São várias já a entidades que se mostraram preocupadas com esta aquisição e o que a Nvidia poderá alterar a nível do licenciamento das patentes da ARM.
Faz cerca de um ano, foi anunciado pela Nvidia a intenção de compra da ARM. O negócio estaria basicamente acordado pelo valor de 40 mil milhões de dólares.
No entanto esta aquisição não está simplificada, e ainda hoje sofre vários reveses, e a acontecer, acredita-se que irá ser alvo de regulamentação diversa que controlará a liberdade no uso das patentes da ARM, pela Nvidia.
Um dos exemplos de quem não vê a coisa com bons olhos, é a autoridade competente do Reino Unido, que veem a compra com preocupação e acreditam que esta vai criar problemas a todos os rivais da Nvidia.
Empresas como a Microsoft, Google e Qualcomm, já se mostraram preocupadas com este negócio, mostrando receios que a compra possa mudar a forma como está ser licenciada a tecnologia de fabrico de chips ARMS, o que as afetaria não só de forma direta, mas igualmente de forma indireta, ao afetar outros clientes seus. Assim o desejo é que a ARM mantenha uma posição de mercado neutra, e não condicionada a favor da Nvidia.
Mas agora a CMA, a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido, mostra-se igualmente preocupada, acreditando nos mesmos problemas criados à concorrência, o que ficou patente nas declarações proferidas por Andrea Coscelli, diretor deste organismo:
Estamos preocupados que o controlo da Nvidia sobre a ARM possa criar problemas para as rivais da Nvidia, podendo limitar o acesso destas às principais tecnologias e, em última análise, ao sufocar a inovação numa data de mercados importantes e em crescimento.
A CMA tema que caso o negócio seja finalizado a empresa resultante da fusão tenha uma capacidade, bem como o incentivo de poder criar problemas de competitividade às concorrentes da Nvidia, restringindo acesso ao uso da propriedade intelectual da ARM, afectando-se assim mercados como data centers, jogos, IoT e mesmo carros autónomos.
Perante iso, a CMA comunicou que vai solicitar uma investigação mais aprofundada, e que esta pode durar cerca de 6 meses, o que, no mínimo, atrasa a aquisição da ARM pela Nvidia para além do que se previa inicialmente.
OFF
O Austin Evans fez um unboxing do novo modelo do PS5, e constatou que o novo modelo é mais leve principalmente por ter um heatsink menor. Link: https://twitter.com/austinnotduncan/status/1431681670155943941?s=20
Ele também observou que o novo modelo esquenta um pouco mais, de 3 a 5 graus.
Uma hipótese minha é que a Sony pode ter sido conservadora com o modelo de lançamento, entregando o PS5 com um resfriamento além do necessário (o que seria uma ótima notícia para nós que já compramos). E com o PS5 na casa dos consumidores, deve ter extraído informações de desempenho, e observado que poderia reduzir os custos de fabricação entregando um modelo de resfriamento um pouco mais simples sem comprometer a qualidade.
Carlos, eu assisti ontem o vídeo em que ele faz a comparação e nele, o Austin faz dois questionamentos que me deixaram com dúvida, se você ou alguns dos colegaas do Pcmanias puder me ajudar.
O primeiro questionamento que ele fez foi, sobre o SSD do console se sem essa parte substancial do Heatsink, ele não acabaria por esquentar ainda mais em grandes cargas.
O segundo, foi quando vinher os jogos que tirem partido total e forçem mais o console, se esse aumento de temperatura pode acabar prejudicando o desempenho.
Agradeço a quem puder me ajudar com essas dúvidas.
Não e não…
Aquecer mais, aquece… Se isso é problemático, não! A Sony recolhe dados de telemetria dos sensores das consolas, ajustando as ventoinhas de acordo com o obtido. Nesse sentido tudo aponta que se reduziu a refrigeração é porque percebeu que o poderia fazer.
Naturalmente que isso terá em conta percentis… E como tal os valores estarão dentro do esperado para as maiores cargas.
Entendi, obrigado por me tirar essa dúvida Mário 😁
Espero que a alteração seja só na ps5 digital.
Se não vou ter que antecipar a minha compra.
Se fosse tivesse por aí em 2020 já teria sacado logo de cara.
A narrativa era que o SSD do Ps5 era 5gbps de performance de pico, insustentável pq super aquecia.
