Tendo comprado uma Activision por cerca de 70 biliões, seria de se pensar que o futuro da Xbox é brilhante. Mas será que é?
A compra da Activision fez muitos pensar que a Xbox estaria já bem financeiramente. Mas na realidade nada aponta nesse sentido, e o dinheiro enterrado na Xbox está a derivar de outros locais. É, como dito pelo próprio Satya Nadella, um All In, mas que terá consequências na visão sobre a consola caso falhe… e ao que tudo aponta… está a falhar.
Mas vamos por partes.
Vejamos a altura em que a Microsoft revelava os resultados da divisão Xbox. Note-se que estamos a falar de Operating Income, ou seja lucros brutos aos quais ainda tem de ser descontados os impostos.
Repare-se que a era da Xbox original, foi toda ela de prejuízo. Os primeiros resultados começaram com a Xbox 360, mas esta não conseguiu apagar os resultados da consola anterior.
A Xbox One entrou assim em deficit, tendo sido uma consola que vendeu mal. Durante esse período o suporte à consola foi terrível e vimos vários estúdios a fechar. Viemos mesmo a saber que a Microsoft em 2017 ponderou mesmo acabar com a consola em 2018, sendo que no entanto Satya Nadella resolveu apostar novamente na mesma, vindo declarar que a Microsoft iria fazer um “All in”, como aposta à consola na nova geração.
Este “All In”, decidido em 2017 levou à compra de novos estúdios, à aquisição da Zenimax, e agora mais recentemente da Activision.
Infelizmente para a Microsoft, o “All in” não lhes está a correr bem! A Xbox Series está a vender a um ritmo inferior ou igual ao da Xbox One (atualmente a Series possui menos cerca de 200 mil unidades vendidas), algo que certamente a Microsoft não esperaria perante um “All in”.
O Gamepass cresceu mas estagnou e em 2021 a Microsoft anunciou que este falhou o crescimento esperado, o que também aconteceu no ano seguinte, em 2022, e que agora se repetiu novamente em 2023. A situação levou mesmo a que o crescimento fosse retirado dos objetivos de Satya Nadella para 2024, uma vez que este tem penalizado tremendamente o seu bônus.
Os resultados mais recentes da Microsoft foram para os três últimos meses, (Julho Agosto e Setembro), correspondentes ao primeiro quarto do ano fiscal de 2024 e mostraram o seguinte (comparativamente a igual período do ano anterior):
Um crescimento da receita de 9%, com um aumento das receitas relacionadas com o conteúdo e serviços de 12%. Isto acompanhado com mais um decréscimo das vendas de consolas em 7%.
Apesar destes resultados que até são recorde devido às vendas de Starfield (O que deita abaixo a teoria de Phil Spencer de que bons jogos não vendem consolas), estes números, apesar de muito bons, acabam por ser mais preocupantes do parecem. Vamos ver porquê.
O principal motivo é que esta quebra de vendas de 7% incide sobre um período que já tinha tido uma quebra de vendas. Já os ganhos para este primeiro quarto de 2024, apesar dos números de 9%, incidem sobre um ano (2023) que não foi o melhor da Xbox. Vamos ver:
Repare-se nos ganhos comparativos dos últimos três anos da divisão de Gaming. Basicamente em 2023 os valores desceram face ao obtido em 2022, sendo pouco superiores aos de 2021. Ou seja, estes crescimentos que estamos a ver são sobre ganhos que estavam abaixo do obtido em 2022. E nesse sentido torna-se difícil de se perceber a realidade dos mesmos.
Aliás, num documento enviado ao estado, e que pode ser visto aqui, podemos ver esta tabela:
Basicamente a tabela mostra o crescimento dos diversos serviços da Microsoft face a 2021, o primeiro ano da consola. E o que vemos é que em 2023, a Microsoft refere que a Xbox cresceu 0.7% face ao que foi em 2021. Um valor deveras preocupante, e que mostra uma consola estagnada.
Vemos igualmente que a Microsoft previa que esse crescimento fosse de 4,4%.
Convém igualmente que se perceba que se os valores das receitas mostram a realidade presente, e neste caso inflacionados pelo lançamento de um jogo específico, as vendas de consolas são o que permite prever a realidade futura. E elas continuam a cair!
Basicamente todos estes valores mostram uma Xbox estagnada, mas no entanto uma Xbox que possui atualmente dezenas de estúdios.
