A reposição de alguns stocks de PS5 no Reino Unido fizeram disparar as vendas dos exclusivos da Sony.
A chegada de algumas PS5 ao mercado do Reino Unido, fizeram aumentar as vendas de jogos na consola.
Gran Turismo, por exemplo, aumentou as vendas em 163%, subindo ao top 2 de vendas.
Já Horizon Forbiden West subiu 11 lugares, para nº 3, graças a um aumento de 307% nas vendas.
Outros jogos que aumentaram as vendas, associados ao maior número de consolas e a promoções da páscoa, foram Spider-Man: Miles Morales que entrou novamente nas tabelas dos mais vendidos, em 15º, após uma subida de 302% nas vendas, e Ratchet and Clank: Rift Apart, que entrou para o 17º lugar após um aumento de 709% nas vendas.
Ghostwire: Tokyo aumentou as vendas em 201%, subindo para 21º e Ghost of Tsushima: Director’s Cut entrou para o 30o lugar após um aumento de vendas de 464%.
Estes aumentos de vendas derivados de retomas de stocks servem para provar o quão instável o mercado está, e como todas e quaisquer conclusões sobre o estado do mesmo retiradas nesta altura não são somente prematuras, como imaturas.
As consolas colocadas em stock estão a ser colocadas em diversos retalhistas por fazes, mas dados os números limitados de consolas, os seus stocks tem esgotado muito rapidamente.
A Eurogamer possui um artigo, que tenta manter atualizado, com os stocks de PS5, e como se percebe, o quadro de consolas esgotadas é o predominante.
Uma questão a ser abordada seria como é feita a venda atualmente no UK, se for como em Portugal onde cada ps5 leva atrelado exclusivos e fones isso influenciaria a explosão de vendas. Daí a inundação de artigos novos nos usados, alguns facilmente encontrados a preços muito baixos.
Também é normal que quem adquira a ps5 dê prioridade aos seus exclusivos de maior renome.
Ainda esta noite a megamania vendeu a digital edition com 300 euros em jogos e acessórios.
Esperemos que os stocks normalizem, só assim se vai conseguir ver novamente consolas sem bundles.
Os números apresentados por estas empresas são de venda a retalho. Basicamente vendas de unidades individuais. Não creio que os bundles sejam contabilizados.
Mas claro, não consigo dizer isso com certeza.
Não são bundles oficiais, são bundles inventados pelas lojas, alguns com seguros de garantia inclusive.
Estes bundles contam como venda a retalho, pois na realidade não são bundles.
Uma vergonha mas é a verdade, até lojas se tornaram em scalpers.
Hummm… esses pode ser…
Como essas empresas conseguem vender bundle com jogos na edição digital do PS5? Lojas físicas daí de Portugal vendem edições digitais de jogos?
Nao vendem jogos na digital, vendem os acessórios. Headset, carregador, comando, cartoes psn, comando extra, etc…
Valeu, perguntei porque você falou que a loja vendeu o “console digital com bundle de jogos” … e acessórios e fique meio ser entender como vinha jogo junto.
é curioso que “bundle forçado” só existe para exclusivo do playstation.
é as lojas sonystas que querem inflar as vendas de exclusivos ou são os haters que querem desmerecer o sucesso dos jogos da Sony?
Toma lá para te entreteres enquanto analista de mercados estrangeiros, assim alargas o teu vasto conhecimento tudólico.
t.me/playstation5ptrestock
Não precisas de agradecer. Lol
Tenho fé de que isso entre você uma hora vira amor! 🙂
Por curiosidade alguém me poderia dizer qual o pvp das consolas no Brasil?
Não entendi sua pergunta, você quer saber a Região de servidores a qual a PSN Brasil/ Live Brasil são atreladas?
PvP, Preço de Venda ao Público, ou seja preço oficial.
Atualmente é de R$ 4.449,90 a versão com disco e R$ 3.999,90 a versão digital. ambos só acompanham um Dualsense por padrão e mais nada.
o dólar hoje vale R$ 4,62 e o euro R$ 5,03 pra referência de moeda.
Ou seja 884,67 euros e 936,18 dólares a versão com disco na cotação das moedas de hoje no preço oficial. comprado na mão dos escalpers chega a muito mais e já foi vendido ao dobro do preço 10.000 reais, por exemplo…
O Series X é R$ 4.349,00 e o Series S é R$ R$ 2.649,00, mas costuma ser encontrado por pouquinho mais da metade do preço oficial do SX (2400~2250).
O Switch acho que não tem um preço oficial divulgado pela própria Nintendo, mas o modelo OLED costuma ser encontrado por R$ 2.800,00 e o normal R$ 2.400,00.
4000 e 4500. Mas aqui como a concorrência do varejo é elevada, tem como comprar bem mais barato. Mesmo na pré-venda, paguei 3900 no ps5 de mídia física. Até ontem ao menos, dava para pagar 3500 no com mídia nas casas bahia através da livelo.
Pôxa 3500 é um excelente preço pra cá! Pessoalmente nunca vi nesse preço!
Ainda tem como pegar por 3500. Você acessa o site da livelo, faz o cadastro. Dai vai acessar a promo das casa bahia com a livelo. Vai procurar o ps5 por 4500 e fechar a compra. Num período de 30 dias, vai receber 27000 pontos livelo. Depois vai aguardar uma promo de 100% de bônus na troca por milhas(sempre tem). Então vai assinar o clube livelo por 40 reais. Fazer a conversão e vender os pontos no hotmilhas, recebendo cerca de 1080 reais.
PS: Não sei se esse comentário fere as regras do site.
Eu já tenho o console, comprei por 4.649, 00 quando ainda era o preço oficial em “suaves 12 prestações” como bom brasileiro! Lol! Mas obrigado pela dica, passarei para amigos que estavam esperando por um preço mais justo e oportuno!
Mário o Nx gamer fez uma análise da demo do Matrix no Pc, foi legal de ver que ele mencionou os coerency engine e crash scrubs do Ps5, coisa que eu tinha citado quando gravamos o Direct que abordavamos essa demo pela primeira vez. Outra coisa que ele falou foi sobre as limitações do Pc.
Link do vídeo do Nx gamer:
https://m.youtube.com/watch?v=UjX2akgKDeA
Em comparação a Digital foundry fez um vídeo no mínimo bem precário onde não aborda quase nada.
Link do vídeo da Digital Foundry:
https://m.youtube.com/watch?v=-x0orqFrHGA
A ps5 foi muito bem concebida, consegue processar a sua capacidade máxima sem problemas, sem bottlenecks.
O PC sofre bem para correr a partir de um HDD.
O video do NX Gamer é claro sobre as vantagens das consolas. Não é um defeito dos PCs, é uma benesse das consolas que foram criadas com feedback dos developers, entre os quais, a EPIC, e como tal possuem alterações adaptadas a este motor que permitem fazer mais… com menos.
