A resposta seria muito simples se fosse possível fazer-se benchmarks… mas infelizmente… não é!
Qual o GPU equivalente ao da PS5? Bem, isso seria muito simples de se responder num caso normal. Montava-se um PC e testava-se trocando o GPU e fazendo benchmarks.
No entanto aqui temos uma diferença, pois um equivalente não é exatamente a mesma coisa que num PC fazer um teste trocando o GPU. Aqui as condições em que eles são executados são diferentes pois não só os sistemas operativos são diferentes e com capacidades diferentes, como o hardware dos sistemas tem capacidades diferentes. Basicamente uma comparação teria de ser feita usando benchmarks no hardware total da PS5 (isto porque o GPU também depende do rendimento do CPU, e do sistema de I/O), e os mesmos benchmarks usando um sistema PC equipado com o Windows.
E isso é impossível, dado que a PS5 é um sistema fechado.
Como podemos então fazer a comparação?
Bem, aquilo que vamos fazer é uma simples análise teórica baseada em valores fornecidos como sendo os ganhos reais do GPU, e como tal não baseado na metodologia que outros websites fazem, relativos à comparação direta de especificações com um hardware PC (que na prática é algo que é sempre um erro), ou em performances de jogos já existentes que apenas levaram ligeiros ajustes para correr melhor. É, tal como qualquer outra, falível, mas no entanto, parece-nos mais correta que as restantes.
Passo 1: Usar os benchmarks a jogos feitos na consola base e perceber que o GPU da consola rende mais do que aquilo que seria expectável.
Esta é a parte palpável de que partimos, pois há inúmeros jogos que nos mostram a capacidade real do GPU da PS5.
O GPU da PS5 base contêm uma série de alterações face ao que é usado no PC, e destinadas a melhorar a performance do mesmo. É um GPU customizado e desenvolvido especificamente para a consola, não se tratando de uma mera adaptação de algo existente pata o mercado PC. Esse é o motivo pelo qual o seu GPU, cujo equivalente PC, a nível das especificações mais visíveis, seria a RX 5700 XT, um GPU que cai na casa das performances da Nvidia RTX 2070 Ti, na realidade é por norma mais comparado a uma 3070 Ti, que cai dentro das performances de uma 7700 XT da AMD. Como refere, e muito bem, o NX gamer, esta comparação não se deve à comparação performance por performance de ambos os GPUs, mas sim ao facto que o GPU da PS5 é uma peça customizada, optimizada e inserida num hardware onde o sistema interno de comunicação entre componentes da PS5 é mais eficaz permitindo menores perdas de performance no GPU. E no fundo, o que importa, independentemente dos motivos, é a performance final.
E claro, temos de recordar que o GPU da PS5 é um RDNA 2.0, mas que não está implementado na totalidade das suas capacidades, possuindo mesmo alguns elementos do RDNA 1.1.
Esse é talvez o maior motivo da incompreensão das performances do seu GPU e o motivo da negação de muitos em reconhecer as suas performances. Por esse motivo haverão muitos que irão discordar que se refira como equivalente ao GPU da PS5 a 3070 Ti e apontando para a 3070, mas a realidade é que esta afirmação não surge da nossa parte, e sim de quem analisa profundamente os jogos e as suas performances e faz as comparações. Para além do mais, convêm que se perceba que a diferença entre a 3070 e a 3070 Ti é por vezes ridícula, chegando a ser tão pouco como 2 fps. No global a Techpowerup refere que a diferença de performances entre a 3070 e a 3070 Ti é de apenas 7%, o que é talvez a menor diferença existente entre a versão normal e a versão Ti de todos os GPUs Nvidia até hoje lançados.
Ora perante tanta análise e tanta verificação, chega a ser chocante ver websites PC como a PC Guide que referem que é possível montar-se um PC equivalente à PS5 Pro, pelo mesmo preço, e apontam como GPU a ser usado para essa máquina, a 7700 XT. É mesmo uma falta de consciência que se pense que o GPU da PS5 Pro pode ser igualado pelo GPU AMD que ao longo dos tempos temos visto que é o necessário para se igualar as performances da PS5 base.
Passo 2: Usar os ganhos anunciados pela Sony
A realidade é que fazendo a mesma lógica comparativa de especificações pura e simples, para o GPU da PS5 Pro, ele cai na casa da RX 6800, um GPU superior à 7700 XT… Apesar que não muito!
Ora se nos ficássemos por aqui isso seria o mesmo que dizer que a PS5 Pro na realidade não era muito superior à PS5 base, o que é falso!
Para este novo GPU a Sony anuncia ganhos observados de 45% face à PS5 base, o que quer dizer que se aplicarmos esse valor de ganho à RX 6800, usando a tabela do TechPowerup de ganhos em percentagem, saltaremos para algo entre uma 4070 Ti, e uma 4070 Ti super. E sendo que a 4070 Ti apenas apresenta um ganho médio de 42% sobre a 3070 Ti, inferior aos 45% anunciados pela Sony, apostaria mais na 4070 Ti Super para se garantir uma paridade garantida (neste caso por excesso, uma vez que ela aumenta o ganho face á 6800 XT em 55%).
Será de se notar que para este GPU até se torna ridiculo falar em comparações com os GPUs AMD, uma vez que estes não só não tem as mesmas capacidades de IA, como não tem as mesmas capacidades de Ray Tracing. E isso apenas nos permite comparações com os GPUs Nvidia.
