Olhando para o passado vemos as terríveis campanhas de FUD que existiram contra a Playstation
O pré lançamento das consolas foi caricato. E a Playstation 5 viu-se envolvida em polémicas, algumas delas inesperadas por terem como origem websites como a Digital Foundry.
A comparação com o PC foi uma realidade, quando na prática o que a PS5 faz nada tem a ver com o que alguma vez foi feito no PC, e nesse sentido o FUD apareceu. A PS5 faz overclock, a PS5 não tem energia para o CPU e o GPU no máximo, o CPU da PS5 é limitado, o SSD não faz nada demais e nem sequer pode melhorar o grafismo, etc. Situações vinda de uma Digital Foundry, que entretanto se retratou, mas que na altura tinha o seu membro Alexa Bataglia, a participar de um grupo de Discord, onde se combinavam mentiras para se espalharem pelos foruns, sobre a PS5.
O FUD foi descontrolado por aí fora, até aos mais lunáticos que diziam que a Series S iria igualar a PS5 pois a PS5 nem sequer era Full RDNA, e muitos outros.
Mas uma das maiores pérolas veio de um post no tweet… um post que vou relembrar aqui.
Este post, e o do ignorante programador do jogo do Golfinho que dizia que a PS5 não conseguia atingir os 120 fps no seu jogo digno do ZX Spectrum, e que nem sequer pôs a hipótese de tal ser uma limitação do Unity causado pela falta de suporte (na altura) ao hardware da consola (como se comprovou ser o caso).
Estas situações são algo que convêm relembrar de tempos a tempo, pois não são de se ignorar. Será de se notar que aqui não há meias verdades, ou seja, algo que se tenta deturpar, como pegar em algumas consolas com problemas e tentar passar a coisa como geral. Aqui o que acontece é pura e simplesmente alguém que inventa algo que se comprova depois não ter qualquer fundamento, para tentar passar como verdade e prejudicar as vendas no lançamento.
Nossa lembro dos inumeros artigos aqui do PCManias, explicando cada detalhe dos novos consoles, e contra-argumentando aqui as diversas FUD, principalmente da PS5 e que agora passado quase 3 anos desta geração tudo que era previsto e explicado aqui vem se concretizando….
A questão, maior é saber se essas coisas são puro fanboysmo ou se é sempre algo patrocinado pela concorrência ressentida.
Infelizmente as redes sociais criaram “influencers” que induzem as pessoas a erros propositais ou acidentais. Basta alguém falar bonito, ou ter uma boa aparência, ou uma vida ou empresa de aparente sucesso que sempre é um deus a ser idolatrado, e o pior, do tipo onisciente. E sabemos bem que nem sempre os mais “capacitados” lideram os caminhos, ou mesmo sempre acertam.
Infelizmente o mesmo potencial e velocidades aumentados para o ganho de conhecimento que a internet traz, também traz consigo as mesmas possibilidades para a ignorância, maledicência e obscuridade. Uma pena.
O fanboysmo é claramente organizado. Existe influencers, associados de contas fakes que são responsáveis por repassar e reafirma a informação. Depois a internet faz seu trabalho de difundir. Nesse ponto a Sony está anos luz atrás da Microsoft.
Tem muita gente ganhando dinheiro pregando lavagem cerebral para o exército verde de desmiolados. Não vejo a Sony fazendo algo parecido, não me parece algo que a empresa faria. Mas supondo que fosse o caso, os lunáticos iriam acusar a Sony por estar manipulando, coisa que eles mesmos já fazem. Gritam alto demais e são irritantes e entendo que a “batalha” aqui do sr. Mário é essa de expor essas mentiras. Por isso acompanho a página desde o anúncio dos novos consoles.
O grande problema é que essa mesma campanha que propaga estás mentiras já se foi encarregando de ao longo dos anos ir denegrindo a PCManias. Ao ponto de a página não ser considerada como credível.
A crença dos fans Xbox é de tal forma, que ainda hoje, no NeoGAF há um thread onde se discute como a XBOX SERIES X é superior à PS5.
