A Microsoft pretende lançar oficialmente um rato e um teclado para a sua Xbox. Mas sendo a Microsoft igualmente a grande impulsionadora do Cross Play, e sabendo-se que empresas como a EPIC estão a separar os jogadores com rato e teclado dos restantes, não será que este suporte vai criar uma divisão dentro da própria consola?
Rato e teclado nas consolas são uma realidade desde à muito tempo, existindo diversas soluções, particularmente de terceiros, nesse sentido, e para as diversas marcas de consolas.
Nesse sentido, e sendo uma pretensão dos utilizadores, a Microsoft acedeu, e muito bem, às mesmas!
No entanto a situação de suporte oficial parece um contra-senso, especialmente quando sabemos das diferenças de condições de jogo que esta situação cria, e à qual a Microsoft não é alheia!
Não faz muito tempo, em 2010, a Microsoft negou totalmente o Cross Play entre a Xbox 360 e o PC, alegando que os jogadores das consolas eram totalmente massacrados devido ao teclado e rato do PC.
Eis as declarações da altura, quando a Microsoft cancelou o projecto de Cross Play entre estas duas plataformas:
Havia um projecto que foi morto pela Microsoft. O projecto era concebido para permitir que os jogadores de consola e PC pudessem interagir e batalhar num ambiente conectado.
Pessoalmente gostava que a coisa se tivesse mantido. Mas ouvi de fontes de confiança que durante o desenvolvimento eles trouxeram os melhores jogadores de consola para jogar contra jogadores de PC mediocres… e adivinhem o que se passou? Eles puseram os jogadores de consola com o seu controlador contra os jogadores de PC com teclado e rato.
Os jogadores de consola foram destruidos todas as vezes. Tantas que era mesmo embaraçoso para a equipa da Microsoft caso esta apoiasse a iniciativa.
Fonte: Eurogamer
Esta situação é uma realidade de que nos podemos queixar em qualquer plataforma que faça cross play com PC, não sendo exclusiva da XBox. No entanto, dada a tendência geral do mercado, com a Sony a ter este tipo de Cross Play, e os criadores de software interessados na uniformização da situação, a mudança de postura da Microsoft não soou a estranha.
Mas a realidade é que este problema existe, tendo por isso o Cross Play de ser particularmente ponderado nos FPS, pois a diferença na capacidade de reacção destes periféricos face ao controlador é, como sempre foi, notória. Tão notória que empresas como a EPIC, que defendiam a uniformização do jogo online para todos os jogadores de todas as plataformas, está-se a ver com problemas com isso, estando a criar as bases para separar os jogadores com rato e teclado dos que não o possuem, evitando assim situações de autênticos massacres no jogo.
Fonte: Hothardware
A realidade é que, apesar da vontade da uniformização, a diferença existe, e ela destrói o jogo a quem não joga com o mesmo tipo de controladores. Isto aplica-se entre teclado e rato e controlador, como se aplica entre controlador e ecrã tactil, sendo extrema no caso em que um teclado e rato defronta um ecrã tactil. A questão no meio disto tudo é que a diferença entre controlador e ecrã tactil, apesar de existir, é consideravelmente menor do que qualquer outra, e nesse sentido até se revela aceitável. Já quando a coisa envolve o teclado e o rato, neste tipo de fps, os jogadores passarão a ser separados.
O que quer parecer é que sabendo-se dessa realidade, um suporte para teclado e rato oficial, apesar de ser louvável a resposta face ao pedido dos utilizadores, poderá vir a criar uma situação caricata onde os jogadores Xbox que o usam acabam separados dos outros jogadores Xbox, sendo colocados apenas em jogos com jogadores PC. É uma divisão que se cria na base de utilizadores que é pouco compreensível, e que poderá inclusive ter repercussões nos jogos Cross Play com outras consolas, que podem negar-se a aderir se o suporte oficial existir no jogo.
A realidade é que a comunidade queria. E a Microsoft vai dar! E nesse aspecto quem se queixar desta situação, terá de se queixar de si próprio e de em vez de querer uma consola, na realidade querer um PC barato e com suporte consola.