Já o Xbox, que era a maralhilha universal, era 2.4gbps garantido sem nenhuma dúvida.
O que esse cara falou basicamente foi repetir o FUD de 2020.
Se vc quiser analisar, é só comparar ..
Toda hora o cara está achando que a Sony mentiu e na prática o PS5 é menos.
Mas ele nunca acha isso do Xbox, mesmo vários jogos rodando melhor no PS5.
Agora vc se pergunta,
Pq o cara sempre tá questionando a Sony, com evidência zero, mas nunca questiona os “12tf” mesmo com um monte de jogo rodando melhor no PS5?
Eu não estou questionando os 12TF.
Mas pq vc sempre vê os caras questionando a Sony e nunca a MS?
O cara só é imparcial (sético) com um lado, nunca com o outro?
O cara mede temperatura de exaustão, 5 graus maior e já questiona os clocks, que vai cair… Que o SSD super aquece….
Mas aí o Xbox com 12TF e em vários jogos perdendo para os 10TF do PS5 e cadê esse cara questionando os TF da MS?
E a temperatura de exaustão do SX é MAIOR que do PS5, cadê ele questionando os clocks da MS ou o SSD da MS por causa disso?
E o cara ganhou acesso antecipado e exclusivo para anunciar o SX, junto com a DF….
Ganhou mimo, prioridades da MS.
Em nenhum momento e me surpreendo com as “eu acho que…” do vídeo, já esperava
Não foi o mesmo cara que comprou antecipadamente um DualSense, fez teardown e ainda levou um carinha que praticamente desdenhou do joystick?
sim.
Acabei de assistir esse vídeo. Me parece que o cooler é um pouco mais eficiente no fluxo de ar, porém não foi o suficiente, o dissipador tem uma área bem menor, o que no final das contas gerou um aumento de temperatura. Deve reduzir a vida útil no longo prazo, não sei.
Caro utilizador. O seu nome foi alterado. Mantenha o nome se já usou os comentários.
Como assim, brother? Você tá achando que na exaustão sai um ar mais quente já é problemático? Ninguém nunca mediu temperatura de componentes assim na história. Está medindo a temperatura do plástico e não dos componentes.
Como vi no twitter agora pouco: Engenheiro de Hardware, 25 anos trabalhando com isso na Sony vs Youtuber que tá prevendo o que vai acontecer. Com quem você fica? Parece até piada. Se colocar um sensor nas placas de vídeo de hoje em dia e ver que a temperatura pode ultrapassar 90°C, nunca você compraria uma placa dessas porque “quem sabe” os engenheiros estão fazendo isso durante anos e um dia vai dar problemas. Afff Maria.
E sabe o que a eurogamer.pt coloca como subtítulo?
jogada de risco
OFF ++
Estava olhando a análise do NXGamer sobre o patch de 60fps de Horizon Zero Dawn (link: https://www.youtube.com/watch?v=YrGy5yCxPhw). Ele fez uma comparação interessante desse jogo rodando em 4k checkerboarding no Ps4 Pro e PS5 com a RTX 2070 rodando em 1440p, 1620p e 4k nativo.
Primeiro ele mostrou que os 4k checkerboarding de HZD no PS5 estão mais nítidos que 1620p nativos que esse mesmo jogo no PC. Mas também mostrou que está com qualidade um pouco inferior aos 4k nativos no PC. Isso é um ponto interessante porque as implementações de checkerboarding variam entre os times de desenvolvimento. Tem jogos que mostram um checkerboarding de nível 1440p nativos, outros como HZD um checkerboarding com qualidade superior a 1620p nativos. Depende bastante.
Outro ponto foi que HZD não se mantém em 60fps na RTX 2070 nem em 1440p, tampouco em resoluções maiores. E no PS5 o jogo roda flawless em 60fps. Ele destacou que esse é um exemplo de jogo que foi projetado todo em cima do hardware do PS4, e mesmo com o PC usando a mesma arquitetura x86, o jogo tem optimizações bem dedicadas ao PS4.
E por fim, vale lembrar que é um patch retro BC, por isso PS5 e PS4 Pro rodam no mesmo target de resolução com checkerboarding. Mas algo que tem me chamado a atenção é que mesmo em patches nativos como Ghost of Tsushima, a Sony não parece estar se importando muito em tirar o checkerboarding e colocar resolução nativa. Já a Team Ninja retirou o checkerboarding de Nioh na versão remasterizada para o PS5. Isso mostra como varia muito a implementação, Ghost of Tsushima já tem uma excelente qualidade de imagem com checkerboarding, enquanto que o jogo da Team Ninja ficou bem melhor com resolução nativa porque a versão com checkerboarding não estava tão boa.
