A PS5 será a primeira consola da história… a subir o preço durante a sua vida util.
A Sony veio anunciar que o preço da sua PS5 irá subir. A culpa, segundo a Sony deve-se a pressões económicas globais, incluindo altas taxas de inflação e tendências monetárias adversas.
A subida, já anunciada oficialmente será, para a Europa, de algo na ordem dos 10%, o que implica um aumento de custo de 50 euros. Se considerarmos que a desvalorização do Euro rondou os 12%, este é um valor compreensível. Como comparativo, a Intel anunciou que o aumento de preços pode atingir os 20%.
Torna-se aqui essencial que a Sony comece a garantir a reposição de stocks, pois caso isso aconteça, indirectamente este aumento de custo nem será verdadeiro motivo de queixa do consumidor.
O motivo é que, atualmente, pela falta de stocks, é difícil encontrar-me uma PS5 ao preço oficial, e as poucas PS5 existentes estão a ser vendidas por oportunistas que as vendem a preços na ordem dos 750 euros, ou superior.
Caso a reposição de stocks venha a ser uma realidade, apesar do aumento de custo para 549 euros na versão normal e 449 euros na versão All Digital, tal permitiria que mais pessoas conseguiriam arranjar a consola ao preço de venda normal, fugindo assim aos oportunistas.
Seja como for, um aumento de de preço nunca é algo que possa ser visto com bons olhos, e muito menos numa consola, onde historicamente estas descem de preço com o passar dos anos. E neste caso, mesmo havendo razões compreensíveis, a PS5 faz o contrário… subindo-o!
Assim, a PS5 ficará na história… Mas por maus motivos.
PS5 price to increase in select markets due to global economic environment, including high inflation rates – PlayStation.Blog
Curioso para saber qual o custo de produção atual. Mas baseado nessa decisão, ainda deve dar prejuízo.
É, a Sony a subsidiar o serviço de jogos, com seu mau senso de oportunidade! Vamos ver no que isso vai dar!
Duvido muito que o preço atual já não seja o suficiente pra custear, isso aí é porque vê que mesmo o pessoal inflando o preço com os bundles, tem vendido, então ela quer aumentar seus lucros.
Só um chute, mas acho que não se paga. Houve aumento no preço de chips, o custo de transporte continua elevado e imagino que aumentou o custo da mão de obra. Se fosse apenas questão de lucros, teriam elevado o preço global.
A questão do preço subir é a primeira vez na história julgo eu, nos usa mantém o preço engraçado.
Acho uma decisão idiota a Microsoft basta lhe cortar 50 euros e vence?
Não sei se na Sony existe a noção que o trunfo número 1 das consolas a par da comodidade é o preço, começam a subir mais vale comprar um pc.
Certamente, um PC de 450 dólares roda jogos da mesma forma que um PS5 digital! 😃
Obviamente que é oportunismo da Sony, mas não vamos exagerar.
Poe la a tua ps5 digital a fazer o mesmo que um pc faz… E estava me a referir aos 550, um pc de 700 euros já dá para jogar a vontade sem pagar plus e dá para muito mais do que apenas jogar.
Se consegue jogar em PS5 digital da mesma forma que num PC e mesmo no Series X, o que se fala aqui é de qualidade gráfica, pois do contrário, ninguém precisa nem de console, ou compra qualquer um.
O PS5 digital, sem drive como a maioria dos PCs é um console que permite que você joga games sem pagar Plus, com o poder de uma GPU a nível 2070s/3070 com SSD acima do comum pra qualquer PC, e também oferece um serviço de jogos com grande catálogo, como vocês PCzistas do Xbox adoram! 😀
Ao nível de uma 2070? Hahahahaha ok.
Rui… lá estamos nós com a palhaçada de sempre.
Estás-te a rir de que?
Quando isso é dito por diversos analistas, por pessoas da área, e comprovada por benchmarks (Spiderman, por exemplo é a 3070), tu vens aqui rir-te com que argumentos?
É só comichão no ceu da boca, ou vais apresentar argumentos quando chegares a casa… e quando não estiveres de férias?
Sr Mário deve saber o que é otimização, a 2070 tem perto de 15 tf, as consolas aproximam se dos pcs por isso mesmo otimização do código ao hardware disponível.
Se a produtora do jogo tivesse o mesmo empenho na otimização da 2070 como tem na ps5 e na xsx a diferença era ainda maior. Isto é um facto.
Spiderman? Tem agora um exemplo na df em que o jogo corre melhor numa ps2 do que no pc.
Exemplos desse gênero há aos pontapés.
Não sei se você age de má fé ou ignorância mesmo.
2070 é uma placa de 6 a 7 TFlops, a que mencionei 2070s tem de 8 a 9 TFlops.
Basta pesquisar no Google por “list of nvidia gpus”.
Só a 3070 que é uma placa de 17 a 20Tflops e nessa sim se pode falar da otimização.
Mas no fim o que interessa é a qualidade com que se joga, e num jogo ou outro, o PS5 consegue ter jogos que equivalem a uma 3070 e sempre num nível de ao menos 2070s com raríssimas exceções.
Não vás editar o comentário como fez outra vez pra fazer minha resposta parecer ser sentido, ok? 😃
Eu nunca editei um comentário na pcmanias e isto é válido de 2008 a 2022.
Segundo a rtx 2070 tem 15tf fp16 e 7.5tf em fp32.
A 3070 tem 20.31tf em ambos.
Sem otimização é o que é, o pc dá sempre tareia nas consolas, com otimização específica para uma 2070 ou 2070s o que aconteceria é óbvio.
Estás a dizer um disparate … E a cair no erro comum de comparar TFlops em arquiteturas diferentes.
Quando do lançamento, a eficiência da arquitetura Ampere era aproximadamente 45% menor que a da Turing, de acordo com dados da própria Nvidia.
https://www.pcmanias.com/as-incongruencias-da-nvidia-e-a-performances-dos-gpu-serie-3xxx-face-ao-rdna-2/
Este valor pode ter diminuído, mas isto mostra imediatamente que a comparação de Tflops é inválida, e como tal o que dizes só demonstra que falas sem sustentar minimamente a tua argumentação.
Depois Tflops é uma coisa, e nunca mediu performance, mas sim valores máximos teóricos.
Um mesmo GPU no DX11 e no DX12 tem performances completamente diferentes. Quando colocado numa consola, com hardware optimizado para ele, API específico e optimizado, e numa situação onde o API é feito especificamente para ele, podendo ir 100% ao metal, a eficiência sobe.
Sobe ainda porque a PS5 não faz check in aos dados que entram na memória, porque partilha as cachês do GPU com o CPU, e porque possui cache scrubbers que permitem usar a cache mal os dados são lidos e não apenas quando a cache for lida na totalidade. Com esta localização de dados na cache podes também evitar GPU Stalls, que ocorrem quando há um cache miss, e todo o GPU pára, limpando a cache e re-iniciando todo o processo.
Isto chama-se eficiencia. E o ser maior ou menor é que dita a real performance de um GPU.
Basicamente é o que acabei de referir com as Ampere, que subiram os TFLOPS, mas atiraram a eficiência para baixo. No global o ganho existiu, mas isso invalida a comparação com a geração anterior da mesma forma que invalida a tua comparação da PS5 com os GPUs PC.
Por esse motivo é que os analistas comparam os jogos na PS5 e PC caso a caso, pois dependendo dos programadores os ganhos da PS5 podem ser maiores ou menores.
Ninguém usa Fp16 pra comparar Tflops de GPU, se você fez isso foi pra querer fazer uma 2070s parecer melhor do que é.
A GPU do PS5 são mais 10 Tflops em Fp32, assim como a do SX são mais de 12 em f32.
Não há problemas em editar, desde que não mude as ideias contidas.
