Qual o GPU PC equivalente ao da PS5 Pro

A resposta seria muito simples se fosse possível fazer-se benchmarks… mas infelizmente… não é!

Qual o GPU equivalente ao da PS5? Bem, isso seria muito simples de se responder num caso normal. Montava-se um PC e testava-se trocando o GPU e fazendo benchmarks.

No entanto aqui temos uma diferença, pois um equivalente não é exatamente a mesma coisa que num PC fazer um teste trocando o GPU. Aqui as condições em que eles são executados são diferentes pois não só os sistemas operativos são diferentes e com capacidades diferentes, como o hardware dos sistemas tem capacidades diferentes. Basicamente uma comparação teria de ser feita usando benchmarks no hardware total da PS5 (isto porque o GPU também depende do rendimento do CPU, e do sistema de I/O), e os mesmos benchmarks usando um sistema PC equipado com o Windows.

E isso é impossível, dado que a PS5 é um sistema fechado.

Como podemos então fazer a comparação?



Bem, aquilo que vamos fazer é uma simples análise teórica baseada em valores fornecidos como sendo os ganhos reais do GPU, e como tal não baseado na metodologia que outros websites fazem, relativos à comparação direta de especificações com um hardware PC (que na prática é algo que é sempre um erro), ou em performances de jogos já existentes que apenas levaram ligeiros ajustes para correr melhor. É, tal como qualquer outra, falível, mas no entanto, parece-nos mais correta que as restantes.

Passo 1: Usar os benchmarks a jogos feitos na consola base e perceber que o GPU da consola rende mais do que aquilo que seria expectável.

Esta é a parte palpável de que partimos, pois há inúmeros jogos que nos mostram a capacidade real do GPU da PS5.

O GPU da PS5 base contêm uma série de alterações face ao que é usado no PC, e destinadas a melhorar a performance do mesmo. É um GPU customizado e desenvolvido especificamente para a consola, não se tratando de uma mera adaptação de algo existente pata o mercado PC. Esse é o motivo pelo qual o seu GPU, cujo equivalente PC, a nível das especificações mais visíveis, seria a RX 5700 XT, um GPU que cai na casa das performances da Nvidia RTX 2070 Ti, na realidade é por norma mais comparado a uma 3070 Ti, que cai dentro das performances de uma  7700 XT da AMD. Como refere, e muito bem, o NX gamer, esta comparação não se deve à comparação performance por performance de ambos os GPUs, mas sim ao facto que o GPU da PS5 é uma peça customizada, optimizada e inserida num hardware onde o sistema interno de comunicação entre componentes da PS5 é mais eficaz permitindo menores perdas de performance no GPU. E no  fundo, o que importa, independentemente dos motivos, é a performance final.

E claro, temos de recordar que o GPU da PS5 é um RDNA 2.0, mas que não está implementado na totalidade das suas capacidades, possuindo mesmo alguns elementos do RDNA 1.1.

Esse é talvez o maior motivo da incompreensão das performances do seu GPU e o motivo da negação de muitos em reconhecer as suas performances. Por esse motivo haverão muitos que irão discordar que se refira como equivalente ao GPU da PS5 a 3070 Ti e apontando para a 3070, mas a realidade é que esta afirmação não surge da nossa parte, e sim de quem analisa profundamente os jogos e as suas performances e faz as comparações. Para além do mais, convêm que se perceba que a diferença entre a 3070 e a 3070 Ti é por vezes ridícula, chegando a ser tão pouco como 2 fps. No global a Techpowerup refere que a diferença de performances entre a 3070 e a 3070 Ti é de apenas 7%, o que é talvez a menor diferença existente entre a versão normal e a versão Ti de todos os GPUs Nvidia até hoje lançados.



Ora perante tanta análise e tanta verificação, chega a ser chocante ver websites PC como a PC Guide que referem que é possível montar-se um PC equivalente à PS5 Pro, pelo mesmo preço, e apontam como GPU a ser usado para essa máquina, a 7700 XT. É mesmo uma falta de consciência que se pense que o GPU da PS5 Pro pode ser igualado pelo GPU AMD que ao longo dos tempos temos visto que é o necessário para se igualar as performances da PS5 base.