E o SSD no PC ajuda pouco. O meu SSD debita 4 GB/s e não altera as performances do PC minimamente. O GPU nem sequer vai ao máximo, e o CPU aparenta tambem não ir, mas na realidade ele é o Gargalo pois o jogo é muito dependente da performance do primeiro núcleo, e não é que ele esteja saturado é que ele não debita mais rápido. Nas consolas consegues poupar muitos mais ciclos de CPU, o que lhe permite maior folga.
Eu questionava o que se passava, e no próximo Direct levantei mesmo a questão sobre o que estaria a abrandar ali o sistema que não estava no máximo…
Este video responde a isso, pelo que adiei o Direct para entrar depois do artigo sobre este video.
Mário, é correto dizer então que para os PCs tirarem melhor proveito da Unreal, é preciso que haja uma certa mudança na construção do modo como funcionam as pontes de dados no PC, e a estruturação das MBs ou iria muito mais além disso? Ou simplesmente estou falando besteira!? 🙂
Creio que diversas optimizações serão feitas, como por exemplo tirar a descompressão da CPU e colocar em estruturas como RTX IO da GPU. Isso já deve dar uma boa desafogada, apesar de tomar um pequeno percentual de performance da GPU.
Mas quando você fala de RTX IO demandaria um rengenharia nos modelos das GPUs, sobretudo da AMD, ou é uma mera gestão de direcionamento de processamento por parte do software (algo a ser resolvido apenas pela engine para o PC?).
No fundo é uma questão de software, porque está usando alguns shaders para realizar a descompressão. A NVIDIA divulgou que o RTX IO funciona em qualquer GPU RTX, seja Turing ou Ampere. Não vi alguma divulgação similar por parte da AMD, mas provavelmente o farão. Então deverão atualizar os drivers, e as APIs de mercado como DX12U e Vulkan farão o suporte, permitindo que os motores gráficos retirem a descompressão na CPU.
A grande vantagem é que mesmo destacando poucos shaders, provavelmente haverá um paralelismo bem maior do que fazer a descompressão na CPU. A desvantagem é que esses shaders provavelmente estarão destacados para este fim, logo não estarão atuando no render.
O problema é que quando sairão jogos que abrirão mão de lançar em GPUs que não suportam essa nova feature? No caso jogar fora a GTX 1060 e exigir logo de cara uma RTX 2060? Ou jogar fora um HDD e exigir pelo menos um SSD Sata. Vai ser interessante ver o progresso disso.
acho que o que vai para a VRAM a GPU descompacta e o que vai para a RAM a CPU descompacta.
e acredito que vai ser igual o NX Gamer disse, 16GB de VRAM e pelo menos 32GB de RAM para igualar os 16GB dos consoles.
Off: Está uma discussão bastante interessante no Beyond3D sobre a demo do Matrix.
E o que estão a encontrar é que as consolas, incluindo a Série S estão com mais detalhe gráfico do que o PC.
Isto apenas como indicativo que mesmo os sistemas que estão a correr igual ou melhor que as consolas não estão a correr a mesma coisa.
Aqui no Brasil tem bastante estoque chegando todo mês. Inclusive o estoque foi reposto ontem.
Só que tem um porém…
O preço oficial no Brasil é de 4.500 Reais, e isso na cotação oficial de hoje é igual a € 895 ou U$ 975.
Ou seja, está caro demais, esse preço equivale a 3,75 salários mínimos brasileiros.
Se a moeda do Brasil continuar essa escalada de valorização e a Sony manter esse valor, podemos chegar em breve a um “preço oficial” acima dos €1.200, e isso é um verdadeiro absurdo.
A questão do estoque em Terra Brasílis chegou a um impasse, porque não é todo mundo que dispõe de 4.500 contos pra adquirir um console.
Por este motivo os scalpers já estão vendendo o PS5 no preço oficial, e isso significa que possuímos consoles a pronta entrega nas lojas do mercado cinza. E detalhe que são muitos consoles, muitos mesmo, é nítido que os scalpers fizeram a festa durante a pandemia.
Antes da escalada de valorização da nossa moeda, os escalpers chegavam a cobrar 10.000 Reais por console, e o mais estranho nisso tudo é que os jogos e os acessórios continuaram em preços normais.
Aqui também vai aparecendo cada vez mais, mas esgotam rápido e sempre com bundles cada vez mais caros, já chegando a passar os 800 euros.
Não fazia ideia dos preços absurdos das consolas por aí, certamente também devido á carga fiscal.
Há um canal no youtube (TAG) que tem loja e sempre com stock. No ultimo video tinha a digital edition por 4200 reais salvo erro.
Um ponto interessante sobre a possível regularidade do estoque no Brasil é que segundo informado em um grupo de Whats do GT em que participo é que a Santa Efigênia, conhecido local de mercado cinza em relação a eletrônicos, já está a vender o PS5 a preço oficial, isso pode ser reflexo da atual valorização da moeda brasileira ou , o que acho mais plausível, a normalização do estoque em lojas oficiais, fazendo que o mercado cinza fique com estoques parados. Meses atrás era um absurdo ver tais lojas do mercado cinza venderem PS5 pelo dobro do preço oficial.
Segundo esse mesmo grupo um PS5 no Paraguai, principal fonte de aparelhos do mercado cinza, ainda está custando mais de 800 dólares.
E pensar que na geração passada ao início da geração, o PS4 no mercado cinza era 1/3 do preço do oficial…
Até mesmo em gerações anteriores ao do PS4/One
Então,tudo indica que o estoque normalizou sim.
Primeiro porque quem podia pagar caro já comprou, inclusive já existe PS5 usado a venda na região da Santa Efigênia.
Outra é porque o preço oficial no Brasil está alto demais. Mesmo com o dólar no valor mais alto durante a pandemia o preço no Brasil estava equivalente a U$ 750.
E sim, no Paraguai semana passada estava a U$815 dólares, hoje está em R$880. Porém, você pode ir lá na Santa Efigênia que eles estão vendendo consoles brasileiros com selo da ANATEL e nota fiscal, ou seja, produto de scalpe.
Às vezes prefiro não arriscar nos usados só por medo de serem frutos de conserto/refurbished! Mas claro, tudo depende do preço e da garantia do vendedor! 🙂
Aqui até temos coisas contraditoriamente interessantes acontecendo.
Jogos, por exemplo, abaixo do preço do mercado em relação a outros países, com o dólar acima de 5 há pouco tempo atrás, consegui comprar horizon fb em pré-venda (com cupons e cashback por 230 reais), o que daria uns 40 dólares ou 35 euros. Já o console no preço que você fala, bem acima do valor lógico e esperado.
No Brasil essas empresas pra se resguardarem de políticas econômicas equivocadas (idiotas), e com alguma prospecção no futuro, considerando a legislação tributária “confiscatória” e complicada daqui, jogam o preço lá pra cima. Lembro ainda que o tratamento do console é de coisa importada por aqui, enquanto as mídias físicas, que são produzidas localmente, e as lojas digitais não sofrem dos mesmos problemas na tributação, mas lógico, também tem o fato de que as empresas não são bestinhas e fazem o precinho de ocasião para depenar quem pode.
Então Juca, essas empresas continuam naquela velha malandragem de sempre.