Você havia dito que GT era a “pior” franquia da Sony e depois alterou para “maior” e fez meu comentário posterior perder o sentido. Mas isso de qualquer forma é irrelevante, e se por acaso isso foi engano meu peço desculpas, pois posso ter lido errado, mas foi o que me pareceu ter acontecido.
Em fp16 a GPU do PS5 tem 20.58Tflops, mas ninguém usa dessa Tflops em f16 para efeito de comparação das GPUs.
https://www.techpowerup.com/gpu-specs/playstation-5-gpu.c3480
Editado: A 3070 é a primeira série da onde o single precision é o mesmo valor do half precision, pois até então um era o dobro do outro, mas novamente f16 não é o usado para efeito de poder computacional fp32 é cálculo em 32bits e 16bits não é um padrão de cálculo, o surgimento de interesse em poder computacional em oprerações com menores bits surge apenas para efeitos de inteligência artificial e aprendizado de máquina e nada tem a ver quando se fala de gráficos a menos que você esteja falando de DLSS.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Nvidia_graphics_processing_units#GeForce_30_series
O FP16 é um exemplo…
Porque nas consolas pode ser usada, uma vez que sabes que está lá!
Mas e no PC? vais programar o seu uso quando GPUs mais antigos não o podem usar, e cortar assim parte do público alvo?
Mas mesmo que um GPU o use, as performances são diferentes. Alguns podem usar FP16 outros precisam de dividir strings de 32 em duas de 16, o que pode trazer perdas de performance.
Saber com o que contas é muito, muito relevante.
Até com exemplos mais simples isso acontece. Por exemplo a roupa!
Lançar uma roupa é um berbicacho. Xs, S, M, L, Xl, XXL, XXXL. E nas mulheres pode ser pior, com as partes de cima e de baixo a poderem ter de ser diferentes.
E isto só a ver com largura… mas e a altura? Há pessoas altas, médias, baixas, etc.
O que acontece depois é que nenhuma roupa é feita para ti. Pode ficar larga nas mangas, comprida, etc. Se for feita para ti especificamente, ela torna-se super adequada.
Com a programação para hardware é a mesma coisa. Uma coisa é teres um hardware fixo, outra é teres de prever tudo, caso em que não otimizas verdadeiramente para nenhum.
Eu sei Mário, o que quis dizer, e aparentemente não me fiz entender, é que pra efeito de marketing se usa de longa data as operações em ponto flutuante de 32 bits para efeito de comparaçãoquandose está a discutir Tflops sem especificar o tipo de cálculo a que se refere.
Obviamente que operações em 16, 8 e até menos bits e etc são perfeitamente executadas e tem se tornado mais relevantes atualmente com o progresso do IA e aprendizado de máquinas e que também podem servir de parâmetro comparativo.
Agora, toda vez que se fala de Tflops de GPU quando estamos comparando GPU por esse parâmetro sem citar a quantidade de bits da operação, se presume 32, e acho que todo mundo com algum mínimo conhecimento de GPU sabe disso.
A minha resposta, apesar de, por conveniência, estar na sequência da tua mensagem, não era dirigida a ti, mas sim genérica.
Ok, Mário!
Vale lembrar ainda que pra operações de Fp16, Int8, Int4 hoje as Nvidia estão contando com os Tensors Core que são muito mais eficazes pra esses feitos que os Cuda Cores (ou núcleos convencionais dos de GPU da Nvidia), sendo aqueles uma parte especializada pra fazer cálculos direcionados a IA e ML.
Esse fato torna ainda mais irrelevante a comparação de Tflops de Fp16 entre AMD e Nvidia, até porque a solução dada ou sugerida por cada empresa ao IA e ML passam por soluções diferentes.
A solução mais eficaz é claramente a da NVIDIA.
Mas dito isto, é a menos desejável.
O motivo é que é uma solução proprietária, com um co-adjuvante externo ao pipeline gráfico.
A solução da AMD é genérica, ou seja, está incluída no pipeline gráfico, o que evita standards e suportes diferentes em todos os fabricantes.
Para a criação de um standard universal, a solução AMD é claramente superior.
Perfeito, Mário, o que se comprova justamente pela implementação do DLSS não ser possível em qualquer placa de vídeo (além de proprietária, usa parte exclusiva de hardware únicos na Nvidia da série 20 em diante) e tecnologias da AMD open-source podem tirar vantagens desses tipos de cálculo e podem ser implementadas em quaisquer placas de qualquer marca com condições mínimas pra fazer esses tipos de processamento, como é o FSR que se vale de cálculos de FP16 para ser mais eficiente (mesmo que por pequena margem) que se fosse feito em FP32.
https://www.tomshardware.com/news/amd-fsr-only-7percent-slower-in-fp32-mode
Eu nunca editei um comentário na pcmanias .
O gt eu sempre disse que era o maior exclusivo da ps digo isso pelas vendas e porque esse jogo foi o motivo para eu vender a minha sega saturn e comprar uma ps1.
Ok então, então me desculpe, devo ter lido errado.
Se for seguir essa lógica, o PS4 Pro tem 8.4 TFLOPs em FP16. PS5 então…
“One of the features appearing for the first time is the handling of 16-bit variables – it’s possible to perform two 16-bit operations at a time instead of one 32-bit operation,” he says, confirming what we learned during our visit to VooFoo Studios to check out Mantis Burn Racing. “In other words, at full floats, we have 4.2 teraflops. With half-floats, it’s now double that, which is to say, 8.4 teraflops in 16-bit computation. This has the potential to radically increase performance.”
Fonte: https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2016-inside-playstation-4-pro-how-sony-made-a-4k-games-machine
Lembrando que a tendência é ultrapassar a 3070 e se aproximar da 3080 em novos jogos, sem código legado PS4.
Mas o rapaz, que frequenta a pcmanias desde 2008, deve estar aqui de “alegre”, pois não anda aprendendo NADA com todo esse tempo que acompanha o site. Acho que lê os artigos “por cima”, afinal de contas é um dos rapazes que mais trabalha e menos tem tempo no mundo! 😅
Parece que sim…
Porque eu já não espero que as pessoas acreditem em nada… Mas quando se está aqui desde 2008 (segundo ele) e se percebe o rácio de acerto deste website, seria de, digo eu, lhe começar a dar alguma credibilidade.
Porque caso não se o faça, ou se quer viver o mundo que se pretende, ou não se lê os artigos.
Por aqui chamamos de “mundo do pirulito”.
Caro Rui… O exemplo que refere é o mais estapafúrdio que existe.
A PS2 não partilha o mesmo hardware e nem o mesmo software com um PC. São arquiteturas diferentes que obrigam a programação distinta.
A PS5 tem diferenças face ao PC, mas a adaptação é simples pois a base é comum.
Daí que o que interessa é o código comum.
Assassina Creed Valhalla
https://www.google.com/amp/s/cceit.com/assassins-creed-valhalla-on-ps5-ahead-of-rtx-2070-super-rx-5700-and-rtx-2060-super/amp/
PS5 superior à 2070 super.
Call of Duty Black Ops: Cold War
PS5 superior à 2070 em 20%, 3070 apenas superior em 8,6%.
https://www.altchar.com/game-news/ps5s-gpu-is-on-par-with-rtx-3070-in-latest-call-of-duty-black-ops-cold-war-benchmark-aNFcx3B1i3Pa
Podia citar mais, mas tenho pouco tempo.
Fico-me pelo spiderman.
https://www.pcmanias.com/previsoes-de-hardware-da-sony-para-spiderman-remastered-no-pc-acertaram-basicamente-em-cheio/
Quanto à optimização… Ela não é possível ser maior, pois o DX12 é um API genérico. E o API de hardware único é bem superior.