E o Alex da DF ja foi dizer que essa comparação n pode ser feita.. xD
https://twitter.com/Dachsjaeger/status/1432369235007791111?s=20
É, rs. Mas o Michael colocou ele no devido lugar.
https://twitter.com/N_X_G/status/1432436023397687306?s=20
Porra, o Alex levou na lata kkkk
Vive fazendo comparativos de resolução nativa vs DLSS e reclamou da comparação Nativo vs Checkerboard
e o NXG comparou o PC em 1620p vs o PS5 em 4k checkerboard.
que da uma carga equivalente e qualidade de imagem também
o PS5 tá rodando melhor, o que absolutamente confirma o esperado… o PS5 é uma RDNA2 mid end que concorre com uma 3070 e não o delirio que o alex bugaga tentava empurrar que “mais ou menos o mesmo que uma 2060”
ai ainda se doeu dizendo que não podia comparar pq não tem checkboarding no PC.
que cara trouxa.
Existem alguma informação oficial sobre qual a resolução interna que Horizon ZD roda no PS4 Pro? Eu lembro que na época do lançamento eu vi afirmações da Guerrilla de que era muito próximo de 4K onde muitos pensavam ser em 3K (1800p) mas mais recentemente eu vi pessoas dizendo que a resolução interna é de 1440p.
Sobre o comparativo com a 2070 Over que o NXGamer trouxe eu vi, em termos de qualidade de imagem a versão de PS5 fica quase apar com a versão nativa em 4K de PC, fica acima da versão PC em 1620 e 1440p e em termos de performance vence todos os comparativos com o PC.
Eu achei massa que ele tentou ser o mais justo possível colocando na versão PC presets parecidos com a versão de console para que os mais magoados como o Alex ñ reclamassem, ainda sim, eles reclamaram kkk
1080p e 4k CB.
eu não vejo problema nenhum nos “mustard raice” contando vantagem com uma 3080TI (chamo de mustar raice me referindo a um cara bem fanboy de PC)
mas queria saber que desespero é esse de tentar rebaixar o PS5 para uma 2060 e ficar dando xilique pq saiu um teste mostrando que o PS5 rende mais que uma 2070…
agora escrevendo esse paragráfo acima, pensei “é pq eles falam em poder, mas tem uma 2060” e só pode ser isso…
se esse pessoal tivesse uma 3080TI, não estaria chorando pq o teste disse que uma 2070 é mais fraca…
mas que cara abobalhado.
o PS5 é equivalente a uma ~6700xt
uma 6700xt tá ai no mesmo nível de uma 3070
ai o cara vai se doer pq falaram na internet que o PS5 tá melhor que uma 2070?
isso é o que uma pessoal que gosta de PC pensaria razoavelmente sobre PC vs PS5.
ele ficava feliz quando pegava jogo de inicio de geração que nem tinha sido feito direito para PS5 e comparava com 2060… E saia correndo pela internet arrotando que o PS5 era mais fraco que uma GPU da geração passada da Nvidia low end ainda.
engraçado que o sujeito nunca saiu correndo corrigir twitter de fanboy do xbox delirando que o SX rendia mais que uma 3080, que estava cheio de fanboy do xbox falando isso.
bom, o que esperar, é chover no molhado dizer aqui que ele fica dolorido com o PS5; o cara se prestou a fazer um video para “diminuir o hype” com o spiderman com RT, e fazer aquela palhaçada com o Halo Infinito que “é so arrumar a luz, um patch de RT resolve” e como também nunca se preocupou em diminuir o hype quando a MS arrotava que com RT o xbox equivalia a 30TF…
Acho que foi por isso que o Alex foi chiar:
Upgrade de Horizon Zero Dawn’s na PS5 entrega 60fps quase perfeitos
https://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2021-horizon-zero-dawn-entrega-60-fps-quase-perfeitos-ps5
Ou seja, provavelmente ia contra o que ele falou no artigo.
** Não li o artigo, estou de saída e só vi que ficou disponivel na eurogamer
ele não gostou pq o NX gamer falou que roda melhor no PS5 que no PC com uma 2070 em over, simples assim.
