Se a Microsoft apresentou quebras nas receitas, vendas, e lucro operacional, a Sony apresenta aumentos em todos os setores.
Comparar os relatórios financeiros da Sony e da Microsoft é um exercício interessante, pois demonstra bem as consequências no mercado das diferentes políticas e formas de se encarar o mercado.
Como sabemos, a Microsoft na parte que diz respeito à Xbox apresentou quebras de 13% nas vendas de consolas face a igual período do ano anterior, quebras de 12% nas receitas de conteúdos e serviços, e uma quebra da receita operacional de 47%.
Já do lado da Sony temos o total oposto na parte que diz respeito à Playstation 5. As receitas com a venda de consolas aumentaram de 201.534 bilioes de yens para 440,715 biliões de yens, um aumento de 119% (associado a um aumento de vendas físicas de 82%), as receitas aumentaram 433 biliões de Yens, o que representa um aumento de 53%, e a receita operacional subiu 23 biliões de yens, o que representa um aumento de 25%.
É ainda de se notar o aumento espetacular de vendas de jogos físicos que passaram de uma receita de 29.593 biliões de yens para 93,5 biliões de yens. Um aumento de 215%! Os digitais tiveram um crescimento de 34%
Este e outros dados podem ser visualizados nas tabelas que se seguem:
Recapitulando então os resultados de ambas as empresas face ao ano anterior:
Comparação de receitas:
- Xbox = -13%
- PS = +53%
Receitas nas vendas de hardware:
- Xbox = -13%
- PS = +119%
Comparação de receitas nos jogos:
- Xbox = -12% (first e third-party)
- PS = +22.7% (third party)
- PS = +43.45% (first-party)
Receita Operacional:
- Xbox = -47%
- PS = +25%
E quando a Microsoft faz previsões de mais quebras para o próximo trimestre, a Sony põem a hipótese de ele ver vários recordes da PS4 batidos.
Quem diria que, numa altura em que nos vendem os serviços como a melhor invenção desde a batata frita, manter-se o mais fiel possível ao conceito de consolas tradicional ainda fosse algo capaz de tanto sucesso.
Que triste situação!
Não ficarei surpreso se a MS fechar a divisão Xbox.
Imagino o que a The Coalition faria com 500 milhões “desperdiçado em Halo”
O quão grande poderia ser os 2 novos projetos (provavelmente cancelado)
porque esse estúdio tem muito potencial para grandes fraqueias, tudo que precisa é uma bandeira verde para criatividade e um investimento a altura.
Entretanto a Microsoft vai dizendo:
Nos somos incompetentes a gerir nossos estúdios e nossa divisão, mesmo nos valendo 2 triliões e tendo mais estúdios e dinheiro que a Sony pelo que a FTC tem de aprovar a compra da Activision de 75 biliõe para fazermos concorrência à Sony de 100 biliões.
Cara… é preciso não enxergar a sua própria incompetência para vir dizer isto. A Microsoft não é líder apenas porque e incompetente, não por falta de capacidade financeira ou recursos.
É uma questão complexa essa, Andy, o problema da Xbox parece que tem sido gestão, e é difícil saber ou não quais partes da empresa tem sido afetadas pela gestão. Uma boa gestão sabe que não necessariamente uma equipe com muitas pessoas juntas funciona melhor (ou mais dinheiro empregado de qualquer jeito), e que existem números ótimos de pessoas a renderem um máximo em um grupo. A uma boa gestão tem planos claros, tem controle de eficiência, sabe identificar e resolver rápido eventuais problemas e cria um ambiente pra cada um dar seu melhor. Fora isso, num caso de trabalhos criativos uma boa gestão tem de deixar a criatividade livre, mas sempre limitar as coisas dentro de um possível realizável.
Entendendo gestão como a cabeça do negócio, imaginar algo acéfalo, é certo de que nenhum dinheiro em nenhuma parte da empresa traria o seu ótimo só por isso. Mas sim, dentro de uma empresa podemos ter grupos e sublideranças que se destacam, apesar de seus superiores. Mas hipóteses como a que você levantou, são coisas que nunca saberemos e vai ficar no território da imaginação e do “talvez”.
Tem razão!
Por isso eu só imagino em meu universo paralelo do pirulito, hahaha
“Batata frita”????
