A primeira versão do jogo apresentava problemas que a distinguem bastante da versão PS5.
A análise do vídeo comparativo da Digital Foundry entre o jogo num PC de topo, um PC com as especificações mínimas, e a PS5 foi algo de muito curioso, especialmente por vermos que um PC de 3000+ euros com problemas não existentes na PS5.
A situação deverá agora estar resolvida com um patch lançado pela Nixxes, em menos de 48 horas após o lançamento do jogo…
A hotfix for Ratchet & Clank: Rift Apart on PC is now available. It addresses visual issues on certain GPUs, improves the visual quality of ray-tracing effects and makes texture filtering work as intended. #RatchetPC
Release notes: https://t.co/K1l8paCLMw pic.twitter.com/spkD3HtFIH
— Nixxes Software (@NixxesSoftware) July 28, 2023
A versão original do jogo para PC tinha problemas que davam vantagem à PlayStation 5. Falamos em particular do Ray Tracing, e do streaming de texturas. Vamos ver:
Ray Tracing
Como se pode ver, o jogo correndo no PC topo de gama de Alex Bataglia, equipado com uma 4090, tinha problemas com as sombras calculadas por Ray Tracing.
Mas a questão não passa só pelas sombras, e percebe-se que a qualidade do Ray Tracing, no global, estava inferior à da PS5. Vamos aqui alguns reflexos:
Como se percebe, falta tremenda definição/detalhe na resolução dos reflexos, não sendo possìvel perceber-se as folhas individuais da árvore.
Mas repare-se neste outro caso mais flagrante:
Como se percebe há problemas com a geometria nos reflexos, com os arbustos a serem meros retângulos verdes.
Streaming de texturas
O streaming das texturas possuia também problemas. Eis comparações:
Está última imagem mostra vários problemas. Repare-se no nível de detalhe no chão, particularmente na zona em forma de donut.
Na diferença de definição do banner azul pendurado.
E finalmente na definição presente na cúpula verde.
Espera-se que com este Patch a coisa esteja resolvida.
Será Marketing da Sony atendendo o curto prazo do pach?
Poderá vender a ideia o forte que a PS5 é quando comparado com uma máquina sem igual ao comum dos mortais. Será uma forma de atrair público desse lado com exemplos práticos?
Mesmo que o path melhore a versão quem é que vai opor à diferença gritante entre preços?
Marketing negativo. O cara que esperou até agora não vai migrar de plataforma porque entregaram mais um port inacabado. Vai adiar e esperar uma promoção.
Longe de estar inacabado. Não sei onde vás buscar essas coisas.
Se é marketing negativo depende do lado do copo que dás mais atenção
É mais provável que sejam bugs.
Imagine a situação em que você escreveu um texto em Inglês e depois o copiou para traduzi-lo para o Português. Você traduziu quase tudo, mas acabou esquecendo algumas palavras, talvez até tenha visto antes, mas deixou marcado para traduzir depois. Pois é, esse “depois” não chegou, esqueceu rs
Uma reclamação corriqueira que tenho visto em fóruns os quais eu ando. Muitos PC Gamers tem reclamado sobre como as versões PC dos jogos tem sido entregues nos últimos tempos, muitos destes reclamam que o PC recebe um Port da versão PS5, a qual é a base de desenvolvimento e que estes ports muitas vezes deixam a desejar quando comparados ao console mesmo em configurações de topo.
Diante disso, não acredito que seja marketing da Sony, apenas um fato objetivo relatado por aqueles que esperam pelo melhor e nem sempre o recebem
Mas é justo que aquele grupo onde a maioria não se dispõe a comprar jogos no lançamento seja preterido, onde os lançamentos gerarem mais dinheiro vai sempre ser prioridade, veja, também me sinto prejudicado quando a plataforma da minha escolha resolve priorizar jogos como serviço, mas parece que sou minoria nisso, pois vejo muita gente a exaltar digital, serviços e jogos f2p, coisa que pra mim é bem secundário. Mas o que sobra pra mim é aguentar até quando der ou escolher outra plataforma.
O jogo claramente não estava pronto. Ainda apresenta crashes, fora a ausência de RT em GPUS AMD. Bastava adiar por umas duas semanas e seria um lançamento a nível Sony.
Em tão pouco tempo a empresa conseguiu queimar aquilo que tem de mais importante, a marca. Ainda gostaria de entender porque tanta pressa. O objetivo é ter conteúdo pra uma loja própria? Ou planejam reduzir o tempo entre os lançamentos do console. Difícil vislumbrar o caminho que a Sony deseja percorrer.
Queimou a marca, Hennan? Acho que está exagerando, não?
Não. The last of us fez mais estrago do que parece.