A agenda dele em 2020 era dizer que o PS5 tinha clock fake e que era RT “por software”, SSD só serve para “loading”.
A agenda em 2021 era dizer que “spiderman com RT nem é tudo isso” e que o PS5 era equivalente a uma 2060 e que é fundamental e revolucionário VRS.
Qualquer coisa que contrarie isso, ele da um xilique e sai despirocando pela internet
E to lendo la no beyound… eheheheh
acho engraçado que qualquer “pczista” sabe que o PS5 tá ai em ~6700XT~3070, mas quando o alex bugaga dizia que o PS5 equivalia a uma 2060, nenhum deles reclamava.
Agora acharam mil defeitos no teste do NX Gamer…
Acho engraçado que a DF lá é Deus na terra, mesmo com o alex bugaga falando que o Cerny tinha mentindo sobre os clocks e o RT, ele é imparcial… foi “um erro”, coitado, “não posso nem errar para o mesmo lado sempre”
NX Gamer é “fanboy do playstation” pq “sim” so pq ele falou que o PS5 tá melhor que uma 2070.
fizeram uma imagem…
Segundo o Alex, comparar FPS entre checkerboarding e nativo não pode. Mas comparar loading time entre nativo e BC pode.
Ou seja, Horizon Zero Dawn tem versão nativa no PC, no PS4 Pro, e o PS5 roda o código-fonte do PS4 Pro sem versão nativa. Mas é tranquilo de mostrar que o PC tem metade dos loadings em um SSD pcie gen 3. Segundo ele é de fato um teste justo.
Ele nem tenta ser imparcial, nem esconde mais o que sente pelo PlayStation
Me incomoda o que vejo, são caras que fazem análise técnica, eles precisam ser mais agnósticos e menos fanboys. A verdade é o que importa, não interessa a quem beneficie. Costumo ver Alex dizer naqueles vídeos DF Direct de segunda-feira coisas tipo “Eu não jogo em consoles, somente em PC”. Se ele não gosta de consoles, por que faz comparativo deles com PC? Isso é no mínimo anti-ético, já soa uma análise feita com má vontade.
O teste do NXGamer não foi feito para dizer que a GPU do PS5 é superior à RTX 2070, estou vendo aparecer um monte de gente estúpida postando vídeos de HZD rodando na RTX 3090 em altíssima resolução e zombando do NXGamer. Não entenderam nada do que está sendo discutido.
O que o NXGamer quis evidenciar é que HZD foi essencialmente projetado para o PS4/Pro, em uma época onde a Decima Engine era 100% optimizada único e exclusivamente para a API GNM. Depois do lançamento deste jogo começaram a evoluir a Decima Engine suportando DirectX, etc.. prova disso que Death Stranding roda muito bem em diversas specs do PC, ao contrário de HZD, que está amarrado à codificação das versões antigas da Decima Engine.
Sendo um jogo 100% projetado para o PS4, ele quis mostrar como o 4k checkerboarding de HZD no PS4 Pro e PS5 estão com boa qualidade de imagem, superiores à 1620p nativos no PC. E que o jogo está rodando no PS5 com média de FPS superior que a RTX 2070 em 1440p nativos, que ainda por cima está com qualidade de imagem inferior. Isso porque ele também deixou claro que ajustou os presets no PC.
Diante de todo o contexto apresentado, o que se tira de lição é que mesmo com PS, Xbox e PC debaixo de x86, um motor gráfico dedicado a uma única API pode ter várias particularidades que não farão o jogo rodar tão suave em outras APIs sem um alto custo de adaptação. E com isso, não apenas Horizon Zero Dawn, mas vários outros exclusivos de PS4 mais antigos também poderão sofrer de problemas parecidos caso sejam portados para o PC. Os motores gráficos dos estúdios da Sony em geral são muito dedicados ao hardware do PS4 (e agora PS5). Days Gone não sofreu desse problema porque foi feito na Unreal Engine 4. E Death Stranding, como eu disse, foi feito sobre uma versão mais recente da Decima Engine, que estava sendo adaptada para rodar sobre DirectX.