A Fast Shop chegou a vender mês passado com 10% de desconto pra quem comprasse a vista no pix.
Só aí já dá pra se ter uma ideia do quão barato a Sony fornece pra essas lojas, e o quanto esses lojistas se aproveitam da situação. O preço sugerido era pra ter caído esse mês, afinal hoje o dólar está em R$ 4,62.
Se dá 10%, e ainda paga tributação, e sai ganhando, daí se tira! Tenho impressão que os varejistas daqui ganham ao menos 30% no preço oficial, pois aqui não se costuma trabalhar na venda em quantidade, e sim em tirar o maior lucro em cima de cada venda… uma lógica meio estúpida de quem prefere mobilizar dinheiro em estoque que fazer o dinheiro circular; o que economicamente é muito mais proveitoso a todos e os mesmos lucros viriam na mesma, ou até mais rapidamente, pela quantidade mais rápido das vendas.
Você está completamente enganado.
Quanto ao preço que chega aos lojistas, a margem de lucro ou às práticas costumazes de comércio no Brasil?
Sim. Varejo online no Brasil é igual a Microsoft com o gamepass. Queima de dinheiro. O que dá dinheiro é o P2P. Por isso, empresas com Magalu, VIA, B2W tem focado tanto em marketplace. Só assim vão sobreviver.
Você sabe que num console de 4500, 2400 são impostos? Tem compensação tributária que alivia um pouco a carga final. Mas garanto que não estão fazendo muito dinheiro com isso. Sem contar o custo da logística e principalmente da logística inversa. E como citei anteriormente, tem como comprar bem mais barato. E nesses casos, abaixo do preço de custo para os lojistas. Na realidade, os grandes varejistas online no Brasil não ganham dinheiro. Suas operações próprias são na maioria dos casos deficitárias, porque o custo da logística é absurdo. Principalmente da logística inversa.
Hennan, entendo seu ponto de vista, concordo que a carga tributária é grande e absurda no consumo do brasileiro, que a logística, sobretudo num país que “escolheu” como sua principal via de escoamento o transporte rodoviário apesar de sua enorme extensão, mas sinceramente não faz sentido trabalhar pra não ganhar dinheiro ou quase nada, e outra, o console aqui é mais de 800 dólares, não há filantropia nem no governo, nem no fabricante nem no vendedor, pois não faz sentido mobilizar dinheiro com estoque pra ganhar nada ou quase nada. Mas entendo que nem todo negócio seja lucratico e minha generalização comporta exceções como toda generalização.
Se você estudar as empresas de varejo online do Brasil vai ficar surpreso. Garanto a você que a venda direta não dá dinheiro. Literalmente funciona igual o gamepass. As empresas subsidiam os produtos para ganhar share. É difícil de acreditar, mas é verdade.
Estive agora a pesquisar por curiosidade e o preço elevado não pode ser apenas da cotação da moeda, pois pela cotação a ps5 deveria ser vendida por cerca 2600 reais.
Será da carga fiscal das importações, tipo venezuela e cuba, ou margens enormes?
Imagine que num console de 4500, tem 2400 de imposto.
Na nota aqui está discrimimada a carga tributária. Então são R$1187,94 de imposto federal, R$820,53 de imposto estadual, R$623,04 de ICMS, que é variável de estado para estado e foi isso que foi pago aqui no estado do Paraná. Um total de R$2631,51 de carga tributária em cima do Ps5. Tirem suas conclusões. Parece piada, né? É rir pra não chorar.
E ainda tem a questão de jogos, que no Brasil se tributa diferente em consoles e em PC. Nos consoles os games são tributados como jogos azar e no PC os games sao tributados apenas como software, com imposto muito reduzido frente aos consoles.
E pro comerciante, isso aí é fora os impostos que você paga pra manter a porta do estabelecimento aberta como aqueles sobre folha de pagamento, previdência obrigatória e taxas de luz, prefeitura e etc… tudo isso de certa forma também inclui impostos a mais que você paga que parte deles incrementam o pagamento de impostos a cada venda de um comerciante.
Só que a questão aqui é a margem de lucro em cima do console, ou seja, quanto será que o vendedor ganha do preço toral descontado impostos? Ou, por quanto se recebe uma unidade da Sony para revenda? Sei que são perguntas intrusivas, e você responde se quiser, meu propósito aqui não me meter no negócio dos outros, mas não vejo sentido em se trabalhar pra vender um produto sem lucro por simples marketing share como diz o “Hennan”.
Se um varejista dá 10% de desconto no preço oficial, ou um PS5 pode ser comprado a R$ 3500,00 por aqui, ninguém consegue me justificar porque o vendem se “tudo” é imposto, a menos que o mundo agora funcione pela lógica do Gamepass da MS, um subsídio eterno pra um dia ganhar dinheiro e dominar o mundo quebrando qualquer concorrência, nem vejo sentido nisso além de megalomania. Na pior da hipóteses, o que ainda sobra de valor descontados os impostos destacados em nota é valor em dólar do produto fora, agora como se dá 10% nisso se já não tem lucro a preço cheio como diz o Hennan é de se pensar…
Sinto em não poder responder essa pergunta, pelo menos nos consoles e games que trabalho tb, pois sou uma empresa do simples, então giro pouco e não tenho um poder aquisitivo alto para comprar estoques direto da Sony. Então o que sobra, descontando ICMS e tudo mais é pouquíssimo, não chega a 10% se colocar na ponta do lápis.
No mercado de colecionismo, onde atuo tb e pego direto do fabricante (iron studios), emitindo nota, pagando tudo certinho, contador e despesas, sobra menos que 10% tb. E eu trabalho pra mim, não tenho funcionários. Agora amigos que são maiores e sustentam até espaços físicos com funcionários, o lucro é menos que 5%. Ser patrão de verdade no Brasil é pra gente que tem um capital de giro enorme, pra poucos. Os pequenos são engolidos facilmente pelas grandes redes.
Num último prejuízo que tomei foi com Cyberpunk, mas de 5 mil reais perdidos porque o jogo flopou e nisso as grandes redes com grande estoque vendiam o jogo por 30 reais e eu fico como? Lá eles tem capital suficiente pra recuperar em outros produtos, eu não. Então fiz uma escolha de esperar sair a versão nextgen de cyberpunk pra esperar o preço aumentar e eu reduzir meu prejuízo, não adiantou. Todo mundo que queria comprar esse game já comprou e eu vou morrer com 5 mil reais e várias cópias dessa bomba comercial aqui. Talvez eu agora encaixote o que tenho dele aqui ainda e espere os próximos 10 anos pra ver se vendo pra algum colecionador no futuro. Haha
No caso de se vender com prejuízo pra fazer marketing share, não se enganem. Nenhuma grande rede leva prejuízo, pois eles te dão com uma mão e te tiram com a outra. O comportamento do consumidor médio brasileiro é de entrar numa loja virtual, ver algo em promoção que deseja e acabar gastando com outras coisas, mesmo que esteja em outros lugares mais barato. O brasileiro é idiota e por isso só leva na cabeça.