Quem não tem argumento sempre ri de nervoso! 😃
Mas já não vou te atrapalhar mais, deves estar de férias ou muito ocupado no trabalho! 🤣
😅
Você perde completamente a razão ao dizer que é uma vantagem o PC fazer outras tarefas além de jogos…
Sim… é a primeira da história… e vai ficar marcada por isso!
Mas o cliente fica prejudicado???
Com exceção da altura em que as grandes superfícies tem stocks, tenta arranjar uma PS5 a menos de 750 euros. Consegues?
Se o maior custo servir para pagar mais aos fabricantes para conseguir mais fabrico, todos ficam a ganhar, mesmo com o preço a subir.
Mas esse é o tema do artigo de amanhã!
Seria bom que não subisse? Seria… para a Microsoft que consegue fabricar a série S em quantidade… e até lhe pode descer o preço!
Os preços continuam a subir sejam consolas ou não,ainda ha duas semanas recebemos tabelas de precos novas de uma marca austriaca que representamos…praticamente todos os produtos com aumentos…e pior é que encomendas que já estavam em lista de espera na fabrica para nós á dois ou três meses também vão subir o preço..
Agora terei de explicar ao cliente que o preço a que ele adjudicou o material á cerca de três meses não vai ser possivel de praticar,isto é especialmente “chato” para trabalhos já orcamentados e aceites em concurso…
Especulação ou não é o que temos de momento…infelizmente.
Aqui no Brasil o preço não vai aumentar mas a quantidade de gente falando besteira sobre o assunto tá surreal. Estão achando que o preço subiu pq a Sony do dna resolveu aumentar. xD
De fato, a Sony escolheu aumentar os preços. A inflação se manifesta de duas formas, ou com o aumento dos produtos, que é basicamente a perda do poder de compra do dinheiro, ou com a falta do produto no mercado, que é o momento em que os custos de produção são altos demais e os fabricantes preferem deixar o mercado desabastecido a pagar fornecedores pelos materiais mais caros devido a lei da oferta e damanda. A Sony provavelmente está com a estratégia de garantir mais consoles no mercado e para isso precisa aumentar os preços e evidenciar a desvalorização da moeda.
O estranho aqui é deixar os Estados Unidos de fora, e mesmo o Brasil. A inflação nos Estados Unidos é maior que a da Europa nesse momento. A perda do poder de compra lá foi bem alta. Nesse mercado eles escolheram não aumentar os preços, e talvez eles saibam que eles saem do jogo se fizerem isso, e devem ter ponderado. Na Europa e na Asia o produto está enraizado em uma clientela tão fiel, que vai ter pouco impacto, e para o resto do mundo, eles realmente não ligam muito.
Aqui no Brasil os estoques de PS5 estão durando bastante, e tem sido possível encontrar opções bem interessantes com cashback por bastante tempo, enquanto o Series X ainda se esgota muito rápido.
Não sei se consideraram isso para não aumentar, por que aqui é mais um mercado que a Sony não liga, mas se encaixa perfeitamente na questão inflacionaria.
Pelo que andei lendo, eles argumentaram que a moeda americana ainda anda bem valorizada no geral (o euro devalorizou bem mais que o dólar nos últimos tempos), mas cá entre nós (opinião), acho que é onde a concorrência com a MS é mais acirrada e manter o preço sem subir nesses mercados é estratégico.
Outro ponto, é que é difícil saber quanto a Sony fatura por console aqui no Brasil, mas o fato é que aqui eles já saem por bem mais de 450/550 dólares pra qualquer brasileiro.
https://www.gamesradar.com/ps5-price-is-increasing-but-not-in-america/
*Editado para adicionar fonte
Sai mais caro para os brasileiros, mas não se equipara ao dólar comercial se olharmos o que vale o real frente ao dólar. O Ps5 aqui tem quase metade do seu valor em impostos, ou seja, se colocar ele como referência no dólar, verá que a Sony vende mais barato aqui que nos States.
Boas.
No Brasil? Faz tempo que o series x não sai de estoque.
Praticamente todos varejistas possuem a pronta entrega.
Já sobre o PS5, no máximo vi promoção para cnpj ou pagamento à vista. Mas também possui estoque.
Não vejo dessa forma. Acredito apenas que “escolheram” o momento de aumentar. Variação cambial ocorre diariamente. Depois de tanto tempo sem ajuste, é certo que obtiveram períodos de pouco lucro a mais e períodos de pouco prejuízo absorvidos. Nenhuma empresa aumenta por aumentar quando existe competição.
Só resumindo a questão do aumento do preço. As pessoas precisam entender que a desvalorização do câmbio tem consequências. O euro desvalorizou cerca de 12% em 2022 e o aumento foi de 10%. Ou seja, um simples ajuste. E se a Europa seguir nesse caminho, teremos muitos reajustes no futuro.
Foi uma das justificativas que li no gamesradar.com, e de fato, no lançamento do PS5 o dólar valia R$ 5,12 e o euro R$ 6,13, hoje o dólar vale R$ 5,11 e o euro R$ 5,10, então, o euro desvalorizou bastante frente ao dólar, usando-se o Real brasileiro como referência comparativa do decorrer do tempo.
Não que justifique de fato, pra mim, a empresa deveria manter preços e absorver o prejuízo em prol do negócio, pois já estão a pedir 80 euros por jogo, mas enfim, é uma explicação.
Supostamente a Sony já tinha feito o mesmo com a ps4 no Canadá um aumento de 50 euros.
550 estamos perto do infame 599 da ps3, o número mágico para as consolas é 400, acima dos 499 é esticar a corda eu honestamente acho que a series S não tem tido mais sucesso do que já tem pela posição de mercado atual da PlayStation e pela percepção de que é a consola menos poderosa.
Não digo aqui na pcmanias ou sítios do gênero mas para o comum mortal que tem a vida apertada a series S é claramente a melhor consola e sim estou a olhar pro gamepass.
Eu tive uma S quase um ano e atualmente tenho a X e posso afirmar que o maior problema da S não é a qualidade gráfica mas sim o espaço em disco. E digo isto tendo tido as duas consolas não é malta que fala sem nunca ter mexido na S que aqui neste portal devem ser 99,9999999 %.
Como dizem os analistas… a PS5 estava a vender bem a 750 euros. Não será pelo aumento do preço oficial que vai deixar de vender.
Quanto ao problema da S, se o problema não é qualidade gráfica, então poderemos contar contigo para não se preocupar qual das consolas é melhor, se a X se a PS5. Afinal se a S tem boa qualidade gráfica, não é por uma ter mais 2 fps, ou a outra ter mais 50 linhas que vais encontrar diferenças.
A questão é que te vejo a comentar essas coisas… O que parece um contrasenso.
Quanto á Série S, acrescento ainda que ela é a consola mais barata. A melhor consola é um esticar da corda muito grande! Seria o mesmo que dizer que um Skoda é melhor carro que um Mercedes. Que sirva plenamente para tapar as necessidades por um custo mais baixo, sim, mas daí a ser melhor…
E quando na S temos jogos que podem atingir resoluções do tempo da PS3, ou até menos… isso diz tudo!
Sr Mário ponha lá a ps3 na mesma resolução que a S supostamente pode chegar a fazer a mesma coisa.
Eu tive a S sei o que ela vale não é de ler outros.
Então se os analistas dizem o que a Sony está a espera? Estão a queimar 200 euros.
Você juntou os comentários porque muitos tinham a haver com este tema mas artigo novo devia ser novos comentários.
Desculpa, mas a gestão do website não está aberta a palpites externos.
Há uma coisa chamada off topic que não é do interesse de ninguem, e que podendo ser evitada… evito!
Como se pode ver o anterior artigo ficou com 3 comentários, pelo que a movimentação era totalmente justificada pois era em 95% off topic..
Peço desculpa.
Não tens de pedir… Porra, era o que faltava!