Errou em, a melhor invenção e que deveria estar neste artigo foi a geladeira/refrigerador 🤗
Isso foi um tipo que respondeu ao tweet da Microsoft em que o responsável de comunicação da empresa pegava no relatório e o mostrava como um motivo para os reguladores aprovarem a compra da Activision.
Que se a Microsoft vendesse menos verniz de unhas, frigoríficos e gorrinhos para os controladores e em vez disso lançasse mais jogos, pois tem o dinheiro e os recursos para isso, as coisas seriam diferentes. 😄
Uma coisa interessante de perceber é que o desempenho da psn. Comparado com o ano anterior, mesmo com a adição de 1 milhão de jogadores ativos. Teve perda de 1,6 milhões de assinantes.
Para mim, esse é justamente o erro da Microsoft. Não reconhecer a preferência do seu público. Está claro que a maioria dos jogadores de consoles ainda prefere o modelo tradicional. Logo não adianta oferecer gamepass por 1 real. Sem a adesão necessária, vai fracassar.
Os assinantes atingindo um determinado valor oscilam ora para cima para baixo em torno desse valor. Mas o certo é que a coisa fica estagnada.
Mas o pior é mesmo os assinantes de 1 euro ou zero euros, que deixam de comprar jogos. E a Microsoft não se pode queixar quando isso é algo que eles promovem e aceitam.
É verdade, teve perda de assinantes. Seu raciocínio faz sentido, a Sony parece não se apoiar no modelo de serviços, que gerou 122 bilhões de yens, enquanto que a venda de jogos e addon (DLCs, etc.) gerou quase 5x mais receita, ou seja, 601 bilhões de yens. Ou seja, a venda de jogos representa quase a metade da receita, enquanto que a assinatura de serviços representa “apenas” cerca de 10% da receita.
Também é interessante de se observar que a receita com serviços aumentou de 102 bilhões de yens para 122 bilhões de yens. Isso indica que mesmo com a perda de assinantes, provavelmente houve uma migração considerável de assinantes para os modelos extra ou deluxe.
Houve uma migração importante. Mas não houve crescimento. Para Sony é de certa forma uma boa notícia. Porque a tendência é o modelo de assinatura canibalizar receita do tradicional. Logo é importante oferecer o modelo, mas não é desejável uma migração em massa.
A questão é que a Microsoft abdicou do modelo tradicional. Logo precisa que o número de assinantes seja muito grande pra compensar a perda de receitas. Se até hoje a Sony não conseguiu sair do 45-48 milhões, não vejo como a Microsoft vai conseguir atingir os 120 milhões ou mais para justificar o investimento realizado.
Exato.
Interessante que o Satya Nadella anunciou que a divisão de jogos possui 120 milhões de usuários ativos (https://easternmirrornagaland.com/microsoft-xbox-hits-record-120-million-monthly-active-users/), dando a entender que eles podem alavancar o gamepass em cima desta quantidade de “clientes”. Mas eu acredito que seja um número artificial.
Quando entro na Steam para jogar Forza Horizon 4, estou conectado em uma conta da Microsoft. Prova disso que toda nova conquista alcançada no jogo vai para 2 lugares: Steam e Gamertag da Microsoft. Então acredito que até eu esteja incluído como usuário ativo.
Então presumo que qualquer jogo da Microsoft que esteja sendo jogado em qualquer plataforma estejam sendo incluídos nessa conta dos 120 milhões de usuários ativos. Minecraft mesmo seria um grande ofensor neste número.
Na Sony já creio que os 112 milhões de usuários ativos seja referente apenas às consolas PS3, PS4 e PS5, já que até onde sei, não precisa ter uma PSN ID para jogar God of War ou Destiny 2 em outras plataformas.
Então pelo menos em curto prazo, se a quantidade de usuários ativos envolve toda essa maquiagem, a quantidade de assinantes não deve subir drasticamente.
Mesmo num cenário em que esses 120 milhões são reais. A Microsoft teria que transformar todos em pagantes. E a Sony mostra que a conversão é abaixo de 50%. Não sei qual a mágica que vão fazer, mas até agora não vejo como o modelo de assinatura será capaz de substituir o tradicional. Basicamente a Microsoft precisa acelerar o crescimento, cobrando mais e de todos, implantado outras formas de monetização e reduzindo custos no processo. Ou seja, não vai dar certo.
