Numa recente entrevista, Adam Kozak da AMD confirmou o suporte DirectML da Radeon VII. Perante este suporte, uma alternativa ao DLSS da Nvidia está a ser preparada pela AMD para lançamento nas próximas drivers.
É oficial, a Radeon VII suporta DirectML. O directML é uma capacidade ligada à aprendizagem do GPU (Machine Learning), suportada no DirectX 12 e destinada a usar a inteligência artificial na criação de novos jogos.
Um bom exemplo de IA é o DLSS da Nvidia (Deep Learning Super Sampling) que usa um algoritmo baseado na aprendizagem da máquina que melhoras as performances oferecendo uma reconstrução de imagem que é superior à obtida usando TAA (Temporal Anti Aliasing). Os resultados oferecidos pelo DLSS tinham já sido demonstrados no passado pela Microsoft nas demonstrações do DirectML, e isto quer dizer que uma alternativa multi vendedor ao DLSS da Nvidia está a caminho.
O directML foi escrito para todo o hardware DirectX 12, tal como o DXR, e tanto um como outro explorarm as capacidades de aceleração do hardware presente nas arquitecturas modernas. Na prática isto permitirá aos criadores acesso a características semelhantes aos Tensor Cores da Nvidia, da mesma forma que o DXR permite o uso dos RT Cores dos GPUs Turing. Mas o interessante saber-se aqui é que a Radeon VII pode ser usada para apresentar algo equivalente ao DLSS, mas sem o uso de hardware proprietário, numa solução genérica.
Adam Kozak refere ainda que a “Radeon VII apresentou excelentes resultados” nas experiências feitas com o DirectML.
Na demo da Microsoft (imagem de baixo), a resolução da imagem original foi aumentada quatro vezes face à resolução original (de 1080p para 4k), produzindo uma imagem de elevada qualidade e com baixo aliasing.
A técnica foi apresentada pela Microsoft no SIGGRAPH 2018 tech talks na apresentação “Deep Learning for Real-Time Rendering: Accelerating GPU Inferencing with DirectML and DirectX 12” e mostrou hardware da Nvidia a passar o Forza Horizon 3 de 1080p para 4K usando o DirectML, em tempo real.
O DirectML será acrescentado ao Windows 10 como parte da actualização de primavera 2019, e devemos ouvir mais sobre ele na GDC 2019.