Quando a Microsoft publicita a Xbox alegando que a consola não é necessária, fará sentido para eles manter exclusivos consola?

Políticas de venda são políticas de venda. Mas quando a Xbox é a primeira a publicitar-se como algo que não requer a consola, faz sentido uma exclusividade… na consola?

Vamos lá ver… Os exclusivos servem para que? Basicamente para criar interesse por um produto, em detrimento de outros. Esse é o intuito da exclusividade, e sempre foi o motivo pelo qual as marcas optaram por elas. Basicamente o produto é entendido como uma fonte de rendimento, e pretende-se que as pessoas adiram ao produto, sendo que para isso se o torna mais interessante criando conteúdo interessante que apenas está disponível nele.

Ora neste caso o produto é a plataforma de jogos, seja ela a Playstation, seja a Xbox, ou a Nintendo, e a ideia dos exclusivos é vender as consolas que constituem essa plataforma.

Qual o interesse de uma plataforma? Bem, basicamente desenvolver e vender produtos dentro dela obriga ao pagamento de royalties, algo que é das maiores fontes de receita que as consolas obtém. Daí que interessa vender o máximo de consolas possível para que terceiros tenham interesse em desenvolver para ela, e ganhar-se assim os 30% de tudo o que se vende na mesma. Depois o vender os seus próprios jogos é um negócio extra, e que interessa que dê lucro, apesar que o intuito da criação do exclusivo é o tornar a plataforma desejada e não forçosamente o dar lucro, apesar que, claro, dar prejuízo não é algo que interesse.

Ora o que acontece atualmente com a Xbox. Bem, a consola não tem verdadeiramente exclusivos, e isto porque tudo o que sai para a consola… sai para PC no mesmo dia. E isto é um off à compra da consola que basicamente se torna opcional e não obrigatória.



Mas o Xcloud não se fica por aqui, e basicamente alcança todas as plataformas capazes de streaming. Telemoveis, TVs, sticks de streaming, e outros, todos eles tem os jogos Xbox e tem-nos no dia um! Basicamente o interesse da consola torna-se cada vez menor, especialmente quando um stick de streaming é muito mais barato que a consola, e alguns até tem a possibilidade de fazer o streaming na TV sem gastar qualquer dinheiro extra.

Basicamente o interesse da consola torna-se pouco ou nenhum.

E menor se torna quando a Microsoft anuncia jogos em outras consolas. Algo que faz sentido uma vez que, claramente, a Microsoft está a abandonar a consola e a alcançar o maior mercado possível, mas que é mais um prego no caixão da sua consola.

Mas se dúvidas há que a Microsoft não liga mais à consola, temos a mais recente publicidade, onde a Microsoft, dentro da mesma, diz claramente “Não precisa da consola para jogar jogos Xbox”. Este é o tipo de frase que nunca se usa quando se pretende expandir o produto, mas manter a consola. Num caso normal a frase seria algo “Já pode jogar Playstation em outros locais”, mas nunca referir especificamente, de forma clara e direta e com as palavras todas, que a consola não é precisa para nada.

Ora com uma pessoa a poder adquirir um Firestick a preços entre os 31 e os 79 euros, dependendo da versão e resolução desejada, e com esta filosofia de jogos no dia um em tudo o que é plataforma, faz sentido excluir a Playstation de obter os jogos XBox? Ainda por cima sendo a plataforma que mais receita pode trazer a nível de vendas?

Repare-se que isto é completamente o oposto do que a Sony está a fazer, onde apesar de pretender expandir-se igualmente para Tvs e sticks, mantem exclusividades de dois anos na sua consola, deixando bem clara que nada a dispensa e que ela continua a ser a sua aposta primordial.



Assim sendo as exclusividades Xbox não me parecem continuar a fazerem sentido… e talvez por isso os rumores que Indiana Jones sairá para a PS5 continuam a aumentar.



17 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
15 de Julho de 2024 9:34

Microsoft possivelmente vai lançar um PC de mão, sem subsidiá-lo mais, não faz sentido um console mais pro que a MS tem se proposto a fazer.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Juca
15 de Julho de 2024 12:06

A questão é que um PC ( mesmo que simplificado) conflita com as vantagens de um console e tem as suas próprias desvantagens como PC. Mas a MS toma algumas decisões improvisadas e inesperadas e vindo dela tudo é possível.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Júlio Esteves
15 de Julho de 2024 12:16

Juca, se fosse o caso seria melhor liberar para os Xbox series s /x para rodar o Windows.

Deto
Deto
Responder a  Júlio Esteves
15 de Julho de 2024 16:57

acho que eles querem pegar os usuários do xbox e mover eles para outro lugar, PC com windows, portátil “PC” com windows, xcloud com firestick

Faz até certo sentido, se o sujeito comprou m xbox SX depois da surra nos multis, o poder dos 12tf flopado, depois do lançamento e com o Master Chief na caixa com o Macaco Craig como a realidade; essa gente ai compra qualquer coisa da MS.

