Alex Bataglia da Digital Foundry vem referir que um hardware mais difícil de programar acaba por ter vantagem de performance sobre outro menos difícil de programar.
Ao longo da história, todo o hardware mais complexo de ser programado acabou por ter severas desvantagens. Mas Alexa Bataglia da Digital Foundry pretende explicar algumas das más performances obtidas em alguns jogos da Xbox com o facto de a PS5 ser mais difícil de programar. E nesse sentido, ter mais atenção dos programadores!
E sinceramente estou perplexo com o que ele refere!
Alexa Bataglia tem tomado umas certas posições de protagonismo algo aceitáveis, tal como a sua recente postura em que este, apesar de não ser um programador, mas sim apenas um aficionado, tentar dar lições aos programadores de PC sobre como otimizar um jogo. Um pouco como se isto fosse apenas uma questão de se seguir a receita da avó, e tudo fica bem, e ignorando a tremenda dificuldade que é criar código que consiga ser igualmente preformante em hardware do mais diverso, como é o caso do que existe no universo PC.
Mas agora Alex vai mais longe e sai-se com uma justificativa para as más performances que a Xbox tem vindo a ter em alguns jogos face à PS5, alegando que isso se deve ao facto que a PS5 é mais complexa de ser trabalhada, e como tal requerer mais tempo de atenção.
E esta afirmação é surpreendente por diversos motivos.
O primeiro é que ao longo dos tempos, e isto já desde 2012, temos vindo a ler entrevistas de diversos criadores de software que comparam o API da Playstation com o da Xbox, e o que tem vindo a ser dito é completamente o oposto do que Alex refere.
Não só os devs não consideram o API da Playstation como sendo mais complexo, como até o acham mais simples. Torna-se difícil estar aqui a citar inúmeras entrevistas onde isto foi já referido, algo que certamente os nossos leitores mais atentos não deixarão de postar nos comentários.
E sendo o API da PS5 baseado do na PS4, a complexidade não nos parece que tenham alguma vez sido um problema. Quando muito o desconhecimento do API poderia ser um problema, mas a complexidade… essa nunca esteve em causa, com o API da PS4 a ser considerado muito mais versátil, com vários níveis que podem ir desde o alto nível compatível com o DirectX, ao mais baixo nível (Nível), dependendo do nível desejado de obtenção de performances.
Já o DirectX 12, esse sim, sempre foi considerado complexo. Aliás Brad Wardell, CEO da Stardock, e um dos pioneiros no uso e defesa do DirectX 12, criando algumas das primeiras demos que demonstravam a capacidade do Direct X 12, como o Star Swarm, afirma que abandonou o uso do desse API pela sua complexidade.
Daí que se temos um API que os devs definem como complexo é certamente o DirectX 12.
Mas o segundo motivo pelo qual as frases de Alex Bataglia não fazem sentido é que mesmo que isso fosse verdade, que o API da Playstation fosse efetivamente mais complexo e difícil de usar, isso nunca se demonstrou!
Se o API da PS é mais complexo, como com todo o software haveria uma curva de aprendizagem, e isso queria dizer que a determinada altura a PS5 teria de ter sofrido com o seu API. E isso não aconteceu, com os jogos de lançamento da PS5 a mostrarem já vantagem sobre a Xbox série X.
O que se reconhece é que, devidamente explorado, o API da Playstation vai mais ao metal do que o da Xbox, e que as idas ao metal implicam código mais complexo. Mas nada nos garante que isso esteja a acontecer, apesar que, é claro que o tempo dedicado a cada plataforma, pelo número de vendas previstas, não deverá ser igual.
Mas essa não é uma situação ligada diretamente ao API, mas sim a motivos económicos. Mas se a Microsoft promove o seu Gamepass canibalizando as vendas, atirar a culpa da falta de otimização para outros fatores, especialmente ligados à consola concorrente, é algo caricato.
Concordo que não faz sentido, também tenho a convicção que o sdk e a api da ps sejam mais eficazes.
Mas o ponto é sempre o mesmo e já o digo desde a geração passada, as versões dos jogos são sempre feitas a pensar nas PlayStation primeiro porque vendem mais e isso é uma vantagem clara, que mesmo um hardware superior da xbox com aquela margem pode mesmo assim ocasionalmente não ser suficiente.
O último comparativo que vi o wo long (estou a passar este jogo mas fica a léguas de um dark souls/elden ring) e o dead space a xsx vence, o atomic heart não vi mas eide ver.
Achei engraçado como forçaram a barra no wo long. Colocaram na frente do fogo, mostraram o Series X com 1fps a mais e concluíram que roda melhor. Não estou questionando o fato, mas a comparação ficou estranha.
Estou a jogar Elden ring no ps5, jogo é bom demais. Só a performance que não é das melhores, acredito que o ps5 conseguiria rodar no modo qualidade em 60 FPS sem problemas, aparentemente o gráfico não é muito exigente, faltou otimização, acho que em todas as plataformas. Talvez o problema foi justamente esse dificuldade de otimização.
O grande calcanhar de Aquiles da From
A parte técnica de seus jogos
Engraçado…não me lembro de teres dado esse argumento na altura em que a 360 era a base de desenvolvimento…
José, pense comigo, na era da x360 dizia-se que a ps3 era superior e vamos aceitar como verdade que os jogos eram feitos primeiro todos com a x360 em mente e adaptados a ps3, eu não tenho memória de a ps3 vencer comparativos multiplataforma, pode ter acontecido mas não me lembro.
Passamos 19 anos a frente e temos a situação inversa, quantos jogos a xsx corre melhor ou marginalmente melhor que a ps5? Não são um nem dois.
Portanto este argumento como pode verificar é completamente válido.
Menos válido é o seu asco para com a Microsoft como ainda ontem o ouvi dizer.
Uma verdade! A PS3 possuia um total de 8 processadores, a Xbox 3. A piorar a coisa os processadores da PS3 não comunicavam entre si, obrigando a que a partilha de dados tivesse de ser definida pelo programador. Foi um pesadelo gigante, apesar de a performance do CELL ser incomparavelmente superior. Ainda hoje o Cell é elogiado, mas morreu sem ser totalmente explorado. temos de lhe agradecer pois o GPGPU ainda foi mais complexo e as bases aprendidas com o CELL permitiram avançar para ele rapidamente.
