Se estás a ser alvo de repetidas chamadas de desconhecidos para brincadeiras, piadas, ou insultos, podes sempre anotar o número e apresentar queixa na polícia. Mas e se o número usado vier como anónimo?
O direito ao sossego e privacidade são algo que são previstos na lei. Mas quando alguém com menor capacidade mental decide usar um telefone para brincar, incomodar, perturbar, gozar, ou insultar, há que se atuar.
O grande problema surge quando o número que liga o faz sob anonimato.
Aqui há smartphones, como os Samsung, que fornecem um serviço de bloqueio automático a números anónimos, e que pode ser a solução imediata do problema.
Mas se não puderem fazer isso, o que se pode fazer?
Segundo o artigo 10º, do nº 1 da Lei 41/2004, é possível solicitar-se a anulação da confidencialidade do número que vos liga. Para tal acontecer necessitam de alegar que o número em causa se encontra a perturbar a paz familiar ou a intimidade da vida privada, numa carta escrita dirigida à vossa operadora telefónica.
Perante tal queixa, o operador irá solicitar à CNPD um parecer sobre o pedido de anulação de privacidade da pessoa que chama, algo que a ser autorizado, ocorre no prazo aproximado de 15 dias.
Essa situação permitirá identificar o numero do chamador, sendo necessário depois a apresentação de uma queixa-crime junto da polícia ou do Ministério Público.
Infelizmente esta situação não abrange telefonemas de marketing que, podem ser tão ou mais incomodativas que as outras, e também provenientes de números telefónicos confidenciais, mas que não estão abrangidas por este preceito legal.
Nesses casos, mais uma vez serviços como os presentes nos smartphones Samsung, que, para além do bloqueio de anónimos, permitem também a identificação de números associados a telemarketing. Já o bloqueio dos números pode ocorrer em qualquer Android, sem qualquer app adicional.
Não sei como funciona aqui no Brasil, em situação semelhante, só sei que aqui as operadoras usavam o sistema de avisos especiais destinados a urgências e emergências (tipo para catástrofes) de utilidade pública para mandar pop-ups oferecendo serviços adicionais de telefonia com botões de escolha de SIM ou NÃO para contratá-los quase como acidentalmente, um verdadeiro abuso.
Hoje, só bloqueio tudo o que dá e só atendo a chamadas de números conhecidos, pois como o Whatsapp no Brasil é comum, quem quiser que me mande mensagem por lá.
Aqui as leis são bastante complacentes com abusos em cima dos consumidores. E os golpes usando meios de comunicação são muitos.
Aqui só atendo de conhecidos. Até atendo anônimo caso algum conhecido avise antecipadamente que irá ligar de modo anônimo.
Minha mãe começou a receber a aposentadoria há um pouco mais de 1 ano e ela só soube que começou a receber o benefício devido uma empresa de empréstimos ligar para ela oferecendo maldades, depois disso foram dias recebendo esses telefonemas indesejáveis, o ruim que eu recebia também pois creio que devem ter rastreado o cpf dela e verificado que o meu chip foi adquirido por ela.
Fui em buscas de aplicativos de bloqueio e o que funcionou melhorzinho (pq as vezes tinha falhas) foi o WhosCall (desculpa o merchan, Mário)
Obrigado por compartilhar, infelizmente os idosos sofrem mais com isso, pois têm certo desconhecimento nos golpes atuais e em tecnologia…
Particularmente eu uso o Who’scall e é o que melhor tem me servido, uma vez tive que fazer um empréstimo e mesmo depois de tudo pago, a empresa responsável me ligava mais de 50 vezes ao dia (tenho todo o log de ligações), me fazendo entrar com um processo, pois me atrapalhava até no trabalho.
É ridículo o que essas empresas fazem.
Sinto falta de poder gravar as ligações, coisa que meu smart anterior que era da Asus permitia. Já procurei diversos softwares e nenhum deles funciona no meu. Fazer prova contra os abusos fica difícil sem poder gravar, mas como diz um irmão meu, “tudo é de propósito”. Lol
eu tinha um Asus, no caso o 1º Zenfone 5, de 2014/2015, e ele também gravava.
[OFF] Demonstração de FF XVI já disponível na PS Store.
Eu vi a análise no Ei Analista de bits. O jogo quase não tem loading, porém o FPS está bem instável no modo de desempenho, quase não alcança 60 FPS.
Esse youtuber não é a melhor opção pra se basear em performance. Já errou no passado, assumiu.
De toda forma, é uma Demo e não o código final
Ele usa trdrop pra medir a performance, contudo acredito que não deve estar errado ( a performace deve ser essa mesma que foi mostrada). Amanhã irei fazer umas capturas e medir na minha ferramenta, vamos ver.
Não vi ainda, ou melhor, não joguei ainda, hoje o dia foi corrido e não pude ver ainda.