Obrigado pela resposta, e pela sinceridade. Uma pena que você ainda tenha que arcar com outros entrepostos pelo caminho e não possa negociar direto com a Sony.
Também lamento que no Brasil você ainda precise fazer estoque e não possa fazer nenhum tipo de negócio com o distribuidor para retornar o que não vendeu, penso que em alguns lugares do mundo, isso funciona diferente. Mas pelo que você responde dá pra ter uma ideia de que os grandes varejistas levam ao menos o ganho do distribuidor que eles tiram da jogada.
A internet e seus grandes varejistas estão acabando com comércios locais, é como essas grandes redes de supermercado que acabam os pequenos comércios de bairro!
Pode parecer sem sentido, mas a Amazon fez isso nos EUA. Um exemplo local famoso, o Nubank. Num mundo em que o custo de capital é negativo. Crescimento gera mais valor que lucro. Enquanto os BCs continuarem imprimindo dinheiro isso não vai mudar.
Eu entendo essa lógica de bolhas, Hennan, o que você fala é de atrair capital de investimento e ter lucro pela captação de dinheiro em ações e gigantismo, mas uma hora isso tudo estoura, inevitavelmente, mas ainda assim pra mim é inconcebível que se vendam as coisa de um modo geral tendo prejuízo ou nenhum ganho, pois é coisa de quem não tem compromisso com o próprio negócio e só estar a enganar investidores. Logo, é concebível prejuízos pontuais ou mesmo temporários mas não rotineiros e frequentes.
Segundo o meu amigo da loja das consolas, e sem entrar em valores, vender as consolas só dá algum lucro às grandes superfícies que possuem grandes descontos pelos volumes de venda.
Para uma loja normal, vender uma consola só justifica pelos jogos que se vende depois.
A especulação com os preços é por isso algo que justifica, mas segundo ele quem o faz não obtém as consolas diretamente do fabricante, pois eles não autorizam isso.
Uma pena em que Portugal também seja assim.
O Brasil tem um regime tributário injusto e burro, onde alivia na tributação sobre renda e sobrecarrega a cadeia de produção e o consumo, além de muitos impostos indiretos que também refletem no preço e nos ganhos do comércio. Nos importados ainda conta com uma alta taxa de tributação para favorecer a balança comercial e tornar produtos manufaturados coisa de elite (eu sou da opinião que é proposital), fora a própria mão boba do Estado.
Mas vale lembrar que a Sony não repassa o produto ao revendedor pelo preço final e sim por um preço de revenda e após isso, os impostos que incidem são os relativos a venda de qualquer produto que ter uma transação comercial normal e esperada.
Não sei se os impostos em cima do console são realmente tudo isso que o colega Hennan cita após retirar o custo e o lucro da Sony e do revendedor, pois não tenho como saber por quanto o revendedor recebe um console da Sony em sua loja pra ter ideia do lucro líquido que este último tem, mas a prática (tradição) Brasileira não costuma ser das melhores, sobretudo em “produtos cobiçados”.
Os scalpers cobravam 10mil e tinha gente que comprava
Pagavam mesmo. Teve uma cara num grupo de whatsapp aqui, oferecendo 7.500 Reais pra quem quisesse vender pra ele.
“Rico” brasileiro é bicho estragado que faz de tudo pra postar uma foto no Instagram com as coisas ao primeiro dia! 🙂
Na boa. Do jeito que a coisa está, o cara que faz isso tem que ser muito retardado. Postar foto com cadget de 5.000 Reais, é maior chamariz de ladrão.
Mais só pros classe “mérdia” sem noção, os ricos de verdade não correm esses riscos, moram em lugares inacessíveis, alguns com bastante segurança e 10 mil pra eles é “troco de bala”, assalariado e pequeno empresário é só quem sofre pra pagar 5 paus num console! 🙂
Te dizer que um pouco depois do lançamento eu vi a foto de um indivíduo com 2 PS5 comprados, algo que na época era vendido por 8 mil cada
“Soberba/Vaidade, meu pecado favorito!” – Al Pacino! 🙂
Não duvido.
Tem um grupo de PS no Facebook que eu até me retirei, porque só tinha fanboy de jogo da Sony, mesmo se esses fossem de qualidade duvidosa como Deathstranding, Detroit e Days Gone.
E todo dia um besta postava fotos de aquisição de PS4 ou PS5, com os dizeres “entrei pra família”.
Aí você ia lá no perfil do cara, tinha até endereço, e normalmente era em quebrada. 😂
Fiquei curioso foi de saber como você entrou nesse grupo!? Lol
Death Stranding qualidade duvidosa? Menos, né?! O jogo é de qualidade absurda, dos melhores tecnicamente e trouxe várias coisas novas. Você pode não gostar ou não ter jogado mais de 10 horas, sei lá… Mas questionar a qualidade de um game que é reconhecido exatamente por isso, não dá, né?
E digo o mesmo para Detroit. Já Days Gone pecou demais nos bugs e realmente a história é bem malhação. Mas que tem potencial pra ser muito melhor numa sequência, tem!
Calma lá Sparrow, é a opinião dele e ele tem o direito de achar que Death Stranding tem qualidade duvidosa por qualquer que sejam os motivos.
Não é porque o jogo é da Sony que ele é automaticamente bom (só na cabeça dos fanáticos), pessoas tem gostos e estilos diferentes e um não anula o outro, até porque não é o foco da discussão.
Se é a opinião dele, não tem porque ele tentar fazer do gosto dele o geral, certo? O fato é que death stranding não tem nada de qualidade duvidosa e nem Detroit. Você pode não gostar, ok, mas afirmar que são de qualidade duvidosa como uma verdade absoluta? Foi isso que ele fez! Kkkk Esses jogos cumprem suas propostas com maestira.
E por favor, parem com isso de achar que eu defendo TUDO da Sony ok? Achei mediocre Days Gone, Infamous e tantos outros. Um saco isso, cara.
Mas quando se trata de jogos mal amados tu já podes fazer dos teus gostos pessoais o geral.
Está bem está, quem não te conhece que te compre.
Não, você nunca me viu falar que Forza é ruim, por exemplo. Então diminui a emoção aí, gurizão!
Daniel… Eu aqui concordo com o Sparrow… Qualidade duvidosa é algo puxado. Eu por exemplo não comprei esse jogo. Não me parece que goste do estilo.
Mas a qualidade? Essa eu não a ponho em causa. Graficamente é deslumbrante, a jogabilidade é original, e as análises ao jogo foram maioritariamente muito boas.
Usar o termo qualidade duvidosa aqui parece-me esticar a corda.
Mário e Sparrow, eu interpretei o comentário dele como sendo uma expressão do gosto pessoal dele, por muitas vezes eu uso termos similares no dia a dia, mas sem querer dizer que no geral todos acham isso.
E honestamente eu concordo com ele, Death Stranding é para mim um jogo de qualidade super duvidosa onde as pessoas hyparam o jogo apenas pelo nome do kojima e aposto que se não tivesse o nome dele o jogo iria ser duramente criticado. Outra coisa é um jogo lindo graficamente, mas… vazio não existe nada no cenário.