Nesta geração temos duas consolas com arquiteturas identicas. Ambas RDNA 2, mas uma com mais paralelismo, e outra com alterações para mais rendimento interno. A diferença entre as duas é que o usar as vantagens da PS5 requer programação adicional pois não são sistemas standard. Daí que jogos que não tirem total partido dela serão jogos de 10,28 Tflops contra jogos de 12,15 Tflops. Os que tiram a coisa é bem diferente, pois se bem usada, os ganhos de rendimento podem superar os 18% de performance que as distinguem.
O cell é tão elogiado que foi despachado para o esquecimento o mais rápido possível, lembra-se do pentium 4? Era um cpu muito mais avançado e complexo que o core que na realidade era um pentium m colado a outro pentium m.
Como programador você sabe que quanto mais complexo um sistema é pior é a nossa vida, quanto menos complexo é um sistema e o código melhor é.
O Cell em teoria podia ser muito poderoso, mas chegar lá dava o triplo do trabalho ou era simplesmente inviável.
Quando você diz ” a diferença entre as duas é que o usar as vantagens PS5 requer trabalho extra por não ser soluções genéricas” mais reforça a minha posição que as vendas é que estão a defenir a guerra de performances, uma consola superior não tem conseguido demonstrar isso na pratica tantas vezes como seria de supor porque a mão de obra perde mais tempo na outra versão que vende mais.
O CELL era um CPU genérico capaz de interferir no processamento gráfico. Ainda hoje nenhum CPU é capaz disso!
https://www.gtplanet.net/playstation-3-cell-more-powerful-modern-chips/
E sim, o Cell era trabalhoso! Eu já citei exemplos de código para se perceber a diferença entre programar num CPU normal e no CELL.
A PS5 foi criada para evoluir com o tempo. As consolas da Sony sempre tiveram algo de novo que requer curva de aprendizagem, e a PS5 não é diferente! A ideia é a consola não parar no tempo!
E sim, concordo… as vendas estão a definir a guerra de performances. Se as pessoas comprassem os jogos em vez de assinarem o gamepass, as coisas não estariam exatamente iguais! Agora quando as vendas são 96% PS e 4% Xbox, como se pode esperar que alguém dedique recursos a otimizar da mesma forma?
Pode não estar totalmente errado no que diz, mas me lembro de ler algo antes dos consoles serem lançados, que a CPU eleita pelos devs para ditar o desenvolvimento dos jogos seria a do Ps5 e não a do SX! Por que será? Deve ser pelas customizações que a Sony fez e os devs a acham melhor que a do SX. Ou será que alguém pode me explicar como se elege algo sem uma justificativa válida e numa altura onde não se sabia onde estariam as vendas?
Rui, parece que temos sempre que tratá-lo como criança que é pega na mentirinha… mas pera lá, você já é homem feito! Pare de falar bobagens, uma mentira repetida mil vezes não as torna verdades.
Só de Call of Duty rodando melhor no PS5 já são mais de 2! 😂
Vai ver por isso a MS quer comprar a ABK! 🤣
E nem tô contando Elden Ring, Dirt5, AC Valhalla, DMC5… 🤣
Warzone 1, Warzone 2.0, Vanguard… Tudo performando melhor no PS5! 😂
Warzone, mesmo no modo compatibilidade sem versão nativa!
https://youtu.be/ETfOkIj1Rfc?t=761
Warzone 2
https://youtu.be/xpmCnS3-cwY?t=674
Vanguard:
https://youtu.be/QZBF7Gj0sYU?t=729
Juca.
Eu este fim de semana, vou gastar o meu tempo a ver os comparativos todos da digital foundry (para ver os que faltam ver e reavivar a memória nos outros) desde o inicio da geração.
E depois na noticia de domingo ou segunda partilho o resultado.
Não quero depois desculpas ah e tal ganhou por 1 fps ou esta tudo comprado, ou isto ou aquilo.
Vou perder o meu tempo, o que sair desse meu tempo perdido, para mim é definitivo digas o que disseres.
Porque a digital foundry? Porque é a maior, porque sempre confiei no trabalho deles e porque gosto muito da DF.
Força… aguardamos!
Só não contes os jogos a correr em modo retro, onde a PS4 corre com as velocidades da consola original e a X não! Mas de resto, força!
Poupo-te já trabalho de 1 ano, até Janeiro de 2022.
Se isso é da DF e real temos 23 wins para a ps e 16 para a xsx, faltam ai imensos jogos.
Eu depois vejo melhor.
Mas supondo que essa era a lista final e verdadeira, bato na mesma tecla, eu tenho um ferrari 600 cv em casa que ando com ele ao fim de semana e depois tenho um ferrari 500 cv menos potente e com outras ligeiras diferenças, mas ando com ele ha semana.
Vou para uma pista com ambos e muito provavelmente faria melhores tempos no menos potente, isto é senso comum,
se a xsx tivesse o bus para aproveitar toda a largura de banda disponivel na X e tivesse 20 tf por exemplo não importaria que a ps5 fosse a maquina target a diferença seria tão grande que mitigaria isso 99,9% das vezes.
És assim tão mau condutor? 😜
O texto chega a ser confuso, não sei se é devido a pontuação ou na pressa não conseguiu fazer corretamente a junção das ideias. Nesse trecho:
depois tenho um ferrari 500 cv menos potente
tens uma Ferrari de 500cv ou uma Ferrari de 100cv???
Vou supor que seja de 500cv.
Temos este outro trecho:
Você quis dizer que faria ou não faria tempo melhor no menos potente??
Pergunto isso porque é possível sim um carro menos potente ter tempos melhores que um mais potente, para isso tem que ver ajustes de aerodinâmica, peso, pneus e até mesmo o piloto.
Se, não é realidade, Rui, é hipótese. Se o Xbox One tivesse o poder da nuvem ele faria diferença? E porque não teve? Já sei, é culpa do PS! 😂
Apesar do Mário te ter facilitado a tarefa, acho que devias ver com os teus próprios olhos, de preferência na companhia de umas Oreo que custa menos.