Perante estes dados, nesta fase, seria para a 4070 Ti Super que apontaria. Ao contrário de outros websites que são conservativos, aqui temos de ter em conta que este não é um GPU PC, pelo que a comparação direta é inválida. Como vimos, pelas suas especificações, o GPU da PS5 não seria nada de espetacular, mas as alterações criadas destinadas a diminuir tempos mortos de processamento no GPU, a diminuir penalizações de processamento por cache misses, e outras, levam a que o rendimento interno do GPU seja superior ao normal. Nesse sentido, com o GPU da Pro será a mesma coisa pois possuindo um Ray Tracing bem superior a tudo o que a AMD tem atualmente para oferecer, e ainda não comparado verdadeiramente com o da Nvidia, bem como uma IA capaz de reconstruir imagem como nada que a AMD atualmente tenha, e que se acredita poder rivalizar ou até passar (algo ainda não analisado) a da Nvidia, o GPU deverá ter ganhos de performance que nesta fase ainda não podemos contabilizar.
Daí que tendo em conta estas realidade, e o que já vimos com a PS5, ser conservador é o maior erro que se pode cometer.
Mais bla bla bla, a Consola nem lançou, e já está a dar sinais de fadiga com as últimas notícias que saiu, ao menos referente ao suporte de jogos com o “selo” pro. Consolas pra mim morreram, independente da usabilidade do dia a dia, uma plataforma que virou remaster de jogos com 7 anos, e se do Days Gone estiver correto, um de 5 anos. Enfim, o artigo em si é bom, más com tudo acontecendo atualmente, não consigo mais ver valor em consolas, o último valor que tinha por elas ainda foi retirado que eram os exclusivos, e por falar em exclusivos, e o flop que foi GoWR no Pc!
https://steamdb.info/app/2322010/charts/
Daniel…
Sim, as consolas tem remasters…
Mas a real questão é: que jogos estão a sair nos PCs que não estão a sair nas consolas?
E se o PC não está a ter mais jogos que as consolas, como esperas resolver esse problema no PC?
Espera ele montar um PC equivalente e demorar por vezes 1 hora para ter uma jogatina “antes de sair de casa” ou naquele “intervalinho de atividades” que a pessoa quer só se divertir… ou aquele problema clássico com algum driver… ou aquele outro problema clássico de tentar achar a melhor forma de apresentação do jogo nas configurações e ter que ficar voltando ao menu pra fazer tudo de novo… Vai se frustrar absurdamente! A pessoa que não vê valor nos consoles e vê em um PC só pode estar de brincadeira!
PC é chato pra jogar, principalmente se você instala e desinstala jogos e aplicativos frequentemente. Ontem me lembrei porque prefiro console, não consegui fazer rodar nenhum jogo no PSVR2 no PC, mesmo depois de instalar e desinstalar aplicativos e seguir todo o recomendado pela Sony. Sempre tem um probleminha no meio pra gente fazer as coisas funcionarem como desejado. PC não é pra amador, é pra quem gosta e pra quem sente prazer em estar resolvendo coisas pra tudo acontecer como se quer, e quase nunca a coisa é simples como plugar e ligar. Não há comparação possível de praticidade entre os 2, mas sim, o PC sempre pode mais.
Juca, o PC da NASA pode mais que o console. Então já é uma comparação bem ridícula! Quem tem mais de 2 mil dólares pra gastar num PC, tempo e paciência pra ficar lá configurando e enfretando varios problemas de incompatibilidade que o faça! Só não vem me falar que é melhor pra quem quer jogar e que é melhor custo X benefício que um console porque aí já é delírio!! Repito o que sempre disse aqui: Quer jogar? O PC é o pior lugar pra isso!
Eu acho que é questão de gosto, e que cada plataforma tem vantagens e desvantagens. No console, por exemplo, você é limitado pelo hardware e acessórios que uma empresa quer lhe vender ou aceita licenciar de terceiros, e como quer lhe vender; a biblioteca é bem mais limitada que o PC; o online é um serviço casado e de pagamento obrigatório… Então, tudo no fim, depende de gosto. Quando mais jovem eu adorava resolver problemas de PC, era um deleite à parte fazer as coisas acontecerem, no meu momento de vida atual, já não é mais, só quero mesmo é fazer as coisas que desejo sem aporrinhações e imprevistos.
Passei por quase 20 anos montando e desmontando PCs e metade desse tempo realmente me fazia feliz fazer isso. Passar um dia resolvendo problemas no PC para rodar jogos da melhor forma possível era um hobby. Depois disso se tornou algo chato e irritante, principalmente quando o tempo não é mais o mesmo e só queria me divertir jogando com o tempo que tinha. Por experiência própria, acho o PC uma verdadeira merda pra jogar e se um dia os consoles acabarem ou ver que não faz mais sentido comprar um, enterro os jogos com muita tristeza no coração, mas voltar ao PC da forma que é hoje, jamais!!!
Isso de problemas de drivers parece que acontece sempre e sobre a melhor configuração praticamente todos os jogos atuais já ajustam para algo que a configuração do PC suporta e ainda há bench se a pessoa quiser fazer alguma alteração
Olá Mário, acho uma enorme falta de noção sobre o tema quando se pergunta “quais os jogos que estão a sair no PC que não saem nas consolas”, esse tema nem deveria ser alvo de comparação, podemos ir desde jogos do gênero “sand box”, “FPS”, “RTS”, “RPGs”, ou até mesmo “MMO RPGs”, há centenas de jogos que pura e simplesmente não saem nas consolas, e não é por não see falar deles por pertencerem a estúdios menores que eles não existem, além desse factor no PC pode continuar a jogar jogos mais antigos com Modders a remasterizarem esses mesmos jogos por custo 0€… Já agora vale salientar outro ponto que ninguém fala, daqui a 6 anos haverá novos lançamentos para PS5 Pro?? Uma questão bem pertinente pois a geração PS6 provavelmente estará já nos seus 2 anos de lançamento senão 3 anos, ou ainda sonham que o que levou a longevidade da PS4 em relação aos seus antecessores irá acontecer novamente (crise do silício + COVID-19)?? Pensem um pouco sobre esse assunto, uma consola pelos valores não viável em termos de investimento/ longevidade principalmente quando falamos em 800€ ou 920€ com a versão CD. Só mais uma coisa, não é a toa que a plataforma PC é eleita pela esmagadora maioria de jogadores como a maior plataforma, é que lá não se depende da boa graça dos estúdios para ver jogos antigos rejuvenescidos, e nem há custos pelo menos não tem que se andar a comprar o mesmo jogo 20x.