Agora uma coisa que vou falar aqui e sem atacar ninguém é, aqui no Pcmanias se uma pessoa falar que não gosta do jogo da Sony ou até tocando no flame war que estava nestes 2 ultimos dias, se eu falar que prefiro Elden ring do que o Horizon ou ate que eu acho melhor, vem alguns users defederem a Sony com unhas e dentes chegando até a desrespeitar e isso são atitudes bem recorrentes, parece que se não for da Sony não presta, parece que se você disser que prefere um Forza ao Gran turismo, você tem que escrever um artigo científico provando seu gosto, pois corre o risco de ser chamado de maluco, burro, inteligência abaixo da média (isso citando alguns exemplos que li aqui no site) ou ate de coisas piores. E Mário não estou falando de você sei que é um fã de jogos não de empresas
E Daniel, vc pode ter a opinião que for, ela vale o que vale. Se você não concluiu a jornada de Death Stranding, pouco importa, pois existe uma maioria esmagadora que zerou o jogo e discorda de ti. Então quando eu não finalizo um game, meu poder de ser preciso na crítica é raso perto de pessoas que finalizaram. Eu dropei The Witcher por 2x e só posso fazer 2 críticas ao jogo e que me levaram a dropar: A gameplay extremamente travada e mediocre e o excesso de conversa fiada e cansativa na maioria das missões. Posso falar sobre esses aspectos, nada mais que isso. Se tu realmente zerou Death Stranding e achou o game de qualidade discutível, ok, respeito, porém você é uma minoria. Garanto a você que a maioria que zerou esse game o chama de masterpiece e entende o início arrastado (sem spoiler, tem tudo a ver com a história é um porquê disso). A única crítica que eu faço à Death Stranding está relacionado ao menu. E não, não acredito que foi por causa do Kojima que a galera que gostou o acha uma masterpiece e sim pelo o que é o game. Isso sim é papo de flame. Rsrs… “Ain, só pq é um jogo de tal pessoa que a galera baba ovo”.
Ignorando a última parte, que não é para mim, sobre a qualidade de death stranding continuo com imensas dificuldades em perceber o argumento “qualidade duvidosa”.
O jogo tem uma média de avaliações de 82 no Metacritic e 73 por parte dos utilizadores.
O que te leva a duvidar da qualidade?
Bom, eu vou tentar explicar o porque de eu achar o jogo de uma qualidade duvidosa e o porquê de achar que se não fosse do Kojima esse jogo nem receberia 1/3 da atenção que recebeu.
Graficamente esse jogo é magnífico, mas como citei acima o cenário é vazio, o jogo basicamente é andar, andar, andar, evitar/enfrentar alguns monstros, andar, cair, pegar carga, evitar inimigos humanos e se arrasta só nisso, ao decorrer do jogo você adquiri mais armamento. Aqui eu vou dá um desconto pois fazer a travessia no cenário algumas vezes me faz pensar fora da caixa, mas logo, logo fica repetitivo e enjoativo.
A história é o estilo Kojima faz muito arrodeio e floreia muita coisa para explicar o básico, fora que o jogo tem a mania de tratar o jogador como um “idiota” tem que ficar repetindo a mesma coisa 10x vezes até entrar por osmose, outra coisa é logo no início parece que Kojima descobriu a palavra ocitocina e você tem que aguentar ela ser repetida, explicada por mais 10x. Para ser sincero o que me manteve jogando (até eu largar) foi apenas a história do que levou ao Death Stranding e o BB, mas isso se arrasta muito e ai é que surge outro problema quantas horas eu vou ter que gastar para o jogo ficar “bom”?. Pois eu sou da opinião que se você tem que gastar 10, 20, 30+ horas para o jogo ficar “bom” isso só mostra o quão ruim é o design e eu até vou linkar um vídeo que mostra exatamente o que eu estou falando.
https://www.youtube.com/watch?v=Xtdaby3q6NI
Então para concluir eu ainda não terminei o Death Stranding, pretendo algum dia, mas depois de 10h e a história ainda não ter engatado que eu acho sim o jogo de qualidade duvidosa e o pessoal só coloca ele nesse patamar porque é do Kojima, eu duvido muito que se fosse de uma EA ou Ubisoft ou melhor Microsoft sem o nome do Kojima esse jogo teria tido um Hate enorme e não é papo de Flame, pois eu gasto uma larga quantia de dinheiro em jogos que eu jogo e sei pontuar muito bem o que me agrada e desagrada em cada um deles e não fecho minha mente no só porque é da Sony.
Não Daniel, o pessoal só coloca esse jogo num patamar de obra prima porque passou dessas 10 horas que você jogou. Eu dropei ele uma vez e me arrependo, deveria ter persistido. Se você tivesse ido além teria entendido o porquê do começo arrastado, pois está atrelado a história toda. Não é um jogo comum, que vc sai por aí eliminando monstros, é um game feito para valer a jornada e valorizá-la. Mas isso você só vai entender quando for mais pra frente no game. Só uma dica: Se for pegar novamente com a mente fechada e de nariz torcido, nem tente, pois vai se frustrar.
De novo, Daniel, o que vejo no decorrer dessas suas últimas argumentações é que persiste na confusão entre gosto (opinião) e qualidade (avaliação de critérios técnicos objetivos).
Death Stranding tem mais qualidade que os jogos da From que você tanto gosta de um modo geral, ao menos dos que eu vi até agora, e cito os motivos, modelagem 3D e animações de primeira, é altamente otimizado em qualquer plataforma, tem história interessante e diferente da maioria, traz algumas mecânicas novas e uma mescla diferente de várias mecânica tradicionais, e ótimo suporte pós lançamento até hoje mesmo já tendo saído quase redondo. E embora os gostos possam divergir e alguns considerarem tudo isso como algo de “gosto duvidoso”, porém quem conhece o Kojima também sabe como as coisas são nos jogos dele, assim como aqueles que conhecem os jogos do Miyazaki.
Eu, por diversas vezes tive a “orelha puxada” aqui pelo Mário por externar opiniões como fatos e acho que você incorre no mesmo problema meu.
Qualidade Death Stranding tem muita, você pode achar o mundo vazio (embora perfeitamente contextualizado no jogo, e um argumento que pode ser levantado também para o magnífico Breath of The Wild que de nada vale), pode não achar as mecânicas boas, mas tudo isso é simplesmente subjetivo para justificar o gosto pessoal, então de certa forma são “argumentos” sem grande valia.
No mais, suas demais argumentações podem ser usadas do mesmo jeito para desmerecer os jogos da From ou qualquer produtora, já que é uma mesma fórmula repetida a exaustão do “desvia, descansa e ataca” com morte súbita pra elevar a dificuldade e os “insistentes” em busca de mostrar mérito se sentirem recompensados.
Lembro ainda que qualquer Souls pro iniciante é preciso ter uma grande curva de aprendizado “pro jogo ficar bom”, ao menos no primeiro que se pega, motivo pelo qual eu sempre os abandonei.
