Será desta que a AMD apanha a Nvidia?
Segundo a AMD o RDNA3 será o primeiro GPU desenvolvido por eles que juntará o processo de 5 nm com uma tecnologia avançada de conjunção de chips (chiplets). A arquitetura terá uma inovação que permitirá unidades de computação com capacidades de Ray Tracing com capacidades avançadas e um pipeline gráfico com melhores velocidades de relógio e melhorias na eficiência energética.
Basicamente, a grande vantagem da AMD é que, ao contrário da Nvidia, os seus GPUs parecem ir aumentar as performances sem comprometer os consumos. Já a Nvidia promete performance astronómicas, mas à custa de consumos energéticos brutais onde, segundo os atuais rumores, o seu GPU de topo poderá gastar até 800 watts.
Mário só uma dúvida, no começo do artigo você citou 4nm e quando elencou as características falou 5nm, é isso mesmo?
Sobre a melhoria nas características de RT, serão muito bem vindas já que os consoles estão muito limitados nesse departamento.
Sobre cálculos pra ML e IA tem alguma informação?
É 5 em tudo…
Então é bem possível que teremos versões Pros desses consoles com RDNA3.
ninguém vai fazer console meia geração com arquitetura diferente.
Vc realmente duvida disso?
Acho que não existe essa regra, Deto.
Sobretudo se hoje se pensa tudo considerando a questão de retrocompatibilidade. Ou seja, na pior das hipóteses se têm APUs com características híbridas.
Pode ser, se a MS fizer primeiro, mas a Sony não vai lançar um console Premium sendo que não usou nem 70% do Hardware até agora. Espere Spider 2 e vc vai se surpreender.
70? Acho que até menos, André! 2023 para cima a geração irá começar pra valer e esses exclusivos da Sony irão fazer as pessoas ficarem incrédulas, e até msm alguns exclusivos xbox.
Considerando performance por watt já na RDNA 2 a AMD venceu com folga (não sei se o problema está no node Sammy da Nvidia ou não essa diferença gritante ), em rasterização andam bem competitivos com a Nvidia, em Ray Tracing estão uns 30% atrás e em questão de AI simplesmente nem competem (estão na idade das trevas aqui, a Nvidia ter +200 jogos com DLSS é algo assustador e acho que deveria de ser o foco da próxima geração, algo que rivalize ou pelo ao menos chegue perto dos tensor cores).
Só 30% no RT? Sei não, me parece bem mais, digo isso pq as 2060 conseguem ter jogos com tudo de RT ativado jogáveis enquanto os consoles tem bastante dificuldade com isso, salvo a questão de reflexos.
Fui generoso nos 30%
Bastante
😃
Sim, há casos (RTGI por ex) onde a RTX 3080 possui mais do que o dobro de performance que a 6800XT.
O Alex fez uma análise detalhada: https://www.youtube.com/watch?v=TENcL4N8B1Q
Pois é… No RT e IA as AMDs ainda estão engatinhando.
As linhas de produção de CPU e GPU da AMD em 7nm podem ir agora tudo para o PlayStation 5
Off Topic:
Atualização sobre a reparação da minha PS5.
Contactei a Worten para avisar que já passaram os 30 dias de prazo máximo que a Worten dá para resolver processos de garantia.
A resposta foi de que não conseguem dizer quando a Sony vai enviar uma consola ao abrigo da garantia, terei de esperar o tempo que for necessário.
Caso eu pretenda, podem devolver o dinheiro mas não poderei comprar já uma PS5 nova dado que as standalone estão esgotadas e sem qualquer prazo de entrega nesta loja.
A minha opção para já é de aguardar, mas caso encontre alguma loja com stock prefiro pedir a devolução do dinheiro e comprar uma nova, do que receber uma refurbished da Sony.
Só fiquei com a duvida se também devolvem o dinheiro da extensão de garantia que fiz.
Terão de devolver tudo o que pagaste.
Que chato, Alexandre. Torço pra que dê tudo certo e você logo esteja com um console novo por aí e com sua garantia estendida ainda valendo.