Ratchet and Clank: Rift Apart mostra bem o conceito de consola.

Agora que este jogo saiu para PC podemos perceber claramente o conceito por detrás de uma consola.

Uma consola, o que é?

Há quem entenda a mesma como uma máquina para jogos. E é!

Mas é muito mais do que isso.

Ratchet and Clank Rift Apart saiu para PC, e é curioso ver videos como o da Digital Foundry onde se comparam sistemas com processadores de última geração topo de gama, GPUs NVIDIA 4090, SSDs e 32 GB Ram DDR5 com uma PlayStation.



E o simples facto desta comparação existir sequer, mostra bem o que é uma consola.

Olhando para o PC em causa, só o GPU, 8 vezes mais potente, pode custar 4 vezes mais do que a PlayStation 5 completa, e convém não esquecer que esse preço inclui não só a consola, como um controlador cujo custo avulso é de 70 euros.

Basicamente o que ressalta aqui à vista é que estes sistemas nem deveriam ser comparáveis. Um PC com o hardware acima descrito deveria esmagar completamente a consola. No entanto, no vídeo da DF eles deixam claro que na realidade na comparação entre o PC e a consola, acaba por não haver um vencedor claro, isto porque o PC não se distingue, visualmente, verdadeiramente da consola. E isto mesmo tendo suporte a características visuais nem sequer existentes na consola.

O que permite então que um sistema de 500 euros, tenha capacidade para ser comparável a um PC de 3000 ou mais euros?

Muito simplesmente o facto de ser uma consola.

Ser uma consola implica muita coisa. Hardware único, um SDK dedicado e específico para o hardware, um API igualmente dedicado ao hardware, e personalizações ao hardware.



E é neste último ponto que a PS5 se distingue.

Para a criação da PS5 a Sony teve de perceber quais os gargalos que a arquitetura PC possuía para jogos, e suprimir as mesmas. Mas mais do que isso, criar hardware que permitisse que um hardware mais lento e menos capaz, pudesse fazer mais do que aquilo que normalmente faria.

A PS5 poderia ter 32 GB, mas no entanto isso teria implicações no preço. Podia ter memória mais rápida com mais largura de banda, mas isso teria implicações no preço. Podia ter um CPU bem melhor, mas isso teria implicações no preço.

Para resolver estes problemas e reduzir custos, a Sony teve de personalizar a sua consola (algo que a Microsoft também fez na Xbox).

A principal alteração foi o sistema de I/O, que foi completamente redesenhado, e adaptado às necessidades da consola.



Aqui a Sony não inventou no SSD, pois a tecnologia usada, com exceção do sistema de indexação de ficheiros usado, que é bem mais rápido e tecnologia Sony, usa tecnologia já existente no mercado. Mas onde a Sony revolucionou foi em inserir o SSD dentro do sistema de I/O criando algo que não é separado do SSD, mas parte integrante dele.

Aqui falamos de uma memória ultra rápida, estilo cache, com 4 MB, que descomprime os dados recebidos do SSD, e que, com a ajuda de motores de coerência, coloca na RAM pronto a usar. O que isto quer dizer é que o SSD pode ser tratado como RAM pois o processo de check in dos dados na memória que envolvem a sua receção, descompressão, alteração e movimento para os endereços finais, são feitos fora, em tempo real graças a um descompressor capaz de lidar em tempo real com até 17GB/s de dados, e poupando assim a largura de banda do sistema, e a RAM requerida para o processo.

Está situação, quando aplicada a jogos tem também vantagens pois evita ter na RAM assets que podem ser chamados a qualquer altura, pois o SSD consegue fornecer os mesmos em tempo útil. E resumidamente, os 16 GB conseguem render mais do que 16 GB rendiam em qualquer outro sistema em 2020.

Está situação alterou-se entretanto com o Direct Storage no PC, e GPUs suportados, que fazem agora está descompressão. No entanto o Direct Storage não deixa de usar recursos ao sistema, apenas os movendo do CPU para o GPU, não sendo por isso ainda igual à PS5 onde o custo de recursos é nulo. Mas no PC, não só o check in continua a existir, como o GPU tem de despender performance para a descompressão.

Toda esta libertação de recursos criada pelo sistema de I/O liberta GPU, CPU, RAM e todo o sistema. E isso permite que este hardware renda mais do que hardware equivalente usado em outros sistemas.



Uma outra situação relevante prende-se com outra novidade, os cache scrubbers. Estes permitem aceder às caches e perceber o seu conteúdo. A relevância de tal é que erros (cache misses), que obrigam à limpeza das caches e re-inicio de todo o cálculo do ali presentes, deixam de obrigar a tal. Dado ser possível localizar o erro devido aos cache scrubbers, apenas os dados em erro são trocados.

A situação é uma diminuição dos tempos de idle durante o processamento, o que aumenta a eficiência de todo o sistema.

Quando do seu lançamento, devido a todas estas alterações, a PS5 foi chamada por alguns criadores de software como a maior revolução ao x86  dos últimos 20 anos. A Xbox fez algo semelhante, mas não tão significativo, e foi graças a esse trabalho da Microsoft nas consolas que o PC pôde receber uma versão software do Direct Storage, que lhe resolve uma parte significativa dos seus problemas.

Uma consola não é um substituto para um PC gamer… Mas é uma alternativa bem mais barata e que garante sempre software bastante optimizado para o seu hardware e com performances bem acima do hardware equivalente em outros sistemas.