Agora ó, prove lá a vantagem dos 12Tflops sobre os 8TFlops RDNA 1.5, blz! Estamos todos ansiosos para ver o salto geracional do RDNA Full 2.0! E não do SSD RDNA 1.5 que faz fps! 😂
Rui pense comigo… não só a PS3 era mais complexa de se programar, como a motor de jogo mais dominante dessa geração, o Unreal Engine 3, foi pensado para a arquitectura da 360, portanto muito dificilmente a PS3 vencia um comparativo, no que venceu foi na qualidade tecnica e visual dos seus exclusivos.
Não é de hoje que o Rui só consegue ver falhas no projeto alheio e tudo que acontece de ruim ao Xbox é culpa externa. As decisões de mais paralelismo, 2 velocidades de barramentos na memória, API mais genérica tudo é escolha única e exclusiva da MS, bem como priorizar Gamepass em detrimento das vendas… Mas daí, no caso do Cell há uma completa inversão da lógica, embora seja essa realmente a questão à época.
O Cell era superior, embora a GPU do PS3 não, mas o Cell poderia compensar muitos cálculos até a poupar a GPU, porém, por ter sido uma escolha mal pensada por falta de combinar com os desenvolvedores (assim como agora a MS o fez com o SX) o resultado fica a olhos vistos.
E óbvio, com uma API mais PC like, e um 360 com uma base de dianteira de 1 ano já instalada, e tendo-o como a base principal de desenvolvimento para jogos thirdies, o PS3 sofreu bastante.
Apesar do modo de resolução em Wo Long estar marginalmente superior no Xbox Series X (o Tom mostrou um cenário com 55fps no Series X contra 53fps no PS5), a versão do Xbox Series X apresenta problemas com sombras (aos 15:18 do vídeo, o Tom acredita que seja um bug https://www.youtube.com/watch?v=BscI6rznDhg) bem como freeze (alguns segundos com tela travada). Além disso, o modo que prioriza performance está idêntico em ambos.
Então assim, eu não apontaria vitória para uma plataforma que está mostrando mais problemas do que a outra, apesar de ganhar por 2 fps em um dos modos.
Ele disse, que a versão xsx no modo resolução corre o jogo ligeiramente melhor.
2 fps podemos afirmar como negligenciável certo, mas ainda assim num comparativo é uma vitória.
Quanto ao pause que deu no vídeo, confirmo, a mim aconteceu o mesmo naquele exato sítio eu até pensei que o jogo tinha crashado, mas passado uns 5 segundos voltou.
Rui, o problema é que essas diferenças marginais são irrelevantes na prática. Servem muito mais de argumentação em consola war do que um guia para se decidir sobre onde jogar.
O mesmo raciocínio vale para o vídeo de hoje do Gothan Knights (https://www.youtube.com/watch?v=05sw8mdwc2U), onde mesmo após 5 meses de patches, o PS5 continua marginalmente superior ao Series X em performance. Mas são virtualmente idênticos em ambas as consolas.
Agora, Wo Long no Series X vs Series S é algo importante de se comparar, porque não é meramente uma questão de downgrade na resolução ou performance …. o Series S parece rodar o jogo com presets no low se comparado com o Series X.
Vi a pouco o vídeo do Gothan Knights. Basicamente lançaram o game 5 meses antes de estar pronto. Não ficou perfeito, mas agora está jogável.
Fora que essa diferença de fps é tão relativa, há casos em que um console pode atingir até picos mais altos ou mais baixos e o outro tem fps bem mais estáveis, tudo a depender unicamente de determinados efeitos que se tem na tela em que um paralelismo a mais pode ser melhor ou pior pra coisa, assim como a velocidade dos relógios. As máquinas são virtualmente idênticas no que entregam, mas o pessoal fica a querer justificar marketing de empresa, daí ficam a ver diferenças que sequer são significativas, esquecendo o principal que é a qualidade de jogo que entregam.
O meu PC tem mais um pixel que o teu… Calha é sobre o que está fundido no monitor, mas mesmo assim conta como uma vitória!
Apesar de o meu PC anunciar mais 1,87 Tflops (mais que uma PS4) do que o teu!
Lógico, e desconsiderando ainda o que cada um tem entregue, pois o que realmente importa é o pixel a mais! 🙂
Interessante a sua afirmação no segundo parágrafo
Visto que com o Xbox One X o que se via eram versões bem melhores no console da Microsoft, vide Sombras da Guerra e RDR2 onde estes jogas sustentam a resolução 4K com melhores presets e até performance melhor no Xbox
Mas, vc deve ter esquecido do One X
Atomic Heart, Harry Potter e The Calliston Protocol melhores no PS5
OFF – meio que relacionado.
Olha esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=uVdwc66p4nw
Aquela antiga história que PS5 é RDNA 1.5.
Que o xbox tem chance de ter 30% a mais de performance que o ps5.
O tal do Full RDNA 2 ( engraçado que é “full” mas não tem infinity cache, só esqueceram de dizer isso na frase do full …).
O primeiro comentário do vídeo: “I feel like I’ve been hearing about these performance secret sauce stories for years and they never materialize into anything. At this point I’m tired of hearing about what could be possible on a machine I purchased over two years ago, it’s time to actually start showing products with this tech.”
E nem suporta o CODEC AV1 que todos os RDNA 2 suportam!
Quanto ao comentário… não podia ter dito melhor!
Acho que é mais em baixo:
E é RDNA 1.1, não espalhe fake news Tiohildo…
Sua fonte: https://twitter.com/Colteastwood/status/1362245162995314688
O que dizer de um sujeito com visual de adolescente que se apresenta como uma sumidade quando o assunto é Ray Tracing e tem um histórico de abobrinhas ao estilo fanboys dos mais aguerridos?! Ele, em especial, está a jogar a DF na lama com esse tipo de conversa pra lá de tendenciosa, ao não botar a devida culpa ou mérito em seu lugar de direito, por aparente partidarismo, resultando em um pensamento alienado, desligando causas de consequências. Até hoje busca se justificar, das maneiras mais abjetas, por ter falado de uma superioridade inconteste do series X.