Agora pude testar a demonstração, e pelo que vi, ela me pareceu ótima. Está tudo bem bonito e no “modo gráfico” me parece bem fluido, a impressão é de que estou num modo 40fps numa C1 da LG, e nesse modo não percebi drops de fps. O jogo tem um efeito Blur exagerado percebido ao usar a câmera e não é dado uma opção pra diminuir. A imagem no modo gráfico parece ser 4k reconstruído, dá por vezes pra perceber certo cerrilhado de contorno em rostos quando nas cinemáticas tentados suavização por alguma técnica, mas mesmo assim, a imagem parece muito boa.
Minhas impressões foram muito positivas sobre o visual e a movimentação, tudo parece muito bom, das animações, aos combates, é um jogo fluido e promete.
Certamente optarei pelo modo gráfico pra jogar. Nem cheguei a testar o modo, não vi necessidade. Mas depois farei o teste.
Esse blur foi a primeira coisa que notei e me que incomodou por não poder alterar… ainda n fechei a demo mas gostei do que vi. Compra certa!
Modo grafico em achei bem responsivo e devo jogar nele também.
Só não comprei esse jogo pela síndrome serviço. É difícil pagar 350 reais e correr o risco de sair no serviço em menos de 2 anos. Vou acabar esperando uma promoção.
Uma hora deve sair, mas aí vai da tara de cada um por um tipo de jogo ou determinada franquia, como é das minhas favoritas, sempre faço um esforço pra comprar. Peguei a versão física por R$ 307 mais um pequeno cashback de uns 2 ou 3%.
Procura no varejo, garanto que consegui por bem menos que 350 em mídia fisca
É que tenho uns giftcards da Sony pra utilizar. Se não fosse o caso, daria preferência por mídia física.
Aí, realmente é esperar promoções se já tem saldo na conta. Jogo da própria Sony em pré-venda digital costuma sair um pouco mais barato antes do lançamento, mas da Square é mais difícil. Inda mais sabendo que os fãs pagam qq coisa de FF em lançamento.
Off topic: O controle de danos sobre Starfield a 30fps começou cedo. A galera da DF está forte para defender o console mais poderoso. Um dos argumentos é quão defasados os consoles ficaram.
https://twitter.com/Dachsjaeger/status/1668146743165239304?s=20
O engraçado é que na steam, estão pedindo um 3600 na configuração recomendada. Uma CPU custo-benefício de 2019.
Este jogos foi o primeiro jogo a ser apresentado para a nova geração. Foi concebido para uma consola cujos specs ainda não estavam definidos. Basicamente foi desenvolvido para a geração passada e adaptado.
é a bethesda… pode ser um jogo de final de geração deles, que começou a ser produzido depois do lançamento do xbox XS, que ainda assim vai ter aparência, na melhor das hipoteses, com um nível “crossgen de alta qualidade”
resumindo, se no xbox SX2 a bethesda lançar algo perto do Horizon Forbidden West, vai ser muito impressionante vindo deles.
DF defendendo Bethesda no campo da tecnologia?
uhauhaauhauhauhuah
tá de brincadeira
é obvio que é incapacidade técnica.
Isso que mais chama a atenção. A Bethesda nunca entregou um game que tecnicamente tirou todo o poder do console. Mas do nada, um jogo em desenvolvimento há 10 anos é o limite dessa geração. É no mínimo cômico.
Quem conhece a indústria sabe que a engine dos RPGs da Bethesda nunca foi lá essas coisas, mas patrocínio é patrocínio, tem de fazer valer o que ganham.
Ontem na showcase estava a falar com o Andrio, que com certeza já liberaram Starfield com “alguns problemas” já para acostumar o público e evitar que seja mal recebido no lançamento. Pode anotar que no lançamento nem irão reclamar da falta dos 60fps.
Eu não vejo controlo de danos nenhum. Porque não vejo crime nenhum um jogo ser 30 fps.
Agora o caricato é ver o Phil a dizer que tal não se deve a limitação do hardware, mas a opção artística.
Quero ver se o PC vai ficar limitado a 30 para a opção artística.
Pois é, o própria justificativa de membros da DF se depois sair um patch pra 60 fps será qual?
O problema é o console ou é a programação, porque é óbvio que jogos do tipo são possíveis rodar a 60 se bem projetados.
E Starfield não está a criar a roda, estúdios indies já fizeram parecido, a menos que queiram agora dizer que Starfield é revolucionário.
Até o Benji-sales defendendo no Twitter do Linneman. Lol
Off Topic 2: Não quero me empolgar com um game da Ubisoft, mas o trailer de Star wars outlaws é um dos games mais impressionantes que já vi. Bethesda deve estar com muita inveja.
Star Wars Outlaws: Trailer de gameplay oficial | Ubisoft Forward – YouTube
Foi o que mais me chamou a atenção até agora
Gostei, parece estar muito bom. É esperar os reviews e uma versão gold no preço da standard pq na ubi não dá pra confiar, apesar de eu gostar de farcry e assassins creed, eu se me desculpem, mas eu gosto, o ser humano é falho.
Caramba, muito bom. Isso sim é uma amostra de gameplay. É pedir muito mostrar o jogo assim?