 





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Nuno Sousa
Nuno Sousa
4 de Agosto de 2023 7:51

Volto ao mesmo
É o melhor marketing que a PS5 pode ter.
Ultrapassadas questões ideológicas, quem no seu perfeito juízo é capaz de justificar uma diferença aqui e ali com um investimento de mais 2500 euros, ou 2000, 1000, etc.
Para além de normalmente as comparações são efetuadas com PC de topo quando a maioria tem hardware que não acompanha a PS5.
Mas enfim se são felizes assim é continuar

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Nuno Sousa
4 de Agosto de 2023 8:01

E mais . . . A portabilidade foi um fracasso. Ok pelos nºs concordo. Mas o rendimento indireto com vendas adicionais de consolas. Alguém sabe responder? Há o pessoal do PC não muda. Quando somarem 1+1 custos e benefícios talvez não seja bem assim. O que se sabe é que as vendas não param em todo o mundo e isto em cima é um exemplo real, de jogo real, não uma percentagem de TFLOPS de um slide.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Nuno Sousa
4 de Agosto de 2023 8:03

Esqueci de uma coisa … A folha daquela árvore está melhor no ultra PC … Pois é

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
4 de Agosto de 2023 10:20

Comecei ontem a jogar na PS5.
Não é um jogo que faça muito o meu estilo, mas a minha curiosidade levou a melhor.
A jogabilidade e gráficos junto com os efeitos no dualsense estão do melhor que existe.

A minha mulher que não joga mas que de vez em quando me acompanha enquanto jogo entrou na sala e vira-se para mim e para a miúda e pergunta qual era o filme animado que estávamos a ver kakaka.

Quando lhe disse que era um jogo exclamou, que boas imagens!

Juca
Juca
Responder a  Alexandre Oliveira
4 de Agosto de 2023 12:03

É impressionante nesse nível pra qualquer um com olhos, uma animação da Pixel jogável (e das atuais). Foi dos meus primeiros grandes impactos com o PS5, ou outros foram, a demo Matrix Awakens, Horizon Forbiden West e por último, o PSVR2. Essa geração está incrível, espero ter outros impactos desses tipos.

Sparrow81
Sparrow81
4 de Agosto de 2023 11:28

Não adianta explicar nada pra quem não quer entender. As pessoas simplesmente sempre vão achar que o PC vai superar consoles de qualquer jeito. Estava numa discussão no Twitter e o povo falando que a 2080ti sempre vai bater o PS5, aí provei que já ficou pra trás em vários jogos e a narrativa é que aí tá mal otimizado no PC. Ridículo!

Andrio
Andrio
Responder a  Sparrow81
4 de Agosto de 2023 13:30

O povo tá colocando a culpa nos devs por causa do siris s ser fraco. Hausussu

Livio
Livio
4 de Agosto de 2023 11:49

Aproveitando o assunto SSD pergunto aos colegas que compraram o SSD da Netac, qual foi o link que vocês compraram?

Ontem estive a pesquisar e estou pensando em pegar o de 1T , mas nos anúncios que vi há 2 modelos que dizem ser suportados pelo PS5, o mais caro com DRam cache (288 reais)e o mais barato que diz ser para laptop( e mesmo assim diz ser compatível com PS5) por aprx 240 reais

Juca
Juca
Responder a  Livio
4 de Agosto de 2023 12:09

O modelo que comprei é o NV 7000 da Netac (na caixa parece escrito NI).
O vendedor foi a própria Netac pelo Aliexpress.
O link precisamente não tenho como postar agora, e também comprei foi modelo de 2TBs que já vem com dissipador térmico (algo que é recomendado para o PS5). É um M.2 2280 PCIe Gen 4.0, 4x.

Se é pra Desktop ou Laptop penso que tudo depende mesmo é do slot da placa mãe que precisa suportar o tamanho M.2 correto e ser PCIe Gen 4 ou superior pra tirar o desempenho máximo do SSD.

Edit: é bom que você saiba que a depender da “leva” fabricada as peças desses SSDs chineses podem mudar, tanto a memória, como o controlador. Se tiveres sorte, virá com nand Micron e controlador Phison!Lol

Mas sem saber quais são as peças do meu aqui(teria de descolar o dissipador pra ver), ele funciona muito bem e não tenho quaisquer queixas; recomendo fortemente o SSD Netac, e sou agradecido ao professor Carlos por o ter sugerido à época. Hoje o 4TB já está num preço bastante atrativo também, o único risco é a tributação aduaneira brasileira que pode incrementar bastante o valor.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Marcio
Marcio
Responder a  Livio
4 de Agosto de 2023 12:39

Comprei um de 2TB tempo, peguei na loja oficial da NETAC no aliexpress, gostei tanto que peguei de 1 tb pro meu tbm e depois comprei um micro SD pro meu switch lite, todos da NETAC e ate agora nada a reclamar, excelente custo/beneficio.

Livio
Livio
Responder a  Marcio
4 de Agosto de 2023 12:58

O problema que ontem ao pesquisar no Ali aparecem umas 3 lojas oficiais, creio que os preços eram iguais

Vou ver o valor de 2T mas com a nova fiscalização fico com receio de tomar bonito na taxa

Juca
Juca
Responder a  Livio
4 de Agosto de 2023 13:14

Lívio, às vezes o mesmo produto tem vários anúncios numa loja, acredito que eles usam isso para fazer promoções, mas observe se os modelos são os mesmos, se vêm com com dissipador e o valor do frete, se é o mesmo tamanho de M2 e etc., pode ser que alguma diferença exista e você não esteja percebendo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
4 de Agosto de 2023 13:15

Oi Lívio,

Em novembro do ano passado comprei esse para meu PS5, funciona bem até hoje: https://pt.aliexpress.com/item/1005003807803134.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.16.122dcaa4LauBY8&gatewayAdapt=glo2bra

Na época paguei 697 reais em 2TB. Veja que o mesmo SSD hoje custa 463 reais. Mas não tenho informações se o produto vendido atualmente mantém o padrão de qualidade da época em que comprei.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
4 de Agosto de 2023 13:39

