PSSR da PS5 Pro trará ganhos de 100%

100% não significa o dobro da performance, mas sim um ganho de 50% em resolução e 50% em detalhe. É pelo menos assim que Matthew Cassells da Alderon Games define a coisa.

Para quem se questiona quais os ganhos que a PS5 Pro pode trazer perante um CPU e uma RAM que não apresentarem muitas melhorias em relação ao modelo básico, a realidade é que há programadores que afirmam que a PlayStation 5 Pro parecerá 100% mais potente que a PS5 normal, graças ao upscaling.

Estas afirmações foram feitas durante o último episódio do podcast Moore’s Law is Dead. Ali, o fundador da Alderon Games, Matthew Cassells, falou sobre a consola ainda não revelada da Sony, e de como a sua performance gráfica adicional e discutiu o seu upscaler por IA, denominado de PlayStation Spectral Super Resolution melhorarão os jogos. Falando especificamente sobre os jogos do seu estúdio, a consola pode permitir que eles ativem o ray tracing em jogo já a rodar a 60 FPS no modelo base, sem ray tracing. Em relação à resolução, o poder adicional do console permitirá que os jogos tenham melhor resolução nativa que no modelo base, algo que poderá não eliminar o upscaling de resolução completamente, sendo que este continuará a desempenhar um grande papel no grande esquema das coisas, já que motores de jogo como o Unreal Engine 5 não estão a ficar mais rápidos e, consequentemente continuarão a precisar de upscaling. O PSSR, no entanto, irá fazer com que a PlayStation 5 Pro pareça 100% mais poderosa do que os modelos base para o programador, dividido entre 50% das melhorias reais e os outros 50% trazidos pelo upscaling.

Falando mais sobre as especificações referidas da PlayStation 5 Pro, o fundador da Alderon Games sente que as melhorias limitadas de CPU e RAM mencionadas acima não serão um grande problema, já que a grande maioria dos jogos de console não tem gargalos de CPU, e aumentar a RAM geralmente está entre as coisas mais difíceis de fazer, já que a maioria dos programadores otimizam de acordo com a RAM disponível, e apenas alguns dos maiores jogos com as maiores equipe de desenvolvimento seriam capazes de aproveitar a quantidade adicional. As melhorias de GPU, por outro lado, podem permitir que alguns jogos rodem com o equivalente a configurações épicas em vez das configurações médias normalmente usadas para o modelo básico. A potência adicional pode tornar mais fácil para os desenvolvedores implementar modos de 120 Hz com mais ajustes nas configurações gráficas.

Enfim, são as declarações de um programador. Veremos muito rapidamente se tem razão!





26 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Júlio Esteves
Júlio Esteves
14 de Agosto de 2024 13:24

Enquanto a Sony prepara o PS5 Pro, há boatos de a MS lançar um novo Xbox em 2026 numa nova geração de consoles, acho improvável, pois um novo console precisa de preparação muito antecipada. É Mais provável que seja alguma movimentação de fãs querendo gerar expectativas de um grande futuro para a Xbox. Enquanto isto o cancelamento da compra da ABK volta a assombrar a MS.

Juca
Juca
Responder a  Júlio Esteves
14 de Agosto de 2024 14:10

Júlio, não se sabe direito as intenções atuais da MS. Pelo rumo que têm tomado, essa estratégia não tem sentido, mas não é algo difícil de acontecer, já que a MS é bastante reativa a ações da concorrência. E assim como o One X, não é difícil que ela volte com a narrativa de anunciar com bastante antecedência um projeto de novo console para manter uma base radicalizada ainda ativa e com alguma força e eco na internet.
Hoje, seus fãs estão apelando para o PC é da MS + Valve, criando a narrativa de que a MS ganhou alguma coisa em relação ao PS, quando na verdade é que a comunidade de consoles da MS foi praticamente abandonada, sendo forçosamente empurrada pro PC, ou mesmo pro Cloud e pros serviços de assinatura de catálogo, pouco se empenhando em lançarem grandes e gloriosos jogos como no passado.