E fora o que ele já disse em fórums sobre a questão dos consoles, já o vi justificar uma maior contagem de pixels no console da Sony com um “era chegada a hora de contagem de pixels não mais importarem e que a qualidade da imagem era melhor no console da Microsoft”, ou seja, jogou toda uma avaliação técnica de que sempre se utilizaram na DF para a subjetividade do seu gosto!
Deixo aqui alguma palavra da Sony sobre sua API já no PS4, e diferenças do DX:
“We can significantly enhance performance by bypassing a lot of the artificial DirectX limitations and bottlenecks that are imposed so DirectX can work across a wide range of hardware,”
Outras falas informando que ela oferece aos programadores duas API, ou dois níveis de acesso de API, uma para quem quer tirar performance fácil “wrapper API”, e outra pra quem quer tirar performance máxima (low-level):
“One of them is the absolute low-level API, you’re talking directly to the hardware. It’s used to draw the static RAM buffers and feed them directly to the GPU,”…”It’s much, much lower level than you’re used to with DirectX or OpenGL but it’s not quite at the driver level. It’s very similar if you’ve programmed PS3 or PS Vita, very similar to those graphics libraries.”
“wrapper API”-> “The key is that it doesn’t sacrifice the efficiency of the low-level API. It’s actually a wrapper on top of the low-level API that does a lot of the mundane tasks that you don’t want to have to do over and over.”
https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-inside-playstation-4
Sobre a facilidade na API do PS5 e dificuldades com API da Microsoft, eis aí alguns artigos:
https://www.videogameschronicle.com/news/ps5-developers-are-evangelising-how-easy-it-is-to-work-for-claims-tech-expert/
https://gamerant.com/playstation-5-easy-console-development/
https://pokde.net/gaming/sony/ps5/ps5-easier-develop-games
Uma das coisas que o Cerny preza é a facilidade de desenvolver jogos. Ele tem vindo a melhorar as coisas constantemente! A Microsoft ao ter um API genérico não pode fazer isso!
Alex é um cara bastante entusiasta do mundo PC. Ele surtou com Crysis lá em 2007, e desde então está bastante dentro deste mundo. O conhecimento que ele adquiriu em Ray Tracing é fruto disso, nova tecnologia no universo PC, logo é algo que interessa para ele.
Só que, o Alex é um cara com formação em artes, e não em computação https://de.linkedin.com/in/alexander-battaglia-37960512b . Logo, acredito que ele nunca teve a experiência de trabalhar em um ambiente de desenvolvimento de software. Canais como Modern Vintage Gamer e NXGamer já são formados por pessoas que são do mundo de TI.
Claro que desenvolver software corporativo é bem diferente de desenvolver jogos, mas quando falamos de assuntos como escopo, prazo, o que priorizar, mitigar riscos, o que é fácil e difícil de fazer, crunch, etc... o profissional com experiência em desenvolver software corporativo tende a ter mais facilidade de compreender alguns dos desafios vivenciados pelos times de desenvolvimento de jogos.
Então apesar de reconhecer que a DF faz boas análises no geral, eu ainda acho que eles são um pouco imaturos na percepção sobre como um time de desenvolvimento de jogos realmente funciona.
Só para dar um exemplo, veja esse tweet: https://twitter.com/CarlosEduardoCD/status/1468600155301720068?s=20
Eu nunca desenvolvi um jogo profissionalmente, mas já vivenciei bastante situações de Technical Debt e Technical Bankruptcy em sistemas legados que trabalhei, logo isso facilita bastante para compreender sobre o que aconteceu com a antiga engine do Halo.
Tentei até ler a matéria que você linkou lá mas parece ser só pra assinantes, pois queria ver como a Bloomberg iria desenvolver o tema do desastre ao sucesso pra Halo Infinite! Agora, entendo toda essa problemática de se ir criando um Frankenstein das engines mas do pouco que tive acesso do artigo ele ensinuava que tinham algo a ver com aproveitamento da antiga engine da ainda Bungie quan fazia Halos, mas o que veio a minha cabeça foi, a engine do Infinite não é uma nova engine? Quem a desenvolveu não procurou soluções para os problemas que existiam anteriormente? Porque ainda citar problemas anteriores se a engine é nova, ou pra Bloomberg Halo Infinite saiu como sucesso? Bem, ficou difícil de avaliar isso sem ter lido o artigo.
Mas voltando ao assunto, entusiastas como eu, e provavelmente como o battaglia devem baixar um pouco a orelha e terem ciência e deixarem os outros cientes de o que fala é entusiasmo. Passar seus gostos como tecnicismo é péssimo pra reputação de algo que é visto como de competência e prestígio técnico!
Eu, por exemplo, quando falei de PSVR2 falei com entusiasmo pessoal, mas tecnicamente tentei expor as limitações que observei, pois meu intuito não era fazer propaganda e sim deixar claro que o dispositivo é ótimo, mas não é perfeito, como muita gente até pareceu dizer que era!
Eu também não me vejo devidamente gabaritado para falar sobre desenvolvimento de jogos, já que não faço parte desta indústria. A formação e atuação em TI apenas ajuda a compreender mais facilmente alguns pontos em específico. Já quem trabalha no ramo pode falar com propriedade, como por exemplo, o Cherno, que trabalhou na engine Frosbite: https://www.youtube.com/@TheCherno
Sobre o artigo em específico, eles estavam tentando justificar as razões da 343 abandonar a antiga engine usada até o Halo 5 (chamada Faber), e construir outra engine totalmente do zero para o Halo Infinite (chamada Slipspace). A Faber é antiga, e foi acumulando débitos técnicos (ou gambiarras) ao longo do desenvolvimento de cada novo Halo. Quando a Bungie entregou o código-fonte da engine para a 343, os débitos técnicos foram aumentando a um ponto da engine entrar em estado de Technical Bankruptcy, ou seja, quando a manutenção da engine não compensa mais. Seria algo similar a você ter um gramado na sua casa tão cheio de mato, que compensa mais arrancar tudo e plantar outra grama.