Lembro ainda que jogos similares que também não têm o nome do Miyazaki, não têm conseguido o mesmo sucesso (seria a falta do nome do Miyazaki?), apesar de copiar a fórmula e até trazerem jogos mais bonitos como Lords of the Fallen e The Surge por exemplo, morreram na praia, Nioh foi o que conseguiu ainda algum sucesso expressivo (mas tem o histórico de Ninja Gaiden e Team Ninja por trás?).
Desath stranding só supera os jogos da from em gráficos, performance e narrativa que nos jogos da from pode ser confusa. Nada mais.
Tudo o resto em death stranding é chato e repetitivo.
Ironicamente, pra mim, chato e repetitivo ilustra bem qualquer jogo (Souls) da From (inclusive os publicados pela Sony), mas isso é gosto, não atestado de qualidade. 😉
Então quem o avaliou bem foi no engodo?
Percebe uma coisa. Por muito que tenhamos razão (ou achemos que temos), se o nosso conceito é diferente do da maioria, ele é o anormal.
Isso não nos tira e nem nos dá razão apenas que se insistimos na nossa ideia seremos forçosamente criticados pela anormalidade.
Isso é verdade, essa vai ser minha última resposta nesta discussão para não continuar em um lugar que não vai dar em lugar nenhum. E respondendo a você, Sparrow e Juca.
Olha em todo momento eu expus minha opinião eu não estou gostando do que vi e até agora por mais que a história pareça interessante o jogo está falhando em me prender. E Juca o jogo para mim esta sendo chato e arrastado, não me prende, agora você quer que eu análise e tire conclusões a partir de que? Da opinião dos outros? Sim Death Stranding é um jogo super avançado graficamente e digo que a SoundTrack é ótima, mas e? Desde quando gráficos ditam se um jogo é bom ou não? Pois para mim é um bonus o jogo ter um gráfico bom. Agora em comparação eu apresento para quem não conhece um jogo que para mim esta a nível obra prima e ele é devagar arrastado e monótono e é feito propositalmente assim e esse jogo é o Pathologic 2 que joguei no Pc, ele não tem gráficos de ponta, mas esse jogo para mim é uma obra de arte eu vou linkar um vídeo de 2h de um youtuber que fez um excelente trabalho falando do jogo peço a vocês que tirem essas 2 horinhas e vejam o quão profundo e belo esse jogo é e para os que se interessaram o jogo também tem para Ps4:
https://m.youtube.com/watch?v=CfTx9k9vqd4
Agora o que eu vejo aqui e concordo com o Mário é que eu expressei minha opinião sobre o que eu achei do jogo, e parece que as pessoas se sentiram ofendidas com o que falei. E sim minha opinião é anormal pois não achei o jogo isso tudo, aqui eu também faço um compromisso com o Sparrow eu vou terminar o Death Stranding com a cabeça aberta e se o jogo se tornar melhor eu venho aqui falar nos comentários.
Edit: Sparrow eu sei que todo mundo achou esse jogo bom,as como minha mãe bem falava eu não sou todo mundo hehehe (foi apenas uma brincadeira)
Nem o drake sincero gostou do jogo, agora vê bem lol
Agora a sério, estas discussões do melhor e pior são sempre complicadas, pois não conseguimos excluir totalmente os nossos gostos numa análise.
O que mais interessa num jogo é o entretenimento que ele te dá, se não te proporcionar isso não vale de nada ter os melhores gráficos e técnica.
Já vi que os teus gostos são parecidos com os meus, e até no horizon tenho opinião semelhante e vou explicar porquê:
Gostei do zero dawn, bonito, boa narrativa e uma temática nova e renovadora.
O HFW acrescentou gráficos e beleza mas manteve basicamente o mesmo o que o tornou para mim cansativo e aborrecida.
Agora perguntas, e os souls que tanto adoras, nao é sempre o mesmo e com graficos pouco evolutivos?
Sim é, mas eu gostos dos souls pelo que me proporcionam, entretenimento devido aos desafios, sensação de conquista, de alívio, de exploração, de superação, de inventar táticas para cada boss, roer as unhas, e adoro a temática.
Aborreci-me com HFW porque deixou de ser qualquer desafio, parece sempre a mesma coisa, e a temática ficou esgotada após o primeiro.
O que me levou a desistir de HFW é exatamente o oposto do que leva muitos desistir dos souls.
Para mim horizon ficou esgotado, precisa do mesmo que fizeram em God of War.
Esgotado? Segundo game, novas mecânicas, histórias secundárias bem construídas e interessantes, expansão da lore, etc etc etc… o que tu queria? Você não gosta de Horizon e nunca gostou, é isso!
Mas Halo é a mesma coisa desde o primeiro e você acha ótimo! Coerente demais hein? Rsrs
Gostei mais do zero dawn, não é melhor mas o factor novidade enfluenciou muito.
HFW não me motivou, não me conseguiu transmitir as sensações do primeiro, é uma fórmula que me cansou rapidamente.
Halo? Não me diz nada lamento. Souls? Adoro e já expliquei porquê.
Mas olha, o teu amigo Drake não gostou do HFW, diz até que se arrependeu de gastar 300 reais nele.
Já o elden ring está a gostar lol.
Gostos eu não discuto, mas posso dizer que Discordo totalmente. O novo Horizon melhorou em todos os aspetos face ao primeiro. Tornou-se um jogo rico e completo.
Agora confesso que me custou a entrar no jogo. Ele de início não cativa, e não sei se esse não terá sido o problema. Se calhar não vencestes esse estigma que o jogo cria.
Pra quem odeia o Flame War tu tá mais informado sobre um amigo meu que eu hein? Não acompanhei o Drake nos últimos dias. E daí se o Drake não gostou? Ao menos ele é sincero e não tão fanático como outros né? Que fingem gostar de qualquer coisa que a MS lance.
E o que tem a ver Elden Ring? De novo? O jogo é a mesma fórmula de sempre da from. Quem é viciado adora, mas também já vi pessoas fãs achar Elden Ring bem meia boca. E o que Elden Ring tem a ver com Horizon? Pra um cara que odeia o flame war, tu tá se saindo muito contraditório, pois isso que tu tá fazendo é flame total
Todo mundo não, mas a esmagadora maioria que zerou sim. Exemplo: Um amigo realmente tava se injuriando com o início do jogo, mas foi continuando e algumas semanas depois me manda msg falando que valeu muito a pena ter persistido e jogado.
O Horizon Forbiden West tambem foi assim comigo… Quando comecei não gostei do jogo. O pacing da história estava completamente off. Tens uma introdução linear, e depois és libertado no mundo aberto, e jogado às feras. Quando antes estavas focado num objectivo, subitamente estás com 1001 coisas a chamar a tua atenção e nem sabes para onde te virar perante a dimensão do mundo que vês.
Mas depois o jogo vai encarreirando. E mais do que isso, vai cativando cada vez mais.
Ao ponto que acabas o jogo… estás preso ao mesmo… Queres mais… E o jogo dá-te mais…
Acabei e ainda joguei mais duas semanas para platinar… e não repeti nada… tive sempre missões adicionais para fazer, em secundárias cada uma delas ao nível das missões principais.
