A máquina mais potente do mercado, a RTX 4090 corre o jogo a 4K entre os 35 e os 40 fps. As consolas ficam-se pelos 1296p… mas mesmo assim o jogo vende!
A RTX 4090, com um processador AMD Ryzen 9 7950X3D e 32GB de RAM DDR5-6000, a correr um jogo a 35-40 fps, sem auxiliares não é certamente o que se esperaria ver de uma máquina com um GPU de 2000 euros, um CPU de 700 euros e uma RAM de 250 euros.
Estamos a falar aqui de uma máquina topo de gama, cujo custo pode chegar aos 4000 euros, mas que se revela incapaz de performances decentes sem o uso de auxiliares como o DLSS ou a geração de fotogramas.
Recorde-se que este é um GPU de 95 Tflops, e NVIDIA, e que este jogo não só não possui Ray Tracing, como nem sequer possui um grafismo de qualidade AAA.
Perante esta falta de optimização como se comportam as consolas, com GPUs na ordem dos 10 Tflops?
Bem… Seria impossível fazer-se milagres, a não ser que a optimização aqui fosse bastante superior. Mas não o é, e nesse sentido, as consolas sofrem
Assim, para 30 fps, as consolas trabalham a 1296p, reconstruídos para 4K, com uma qualidade visual em tudo semelhante à do PC. Nada mau se considerarmos que está resolução tem 1/4 dos pixels de 4K, mas as consolas possuem cerca de 1/8 da performance da RTX 4090. E isto nem falando das diferenças no CPU.
Se considerarmos que uma 3060, com 12,5 Tflops NVIDIA, com um Ryzen 5900X consegue entre 21 a 25 fps… A 1080p, as consolas até se desenrrascam bem.
Mas a realidade é que este tipo de performances são vergonhosas, e deveriam ser inaceitáveis. Um GPU de 95 Tflops tem de ser capaz de muito, muito mais, e sem a ajuda de muletas.
No entanto… a equipa refere que o jogo excedeu as expectativas de venda.
Isto é razão para questionar se as pessoas percebem exatamente o que andam a fazer, e os sinais que estão a dar ao mercado. Não é pura e simplesmente aceitável que um jogo neste estado de optimização, e que nem sequer é um AAA, chegue ao mercado. Quanto mais que as pessoas, mesmo assim, o comprem em quantidades que tornem algo neste estado um sucesso.
É que depois não adianta as pessoas queixarem-se do estado dos jogos quando estes vem mal optimizados. Afinal se os compram mesmo assim… é porque gostam!
As pessoas fazem muito chafurdo por pouco, veja agora Baldur’s Gate, que é um franquia famosa mas do passado, muita gente nem deve conhecer, e está a disparar em pré-venda no PS5, penso que muita gente talvez se frustre pois é um jogo que pode funcionar bem com um mouse, mas nem tanto com joystick, e não falo aqui da qualidade do jogo em si, falo de se entrar em coisas por puro hype sem ao menos conhecer um histórico de um jogo ou empresa. O pessoal entra nas coisas sem a mínima cautela.
De qualquer forma, se um jogo for bom, mesmo mal otimizado ainda vai, só que existe um grau de otimização inaceitável. Vi cairem de pau no Batman, no Mortal Kombat… The Last of Us, Redfall… Mas parece que o público só quer distribuir rage gratuitamente em situações específicas e tolera outras que não deveria.
Baldurs Gate 3 deve esse sucesso ao haterismo. O jogo foi abraçado pelos fanboys do playstation por dois motivos, uma suposta resposta ao Starfield, que não tem cabimento, e toda a controvérsia sobre problemas de otimização que a pequena equipe da larian está tendo com o Series S. Então esse game virou uma espécie de “veja só, eu falei sobre o series S”, ignorando que coisas 1 milhão de vezes mais complexas ja foram colocadas no console. Aí a propaganda boca a boca, mais o monte de notícias desse jogo que tem tomado as redes fez com que todos esses futuros arrependidos fizessem as pre encomendas. Vai ser interessante ver no que isso dá quando perceberem que o jogo não é um Dragon Age, muito menos um Diablo.