Isso não é necessariamente incompetência de um ou de outro, software infelizmente envelhece, principalmente quando passa por várias mãos. Um desenvolvedor precisa fazer alguma tarefa em cima de um código-fonte desenvolvido por outra pessoa, logo existem diferentes entendimentos, compreensões, o que é mais propenso a adicionar débitos técnicos.
Mais uma vez, Carlos, obrigado pela paciência de didatismo, acho que posso falar por todos aqui que você sempre acrescenta muito e positivamente às discussões. Tenho aprendido bastante. E por isso, obrigado!
A formação do Alex não importa, dado que os conhecimentos que ele possui são efetivos e relevantes.
O que ele devia ter vergonha era de dar lições aos devs com formação na área sobre como otimizar. Isso sim é vergonhoso!
Lol o tweet!
Caro amigo… Cresça e apareça! O rumor foi referido nos comentários a título de conversa, e devidamente identificado como rumor. Nunca foi publicado no website ou dado como verdadeiro! Pelo contrário, até foi referido que não merecia credibilidade para ser publicado
Quanto tiver maturidade, volte e discutimos!
E quanto ao que diz é quase verdade… e mais um motivo para se houver algum fundamento nisso, a compra avançar, pois ela garantiria armas à Sony para negociar IPs.
Virou agora que você espalhou, Mário?!?! Esses doentes estão acostumados a levar boatos como verdades e ficam se roendo por dentro quando acham que algum deles pode realmente se tornar verdade! 🤣😂🤣😂 Anedótico!
A Playstation é de facto a maior divisão, mas a Sony não depende apenas dela. Veja a imagem abaixo mostrando os resultados do último período fiscal da Sony (outubro-dezembro 2022). Veja que a Playstation representa cerca de 1/3 do faturamento da Sony, e 1/4 do operation income. É significativo, mas existem outros setores que produzem bons resultados.
Fonte: https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/22q3_sonypre.pdf
Este homem a responder é sempre um senhor 😉
Suspeito que ele seja uma espécie de budista da tecnologia, sempre centrado, calmo e impávido! 😂
Famosa paciência de Jó!rsrsrs
Cara, tenho certeza que esse sujeito veio de algum grupo de rinha de console, que foi “printado” por alguém (…) que frequenta esse site e compartilhou nesses grupos.
Não é de hoje que o Pcmanias é alvo nesses grupos “democrático” hahaha
Ele veio da seita, só não sabemos de qual! Duffy, Xbox Náticos, etc…
Olha que o Duff foi citado por aqui dias atrás, quem saiba…
Olha, estou falando no nosso “ChatGPT”, o Carlos Eduardo! 🙂 Não do outro colega! Que fique claro!
O esgoto da mil grau está aberto e os ratos já estão aparecendo por aqui!
E à rasca. Esta malta até treme quando eu falo, pois como por norma estou quase sempre certo, eles assustam-se!
Exatamente, Mário!
Veja como a API do PS5 foi “complexa” para este desenvolvedor:
A partir dos 19 minutos da entrevista para a Digital Foundry: https://www.youtube.com/watch?v=Fz9CLNtENLg
Para queles que está ocupado e não pode ver o video ou tem dificuldades com outros idiomas, foi referido no trecho do video que Carlos Eduardo marcou:
DF – Richard: plataforma para desenvolvimento de recompilação é o padrão sólido e confiável para construir durante um período de transição no negócio de console, mas a mudança para um ambiente de desenvolvimento multiplataforma paralelo começou em 2020, quando kits de desenvolvimento para playstation Os consoles das séries 5 e xbox finalmente se tornaram disponíveis o kit ps5 sobreviveu primeiro e o que poderia ter sido um período conturbado para a equipe acabou sendo um pouco mais tranquilo do que o previsto.
Dev: devo dizer que fiquei surpreso por ter que filmar minha reação quando coloquei este jogo em execução pela primeira vez no ps5 porque eu não podia acreditar que tudo funcionou como a entrada apenas funcionou, o áudio apenas funcionou foi uma taxa de quadros saudável estávamos rodando em 4k precisávamos de otimização em 4k para fazê-lo rodar mais rápido, mas como se tivéssemos uma corrida jogo imediatamente como sempre há um obstáculo quando você parte de um jogo pela primeira vez suas primeiras 30 compilações não vão rodar eu tenho como uma tela preta ou o controlador não funcionará, ou normalmente há muito tempo gasto apenas construindo repetidamente apenas tentando fazê-lo rodar qualquer coisa e então você sabe que gastará as próximas 20 compilações você cortará tudo do seu jogo até que você não tem nada, faça isso funcionar e, em seguida, lentamente construa em cima até você perceber o que está errado, mas aqui a primeira construção eu mandei para minha casa imediatamente, eu pensei cara, isso está funcionando e ele estava bem e ele veio na próxima dia e compramos um cabo de 4k porque ainda não tínhamos isso e então ele apenas funcionou e foi muito bonito quando ligamos a interface do usuário e o fizemos rodar em 4k na tela, apenas o vemos com tantos detalhes que estavam muito perto da tv era muito bonito e de repente tentou porque está tudo bem, sim, este é um título de última geração agora.
DF – Richard: mas e a portabilidade em geral, quero dizer, você pode argumentar que a fundição digital traçou os acertos e erros de cross -desenvolvimento de plataforma por mais de uma década agora, mas ainda somos muito estranhos olhando, estamos avaliando o código final, então qual é a pontuação da perspectiva do desenvolvedor e como está trabalhando com a unidade em particular.