Nas recomendações do teu link acabei achando esse com preços um pouco mais baixo (https://pt.aliexpress.com/item/1005004296279151.html?spm=a2g0o.detail.0.0.224fJKykJKyk8K&gps-id=pcDetailTopMoreOtherSeller&scm=1007.40050.281175.0&scm_id=1007.40050.281175.0&scm-url=1007.40050.281175.0&pvid=98715e71-ead5-46e8-8bbb-3ef0dd955a10&_t=gps-id:pcDetailTopMoreOtherSeller,scm-url:1007.40050.281175.0,pvid:98715e71-ead5-46e8-8bbb-3ef0dd955a10,tpp_buckets:668%232846%238110%231995&pdp_npi=4%40dis%21BRL%21357.29%21178.64%21%21%2169.22%21%21%402101c5b116911561211887315e4879%2112000034368507497%21rec%21BR%21181255686%21)

Nesse final de semana vou ver se faço umas listas com preços para vem em qual comprar, vou de 1Tb no momento, não quero gastar muito. (Decidi pegar um SSD pq ontem tive que remover 3 jogos no PS5 para instalar o GT Sport lá para ganha o carro de aniversário e tb para completar o desafio do Lewis Hamilton)

OFF: Professor, soube de um canal de vídeos que você andou comprando um SSD aí, lá no Yt a pessoa não teve sorte, com você o resultado foi diferente?

Last edited 1 ano atrás by Livio
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
4 de Agosto de 2023 14:25

Foi uma péssima compra. Mas eu não comprei o SSD mencionado para o PS5, por isso não estava me importando muito com velocidade. O problema é que o SSD parou de funcionar após algumas horas de uso. Mas eu reclamei e também fui ressarcido. De qualquer forma, não vale a pena arriscar com lojas que oferecem preços muito diferenciados, é perda de tempo.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
4 de Agosto de 2023 15:22

Eu fico atento a preços abaixo do normal. Quando o governo anunciou as mudanças na importação eu comprei umas coisas que já estavam na lista de desejos, a maioria de itens para rodar jogos no SD card, no caso os Everdrive. Peguei o do SNES, que digamos ser o 2 melhor modelo em termo de compatibilidade e o preço dele é em torno de 50% mais barato que o modelo com maior compatibilidade. Assim que o pagamento foi identificado o Ali me recomenda 2 anúncios do melhor modelo com preço abaixo do que eu comprei, desconfiei mas quase o comprava, tanto o produto quanto o vendedor não tinham análises, decidi esperar um pouco e 2 semanas depois o anúncio foi desativado. Golpe!

No dia que eu quase comprava esse item do golpe eu decidi pegar o everdrive para N64.

Juca
Juca
Responder a  Livio
4 de Agosto de 2023 14:38

Lívio, as principal diferença técnica no desempenho entre o NV7000 e o NV7000-T parece ser a ausência de cache de disco no modelo T, por isso talvez ele seja mais barato. Outro ponto bastante importante é que o número de escritas da memória (TBW ou vida útil de um SSD) que no modelo não-T é bem maior, logo, eu optaria pelo modelo não-T só por isso, as velocidades de escritas e leituras são bem parecidas.

https://www.netac.com/product/NV7000-1.html
https://www.netac.com/product/155.html

https://www.techpowerup.com/ssd-specs/netac-nv7000-t-1-tb.d1510
https://www.techpowerup.com/ssd-specs/netac-nv7000-2-tb.d730

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
4 de Agosto de 2023 15:26

Sim, foi essa diferença que eu vi também nos anúncios do Ali, mas como estou por fora de specs de nvme preferi vir perguntar a vocês

Deto
Deto
Responder a  Juca
4 de Agosto de 2023 15:56

bah, eu não recomendo armazenamento “marca diabo”… por mais barato que seja.

https://pt.aliexpress.com/item/1005005709113856.html

Um Wester Digital 2TB tá 50% mais caro que esse Netac ai, 800 vs 600.

Mas é a revisão melhorada (SN850X) do SX850 que o Cerny usa no PS5 dele.

Eu não compraria um SSD Diabex para ligar no PS5, vai que sei lá… queima a porta NVeM ou o slot dele é fora do padrão e estraga o conector da Placa do PS5?

O PS5 qualquer coisa que estraga, tem que jogar praticamente o VG inteiro no Lixo e comprar um novo… já no PC dá sempre para fazer uma gambiarra e seguir usando normalmente.

Juca
Juca
Responder a  Deto
4 de Agosto de 2023 16:54

Mas Deto é só 50% mais caro, mas não tem heatsink e pode ter 50% a mais no imposto também. E Diabex é bom! É do jeito que o diabo gosta! Olha o FUD no Diabex, Deto, estás igual a Microsoft já! Lol

Last edited 1 ano atrás by Juca
Marcio
Marcio
4 de Agosto de 2023 12:51

Consoles são feitos para jogar e o jogos são pensados e projetados para o console nada supera isso, a integração de hardware e software, veja o nintendo faz com um hardware super defasado, o que o ps4 faz ate hoje tambem, os proprios consoles da MS que usa um windows otimizado para jogos, ou numa outra categoria que a apple faz com iphone/mac que rende o que rende um hardware “menos” capaz….
Não tiro o merito do PC, é uma boa plataforma generica que tem que lidar com o que o usuario dispõe de hardware com um sistema generico com inumeras tarefas de fundo, apesar do Windows ter melhorado bastante, ainda continua sendo o “windows” e parace que nada la funciona como deveria funcionar…

Off: sobre a necessidade de um PS5 Pro, vejam essa video, o cara fala exatamente o que penso sobre esses consoles midgen …
https://www.youtube.com/watch?v=3XyWDkZlnUE

Juca
Juca
Responder a  Marcio
4 de Agosto de 2023 14:08

[Opinião] Márcio, precisamos sempre ter em mente que lançamentos de produtos são uma questão comercial mais que técnica até.