Esta situação já levou Nadella a dizer que a Microsoft, no futuro, irá ser simultaneamente um publicador e um criador de software. A ideia é expandir as plataformas alcançadas pelos seus produtos, tornando a Microsoft num Hibrido entre o que sempre foi e um produtor Third Party. Uma situação que se entende que, segundo a opinião de muitos, inevitavelmente irá ser alterada para um produtor Third Party caso as vendas das consolas não aumentem. Aliás isso foi deixado claro por Phil Spencer que referiu de forma clara que se até 2027 as subscrições do seu Gamepass não aumentem significativamente a empresa sairá do negócio dos videojogos.
Entenda-se porém que negócio dos videojogos implica certamente apenas a parte ligada à consola. Pois o investimento feito em estúdios é grande demais para ser encerrado, pelo que a Microsoft operaria como Third Party.
Do jeito que está, 2027 é otimismo! O Xbox está “sangrando” tanto que não sei se darão mais uns 4 anos de vida pra ele, Mário
Saiu hoje a notícia. Em França as vendas são 90/10 a favor da PS5.
A Xbox está mal em todo o mundo. A confiança na Microsoft caiu a pique.
Isso são números de Playstation 1 frente ao Sega Saturn nos aos 90. O Xbox está definhando e está bem com cara de virar third apenas
Esse ocorrido é uma questão que pode ser difícil de explicar… eu suponhos que houve vários fatores no decorrer do tempo que podem ter parte no que justifique isso…pode ter muito a ver com o forte marketing que o PS sempre teve na Europa, junto a praticamente ausência de marketing da xbox (presunção minha), talvez aliado a certo anti-americanismo do franceses em relação ao jeito impositivo dos americanos – apesar da eu saber que toda a Europa tem certa gratidão aos norte-americanos decorrente do importante papel deles na 2a World War, minha impressão é de que franceses e norte americanos tem certa rivalidade velada (mas pode ser só impressão). Penso ainda que, aliado a tudo isso, o PS5 teve bons lançamentos desde o início da geração, enquanto o Xbox, apesar do Gamepass, teve um grande hiato nos exclusivos de peso; outra ideia que o Xbox pode ter passado é de que o seu serviço de Cloud é equivalente a seu console e que este pode ser desnecessário… Mas são só conjecturas minhas, pois é estranho, com grandes lançamentos no Xbox (Starfield e Forza) uma taxa de vendas tão inferior de consoles.
Acho que pouco tem a ver com geopolitica isso Juca, a Sony tem melhores jogos mesmo que exclusivos temporario agora, do lado da MS sua consola nao tenho atrativo nenhum mesmo, mais vantagem ir para o PC direto e ja era.
Você pode ter razão, Marcio, é que é um tanto estranho se atribuir só a fatores de momento, principalmente havendo Starfield e Forza, e a expectativa de jogos da Activision exclusivos ou mesmo Dayone no catálogo do Xbox.
No Japão, por exemplo, até parece ser uma coisa cultural mesmo, digo isso porque aparentemente quanto mais a PS foi para o lado ocidental de produção, pior ficou lá no Japão, embora saibamos que pra nós os jogos PS tenham grande qualidade, só que pra pensar o mesmo em relação a França fica mais complicado.
Mas no PC voce joga Starfile e Forza com gamespass da mesma forma, a depender do hardware ate com mais qualidade que na consola, claro que com custo mais elevado do PC, mas quem gosta e esta disposto a gastar e quem jogar esses games AAA vai pro PC.
No caso do Japão ao meu ver foi a Sony que abandonou la, não pelo console, mas pelos jogos, veja quais jogos Japones que a Sony produziu nos ultimos anos? Somente alguns e por parcerias e não de seus studios frist, talves o ultimo tenha sido the last guardian, sem contar o remake de Demon Souls dos AAA de grande orçamento. Ao meu ver o publico Japones tem uma preferencia clara por jogos que o foco é gameplay/mecanicas como é o caso dos jogos da Nintendo, não FPS ou jogos mais focados em narrativas que é o forte da Sony.
O mais interessante é que a injeção de 70 bilhões de dolares na Activison não trouxeram melhores nos índices mencionados e nem no hype da marca Xbox.
Isso é cedo para medirmos! A MS provavelmente fará um marketing agressivo e os verdadeiros resultados, deverão aparecer em médio a longo prazo, mas até lá, talvez não teremos mais console Xbox.
Acho que é pouco tempo pra perceber isso, mas a Zenimax parece não ter tido nenhum grande efeito perceptível.