Eu é que tenho de te pedir, se te dei a entender que a deverias pedir…
Apenas que opiniões são como as cerejas, e nesse aspeto, não me posso guiar por outra coisa que não seja a minha experiência de 22 anos a gerir isto.
Eu peço desculpas…
a comparação era com a PS2.
https://twitter.com/TWTHEREDDRAGON/status/1512224988031504387
E 540p
Recordo o prometido:
Está quase lá… 1440p já vimos, 120 fps, já vimos… Só falta juntar os dois. E mais do que isso não atirar as texturas para qualidade PS2.
Mas oh Rui… se isto para ti é qualidade, nada a apontar. Apenas que para mim é retroceder 20 anos. E ainda por cima agora com TVs de grande dimensão e não CRT, a coisa piora.
Quero ver God of War a 1440p a 120 fps no ps5..Propaganda funciona mesmo.Esquece isso
??? Onde estava essa propaganda?
Consolida a afirmação, por favor.
Sejamos sensatos né Mário,ai não né.A Sony também colocou informações sobre conteúdo jogável no seu console a 120fps,ai não né,Tanto você e todos aqui sabem disso”surreal”
Nós nunca veremos nessa gen tanto o PS5 ou SX rodando jogo feitos para esta gen nesses valores.Esquece.
é mais fácil achar uma foto do Phil Spencer com “8K” gravado no DIE da APU
Ou os gráficos 4D prometidos pela sony na era ps3?
Disso eu nunca ouvi falar, vou pesquisar!
E no tempo da minha pesquisa seria uma boa você colocar a fonte, o que seja 4D e onde isso foi publicitado/prometido.
Sabes o que são gráficos 4D? Explica primeiro para sabermos que sabes antes de criticares.
Vamos lá, deixei passar 2 horas para ver se respondia:
Acesse o Google e coloque na pesquisa “Phil Spencer 8K” e depois selecione a seção imagens (como sei que alguns só falam e não comprovam, devem estar de férias ou no trabalho que nunca acaba) coloco aqui o link:
https://www.google.com/search?q=phil+spencer+8K&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjk9L2-7uT5AhU8BbkGHfEGDakQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1080&bih=1845&dpr=1
Como a resposta dele foi em relação eu dizer ser mais fácil achar uma foto com Phil e os 8K, então fiz o mesmo procedimento, coloquei ps3 4d graphics e setei a seção imagens:
https://www.google.com/search?q=ps3+4d+graphics&bih=1845&biw=1080&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiw1_ya7uT5AhUECbkGHXzpCKEQ_AUoAXoECAEQAw
Como não achei nenhuma foto de evento, panfleto ou Kutaragi relacionado com a pesquisa resolvi mudar para a seção Todas e fui ver o que realmente se tratava.
Nenhum link com referência a Sony e a maioria aponta para um website, o PSU (https://www.psu.com/news/4d-graphics-a-reality-only-for-playstation-3/), então o quê significa os gráficos 4D que o Rui alardeou?
Resumindo, o gráficos 4D são nada mais que renderação dinâmica de textura, algo que os games já fazem(https://www.google.com/search?q=procedural+textures&oq=procedural+textures&aqs=chrome..69i57j0i512j0i22i30l5j69i61.4088j1j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8)
Pô Rui, tu veio logo com essa? Vamos ler os outros sites/sitios também. Se o problema é a língua inglesa o Google Tradutor está aí e é gratuito!
PS: Sem dar spoiler, o link do site PSU, que explica o que é 4D graphics, diz algo que não é tão bom para quem? O Xbox 360! Sinal de que não leu o artigo, que novidade! E tem tambémalgo lá que contradiz o comentário do usuário acima.
PS2: Sem mais, creio que o Rui acabou por divulgar um assunto bom para o Mário escrever, visto que lá fala de algo que o Mário sempre defendeu como bom para o PS3 e para as gerações seguintes, sendo algo que alguns sempre viraram a cara e disseram nunca ser utilizado.
Sinceramente não sei se a PS3 alguma vez usou gráficos 4D.
Basicamente gráficos 4D são gráficos com texturas geradas proceduralmente, e que mudam quando interagem com o meio ambiente.
Pegando no que o Lívio referiu, são objectos aos quais está associada uma linha de vida, e se alteram com ela.
Isso hoje em dia é simples de ser feito graças ao GPGPU, mas antes, sem GPGPU isso era impossível de ser feito em tempo real.
A PS3 foi a primeira consola capaz de fazer isso graças ao Cell, um processador genérico capaz de interferir com o grafismo em tempo real. Basicamente foi uma espécie de GPGPU pioneiro.
Naturalmente a Xbox 360 não podia fazer isto. Note-se que na realidade a Xbox 360 tinha GPGPU. Foi o primeiro GPU da AMD com ele.
Mas era uma versão experimental e cheia de bugs, altamente limitada nas suas capacidades, apesar de funcional.
Nesse sentido ele nem fazia parte da documentação oficial da consola, e mesmo quem o chegou a usar, fê-lo de forma básica pelos limites que ele tinha.
Segundo o artigo, Motorstorm é um dos que possivelmente usam gráficos 4D. Falo possivelmente mesmo o artigo informando que MotorStorm o utiliza;
Agradeço ao Rui por tratar de um assunto desconhecido e que é utilizado nos games (mesmo ele achando que não)!
Apesar de ser algo diferente do inicialmente previsto quando se criou o conceito de grafismo 4D, o atual uso mais comum de grafismo 4D acontece no TAA. O Temporal anti aliasing baseia-se em eventos históricos da vida do grafismo para prever o futuro pixel.
Isso não interessa nada, o jogo é logo rotulado de goty independentemente da performance que será pelo que sei (posso estar errado) 30 fps.
Ora bem se olharmos para N jogos que também correm a 1080p na ps5 é me permitido mandar o mesmo bitaite? Falamos de resoluções que até a ps3 fazia, falamos em 18 anos, ridge racer 7 ano 2006 1080p60.
O maior problema de questao visual da S é o borrão e serrilhado em vários games! Bota esse console numa TV 4k e verá o nojo que fica a imagem! Agora se tu tem uma 4k acima de 50 polegadas e colocava a consola nela e não vê muita diferença pra X, lhe recomendo novos óculos, pois nem precisa ser oftalmologista pra saber que não anda a enxergar bem!
Eu jogo num monitor 4k28”.
Usando a tua expressão bota esse ps5 em um ecrã 4k de 55″ a 1080p e me diz se fica beleza.
Se jogas com o Standard de 2013 a nível de resolução e de 2006 a nível de dimensão de ecrã, então estás mais do que bem!
Eu jogo num monitor 4k/60 1ms lançado em 2020, a dimensão é já perto do máximo que é útil para jogar qualquer jogo competitivo.
Tvs 4k acima de 55 tenho duas e a do meu quarto é 4k 43, mas só se fosse maluco jogar num ecrã dessa dimensão, isso é para você jogar ao Spider man e ao ratchet.
Se as tvs fossem o melhor para jogar os profissionais jogavam em tvs mas não, não jogam, nenhum.
Os motivos que levam os profissionais a jogar em monitores é a latência. Apenas isso pois quando jogas profissional todos os ms contam. Eu não jogo competitivo ou profissional (já joguei semi profissional (não era profissão), e fui campeão nacional de Unreal Tournament 2004, e 15º a nível mundial)
Atualmente jogo em casa, no sofá, descontraído, numa TV 65″ ou uma tela de 100″, com sistema de som 7.1. Preferencialmente single player, pois o competitivo encheu-me pelo nível de batota online.
Tu jogas de forma diferente? Jogas profissional? Que clan representas? Quem são os teus patrocínios? Em que ligas estás inscrito? Em que torneios presenciais já participaste?
E se não jogas Spider Man e Ratchet? Então jogas o que? Quais são os jogos que são melhores em ecrãs pequenos?
