Quedas de vendas da Xbox é algo notório, e permite à Sony maior domínio dos últimos 20 anos

Nunca nos últimos 20 anos a Sony teve uma liderança de vendas tão marcada nos EUA!

Xbox, Xbox 360, Xbox One e Xbox Series. Estas são as consolas que permitem à Microsoft estar no mercado desde Novembro de 2001!

Estamos a meio de 2024, e a Xbox está no mercado há 22,5 anos!

Mas esse período de nada valeu, pois nos últimos 12 anos, tudo o que a Microsoft tem feito, tem sido no sentido de destruir a sua consola.

Vamos ver um comparativo de vendas apenas nos EUA, o território onde a Xbox mais vende (até Abril e 2024):



Aqui vemos alinhados os primeiros 4 anos e meio de vendas nos EUA da PS4/Xbox One e da PS5/Xbox Series (Nota, valores estimados uma vez que a Microsoft não revela números reais).

Ora no ano do seu lançamento a PS4 vendeu mais 200 mil unidades que a Xbox One (1.1 para 1)

Já a PS5 e XBox series, apesar de venderem menos que a PS4/Xbox One respectivamente, devido às restrições de produção causadas pelo COVID, viram a PS5 vender mais 470 mil unidades (1.3 para 1).

No segundo ano, tanto a PS4 como a XBox One tambem venderam mais que as ainda afetadas pelo COVID a nível de produção, PS5 e Xbox Series, receptivamente. A PS4 vendeu mais 310 mil unidades (1.1 para 1)

A PS5, no seu segundo ano, vendeu mais 550 unidades que as Xbox series (1.2 para 1)



O terceiro ano, ultimo ano sob influencia das restrições impostas pelo Covid, ainda vimos as vendas da PS4 e da Xbox One a passarem as da PS5 e Xbox series. A PS4 vendeu mais 990 mil unidades (1.2:1).

Já a PS5 vendeu mais 1,18 milhões de consolas que as Xbox Series (1.3 para 1)

O quarto ano vê o fim das restrições do Covid, e nesse aspecto as vendas de consolas de nova geração disparam. Mas infelizmente só para a PS5, pois a Xbox começa um ritmo de queda de vendas vertiginoso.

Assim, quando a PS4 vendeu mais 370 mil unidades que a Xbox (1.1 para 1), a PS5 vendeu mais 3,1 milhões que a Xbox (1.8 para 1).

Em 2024 e até Abril, altura abrangida pela tabela, o que vemos é que a PS4 tinha vendido mais 380 mil unidades (1.2 para um), e a PS5 vendeu mais 750 mil unidades (2.3 para 1).



Ora para vermos a ultima vez que a Playstation vendeu numa proporção de 2.3 para 1 no Território Norte Americano, teremos de recuar 20 anos, altura em que a Xbox Original estava no mercado à 2,5 anos. Dessa data para a frente, nunca a Sony tinha conseguido algo parecido…

Esta situação mostra bem o declínio a que a Microsoft levou a marca Xbox… A valores comparativos de vendas de Abril de 2004, uma altura em que as pessoas não queriam a Xbox por ser uma consola desconhecida e que entrou tarde no mercado. Em 2024 as pessoas não querem a Xbox não por esses motivos, mas porque sabem que a nível de suporte, especialmente exclusivo para a consola, nada podem esperar de jeito da Microsoft.



32 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Trevisan
Trevisan
9 de Maio de 2024 8:46

Se caso a Nintendo não lançar um console que faça concorrência tecnológica com a futura PS6, então senhores, sinto informar que o mercado será de um console só. E a Sony está doidinha para que isso aconteça. E RIP Xbox.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Trevisan
9 de Maio de 2024 10:23

Vc realmente está vendo o mercado que eu não estou vendo!

Juca
Juca
Responder a  Trevisan
9 de Maio de 2024 13:11

Infelizmente, os fortes rumores é de que a Nintendo lançará um portátil novamente, embora digam que poderá ter upscale pra 4k com DLSS por ser portátil, certamente limitará bastante a questão dos fps em jogos com muito grafismo. Mas tudo é questão do gosto do cliente ao fim.