Espero que o Xbox mude suas políticas agressivas e encontre um rumo de desenvolvimento sustentável que valorize a criatividade das empresas do próprio grupo, mantendo talentos importantes, e que traga no futuro, fabulosos, lindos e inovadores jogos .
A aquisição da Bethesda já trouxe a MS ótimos times (que poderiam ter sido construídos de outra forma), e diversas e grandes IPs já consagradas como exclusivos, mas mais que isso, trouxe jogos completamente novos com grande potencial e boas avaliações, mostrando que o caminho, mesmo de consagradas publishers, está em trazer novas ips (Deathloop, Ghostwire, Hifi…) deixando-se fluir a criatividade de quem sabe o que está a fazer.
Isso só mostra, mais uma vez, que o importante são as pessoas que fazem os games e que é preciso deixar ideias novas surgirem.
A despeito de todo o dinheiro que a MS tem e que poderia ajudar a expandir a indústria (quantos novos estúdios, empregos, pessoas contratadas e novos jogos poderiam vir de 70bi de dólares?!?!) tem preferido comprar empresas sólidas (quase sempre envolvidas em escandalos morais usados apenas de maneira midiática sabe-se lá com que propósito real) para diminuir o valor do console concorrente (tirando do PS) e só fazendo o dinheiro trocar de mão sem nada a acrescentar a indústria.
Torço para que surja um novo Xbox que queira competir por jogos de qualidade, criativos, inovadores e belos que todos queiram jogar, porque se continuar pelo rumo que está ou pra onde parece querer ir, é melhor torcer pra que outro player se arrisque no mercado trazendo outro console a competir. Mas não é o meu desejo, meu desejo é que Xbox, Playstation e Nintendo expandam a indústria, tragam mais gente criativa ao mercado e gente habilidosa.
O futuro parece muito promissor para os videogames, desde que não se concentrem em guerras destrutivas de mercado. Chegamos a um ponto em que uma simples pessoa criativa é capaz de ter acesso barato a uma engine e máquina, e pode desenvolver um jogo de alta qualidade num “fundo de quintal” ou garagem, como só poquíssimos grupos de verdadeiros e obcecados nerds poderiam conseguir em uma ou duas décadas atrás.
O problema é que TODOS os jogos que você se citou não tiveram dedo da Microsoft no desenvolvimento e agora, com a corda no pescoço, pode acontecer o pior: Lançar os jogos sem serem concluídos de forma esperada pra acalmar acionistas. Pelo que se vem ventilando, Redfall não está perto de focar pronto e tem que lançar na data estipulada e Starfield está em estágio ainda pior, mas a Microsoft vai fazer de tudo pra lançar ainda neste ano. Sem falar Forza Motorsport. Se acontecer isso, de adiantar lançamentos sem o devido trabalho, vai ser um baita de um tiro no pé!
Apesar do Playstation ser uma marca popular, sendo a tendência é que suas consolas vendam bem independente da situação, eu ainda insisto na tecla de que a Microsoft anunciou um monte de jogos e projetos de 2019 pra cá, sendo que não lançou a maioria deles. Já a Sony anunciou menos jogos, mas lançou a maior parte deles. Isso contou bastante para toda essa diferença.
Mesmo que a Microsoft venha a lançar uma avalanche de jogos nos próximos 5 anos, o mais provável é essa geração já esteja perdida para eles. Se for olhar historicamente, quando uma consola não vende bem no começo, dificilmente essa situação muda no final. Uma hipótese que possuo é que após 3 ou 4 anos da consola no mercado, o produto deixa de ser novidade, e a base já instalada passa a exercer maior influência sobre novos compradores, ou seja, muita gente passa a comprar por recomendação. Então o crescimento tende a ser proporcional ao tamanho da base já instalada de usuários.
Claro que não estou aqui sentenciando que será um flop ou algo assim. Pode até passar o One e chegar perto do 360. Mas eu vejo que o PS5 está como o Golden State Warriors quando começa a acertar várias cestas de 3 pontos seguidas. Difícil de parar.