Dev: Eu tive problemas antes de outro desenvolvedor que trabalhará em empresas maiores que pensam que estou sendo um pouco irreverente quando falo sobre portabilidade porque, na verdade, acho que portar é mais fácil do que parece, mas isso é porque eu uso a unidade corretamente como se não estivesse tendo para escrever essas ferramentas como outra pessoa, como ferramentas de mecanismo escritas que iremos exportar de uma forma que você pode simplesmente clicar em um botão e as coisas funcionarão, por exemplo, desta vez, quase não tivemos problemas com shaders e normalmente os shaders são uma grande coisa quando você é portado para o console, você tem que reescrever tudo, havia algumas pequenas coisas, mas foi um dia de trabalho em geral, tem sido uma experiência de portabilidade bastante simplificada para a próxima geração, mas eu v e portado para a geração anterior, então é um ecossistema semelhante, então se você conseguir fazer uma porta para janeiro passado, é bastante simplificado poder portar para este canal, então acho que em termos de que eles fizeram um ótimo trabalho você sabe que não está tendo que aprender um novo site você não está tendo que aprender novas ferramentas é basicamente a mesma coisa que é mais avançada e com mais opções disponíveis.
A Sony em 2002 bloqueou a serie GTA nos rivais, portanto esta pratica de bloquear/roubar já vem de há mais de 2 decadas.
Não vale a pena voltar a falar do que se passou na geração ps1 que o Sr Mário vem logo contar me a história da carochinha.
Que roubalheira…
Cambada de Gatunos!
Ou talvez já fosse o outro lado a mostrar a sua competência?
https://www.playstationlifestyle.net/2021/12/15/gta-3-playstation-exclusive/
O artigo da altura da gamespot não falava nessa suposta proposta da take2, mas já vi que isso realmente aconteceu.
Está no documentário a respeito do xbox no youtube, Rui!
Isso é mentira, igual ao que falam do Spiderman negado pela MS. Sei porque vivenciei o momento, não tenho tempo de ler e nem assistir a vídeo
Tem horas, Mário, que acho que o vi no The Bad, The Good and The Ugly… Pois vai ser rápido no gatilho assim lá naquele filme! 😃
Ah, então faz todo o sentido a Sony comprar a T2, pois a Sony sempre tenta comprar quem faz exclusivo pra ela! 🤣
Deixa de delírio vitimista Rui, MS não vai entrar pros Vingadores, se você acha a Sony bandida por isso, o que acha de uma empresa que já pagou por franquias inteiras por muitos anos, como Mass Effect, Dead Rising, e até tirou franquias consagradas da concorrência anteriormente como Tomb Raider, Ace Combat 6… Fora que da Nintendo o Banjo Kazooie e o Conker e agora tirou foi em definitivo tudo da Zenimax daqui pra frente! 😂 Grande crápula essa Sony que paga por FF! 🤣
2 pesos e duas medidas…
O teu conhecimento sobre a roubalheira do GTA é tão grande quanto a matança da Sega ás mãos da Sony.
Rapaz, dá pra sentir teu sofrimento em cada palavra escrita. O que aconteceu aí, tá tudo bem?
pouco a pouco a DF vai se queimando com o público com essas bobagens ai.
e o patrocínio pode sumir assim que eles começaram a “perder”, vide o xbox que pagou a DF para anunciar o SX e depois do inicio da geração sumiu…
ou seja, no fim do dia o que importa para a DF é ser honesta com o público, coisa que não é bem a verdade, vide a cobertura dos lançamentos dos consoles novos onde “não sei não, 2.2ghz na 5700XT não melhora o desempenho no PS5” e no xbox o SS era uma maravilha e não iria atrapalhar em nada o desenvolvimento assim como a memória dividida era “tranquilo” e a DF nem deu atenção para isso.
Encheram de defeito o PS5 e hyparam o xbox pq estavam sendo patrocinados pela MS… começou a geração e o xbox “sumiu” e a DF continuou queimada com muita gente que percebeu isso
Também fazem o mesmo com a Nvidia, no video da 4090 foi bem ridiculo o Alex Bugaga tentando convencer que spiderman 60fps “na verdade é travado” no PS5 e bom mesmo é 120fps na 4090.
O sujeito se prestou a cortar o video do PS5 para 30fps e dar camera lenta para dizer que era “travado”, pois claro… sumiram metade dos quadros de movimento
Sério, vcs tem que assistir:
https://youtu.be/6pV93XhiC1Y?t=279
“é travado a animação”, claro, o sujeito cortou metade dos quadros da animação (60 para 30fps) e comparou com a 4090 120fps cortado para 60fps no vídeo.
o que ele fez foi botar o PS5 a 30fps e comparar com a 4090 a 60fps para dizer como 60fps é travado e precisa ser 120fps para ser fluído.
É por essas e outras que eu não vejo mais a DF… veja como funciona, se vc é o editor, Leadberg, não precisa controlar os jornalistas que vc contrata, basta contratar um Fanboy de PC e deixar ele “solto” para fazer analises tendenciosas e desonestas que beneficiem o PC e a placa que está te patrocinando.
Como provas que ele fez isso? Mesmo sendo verdade, está a fazer uma acusação que não é fácil comprovar! Como comprovas isso?
O video ta ali, deixei marcado o tempo onde ele faz a groselha dos 120fps.
Mário, estou falando sem assistir, mas o vídeo no youtube roda a 120fps?
Se no vídeo aí está a 60 pra comprarar 60 com 120 ele vai ter demostrar de 120 é melhor que 60 ou pondo tudo em velocidade mais lenta ou fakear o fps pra passar a impressão de mais fluidez de um que no outro. Se ele faz qq uma dessas coisas ele está fakeando a situação, pois a percepção de 60 é fluida, por mais que 120 seja ainda mais.
Edit: vi lá e o cara literalmente dá slow de 50% nos 60 fps pra tentar passar a sensação. O que é um absurdo. Ele só pode mostrar a diferença se fizer isso num vídeo de 120fps pois assim dá a impressão errada do que são os 60.
Exatamente o que o alex bugaga fez
Agora percebo… Porque ele ao reduzir a animação 60 fps em 50% está a mostra-la a 30 uma vez que o YouTube só reproduz a 60.
Não, não dá 120! Mas se 60 vs 30 pode parecer ser a mesma coisa, não é… A diferença entre fotógrafas é a mesma, mas a fluidez de movimentos não.
Se a 30 fps podes num movimento vertical de um braço ter apenas 3 posições, a 60 tens 6.
E se a 120 tens 12, a realidade é que mostrar 60 vs 30 mostra uma realidade diferente de 120 vs 60, dando uma ilusão de falta de detalhe completamente diferente.