As pessoas ignoram que seria superior, se tudo fosse igual. E mesmo assim só em 18%.
Esquecem porém que a configuração não standard de memória da X, e a configuração não standard dos stream engines, com 14 CU cada, em vez dos standard 10 do RDNA 2, com uma cache que não compensa, associada ao bom uso dos motores de coerência da PS5, e ao bom uso da ausência de check in na PS5 e os cache scrubbers que impedem stalls do gpu, não tornam a situação tão simples assim, e a vantagem não fica clara, mas sim dividida e equilibrada .
É preciso é dizer-se que as coisas na PS5 não funcionam por magia e tem de ser usadas.
Esse FUD vai ter o mesmo caminho do “pedrinho e o lobo”
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pastor_Mentiroso_e_o_Lobo
Tanto falam bobagens do Playstation mas ao contrário da fábula ai, o pessoal simplesmente vai passar a confiar cegamente na Sony, vai comprar playstation de olho fechado pq nunca vai considerar nada que se diz de negativo da sony como possível, vai ser sempre “começou a mentirada”
Isso ai deve ser tudo o aaron greeberg… ninguém sabe o que aquele sujeito faz no xbox… só fica twittando e falando bobagens de vez em quando. Certo que deve ser ele que comanda esses FUDs ai.
Ele jogava com o Mil grau nas lives… Aquele msm mil grau que até hj está defendendo o mito, além de ser amigão do Monark… Aquele msm mil grau que foi banido das redes por tecer comentários homofóbicos, misóginos e racistas… Aquele msm mil grau que uma boa parte dos caixistas o têm como mártir de uma causa patética, a de defender o Xbox a qualquer custo!
Esses caras recebiam da Microsoft, tanto que até bancaram pra eles irem na E3 mais de uma vez.
Acontece que o compilado com as piadinhas racistas e antisemitas pegou tão mal, que o povo da Microsoft fingiu que não sabia de nada e mandou desvincular tudo relacionado ao canal.
O YouTube por sua vez baniu não só o canal, baniu os caras.
E pra falar a verdade, 90% da comunidade gamer no YouTube comemorou a decisão.
Até hoje tem sites caixistas, que afirmam que o PS5 tem 9 Tflops e que utiliza RDNA 1 em vez do 2.
Fora que utilizam jogos da retro como parâmetro pra tudo.
É notório que a plataforma da Sony é constantemente atacada através de informações falsas e infundadas.
E o mais interessante nessa situação, é que quanto mais atacam o PS5, mais ele vende.
Tem 1 ano que comprei um PS5, posso dizer que não estou 100% satisfeito com o mesmo porque os jogos nextgen não chegaram aos montes, mas ainda assim, pro meu uso diário eu acho um excelente cadget, uma excelente peça de hardware.
Os possuidores do PC estão iguais. Durante anos eram vistos como segundo plano pois o mercado de jogos PC estava decadente. Agora que tem jogos Xbox e PS acham-se os supra sumos e tentam deitar as consolas para baixo com argumentos do mais ignorante que existem.
O Ratchet ter saído para PC e “correr” num HDD e numa máquina antiga é algo que usam para atacar. Mas quando vais ver os vídeos, o termo correr… É brincadeira. Aquilo arrasta-se, e engasga-se nos loadings.
A ideia do jogo não é o Ratchet estar no limbo por algum tempo, é o jogo ser continuo como se nada tivesse acontecido.
Mas para eles isso é correr … Algo sem qualidade, sem resolução, com detalhe no mínimo, a engasgar nos loadings. Basta ver vídeos no YouTube, onde mesmo os specs mínimos pedidos não oferecem real qualidade. Quanto mais abaixo disso.
As consolas, apesar que isso pode não acontecer sempre nos jogos thirds, prezam por um nível de qualidade das firsts. E se esse conceito pode passar ao lado, isso deve-se à Microsoft que tem colocado a fasquia muito baixa em muitos dos seus lançamentos (Crackdown 3 vem logo à cabeça).
Daí que o correr por correr… Fica para o PC.