Deto
Deto
Responder a  Juca
14 de Agosto de 2024 15:00

https://www.adrenaline.com.br/hardware/valve-revela-que-steamos-nao-chegara-aos-demais-portateis/

Valve revela que SteamOS ainda não chegará aos demais portáteis
Ainda que o suporte já exista, a Valve não planeja disponibilizar o SteamOS aos demais portáteis tão cedo assim

Microsoft lança “Modo Compacto” do Xbox Game Bar para portáteis
A Microsoft está disponibilizando um Modo Compacto de seu Xbox Game Bar, mirando melhor uso nos dispositivos portáteis

https://www.adrenaline.com.br/microsoft/microsoft-modo-compacto-do-xbox-game-bar-para-portateis/

================================

Mas nem a MS sabe qual a estratégia deles… Afinal tudo que eles fazem é correr atrás da concorrência.

Ao que parece para prever o que a MS vai fazer agora é só ver o que a Valve vai fazer, está fazendo ou já fez…

Só ver que o nível de fud em cima da Sony já diminui, o Phill anda mudo sem encher o saco

Já andei lendo como “o steam impede o crescimento do GP no PC” por ai… Daqui a pouco o Phill começa a se vitimizar em como a “valve é malvadona”

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Agosto de 2024 17:13

falando na MS ir correr atrás da Valve, acabei de ver isso:

[imgcomment image[/img]

Que coincidência… Tom Warrior nunca falou sobre steam/valve antes, agora começa a vazar jogos sigilosos da valve para queimar eles?

Bom, espero que o pessoal da Valve perceba bem que agora eles são o “inimigo demoníaco da santa microsoft”

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Agosto de 2024 17:02

com esses nomes complicados ai, o que vai ter de gente que vai dizer “nem quero saber qual o modelo desses nomes ai, quero cpu amd que não estraga”

Juca
Juca
Responder a  Deto
15 de Agosto de 2024 15:59

Deto, dia 15 saiu uma matéria dizendo justamente o oposto e que a Valve irá dar suporte ao Rog Ally… E acho que a matéria é mais fiável, já que veio da eurogamer.pt, imagino que a MS só esteja na limitação do dano pra abafar notícias. E se o Linux se popularizar nos PCs handheld pra jogo, é um pulo pra ganhar espaço no PC Desktop pra jogo.

Hennan
Hennan
Responder a  Júlio Esteves
14 de Agosto de 2024 14:30

Não acredito que vai acontecer, mas antecipar uma nova geração seria a melhor jogada para a Microsoft. Essa já não tem recuperação e insistir seria perda de tempo e dinheiro.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Agosto de 2024 18:24

Sua análise não está errada, mas também não resolve o problema atual. Se a Microsoft deseja competir em consoles, ela precisa de uma nova geração para ontem. O console atual não tem nenhum atrativo ao público, não facilita a vida do desenvolvedor e tem gargalos importantes.
Logo eles precisam de um novo console, que seja realmente superior a concorrência e de fácil programação. Precisam pagar pelo suporte de terceiros + marketing e lançar games próprios que justifiquem o console. Por fim, 2025 tem um evento chave que vai influenciar o mercado por um longo período. GTA 6. Ou seja, o final de 2025 seria o momento perfeito de virar a página e começar do zero. Uma parceria com a rockstar ajudaria bastante.
Resumindo, caso a Microsoft queira realmente investir em consoles. O que não acho que seja o caso. Vai precisar investir muito em suporte e parcerias. E ter um diferencial em relação a concorrência, o que não é possível nessa geração.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
14 de Agosto de 2024 19:35

Esquece consoles, Hennan! A MS matou essa possibilidade de competir nos consoles quando adquiriu a ABK! Eles precisam continuar deixando os jogos multiplataforma e isso não faz sentido algum pra detentora de uma plataforma, que investe centenas de milhões na pesquisa de um novo console. Não haverá mais subsídio ao hardware e ela vai é lançar tudo que puder no máximo de plataformas que conseguir. Se houvesse alguma chance da MS tentar continuar como plataforma de games seria com novos jogos exclusivos e o novo Doom já mostra o caminho, multiplataforma.

