Queres saber quanto vale o CU optimizado para o Tempest engine da PS5?

O Tempest Engine da PS5 é uma unidade de computação especial. Ela foi alterada para ser completamente autónoma naquilo que faz, tendo sido transformada e optimizada!

Não é preciso irmos muito mais longe do que as próprias palavras de Mark Carny no seu video de apresentação da PS5. Eis o que ele tinha a dizer sobre a Compute Unit optimizada que correrá o Tempest Engine:

Mas antes de citarmos Mark Cerny, vamos começar por referir outros pontos que este referiu.

Cerny começa por elogiar o audio da Playstation 3. O Cell era extremamente eficiente no cálculo do audio, e são vários os artigos que elogiam a qualidade do audio que era conseguido na Playstation 3 graças aos SPUs.

Eis alguns links que podem visitar sobre o tema:



PS3 AUDIO OUTPUT IS PHENOMENAL

PS3 AUDIO QUALITY WOW

AM I CRAZY, OR DOES THE PS3 HAVE NOTICEABLY HIGHER QUALITY AUDIO THAN THE PS4?

HOW CAN THE PS3 SOUND SO GOOD

Ora o conceito por detrás do Tempes Engine parte então daí. Se a Sony tem uma unidade, como o Cell que se supera no processamento audio, a ideia era fazer algo idêntico! vamos então citar Mark Cerny!

O Tempest Engine  é baseado na tecnologia de GPU da AMD. Modificamos uma unidade de computação de modo a torná-la muito próxima das SPUs do PlayStation 3. Lembram-se de quando eu disse que elas eram ideais para áudio, então o Tempest Engine não possui caches, tal e qual como uma SPU, todo o acesso aos dados é via DMA, tal e qual como uma SPU. O nosso objetivo era que ele tivesse mais potência do que um CPU, graças ao paralelismo que uma GPU pode alcançar e, da mesma forma, seria mais eficiente que nossa GPU, graças à arquitetura de SPU, com o objetivo de tornar possível quase 100% de utilização.

Cerny refere ainda que este SPU é autónomo, e que a sua capacidade de processamento supera os 8 núcleos Jaguar da PS4. E impressionante é Cerny falar em quase 100% de utilização, algo que os CUs de um GPU não conseguem de forma alguma. Por isso ele refere ser mais eficiente que o GPU a fazer a mesma coisa.



Eu apostaria que a AMD vai futuramente usar nas suas soluções audio esta situação.



error: Conteúdo protegido