Não é falta de noção, é realismo.
Esses jogos que falas, apesar de serem uma realidade no PC, pois o PC tem bastantes jogos exclusivos, não são jogos que normalmente vejas nos tops de vendas.
Podem ser jogos gratuitos, podem ser jogos que conseguem dinheiro de outra forma, mas isso não é o tipo de jogos que um possuidor de consolas procure. E a resposta tem um contexto, a de um possuidor de uma consola que pretende passar para o PC.
Quanto à questão da PS5 Pro, a resposta é não. Poderão haver jogos a sair para a PS5, mas para a PS5 Pro não. É uma consola de meio de geração e como tal não terá suporte dedicado.
Finalmente a tua ultima frase. A plataforma PC é eleita pela maioria esmagadora dos jogadores, sim, é um facto. Mas não pelos que pagam pelos jogos! Porque o PC, com excepção de casos pontuais, em termos médios gera bem menos receita que as consolas.
O exemplo da Sony é bom. A cada novo lançamento cada vez há mais pirataria, e cada vez vendem menos. A Sony fez 700 milhões em vendas no PC, e 9 bilioes na Playstation 5. Creio que isto diz tudo!
Por acaso pensei o mesmo quando saiu o artigo!
O que não falta é muitos e excelentes jogos exclusivos de PC.
Sim, mas nenhum deles são jogos de vender sistemas, e jogos que vejas nos tops. Quando há um investimento significativo num jogo, tens de o tentar recuperar o mais rápido possível, indo para multiplataforma, até porque é nas consolas que, por norma, mais receita fazes. Basta veres os relatórios da Activision e ourtos e percebes isso. Não só é por vezes a maior fatia, como, quando não o é, é percentualmente ao mercado atingido, de longe, a maior receita.
São exclusivos, alguns baratos e muito bons.
A qualidade não está em causa. Há muito jogos bons, e muitos jogos baratos. Mas não são esses que vendem sistemas! Os que vendem, normalmente, são multi plataforma ou exclusivos das consolas.
Nota:
Tiveste um comentário não aprovado por ataque a um outro leitor. Isso é proibido aqui. Mais um desses e ficas sem comentar!
https://www.pcmanias.com/regras-de-comentarios/
https://www.pcmanias.com/regras-de-participacao-nos-comentarios-2/
Ataque? O que eu fiz foi um elogio, não um ataque.
Perante o sarcasmo, ficas impedido de comentar.
Eu já ao contrário, cada dia mais longe de PC, muita burocracia e chateação. Ainda mais agora com essa tranqueira de Windows 11… Vou passar longe
Windows 11 tá pesado mesmo, edge abrindo só, propagandas… Parece até que a gente não pagou pelo SO.
O flop de GoW só reforça a importância dos exclusivos e foco no console, e que bom que está flopando, pelo bem do console, penso que ao menos servirá pra Sony rever estratégias no PC.
Penso que no PC, a Sony só deveria lançar jogos como serviço, e só.
Mas esse sou eu, espero que os acionistas parem de pressionar a divisão PS ao obterem menos lucro com essas incursões idiotas noutros mercados de forma inapropriada.
Perfeita colocação
Também na torcida que todos os single flopem no PC e que todos GAAS façam sucesso por lá.
Não fazia ideia que a 3070ti tinha tão pouca diferença da 3070.
O problema nas contas são esses 45% da ps5 pro, que, como diz a história do mundo das consolas, são treta, muito teóricos.
A ps5 pro não apresentou nada que saltasse á vista, ainda para mais com a apresentadão feita.
É uma ps4 pro, com a mesma receita, mas com menos acrescento de gpu.
Quanto ás equivalências, do que pesquisei nada me parece garantido. Depende dos jogos e para mim jogos da sony não contam, pois ao nível de optmização para pc devera ser baixo.
Quero ver é como vai lidar com o U5. Depois da super treta da demo na ps5 pode ser que vejamos algo que se aproxime na pro, mas dúvido, pois neste mundo é tudo mentira, tenho que ver querer.
Nintendo fora do que digo, pois e a única com alguma dignidade e seriedade.
Por falar em nintendo, viram o leak da switch 2? Agradou-me, veremos é o preço.
A questão aqui é que os 45%, supostamente, não são teóricos. Eles são a diferença real medida pela Sony.
Esse número veio num slide, supostamente da Sony, sendo que os 45% eram o valor reportado como de ganho obtido em casos reais. Ou seja, serão efetivos e não teóricos!
Esses 45% não são quantificáveis em aplicação real. Para isso temos de ver, temos que ver realmente as diferenças e ao que correspondem a cada caso.
A ps4 pro também tinha numeros bonitos e depois na realidade pouco acrescentou.
Até a onex com aqueles números brutais pouco apresentou para mim.
um mundo de mentiras e promessas.
A ps5 pro vai ser a mesma coisa.
Eu ainda me rejo pelo gaming antigo, números e teorias nas consolas pouco me importam. Nunca soube o hardware e capacidades da master system vs nes, ou megadrive vs snes. Apenas queria ver. Aliás só assim a superioridade gráfica da xbox original me convenceu na altura.