E agora que acabei e platinei, ainda estou a jogar. Porque tenho ainda secundárias para fazer e o interesse está longe de ser esgotado.
Jogo fabuloso, mas que eu no início não dava um chavo por ele.
Realmente Mário. O início é muita informação e atrapalha um pouco. O game não é perfeito, mas ao meu ver é um nota 90 bem justo! Perde pontos nesse início confuso e também na parte técnica no lançamento.
Halo infinite tem uma média de 87 no Metacritic e 80 na parte dos usuários, sendo quase 5 mil análises dos usuários, mas uma parte do pessoal aqui chama o jogo de lixo!
Não ouviste isso de mim. Halo é das minhas franquias favoritas. E a critica que lhe feito não é pela qualidade do jogo, é, entre outras coisas, pela falta de conteúdo.
Mas no capítulo da jogabilidade, o jogo acertou em cheio na cabeça do prego.
Esses teus argumentos também valem para forza horizon 5 e halo infinite.
Os meus não, dado que eu comprei esses dois jogos.
E o que tem isso a ver? Não foi por teres comprado que eles deixaram de ter boas reviews por parte da mídia especializada e jogadores.
No entendo, por aqui, isso não vale de nada quando se critica esses jogos, que por acaso também não me dizem nada.
Lê bem o que eu escrevi e o quê escreveste.
Resumidamente eu disse que não era por não ter comprado por não gostar do jogo que o jogo era mau pois tinha sido bem avaliado.
E tu questionasse se o que eu disse se aplicava a forza e halo.
E o que eu disse não se aplica pois eu comprei esses jogos. Logo eu achei-os bons e adequados ao meu gosto o suficiente para os comprar.
E assim sendo o que disse antes não se aplica pois independentemente do que possam ser às avaliações para mim esse jogos foram bons o suficiente para os comprar. Ou seja, foi exatamente o caso contrário e como tal o que disse antes não se aplica.
Também não gostei de death stranding, eu e muitos.
Curiosamente até gostei de days gone, pena ser repetitivo. Gosta de ver uma sequela.
Eu não joguei Days Gone no lançamento. Tanto pelo relato de bugs quanto por já estar meio cansado dessa temática zumbi. Quando o joguei, bastante tempo depois (e certamente com muitos patches), apesar de toda a história clichê, me surpreendi bastante positivamente. É um jogo bem legal que dá uma sensação de “desespero agradável” em muitos momentos. Gostei bastante dos combates com hordas e da trilha sonora apropriada pra momentos de tensão, é um jogo divertido!
Forza Horizon é uma grande série, e atrevo a dizer, o melhor da MS, de fazer inveja a Sony que não têm uma série de carros arcade à altura. Minhas críticas são falta de inovação e repetição da fórmula, mas é uma crítica que vale para quase os os jogos seriados. Todos os jogos são lindos, têm mecânicas ótimas, são divertidos e com ótima trilha sonora (só não joguei e terminei o 5), na minha opinião pessoal, o único jogo da MS que faz falta no Playstation (desconsiderando a aquisição da Bethesda e da Activision).
Days gone é um excelente jogo, tem qualidade mas falta diversidade.
É o tipico jogo em que se nota que a equipa é boa mas pequena, não deu para fazer muito.
Adoraria que a sony investisse num days gone 2.
Outra coisa onde se destaca é no grafismo, rivaliza com os melhores.
Uma questão interessante que porventura possa ser levantada, é que parece que apesar dos lançamentos crossgen, mas parece que alguns consumidores estão protelando a aquisição dos novos títulos pra poderem jogá-los no PS5 e não no PS4, presumindo que muitos dos que estão adquirindo um PS5 são aqueles que vêm do PS4 justamente por ser uma opção mais cara dentre os consoles mais baratos (modelo digital de 400 dólares/euros).
PS: Mário, no 6 parágrafo, a palavra “são” está repetida aparentemente sem propósito, em “… são só prematuras”.
E no 7o parágrafo, não sei se por rapidez de escrita ou realmente por diferenças ainda existentes entre o português lusitano e o brasileiro, a palavra “fazes” com “z” que por aqui é escrita assim para a 2a pessoa do singular na conjugação do verbo fazer, e já no sentido que você parece querer dar a palavra no texto, que seria um substantivo, aqui seria escrito com “s”, mas só pra deixar claro, não sou professor de português, apenas constatei e quis colaborar com você.
[off relacionado] Sinceramente essa indústria está uma 💩. Quando um inventa uma coisa ruim o outro tende a copiar, ontem linkei uma notícia sobre a Netflix que diz que a mesma tende a colocar publicidade no streaming em uma modalidade de assinatura, dizem que o HBO+ já tem uma assinatura ao estilo e que a Disney + também planeja colocar.
Dias atrás soube que a MS planeja fazer o mesmo com alguns jogos no Gamepass e então ao ler uma notícia de hoje na eurogamer a Sony planeja fazer o mesmo com jogos gratuitos.
Muitos podem até achar estranho mas desde 2016/2017 venho a comentar por aqui o quanto desejo um segundo crash no mundo dos games..
Bom, ao que tange essa publicidade que o rumor diz é que é para jogos F2P. E sinceramente? Por mim, foda-se! Querem jogar esses lixos e ainda não pode ter publicidade? Compra uai. Haha
Agora se essa publicidade começar a aparecer em jogos pagos vai ser o fim! Pois sabemos que o dinheiro que manda e quem controla conteúdo é quem tá lá com seu produto no outdoor.
NBA 2k. Full price, tem propaganda, cheio de microtransações e até roleta.
No fim, vamos ficar pagando serviços pra jogos e filmes cheios de propagadas sem a opção de pagar (ou pagar muito caro) por um produto enxuto e com propósito apenas de divertir! 🙂
A jogada sempre foi essa, sempre esteve aí pra quem queria ver, sempre foi de cobrar pra assistirem a “TV aberta”, e pagarem mensalidade para acessar a “Google Play”! “O Triste fim de Policarpo Quaresma” que só queria jogo bom e bem feito e caiu na onda dos serviços e foi “fuzilado”! Lol!
Mário uma pergunta! Você acha que nessa geração o Xbox ainda vai ultrapassar as vendas do PS5?
Não sou o Mário. Mas vou responder. Não. A Microsoft está muito atrás da Sony nos mercados Europeu e asiático. No entanto, mesmo que venda menos, o importante para Microsoft é ser competitivo. E principalmente, trazer os públicos de outras plataformas pra o gamepass. No fim do dia o objetivo deles não é vender hardware, muito pelo contrário.
[OFF] Já que estamos falando de algo relacionando a vendas nesse artigo.
Hum, parece que o VGChartz estima bem e pode ser usado como fonte.
https://twitter.com/aarongreenberg/status/1517283655500111874?s=20&t=Y-FASeZeCScxmndk6vCu4Q
Sei não hein… Eu não duvidaria que esses dados do Xbox estão superinflados. Ainda mais vindo do Greenberg né.