Embora você fale de forma empírica, faz todo o sentido o que você diz, só é uma pena porque o Xbox poderia estar a acertar como já fez com o 360, e até de certa forma com o Gamepass, do qual me parece que não souberam muito bem administrar o ganho de terreno inicial. Na minha ótica, o maior erro do Gamepass é matar o apelo inicial de venda dos lançamentos no console, dando ainda a ideia de que esperar pra jogar o que se gostaria só quando sair no serviço é legal.
Alguns consumidores não entendem que querem o bem da Indústria também é querer o bem dos próprios consumidores, pois o imediatismo e o pensamento simplista só os deixa ver o “como pode ser ruim termos muitos jogos por pouco?”. Mas é aquilo, mundo que segue…
Cara não existe esse negócio de que as pessoas param de comprar jogos pra esperar eles saírem no Game Pass! Isso não tem lógica nenhuma! Uma pessoa teria que ser muito burra pra fazer isso! São raros os jogos multiplataforma que chegam no Game Pass Day One, e eles anunciam isso antes do lançamento! E essa maioria que não chega vai demorar algum tempo pra chegar ou talvez nunca chegar! Essa narrativa não faz sentido nenhum!
Sim e Não… As pessoas não deixam de comprar porque esperam que vá sair no gamepass. Elas deixam de comprar porque nunca lhes faltam jogos novos no Gamepass. E sobre negar isso tens de falar com os meus amigos que aderiram ao Gamepass (PC e Xbox). Nenhum deles nunca mais gastou mais dinheiro num jogo, e quando eu os compro ainda ficam chocados porque vou gastar 80 euros e eles jogam quase de borla (Sim, eles aderiram usando os esquemas conhecidos para pagarem bem menos durante 3 anos).
Boas.
Existe sim. O que mais se vê nos sites frequentados por caixistas são frases do tipo:
– Vou esperar sair no Gamepass.
– Toamara que tal jogo flope pra depois entrar no Gamepass.
Paulo, é claro que o que falo é opinião (não fiz ou li estudos sobre isso), mas do que falo é porque já vi, ouvi e me sugeriram de fazer, e me chamatram de trouxa por não “aproveitar”, lógico, não são todos, mas posso te garantir que existem esses tipos, inclusive no PS, e nem é gente tão limitada financeiramente, que até se entende nesses casos as restrições e justificativas.
Desculpa Paulo, mas os grupos que participava, entre 10 só 1 ou 2 falava em comprar seus games.
Os outros sempre usava seu bordão… “Não vou comprar jogos porque em 6 meses estará no game pass” felizmente posso provar o que falo.
E basta olhar qualquer lançamento que sai para Xbox, que de imediato você vai encontrar bastante comentário perguntando se sai no game pass, ou quando sai.
Já ouviu falar de tempo? As vendas caem porque o tempo das pessoas é limitado. Logo a preferência sempre será jogar por algo que já paguei do que por algo que ainda tenho de pagar. Para piorar, ao oferecer o serviço por 5 reais, diminuem o valor do produto. Por que pagar 300 se posso ter 100 por 5. E essa percepção no longo prazo é quem põe em risco toda a indústria. Porque é quem paga 300 quem sustenta os desenvolvedores, não o serviço. No dia que ninguém pagar fullprice, acabou a indústria.
Off topic
Ao que tudo indica a Microsoft encerrou fabricação de mídia física pros jogos de Xbox no Brasil
Seria isso um efeito coletaral Gamepass?
Espero que seja efeito colateral e a Sony não vá pelo mesmo caminho. As vantagens de mídia física são incomparáveis.
Apesar que, se é só num mercado como o Brasil, pode ter certeza que o gamepass ajudou com isso, pois os fanboys hipócritas vivem fazendo falcatrua pra assinar 3 meses por 5 reais. Não duvido que seja 70% ou mais dos donos de Xbox que fazem isso no Brasil. Eu já desisti de vender qualquer coisa da plataforma Xbox por aqui, é inviável.
Brasil é complicado pq o pais n passa um momento bom economicamente e me parece que não vai mudar tão cedo com nosso novo lider.
Então realmente várias pessoas não tem dinheiro para manter um hobby que é bem caro. =/
A parte econômica ainda é muito cedo para conclusões.