O que tu sabes sobre o Divinity engine para afirmares o que afirmas?
Eu preciso saber alguma coisa para ter certeza de que a demo do Matrix, o Flight Simulator ou mesmo o Gears 5 rodando no Series S são tecnicamente superiores à isso?
https://youtu.be/8RA7dtrSsI0?t=1244
Até o The Ascent é tecnicamente mais impressionante.
O que queres dizer com isso? Que eles devem reprogramar o motor todo ou mudar de motor gastando uns largos milhões no processo? A realidade deles é o lidar com aquele motor… E o problema deles é RAM para split screen… Qual destes jogos que referes tem split screen?
Posso ou devo recordar que a Microsoft cancelou o split screen no Halo Infinite. Nem no jogo deles, com um motor deles, superaram os problemas, e querem que os outros o façam?
É Mário, o mundo parece girar ao redor do Series S! Lol
Ainda bem que você ao menos reconhece que a comparação com Starfield não tem cabimento. As pessoas insistem em comparar um jogo top com qualquer porcaria que anunciam por aí só porque é da Microsoft.
Eis um dos haters.
A porcaria era a que a Sony estava tentando comprar a exclusividade para preencher o mundo dos sonhos de vocês.
Sim, porque a Microsoft não tem dinheiro para poder competir nos exclusivos. E em vez disso gasta quase 100 biliões em aquisições para comprar os estúdios e os IPs.
Tudo para preencher o mundo dos sonhos dos seus clientes…E tirar para sempre os sonhos aos outros.
Quanto delírio, Fernando, a Sony não andou comprando nada, exceto a Bungie, e ela nada tirou dos outros, mas sinceramente, espero que depois da Activision ela começa a tirar realmente coisa de vocês e em definitivo, pelo menos esse pessoal do xbox que anda pela internet a hatear a Sony, fingindo que a Microsoft é vítima para além da sua própria incompetência, merece muito! Lol
A Sony também faz acordos ruins. Basta ver forspoken, deathloop e ghostwire. Logo esse argumento é irrelevante parw definir a qualidade do jogo.
Baldur’s Gate 1 e 2 são muito bons, porém o 3 mexeram nas mecânicas, aparentemente. Mas veja, o frisson dele é nos EUA. E outra, é um jogo que no PC está com 9.4 de média no metacritic e quase a mesma avaliação por parte dos usuários. Agora, na boa, jogador de PS não precisa de resposta a Starfield, esse ano já tivemos uma ótima DLC para HFW, e FF que pra mim irá concorrer ao GOTY, RE2, SFVI e teremos Spiderman 2, Alan Wake 2, Alone in The Dark, está um ano excelente, e agora Baldur’s Gate vem apenas pra complementar o excelente ano de jogos no PS, isso sem contar com as novidades e jogos de VR2, que pra mim foi o que melhor me aconteceu há muito tempo nos jogos, uma experiência transformadora em termos de jogar.
A zoação com o Xbox pela internet é natural das guerrinhas, inda mais que gostam de ficar dizendo por aí que o PS é o único que vai ficar sem ele e toda hora vem um FUD contra o PS. Faz parte, da mesma forma que estão há anos sem um novo jogo homem aranha no Xbox. E viva a concorrência e os exclusivos!
pelo visto os fanboys do xbox sentiram heim…
mas pede para o papai maiconxofit comprar o mundo pra o xbox, o xbox que é o coitado playboy burro e vitimista mimado.
Pois é, é só comprar a Larian, ou a franquia…
Acredito que o segredo do sucesso é co-op + fps. Querendo ou não é um gênero que o pessoal do PC gosta bastante e que tem poucas opções no mercado.
Em relação ao desempenho, virou o padrão da indústria lançar primeiro e corrigir depois. Dizem que o patch recente já entregou ganhos de em média 35%. De toda forma como foi bem dito, se o pessoal compra. Não tem porque se preocupar em otimizar.
Penso que a maioria das pessoas que compram estes jogos broken, são pessoas que não seguem as noticias como nós, eu próprio que ando nisto todos os dias, fui enganado com o Cyberpunk.
