O recorde de pior avaliação de sempre que pertencia a efootbal foi batido.
O remaster do trilogia original de GTA foi altamente mal recebido pelo público em geral. Bugs incontáveis, e um grafismo ultrapassado, bem como um conjunto de promessas não cumpridas levaram a que a recetividade do jogo fosse pura e simplesmente terrível.
Atualmente o jogo conta com 2865 avaliações, e a sua média de avaliação encontra-se em… segurem-se… 0.5 valores em 10.
Apesar de 29 pessoas terem avaliado o jogo com a nota máxima, a maior parte dos utilizadores atiraram uma nota 0 (zero) ao jogo.
Segundo as queixas, o jogo é uma portagem da versão Android, que possua vez é um port da versão PC de 2005, que por sua vez já havia sido portada da Xbox, que por sua vez tinha vindo da PS2.
O problema é que todas estas portagens acrescentaram bugs diversas, que se acumulam agora nesta versão. As personagens são consideradas pura e simplesmente como horríveis, e as renovações que existiram nem sequer respeitam a cronologia do jogo (por exemplo há um utilizador que refere a existência de uma impressora com ecrã tatil e portas USB, num jogo passado em 1992).
O efeito de neblina da PS2 foi removido, e a distância de visualização aumentada, o que faz com que os mapas pareçam pequenos, e acima de tudo, inacabados. Os efeitos de tempo, a relva e outros efeitos estão considerados como embaraçosos. E as personagens parecem de plasticina.
Depois vieram os problemas, com o jogo e com os servidores. Ao ponto de se considerar que o jogo está em pior estado que o Cyberpunk 2077.
A situação está a danificar a imagem da Rockstar, que é acusada de querer lucrar mais com o GTA ao lançar a 60 euros um jogo que as pessoas nem sequer consideram valer 15. Aliás uma das questões mais colocadas é o que seria que quem aprovou este jogo andaria a fumar para aceitar lançar um jogo neste estado. Claramente não houve aqui qualquer esforço da Rockstar em criar um produto de qualidade. Apenas em lançar um jogo para receber dinheiro.
Esse é o futuro. Visto que o público continua comprando e defendendo as porcarias que oe estúdios fazem.
O teu comentário me fez pensar na possibilidade de relançamento de jogos antigos sem o devido esmero em serviços de stream. Talvez esta seja a maneira que as empresas encontraram de ganhar dinheiro fácil, mas não contaram com a reação dos gamers. No Pc é mais fácil tem com poucas barreiras, mas nos consoles espero que Ms e Sony tenham um patamar mais exigente para jogos com falhas e de baixa qualidade.
A índústria tem se movido na preguiça e na mesmice, procurando soluções gerais pra tudo e até pra reciclagem de jogos.
Provavelmente, num futuro não tão distante, vão usar IA de alguma forma pra melhorar games antigos.
Apesar do esforço inicial desprendido pela MS em usar engenharia reversa e modificar games por sua conta melhorando texturas e etc, já se vê com o auto HDR e o próprio DLSS tentativas nesse sentido, IA pra melhorias genéricas, é esperar pra ver o que mais pode acontecer.
Quem sabe, daqui uns tempos, com o código de um jogo antigo uma IA não o reescreva com melhoramentos automáticos, é esperar pra ver, por que a maior dificuldade que vejo nem são as questões visuais, mas sim as próprias mecânicas onde muitas delas costumam envelhecer mal.
só quem é trouxa é que compra remasters.
Oh aqui pro trouxa. Comprei o original, o remaster e o remake do Shadow of the Colossus. E não me arrependi de nenhum, sendo que os compraria de novo.
Para além do mais, nem todos os que compram os remakes compraram o original.
Exato, a frase dele ficou genérica.
A pessoa pode comprar um remaster exatamente porque nunca teve acesso ao original. Acontece.
Mas no meu caso, se não tiver melhorias drásticas, eu costumo evitar. Comprei The Last of Us para PS3 no lançamento e nunca me animei a comprar o remaster do PS4. Agora que esse remaster saiu na plus collection, talvez eu o jogue novamente no PS5.