Agora é muito pixel e pouca diversão, então jogos realmente bons e inovadores são a conta gota e sempre das mesmas franquias.
O mundo gamer está em declínio, e de maneira rápida.
Como referido, esses 45% não advem da comparação do Hardware, pois nesse caso seria muito mais. Advêm de slides da Sony e de resultados práticos!
A PS5 Pro é, de acordo com resultados obtidos pelos programadores da Sony, efetivamente 45% mais rápida que a PS5 Base em rasterização, e pelo menos 2 x em RT.
Nesse sentido, é um ganho real, e não teórico!
É um misto, é um ganho teórico e prático, vamos por pontos, teoricamente a GPU não é assim tão impressionante principalmente se compararmos com o hardware das gamas RTX4000 principalmente porque as gamas 4000 foram criadas a pensar nas vantagens da AI algo que tem sido muito badalado sobre o PSSR (variante Dlss da sony), que estará muito longe do real desempenho do Dlss da NVIDIA, só cai na ilusão de se pensar em algo diferente quem não tem noção do trabalho da NVIDIA em AI nos ultimos anos, não é a toa que são a empresa mais valorizada do mundo actualmente.
Voltando as capacidades da PS5 pro como já foi referido vai depender de vários factores pois vai exigir um nível completamente diferente de optimização por parte dos estúdios, e honestamente não estou a ver os estúdios “3 party” a terem grande atenção isso pelo custo de produção que acarreta, vão estar a optimizar o jogo para PS5 base, Xbox, e PC e agora tem de focar também nas vantagens da PS5 pro? Vou relembrar então o efeito Xbox série S que tanto tem sido falado desde o lançamento em afetar o real aproveitamento da Xbox série X por serem optimizações um pouco diferentes, acham que entre a PS5 e PS5 pro será diferente? Acredito nesses ganhos práticos que foram referidos em jogos dos estúdios PlayStation, mas aí vem outro tema, que jogos? Remasters e remakes? Vamos ver durante o próximo ano então.
Começas com uma frase altamente polémica. Porque comparas algo que desconheces.
O GPU da PS5 Pro é baseado em RDNA 4, e não há nenhum GPU AMD RDNA 4 que possas comparar. Tem ganhos de 45% em rasterização, um campo onde a AMD já era lider, e de 2 a 3x no Ray Tracing, tornando assim, sem casos práticos, impossível de se ter uma noção de como se compara com as Series 4xxx.
Por isso admira-me muito que avances de forma tão afirmativa com a frase inicial.
Dizes ainda que o PSSR está longe do DLSS da Nvidia, e isto igualmente sem grandes comparações. Mas o curioso é que, apesar de haver pouco o que comparar, no pouco que há, há um thread no Neogaf que aponta para que o PSSR até bata o DLSS. Acho prematuro dizer, mas ao menos apresentam dados e não atiram para o ar.
A parte final do teu comentário é que acho a mais absurda. Porque a optimização nunca será para a PS5 Pro. Será para a PS5, e a Pro pura e simplesmente irá melhorar. Não há qualquer comparação com a Series S, onde quem dita os limites é a S, e não a X!
É um total absurdo comparares as coisas. A Series S está a limitar a geração, a PS5 Pro a melhorar o que já existe.
Deixa eu adivinhar: Mais um com VPN. Não duvido que sejam a mesma pessoa…
Não é necessário inventar ou adivinhar.
A ps5 pro vai fazer em relação á ps5 o mesmo ou menos do que a ps4 pro fez em relação á ps4. A fórmula é a mesma.
Só no preço é que vai fazer a maior diferença.
Resumindo, vai fazer tudo o que a sony diz a dividir pela metade ou mais. O costume neste mundo de mentirosos.
Pessoalmente discordo. Porque tecnicamente a consola traz melhorias diferentes para, a meu ver, ser mais relevante que a PS4 Pro.
Tanto que eu ignorei a PS4 Pro, mas queria muito a PS5 Pro. Apenas não a compro porque acho que o preço abre um precedente que eu não quero alimentar.
Temos de esperar pelos resultados futuros.
Até agora o FF7 rebirth foi o jogo com maior diferença, mas é sabida a sua má optimização e a não utilização de FSR.
Eu vi o suposto leak, fiquei bem animado, mas eu também fiquei com o projeto NX na época kkk
“Pra mim os jogos da Sony não contam, pois a nivel de otimização para PC deve ser baixo”
Muito pelo contrário! Os jogos portados para PC pela Nixxes são super elogiados! Ou a Nixxes não é mais excelência em Ports pra PC só porque agora é da Sony? O que acontece é o contrário! Pouquíssimos jogos tiram partido do hardware do PS5 e quando tiram é um Ratchet & Clanck da Insomniac, onde o port pra PC é excelente, só que se precisa mais que uma 3080 pra bater o console. É essa a real situação do console frente ao PC.
Vamos ver GTA 6, qual vai ser a conversa…. A Rockstar é conhecida pela excelência nos consoles e PC. Vamos ver que máquina vai precisar pra se equivaler ao Ps5 e ao Ps5 Pro.
Não sabemos se são bem optimizados ou bem optimizados para aproveitamento dos recursis totais do pc.
A rockstar é jm mundo á parte é ela e depois is outros.
Também são conhecifis por não darem importância a updates ou melhoramentos para consolas de meia geração. Upgrades só para gerações seguintes e pagas.
