Chris Ding é um repórter da Game industry.biz que esteve na Game Developers Conference, e o que ouviu sobre a Xbox não abona um bom futuro à consola da Microsoft.
NOTA: Esta não é uma mentira de 1 de Abril.
Chris Ding, da Gamesindustry.biz relatou algumas situações que ouviu na Game Developers Conference sobre a Xbox. Vamos citar as principais, sendo que podem ouvir tudo no vídeo que se segue:
Segundo Chris, este ouviu de uma empresa bastante relevante e de outra menos relevante que a performance da Xbox na Europa está a chegar perto do zero. Esta situação ajusta-se aos relatos de vendas das consolas que referem que estas estão em queda livre na Europa, tendo caido brutalmente no ano passado, mas caindo ainda mais a pique este ano.
Refere ainda que ouviu alguém de uma empresa de renome que lançou um titulo de sucesso no ano passado dizer que não sabe porque motivo a empresa se incomoda sequer em suportar a consola.
Este confirma ainda que os retalhistas estão a considerar ou já começaram mesmo a cortar stocks de Xbox nas suas prateleiras, sejam da parte de hardware ou de software. Ao ponto de ouvir publicadores Thir Party a referirem que estão a colocar um enorme esforço na criação das versões da Xbox Series S/X dos jogos, mas que honestamente, para eles o real mercado está na PS5 e no PC.
Numa outra frase este acrescenta que com o atual esforço da Xbox em colocar jogos na PS5, acredita que a maioria dos publicadores acabará por largar a consola, caso as vendas progridam na consola concorrente como a Xbox acredita que acontecerá.
Resumidamente, Chris acredita que, como fabricante de hardware, a Microsoft está num beco sem saída.
Num dado curioso, Chris refere que uma das coisas elogiadas na GDC, e uma ideia que ele sempre teve, é que o sistema de entrega do Gamepass é bom, possui um bom interface de usuário e um bom controlador, sendo que caso se goste de jogos Xbox, esta é provavelmente a melhor forma de os jogar. E isto seria uma mais valia para suportar o serviço, mas não esperava era ouvir alguns criadores e publicadores a dizer que não veem real interesse no suporte ao serviço. E isso é quando tudo pode cair por agua abaixo.
Refere ainda que viu o podcast to Michael Patcher a falar de como tudo na Xbox roda em torno do Gamepass, mas no entanto, ouviu dizer na GDCque a Microsoft tem vindo a colocar menos foco no serviço.
Análise
Das frases de cima, a ideia que parece surgir de tudo o que foi dito na GDC é que a Xbox poderá reformular o Gamepass… O serviço é para manter, mas poderá passar por outros moldes. A sua consola, essa poderá efetivamente estar condenada, pelo que a conversão para um produtor Third Party é algo que está a acontecer aos poucos, e a Microsoft aparentemente acredita que poderá ter mais sucesso a vender na PS5 e PC do que na sua própria consola.
A Xbox tem seu público, ele só não é do tamanho que a ambição da Microsoft quer, pra ser isso, e fingir-se líder da coisa num mercado de jogos específico, só indo pro PC, onde é rei absoluto dos sistemas operacionais de lá.
Um serviço deste tipo, principalmente no mundo dos jogos de consola só sobrevivia se houvesse de uma forma mais regular a adição de jogos de um calibre elevado e bem conseguidos de forma a garantir que o cliente se mantivesse lá. É na minha opinião difícil comprar uma consola que tem potencial para conseguir determinada qualidade, mas depois os jogos não acompanham. Todos nós sabemos que a produção desses jogos é cara, logo torna se difícil sustentar este tipo de serviços sem haver algo que o torne sempre cativante ao ponto de nos manter sempre agarrado. Tendo em conta o meu gosto pessoal, mesmo na ps5 80% ou mais dos exclusivos da Microsoft não os comprava. Mas isto sou eu claro.
Desse jeito até parece que sou um profeta, mas como profeta do óbvio não existe, apenas fiz comentários aqui dizendo que o Playstation, na geração PS5, conseguiria muitas exclusividades sem mérito algum da Sony e sim por incompetência da Microsoft.
Gostaria de saber o que se passa dentro da Xbox. Porque depois de enfiar 70 bilhões na Activision, faz pouco sentido virar third party. Os caras não têm nenhum planejamento. Já queimaram tanto dinheiro, que fossem até o final. Mas pelo visto vão jogar o pouco que sobrou no ralo.
70 bilhões, entre grandes e pequenos, comprando diversas exclusividades indies e estúdios menores gastaram bem mais que isso se momarem tudo. Naturalmente eles acreditavam que lançariam 4 grandes jogos por ano e estão a lançar 4 “indies” feitos pela MS. Mérito pro Phil, que levou o genial Nadella na conversa. Naturalmente que até os gênios podem se enganar com o papo de comerciantes mentirosos que vendem o sonho que o cliente quer, pois reza a lenda que mesmo os mais geniais têm seus instantes de estupidez por dia.
A compra da ABK ficou por ser aquela festa onde a ideia e a espera por ela foi bem melhor do que a festa em si.
Tudo bem que o Reino Unido atrapalhou um pouco, mas a falta de sucesso com o seguimento do negócio não foi a Cloud não dar certo, muito menos a exclusividade de CoD, é apenas que a inércia dos clientes pra mudar de plataforma é bem maior do que eles pensavam. E eles agora têm pressa em ser sustentáveis pois as desculpas para o patrão se acabaram.
E na boa, vejo com preocupação o Phil não “se aposentar”, se é que você me entende, já que um homem multifacetado na verdade não tem face nenhuma.
PS: Hennan, não lembro se já te perguntei, mas já jogaste “Ender Lilies”? É um metroidvania com componentes de rpg bem legalzinho. Acabei por comprá-lo novamente(tinha no PC) em na promoção da PSN, e recomendo.
Pode pegar. Jogo bem legal. Não é dos mais difíceis, mas vai gerar umas boas horas de diversão. E artisticamente é um game muito bonito.
Só agora vi que você já jogou, mas serve para o restante do forum.
Era só olhar o Netflix que só era lucrativo e atrativo quando não tinha concorrentes e praticamente “tudo” estava lá.
Era assim pq ninguém fazia serviço e porque o netflix pegava conteúdo velho e barato.
Quando isso secou, netflix começou a andar de lado e em breve “serviço” de streaming vai virar uma porcaria igual TV a Cabo e vai ser muito inferior a uma locadora de DVDs.
Só não acho pior a Netflix por ter um acesso facilitado a filmes de outras nações, mas realmente, a Netflix tem porcaria a rodo. Mas Netflix é aquele negócio, a gente dorme procurando algo interessante aí a vontade de assistir algo vai embora.
OFF:
Dia 7 vai ser dia de um PCManias Direct… Uma nova edição após quase 1 ano de interregno – Tema: A PS5 Pro.
Queria ver se calham de ler esta mensagem o Carlos Eduardo e o Tio Hildo, pois gostava de contar com os dois para uma futura edição onde queria discutir:
1- A situação da Xbox – e daí que nada melhor que quem tem as duas consolas
2 – O software de análise de resoluções e fps do Tio Hildo. Queria que ele o explicasse, e abordássemos o que ele faz e o que poderá vir a fazer no futuro!
O Carlos Eduardo certamente gostará de perceber como funciona o software e de discutir o mesmo.
Posso contar com os dois? Se não me responderem, irei contactar-vos por e-mail.
Pode contar comigo Mário.
Obrigado Carlos