O objetivo é alcançar um maior número de pessoas que desejem e queiram comprar um produto, pra vender sempre mais, e isso envolve muitos aspectos aos quais não vou entrar em detalhes aqui…

Passando pra questão técnica, consigo concordar com diversos pontos abordados no vídeo, porém discordo de alguns.

Que fique claro que não concordo com a política de consoles mid-gen e que estou satisfeito com o que o PS5 entrega; mas penso ser inegável que em algumas situações um modelo Pro pode beneficiar tecnicamente os jogos, e me vem facilmente aqueles que necessitam de mais fps pra rodar melhor sem sacrificar grafismos, como os de PSVR2, e jogos que não conseguem, por algum motivo, ter tanta estabilidade pra frames, ou mesmo chegam a não conseguir manter o modo mínimo aceitável, que seria os 30fps.

Não estou aqui a falar da questão citada pelo Mário o dos argumentos de “Lazy Devs” (culpar od devs), mas precisamos entender que jogos tem um planejamento de execução, que precisam ser lançados, e também de que não existe essa de “polimento infinito” até um jogo “ficar perfeito”, porque isso é, no geral, impraticável e não é sustentável. Com isso não estou a defender que jogos saiam de qualquer jeito, só acho que ninguém vai adiar jogos indefinidamente até ficarem perfeitos, sobretudo pra otimizações de mínimo refinamento.

Acho que qualquer um nascido no capitalismo sabe que tempo é dinheiro, e isso é o suficiente pra justificar um lançamento de um jogo que não está perfeito na sua data previamente planejada.

Dito isso, de que há motivos que justificam um Pro, pois em alguns casos podem beneficiar o cliente, penso que achar que um Pro é dispensável vai no mesmo argumento de que se existe uma 4070, e não é uma placa defasada, e que é algo bastante satisfatório, uma 4080 ou 4090 não teriam necessidade de existir, e penso que o raciocínio não é por aí (a chave é sempre lembrar da questão comercial).

Por último, penso que o vídeo traz um falso silogismo, pois não é porque o hardware limitado do Switch traz jogos com grandes feitos técnicos que hardwares melhores não possam trazer outros feitos ainda maiores, fora que os aspectos técnicos dos jogos do Switch estão mais associados a criatividade em level design e mecânicas divertidas que do aquilo que conseguem mostrar numa tela como visualmente deslumbrante. E duvido que muitos Nintendistas não sonhem com um Zelda a nível visual de um HFW, coisa que o Switch nunca entregará, por mais que os desenvolvedores de software da Nintendo sejam geniais.

Mas lógico, tudo no fim vai depender da abordagem que a Sony dará a um possível novo console. Se for pra melhorar capacidades de RT, reconstrução de imagem, e fps mais estáveis trará indiscutivelmente ganhos aos clientes. Se for só pra tentar atingir 8k, sou da opinião que é um erro, mas não duvido que usem disso como marketing.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Marcio
Marcio
Responder a  Juca
4 de Agosto de 2023 17:34

Enquanto empresa concordo, talvez lancem não pra suprir algo que fosse necessario, apenas para atender uma demanda mais entusiasta e aumentar o fps e algumas maquiagens e um boost no psv2 em alguns casos e claro maximizar lucros…agora como consumidor, se tivesse esperado mais, pularia direto paro o possivel ps5 pro, ate porque essa geração não vi nada de next-gen de fato e outro ponto foi que o ps4 recebe suporte ate hoje…inclusive titulos que me fizeram trocar de console e tiveram versões para o ps4.

Talvez tenha me expressado mal, não estou falando em jogo perfeito tecnicamente ou polimento infinito nada disso, só quis tentando mostrar que o hardware é 50% do todo os outros 50 é software, consequencia disso é que é mais facil para os devs fazerem o software para uma base comum, sabendo exatamente como o hardware vai se comportar, e dai fazer o hardware render mais do que um equivalente no PC por exemplo…
Diferente do PC que pode ter um HD uma rtx 4070 com 8gb de vram e um ryzen 5 1500x com 8 gigas de ram em dual chanel, isso sem considerar o S.O que pode ter varios apps/serviços em segundo plano…e mesmo no caso ideal, com uma maquina de ponta bem balanceada com tudo de topo, (armazenamento/CPU/GPU/MEMORIA/MB/FONTE) ainda sim ela representa talvez menos de 1% do mercado.. tornando inviavel fazer um jogo para extrair o que se tem ali, digo, um triple A que custa milhoes para se produzir e o investimento não teria retorno…

Dai a vantagem do console e afins, nada como hardware casado com software para executar uma tarefa em especifico.

Sobre a switch é inegavel pelo hardware que tem a experiencia que o console entrega… digo por experiencia propria tenho um switch lite e tenho jogado doom eternal, esta bem longe da qualidade grafica do ps4, mas considerando o hardware que tem ali, as vezes fico impressionado com o grafismo que o jogo tem.

Juca
Juca
Responder a  Marcio
4 de Agosto de 2023 21:41

Eu entendo perfeitamente seus pontos de vista, Márcio, o que quis dizer é resumidamente o pro não é pra esperar evoluções do PS5 apenas melhoramentos do que existe e que haverá benefícios em alguns pontos. Veja ter um console mais potente vai servir de marketing e de fim de desculpas pra que só dizia esperar por isso, comercialmente um Pro tem muitas razões pra existir e essas razões são os motivos principais, ou seja, simplificadamente ele existirá, se realmente existir, puramente por razões comerciais, mas colateralmente beneficiará consumidores que optarem por adquirí-lo em algumas situações. Entenda, não concordo com isso, e pode ser uma faca de dois gumes, com efeitos colaterais pela empresa, é só imaginar coisas como tem acontecido com o SS e o SX, onde aparecem Devs a reclamar do SS ou a capar bastante o jogo a ponto de transformá-lo em algo que nem lembra nova geração. Mas eu acredito que o PS5 base se aguente bem até o fim dessa geração havendo ou não um modelo Pro.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Marcio
4 de Agosto de 2023 14:33