Sem dúvidas The Last of Us fez bastante estrago de reputação, isso atrapalha vendas em lançamento, há uma tendência de na próxima, quem fez uma pré-compra não a faça mais. Ratchet pode ter sofrido um rescaldo disso, fora as questões de lançamentos próximos e do fraco marketing, além de não ser basicamente um tipo de jogo do gosto geral do público de PC (a maioria que não conhece o vê como um jogo pra crianças). A Sony, para PC, deveria se focar apenas em lançar jogos multiplayer ou souls likes que é o que a maior parte público de PC gosta.
Estrago na reputação de quem? Porquê?
Se o intérprete é branco, incomoda? Se é preto, incomoda? Porque raio incomoda ser lésbico?
Porque raio incomoda ser uma mulher forte?
O jogo tem uma história… Bonita e completa. Tem uma jogabilidade extraordinária.
O resto são problemas das pessoas, não do jogo.
Acho que ele está falando dos problemas da versão PC, Mário!
Se sim, estou fora de contexto. Peço desculpas mas retornei ontem ao trabalho, e como de costume… Está tudo parado à minha espera… Pffff.
Ponto positivo… Tenho uma máquina nova… Não esperava pois já me tinham trocado a máquina à pouco tempo, mas agora meteram-me um Dell Precision 3660, com 32 GB e um I7 13700 e com uma (aleluia pois isto era desejado à séculos) GeForce Quadro.
Estou agora também com dois monitores, Dell 4K 27″.
Foram é dois dias a configurar e instalar tudo ao mesmo tempo que tinha de despachar coisas…
É uma bela máquina!
Falo da versão PC que saiu para muitos como algo como injogável, Mário.
A Playstation Studios está relativamente no começo de vida no PC (eu sei a Sony já lançou coisas noutros tempos), por assim dizer, Mário e independente de quem fez o port, Iron Galaxy, a Sony colocou o nome dela no jogo é a Publisher.
Acho que independente de ser um jogo só, foi um jogo importante e ganhou repercussão negativa, e pesa pra quem conhece pouco os jogos da empresa, eu se tivesse uma experiência ruim comprando um jogo de uma empresa pela primeira vez, seria muito provável que eu não me interessasse mais por nenhum, ou ficaria ressabiado em comprar no lançamento, e muito menos ainda compraria na pré-venda. Mas lógico, falo de como eu agiria, haverá quem pense ou aja diferente.
https://meups.com.br/noticias/the-last-of-us-part-i-segue-problemas/
https://meups.com.br/noticias/the-last-of-us-de-pc-segue-com-problemas/
Edit: Mário, peço desculpas por não ter me feito entender pelo que disse, falei da experiência do jogo no PC que passou mais de mês com vários problemas técnicos. Entendo que o port não foi feito pela Sony, mas é de responsabilidade dela, pois no mínimo é um produto importante dela e ela também é a Publisher do game no PC. Não me referia ao que é a obra em si, muito menos da experiência de jogo no console que é uma experiência fenomenal.
Sobre protagonistas, não tenho problemas de nenhum tipo, inclusive, prefiro o The Last of Us 2 que o 1 onde são abordados temas espinhosos de modo mais abertamente que o 1. No geral, não tenho problemas com o que é diferente de mim, só tenho problemas com idiotice e criminalidade, tanto que não curto GTA principalmente pela temática.
Como já referi… Peço desculpas… Voltei ao trabalho e aquilo está o caos… Li tudo de relance apenas e daí a má interpretação.
Mas compreende uma coisa. O jogo veio da PS3… Foi criado para o Cell.
Ao ser passado para a PS3 foi necessário criar algo que distribuísse as tarefas do cell pelo GPU. Foi algo pioneiro.
Passar para PC poderia ser expectável que fosse problemático.
Mário, muitos ports estão problemáticos, isso é uma realidade que se constata de forma geral, mas TLoUs é uma pérola da Sony e merecia um maior padrão de qualidade no lançamento, mas sabemos que “shit happens”!
O The Last of us fez estragos? Porque?
Porque motivo um dos melhores jogos de sempre fez estragos?
Porque mexeu com a sensibilidade de alguns?
Isso é problema do jogo, ou das pessoas?
Qual é o problema do jogo?
Hoje já está muito melhor. Mas isso prejudica e muito a marca.
The Last of Us Part 1: 5 motivos que fazem um dos piores ports já feitos – YouTube
É nestas alturas em que eu vejo a PS5 a ombrear com um PC de topo que custa 7x mais, que eu me lembro do Bruno e da sua desilusão em relação ao hardware das novas consolas, isto porque as pessoas continuam com o hábito errado de comparar specs de consolas com os do PC e e tirar conclusões.
Não deixa de ser curioso que este port para PC (do primeiro grande jogo de nova geração para a PS5) seja na realidade um tremendo elogio à PS5.