Last edited 2 meses atrás by Sparrow81
Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
14 de Agosto de 2024 20:54

Como disse, não acredito que ela vá salvar o console. Mas se fosse fazer, teria que ser rápido e com uma nova plataforma. O Series já morreu e quanto mais demorar, mais forte fica o Playstation.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
14 de Agosto de 2024 22:10

Se os rumores estiverem corretos, ano que vem será o mais forte da geração para o Playstation. Se isso acontecer, aí já é o enterro do Xbox. Nao tem mais pra onde correr.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Agosto de 2024 1:58

Embora o que você diga seja o mais provável de acontecer, se a MS tiver uma excelente line up exclusiva de arranque e acertar a mão é possível renascer como uma fênix, e temos diversos exemplos dados pela Nintendo nisso. Se tiver lançamentos bons continuados pode reverter qualquer má situação, mas sim, por probabilidade estatística e histórica, isso é um tanto difícil de acontecer. Sobre a vantagem de 2 anos do Xbox sobre a PS, caso haja uma geração antecipada, não vejo como o hardware trazer tantas diferenças assim numa geração onde todos já apelam a upscale, e onde os fãs de Xbox nem ligam de jogar num Series S. Imagina se com um PS5 Pro empurrando 4k@60 ou 1440p@60 por reconstrução se alguém vai ligar pra hardware novo… Agora, um ponto que me preocupa é o que tentarão inventar pra vender um PS6, onde as diferenças de hardware já não conseguem mais dar grandes salto no que entregam e quando entregam são pra ter 500fps coisa que só competidor profissional realmente liga.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
15 de Agosto de 2024 12:21

Bom se fosse fácil assim pra Microsoft. Só não dá pra esquecer que a Nintendo, graças a Deus, não é a MS! Ela é tradição, legado, respeita os games. A Nintendo flopou em algumas gerações de consoles, mas seus executivos nunca se comportaram de forma infantil e mesmo quando floparam, a qualidade dos seus jogos estava lá, intacta! Também não da pra comparar o que a Nintendo tem em mãos de propriedade intelectual: Mário, Zelda, Pokémon e outros… Não tem NADA da Microsoft que faça frente a essas IPs. Então por favor, não compare laranjas com maçãs. A Microsoft abusou do consumidor, cometendo erros durante mais de uma década! Foi realmente um desastre o que a MS fez com seus games e com seus fãs durante mais de 10 anos;

No outro assunto de salto geracional, não podemos esquecer do passado recente, onde o Ps4 começou realmente mostrar jogos com qualidade muito superior ao que vimos no Ps3 apenas de 2016 em diante, com Uncharted 4 (obviamente apareceram “tech demos” muito bonitas logo de início, como The Order e Ryse), mas o salto verdadeiro nos jogos veio quase do meio da geração em diante. Também não podemos esquecer que na geração Ps4 o salto veio muito mais rápido, principalmente, por dois motivos:
1 – A arquitetura dos consoles mudou completamente da geração Ps3/360 pra Ps4/One. Houve uma quebra, onde as engines tiveram que se adaptar e estar prontas pra nova geração logo de início! Do Ps4 para Ps5 não ocorreu essa quebra, é a mesma arquitetura e os Studios não adaptaram suas engines tão rapidamente por acharem que não havia urgência e pra diminuir custos, óbvio!;

2 – Não existiu uma pandemia que se arrastou durante 2 anos na geração PS4/One. A geração Ps5 foi prejudicada em todos os aspectos pela pandemia.

