam com uma avaliação de 87%, o jogo caiu agora para valores negativos.
Com isto arrastaram 13 milhões de pessoas a testarem um jogo que, se avaliado convenientemente no seu lançamento, provavelmente teria tido menos de metade. E no caso do Halo, que meio ano depois batia no fundo, apesar do lançamento incompleto e só com o Multiplayer, com um grafismo bem longe do prometido, o jogo foi votado jogo do ano pelo público. Incrível a união de fans que houve para isso acontecer.
Esperem agora que isto se repita no futuro, pois a fórmula funcionou. Para os mais atentos, sabemos agora que as avaliações dos media nos jogos da Microsoft valem o que valem.
Xbox vendeu d+ para o que fazem
Meu palpite é que os Fanboys do xbox na Internet junto com os Astroturfing e a MS escondendo os números do xbox conseguem dar uma aparência de confiança para o xbox
Se fosse por ex a Nintendo fazendo o mesmo que o xbox, todo mundo já teria como o esperado que o xbox fosse falir até o fim dessa geração e que talvez nem deveriam ter tentado novamente depois do xbox one e xbox one X
Inclusive bastou o Flop do Wii U para encher de “analistas imparciais” dizendo que a Nintendo iria falir
Como é a MS que maquia tudo lá, que gasta 100 bilhões e lança como “investindo da MS” e não no orçamento do xbox, que tem astroturfing correndo para cima e para baixo prometendo todo ano um futuro glorioso para o xbox a marca segue igual um parasita no mercado, lá sugando sem oferecer nada e se fingindo de boazinha
Arnaldo DK foi um desses “pseudo analistas”.rsrs
[Opinião]
O Phil Spencer é o legítimo incompetente filho de rico que está num cargo de liderança dizendo “eu mereci”… Na boa, a despeito da arrogância do Don Mattrick para com os clientes e imposição de sua visão errada sobre o que deveria ser o Xbox, ele fez mais positivamente para o Xbox em termos de lineup de games que o Phil em todo o seu tempo de liderança. Penso que o Phill ou é um filho bastardo ou namorado do Nadella, pra ter tanto protecionismo sendo tão incompetente, porque é inacreditável.
Ao menos agora a MS vai ter o Wolverine pra tentar copiar as mecânicas e fazer um jogo razoável do Blade.
Se ele fosse tão incompetente assim já teria sido demitido! Eu gosto da gestão do Phil Spencer, eu já citei várias vezes aqui tudo de bom que ele fez pro Xbox como Game Pass, tornou a retro algo importa te no mercado de novo, expandiu a plataforma levando os jogos do Xbox e o Game Pass pra outros dispositivos, comprou dois grandes conglomerados etc… me diga, no que ele é incompetente? Você acha mesmo que se o Satya Nadella não achasse o Phil capacitado ele daria cheque em branco pra uma divisão que quase acabou em 2013 e agora depois de poucos anos graças a gestão do Phil recuperou-se completamente daquela situação?
“comprou”
com o dinheiro do office e windows
e vc ainda diz que isso é mérito?
e sabe o que é melhor nessas compras? ele quase não conseguiu comprar a Activision…
E veja só, integrar a compra depois de feita é 20x mais difícil que fazer a compra…
Ele teve que convencer o Nadella a liberar a verba! Se o Nadella não confiasse nele não teria liberado mais de 100 bilhões de dólares pra aquisições para uma das menores divisões da empresa! Então é mérito dele fazer a alta cúpula de acionistas e executivos acima dele acreditarem no potencial do Xbox!
Paulo… O que o Phil fez qualquer um faria.
Estás a citar as coisas boas, deixa-me citar as más.
Tomou conta da Xbox e teve a Xbox One como um Flop, com a consola menos suportada da história da Microsoft.
Fechou uma carrada de estúdios ao ponto de a Xbox em 2017 ser quase nula.
Ponderou acabar com a consola em 2017, mas o Satya deu-lhe nova oportunidade e uma injeção de dinheiro para adquirir estúdios entre os quais a Zenimax.
Lançou uma nova consola onde se notou uma aposta da Microsoft em bater a Sony. Falhou miseravelmente com a sua consola a revelar-se bem mais cara de produzir, mas não mais potente que a PS5.
Mesmo com a Zenimax na manga, não deu o suporte desejado às series no início da geração, provando que as suas promessas eram mais do que palavras.
A sua atual consola caminha para o maior Flop de sempre a nível de vendas, apesar da aposta de quase 100 bilioes em compras de estúdios.
Aposta agora em fazer crescer o serviço fora das consolas e em esmagar a concorrência pela força do dinheiro e mesmo aí não consegue mais do que os outros.
Se Phil fosse um gestor decente, tinha outra posição no mercado.
O que tu referes da retro não é mérito do Phil… É consequência de ter tudo uma consola Power PC que tem compatibilidades com o x86. Nesse sentido foi possível a retro total, coisa impossível com a PS3.