Para terminar, até onde sei, o Alex tem formação em arte, e possivelmente não tem muita intimidade com programação. Muitos dos que discutem especificações na internet são testadores e consumidores de peças de PC. Já o NXGamer e o Cherno SÃO DESENVOLVEDORES DE SOFTWARE. Isso faz muita diferença, porque eles entendem das entranhas de um motor gráfico, algo que ainda falta para Alex ou alguns outros falarem com um pouco mais de propriedade.
A formação do Alex não tem nada a ver. Até porque os seus conhecimentos são inegáveis.
O problema do Alex é a intenção, não os resultados a que chega. Por exemplo, tu aqui também me podes achar fanboy popois os resultados a que chego são maioritariamente e quase sempre favoráveis à PS. Daí o ser relevante separar os resultados, que são o que são, e que não são da responsabilidade de mais ninguém senão de quem toma as atitudes, de quem decide as coisas, de quem programa, da competência das equipas, etc, do que é feito especificamente pelo autor dos artigos.
Se eu disser que a PS5 3 a Xbox são muito equivalentes e que a PS5 por vezes até supera a Xbox, não é ser fanboy, é constatar resultados dos quais eu não sou responsável.
Se disser que o Gamepass é mais para a indústria pois desabitua da compra, gera receitas mais devagar, e que tem de ser divididas por muitos jogos não sendo compensador para os grandes jogos, podendo cortar na qualidade, criar lançamentos episódicos ou aos bocados, monetização, etc, não é ser fanboy, é ter bom senso, coerencia, ouvir o que outros responsáveis da indústria dizem, e ver o que já aconteceu e o que pode acontecer.
Mas se eu fizer análises a pixels e fotogramas e optar sempre por analisar apenas jogos que só favorecem uma consola, ou comparar a consola com o PC para a desmerecer, ainda por cima vindo referir que não vou comparar mais a XBox com o PC, a pedido, porque os settings não são iguais, mas depois comparo entre consolas com settings igualmente diferentes, estou a tomar uma posição partidária.
Repara que a DF tem inúmeras comparações entre consolas e PC, mas sejamos correctos, na sua maioria é entre PS5 e PC, não consolas e PC. O Alex desde que as consolas estavam para aparecer que tem sido partidário, e foi mesmo apanhado no grupo de discordo que inventava e lançava FUD sobre a PS5. Ele desmereceu o SSD da consola e alegou que ele não fazia diferença nenhuma, apenas porque o melhor SSD era da PS5. Ignorou as vantagens de relógio tentado passar a imagem que mais CUs era melhor que mais relógio, quando isso não é verdade e ambas as situações tem vantagens e desvantagens. Mas tentou provar isso com… O PC! Quando sabemos que no PC os jogos não são optimizados a um hardware específico.
Vocês sabem que eu escrevi aqui artigos que contrariavam o Alex. Foi sobre o SSD, foi sobre o RT, foi sobre as velocidades de relógio. E escrevi também a contrariar a DF, sobre o Continuous Boost, sobre o downclock, e sobre outras coisas que nem me recorda agora.
A realidade, se me acompanham, é que na geração passada afirmei que a PS4 era bastante superior à One. E foi. Mas nesta sempre disse que as consolas eram muito equivalentes, com pontos fortes específicos em cada uma, sendo ofertas diferentes. E é isso que se vê, sendo que o que as distingue são as políticas das marcas, sendo que eu discordo do rumo que a Microsoft está a tomar.
Mas nesta geração nunca escrevi artigos comparativos a atirar uma para cima e outra para baixo. E isso o Alex gosta de fazer. E nem admite que as optimizações da PS5 possam levar a que ela seja o que é.
Quanto às comparações com as 3090, vejam o preço delas e vejam quantas consolas comprariam. Dava para comprar mas consolas todas do mercado. E quando vemos no Steam a realidade do mercado, a grossa maioria tem GPUs de Gama média baixa, sendo que as 3090 não representam de forma alguma qualquer fatia significativa.
E assim como foi com PS4/Xone, suas previsões PS5/XSX devem se confirmar. Está bem claro.
Little Nightmares 2 com maior resolução no XSX e sem ray tracing.
The Medium com maior resolução no PS5 e sem ray tracing.
Está bem claro que embora o XSX tenha uma vantagem em poder bruto, a performance de ambos está muito próxima. E deverá se manter assim.
Kkkk
Eu tinha me esquecido dessa comparação dele de Days Gone
Ele só encontrou uma queda durante a gameplay dele, em uma Cutscene logo no início do game