Eu penso que nessa geração vai ser muito difícil criar um produto que apresente uma diferença significativa em desempenho real, totalmente diferente da geração passada. E quanto mais comum for o jogador que experimentar, menos ele perceberá a diferença. Se existem pessoas que não podem distinguir muito bem a diferença visual(Resolução, gráficos) de um jogo do Xbox Series S para o Xbox Series X, mesmo que um tenha apenas 1/3 da capacidade de computação e metade da largura de banda, vai ser ainda pior com um PS5 Pro que efetivamente nem consiga representar 2x o PS5.
E digo efetivamente pois a tendência é usar a arquitetura RDNA3 ou um híbrido com algo RDNA4, e essa arquitetura, mesmo sendo uma evolução clara, tem um problema. Os números de desempenho medidos em TFlops não representam a melhoria em relação a RDNA2. Uma RX7600 de 21 tflops que poderia ser enquadrada como mais de 2x o desempenho do PS5, tem menos desempenho real nos benchmarks do que a RX6700XT de 13tflops. E isso acontece por que esses números são alcançados considerando que a nova arquitetura tem capacidade de dobrar o througput FP32 para a mesma quantidade de processadores, mas apenas uma pequena parte das instruções podem se beneficiar disso.

As especificações vazadas até agora, com 60 unidades e memória de 18Gbps deixa espaço para algumas suposições:

Se manter o mesmo clock e a mesma quantidade de memória, são 17Tflops na arquitetura RDNA2, ou 34tflops na arquitetura RDNA 3, e 576GB/s de largura de banda. E aí entram outras variáveis. FPS não depende só de GPU, vai ser difícil conseguir um bom aumento de CPU sem precisar aumentar mais o chip e tornar a dissipação de calor mais eficiente, o que por consequência aumenta o formato do console. Se a ideia é apresentar mais ray tracing, o principal inimigo disso é a latência de viagem a memória, que pode ser compensado por inifnity cache, ou aumento do barramento da memória principal, e novamente voltamos ao problema anterior de consumo de energia, dissipação de calor, formato final do console.
Como eu já disse outras vezes, o PS5 é grande de forma inconveniente. E agora quando coloquei pessoalmente ao lado do Xbox Series X, ficou ainda mais evidente o quanto ele é desajeitado. Eu precisei remanejar um monte de coisas para encaixar um PS5 na estante do meu quarto de consoles, e sim, eu tenho um. Tem tanto PS5 sendo desovado pelas lojas agora, que eu consegui um bundle de GOW Ragnarok com leitor de disco por um preço tão baixo que decidi nem esperar por uma revisão slim. Mas o que quero dizer, é que o PS5 está no limite do que é aceitável no size de um console, é absurdo pensar em um PS5 Pro sendo maior que isso, e dessa vez não temos uma redução de litografia comparável a ir de 28nm para 16nm como na geração anterior, e ainda assim, o PS4 Pro foi consideravelmente maior do que o PS4 original.

Netto
Netto
4 de Agosto de 2023 15:06

Off Topic

Tá rolando um corte de um pod da Digitalfoundry em que eles falam sobre as diferenças de TF entre XSX e PS5 e em como isso não resultou em diferenças entre os consoles. E que os mesmos não podem ser medidos somente pelos TF.

No fim Mark Cerny tinha a razão

Phill Spencer se mostrou o pinoquio dessa geração

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Netto
4 de Agosto de 2023 15:32

Nossa, só agora a DF “descobriu” isso? Precisou quase 3 anos de geração para perceberem o óbvio!

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
4 de Agosto de 2023 15:51

3 anos de geração SEM vídeos de “conteúdo exclusivo” ou “patrocinado pela MS” para eles começarem a pensar em falar que TF não reflete mais a realidade.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Netto
4 de Agosto de 2023 15:50

É uma meia verdade essa conclusão. Existem vários jogos em que o Xbox roda com maior resolução do que o PS5. Acontece que as especificações são muito próximas para ter uma diferença significativa, já que 18% dos Tflops tem uma compensação nas etapas dependentes do hardware de função fixa onde as vantagens praticamente se anulam. Sem otimização, a vantagem do Xbox Series X só aparece com resoluções maiores, ou com jogos limitados por GPU que utilizam muitos recursos de computação.
Os devs de jogos multiplataforma não estão empurrando muito para esse lado da GPU. Em contrapartida, até o momento eu não vi nada rodando em um jogo real que se equivale ao nível de polígonos do Hellblade 2 ou do Fable. Estou jogando agora os jogos mais bonitos do PS5, GOW Ragnarok e Horizon FW, e eles continuam sendo apenas bons jogos de PS4 com maior resolução e boa direção de arte. O rosto da Senua no HB2 possivelmente tem mais polígonos que todo o Atreus. Uma cena do HB2 tem shaders mais complexos do que uma cinemática do Horizon FW.
Precisamos ver como as diferenças se manifestam em jogos que realmente puxem a nova geração.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
4 de Agosto de 2023 16:32

Fernando, está a falar de jogos que nem existem ainda, e na boa, da última vez que se viu Hellblade 2, me pareceu um belo downgrade daquela primeira exibição, abusando-se das penumbras, capturas de atuação e aberrações cromáticas naquilo que parece mais uma cutscene sem física de jogo que gameplay como foi nomeada, mas vamos esperar sair. Agora, te digo uma coisa, mesmo HFW não sendo um jogo completamente de nova geração, acredito que será muito difícil de xbox bater até o fim dessa geração, mas vamos esperar pra ver. Os jogos com Unreal Engine 5 começam a sair, Remnant 2 está entre os vivos, e mesmo com um aspecto muito bom, acho que está ainda longe de HFW, mas vai ver é como você disse, são os critérios artísticos. HFW cada captura de frame é algo que pode ir pra um papel de parede de primeira, pouca coisa chegará nesse nível.