Anibal, sugiro que vejas a avaliação da DF de FF Rebirth, a coisa passa dos 100% de performance em modo qualidade. Imagem melhor que no modo 30 do PS5 e com 60fps cravados, um sonho realizado de como se jogá-lo num console. Mas sim, vamos esperar pelos novos jogos já pensados com ele tb em mente, fora que os FF não têm sido exemplo de jogos otimizados.
https://www.eurogamer.pt/digitalfoundry-2024-final-fantasy-7-rebirth-na-ps5-pro-oferece-enormes-melhorias-na-qualidade-de-imagem-a-60-fps
Bem, em se confirmando as performances de FF Rebirth sobre a versão base do PS5, os ganhos estão na ordem de mais de 100% na performance. Pois se considerarmos que no PS5 base o modo qualidade usa de resolução dinâmica (empurrando o máximo que pode de uma resolução possível pra reconstrução dos 4k) e no Pro, a qualidade de imagem final, além de superior, dobra e crava nos 60fps, isso só demonstra que já performa, pelo menos 2x melhor para esse jogo.
O PS5 Pro, parece finalmente ser o que o PS5 deveria ter sido. Uma pena que a precificação abusiva tenha tirado o brilho do lançamento. Eu estava disposto a comprar, mas não nesses valores.
FF7 não é exemplo para nada.
É mal optimizado e não sabemos a real razão da melhoria na ps5 pro.
Porque enquando podem dar a desculpa que quiserem.
Então fica difícil, FF não é exemplo, os exclusivos não são exemplo? Exemplo é só quando algo correr ruim no PS5 Pro? É mais que o dobro de performance do PS5 Base, é simples assim. Você acha que a SE fez o jogo 1 ano antes ser pesado no Base pra vender o Pro 1 ano depois? Nem faz sentido isso. Mas vamos esperar pra ver mais exemplos e escolhermos de modo seletivo ao gosto de cada um, pra ver se se agradam.
Neste mundo de aldrabões isso faz todo o sentido.
Exemplos teremos quando virmos um vasto leque de jogis a correr, nomeadamente multis com lançamento simultâneo e jogos pesados como alan wake, wukong, gta 6, etc…
FF7 e 16 foram projectados com a ps5 como primeira linha de desenvolvimento e ambos vêm com modo performance horrível….e updates significativos de melhora nada! No minimo estranho…
Requiem e até a porcaria de starfield receberam modos performance bons.
Vamos com calma. Por curiosidade vi esse vídeo da DF. Eles falam claramente que ambos utilizam a mesma faixa de resolução, sendo que a versão do pro faz a reconstrução com o PSSR e tem o motion blur em 4k. Para piorar, deixam claro que o PSSR tem problemas em estabilizar a imagem em movimento. Eles ressaltam a qualidade visual final que é tão boa quanto a do modo qualidade do base que roda próximo de 4k nativo. Logo em performance, não dá para dizer que houve se quer ganho de 45%. E é difícil calcular utilizando visual. Quem faz essa conta maluca é a Nvidia no marketing dela, espero que a Sony não repita a palhaçada.
Por fim, a Sony colocou claramente “up to” 45%. Vocês acham que fosse mais, ela não destacaria. Vou cravar aqui que a diferença será bem menor que 45%, sendo esse número a excessão e não a regra. Após o lançamento conversamos.
O modo qualidade do PS5 base parte da mesma resolução pra fazer 4k. E dessa mesma resolução, parte o PSSR. Só que no Pro o modo 60 é cravado e o resultado final da imagem é “melhor” que o modo qualidade. Sobre problemas de estabilização de imagem, como o cabelo da personagem é algo comum a reconstrução por IA e compatível com o que também acontece no DLSS. Que é aquela mesma conversa que já tivemos, como falar que o DLSS é melhor que nativo se há de se tolerar probleminhas, a questão é que se for tolerar pra Nvidia, pra Sony não se pode inventar exceção que é algo compatível com o que acontece no DLSS e na upscale por IA da Intel.
Hennan,hoje, ninguém compara só resolução fixa e rasterização pura. Hoje, uma placa de 80Tflops não entrega o dobro de rasterização de uma de 40. O que a Sony está entregando uma imagem melhor que a que o modo qualidade do PS5 com o dobro da performance. Não interessa porque ela faz isso, da mesma forma que não interessa porque numa mesma placa de vídeo alguns preferem usar DLSS 4k-like ao invés de 4k nativos. É a entrega de uma imagem melhor com o dobro da performance do console base.
Nenhum jogo sabe explorar o hardware completamente. 45% foi o ganho médio medido pela Sony, e que eles esperam ganhar, mas cada equipa aproveita o hardware como sabe, pelo que ele pode ser menor. O que não será certamente é maior.
Off:
https://www.adrenaline.com.br/games/sistema-xbox-ambassador-vai-ser-encerrado-apos-13-anos/
Acabou o programa de fanboys amestrados do Xbox.
Whether hosting a gaming session for players to connect or providing feedback on our games and hardware—you have helped shape Xbox in so many ways
Tá aí de onde tiraram o Feedback do Redfall… Foram os “embaixadores do Xbox” que deram nota alta em análises internas LOL
Boas,
Já faz algum tempo que não comento aqui. Mas sempre que posso, acompanho 🙂
Mario, qual é a tua opinião referente a Ps6. A saida devera se manter nos finais de 2027?
Relativamente as melhorias, acredito que iremos ter um grande foco em IA na próxima geração. (Como todas as outras empresas de tecnologia)
A minha grande dúvida é onde a IA, será executado em termos de hardware.
Através do CPU ou GPU?
Ou outra alternativa?
Referente aos outros seguintes aspetos, deveremos ter:
– 2x a RAM da PS5;
– CPU (Zen5?)