Faz você muito bem até podia jogar num ecrã de 150″ que a minha opinião era a mesma eu jogo competitivo não disse que era profissional deve ter percebido mal.
E fica lhe mal, o mr gamer é normal sempre foi assim meio burguesso, mas fica lhe mal meter palavras na boca de outras pessoas.
Competições -> monitores, jogos competitivos -> monitor.
Não é so a latência não, a precisão e densidade do pixel é diferente, porque então não usamos tvs em tudo?
Caro Rui…
Citando: ” a precisão e densidade do pixel é diferente, porque então não usamos tvs em tudo?”
Precisão:
Confesso que apesar de muitos anos ligado a isto tenho dificuldade em perceber como é que o monitor afeta a precisão? O jogo deteta se estás com uma TV ou monitor e melhora a precisão? Como é que isso funciona? Eu sinceramrnte desconheço, mas dado que afirmas, estou sempre disponível para aprender.
Densidade do pixel
A densidade dos pixels tens a ver com o número de pixels por cm2… Dado que uma TV de 65″ 4K tem o mesmo numero de pixels que um monitor 4K de 28″, parto então do principio que o que estás a dizer é que quanto mais pequeno o ecrã, melhor… pois os pixels são mais densos, certo?
Ou seja, para jogo competitivo, interessa preferencialmente jogar num monitor pequeno, por melhorar a densidade do pixel, ou será que percebi mal?
Porque não usamos TVs em tudo?
Pá, eu não percebo nada disto, mas eu atrever-me-ia a dizer que:
Uma TV atual e um Monitor tem como diferença principal a presença ou ausência de um sintonizador de… TV.
Noutras diferenças, diria que o monitor é uma TV sem qualquer software de compensação de imagem, e pensado para menor input lag, maiores frequências de refrescamento (os que as têm) e melhor tempo de resposta (8 ms nas melhores Tvs, 1ms ou menos num bom monitor).
Quanto ao competitivo, deixa-me questionar. Quntos DPI?s usas no teu rato? Usas rato e teclado com ou sem fio? Tem apoio do rato em cerâmica ? A ponta do USB é banhada a ouro? Qual o Pool rate do teu teclado? É anti ghosting? Tens suporte a macros no teclado e rato? A tua mouse pad é macia ou rígida?
Eu sei que não jogas profissional, mas dado que estás tão preocupado com o monitor, certamente o resto tambem te preocupa, pois só com o monitor não tens vantagem verdadeiramente nenhuma, pelo que tenho curiosidade em perceber.
PS: Eu sei que muitos dirão que a ponta banhada a ouro é um mito e que não faz diferença nenhuma. Mas posso garantir que o jitter (Jitter é uma variação estatística do atraso na entrega de dados em uma rede, ou seja, pode ser definida como a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados), e a consistência do sinal podem ser bem superiores. Basta pegar num medidor de impedância e confirmar!
Em monitor tudo é ainda pior, pois o upscale dos processadores costuma ser péssimo! Isso não é qualidade, e estás aqui defender o S e a reclamar que o PS5 não faz um mesmo que uma 2070?!?!
Desculpa? O monitor é pior em quê? Os monitores são infinitamente superiores em precisão e velocidade as tvs.
Julgo que saibas que os gamers profissionais ou semi ou amadores todos usam monitor desde sempre, só joga numa tv de 55″ quem não joga jogos competitivos ou vai pra sala jogar e obrigar os outros a ver a jogar.
Só se eu fosse maluco para jogar num ecrã acima de 32″.
Eu jogo jogos competitivos e o ocasional singleplayer.
Agora as TVs é o melhor para jogar?
Então quem não joga jogos competitivos e joga numa tv de 55”, é um noob que não tem outro remédio senão ir para a sala jogar e que ainda por cima obriga os outros a ver jogar…LOL
Isto só demonstra o espectro do teu intelecto…
Eu não falo do teu intelecto caro José eu já o conheço mas sim resumiste bem parabéns.
Monitores não constumam ter processadores de imagem para melhorar upscale de imagem. Se jogas com um Series S ou um PS4 num monitor (ambos com saída inferior a 4k), verias a diferença que tem pra uma tela de TV minimamente decente.
Eu costumo jogar numa LG C1 de 55, com tempo de resposta de 1ms (em alguns lugares é dito que é inferior a isso, 0.2ms ou virtualmente inexistente) e taxa de até 120Hz , e certamente tem cores e contrastes melhores que muitos monitores, sobretudo os LCDs/LED e sem local dimming que sequer chegam aos 400nits. A C1 é uma oled que chega perto dos 1000 nits, ou ao menos 700, sem apelar pra qualquer backlight pra estourar brilho.
https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/c1-oled
O PC eu uso num monitor 4k@60 de 28 polegadas assim como o seu, e acho que é um samsung, mas nem lembro a marca.
Sobre se TV é melhor pra jogar que monitor, isso depende de muitas coisas, telas maiores são melhores pra se perceber movimentos e detalhes importantes em um jogo? Você vai usar mouse ou controle pra jogar? Como sou mais jogador de console consolista, costumo jogar com controle e prefiro minha TV que é bem melhor que meu monitor… não dá pra fechar uma resposta absoluta como você quer.
Editado —
Abaixo é uma foto da TV que uso com um “joguinho de PS4″ nos 4k@60, mas a foto não chega nem perto de fazer justiça a imagem dela pessoalmente:
Meu monitor do PC é um Samsung LU28R55 um maldito de HDR 400 nits com vazamentos de backlight! Mil vezes a C1! 🙂
Abaixo meu monitor mostrando a dificuldade da 2070 super em manter os 4k@60 em FH4
então ele fala do PS5 fraco e joga em um SS?
E ainda por cima num monitor 4k! 🤣
É por estas e por outras, que está é a minha última geração de Consolas. Hoje estou num momento delicada na minha vida por causa de dívidas ou pagamentos que tenho, já que o carro que tenho leva metade do meu ordenado, más daqui a 7 anos se tudo correr bem tenho o carro pago, e vou começar a ter uma folga financeira outra vez melhor, e com isso vou apostar forte num PC médio/alto, já que uma nova geração de consolas o máximo que vai entregar daqui a 7 anos é o poder duma 3090ti, enquanto isso o Pc já vai ter placas com qua-se 60tf ou mais.
Uma nova geração entregará no máximo o poder de uma 3090ti? Vai nessa… 😅
E se lê frequentemente aqui já deveria perceber que teraflops não contam toda história, pois se fosse só força bruta o Ps5 não teria jogos com código legado de Ps4, que não estão tirando partido real do Ps5, a rodar igual uma 3070.
A PS5 já se equivale a uma 3070 e aproxima-se de uma 3080, com a geração no início.
Esta afirmação seria o mesmo que dizer na altura do lançamento da PS5 que ela se equivalente a uma 1080 e nunca chegaria a uma 2080.
Pelo amor de Deus, retifica essa bobagem que você disse aí, o PS5 é no máximo, estourando mesmo algo perto de uma RTX2070 Super.
Caro Fernando… Infelizmente sei que o que vou dizer vai cair em saco roto. Mas aqui vai
Há centenas de análises de diversos jogos pela Net, e a 2070 Super nem sequer está já em equação. A PS5 tem-se situado bem perto da 3070 em muitos jogos
Há vários casos que já demonstram equivalência a uma 3070, algo que com o avançar da geração será cada vez mais comum. E por muito que TU os ignores, não atires areia para os olhos dos outros.
Eis um jogo de terceiros de lançamento da consola onde a PS5 já é comparada com a 3070.
https://www.altchar.com/game-news/ps5s-gpu-is-on-par-with-rtx-3070-in-latest-call-of-duty-black-ops-cold-war-benchmark-aNFcx3B1i3Pa
Cito do artigo da DF:
E um jogo First Party.