A quanto dias a Activision é do Xbox ? Você acha que a compra de uma publisher num dia já traz resultado no dia seguinte ?
Um pouco de calma aí.
Boas expectativas já deveriam trazer muita gente prar comprar um console, em início de geração, normalmente é isso que acontece, apenas pela expectativa de fatos, por acreditar que virá algo de bom dali, faz ter mais vendas do que provavelmente deveriam existir.
Tudo bem a treta da aquisição fazerem as coisas criarem certa incerteza, mas nem a expectativa de Starfield e de Forza parecem ter tido qualquer impacto substancial nessas vendas? Ainda mais se você pensar que, como muitos dizem, esse ano foi fraco para o PS (o que eu discordo bastante, mas há quem diga isso).
De qualquer forma, num ano em que xbox recebeu excelentes thirdie parties (Street Fighter 6, MK 11, Alan Wake 2…) e mesmo 2 exclusivos de peso, fora a aquisição da maior ou segunda maior publisher do mundo dos games, é um tanto estranho levarem uma “pea” homérica dessas em vendas de console. Sinceramente, nem consigo entender direito, e nem o que teorizo, hipoteticamente, parece explicar satisfatoriamente o que tem acontecido, o Xbox deveria estar com melhores vendas.
Tinha uma pessoa na eurogamer a cravar o dia, mês e o ano do encerramento e ficaria bem próximo de 2027, pelo que lembro era em outubro ou novembro de 2026.
E essa pessoa falava isso antes desse vazamento do Xbox para 2027
[Opinião] Olhando pra tudo que tem acontecido na indústria e sobretudo no Xbox, ao que me parece, usaram de uma estratégia muito forçosa de marketing para parecerem os bons mocinhos (a tal “democratização” dos jogos, vilanizando sempre a concorrência no que pode) e mesmo passando a ideia de que não estavam adquirindo pra matar a concorrência (apesar de sabermos pelos e-mail internos vazados a intenção de transformarem tudo em exclusivos e o Matt Booty a dizer literalmente que estavam numa boa posição para destruir a PS) …e erraram na dose, criaram pessoas com maus hábitos de consumo de seus produtos e afastaram as pessoas que queriam qualidade do seus consoles, passando a ideia de que o Stream chegou e o console, ao invés do principal a ser marketeado, é meramente secundário ou pior, opcional pra jogar os exclusivos da MS.
O maior problema pra eles agora se torna voltar no sentido inverso ao que já cavaram, pois na expectativa de criar dependentes pra depois fazerem o que quisessem, além de não resultar no esperado, vai gerar revolta naqueles mal acostumados.
A MS não entendeu ou não faz questão de entender que consolista é nicho, e que se quisessem já estariam só no celular ou mesmo no streaming como plataforma principal.
O caso recente no Brasil de aumento no valor do Series S, me parece uma tentativa meio atabalhoada de forçarem a venda do X, ou mesmo de fazerem novos clientes optarem por assinar o Gamepass Ultimate, ignorando os consoles, pra ver se vão logo pra Cloud.
Mas não deixa de ser uma estratégia confusa se for pra vender SX, já que recentemente pararam de fabricar até mídias físicas de Xbox por aqui.
Pra mim, o Xbox ainda parece estar sem cabeça.
Meu maior receio, enquanto gamer, é que a MS leve franquias consagradas para o poço, junto com o Xbox.
De qualquer forma, vejo que a MS com a aquisição da Bethesda e Activision-Blizzard já conseguiu boa parte do que queria tirando títulos tradicional do PS e podendo-os deixar só no PC, lesando a concorrência por privação a grandes futuros jogos dessas companhias tradicionais e históricas na indústria de games.
Acho que o grande erro deles foi como você falou, o de não entender seu público. Jogadores de console são um nicho e formado pela união de vários nichos. Para a maioria um modelo de assinatura não é atrativo. De nada adianta pagar pouco todo mês se não tem o jogo que quero, no momento que desejo.
O segundo grande erro é enfraquecer sua plataforma. O que dá dinheiro não é vender jogos próprios. Mas vender jogos e microtransações de todos os outros desenvolvedores. E diferente do que eles imaginaram, a galera do PC está totalmente ligada a Steam e não será o Gamepass a mudar isso.