Eu entendo a coisa para fins de ilustração didática, mas ele não mostrar a real em seguida a exemplificação ilustrativa induz as pessoas a acreditarem que 60 não é suficientemente fluida, e que 120 é que o é.
Fora que os 120 quadros apresentados nem são fruto de processadamento nativo do jogo para dar uma real diferença de performance da placa (como existe no modo 120 do próprio spiderman). Mesmo que a tecnologia seja interessante (notei até um aparente salto nas imagens a 120 em dado momento), essa tecnologis seria algo bem mais útil em jogos a 30 e que realmente carecem de alguma fluidez.
Não acho certo não mostrarem o jogo correndo a 60 na velocidade normal.
Editado: E outra, uma tecnologia dessas que poderia ser mais útil em jogos competitivos, pois a regra por lá é quanto mais fps, menos input lag, resta-se ver se não cria input lags ou até não atrapalha o jogador por criar frames intercalares que não são resultados diretos de inputs instantâneos ou retornos intantâneos de informaçãodos servidores de jogos.
Para mim o que esse sujeito fala pouco importa.
Se ele comprar o Ps5 com uma Rtx 4090, então significa que o Ps5 esta no caminho certo.
Realmente é de se pensar quererem comparar uma GPU que sozinha custa ou custava à época 1600 dólares fora o resto do computador, com um console de 500. Parece até que quem pensa em comprar uma GPU desse tipo está optando por um PS5!
O cara nem se deu ao trabalho de colocar algo do pc intermediário como um 2080ti ou mesmo uma 3090! 🤣
E o Deto tem razão, os caras inda estão mostrando 60fps em slow de 50% motion para dizer que falta fluidez em 60 fps, porque o vídeo é limitado a 60. Só que isso não mostra a realidade que passa os 60 fps! 😂
Lembro eu em 2020 com o anúncio das Rtx serie 30xx, Os “Pcistas” nos grupos de hardware falando que os consoles”nascerão”defasados mesmo antes de ser lançados!
Que uma Rtx3060 iriam fazer os novos consoles comer poeira, e hoje pouco tempo depois, estão comparando com uma 4090.
Comparação injusta? SIM.
Mas pelo menos, escancara a hipocrisia dessa comunidade que se proclama “pcmasterrace” 💁♂️
o início dessa paródia escancara muito bem a mentalidade utópica de muita gente…
https://www.youtube.com/watch?v=HN_U7yyvq1Q
Esse vídeo é muito bom! 😂🤣😂🤣
Lol… Que vídeo espetacular!
Adorei… Matei-me a rir!
Sei…
Semana passada eu dei uma voltinha em uma nave espacial com os Churruminos!
Rapaz, vcs se multiplicam! Esse papinho furado de que joga no PC e é maravilhoso é a coisa mais previsível
e idiota que existe De quem não tem um console novo, muito menos um PC de topo. Se tu realmente jogasse no PC, saberia que as coisas não são bem assim e se quer uma experiência fluida como nos novos consoles vai precisar de uma 3080 pra geração. Isso se lá na frente não vermos a 3080 comendo pó dos consoles, pois eles nem sequer foram aproveitados e estão rendendo muito próximos. Se tu tivesse um PC desses, não estaria arrotando aqui, pois eu conheço bem o pessoal que tem bala na agulha no PC e esses sempre ficaram tranquilos e sabem os pontos fortes de consoles e de PCs. Não desmerecem os consoles, pois estão com PCs parrudos que o que fazem mais é ter um pouco mais de nitidez na imagem e mais fps, que no fim do dia não representam praticamente NADA numa experiência de jogo.
Exactamente. Caso encerrado! Os problemas de o PC ter parado no tempo e não ter pensado em resolver problemas como acessos SSD de alta velocidade, descompressão em tempo real, compilação de shaders, gargalos de comunicação, não tem nada a ver!
É tudo uma cambada de ladrões, uma cambada de chupistas, uma cambada de incompetentes!
Perante isto, nem sei o que andamos aqui a fazer!
Ah sim, e admiro a tua capacidade visual em distinguir 4K nativos e a forma como numa única frase dizes que o PC é que é bom, e que o PC é que é mau!
O que noto desse pessoal que se diz “PCzista” ou finge que é, mas normalmente só quer se vangloriar do potencial máximo que o tipo de plataforma escolhida possibilitaria, mas que não é a realidade dele é que em sua grande maioria esquece que a plataforma é um fim para um meio, ou seja, dão mais valor as peças do que ao conteúdo em si.
Ora o fim é jogar e jogos precisam rodar bem e serem valorizados antes de tudo, e o problema é o pouco valor que dão a isso para justificarem o alto investimento que fizeram pra jogar, onde muitas vezes a diferença de desempenho e qualidade não justifica a diferença de preço.
Veja, não duvido que existam pessoas ricas ou irresponsáveis que comprem uma 4090 pra jogar Counter Strike a 500fps. Mas cada um com seu barato. Se muitos jogos estão problemáticos no PC e não nos consoles, onde seria melhor pra jogar? Fica aí pra pensarem… Lógico, PC tem inúmeras vantagens sobre os consoles, sobretudo se você também o usa pra trabalho, o que na maioria das vezes se justifica o investimento que se faz nele, que vai de usos arquitetura, engenharia, design, modelagem… Agora, na boa, console hoje entrega muito em termos de jogos em relação ao PC, algo que vai da praticidade e segurança a relação custo/qualidade, mesmo no Brasil onde console sai proporcionalmente mais caro que uma placa de vídeo que custa o mesmo que ele noutros países.
OFF
Com um atraso de 2 anos, mas finalmente reconheceram.
O padrão aberto de expansão do armazenamento no PS5 é muito melhor. Sem comparação.
https://www.windowscentral.com/gaming/xbox/this-is-the-one-thing-ps5-absolutely-did-better-than-the-xbox-series-xors
O fim do mundo está perto. O Tim Dog comprou uma PS5, o Jez Corden reconhece isto. Isto é perigoso. Daqui a nada vejo o ColtEastwood a dizer também bem da PS5 e o mundo acaba!