Eu também comprei o the last of us remaster, mas sabia bem o estava a comprar… Remake já é diferente.. Esse shadow of colossus é muito bom, nada contra. Falando de remakes, eu comprei o remake de demons souls, já tenho mais de 200h de jogo, nem preciso dizer se gostei ou não.. O que mais me cativou foi a qualidade de imagem, iluminação..
Bugs, problemas de performance, port mal feito, e ainda por cima é caro.
Espero que sirva de aprendizado para capricharem no futuro remaster de Red Dead Redemption 1, que muita gente espera para jogar no PC e consolas next-gen, apesar que o Xbox One X roda o jogo original de forma bem satisfatória.
Pela lógica, dificilmente sairá algo melhor que as melhorias já trazidas da MS, exceto as resoluções possíveis.
O pior é que a rockstar tirou a versão original das lojas (ela colocou de volta como um pedido de desculpas).
Felizmente eu tenho minha copia física do Gta3 e gta vice city original para Pc sem precisar ficar dependendo de loja online.
Não foi a Rockstar. Essa IP não é mais dela, foi transferida pra Take Two. A rockstar não tem nada a ver com esse “remaster”.
Entendo as críticas e o hate em cima dessa trilogia, mas acho que havia expectativas demais pra algo que estava na cara e tinha sido mostrado em vídeos.
Assim como a trilogia de uncharted pra PS4 e vários outros remasters é isso que se costuma ter com ports de jogos antigos pros tempos atuais, as pessoas querem. remakes, mas essa nunca foi a proposta.
Há algum tempo que a Take Two colocou o registro da IP GTA em seu nome, tirando-a da Rockstar. Tá aí o resultado.
esse remaster só me pegou pela nostalgia.
lembro de epoca que adorava jogar GTA, parece que eu botava para fora revolta adolescente… adorava.
mas gostei do GTA 3 e do GTA vice city, e parou por ai… já não gostei do San Andreas, também não gostei do GTA 4 que tentaram fazer drama sério e ficou meia boca… e também não achei grande coisa o GTA 5.
Curioso que mesmo depois de parar de gostar no San Andreas e continuei comprando todos os GTAs e zerando eles, talvez na esperança de voltar a sentir o mesmo que no GTA 3 e Vice City.
Outra franquia que tive o mesmo foi no Fallout, adorei o New Vegas e gostei bastante do Fallout 3; mas fui jogar me arrastando no easy o Fallout 4, só gostei mesmo de uma das DLCs
Meio triste quando vc para de jogar e gostar de tantos jogos… As vezes fico com inveja de quem gosta mesmo e joga mesmo muitos jogos…
Comprei o Death Strading na esperança de gostar bastante por ser um jogo lindo e diferentão… tô me arrastando.
Agora é ver se vou ficar maluco com Horizon Forbidden West igual fiquei com o Zero Dawn… Se não achar nenhuma franquia que me empolgue tanto como Horizon na geração passada e Dead Space na retrasada, não irie me engajar mais tanto em jogos na proxima geração.
Se virar streaming, pior ainda… me da nauseas essa avalanche de conteúdo que desvaloriza tudo…
Idade, Deto! Com o tempo há o desgaste e ficamos mais seletivos msm!
Já havia comentado aqui num Offtopic.
Fiquei mesmo com pena de esta edição estar mt fraca,contava comprar para a Switch.
Afinal o GTA3 foi o jogo que me trouxe de volta aos jogos.
O grafismo ultrapassado já eu já esperava, mas tantos bugs, frame rate horrivel, personagens que eram velhas e ficaram novas ,retirarem a neblina que na minha opinião até dava uma atmosfera brutal ao GTA 3 e Vice City, enfim uma versão pior que a original..(existem limitações tecnicas que até veem por bem)
Estou mesmo dececionado joguei o GTA3 há 20 anos (acho)e queria mesmo voltar a esse game….ainda não vai ser desta.
A Rockstar foi altamente desleixava entregou este jogo a terceiros e cagou….