Ué? Agora Vgchartz vale de algo pro Greenberg? Por isso digo, tenho ctza ABSOLUTA que essa estimativa do VGchartz esta muito errada. Esses executivos da Microsoft são uns palhaços e a divisão Xbox é o circo.
https://twitter.com/aarongreenberg/status/2537491877863424?t=lkGXFHjQ3VHiVQfI_PccOA&s=19
🤣
O melhor é ver os ultimos comentários desse link do comentário antigo do Aaron!!
Os estoques de consoles estão aos poucos normalizando, vai ser interessante ver como as vendas prosseguem, as vendas do PS5 estavam mais baixas que as do PS4, mas as do Xbox estão mais altas até que as do Xbox 360. Europa e Asia o PS sempre vai bem e deve continuar indo, minha curiosidade é sobre a America do norte, nas últimas semanas foi quase 2 pra 1 a vantagem do Xbox. Será interessante ver se voltamos à uma situação do tipo 360 com o Xbox dominando a América novamente.
A normalizar? Deves estar enganada. A Crise dos componentes só piorou com a guerra da Ucrânia.
E stocks a normalizar não é aparecerem consolas aqui e ali. É haver consolas nas prateleiras disponíveis para quem as quiser.
Receio que até 2023 vamos andar nisto.
Pode ser que as que não vão para a russia melhorem o stock em outros mercados
Hoje foi um dia histórico em Portugal, houve ps5 á venda várias horas antes de esgotar.
O mercado russo não sei que peso tem. Mas a Rússia está a causar problemas.
O gás néon que afina os lasers que produzem o silício está em falta pois a Ucrânia era o maior produtor mundial.
Aqui no BR eu contei 24h de PS5 a venda.
Pelo menos no BR já tá normal… Eu suponho que logo redirecionam um pouco do que estava sendo enviado para o BR, para o EUA.
É normal só haver consolas 24 horas?
Desculpa, mas para mim normal é chegar à loja em qualquer dia da semana, a qualquer hora e poder comprar um.
Para um estoque que durava menos de 10 minutos, 24 horas é mais que normal😆😆😆😆😆
O Xbox 360 não vendeu tanto assim no seu início.
Veja que o informativo do vgchartz compartilhado pelo Aaron diz que o Xbox 360 vendeu 9.38 milhões de consoles em 17 meses (1 ano e 5 meses) https://twitter.com/VGChartz/status/1517186105329831936?s=20&t=ISk1070sP5gcvCFS_SGR_Q . O Xbox One vendeu 10 milhões de consoles em 12 meses (1 ano). https://www.theverge.com/2014/11/12/7211395/xbox-one-10-million-sales
A conversa da MS é só treta e não é garantia de nada, o destino das consolas não fica nem nunca ficou decidido nos primeiros 2 ou 3 anos.
Concordo quando diz que nunca ficou decidido nos primeiros 2 ou 3 anos.
O meu ponto é que usar o Xbox 360 de referência é uma questão de conveniência.
Por exemplo, essa evolução abaixo do vgchartz https://www.vgchartz.com/yearly/
X360 – ano 1 (2006) – 7.79 milhões
X360 – ano 2 (2007) – 15.8 milhões
X360 – ano 3 (2008) – 26.7 milhões
X360 – ano 4 (2009) – 36.9 milhões
X360 – ano 5 (2010) – 49.9 milhões
X360 – ano 6 (2011) – 63.7 milhões
X360 – ano 7 (2012) – 74.2 milhões
X360 – ano 8 (2013) – 81.8 milhões
XOne – ano 1 (2014) – 10.9 milhões
XOne – ano 2 (2015) – 19.6 milhões
XOne – ano 3 (2016) – 27.9 milhões
XOne – ano 4 (2017) – 34.5 milhões
XOne – ano 5 (2018) – 41.4 milhões
XOne – ano 6 (2019) – 45.9 milhões (https://www.vgchartz.com/article/442046/switch-vs-ps4-vs-xbox-one-global-lifetime-salesdecember-2019/)
XOne – ano 7 (2020) 49.4 milhões (https://www.vgchartz.com/article/447024/switch-vs-ps4-vs-xbox-one-global-lifetime-sales-december-2020/)
A evolução mostra que o Xbox One vendeu mais que o Xbox 360 até o terceiro ano. A partir do quarto ano, o Xbox 360 deslanchou e o Xbox One ficou para trás.
Então como o Xbox Series vendeu 13.87 milhões em 17 meses (1 ano e 5 meses), talvez ficará próximo (um pouco acima ou um pouco abaixo) dos 19.6 milhões que o Xbox One fez em 25 meses (entre novembro/2013 até dezembro/2015). E obviamente a Microsoft não quer essa comparação porque as estimativas dizem que o Xbox One fracassou em vendas do quarto ano em diante. Então fica a impressão de: “nossa, não está melhor nem que o Xbox One? Será um fracasso!”.
Então com isso usam o Xbox 360 de comparação para fazer os números de vendas estimadas soarem um grande sucesso. Mas como a evolução mostra, o Xbox 360 começou razoável e terminou bem. O Xbox One começou bem e terminou mal. Como será com o Series? Resta esperar para ver, só o tempo dirá.
Tão se baseando logo no VGCHARTZ para falar o que o Xbox vendeu como verdade absoluta?
Vamos ver o que um cara sério acha disso. Daniel Ahmad:
https://twitter.com/ZhugeEX/status/1517491940429864962?t=8RBXp9qpdmdvQyGd6CNSuQ&s=19
Isto que o Daniel Ahmad refere não é verdade.
Em 2008 um analista independente, Robert Passarella comparou o VGChartz ao NPD e deu a vitória ao VG Chartz.
Foi nesse mesmo mês que se começou a atacar a VG Chartz, e isso devido aos números de vendas de um jogo específico, o Iron Man, cujos números diferiam dos da NPD, e acusando-os de ajustar os números quando outras empresas ou fontes revelavam os seus. Foi nessa altura que a NPD ameaçou processar, o que perante a derrota anterior soou a algo conveniente. A VGChartz defendeu-se dizendo que a acusação era baseada em disparidades escolhidas a dedo, nomeadamente o jogo em particular referido.
Isto é uma realidade que o VGChartz nunca escondeu, pois ao contrário da NPD que apenas analisa o mercado Norte americano, o VGChartz cobre o Japão, a América do Norte e toda a EMEAA. Eles obtém os seus números através de uma rede que engloba 5 empresas, e muitos dados são obtidos usando aproximações baseados em ferramentas estatísticas. Isso cria valores aproximados que são corrigidos depois à medida que dados locais mais precisos são obtidos.
São por isso dados que podem estar viciados de erro no momento, mas que sofrem alterações corretivas assim que possível.
Só uma dúvida: E no caso do Xbox? Que não divulga os números de vendas? Se eles já erram quase sempre com a Sony atualizando o número de vendas, imagina com dados que eles nunca sabem os oficiais?
Nunca corrigem… E o erro acumula.
Daí o ridículo e oportunismo da frase do Greenberg.