– GPU (em termos de evolução, 1,4/1,5× a performance da Ps5 pro)
Relativamente ao preço, aposto em 649/699€
Grande abraço
Creio que o Ps6 não sai antes de final de 2029. A pandemia atrapalhou demais esta geração. Foram dois anos perdidos nisso e 2029 deve ser a meta da Sony. Isso se não vermos uma nova mudança de planos da Microsoft e ela antecipe uma nova geração de consoles pra 2026, o que acho muito improvável (mas é a Microsoft, e quem acha que ela não pode fazer loucuras é porque realmente não conhece a empresa).
Diria que no pior dos cenários, seria final do ano 2028.
Eu aposto em 2027, porque vai ser uma transição gradual como aconteceu da ps4 para a ps5. (Jogos como GOW e Horizon forbiden west a sairem em ambas)
Alguns exclusivos na ps6, mas muitos dos jogos vão sair na ps5!
Isto devido ao facto de não ter tanto prejuízo nos novos jogos, e vender para o maior número possível de pessoas.
(Que vão ser mais claros, e provavelmente o valor vai aumentar +10€/$)
Olha… Quanto a IA que é dos meus maiores interesses, gostaria de ver os NPC’s fazerem uso ostensivo disso, incluindo na interação por exemplo, vi um vídeo tempos atrás e não lembro se era Matrix, acho que sim, meteram lá um chatGPT doido (limitado mas interessante) onde o camarada que testava conversava com os NPC’s aleatórios…
Acho que se isso for bem implementado, pode dar um salto gigantesco na imersão dos jogos.
Imagine se um NPC durante uma missão conseguisse elaborar falas referentes a coisas que estão acontecendo ao redor em tempo real com uma linguagem natural… Até no humor a coisa podia ficar interessante imagino
Companions mais espertos e táticos que podem dar feedback, falar de diversos aspectos do mundo do jogo e outras coisas aleatórias… (até porquê jogar com players aleatórios hoje em dia, muitos deles às vezes são muito mais incompetentes que um bot padrão, isso quando não é um troll ou um irritadinho)
Já existe hoje até uma “rede social” feita de bots de IA, que tem várias “personalidades” e comentam com o usuário humano sobre os mais variados assuntos, imitando um X/Twitter. Essas coisas podem ficar realmente bem interessantes, já que é muito difícil hoje inclusive dar um salto visual sem estourar o orçamento
Sim, a IA vai ser sem dúvida alguma o foco na próxima geração. Inteligência nos NPCs como também em outras coisas e acredito que em mais funcionalidades tais como a resolução/fps.
Vai aí meu palpite… acho que meio que o PS6 já é esperado para o fim de 2028, eu chutaria o mesmo preço do Pro, não acho que o componente de GPU vá melhorar tanto assim (manter o tamanho do chip por custos), talvez mais ainda para RT e IA, mas é possível um pouco mais de RAM (20/24 GB) pra deixar mais espaço livre para jogos, um melhor componente de CPU e provavelmente a parte de IA deve ser feita pela GPU mesmo, a menos que daqui pra lá a AMD resolva produzir NPU, acredito que um SoC (APU) é o melhor custo possível de produção para a Sony, e a AMD tem feito um bom trabalho, não acho que isso vá mudar já que sabemos que a AMD já ganhou a concorrência pra fazer a APU do PS6.
O GPU vai ser mais eficiente com melhor rendimento em ray tracing e com funcionalidades AI. Se vai ser mais potente que a ps5 pro? Diria que sim, mas uma evolução timida na ordem de 40/50% mais performance em termos brutos.
Acredito que o foco não será a potência bruta, mas sim as novas capacidades do GPU e o que se pode fazer com ele. Que não era possível fazer nos GPUs da geração anterior.O mais certo é ser baseado no RDNA 5 ou uma versão do mesmo(com foco em IA e melhor ray tracing)
Chegamos ao ponto que a resolução é só um número, e interessa mais outros fatores.
Como o Mark Cerny disse, a maior parte prefere jogar consolas a 60fps em vez de ter melhor qualidade em termos gráficos e de resolução. Algo que acredito que a próxima máquina terá que ter em conta.
Relativamente ao valor, aposto nos 649€ sem CD e 699€ com CD. E para min está “ok”.
Temos pessoas hoje em dia a dar mais de 1000€ por um telemóvel, portanto uma consola que dure uns 8 anos ou mais é um valor extremamente aceitável. Não acredito em 749/ 799€ porque não permite uma transição tao suave, e esse valor pode ser um entrave para a entrada de uma nova geração. Mas até lá muita coisa pode mudar 🙂
Off: A atualização da Dashboard do PS5 tá muito top hein?! Com aqueles widgets, achei muito útil e finalmente teremos fundos personalizados. (Depois de quase metade da vida do aparelho kkk)
Não vejo a hora de chegar pra mim.
Problema é que parece ter trazido bugs em alguns jogos, por coincidência, um deles é o FF16, que hoje acaba de ser lançado no PC. Mas há outros jogos com problemas após essa atualização do console.
Hmm, não tava sabendo. Rapidinho deve ter fix também (espero)
[OFF] Concord custou 400mi USD!?! Eita!
Red dead Redemption 2 – 170 Milhões
God Of War 2018 – 200 milhões
Os concorrentes (e vencedor) do Goty juntos saíram mais barato, aí eles vem me dizer que aquele negócio feio e ordinário do Concord foi 400… Só pode ser lavagem de dinheiro
Black Myth: Wukong – 70 milhões
É como referi, um rumor, e soa-me a demais. Pessoalmente não acredito!
Me parece excessivo mesmo, mas, Halo infinite não tinha sido 500M… e é outro Flop (não tão feio né, mas)
Creio eu que boa parte desse dinheiro, está relacionado à compra do estúdio.
É um rumor. E soa-me a muito para o jogo que era.
Desculpe postar o assunto como se fosse um fato inconteste e comprovado, Mário, é só um assunto que quis trazer para discussão por ser um artigo da eurogamer.pt.