Pois é cara, fico pensando se esse pessoal que ganha tão bem é tão inteligente assim que meu intelecto mediano não consegue vislumbrar o todo do pensamento deles, ou se eles que são muito burros mesmo… Vai saber, talvez dinheiro demais aliene esse pessoal e eles pensam que qualquer ideia que eles tenham vai ser um sucesso, como as coisas o idiota do Musk e esse Xuitter dele! Lol
E tem gente que jura que o Xbox ganha do PS5 em qualidade
Onde você ouviu sobre a Microsoft ter considerado acabar com o Xbox em 2017 Mário? Eu não vi nada disso!
Falaram na radio tribuna FM
Ouvi na rádio comunitária.
Eu procurei na internet e não achei! Talvez mandar un link ao invés de me zoar por isso fosse mais educado!
Veja este link: https://www.tecmundo.com.br/voxel/271844-microsoft-fechar-xbox-game-pass-nao-crescer-2027.htm
Pois tem diversos artigos por aqui a falar isso.
Não é de agora que o encerramento do Xbox vem a tona, Bill Gares já expressou ser a favor, teve essa de 2017 e agora a de 2027
Não vou citar links mas vou informar o caminho das pedras.
Pesquisei pelo termo “divisão Xbox iria acabar em 2017” e logo um dos primeiros resultados foi de um site que muitos, do Xbox, confiam, Windows Club. Lá fala que a divisão quase foi fechada e que o tio Phil como convenceu o Nadella a não encerrar.
Lamento. Cometi um erro. Que aliás repeti algumas vezes. Foi em 2014
https://www.pcmanias.com/sabiam-que-a-xbox-esteve-para-acabar-em-2014/
Mas Phil considerou acabar com a Xbox em 2019, focando-se nos aparelhos móveis.
https://www.gamevicio.com/noticias/2023/06/phil-spencer-considerou-fechar-tudo-relacionado-ao-xbox-e-focar-no-mobile-diz-e-mail/
Agora Phil refere que ou até 2027 as coisas mudam, ou pode encerrar aí.
Basicamente o fecho da Xbox é conversa recorrente na Microsoft.
Eu iria fazê-lo pesquisar, pois na minha resposta anterior, que fla do Windows Club, eu ia citr que o Nadella entrou na MS em 2014, logo essa decisão seria entre 2014 e 2017, mas que o caso realmente aconteceu é verdade.
Paulo é só pesquisar no Google por “Phil Spencer Xbox 2027”.
https://www.adrenaline.com.br/microsoft/phil-spencer-afirma-que-microsoft-sairia-do-ramo-de-jogos-se-game-pass-nao-crescesse-o-suficiente-ate-2027/
https://www.hardware.com.br/noticias/2023-09/microsoft-podera-encerrar-o-xbox-se-o-game-pass-nao-crescer-o-suficiente-ate-2027.html
Sinceramente estou menos preocupado com o futuro do mercado e da Xbox. O fracasso do Gamepass é uma vitória para a comunidade. E aos poucos parece que a Microsoft está a percebe que não vai dominar o mundo e começa a migrar para um híbrido entre o tradicional e o modelo de assinaturas.
Até apróxima ideia do Pink (do pink e o cérebro)… Esse pessoal não vai desistir, Hennan, e são rancorosos, não acredito que parem por aqui, inclusive nas aquisições… Embora tenham recebido sinal/sinaleiro amarelo, esse pessoal não se conforma em ter de conquistar público lentamente com qualidade persistente.
Espero que você esteja errado.
Falando sobre Xbox, como vocês sabem o siris s vai sofrer um aumento no seu valor ficando bem próximo do preço do ps5 sem disco. Muito dos fãs br estão culpando xbox br e até a xbox mexico. Mas segundo o jezCorden isso seria uma decisão do alto escalão. Isso é bem obvio para que tem neuronios… Será que agora os fãs br vão parar de endeusar o phill?
Outro ponto importante, devido a nossa economia ser pessima, vejo muita gente usando de certo meios para pagar menos ao comprar jogos ou para assinaturas (não digo que isso é certo ou errado pq n cabe a mim julgar) mas creio eu que isso interfira no suporte local da marca. Já teve rumor que não teria mais midia fisica no brasil para xbox e isso veio a se concretizar, já teve rumor sobre jogos n serem mais dublados ou legendados por aqui, será isso também irá se tornar real também?
Starfield parece que não teve dublagem, não sei em relação ao Forza.
Estranho né, a MS fazendo o caminho inverso do que a fez consagrar no Brasil(dublagem e suporte)
E internet afora está dizendo que a MSBR está pedindo de volta todos os Xbox emprestados daqueles que criticaram o aumento do Series S. Se for verdade a situação tá feia viu!