Passo 2: Usar os ganhos anunciados pela Sony

A realidade é que fazendo a mesma lógica comparativa de especificações pura e simples, para o GPU da PS5 Pro, ele cai na casa da RX 6800, um GPU superior à 7700 XT… Apesar que não muito!



Ora se nos ficássemos por aqui isso seria o mesmo que dizer que a PS5 Pro na realidade não era muito superior à PS5 base, o que é falso!

Para este novo GPU a Sony anuncia ganhos observados de 45% face à PS5 base, o que quer dizer que se aplicarmos esse valor de ganho à RX 6800, usando a tabela do TechPowerup de ganhos em percentagem, saltaremos para algo entre uma 4070 Ti, e uma 4070 Ti super. E sendo que a 4070 Ti apenas apresenta um ganho médio de 42% sobre a 3070 Ti, inferior aos 45% anunciados pela Sony, apostaria mais na 4070 Ti Super para se garantir uma paridade garantida (neste caso por excesso, uma vez que ela aumenta o ganho face á 6800 XT em 55%).

Será de se notar que para este GPU até se torna ridiculo falar em comparações com os GPUs AMD, uma vez que estes não só não tem as mesmas capacidades de IA, como não tem as mesmas capacidades de Ray Tracing. E isso apenas nos permite comparações com os GPUs Nvidia.

Perante estes dados, nesta fase, seria para a 4070 Ti Super que apontaria. Ao contrário de outros websites que são conservativos, aqui temos de ter em conta que este não é um GPU PC, pelo que a comparação direta é inválida. Como vimos, pelas suas especificações, o GPU da PS5 não seria nada de espetacular, mas as alterações criadas destinadas a diminuir tempos mortos de processamento no GPU, a diminuir penalizações de processamento por cache misses, e outras, levam a que o rendimento interno do GPU seja superior ao normal. Nesse sentido, com o GPU da Pro será a mesma coisa pois possuindo um Ray Tracing bem superior a tudo o que a AMD tem atualmente para oferecer, e ainda não comparado verdadeiramente com o da Nvidia, bem como uma IA capaz de reconstruir imagem como nada que a AMD atualmente tenha, e que se acredita poder rivalizar ou até passar (algo ainda não analisado) a da Nvidia, o GPU deverá ter ganhos de performance que nesta fase ainda não podemos contabilizar.



Daí que tendo em conta estas realidade, e o que já vimos com a PS5, ser conservador é o maior erro que se pode cometer.



Subscreva
Notify of
guest
3 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
20 de Setembro de 2024 8:23

Mais bla bla bla, a Consola nem lançou, e já está a dar sinais de fadiga com as últimas notícias que saiu, ao menos referente ao suporte de jogos com o “selo” pro. Consolas pra mim morreram, independente da usabilidade do dia a dia, uma plataforma que virou remaster de jogos com 7 anos, e se do Days Gone estiver correto, um de 5 anos. Enfim, o artigo em si é bom, más com tudo acontecendo atualmente, não consigo mais ver valor em consolas, o último valor que tinha por elas ainda foi retirado que eram os exclusivos, e por falar em exclusivos, e o flop que foi GoWR no Pc!

https://steamdb.info/app/2322010/charts/

Last edited 1 hora atrás by Daniel Cardoso
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Setembro de 2024 9:23

Espera ele montar um PC equivalente e demorar por vezes 1 hora para ter uma jogatina “antes de sair de casa” ou naquele “intervalinho de atividades” que a pessoa quer só se divertir… ou aquele problema clássico com algum driver… ou aquele outro problema clássico de tentar achar a melhor forma de apresentação do jogo nas configurações e ter que ficar voltando ao menu pra fazer tudo de novo… Vai se frustrar absurdamente! A pessoa que não vê valor nos consoles e vê em um PC só pode estar de brincadeira!

Last edited 15 minutos atrás by Sparrow81
error: Conteúdo protegido
3
0
Queríamos ouvir a tua opinião. Comenta!x