Hennan
Hennan
Responder a  Trevisan
9 de Maio de 2024 13:21

A Nintendo teve a geração mais lucrativa da história. Por que mudaria? Switch 2 será bem menos potente do que imaginam. O foco será preço e portabilidade.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
9 de Maio de 2024 12:07

E se todos nós estivermos a ver mal as coisas, isto é as aparências a curto prazo. E se os planos da MS é controlar tudo e todos, pc e consolas a longo prazo.
Não digo que tudo estava planeado com as recentes evoluções, mas que a MS se adapta para atingir a mesma meta … a longo prazo.
Depois do processo da ativision houve uma revés, uma batalha não o fim da guerra.
O steam será uma peça importante que supostamente a MS deverá querer controlar.
Talvez a maneira mais prática de o conseguir seja a aparente desistência das consolas, tornar-se meio third mas sem deixar de vez o hardware… uma aproximação às steams machines.
Uma tentativa de aquisição da steam deduzo que neste cenário seria bem mais fácil.
Depois com ela na sua posse quem garante que não pode retomar a uma consola em paralelo?
Teria certamente outras valias neste cenário onde as suas ips poderiam a gosto tornarem-se novamente exclusivas. Talvez a Sony não esteja tão à vontade quando isso. Ninguém sabe o que a liderança da MS pensa a longo prazo. 10 anos chegam?

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Nuno Sousa
9 de Maio de 2024 12:29

Era como se a atual steam fizesse uma consola.
Ou de outro modo, era como se uma nova série X fosse a steam machine e uma nova série S a consola.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Nuno Sousa
9 de Maio de 2024 13:03

Eu já pensei nisso também, mas não faz muito sentido. As pessoas votam com a carteira e depois da confusão que a MS fez com essas aquisições, perdeu total credibilidade no mercado de games. Difícil de recuperar confiança, muito menos em 10 anos. E também não vai aprender a administrar Studios e fazer grandes jogos da noite pro dia! O mercado de consoles é nicho e quem sustenta essa indústria exige qualidade!

Juca
Juca
Responder a  Nuno Sousa
9 de Maio de 2024 13:13

O plano dela sempre foi esse, mas assim, são 24 anos dando errado, é preciso também imaginar que o plano dela nunca dê certo, mesmo o Gamepass está com crescimento estagnado.

Hennan
Hennan
Responder a  Nuno Sousa
9 de Maio de 2024 13:14

Isso é uma viagem. Primeiro, isso não é um plano. Eles estão completamente perdidos há uma década. Segundo, não vejo a Microsoft colocando dinheiro suficiente para adquirir a Steam. Terceiro, o sucesso da Steam não vem do nome, mas de suas práticas. Nas mãos da Microsoft, fecharia em 5 anos.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
9 de Maio de 2024 17:24

Também concordo.

Aliás, um vídeo complementar do Tek Syndicate ilustra bem a situação, em especial com o mercado de PCs. A teoria do Jardim Murado foi bem explicada.

O vídeo foi legendado pelo Cristiano Guião: https://www.youtube.com/watch?v=aSabGJlOv3M

Last edited 7 meses atrás by Carlos Eduardo
Hennan
Hennan
9 de Maio de 2024 12:40

Sabe a parte mais engraçada. A Sony fez de tudo pra fracassar nessa geração, focando em GaaS. Ainda assim, a Microsoft se matou.
É muita incompetência pra uma gestão.