Não me admire. Se falarmos da aquisição do estúdio e o investimento dado durante, podemos chegar facilmente a esses valores.
Concord, um fracasso megalitico de 400 milhões, um fracasso que me deixa feliz.
Espero que a ps5 pro e o restante catálogo da sony fracassem muito, muito mais que a estrumeira da MS e xbox.
Isto alegra-me, e ainda mais me alegra o previsivel fracasso absoluto da sony e MS com as suas consolas. Não preciso de vocês, aliás quero que desapareçam.
Das cinzas renasce algo melhor…
Sucesso á nintendo, esgoto com as outras.
Desejo o maior dos fracassos á ps e xbox, cambada de aldrabões mentirosos ganânciosos. Este é o ponto a que cheguei.
Tô longe do seu nível de ódio mas, também fiquei “satisfeito” com final de Concord pois havia alí uma coleção do pior tipo de coisas, mas obviamente é péssimo pra nós jogadores que estaríamos melhor com projetos mais inteligentes que esse.
A treta agora é esse Pro… Espero de coração que Flop feio, tomara que o pessoal foque no PS5 amador mesmo e dê uma banana pra Sony, talvez assim eles parem pra pensar um pouco. E toda a indústria está vendo isso também.
Eu espero que o Pro Flop, baixe o preço pra mim poder compra-lo kkkk
Já tô decidido e esperar o PS6 (aproveitar o PS5 “amador” na verdade né), esse Pro me parece jogar dinheiro fora, mas respeito quem o queira, afinal as pessoas tem todo direito de pensar diferente.
Kkkkk
É pra ler esse tipo de comentário que eu pago Internet
Com todo respeito ao Anibal, ele me parece muito com outros personagens que apareceram aqui durante os anos, pensei até que era uma nova versão dos antigos, mas é só uma especulação.
EDIT: na real até me diverti bastante com alguns desses comentaristas polêmicos
Celita com vergonha de dizer que é caixista? Hahaha… eu tenho a mesma suspeita. “Português” que usa VPN pra comentar aqui?
Por sinal, é no mínimo estranho o ódio de um Pcista por consoles, sendo que o PC evolui muito por causa das inovações do console. É o ódio de se jogar na pior plataforma pra jogos será? A gambiarra que é um PC!
Lol, não sei quem tem mais Remasters, o Luiz Folto ou a Sony..
(não lembro se era exatamente esse nome do colega, mas você sabe da história)
Eu me divirto com as narrativas da galera; como o Xbox tá mais pra lá do que pra cá, o jeito é hypar PC ou até Streaming porquê o pessoal do Xbox ficou tudo pobre de um minuto pro outro… Antes comprava o poderosíssimo aparelho de 12 teraflops, depois era o Series S, agora só dá pra pagar xCloud e “bosteroid”
Luiz Fool era mesmo uma comédia.. E parece mesmo padrão. Só falta confirmar se é VPN também.
Eles acham que enganam alguém, Zidane. Pra parecer que não é fanboy, agora coloca Sony e Microsoft no mesmo balaio, como se o Playstation tivesse na situação do Xbox, ou seja, morto! Não estou nada satisfeito com esse último ano do Playstation, mas daí a colocar junto com o fracasso bizarro que é o Xbox já é coisa de maluco.
Lol. O começo da geração foi bom para o cliente playstation, mas os 2 últimos anos trouxeram a percepção de que o “caldo” já havia “desandado” nos bastidores a algum tempo.
Penso que a gulodice da MS nas aquisições de mercado fez a Sony tomar decisões bastante precipitadas e erradas de negócio, a começar por algumas aquisições e investimentos muito altos em modelos de produtos do qual ela parece não ter a mínima noção de como fazer funcionar, basta ver ter comprado a Bungie com um jogo em franca decadência por um valor absurdo, e a Firewalk tendo entrado no conto dos Devs de CoD pra lançar um rebrand de um jogo “demodé”. Enquanto o único sucesso onde queria foi de uma IP própria por um estúdio terceiro que não teve a visão de adquirir. Não culpo a empresa por tentar, sobretudo, chegar a outros mercados e nichos, mas é algo que precisa ser testado de maneira mais tímida antes. Penso que com o Hulst a frente dos estúdios a mentalidade anterior ainda permanece, mesmo que parcialmente. Há muitos erros de gestão nessa geração, que vão das aquisições, precificação abusiva, abandono de dispositivos, foco de produção em consumidor não típico de seus produtos, péssimo marketing, desconexão mercadológica, ações aparentemente intempestivas para cumprir anseios de investidores… Posso imaginar que esse péssimo caminho trilhado deve ter ganho tração assim que vazou o anúncio das intenções de compra da ABK pela MS, e houve uma confluência de erros de gestão a seguir.
Aníbal, você é de Portugal?
Switch 2 tem mais chances de ser o fracasso depois do sucesso, padrão nintendo wiiU, do que ser sucesso.
Não podemos comparar PC com consolas de jogos, o PC é um sistema multifunções, edição de video, fotos e audio, programação e desenvolvimento de aplicações, desenho 2d e 3d, editor de texto, bases de dados, folhas de cálculo, jogos, são o cérebro de ATMs, controlam redes, partilham informação, e muito mais, numa consola de jogos jogamos e pouco mais, são realidades distintas, mas se queremos comparar hardware, temos de ir mais longe, Compute Units, Memory Bus, Shading Units, TMUs, ROPs, Pixel Rate, Texture Rate, número de transístores, densidade, consumo em watts, não basta dizer que equivale a X sem dizer porquê, ou então dizer que o SO do PC é pior, as consolas também não são imunes a problemas de software, mas são realidades diferentes, uma consola tem uma função, e o seu hardware foi feito para trabalhar o melhor possível dentro da sua função, já um PC, se feito á medida, engloba vários componentes que por vezes não são os mais apropriados, posso colocar um Threadripper Pro com 128Gb de RAM ECC e uma Radeon Pro W7900 a trabalhar e em seguida posso jogar, mas posso também ter um Ryzen 9 7950X3D, com 32GB DDR5 e uma RTX 4090 e jogar a 4K com 200fps um título AAA, e em seguida trabalhar com Photoshop. Ou posso gastar 1000 dólares num PC e já consigo fazer várias coisas com ele, trabalho e jogos.