Como podes ver neste último, a pobre da 2070 super nem sequer faz 4K a 60 fps. E aqui nem estamos a considerar RT. A primeira que te garante os 60 fps constantes é a 3070.
Com RT para a 2070 super conseguir 1440p 60 fps, é preciso descer a qualidade para Medium.
Se quisermos ser justos poderemos dizer que a PS5 está a obter resultados entre a 2080 e a 3070. Ela não chega à 3070, reconheço isso, mas como passa as performances dos modelos abaixo, é o GPU com que melhor se compara.
https://www.youtube.com/watch?v=ZPF76DLXozI
E a geração ainda está no início. Se com dois anos de vida mostrasses o Tlou 2 a alguém diziam-te que era impossível aquilo ser da PS4.
Hoje, os consoles são no máximo algo perto de uma RTX2070 Super, 2080 ou 3060TI no melhor dos mundos em raros casos. Uma próxima leva de consoles realmente vai estar em torno da 3090, na verdade acho que mais ali na 3080TI.
O que não se sabe é se essa próxima leva é uma nova geração, ou mid-gen. Aposto mais na segunda.
Me nego a responder isso, ainda mais quando vemos você falando que o Ps5 se equivale no máximo à 2070 super e nos jogos já se vê ele se equiparando com a 3070, isso com jogos com código legado Ps4. O pior cego é o que não quer enxergar. E o que espanta ainda mais é ver que alguns frequentadores aqui não aprendem absolutamente NADA com os artigos do senhor Mário.
É uma discussão complexa Fernando.
Em termos de performance isolada de render da GPU eu até concordo contigo. Uma RTX 2070 super tem mais shaders que o PS5 (2560 vs 2304), que embora operam em clock inferior (1770MHZ RTX 2070 super contra 2230MHZ no PS5), a NVIDIA é conhecida por ter maior eficiência por TFLOP do que a AMD. Logo em se tratando apenas de render da GPU, parece uma discussão razoável comparar RTX 2070 super com o PS5. “Parece” porque mesmo no render tem mais variáveis como largura de banda, eficiência dos caches, VRAM, etc.
A RTX 2070 super também pode ter outras vantagens. Por exemplo, os tensor cores para DLSS 2.0 permitem aliviar o render para que trabalhe com menor resolução nativa. Embora também se possa fazer isso no PS5 usando TSR, FSR 2.0, checkerboarding ou outro, é difícil alcançar qualidade de imagem no mesmo nível do DLSS 2.0.
Entretanto, é enganoso comparar GPU vs GPU, CPU vs CPU ou whatever dessa forma isolada. O jogo funciona em um sistema que precisa cooperar em conjunto com o menor número possível de gargalos. O console é uma máquina dedicada a jogos, tanto sua arquitetura em hardware quanto em software (APIs, SDKs, etc.) são dedicados, permitindo diversas optimizações específicas. Gargalos existem, e consoles são projetados para minimizá-los.
Claro que a força bruta do PC sempre vai vencer em performance. Com uma GTX 1060 de 2016 você roda os jogos do PS4 lançados no PC em 1080p 60fps e com presets pelo menos no médio. Mas a GTX 1060 é uma placa lançada 3 anos depois do PS4 e Xone, com muito mais performance. Só de clock possui o dobro de velocidade da GPU do PS4. PS4 Pro e Xbox One X eu nem gosto de contar porque foram projetados para apenas aumentar a resolução, rodando essencialmentente nos mesmos presets dos seus irmãos mais velhos.
O mesmo raciocínio vale agora para o PS5. DDR5 está chegando, com velocidades iniciais a 4.8Gbps até 6.4Gbps. PCI Express 5.0 também está chegando, assim como as CPUs Zen4 a 5nm, GPUs RDNA 3 e as RTX 40 que prometem ser bem superiores. Estamos apenas em 2022, imagina o quão acessível essas configurações estarão daqui 2 ou 3 anos, e é óbvio que esse conjunto deve ser bem superior ao PS5 e o Xbox Series X pela força bruta. Mas em configurações relativamente parecidas, é bem provável que as optimizações das consolas prevaleçam em virtude de suas optimizações.
Na primeira metade de cada geração é bem tranquilo de priorizar console, roda relativamente próximo do PC high-end, sem preocupação. Já na metade final você tem PCs mais acessíveis com muito mais força bruta do que os consoles. Quem tinha uma RTX 2070 Super em 2019 certamente ficou impressionado com as diferenças de Control, Red Dead Redemption 2 e outros em relação ao PS4/XONE. Entretanto, no final de cada geração é que chegam os melhores exclusivos dos consoles rssss. Então é bom ter o console, e se for bastante entusiasta, é bem interessante de ver as melhorias gráficas que o PC proporciona do meio para o fim de cada geração.
Fernando, há casos em que passa a 2070s, como o Spiderman, e se não me engano o Gears, mas o Mário mesmo demonstrou outros, e existem outros mais. Onde pega nesses consoles é a questão do RT que realmente perdem em feio para o que as Nvidia proporcionam, mas de resto, em rasterizações ou mesmo com RT leve os consoles já mostraram seu valor. Jogos como Ratchet e Clank e Horizon Forbidden West são inacreditáveis se vendo pessoalmente, não vi nada no PC que me impressionasse tanto. É outro nível. E mesmo jogos como Doom Eternal estão soberbos no console enquanto minha 2070super só mantem os 60 se eu descer para os 1440p.
Em Forza Horizon 4 meu PC se mantem pela casa dos 45 a 50 fps se eu forçar o 4k com qualidade de imagem, não tenho um SX, mas presumo que ele se mantenha firme nos 4k@60 com belíssima imagem.
A questão é que atualmente tens metodologias de render híbridas que misturam o pipeline tradicional com forward rendering usando o GPGPU. Isto permite às consolas obter performances superiores apenas pelo simples facto que sabes o que está no hardware.
Já para PC tu não podes reservar CUs fixos para isso uma vez que o seu número varia de GPU para GPU e retirar pipelines para algo pode afectar a performance geral dependendo do número de shader pipelines disponível.
Uma PS5 não se equivale a uma 2070. Nem se equivale a uma 3070.
É inferior.
A questão aqui é que devidamente optimizada e explorada ela bate a 2070 e chega a aproximar-se da 3070.
Faz isso em todos os jogos? Não!
Nem todos optimizam da mesma forma.
Mas que a PS5 se está atualmente a equivaler em média a algo na ordem da 3070 (para menos), isso está a ser uma realidade.
Perfeito, Mário, falamos de conjunto, é que existe um certo reducionismo em levar tudo pra GPU e querer falar de Tflops, mas na verdade, estamos a falar da apresentação de jogos que se vêem nos consoles e num PC Mid-end pra Hi-end.
Errou tb, Mário, pq uma Ps5 se equivale HOJE ao que rende uma 3070, mas não é isso! O caso é que comparar apenas gpu vs gpu em shaders a 2070S vai ter vantagem frente a GPU da Ps5. Então comparando a 2070S com a GPU da Ps5, a primeira tem vantagem, só que um console clássico inteiro ser comparado com um GPU de PC é erro demais! A PS5 já mostrou que vale mais que um bom conjunto de PC com uma 2080 e ao longo da geração a console vai evoluir, ultrapassar a 3070 em performance e chegar na 3080 com toda certeza. Por isso duvido muito que a estratégia da Sony hoje seja colocar jogos Day one no PC, pois se fosse, nunca que a Sony deixaria o Cerny fazer o que fez com a PS5, não investiria no VR2 s assim por diante.