Segundo o colega Netto, quem está falando que os TFlops não importam é a DF, Fernando, embora você tenha direito as suas opiniões. Eu também acho que importa, ela só não é a única coisa que importa.

1 anos atrás era isso:
https://www.youtube.com/watch?v=fukYzbthEVU

um mês atrás isso:
https://www.youtube.com/watch?v=nRqLDCBxW04

Last edited 1 ano atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
4 de Agosto de 2023 17:15

A Decima está sendo reformulada para DS 2 e o terceiro capítulo de horizon. A Sony tá investindo pesado pra engine ser um primor. Então vamos ver no futuro decima vs U5. Não sei, mas acho que a decima vai ganhar.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Juca
4 de Agosto de 2023 23:36

A primeira exibição, aquela de 2019 claramente não era o jogo real rodando no console, mas o primeiro gameplay no TGA tem gráficos muito bons, e nessa última visualização houve upgrade na Senua em relação ao gameplay anterior. Se tem abuso de penumbra ou aberração cromática, é um escolha artística. Os jogos exclusivos da Sony também abusam de desfoque do plano de fundo nas cutscenes para mostrar os personagens com altíssimas texturas em primeiro plano. E o Horizon é basicamente cores, o jogo é um arco íris de colorido e altamente estilizado. É bonito dado a direção de arte, mas o realismo e complexidade dos visuais nem se aproxima dos dois jogos que eu mencionei, e até o momento não vi nada indo para o lado desses jogos que falei, e que já algumas vezes os desenvolvedores se manifestaram para falar que o que mostraram foi em tempo real rodando no Xbox Series X.
Vamos ver os verdadeiros jogos que puxem a barreira visual, e não acho que Remnant 2 é esse game. Remnant 2 se enquadra em outro aspecto, o de jogos de estúdios pequenos e sem recursos financeiros e técnicos, e que se aproveitam dos recursos da Unreal Engine 5 para apresentar visuais competentes ao nível de grandes jogos da geração passada, mesmo que um pouco as custas de desempenho. Eu espero que tenham muitos mais jogos desse tipo nos próximos anos, mas não acho que esses são aqueles que realmente puxam pela tecnologia.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
5 de Agosto de 2023 10:46

A questão Fernando, e acredito que você sabe disso, hoje a transição entre cutscenes pra gameplay é imperceptível e se pode colocar até imagens filmadas em cutscenes (ou mesmo coisas pré-renderizadas com maior qualidade), e na hora do gameplay não será a mesma coisa.

Sobre abusar do escuro ou aberrações cromáticas pode ser uma liberdade artística, mas historicamente serviu para camulhar falta de qualidade/resolução ou serrilhados falta de nitidez. De qualquer modo penso ser cedo pra se falar de possibilidades do que vai ser, pode melhorar, pode piorar, pode estar rodandl numa super máquina, pode estar rodando no SS… É esperar pra ver. Sei que estão depositando muita fé na Unreal, que é uma grande engine, mas o resultado final sempre depende de muita coisa.

Sobre a questão do horizon e os diálogo e etc, é justamente isso, você vê as cutscenes, mas vê o gameplay e sabe que na hora de gameplay não tem nenhuma “firula artística” pra esconder pouca qualidade, você pode vir falar de escolhas artisticas, mas ali, independente disso você tem muito detalhe, muita resolução, muitas partículas e tudo flui muito bem. Está pra além de esperteza em saber esconder defeitos ou lhe dar inteligentemente com limitações, independente de gosto, de achar bonito ou não, é um jogo com gameplay com mundo aberto, bastante detalhado, e muita qualidade e densidade de objeto. Obviamente não tem tanto realismo em cores pois usam de muita saturação, mas é como Forza Horizon, mas aí sim é escolha artística, assim como a tal luz de herói que adotaram pra realçar a personagem.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Netto
4 de Agosto de 2023 20:04

Eu vi esse video e só me deu vontade de rir, a todo poderosa DF só agora é que percebeu que teraflops não por si só não garante praticamente nada.
Ainda mais hilariante foi o Richard dizer que o tiro saiu-lhes pela culatra, pelo facto de a Microsoft ter apostado nos teraflops…pena não estar lá o Alex senão seria a cereja no topo do bolo.

Livio
Livio
Responder a  José Galvão
4 de Agosto de 2023 20:19

Provavelmente ele iria dizer que o PC é melhor

Juca
Juca
Responder a  Livio
4 de Agosto de 2023 21:47

Certamente, Lol! Já estão a chamar a 4090 pra fazer comparativos, o que é um absurdo sem nexo. Deveriam era montar um computador com especificações técnicas que julgam ser um hardware equivalente, explicitar o preço da máquina e mostrar um comparativo, isso exposto, daí sim deveriam mostrar tudo o que o dinheiro pode fazer deixando claro quanto dinheiro gastaram pra ter uma máquina de PC o melhor possível pra aquele jogo rodar, com os comparativos do que o console dá.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Agosto de 2023 1:38

Eu nem acho que seja só demência, principalmente quando quem faz é gente especializada, com conhecimento técnico e de renome, acho que é má intenção mesmo e com interesses escusos por trás.
É o Davi vencer o Golias, contra o que todas as expectativas dos ignorantes que não viam o verdadeiro potencial dele, e em seguida trazem um Golias 2x maior pra ver se ele vai continuar conseguindo vencer… É coisa de gente es***** mesmo! Lol

Last edited 1 ano atrás by Juca
Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Agosto de 2023 17:56

Ja que a Sony se propõe a lanças jogos GaaS junto com o PC devia pelos desativar o crossplay nos jogos que ela produz…jogar console com PC independente se for cooperativo ou competitivo devido aos hacker, estraga totalmente a experiencia, caso ela queira manter devia adicionar aos jogos suporte para mouse e teclado no PS5 para ter uma paridade com PC principalmente em jogos competitivos, ou ainda exigir controles no PC o que não daria certo pois la vão da jeito de jogar com M/T da mesma forma….

