Qual será a diferença de performances entre a PS5 a Xbox série X. Mesmo os devs não se parecem entender!

Se Jason Schreier deu a conhecer que vários criadores de software (devs), lhe dizem que a diferença entre a Xbox série X e a PS5 não é muito grande, há agora quem venha dizer que a diferença é chocante por ser tão grande. Afinal quem tem razão?

Se há algo que me tira do sério nesta geração é a contra informação. Basicamente torna-se impossível dar-se uma informação correcta aos nossos leitores perante tanta informação e contra informação. E isso não é bom para ninguem!

Seria de esperar que, passada a fase dos falsos insiders, a informação começasse a ser mais fiável, mas está-se a ver que não é.

Agora são pessoas ligadas à Microsoft que, mesmo tendo a Microsoft revelado dados oficiais sobre as capacidades de transferência do seu SSD, vem falar que afinal há outra metodologia de compressão que até é mais eficaz do que a da Sony. Mas como se acreditar nisso, quando os dados oficiais estão cá fora, e não mostram nada disso? Será que a Microsoft possui assim tanta incompetência que nem sabe sequer o que a sua consola tem e revela ao público dados errados?

É no mínimo estranho, dando a clara ideia que, ao contrário do que seria de se esperar, os grandes fanboys não são só os utilizadores.



Mas o mais estranho é que os devs não parecem ter opiniões convergentes. Se Jason Schreier referiu à dias que vários lhe diziam que a diferença entre as consolas era muito reduzida, o que colocamos neste artigo.

Curiosamente, alguns dos Devs que lhe diziam isso, avançaram mesmo para posts individuais a dizer o mesmo, confirmando as palavras de Jason.

Mas agora um ex dev da Sony vem dizer que as informações que está a receber de outros devs é que a diferença é chocante por ser tão grande, e a favor da X.

Eis as afirmações:

Basicamente ele refere essa diferença “abismal”, referindo depois que apesar de tudo não deixa de ser possível fazer-se bons jogos na PS5. Mas eis a tradução total.



Conversei com alguns desenvolvedores e eles confirmaram que a diferença de poder é bastante impressionante. No entanto, eles disseram que isso não significa que você não pode fazer bons jogos no PS5. Esses fanboys claramente não se importam com isso e são massivamente abalados.

Basicamente, sem saber se o que é referido é verdade ou mentira, o que choca é a frase final em que chama imediatamente fanboy a quem não acredita nele.

Ora a grande questão é que não é preciso ser-se fanboy para se questionar o que este senhor diz. Porque a realidade é que se formos a ver, nem há razões aparentes para se falar de uma diferença abismal.

A não ser que haja alguma coisa anormal, a diferença entre 10.28 Tflops e 12.1 Tflops é de cerca de 17%. Mas mesmo que acreditassemos nos piores cenários que se pintam, a diferença mesmo assim seria de 31%. Longe de ser algo abismal, pois é menos que a diferença entre a PS4 e a One e a Xbox One X e a PS4 Pro.

Daí que estranho que este senhor desate logo a chamar fanboys às pessoas quando não há neste momento nada a comprovar as suas palavras, e no que toca a supostas afirmações de devs que lhe dizem isso, só temos ainda a palavra dele.

E uma coisa é certa… perante afirmações tão opostas entre o que este senhor diz e o que Jason Schreier e os Devs que vieram a público disseram, alguém está a mentir.



Curiosamente, cerca de uma hora depois deste senhor colocar o seu post no Twitter, um outro aparecia no Resetera. E que dizia (partes relevantes a negrito):

Sou desenvolvedor independente (Kyodai) com um lançamento recente em todas as principais plataformas de consolas (Xbox, PS4 e Switch) e PC. Meu jogo é bastante complexo (usando UE4) – iluminação totalmente dinâmica, materiais PBR, neblina volumétrica, eixos de luz, dof, perfil pesado de pós-processo, etc. Como um pequeno estúdio de duas pessoas, estou a criar todo o material de programação (além das três conversões para consola, com suporte completo para PS4 Pro e Xbox One X), design de som, iluminação, scripts, interface do usuário, otimizações, arte ambiental.

Vou ser breve – pessoalmente, estou mais empolgado com o PS5, devido às velocidades de SSD / io e às oportunidades de VR (estou trabalhando em um título de VR agora). No começo eu projectei o meu jogo com base no desempenho de um o SSD SATA3 – eu queria que tudo fosse perfeito no jogo – sem ecrã de carregamento, tudo para ser transmitido em tempo de execução sem problemas e pausas. E consegui até começar a testar o jogo com um HDD normal e fazer a primeira versão jogável no Xbox One. Mudei bastante o jogo até conseguir que funcionasse correctamente com o HDD (estou usando os elevadores “padrão da industria” para fazer streaming e libertar grandes quantidades de dados em tempo durante a execução. Do meu ponto de vista, os desenvolvedores mais capazes dessa geração estão a fazer magia muito especial com a restrição de 5400 rpm de hoje. Posso entrar em detalhes técnicos, mas será uma parede longa e chata de texto.

Devo acrescentar que a Microsoft, pelo menos no nosso caso, é mais aberta com informações sobre a Scarlett (temos informações relevantes detalhadas há meses). Como eu disse, somos um pequeno desenvolvedor independente da Europa Oriental. A Sony, por outro lado, não é. Isso não significa que a Sony esteja atrasada – talvez eles tenham uma abordagem diferente. Talvez eles tenham mais surpresas (hardware / software) que desejam manter um segredo no momento. E se eles fornecerem informações detalhadas para uma grande quantidade de (pequenos) desenvolvedores, há uma melhor chance de fugas de informação, etc.

Ambas os consolas serão bestas de máquinas e grandes atualizações para o que temos hoje no PS4 / Pro, Xbox One / X. Estou observando uma nova era de ouro da perspectiva do design de jogos. Mesmo na forma AAA.

Agora, o interessante: também conversei com um amigo, que trabalha para um desenvolvedor de AAA (faz jogos multiplataforma há muitos anos) e tem os mais recentes devkits de ambos os consoles. Meu amigo me mostra essa pose em relação à diferença de poder a favor da série X:

Infelizmente, não posso fornecer mais informações por causa da NDA altamente restritiva.

Só mais uma coisa – ele também me disse que, na verdade, a caixa de kits do PS5 é maior que a da Série X. Obviamente, isso pode mudar com a versão comercial dos consoles. O Neo devkit, por exemplo, é enorme e muito diferente em comparação com o design final do Pro.

Basicamente este senhor é mais um que se junta à lista de Schreier, alegando que a diferença é pequena. Mas a realidade é que não vamos dizer que as coisas são A ou são B quando há este nível de contradições. A não ser que haja partes em que a PS5 não seja tão boa, mas que não serão todas.

No meio de tudo isto, como se dar boa informação, a não ser relatando tudo o que se refere?

É o máximo que podemos fazer.

 



 



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