Andrio
Andrio
Responder a  Hennan
9 de Maio de 2024 12:55

Microsoft é a maior vendedora de Playstation.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
9 de Maio de 2024 13:19

Pois é, a PS foi pro PC e pros serviços, acho que se não fosse pelo VR e FF eu já teria desempolgado geral com PS. Embora eu curta seus jogos, poucos deles me fazer realmente querer ter um console ou não achar que posso esperar pra jogar. Meu maior apelo por PS hoje é a Naught Dog que não tem lançado nada novo nesses 4 primeiros anos e os FF single player, fraquia de que sou fã quase que incondicional. Mas o VR me empolgou bastante nessa geração, cogito até comprar um console mid gen coisa de que sou contra, se as coisas ficarem melhores pra ele. Mas também estou de olho no metaquest já que lá tem exclusivos que eu gostaria de jogar.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Maio de 2024 15:58

Percebo, mas falo de o ter comprado logo no início e de como a biblioteca não evoluiu muito pro que eu gostaria, vejo muito as coisas indo pra games como serviço ou souls-like e rogue-like, coisas que sinceramente não me interessam. Mas lógico, há coisas pelo meio que me empolgaram, só acho que se não fosse pelo VR eu acharia tudo muito mais “boring”…

Sparrow81
Sparrow81
9 de Maio de 2024 12:57

Eu creio que SX/SS venderam muito menos que isso. O VGCHARTZ estima que vendue cerca de 28 milhões e eu duvido que chegou aos 25 milhões. E explico: A nova geração de Xbox começou da pior maneira possível, sem exclusivos firt party. Depois de 1 ano vem um Halo Infinite que foi uma vergonha e outros jogos medíocres. Não acho provável que depois de tanto flop ainda teve quase 30 milhões de pessoas querendo ser enganadas. Acho muito pouco provável na verdade.

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
9 de Maio de 2024 13:06

Pode ser que parte nem ligou para isso e sim para um Series S bom para emuladores, ou seja, console de última geraçao para rodar jogos de gerações de 20 anos para trás

Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
9 de Maio de 2024 13:20

A questão foi a pandemia. Só tinha Series S disponível. Você estava preso em casa, em busca de entretenimento. GPU caríssimo, notebook um assalto. PS5 inexistente. A pessoa levava um Series S. Por isso, sempre afirmei que os números do início da geração são enganosos. Foi falta de opção.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
9 de Maio de 2024 13:21

Acredito que o Gamepass ajudou bastante na venda de consoles da MS, mas acho que o Gas nidso acabou já, quem tinha que se empolgar já foi, agora só empurrando CoD por lá.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Maio de 2024 16:02

O que falei foi mais no sentido de que sem o Gamepass teria sido muito pior, pois ao menos havia com este a percepção de jogar mais por menos, já que a MS não acertou a mão no que lançou até agora, digo, salvo HiFi Rush quase todo jogo foi pouco apelativo, mesmo com todo o marketing em cima.

Last edited 7 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
9 de Maio de 2024 13:42

OFF: Enquanto uns choram, outros ganham. É impressionante como as empresas ainda não entenderam que o foco precisa ser nos jogos.
https://x.com/Genki_JPN/status/1788463122703061020

Juca
Juca
Responder a  Hennan
9 de Maio de 2024 16:03

Capcom, provavelmente, já é a melhor editora dessa geração, tá acertando a mão em tudo!

Deto
Deto
9 de Maio de 2024 17:02

ex Funcionário da MS confirma tudo que nós já falamos a uns 5 anos atrás:

https://www.gamevicio.com/noticias/2024/05/gerente-microsoft-culpa-compra-activison-pelo-fechamento-estudios/

gamepass acaba com a venda de jogos

e veja só… Lembro dos fãs de xbox dizendo “é mentira, GP aumenta a venda de jogos, o Phill disse”

https://www.eurogamer.pt/phil-spencer-diz-que-o-game-pass-ajuda-a-vender-mais-jogos

Tá ai…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
9 de Maio de 2024 18:08

OFF

Interessante esse texto que um ex-funcionário da Microsoft escreveu em seu perfil do Linkedin: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7193668143305670657?updateEntityUrn=urn%3Ali%3Afs_feedUpdate%3A%28V2%2Curn%3Ali%3Aactivity%3A7193668143305670657%29

Vou transcrevê-lo:

Existem duas razões pelas quais todos esses estúdios da Bethesda fecharam, e nenhuma delas tem a ver diretamente com a Bethesda…

Game Pass e Activision.