Juca
Juca
Responder a  Marcio
4 de Agosto de 2023 21:51

[Opinião] Imagino que devam ter opção de habilitar ou não o crossplay, mas penso que é algo mais crítico para jogos multiplayer competitivos que games co-op.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
4 de Agosto de 2023 16:47

Gabriel, isso é obviamente pra ganhar outro público, o importante é não abandonarem os single players. E a plataforma da Sony não vive só dos seus jogos. Veja, o Phil Spencer está comprando CoD pra fortalecer sua plataforma e fragilizar o PS.

Sparrow81
Sparrow81
4 de Agosto de 2023 17:16

Gabriel, se a Sony lançar dois AAA single player por ano ela pode fazer o que quiser que eu não ligo! Agora se começar a ser escasso eu abandono o PS! Não sou refém de ninguém!

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
4 de Agosto de 2023 23:13

2 por ano só se ambos forem do meu agrado! Rsrs

Hennan
Hennan
4 de Agosto de 2023 18:21

O melhor é que todos sejam um fracasso. A pior coisa pra o público que gosta de uma desenvolvedora é ver um GaaS dando certo. Porque não é apenas lançar, mas manter conteúdo atualizado com frequência. E isso demanda muita gente. O que leva a transferência de desenvolvedores de outros projetos pra o GaaS. Só ver quantos estúdios foram desviados pela EA e Activision pra manter Fifa e Cod.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Agosto de 2023 21:07

Acho que é o contrário. Você está sonhando demais. Acredita que a Sony será capaz de fazer o que ninguém faz. Manter GaaS e jogos single ao mesmo tempo. Ou acha que os outros não tentaram? Desenvolvedor de qualidade não dar em arvore.
Por fim, para sua felicidade ou não. A Sony não depende do sucesso dos GaaS para sobreviver. A Microsoft tem dinheiro, mas isso não é o suficiente. E se um dia a Sony cair será pelos próprios erros e não pelas mãos dos concorrentes.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
4 de Agosto de 2023 22:09

Acho que é um pouco por aí, Hennan, eu entendo a da Sony, mas confesso que a Nintendo está a mostrar o melhor caminho faz tempo, foco no que sabem fazer bem, entendo que são riscos maiores e alguns consoles dela, como o WiiU, já provaram isso.

Sendo um pouco exagerado na analogia, penso que não adianta a ferrari querer vender moto básica porque dá mais dinheiro, mas ela está no direito de tentar, vai que dá certo… Agora essa de se focar no que dá mais sucesso é uma realidade, se algum der certo, existe a possibilidade do investimento mais alto e de retorno mais dificultoso perder prioridade.

Entendo que a visão do Mário, embora não seja a da minha preferência, é uma visão mais realista e condizente com o mundo capitalista, e que a minha, ou a nossa, enverede mais pela ideologia da coisa, a de valoração da própria empresa em si e claro,do que consideramos bom pra nós, tanto pelo desejo pessoal, quanto por acreditar realmente que focar noutras coisas pode ser ruim para a empresa, pois é uma perda de foco em coisas que meio que quase sempre deram certo. Também compartilho dos seus receios. Mas enfim, a minha única escolha nisso tudo, só a posso fazer com a carteira e reclamando jo Twitter, claro! Lol

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
4 de Agosto de 2023 22:19

Kkkk. Como você tenho os mesmos receios. E diferente do Mário não vejo motivos que não sejam aumentar o lucro pra Sony focar em GaaS. O mercado pode mudar, mas até agora tanto a Sony como a Nintendo continuam gerando bilhões em lucro focando em jogos single player. E não há nenhuma evidência que isso será diferente. Muito pelo contrário. Esse trimestre foi histórico para duas.
Além disso, nenhuma empresa que teve sucesso em algum GaaS conseguiu manter a mesma produção de jogos single player. Pode ser que a Sony seja diferente?Sim. Mas não é o esperado. Porque a margem de um GaaS é muito maior que qualquer outro jogo Single. Logo a empresa vai focar todos os recursos disponíveis para mante-lo. O que vai afetar outros games. É uma lógica simples de mercado.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Agosto de 2023 0:56

Entregando uma experiência de qualidade. Acho que já ficou provado que não basta colocar dinheiro. Tem que saber fazer gestão de pessoas. E muitos desses grandes desenvolvedores querem algo mais do que só dinheiro. Porque se fosse só questão de grana, os caras já teriam saído a muito tempo. Além disso, cabe ao estúdio fornecer suporte a equipe e desenvolver a base.
Games é arte e talento é uma coisa que não se compra. Se desenvolve.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Agosto de 2023 1:48

Não tiro suas razões Mário, não é o certo e o errado em questão, entendo seu ponto de vista e o do Hennan também. Ambas as situações podem levar a bons e maus caminhos (A Sony pode gastar rios de dinheiro em jogos como serviço e não emplacar nenhum, bem como pode acertar em vários e ver que o dinheiro é fácil e priorizá-los, deixando os single players em segundo plano ou mesmo os abanonando aos poucos, as suas situações seriam péssimas – pra mim) e têm um que de bom argumento, a questão é o conflito entre o meu desejo e o que eu receio que possa acontecer. Você tem razão na necessidade da Sony em fazer isso, e o Hennan no risco de tudo isso enveredar num futuro só de jogos como serviço a médio e longo prazos, e no fim, somos meros expectadores desejando que tudo corra da melhor forma possível e que a Sony consiga agradar a todos, mas sabemos que agradar a todos nunca vai existir.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Agosto de 2023 11:01