O bom nesse 1° mês é que a cotação em relação ao dólar deu uma melhorada
Rapaz muito cedo pode ser, mas até agora os caras não mostraram plano economico, então não acho que vá mudar nada. Deu sim, mas nada refente a medidas do governo e sim por causa do EUA. FED aumentou a taxa de juros e com isso o dolar caiu. Sinceramente não coloco fé no brasil.
Alguém colocaria?
difícil.
acho que o plano é mandar a “empregada doméstica” (a classe media) de volta pra disney.
Oremos 💪
O Bolsominion fascitoide é o caixista da política, pois vive claramente em mundo paralelo onde a sanidade não tem vez! Rs
Provavelmente.
Claro que as vendas digitais são bem maiores, mas pelo menos os principais lançamentos costumam ser bem vendidos em mídia física. Infelizmente a venda de mídia física no Xbox diminuiu ao ponto de Halo Infinite ter sido oferecido há algum tempo por até 29 reais (menos de 6 euros). A única explicação para um desconto agressivo dessa forma é que a procura está baixa. E se não vende, a tendência é que a operação se encerre, como aconteceram com os CDs de música.
Eu já comprei esse Halo Infinite com Baralho e Steelbook nesse valor ai
É bem possível, mas difícil de afirmar sem uma manifestação da própria MS. Mas podemos conjecturar que a manutenção do processo fabril não tem se justificado em receita esperada pra ele.
Vai perder um pouco o sentido de ter-se leitor de discos no SX por aqui, exceto pra quem tem uma biblioteca antiga de jogos.
E ainda tem essa: https://support.xbox.com/pt-BR/help/xbox-360/store/xbox-360-marketplace-update
Agora que eu não entendi é o motivo de alguns Países perder poucos jogos, no máximo 3 e outros países perder vários?!
Exemplo: Países como Peru etc. vai perder 190+ jogos.
Não entendo essa decisão da Xbox em um momento turbulento como nos últimos dias, toma essa decisão justo agora.
Acho que é uma decisão lógica pra o Brasil. Imagino que o series s seja de longe o modelo mais vendido. Sendo assim, as vendas físicas nunca vão compensar o investimento. Mesmo em grandes mercados, o Xbox é responsável por cerca de 20% das vendas físicas. Duvido que chegue a metade desse volume no Brasil.
e sabe o que vai acontecer?
ao contrário de se preocuparem com o futuro do xbox, criticarem o xbox por ser uma medida que aliena os consumidores e mina a capacidade de crescimento do xbox no Brasil, os caixistas irão dizer “o futuro é midia digital, midia fisica não importa, sony atrasada e o futuro é apenas digital”
Não vai ser muito diferente se a MS abandonar o xbox e ainda tentar ficar somente com streaming de jogos, caixistas irão dizer que o futuro é streaming e que a Sony está no passado, “MS visionária”
Uma hora dessas eles já deveriam, os fãs de xbox, questionando a MS, os “jornalistas” questionando se a MS está fechando o xbox ou pretende se a compra da activision não passar.
Não, estão correndo pra cima e para baixo se vitimizando que a “sony malvada cheia de lucro e o governo sonysta não libera a compra”
O barco da indícios de estar afundando e eles mudos, nenhuma linha… ou melhor, estão dizendo que “ninguém gosta do playstation, só odeiam a vitima xbox”
Foi confirmado pela propria MS
para complementar olha esse rumor
“Mas, segundo apuração, até dublagem e legendas em PT-BR pode parar”
https://twitter.com/viniciussmunhoz/status/1621603451665801217
Rapaz o que está acontecendo? Brasil sempre foi um bom mercado para o Xbox.
E se a dublagem sumir o que farão aqueles que viviam enchendo comentários só porque entre os 2 players (Xbox e PS) foi o Xbox a ser o primeiro a dar apoio a dublagem pt_Br?
Esse início de ano tá sendo só “tistreza”
O CrossfireX, lançado em Fevereiro de 2022 como exclusivo Xbox, vai fechar todos os serviços a 28 de Maio.