No caso do Remnant, o primeiro é um jogo muito acarinhado pelo público por ser um soulslike de qualidade, o 2 pelos vistos é bem melhor e as reviews comprovam-no, dai ter vendido o que vendeu.
Isto é a cultura patch no seu melhor.
São os influencers dos jogos a ditar vendas?off ,sera para rir esta ?https://www.noticiasaominuto.com/tech/2376784/lesados-da-sony-podem-registar-pedido-de-indemnizacao-diz-associacao
LOL… que palhaçada…
Para além do mais, o que acusam a Sony nem é relacionado com o mercado Portugues em Particular…
Off: mais um corte que a Microsoft está a fazer no gamepass, o trial de um mês por 1€, passou para 14 dias…
Vários pontos importantes a considerar:
O jogo é bom? Todos que jogam dizem que sim.
O jogo custa o preço de um AAA de hoje em dia? Não, é mais barato.
O jogo é injogável? Funciona bem em 30fps nos consoles, e se aguenta bem em 60fps também. As quedas de frame ocorrem de forma esporádica e o VRR salva na maior parte dos casos. Logo, não é injogavel.
O que posso dizer é que o nível de tolerância se dá por vir de um estúdio pequeno, ser mais barato que um jogo convencional, e ser um bom game. Se fosse um jogo exclusivo de MS ou Sony, ele seria malhado, se fosse um game da Rockstar ou Activision também seria detonado.
Em tempos, o fato da RTX 4090 ter 95tflops não significa que vale a performance de 8 Xbox/PS5. Como vocês sempre gostam de lembrar, os tflops nao são uma medida precisa em arquiteturas diferentes, e a NVidia desde a Ampere tem números de performance teóricas extremamente inflados por características que quase não podem ser aproveitadas em jogos reais, e que a AMD também está seguindo na RDNA 3. Se o desempenho real de um bom PC com uma RTX4090 for de 5x os consoles, eu já até acharia uma surpresa.
Ok… És dos que paga por jogos mal otimizados. E ficas contente. Mas entre isso e não os ter como te habituaste com a Microsoft na era One, realmente isto é melhor.
E nunca ninguém disse que 95 Tflops era 8 vezes a PS5. Apenas que 95 Tflops… São 95 Tflops… e 2000 euros, são 2000 euros. E isso implica esperar muito mais do que 30 a 40 FPS.
Porque se esse GPU tem essas performances… Imagina os outros.
Sim, até por que no Xbox One a Ubisoft não lançou jogos, a Rockstar não lançou jogos, a EA não lançou jogos e ninguém mais lançou jogos além da Microsoft…
Já falei algumas vezes que não compactuo com essa apologia aos exclusivos de vocês, até por que os melhores jogos que eu joguei lançados nesse ano e no ano passado são todos multiplataforma, e estou falando de uma lista que abrange do Elden Ring aos superestimados Horizon Forbiden West e God of War Ragnarok que não são nada além de bons jogos.
E não fico contente com coisas mal otimizadas, mas creio que aí tem um pouco de viés da sua parte. Você passou a geração passada inteira recebendo exclusivos limitados a 30fps no PS4 quando a concorrência já enviava exclusivos a 60fps e nunca reclamou, aliás, pelo contrário você já disse que preferia assim do que sacrificar visuais pelo frame rate. Agora um jogo que funciona bem em 30fps é mal otimizado? Um jogo que como o próprio desenvolvedor já falou foi feito com soluções de upscaling em mente é ruim? Até por que só o virtual shadow maps que eles usam na unreal engine 5 tem capacidade de ser mais pesado em computação que o GI do lumen…
Sabes perfeitamente que os jogos mal optimizados são apenas uma pequena parte do software global, pelo que a comparação não foi nunca do tudo ou nada.
Agora tive de ser sarcástico pois defender um jogo que corre a 30 fps num GPU que é uma besta e está equipado com metodologias de re-escalamento e de criação de fotogramas, não me parece aceitável.
E no entanto, tu consideras a coisa aceitável…. Mas já no Baldurs Gate 3 e a sua colocação na S vens dizer que já houve coisas mais complexas.