Comparar shaders de arquitetura e diferentes é um erro pois isso não implica performance ou rendimento. Da mesma forma, para que a comparação seja perfeita, o OS e APIs devem ser os mesmos, ou então, no mínimo, terem níveis de otimização equivalentes. E isso não acontece entre o PC e uma consola onde tudo, desde o OS, às drivers, firmware, API, e inclusive a combinação com o restante hardware, canais de comunicação, caches e outros, se encontram optimizados na consola.
Montar uma consola não é escolher peças e montar um PC. Por isso é que desenvolver uma consola demora anos e custa largos milhões, e muita gente tende a esquecer isso, metendo tudo no mesmo saco. O resultado final é que o rendimento do hardware da consola será sempre superior a hardware equivalente.
De resto, a PS5 não se equivale a uma 3070. A PS5 tem vindo a superar todos os GPUs abaixo da 3070, muitas vezes aproximando-se da 3070 a nível de performances.
A forma correta da coisa ser dita é que para performances equivalente no PC, requer-se uma 3070.
Seu comentário foi cirúrgico, Mário.
Tô curioso para ver próximos jogos, creio que muita gente vai se surpreender com a segunda fornada de jogos, imagina no fim da geração.
Fernando, onde estão as provas dessa sua afirmação? Estás a fazer afirmações que contrariam os que afirmam o contrário e te mostram com artigos diversos e têm inclusive suas próprias experiências. Eu tenho uma 2070s e estou a afirmar que tanto Doom Eternal roda melhor no meu PS5… E afirmo que Forza Horizon 4 em 4k não se sustenta a 60 a menos que eu corte settings… O que não percebestes ainda, tem algum dos novos consoles pra ter ao menos experiência pessoal comparativa?
Daniel…
tens um contrasenso enorme aqui. Queres poupar… e vais comprar um PC?
A nova geração de consolas, que custará perto dos 500 euros preocupa-te a nível de performance, mas um PC médio/alto, que custará muito mais, não te preocupa?
A RTX 3060 já está obsoleta no PC, e a PS5 em jogos mais otimizados aproxima-se da 3070, numa geração a iniciar-se, e tu dizes que uma nova geração só vai à 3090?
Só pata teres uma noção, quando a PS4 saiu a Nvidia tinha as 9xx. E a PS5 nem se aproximava dela. O que estás a dizer é que uma nova geração se ficaria para GTX 990. Quando na realidade passa a série 9xxx, a série 1xxx, a série 2xxx, e anda na casa da 3070.
Durante a Geração PS4, o PC teve as 9xx, as 1xxx, e as 2xxx… E tu acreditas que comprando um PC médio/alto no inicio de uma geração, ele te vai durar o mesmo que uma consola?
Daniel… Com todo o respeito… pensa!
PS: A não ser que me estejas a falar de pirataria (o que com serviços como o PSN Extra ou o Gamepass não justifica). Caso em que convém já dizer pois não só a conversa acaba aqui, como o teu comentário será apagado!
Sr: Mário concordo consigo em muitas coisas noutras nem tanto. As Consolas são limitadas naquilo que se da para fazer, ficasse refém da detentora da plataforma, retirada dos atrativos das mesmas que são os (exclusivos), pagar para jogar online, pagar pelo mesmo jogo vezes sem conta se quiser ter upgrade etc. Futuramente prefiro investir 1500/2000 num PC do que dar 500 paus numa coisa muito limitada! No PC não é preciso pagar para jogar Online, os preços dos jogos são mais em conta, retro sempre disponível, todos os mercados num só sítio, da para fazer mais coisas que sómente jogar, sei que o PC também tem muitos contras, más hoje em dia tem mais prós do que contras.
Estás a esquecer os serviços estilo gamepass e PSN Extra, não?
O PC não tem mais vantagens que as consolas. Se tivesse não estavas a ver o mercado numa procura bem superior à oferta de consolas. Ou achas que está tudo maluco?
Tem vantagens se trabalhares nele em conjunto, ou se recorreres a pirataria. Mas de resto!
Eu tenho um PC com um CPU 3950X, e tenho uma RTX 3090. Está al lado da consola, ligado ao mesmo televisor e até a um monitor. Jogo com controlador!
Achas que o uso muito? Não!
Se te queixas do barulho de uma consola, espera até veres uma RTX 3090 aquecida… parece que um avião vai entrar na casa!
Podes meter refrigeração a água? Podes… Mas só para isso já estás a pagar quase um 1/3 do custo da consola, e não podes fazer isso em qualquer caixa, o que implica tambem algum custo extra.
Basicamente na relação qualidade/preço, as consolas ainda são imbatíveis. E é por isso que vendem tao bem!
Daniel, vou falar por experência própria, sempre tive computadores pessoais há pelo 25 anos, algum deles gamers e outros não. Há alguns anos antes dessa nova geração resolvi investir no PC como minha plataforma principal de jogo, justamente pensando nesse problemas que você cita, de ficar preso a um hardware por muitos anos e de conseguir jogar por preços melhores os mesmos jogos e etc, por fim, teria ele como um substituto ao meu antigo xbox one que já tudo do xbox também estaria no PC.
Confesso a você que tudo foi uma ilusão que se derreteu aos poucos, e explico o porque, hoje, é ilusão de que os preços de jogos da steam são bem melhores que os de console, o que se encontra barato não são os lançamentos e sim os jogos velhos, o preço inicial do PC é bem mais caro que qualquer console que já é caro, uma placa de vídeo razoável pode até ser encontrada pela metade do valor de um console, mas o conjunto todo ainda sai bem mais caro pra jogar de forma equivalente, o console é muito mais prático pra jogar, não tem complicações de gestão no sistema operacional que ocorre vez por outra nos computadores, não há preocupações com virus acabarem o seu momento de jogo e transformar uma diversão em um scan atrás de removê-lo…
Por fim, por experiência própria, acho que só há três possibilidades de realmente valerem a pena investir num PC como plataforma de jogo, se você vai apelar à pirataria pra jogar e não ter nenhum gasto, ou se você usa seu PC também para trabalhar e um investimento nele também agrega ao seu trabalho, e por fim, se só no PC tem os jogos que você gosta ou quer jogar. Do contrário penso que hoje você pode apelar ao Streaming da MS (que nem precisa de console), ao Streaming da Sony (nesse caso precisa de qualquer PC chinfrim) ou mesmo um Series S pra ter acesso barato a um console e jogos pelo Gamepass.
Hoje eu tenho um PC com um processador AMD 3600x e uma Nvidia 2070s (já tive uma 3060ti) e que me atende bem, mas prefiro jogar num PS5 e comprar jogos pra PS5, no geral a qualidade gráfica é equivalente ou superior, e os jogos que me interessam, em promoções sempre tem preços bons, lançamentos na Steam e PSN são o mesmo valor na grande maioria dos casos e hoje você ainda conta com serviços de acesso a catálogo também no PS. Vale lembrar que com jogos físicos você ainda tem a opção de revendê-los e obter parte do dinheiro investido de volta se não faz questão de mantê-lo em sua biblioteca, e a mim, ainda tem o apelo dos exclusivos da Sony.
Esse negócio de acompanhar a tecnologia junto com o PC é ilusão, hoje se eu quiser um processador melhor vou precisar trocar placa mãe, e provavelmente as memórias, pra uma placa mais mais recente, então, no fim você vai acabar trocando tudo… No fim, você vai gastar muito dinheiro pra realmente acompanhar a tecnologia, mesmo gastando num mid-end. Ter um computador é quase como ter uma segunda família, não há dinheiro que chegue e o negócio nunca vai estar bom!
Fica aqui meu depoimento pessoal e minha opinião sobre o assunto.
Uma projeção de futuro:
https://www.eurogamer.pt/as-graficas-deviam-custar-tanto-quanto-uma-nova-consola-diz-ceo-da-nvidia
Quanto aos upgrades… tenho de concordar. Os novos CPUs trazem novos Sockets, as novas RAMS novo tipo de suporte, os novos GPUs exigencias de fonte bem maiores, enfim.