Tenho certeza que muita gente vai se surpreender com a qualidade dos jogos que está por vir. O salto vai acontecer e surpreender muita gente. Espera pra ver o que vem das principais equipes do Playstation e de algumas thirds, como GTA6 da Rockstar. Não se esqueça que na geração PS4 teve até desenvolvedor da Crystal Dynamics duvidando que TLOU2 estava a correr num Ps4 e depois do jogo lançado teve que se desculpar.

Last edited 2 meses atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
15 de Agosto de 2024 16:07

Não falei que é fácil replicar o que a Nintendo faz, só disse que, baseado no que esta já fez, é sim possível que se reergam como a Nintendo, mas pra isso é preciso muitos jogos bons em sequência e de modo duradouro e consistente, só assim pra retomar a confiança de clientes que perdeu e ganhar novos clientes, e isso sempre é muito difícil em qualquer negócio, principalmente olhando o caminho de onde a Xbox vem, e pra onde planeja ir. Com essa estratégia de Cloud Gaming não vai pra frente, sob minha ótica, pois mira um tipo de prodito para um público errado. E embora a Cloud possa estar em todos os lugares, temina não chegando a lugar nenhum, o que não deixa de ser irônico.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Júlio Esteves
14 de Agosto de 2024 14:58

Mesmo sendo a MS (famosa por tomar decisões desesperadas e de merda) não tem condições disso acontecer. O suporte a esse console seria ridículo, pois a thirds continuariam dando preferência ao PS, por vender e ser uma plataforma sólida. Poucas thirds apostariam nesse novo produto e seria um flop certo.

Deto
Deto
14 de Agosto de 2024 14:24

aproveitando o assunto:

1 CPU CORE & RTX 4090 Vs Ray Traced AAA Games
https://youtu.be/PeLspv3xpIk?si=Xp9sr4lDvIs5OM8x

vídeo do RedGamingTech comparando jogos rodando na CPU com todos os núcleos habilitados vcs 1, 2 ou 3 núcleos.

Pelo visto acho que ninguém vai lançar consoles novos, ps6, xboxSX2, switch2; com CPU de 16 núcleos com 32 threads… Os jogos hoje em dia mal usam 4 núcleos

Mais de 10 anos com CPUs no console com 8 núcleos e os jogos mal utilizando mais que 4 núcleos.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Agosto de 2024 17:16

No continente americano esse comportamento… o Sujeito entra na academia, fica “forte” e sai se exibindo em todas as situações… também achei sem noção.

agora a intel abandonou o HT também… se a coisa continuar assim proxima geração também vai ser 8 núcleos

Meu palpite é que o PS6 vai vir com 8n/16t e usar o ZenXc, aqueles núcleos mais compactos que o padrão.

Last edited 2 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
15 de Agosto de 2024 2:03

Não vejo sentido nisso, se você fala em núcleos de economia pra consoles, só vai usar espaço na bolacha, em teoria o console sempre está precisando de mais trabalho da CPU, se for botar esses núcleos de economia só pra quando tá em standby como hoje é só pra encarecer o chip e perder espaço pra colocar algo mais importante como uma npu, por exemplo.

Deto
Deto
Responder a  Juca
15 de Agosto de 2024 14:18

esse núcleos Zenxc são núcleos mais compactos, eles tem tudo que o núcleo padrão tem, mas são rearranjados para serem mais compactos, tamanho menor.

a única desvantagem é que o boost de clock deles é mais baixo.

mas como vc sabe os consoles vem com clock bem mais baixo que o normal das CPUs de PC, então é ganha ganha… o clock conservador e custo beneficio vai ser o mesmo, mas a area ocupada vai ser menor.

Você está confundindo com os núcleos de economia de energia da intel que são diferentes

Juca
Juca
Responder a  Deto
15 de Agosto de 2024 16:13

Essas coisas me fazem pensar se não era melhor usarem o die desses paralelismos exagerados pra outra coisa, ou mesmo se não precisam de linguagens de programação melhores pra esse aproveitamento de processamento.

error: Conteúdo protegido