Wow… Deve ser Record! E num exclusivo Xbox!
como eu comentei, no windows club já tem noticia e fala “mas 90% é digital, midia fisica nem importa pq o xbox SS so que vende no BR”
eles sempre passam pano para isso no xbox e por isso o console está do jeito que está
pode ter certeza que se fosse o playstation, teriamos um verdadeiro tsunami e reclamações, com razão.
mas como é xbox “ahhh a MS visionaria, ninguém compra midia fisica mesmo”
Acho que o recorde será o Rumbleverse, é de agosto de 2022 e já vai encerrar os servidores agora 28 de fevereiro… Pouco mais de 6 meses…
Até desconhecia esse! Seja como for, esse jogo não teve a colaboração da Sony ou Microsoft no desenvolvimento, e este teve da Microsoft, sendo até exclusivo, coisa que o outro não era. O rumbleverse também não foi disponibilizado no Gamepass.
então, acho que nunca foi
segundo todo mundo que tem loja desde a geração passada o xbox one não vendia praticamente nada.
a MS continuou de teimosa, pq estava queimando dinheiro como eles sempre gostaram de fazer.
É uma realidade em Portugal. A Xbox aqui vende pouco (cito números de Espanha, mas Portugal é semelhante, onde numa semana se venderam 7200 PS5 e 500 Xbox, 350 das quais a S).
Mas apesar de vender pouco… Vende! Mas tirando as grandes superfícies, tu não vês lojas a vender jogos Xbox. Porque não vendem!
Segundo o meu amigo dono da loja onde compro, ele parou de vender Xbox porque, tal como na PS, encomendava jogos na mesma percentagem da PS face às consolas que vendia. Mas mesmo assim ficava com os jogos todos na prateleira, pelo que desistiu.
E e ele tem o mercado do concelho mais jovem de Portugal.
Off: Recordando só algumas situações passadas da Microsoft:
Afirmação:
Phil Spencer: “Exclusivos são a contradição daquilo que é o Gaming”
Passo seguinte:
A Microsoft adquire um produtor multi plataforma, a Zenimax, e torna jogos previstos para sair em todas as plataformas, exclusivos.
Afirmação:
Phil Spencer: “A Microsoft condena o que se passou com a Activision e vai reavaliar todas as suas relações com esta empresa”
Passo seguinte:
A Microsoft anuncia a compra da Activision
Afirmação:
Phil Spencer: “A Sony e a Nintendo não são os nossos competidores daqui para a frente. Esses serão a Google e a Amazon”
Passo seguinte:
A Microsoft explica aos reguladores como sem a Activision não consegue competir com a Sony. E explica que a sua Cloud nem sequer está preparada para gaming.
Afirmação:
Porta voz da Microsoft aos reguladores:
Os jogos da Activision não tem nada de especial ou único. Desconhecemos a dimensão do COD.
Passo seguinte:
Toda a gente se ri! 😃
bom, mesmo que não dê lucro o custo de imagem do xbox não existir em vários países é alto.
e talvez nem custe tanto assim manter o xbox onde ele vende pouco, usa a mesma estrutura que vende office e windows.
Esta situação faz lembrar um conto popular português que se chama, ”A Cigarra e a Formiga”, em que resumidamente, a cigarra criticava a formiga por esta trabalhar no verão em vês de o aproveitar, mesmo depois de a formiga lhe explicar que estava a precaver o inverno, depois quando chegou o inverno digamos que a cigarra passou muito mal.
A cigarra Microsoft está simplesmente a tentar colher frutos de algo que não semeou, a Sony formiga está de vento em poupa.
Na realidade a Microsoft não deseja semear nada. Desde o início seu objetivo é destruir o modelo tradicional e criar uma novo.
Neste último relatório, alcançaram a maior receita trimestral de todos os tempos da divisão.
Fonte: https://www.tweaktown.com/news/90232/playstation-makes-history-with-record-8-billion-earnings-in-holiday-2022/index.html
Deixa-me adivinhar. Sem serviços e com jogos de qualidade. Os clientes andam todos felizes pois a consola está a ser aquilo que eles sempre acharam que seria!
Interessante esse gráfico abaixo, tirado do mesmo link.
Na verdade a Sony vem é tendo uma queda na receita com serviços. Enquanto que oscilava acima de 900 milhões de dólares por trimestre nos anos de 2020 e 2021, oscilou acima dos 800 milhões em cada trimestre de 2022.