Xbox emprestados? que história é essa?
Também não sabia, mas pelo visto esses canais que fazem análise de consoles recebem o console em formto de comodata, ou seja, o aparelho não é deles e sim da MS.
https://www.eurogamer.pt/xbox-brasil-acusada-de-exigir-a-devolucao-das-xbox-series-que-enviou-aos-sites
E tem gente a passar pano e dizer que provavelmente estes irão receber uma versão revisada…..
E estão jogando a culpa no presidente.
Nesse caso o governo não tem culpa, o dólar está praticamente estável, nesse ano aprovaram a reforma tributária.
Fora que a própria justificativa da Ms cita que “seguraram o preço por muito tempo”, ou seja se foi algo de gover foi coisa que aconteceu tempos atrás, só que nessa estória o Series X não teve aumento de preço, estranho…
E o PS5 vai constantemente diminuindo de preço.
E a Nintendo falou que não aumentará o preço do Switch tbm. Apenas o Series S com aumento e a culpa é do Governo? rsrs o Fanboy caixista brazuca tem que ser estudado.
Sabe né, a culpa é de todos, menos da MS.
Sim! Nunca vi uma comunidade tão vitimista como a da galera do Xbox.
deve ser pq usuário do SS dá prejuízo para a MS, já usuário do SX não
simples, quem compra o SS é para nunca comprar jogos na Live e só assinar GP na mutreta de 1 real.
quem compra SX compra jogos na Live e assina GP pagando preço cheio.
deve ser essa a conta para o SS ter que dar lucro no console e o SX poder continuar sendo subsidiado
A história da mídia física não é rumor:
https://olhardigital.com.br/2023/02/03/games-e-consoles/xbox-deixa-de-ter-games-em-midia-fisica-no-brasil-entenda/
https://www.msn.com/pt-br/entretenimento/jogos/xbox-n%C3%A3o-ter%C3%A1-mais-games-em-m%C3%ADdia-f%C3%ADsica-no-brasil/ar-AA175DvG?ocid=msedgntp&cvid=61e9e00593bd4410dc487e5c0bc97c00
Esse negócio do culparem o México no twitter tá ridículo. Só serve pra chacota, só o que vejo é o pessoas postando imagens geradas por IA a debochar com os fanáticos.
Off – Esse Alex da DF é um cara engraçado xD
Good to see the raw compute of XSX be meaningful – really stable 60 while PS5 can be like 49 FPS at the same moment.
I always imagined as compute becomes more important over time vs. pixel shading or otherwise… we saw that a good deal with GCN vs. Pascal +Maxwell.
https://x.com/Dachsjaeger/status/1719421701430116373?s=20
É um legítimo fela… Lol
É capaz de no próximo relatório a MS apontar crescimento em receitas, mas em relação a isso muita gente fala que:
1- o GamePass terá aumento de usuários porém decorrente da migração dos que tinham o live Gold e que não aderiram anteriormente ao GP
2- a receita poderá aumentar decorrente da inclusão da receita da Activision
Sim… O crescimento que vais ver no próximo relatório é totalmente artificial.
Basicamente é forçado a nível de usuários, e comprado a nível de receitas.
É só imaginar que se considerarem jogadores de Candy Crush “usuários de Xbox” o negócio vai triplicar de tamanho! Lol
Mário, olhe o nível que chegou aqui no Brasil: https://www.gamevicio.com/noticias/2023/10/xbox-estaria-pedindo-a-devolucao-de-alguns-xbox-series-enviados-para-a-imprensa/
A Microsoft atual está assim… Controlo total dos media. Ou dizes bem ou não dizes nada! Tu viste como eles fizeram de starfield um sucesso controlando quem analisaria o jogo.
Mas olha, o CADE só viu virtudes na Microsoft. E nem pestanejou.
Esse CADE é uma piada pronta, Mário!
Ia ser pior se o CADE declarasse que estava tudo jóia!
Será que a conta está chegando?
Além do aumento do SS, confirmado pela MS Brasil, mas sem nenhuma justificativa oficial há mais duas notícias que vi em comentários:
Aumento do valor do GamePass na Argentina e na Turquia;
Corte do acesso gratuito do GP Ultimate aos funcionários da própria MS.
Os 2 assuntos vi em comentários e podem ser somente rumores
Pronto, faltaagora ver se o da Argentina é verdade:
https://www.eurogamer.pt/funcionarios-da-microsoft-sem-acesso-gratis-ao-game-pass-ultimate