E é esta disparidade de opinião, de acordo com o tema, que me leva a responder assim. Porque não entendo como por um lado queres jogos optimizados ao ponto de darem na S, mas por outro aceitas 30 fps numa 4090 Ti.
Ora Mário, a resposta é uma só, os consoles da Microsoft são o centro do mundo para algumas pessoas, por isso, os privilégios e as melhores versões tem de estar lá sempre, e todas as exclusividades deveriam ser dela, mesmo que a estratégia de escolha de projeto da Microsoft tenha sido ruim e agora estejam a amargar problemas dos mais diversos. Mas como todo todo “bom evangelizado” pensa, a culpa é sempre dos outros, mesmo que não veja que está escolhendo estar com o “demônio” (linguagem para ilustras a evangelização) que vive a apontar o dedo pro outros, acusando-os de coisas que aquele passa o tempo todo a fazer, e até em maior escala. Então, é dizer amém, ou serás o “satanás” se não o fizer. Uma alienação completa!
Não joguei para avaliar, mas todos é forçar bastante a barra. Um dos poucos Review que confio deu 6,8 para o game.
REMNANT 2 – Review [2023] – My Fair Review [PC] – YouTube
Primeiro de tudo, quem é esse cara e por que alguém deveria considerar a opinião dele?
E realmente o 6,8 que é praticamente um 7 é uma nota ruim?
Quando alguém vai avaliar um jogo desses eles comparam com o que?
No geral Remnant II, está 8,1 no PS e PC, e o user score na faixa de 6.3/7.2, e um pouco melhor avaliado para Series que isso, no metacritic. É um jogo de regular pra bom, mas não é um “must have”, de qualquer forma, e acredito que você sabe disso, os avaliadores que a gente costuma considerar são aqueles com bons argumentos e com os quais nossa própria avaliação e gosto por um jogo batem em críticas e opiniões. o Hennan tem o direito de escolher quem ele acha que avalia bem os jogos, e como você tem o direito de escolher a DF em avaliar hardware, não sei que problema você vê nisso.
Imagino que você seja um extraterrestre. Se não é o caso deveria ter mais respeito com as pessoas. Dinheiro, fama ou poder não faz ninguém melhor. De toda forma você falou todos. Não parece ser o caso.
O jogo vende e nas análises da mídia esses problemas técnicos são relativizados. Parece que algumas franquias ou studios tem algum tipo de salvo conduto com a mídia gamer e uma parte dos jogadores.
Das Gone quando saiu tinha quebras de performance no PS4 base e bugs, muitos bugs e merecidamente foi massacrado. The Witcher 3 saiu na mesma condição, mas misteriosamente seus problemas de performance e bugs não foram levados em consideração ao Goty de 2015.
O grande problema de Days Gone não foi a questão técnica. O que matou os reviews do mesmo foi o personagem principal ter algumas atitudes que hoje não são bem vistas por parte da sociedade. Se você ler os reviews verá como é um tema bastante citado nas análises. Outro exemplo é o Hogwartz Legacy, se olhar os reviews negativos verá citações a autora de Harry Potter nos mesmos.
O Problema do Days Gone é que o jogo é mediano mesmo, de uma forma que fica difícil carregar para um pedestal.
Concordo que é medíocre, mas não recebeu tal tratamento no lançamento. Só depois de um bom tempo obteve uma análise em acordo com seu nível.
OFF
Estou tentando absorver este comentário. Então a Microsoft investiu dezenas (ou até centenas) de milhões em dois novos hardwares (Xbox Series X e S), sendo que o S vive recebendo subsídios agressivos no preço, e a Microsoft não está interessada em vendê-los?
E o pior é que já vi alguns outros escreverem a mesma coisa. Bizarro.
Quando a Microsoft achar que não precisará mais de vender console para alcançar assinante de Gamepass, ela simplesmente não mais os produzirá. Mas enquanto este dia não chegar, está tentando vender o Xbox Series S a preços cada vez mais baixos, justamente visando capitalizar novos assinantes de Gamepass.
Calma que o advogado Medeiros te refutará…rs