Mário a solução sem dúvidas é diversificação, o problema é que toda diversificação sempre traz, além do risco de investimentos e de não dar certo, o risco de se tornar um negócio melhor e abandonar-se o que os clientes de antes gostavam sem um substitutivo.
Alternativas de diversificação ela tem muitas. Fazer jogos f2p pra celular, que seriam caça níqueis e teriam produções até mais baratas do que jogos como serviço pra consoles que têm base de consumo bem menor, fazer parcerias estratégicas com grandes fazedoras de games como serviço, fortalecer outros ramos da Sony para subsidiar suas aquisições, fazer Pachinko com seus jogos como a Konami… Opções têm muitas, e posso passar o dia todo a sugerir possibilidades até realistas de diversificação de negócios da Sony, mas ela está escolhendo o caminho dela diferente do que eu imaginaria, principalmente para Playstation, ou mesmo do que eu gostaria. Ainda acho que há acertos e erros, e a ida pro PC na minha ótica, e sobretudo do jeito que está fazendo, apinhando lançamentos, é um erro. Mas paciência, sou só um torcedor pro que vejo como melhor pra mim, a Sony que escolha o caminho dela, só tenho gerência sobre o meu caminho, e às vezes, nem isso. Lol

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Agosto de 2023 1:01

Sabe o que engraçado dessa história. Como você afirma repetidas vezes que a Sony precisa de dinheiro como se ela já não fizesse mais dinheiro que os concorrentes. Ela busca expandir os lucros, está no direito dela. Mas não foi devido a concorrência. Foi por vontade própria.

Julio Santos
Julio Santos
4 de Agosto de 2023 20:06

Acredito que se a pessoa não tem limitação no orçamento para comprar um sistema de jogos e que ela também goste muito de hardware no sentido de perder horas com confifgurações, montagem e demais acertos então o PC é a melhor plataforma. No caso de ter de eleger uma. Caso contrário, o PS5 é a escolha mais acertada em termos de consoles de mesa disponível hoje.

Julio Santos
Julio Santos
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Agosto de 2023 22:42

Mário, em sua opinião, acredita que o direct storage (ou tecnologias semelhantes, RTX IO?) possa atenuar esse problema com os shaders no PC?

Julio Santos
Julio Santos
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Agosto de 2023 8:21

Entendi. Obrigado pela explicação.

Juca
Juca
Responder a  Julio Santos
4 de Agosto de 2023 23:10

Entendo a lógica, Julio, mas quem tem dinheiro não precisa ou costuma ficar só numa plataforma. No geral, acho que o gosto e crenças pessoais, predominam na hora de decidir o que é melhor pra si.

Às vezes melhor é jogar o que se tem, às vezes o melhor é jogar o que se tem vontade, às vezes é jogar com custos mais baixos, às vezes é ter uma boa relação custo/benefício sem gastar em demasia, às vezes é jogar com os melhores gráficos possíveis… Então, no fim, cada um sabe o que é melhor pra si, se for sincero como seus próprios desejos e limitações.

Hoje eu prefiro consoles pra jogar, e minha preferência como plataforma preferencial é PS. Mas sempre lembrando que são gostos e limitações que, normalmente, regem que é o melhor pra cada um. Se você perguntar pra qualquer um, com qualquer plataforma que seja, sempre haverá uma lista de motivos pra justificarem sua plataforma como melhor, e no geral, ninguém vai estar errado, pois sempre haverá motivos que justifiquem uma escolha, mesmo que nos possa parecer absurda ou uma completa falta de conhecimento de outras coisa fora de uma bolha em que o sujeito vive.

No fim, toda essa guerrinha de consoles, console vs PC, e esse ambiente tóxico em que vivemos tem mais a ver com busca de aceitação e pertencimento a um grupo que aceite e apoie as suas escolhas, mesmo que essas sejam insensatas, injustificáveis, desarrazoadas e etc. A guerrinha, além de ter um braço comercial por trás, é resultado meramente de individuos que buscam aceitação e apoio em suas escolhas é algo que vale pra formação de qualquer grupo social, e por mais que pareça ignorante, ou animalesco que seja, é algo que as ciências psico-sociais já explicaram e vemos diuturnamente acontecer por todos os lados na política, religião, futebol, games e etc.

Infelizmente, muita gente tem a necessidade de anular a ideia que lhe é divergente pra justificar a sua própria escolha, a ideia de que o seu ego está sempre certo… E infelizmente isso não acaba nunca, é da natureza humana, o resto é utopia.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
4 de Agosto de 2023 20:17

Off – O canal do YouTube Playstation Milgrau fez um vídeo interessante sobre o provável PS5 PRO
https://youtu.be/2hFjD70cADg

Juca
Juca
Responder a  Júlio Esteves
5 de Agosto de 2023 1:58

Até agora, baseado nas informações de vazamento, se forem reais, acho que o Mário foi quem melhor abordou a questão, e imagino que será o palpite que mais se aproximará das specs finais, se forem os tais 60 CU como falam, 54CU ativos faz bastante sentido. O Clock sugerido pelo Mário também é bem razoável e tem bom argumento, e mesmo calculando como se fosse tudo RDNA 2 ainda, os Tflops bateriam bem próximos do que seria cosiderado o dobro de potência para o PS5 base.

Edit: Júlio, continuous boost não é aquilo que ele fala no vídeo, ali é uma informação errada. O Mário já explicou aqui o que é e como funciona o Continuous boost.

https://www.pcmanias.com/as-diferencas-entre-boost-clocks-e-continuous-boost-e-para-que-serve-o-smartshift/

Last edited 1 ano atrás by Juca
Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Juca
5 de Agosto de 2023 3:49

Valeu pelo comentário.

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