Só por esse motivo a Sony se atrasou na retro, pois a PS3 era radicalmente diferente a nível de arquitetura, e mesmo hoje é complexa de ser emulada.
Primeiro, eu não acho que o Xbox One foi tão mau suportado quanto dizem! Teve muitos jogos bons que a Microsoft fez pra ele! Mas quanto a isso não dá pra culpar o Phil! Ele assumiu em 2014 e teve que reestruturar completamente a divisão! Até 2018 a grande maioria dos jogos da Microsoft por algum motivo idiots vinha de acordos second pary! E na maioria dos casos a IP não ficava com a Microsoft! Casos como Ryse, Quantum Break, Sunset Overdrive etc… ele teve que reestruturar todo o modelo de produção da Xbox Game Studios, comprando estúdios para fazer jogos que sejam completamente First Party! Agora, a partir do Series X/S ele deve ser responsabilizado! Coisas como ficar o ano de 2022 inteiro sem nenhum jogo e lançar um jogo quebrado como Red Fall devem ser cobradas!
matrick tinha mais exclusivos no lançamento do xbox one que o phill no xbox sx.
ele trabalhava mais e falava menos e não sustentava esse culto de personalidade
as provas do perfil real do phill estão nos e-mails vazados
momento estelar da carreira: usar dinheiro do office e windows para comprar a Nintendo
mandando e-mail auto indulgente para o Nadella falando que o PS5, igual todo o fanboy e “imparcial do xbox” acreditava, era 9tf e eles tinham vencido. Esse e-mail é a prova que dentro da MS nos altos níveis impera o puxa saquismo… “olha chefinho, venci”
e-mail interno que ele tem que manter a “humildade”
espera, os jogos da gestão Phil ainda irão chegar!
ele está desde 2014 na gestão!
A conclusão final desta pessoa, sobre a Microsoft, é a sua opinião pessoal mas fala como se fosse a visão geral do público. Está errado.
E quando diz que Starfield é um jogo mediocre, comprova não entender nada deste assunto e perde a pouca credibilidade que já tinha.
Jornalixo.
PS: alguém que tem as 3 consolas e não prefere nenhuma. Mas sei identificar pessoas que escrevem com uma preferência em mente.
PPS: a forma combativa como responde aos comentários também comprova o que digo acima. É feio, não é de pessoa séria nem com classe.
Antes do mais, muito boa noite Caro Alexandre, e desculpe a demora na resposta.
Deixe que lhe diga que os parágrafos finais não são opinativos meus. São, isso sim, um apanhado de opiniões de diversos utilizadores de consolas obtidos em dezenas de fóruns das mais diversas línguas, e que refletem o motivo pelo qual a Microsoft, com uma boa consolas e um serviço aparentemente arrasador… Não vende!
Lamento se acha que é opinativo, mas não só não o é, como são argumentos bem melhores do que Media Sonista, a Sony compra todos os exclusivos, a Sony isto e a Sony aquilo. Basta recordar que o que a Microsoft já gastou em estúdios é quase o valor inteiro da Sony, pelo que falta de capacidade financeira da Microsoft nunca existiu.
Quanto ao parágrafo final, sim, esse é meu! Uma suposição, como fica bem claro, mas baseada em factos reais e como tal, devidamente substanciada.
Sem consolas para vender os jogos, e com um Gamepass relativamente estagnado, como se sustenta uma das maiores máquinas de estúdios do mercado?
E quando você escreve essas linhas perdeu a sua.
Quer-me dizer que o facto de as avaliações médias do Steam, o único sítio verdadeiramente fiável para elas pois obriga a se ter adquirido o jogo para avaliar, algo que não acontece, por exemplo, no Metacritic, serve como indicador que o jogo é excelente?
Na realidade mediano é o termo correto, pois em 89 mil avaliações, metade sâo positivas e a outra metade negativas.
Quem? Onde? Aqui não há jornalismo! Nem um quadro redatorial, ou alguém pago ou que ganhe a vida com isto, e que precise de agradar a todos para manter o dinheirinho a vir.
Isto é um blog… Que reflete a opinião do seu autor, uma opinião que magoa a muitos pois tem vindo a ser acertiva ao longo dos 23 anos de existência deste blog.
Eu também! Especialmente quando se resolve tomar um partido de defesa de um dos lados, e se argumenta que starfield não é mediano.
Por acaso tenho muita classe. Até fiz mais do que a quarta classe. Tenho 3 licenciaturas! E sério, sou, agora tenho de combater pessoas que me chegam aqui e dizem que starfield não é mediano. E essas é que não são sérias quando tentam dizer que um jogo que em 89 mil avaliações obtem 50% de avaliações positivas, e 50% de negativas não é mediano, tentando deturpar realidades.
E acredite que ao fim de 23 anos disto, você também seria ríspido na forma de responder.
Um bom ano de 2024.