Os criadores do jogo dizem que vão continuar a trabalhar a ver se melhoram as coisas, mas que o atual estado do jogo na consola é inaceitável
A série S é uma espinha na garganta não só dos criadores de software para esta geração, mas igualmente para os consumidores, que estão a ver muitos jogos presos aos limites da consola. E nesse sentido foram já inumeros os criadores de software que já se pronunciaram sobre a consola, querendo que a Microsoft acabe com a necessidade de paridade e até de suporte à mesma.
Agora a mais recente queixa vem da TeamKill Media com o seu jogo Quantum Error, onde, numa entrevista ao GamingBold, o seu co-fundador Micah Jones, quando questionado sobre se a Séries S estaria cumprir com a promessa dos 1440p 60 fps, veio referir que as coisas não são tão floreadas como a Microsoft as pinta.
Assim, este criador referee que para essas especificações, o jogo teria de ser criado a pensar na consola e melhorado para as consolas superiores. Mas que isso criaria limitações diversas às capacidades que o jogo poderia ter!
O seu jogo, que corre no Unreal 5, não está pensado dessa forma. Com o avanço do software, o hardware da S está a ficar cada vez mais para trás. E para a equipa “os gráficos são super importantes, e o estilo artístico que se apoia no escuro e na luz nesses locais escuros é a componente que mais me excita. Quero puxar a tecnologia ao máximo que ela me permite. Eu podia ter feito um jogo com cenários verdejantes e agua a refletir com um céu imensamente alegre, mas quando se usa metal, vidro, metal e mais metal, e um pouco mais de metal e se usa iluminação global em espaços escuros é que a luz se espalha naturalmente entre os espaços e esta luz que reflete é excitante mal a vemos, pelo que não conseguimos voltar às velhas técnicas de iluminação. Assim, para o nosso estúdio, não vamos construir jogos baseados em especificações inferiores. Isto é o que me excita desde que era criança e é o que estou a conseguir fazer com o Quantum Engine usando a tecnologia da Nvidia no PC. Claro que depois temos o Noah Jones, o outro co-fundador que só pensa na performance, o que permite balancear as coisas. Mas no PC, as especificações mínimas não irão abaixo do que permite o que está implementado na PS5, puxando depois as 4090 o máximo que pudermos.
Mas falando especificamente sobre a versão da Xbox Series S, jones refere que atualmente o jogo nesta consola é “inaceitável”, e que a sua equipa ” Não o lançará neste estado”.
Mas o jogo poderá vir a funcionar na série S? Segundo a equipa “Não estamos ainda 100% seguros disso, a Série S funciona, mas corre o jogo de forma muito pobre, com baixos fotogramas e a sua resolução é altamente fraca. Vamos continuar a trabalhar, mas o atual estado do jogo é inaceitável.”
La vai o tio Phil ficar mal na fotografia, ou admite que vai haver jogos que não serão possiveis na Serie S ou o melhor ecossistema para se jogar sem jogos fica complicado.
Mas os devs tambem têm que meter um travão, se o jogo é injogavel na Series S, assume-se que na PS5 e na Series X é aceitavel mas para se jogar como deve ser é necessário um computador na NASA. Passam a ser jogos de nicho e isso também não rende, penso eu
É uma molecagem na indústria esses jogos mal otimizados.
O Phil Spencer diz que não vê um mundo onde a S não esteja incluida, deve ser um mundo que ele não quer ver em que há quem não queira incluir a S, uma declaração que um dia o vai perseguir, como aquela em que ele dizia que um dia que o Halo perdesse o rumo, era o dia em que a Xbox perdia o rumo…
Este tipo é uma pérola.
Isso lá adianta, há muito esse sujeito diz essas groselhas e está aí, comprou uma porrada de estúdio e ninguém aprendeu nada… É pra se acabar com tudo mesmo.
Esse estúdio fala tanto que no início parecia apenas uma reclamação normal e hoje vejo como jogada de marketing. Querendo ou não, receberam muito mais destaque com as declarações sobre o series S do que teriam normalmente.
Talvez seja o hora de redefinir o significado de ” Inaceitável “, pois para muitos o discurso ou marketing para justificar as falhas, limitações, incompletudes ou impossibilidades é aceitável, infelizmente.
Uma hora o mercado seleciona mesmo, Júlio, mas há sempre quem goste de porcaria, e até adoecer disso, demora um pouco. Ruim é que tem sempre gente a ser enganada ou se iniciando no ciclo das porcarias.