O maior paradoxo do Game Pass é que basicamente todos os jogos que são lançados no serviço fracassam muito em alcançar suas metas de vendas. Faz sentido, por que pagar o preço cheio para comprar um jogo quando você pode jogá-lo de “graça” como parte de sua assinatura? Isso é compensado, de certa forma, atribuindo partes da receita aos jogos de maior sucesso no Game Pass todo mês, mas há fatores que trabalham contra os jogos. Nomeadamente, o fato de que a maioria dos jogos não permanece no topo do ranking por mais de um mês ou dois, e também que o crescimento do Game Pass estagnou. Então jogos como Hi-Fi Rush, que é incrível, diga-se de passagem, recebem um pequeno aumento de receita por serem o jogo popular do Game Pass por um mês, depois a receita despenca quando todos passam para a próxima novidade. O pobre Redfall teve um destino ainda pior, já que teve um lançamento problemático e nunca teve uma chance.

Esse sistema estava bem por um tempo, quando o Game Pass estava crescendo rapidamente, mas agora desacelerou consideravelmente e a quantidade de receita que ele atribui aos jogos não está acompanhando os orçamentos para fazê-los.

Mas, nada disso teria importado mesmo há 3 ou 4 anos atrás porque naquela época o Xbox era basicamente um erro de arredondamento nos livros da Microsoft. A divisão ganhava algum dinheiro, mas mais importante, não custava muito e outras partes do negócio cobriam facilmente o déficit. Depois, o Xbox entrou numa farra de compras e gastou muito dinheiro na Bethesda, e gastou muito mais na compra da Activision. Agora, o Olho de Sauron se virou, e espera-se que o Xbox comece a recuperar aqueles 70 bilhões de dólares, ou pelo menos corte as despesas ao osso (e mais um pouco) enquanto tentam.

Isso nos leva de volta ao Game Pass. Até agora, as grandes apostas para impulsionar novas assinaturas (Redfall, Starfield) não geraram crescimento suficiente, e não há muito no horizonte que possa reativar o ímpeto. A melhor aposta é COD, mas você realmente arrisca a receita de vendas garantida que essa franquia traz colocando-a no Game Pass no primeiro dia e potencialmente perdendo vendas massivas? Não sei quais são os planos, mas ou você coloca no Game Pass e perde dinheiro, ou não coloca e os assinantes se revoltam porque pensam que era isso que eles haviam contratado.

COD ficará bem, assim como os outros mega estúdios com grandes IPs, mas você está vendo o impacto; todos esses estúdios menores que fazem jogos realmente interessantes vão desaparecer, simplesmente porque, por mais bons que jogos como Hi-Fi Rush sejam, eles nunca vão ganhar dinheiro suficiente para cobrir aquele buraco de 70 bilhões de dólares que o Xbox agora tem que sair.

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
9 de Maio de 2024 19:16

Mas não foi tudo dito no passado. A galera finge que não sabia. Mas estavam todos felizes enquanto o cheque era gordo.
Vou fazer apenas um acréscimo. Após a aquisição, acreditei que a Microsoft seguraria o rombo por mais uns 3 anos. Como última tentativa de destruir a concorrência. Mas surgiu a IA. Eles tem muito dinheiro, mas o investimento em infraestrutura é grande até mesmo para uma empresa trilionária. E é um investimento imediato, porque cada segundo conta nessa corrida. Nesse sentido todos os custo passaram a ter maio escrutino da empresa, de forma a manter rentabilidade. E o buraco chamado Xbox terá que ser fechado. Teremos dias sombrios a frente.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
9 de Maio de 2024 19:25

Faz sentido, não tinha pensado por essa ótica.

Interessante de pensar que talvez se o “boom” da IA tivesse ocorrido um pouco antes em 2021, a verba de 70 bilhões poderia teria ido para investir integralmente em infraestrutura de IA ao invés da compra da Activision.

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
9 de Maio de 2024 19:28

Provavelmente não teria a oferta.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
10 de Maio de 2024 4:10

A última notícia, de Rumor, é q a MS quer fazer UM data center de 100 bilhões, junto com a Open IA.

Imagino que não deve ser o Único q eles esperam montar…

Last edited 7 meses atrás by Deto
error: Conteúdo protegido