Bom dia Vasco
Vamos lá a ver… comparar uma consola a um PC é como comparar um automovel a um camião. São coisas diferentes, apesar que partilham coisas em comum.
E sim, comparar os dois é algo estupido, mas infelizmente, e a iniciativa não parte de nós, é algo que se faz regularmente.
A diferença é que um PC é um sistema versátil, capaz de realizar todo o tipo de tarefas. A Consola é igualmente um sistema informático, que partilha muita da tecnologia e arquitetura usada no PC, mas que é destinada exclusivamente a oferecer uma plataforma optimizada e de menor custo, para jogar jogos.
Uma consola não existe para ser melhor que o PC, não existe para bater as performances do PC de topo, e não existe para substituir o PC. O que ela faz é ser uma plataforma plug and play, “hassle free”, de uso imediato, e que garante um suporte adequado durante toda a sua vida útil, jogos exclusivos, bem como uma optimização dos jogos ao seu hardware cuja implementação, apesar de poder variar de criador para criador, é efetuada com ferramentas de análise de ocupação de hardware que só conseguem existir graças ao facto de o hardware da consola ser igual em todas.
Basicamente são coisas diferentes.
Por esse motivo o PC granjeia de grande simpatia entre os fanáticos das performances que não se importam de pagar 3000 ou mais euros por um PC, e as consolas entre entusiastas de jogos que pretendem jogos sem problemas, distrações, incompatibilidades, cheaters e outras situações existentes nos PCs, com performances superiores ás que se consegue num PC de igual preço.
Ps5 = rtx3070ti ? , Nx Gamer e Digital foundry equipara ele uma rtx2070 super , se você pegar qualquer comparação a rtx3070ti deve dar um 20% mais de performance e fora que ela possui tensor core, ativando DLSS a perfomance deve praticando quase dobrar a perfomance do ps5 que viagem foi essa?
Comparar o GPU da PS5 com um GPU PC é uma tarefa difícil pois o GPU tem performances variáveis dependendo do seu nível de optimização. .
Para além do mais, a comparação correta entre GPUs tem de incluir CPUs iguais, uma vez que um GPU apenas rende o que o CPU lhe permite render.
Nesse sentido comparar uma 3070 Ti com uma PS5 usando um 19-13700 ou 13900 não é comparar GPUs, é aldrabar resultados. Comparar GPUs é em condições, no mínimo, semelhantes, com um CPU equivalente, ou seja um zen 2 ou um i7 9xxx de 2019.
O referido aqui é um GPU que garante igualar ou superar a PS5 numa situação de CPU equivalente. Não uma comparação de potencialidades de sistemas, não uma aldrabice pegada como lês nos foruns, mas sim de performance reais do GPU, e apenas do GPU. E isto sem DLSS dado que a PS5 não usa DLSS!
Recordo que as comparações ou são em condições idênticas, ou não são comparações, são aldrabices destinadas a se tentar aldrabar alguém e fazer passar ideologias que interessam a alguns fanboys.
E ao longo dos tempos vimos vários exemplos onde o GPU da PS5, que deveria ser equivalente a uma RX 5700 XT, se superou. Eis exemplos:
Death Stranding
Um caso onde a PS5 se equivaleu a uma 3070!
Spider Man Remastered
1440p (4K reconstruido) a 60 fps na PS5.
O vídeo que se segue mostra o jogo a correr numa 3070 Ti com um processador Intel da mesma geração do da PS5, ou seja um CPU de 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=hcWr3gqw2UE
Neste vídeo tens vários presets gráficos a serem testados, sendo que chamo a atenção para o ultimo. 1080p com os presets gráficos em High é o que a PS5 corre no seu modo Performance com Ray Tracing. E nesses presets corre a 60 fps bloqueados. Não sabemos qual o máximo de fps que alcança, mas sabemos que o mínimo não desce dos 60 fps.
Mas aqui, a 3070 ti alcança um mínimo de 55 fps, descendo abaixo do mínimo da PS5.
O NX Gamer quando analisou o jogo referiu isso mesmo que a 3070 perde em algumas cenas, entre 5 a 10% face à PS5. E por aqui vês que a 3070 Ti também cai dos 60 fps.
Este é um jogo onde, num sistema equivalente, a 3080 é necessária para garantir superares a PS5.
Ratchet & Clank: Rift Apart
A PS5 corre a 4K nativos, com RT a 45+ fps ou 1440p a 60 fps
https://www.youtube.com/watch?v=a31O6eCYubg
A 3070 nem de longe, nem de perto acompanha a PS5 numa situação de CPU equivalente. Este é mais um caso onde a 3080 é requerida.
E podia citar mais… mas estes bastam. A 2070… essa é para esquecer, e nem sei onde foste buscar isso, mas a 3070 Ti é uma boa aproximação da PS5, apesar de, como já vimos, até poder nem chegar.
Agora aldrabas os testes, metes um processador superior, e claro, esse GPU já chega! Mas isso não é comparar o GPU com o GPU é comparar dois sistemas completamente diferentes, apenas para dizer que (oh surpresa), o mais recente e mais caro… é melhor!