Eles querem mover todos os caixistas fanáticos do xbox para outra plataforma que eles não tenham que subsidiar e que dê mais flexibilidade para eles darem os 180 graus de giro que eles gostam a cada 3 anos, toda vez que uma modinha diferente não funcionar.

Com esses usuários fanáticos, que eu imagino ser uns 10M, eles podem mudar o que quiserem sempre que acharem uma nova modinha que esses 10M de fanáticos vão sempre aplaudir mesmo que seja acabar com o que eles achavam que era bom e mudar pra algo que eles achavam ruim antes.

Deto
Deto
Responder a  Juca
15 de Julho de 2024 16:07

E vai seguir o que eles sempre seguiram, a próxima modinha que agora é portátil por causa do sucesso do steamdeck e do switch.

E para quem, como eu, pensou que com a IA a MS tinha tido uma vez na vida visão e acertado, parece que foi na sorte o acerto e a MS já estragou tudo que tinha conseguido na IA

Hennan
Hennan
15 de Julho de 2024 11:23

Ao meu ver o objetivo é justamente de acabar com o console. Imagino que não querem gastar dinheiro em hardware e o foco é convencer os clientes do console a migrar para outras plataformas.

João Paulo Antão
João Paulo Antão
15 de Julho de 2024 12:26

Eu como consolista play e Nintendo, estou migrando p PC…infelizmente.

Deto
Deto
15 de Julho de 2024 16:16

O insider que vazou todas as coisas da MS que iriam acontecer, jogos no PS5 por ex, falou que eles tinham virado third party

É o que aconteceu, só que é muito grande para virar de uma vez só… Xbox já virou third party e vão tentar promover a Nuvem para ver “se agora vai” e ter assinantes lá que justifiquem a insistência nesse modelo por mais 5~10 anos.

Xbox como console acabou, já estão fechando as equipes de marketing nos territórios que menos vende consoles.

Estão tentando o Firestick, celulares, etc como último recurso e ainda assim é capenga, é um laboratório do xcloud já que no Brasil sequer lançaram o aplicativo… Dependendo do número de assinantes no EUA eles irão insistir ou não nesse modelo.

Irão tentar um portátil mas quem disse que não é um PS Portal da vida que tem conexão 5G também para xcloud?

Deto
Deto
15 de Julho de 2024 16:36

Já mataram o console acostumando o consumidor a não comprar jogos, e como eu disse era o plano inicial deles, da MS.

Só não deu certo pq não conseguiram fazer o mesmo com o playstation, a Sony não começou a falar o tempo todo em serviço e nem resolveu lançar god of war “day one plus” porque a MS iria lançar Halo “macaco Craig” Infinite day one no gamepass

O DEV tirando print de todo mundo reclamando que não esta no gamepass:

https://x.com/Rorenado/status/1810853840939348393

Livio
Livio
15 de Julho de 2024 21:13

Tem coisas destinadas a certos grupos que eu nem me importo mais, a galera do Xbox é um deles visto que não são poucas as informações da possibilidade do fim da marca xbox e os fans sempre vem com uma desculpa e não param para pensar(e ver a realidade).

Não tem 1 semana que a Eurogamer PT lançou um artigo de opinião a falar praticamente o mesmo que o artigo de hoje na PCManias, mas aí você desce aos comentários e tem gente a dizer que como o console vai acabar se a MS já falou que esta(va) a trabalhar em nova geração…..Esse “a MS falou” é o mesmo do caso com os reguladores a respeito das aquisições, muitos acreditaram e deram com a cara no chão.

E olhe que semana passada saiu um rumor do possivel encerramento da distribuição dos consoles Xbox na Europa e em algumas regiões.

Até estou estranhando do porquê um certo grupinho que renasce das tumbas não ter aparecido por aqui.

Juca
Juca
Responder a  Livio
16 de Julho de 2024 0:13

Em 2022 a Xbox disse que revitalizaria IPs antigas com a compra da ABK, e que tinha um Crash e Spyro em desenvolvimento… Notícia de hoje, Designer da “Toys for Bob”, confirma cancelamento de Crash Bandicoot 5 que estava 3 anos em desenvolvimento…

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
16 de Julho de 2024 2:24

Off: Mário, estou digitando do meu computador, pois não estou conseguindo acessar o site do celular e não sei porque! O que aconteceu?

Tiago Correa
Tiago Correa
Responder a  PAULO KAUFMANN
16 de Julho de 2024 18:04

Estou tendo problemas para acessar o site pelo celular, geralmente é só deletar os cookies que volta a funcionar.

Livio
Livio
Responder a  Tiago Correa
16 de Julho de 2024 19:13

As vezes o problema é com a operadora, já tive problema parecido mas inverso, acessava no celular e não no PC. Pelo celular é muito difícil eu ter problema.

error: Conteúdo protegido