Problemas à parte nessa questão de limitação de hardware é ver que pra muitos estúdios o avançar da tecnologia só serviu para os desenvolvedores fazerem menos… Ao que parece, muita gente usa engines antigas com implementação de RT e é só isso, jogos ultra comedores de processamento e nem bonito parecem, absurdo tudo isso. Quero ver o software avançar a dar visuais mais bonitos e com performance, jogo feito pra 4090 ou core i9 não é jogo.
Ou agora tudo é um novo crisys?
O motor da Bethesda tem 25 anos… e tem sido remendo em cima de remendo. Nada de alterações estruturais.
Off: Jason Schreier on X: “Embattled video game conglomerate Embracer Group is looking to sell Borderlands maker Gearbox just two-and-a-half years after purchasing it for $1.3 billion, Bloomberg News can confirm. Gearbox will also explore spinning off and going independent: https://t.co/ua7hbVNKL0” / X (twitter.com)
Será a grande oportunidade para os grandes desenvolvedores adicionar IPs e estúdios de qualidade ao portfólio. Embracer vai virar pó mais rápido do que cresceu.
Meu medo é quem vai comprar, não gostaria de ver nem MS, nem Sony e nem EA, nem T2 a comprá-la.
Isso, de crescer muito rápido de forma insustentável, seria que aconteceria sem o financiamento do Windows e Office para o xbox
Quem paga as despesas correntes, e garante isso, no xbox é o office e windows.
Mas também a gente tem que ver quanto tempo dura essa “grana infinita”
Tem outra coisa, que eu falei já aqui sobre a xbox virar third party, a MS vai aceitar fazer jogos com lucro de jogos?
ou ela vai exigir dos jogos “xbox” lucro igual de monopólio de Windows e Office?
[OFF] Na hora do almoço estava a dar uma olhada no Youtube e o mesmo me recomenda a live do Monthly do Forza e algo lá me deixou bem preocupado, a questão do lançamento Premium.
No final da conversa com o diretor do jogo a apresentadora dá ênfase a versão Premium que te dá direito a acessar ao jogo 5 dias antes do lançamento “normal”.
Já perceberam o quanto é perigoso mais essa ação que a MS está promovendo?
Espero que nunca aconteça, mas fica a curiosidade se um dia a Sony fizer isso, se todos aqueles que são “isentos” irão criticá-la.
Sobre o forza uma coisa estranha foi ver pop-in na calota de um carro que estava ao lado na largada.
#Update
Modos do Forza Motorsport
Performance: 4K 60fps
Performance RT: RT 60 fps – resolução variada (<4K)
Visual: 4K RT 30fps
*Não se sabe se isso é no Xbox ou no PC
Se não, questão de tempo. O sucesso de Starfield no dito pré lançamento foi o prego no caixão. Isso vai virar rotina assim como DLC, lootboox, on-line pago, etc. E em um ano todos os desenvolvedores adotarão a mesma prática. Existe um bando de baleias que destroem toda a indústria. Triste com o futuro.
drm, microtransação…..
Pelos comentários da DF a versão do Series X terá RT in game. Mas baseado na performance atual do GT7, fica evidente que há espaço pra upgrade. Evidente que com resolução menor e sem iluminação global.
Devem ser aqueles RTs só pra reflexo de lataria. RTGI é pouco provável, quanto mais o temível e completão path tracing, esse é pra esquecer nessa geração de consoles, a menos que sejam bem joguinhos antigos.
Acredito que a versão de PC terá RTGI. Mas não nos consoles. Já avisaram que o PC terá um modo gráfico exclusivo.
Não, falava do SX mesmo… RTGI a Nvidia é bem capaz, resta saber se vai haver outro acordo com a AMD pra “miá” o negócio.
GT7 é 120fps em 1080p
Basta Forza ser 60FPS em 1080p para ter RT.
A lógica é ser a versão console, não tem porque limitar a versão RT a 30 no PCse tem settings e níveis de ajustes e placas como a 4090. Mas é esperar pra ver o nível de RT no jogo.
Porque Forza é sempre assim, em dia de apresentação fala um monte de coisa, coloca spec lá no alto e 1 dia depois a verdade aparece?
Não é 4K nativo em nenhum modo, isso quem diz é a DF, aos 5:15 do vídeo deles.
O modo performance RT é 60 FPS com RT…
E amanhã vou falar dele… preparem-se para uma surpresa, pois analisei o vídeo e descobri uma coisa interessante.
expressei mal o certo seria: Não é 4K nativo em todos os modos
Off: Mário, te mandei um email. Depois da uma olhada lá.
Já vi. Eu depois explico na resposta porque não te respondi ainda.