O mundo eu não sei, mas isso me cheira a MS estar d ealguma forma dizendo adeus ao Xbox, e esses ” patrocinados” da marca já estarem buscando algo para lamberem…
Espero é que a Sony é que não venha a os alimentar, em qualquer hipótese, gente assim precisa minguar na internet e na mídia.
A MS esta investindo quase 100 bilhões no xbox, somando tudo inclusive o GP por 1 real e chutando valor redondo.
Suponho que com isso eles cortaram as verbas de “publicidade” de gente com “opinião sincera” HAHAHAHHA
E o Ryan Mcafrey boquiaberto com o GT7 no PSVR2! 😉
Algo de certo está acontecendo no mundo bizarro, isso é estranho! 🙂
É porque ainda não chegaram as FERRAMENTAS
Nao antes de ter feito um artigo abobalhado dizendo que a expansão do PS5 era “complicada e bagunçada”
https://youtu.be/77tGWHyAip8
Acho engraçado q todo o esforço da epoca do Windows Central em empurrar essa narrativa foi Destruido pelo Linus Tech Tips com um Video que ainda fez propaganda do PS5
Foi trolha reversa, o Linus parece ter feito o video so como resposta pq o WC falou groselha.
Tenho um ps5 e comprei uma 3080 visando aproveitar oe lançamentos da Microsoft. Também fui enganado por suas promessas. Pela minha experiência até agora, só vale a pena montar um PC se for jogar via pirataria. A maioria dos jogos roda melhor no console. Simplesmente porque praticamente tudo que lança no PC tem stuttering. É um inferno. A única grande vantagem do PC ainda é o dlss. Como a maioria dos jogos precisa de algum filtro temporal, a imagem fica mais nítida. De resto, compre um console e utilize a diferença de dinheiro pra investir em games.
Só pra complementar, não jogo nada que tenha dlss em resolução nativa. Geralmente a imagem fica melhor no modo qualidade.
Deve ser muito bom jogar Grounded no pc né!
“4k nativo”
Ahahahahahah
Ta bom cara… da muito trabalho saber do DLSS em modo qualidade para mentir na internet mesmo ;p
Kkk
Console mais fraco e mais complexo performando melhor que o mais poderoso e mais simples de trabalhar
Ta xerto
O nível desse cidadão aí só desce desde que foi pego em grupo participando de disseminação de FUD contra o console da Sony
Não gostas do site, tem uma solução fácil, não acessa!
Eu quando não gosto ou não confio na informação que é transmitida, simplesmente ignoro esses sites!
Mas entretanto…
Cá estás…
Boa sorte com isso! E espero que recurso financeiro limitado não seja um problema pra você.
Programar é fácil. Programar para correr bem em 50 GPUs que podem combinar com 100 CPUs em 100 chipsets, com larguras de banda variáveis devido a milhentas velocidades de memória é a fácil?
Falar é fácil! É abrir a boca como o Alex Bataglia, e dizer olhem a receita é esta! Foi a minha avó que me deu!
Cara, você não tem como provar essa afirmação. Primeiro que um Dev Kit não é necessariamente um PC comum com Windows e depois que por aqui já foi dito por diversas vezes que muitas coisas dificultam otimizações ou mesmo a produção dos games, coisas como APIs genéricas como a DX e mesmo uma base tão heterogênea de hardwares (uma mesma placa de vídeo em diferentes marcas tem inclusive personalizações diferentes, hoje você tem até ssds das mais diversas velocidades RAM estupidamente diferentes e tudo isso podendo ter a mesma GPU, são milhares de combinações) como PC dificulta muito as otimizações. É lógico que consoles únicos com um API só voltado pra eles têm chances maiores de virem melhores otimizados.
Mas veja, uma impressão ruim de qualquer desenvolvedor e em qualquer plataforma, não é o que qualquer desenvolvedor queira.
Você acha mesmo que a Rockstar lançaria um jogo bugado no PC pra fazer você comprar um PS pra tentar jogar o mesmo jogo lá?
A má impressão que você fica de um desenvolvedor irá acompanhá-lo pra qq plataforma que vc vá. Não faz sentido essa sua acusação, é mera “nóia”.
Fora isso, temos jogos que sairam ruins em todas as plataformas em que foram lançados, cito como exemplo: Forspoken e o jogo da Warner que já foi citado aqui.
“Aqui já foi dito diversas vezes que muitas coisas dificultam otimizações ou mesmo a produção dos games, coisas como APIs genéricas como a DX e mesmo uma base tão heterogênea de hardwares (uma mesma placa de vídeo em diferentes marcas tem inclusive personalizações diferentes, hoje você tem até ssds das mais diversas velocidades RAM estupidamente diferentes e tudo isso podendo ter a mesma GPU, são milhares de combinações) como PC dificulta muito as otimizações. É lógico que consoles únicos com um API só voltado pra eles têm chances maiores de virem melhores otimizados.”
Esse trecho já coloca por terra toda aquela ladainha da geração passada que “console segura a evolução dos jogos no PC”. Ainda deve existir alguns desses tipos por aí.
É o caso desse cidadão? Quem sabem…
Para quê explicar as coisas a quem não quer aprender. Sabendo estas coisas perde-se os argumentos para a ladainha, pelo que as pessoas preferem manter-se ignorantes e tentar colar o endoutrinamento a quem for igualmente ou até mais ignorante sobre o assunto que eles.
“Pelo que as pessoas preferem manter-se ignorantes e tentar colar o endoutrinamento a quem for igualmente ou até mais ignorante sobre o assunto que eles.”
Eu aprendi isso da pior forma, debatendo política e religião na adolescência, Mario!
Literalmente me “esfaquearam” com uma chave de fenda no abdome, por acreditar que debatíamos “democraticamente” com um fanático religioso.
Politica… eu perdi amizades e criou-se rixa entre parentes.
É por isso que não debato com pessoas que quer impor suas doutrinas e “verdades” (para não citar outros adjetivos).
Prefiro me manter entre linhas e apenas observar.
A sério… Que experiência terrivel