Se Jason Schreier deu a conhecer que vários criadores de software (devs), lhe dizem que a diferença entre a Xbox série X e a PS5 não é muito grande, há agora quem venha dizer que a diferença é chocante por ser tão grande. Afinal quem tem razão?
Se há algo que me tira do sério nesta geração é a contra informação. Basicamente torna-se impossível dar-se uma informação correcta aos nossos leitores perante tanta informação e contra informação. E isso não é bom para ninguem!
Seria de esperar que, passada a fase dos falsos insiders, a informação começasse a ser mais fiável, mas está-se a ver que não é.
Agora são pessoas ligadas à Microsoft que, mesmo tendo a Microsoft revelado dados oficiais sobre as capacidades de transferência do seu SSD, vem falar que afinal há outra metodologia de compressão que até é mais eficaz do que a da Sony. Mas como se acreditar nisso, quando os dados oficiais estão cá fora, e não mostram nada disso? Será que a Microsoft possui assim tanta incompetência que nem sabe sequer o que a sua consola tem e revela ao público dados errados?
É no mínimo estranho, dando a clara ideia que, ao contrário do que seria de se esperar, os grandes fanboys não são só os utilizadores.
Mas o mais estranho é que os devs não parecem ter opiniões convergentes. Se Jason Schreier referiu à dias que vários lhe diziam que a diferença entre as consolas era muito reduzida, o que colocamos neste artigo.
Curiosamente, alguns dos Devs que lhe diziam isso, avançaram mesmo para posts individuais a dizer o mesmo, confirmando as palavras de Jason.
Mas agora um ex dev da Sony vem dizer que as informações que está a receber de outros devs é que a diferença é chocante por ser tão grande, e a favor da X.
Eis as afirmações:
I’ve chatted to a few devs and they have confirmed the power difference is quite staggering. However they have said it doesn’t mean you can’t make good games on the PS5. These fanboys clearly don’t care about that and are massively rattled.
— Chris Grannell (@CJGrannell) March 22, 2020
Basicamente ele refere essa diferença “abismal”, referindo depois que apesar de tudo não deixa de ser possível fazer-se bons jogos na PS5. Mas eis a tradução total.
Conversei com alguns desenvolvedores e eles confirmaram que a diferença de poder é bastante impressionante. No entanto, eles disseram que isso não significa que você não pode fazer bons jogos no PS5. Esses fanboys claramente não se importam com isso e são massivamente abalados.
Basicamente, sem saber se o que é referido é verdade ou mentira, o que choca é a frase final em que chama imediatamente fanboy a quem não acredita nele.
Ora a grande questão é que não é preciso ser-se fanboy para se questionar o que este senhor diz. Porque a realidade é que se formos a ver, nem há razões aparentes para se falar de uma diferença abismal.
A não ser que haja alguma coisa anormal, a diferença entre 10.28 Tflops e 12.1 Tflops é de cerca de 17%. Mas mesmo que acreditassemos nos piores cenários que se pintam, a diferença mesmo assim seria de 31%. Longe de ser algo abismal, pois é menos que a diferença entre a PS4 e a One e a Xbox One X e a PS4 Pro.
Daí que estranho que este senhor desate logo a chamar fanboys às pessoas quando não há neste momento nada a comprovar as suas palavras, e no que toca a supostas afirmações de devs que lhe dizem isso, só temos ainda a palavra dele.
E uma coisa é certa… perante afirmações tão opostas entre o que este senhor diz e o que Jason Schreier e os Devs que vieram a público disseram, alguém está a mentir.
Curiosamente, cerca de uma hora depois deste senhor colocar o seu post no Twitter, um outro aparecia no Resetera. E que dizia (partes relevantes a negrito):
Sou desenvolvedor independente (Kyodai) com um lançamento recente em todas as principais plataformas de consolas (Xbox, PS4 e Switch) e PC. Meu jogo é bastante complexo (usando UE4) – iluminação totalmente dinâmica, materiais PBR, neblina volumétrica, eixos de luz, dof, perfil pesado de pós-processo, etc. Como um pequeno estúdio de duas pessoas, estou a criar todo o material de programação (além das três conversões para consola, com suporte completo para PS4 Pro e Xbox One X), design de som, iluminação, scripts, interface do usuário, otimizações, arte ambiental.
Vou ser breve – pessoalmente, estou mais empolgado com o PS5, devido às velocidades de SSD / io e às oportunidades de VR (estou trabalhando em um título de VR agora). No começo eu projectei o meu jogo com base no desempenho de um o SSD SATA3 – eu queria que tudo fosse perfeito no jogo – sem ecrã de carregamento, tudo para ser transmitido em tempo de execução sem problemas e pausas. E consegui até começar a testar o jogo com um HDD normal e fazer a primeira versão jogável no Xbox One. Mudei bastante o jogo até conseguir que funcionasse correctamente com o HDD (estou usando os elevadores “padrão da industria” para fazer streaming e libertar grandes quantidades de dados em tempo durante a execução. Do meu ponto de vista, os desenvolvedores mais capazes dessa geração estão a fazer magia muito especial com a restrição de 5400 rpm de hoje. Posso entrar em detalhes técnicos, mas será uma parede longa e chata de texto.
Devo acrescentar que a Microsoft, pelo menos no nosso caso, é mais aberta com informações sobre a Scarlett (temos informações relevantes detalhadas há meses). Como eu disse, somos um pequeno desenvolvedor independente da Europa Oriental. A Sony, por outro lado, não é. Isso não significa que a Sony esteja atrasada – talvez eles tenham uma abordagem diferente. Talvez eles tenham mais surpresas (hardware / software) que desejam manter um segredo no momento. E se eles fornecerem informações detalhadas para uma grande quantidade de (pequenos) desenvolvedores, há uma melhor chance de fugas de informação, etc.
Ambas os consolas serão bestas de máquinas e grandes atualizações para o que temos hoje no PS4 / Pro, Xbox One / X. Estou observando uma nova era de ouro da perspectiva do design de jogos. Mesmo na forma AAA.
Agora, o interessante: também conversei com um amigo, que trabalha para um desenvolvedor de AAA (faz jogos multiplataforma há muitos anos) e tem os mais recentes devkits de ambos os consoles. Meu amigo me mostra essa pose em relação à diferença de poder a favor da série X:
Infelizmente, não posso fornecer mais informações por causa da NDA altamente restritiva.
Só mais uma coisa – ele também me disse que, na verdade, a caixa de kits do PS5 é maior que a da Série X. Obviamente, isso pode mudar com a versão comercial dos consoles. O Neo devkit, por exemplo, é enorme e muito diferente em comparação com o design final do Pro.
Basicamente este senhor é mais um que se junta à lista de Schreier, alegando que a diferença é pequena. Mas a realidade é que não vamos dizer que as coisas são A ou são B quando há este nível de contradições. A não ser que haja partes em que a PS5 não seja tão boa, mas que não serão todas.
No meio de tudo isto, como se dar boa informação, a não ser relatando tudo o que se refere?
É o máximo que podemos fazer.