O meu primeiro PC foi um 486 a 33 Mhz (antes disso eram do meu Pai), e ainda tenho PCs até hoje. Mesmo quando comprei TOPO DE TOPO, ao fim de 1 ano estava ultrapassado. Mantinha-se bom, sim, mas é uma experiência frustrante e uma despesa louca. Converti-me definitivamente às consolas na geração passada!
Não espero que quem não tenha tanta experiência com os PCs compreenda isto, apenas que tenham o bom senso de aceitar o que lhes é dito por quem a tem!
O que tenho percebido também, Mário, é que a menos que você seja um entusiasta de tecnologia, o “vão” de qualidade entre o que os consoles apresentam e os hi-end está cada vez mais insignificantes pro usuário comum. Por exemplo, penso que investir numa 3090 pra jogar um Horizon a 4k@60 ao invés de 4k@40 ou 1440@60 no console é mais um luxo do que uma real necessidade do jogador por qualidade/performance. E, por enquanto, não se vislumbram os PCs rodando a 4k@60, mesmo nos computadores top, usando Unreal 5 nos novos jogos que nos consoles estarão a 30. O que poderia, aí sim, significar uma grande diferença, mais mesmo assim, quantos estariam a investir numa 3090 de mil dólares pra isso?
Verdade… Quando a resolução atingiu os 1080p atingiu um patamar de qualidade fabuloso. Acima de 1080p as diferenças são tão irrisórias que não são relevantes, e mesmo os websites que andam à cata das diferenças andam com zooms de 400 e 500% para as distinguir.
Chegamos a um patamar onde a base é tão boa, que mais do que isso… é basicamente luxo!
O Satya precisa contratar esse Jim Ryan o quanto antes, nunca vi alguém se esforçar tanto pra ajudar o Xbox! 🤣
😂
🤣😃🤣😃
[off] parece que q Amazon vai comprar q EA. 😧
https://twitter.com/Nibellion/status/1563119521824591873?t=HL4olxie1LvASrVS9KK5Bg&s=19
Queima!!! 🙂
Por mim pode comprar, não se perde grande coisa.
o Remake de Dead Space :/
mas assim, a EA já defecou com o 3, talvez a amazon apoie um SP de verdade até o 3
Graças a deus não tem nenhuma franquia da EA que eu considere fundamental…
assim como a Bethesda fez um jogo meia boca no fallout 4 e defecou o fallout 76… assim sendo não me importei com a compra.
no BR tem muita gente te defendendo Mario… defendo o pessoal da UE (ironia)
pq fizeram um Circo com esse aumento de preço mesmo não afetando o BR…
foi ironia pq eu sei bem qual o perfil do pessoal que fez esse circo, os fanboys do xbox e os influenciadores digitais que fizeram um circo com GT7 e ficaram mudos com a Live off line que bloqueava até jogo SP de ser jogado.
no mais, se a Sony aumentar a produção ninguem vai ligar…
o unico mercado que o xbox compete com o PS5 é o EUA, onde o preço não vai aumentar.
Ora boas
depois de lêr uma infinidade de comentários cheguei a conclusão que muitos não são relacionados com o artigo,são off-topic.Ja sigo o pcmanias a longos anos e considero os artigos do Mário bastante imparciais e com sentido muito profissional .Agora,nos últimos anos vejo constantes ataques ,muitos sem qualquer sentido ,á pessoa,artigos e ao próprio site.Nao
Gostam do artigo ou discordam , estão no vosso direito mas sejam minimamente racionais nos comentários e não levem para o lado pessoal ,já basta as clubites .Continua o excelente trabalho Mário.cumprimentos
Cumprimentos para ti também Antônio. Obrigada.
Uma consola com uma procura com números record, falta de stock dos componentes, inflação, com uma porrada de pessoas já a comprá-las de preço de oportunista.
Tem todas as razões lógicas para aumentar o preço.
O pessoal vai continuar a comprar mesmo assim.
Eu, possuidor de um PS5, achei um erro o aumento de valor, visto que o console já deve ter 2 anos de produção e que já passou por revisão de hardware que consequentemente deixa a produção mais barata, fora que é a 1ª vez que vejo um videogame aumentar o preço depois de lançado, mesmo já lendo alguns comentários que o PS4 teve aumento no Canadá pouco tempo após o lançamento.
Entretanto já li resposta de quem tem o Xbox por preferência a concordar com o aumento de preço devido a inflação e a possível falta de componentes (e a justificativa não está errada).
A justificativa é perceptível. A Sony podia absorver o prejuízo, mas optou por não o fazer.
Dadas as faltas de stock, as vendas não serão afetadas. Se houver stock também não devem ser pois atualmente estão a ser vendidas a 750 euros.
Isto deve ter sido o motivo pelo qual decidiu assim.
Qualquer aumento de preços com certeza traz prejuízos ao consumidor. Mas aqui vejo algo justificável, infelizmente a pandemia trouxe reflexos na economia global, vimos falta de insumos, inflação, aumento de juros, aumentos nos custos de transporte, produção… etc… nao há nada que não tenha sofrido aumento de 2 anos pra cá. Tenho visto muita coisa que dobrou de preço desde o início da pandemia. A Sony certamente em um primeiro momento tentou alinhar preços competitivos, que são a base de qualquer lançamento de console..e com certeza tbm mensurar suas vendas nesse período, a forte demanda e ainda mais com a folga que tem em relação a Microsoft… Ainda vai ter um preço bem competitivo e impossível de ser batido por um pc com desempenho parecido.
Os motivos pelos quais a Sony subiu os preços são compreensíveis, e os motivos pelos quais a Microsoft não subiu, também.
Mas no meio de isto tudo creio que poderá haver algo mal pensado.
Há uma crise global, o que levou a acertos nos locais onde a moeda mais desvalorizou face ao Dólar.
Mas isso afetou não só as consolas, como absolutamente tudo, pelo que não há como se censurar ninguém.
Mas a questão aqui é que os jogos estão longe de serem um bem de primeira necessidade. E há alternativas como as da Microsoft que não subiram de preço.
A Sony percebe que isto não lhes vai afetar as vendas devido ã elevada procura, mas isso é errado, na perspectiva que só vê o imediato. Isto porque não lhes afeta as vendas no sentido que só podem vender o que tem disponível, e como já poucos stocks a Sony consegue garantir sempre que os escoa a todos.
Mas isto, quer queira quer não, vai fazer pensar o potenciar cliente, e aumentar as vendas da concorrência, fragmentando o seu mercado. Numa altura onde a Microsoft absorve prejuízos como uma louca, e onde o cliente se vê apertado por todos os lados com subidas de preço, a oferta da Microsoft vai soar cada vez mais melhor é melhor.
Isto pode ter grandes consequências futuras para a Sony que certamente poderia ter, face aos seus lucros astronómicos, absorvido o prejuízo, no sentido de manter o seu produto atrativo.
Sei que a Sony, ao contrário da Microsoft precisa de fazer dinheiro para investir em mais jogos AAA e nos filmes que estão a ser feitos baseados nos jogos. Mas a questão é que com estas subidas de preços globais poderemos chegar a uma situação onde o público está tão esganado que não vai consimir os seus produtos, por muito que os deseje.
E isso deveria ser ponderado, o que me parece que não está a ser feito devidamente.
A Sony tem de ter sempre presente que tudo o que produz é supérfluo para se viver, pois não são bens de primeira necessidade, ou seja, só são consumidos se houver dinheiro que sobre para isso, mas que em caso de aperto, filmes e jogos são a primeira coisa a saltar, ou então vai-se procurar alternativas mais baratas.
Basicamente, perante a crise que se avizinha, a Sony poderá estar a dar passos em conjunto com o resto do mercado que, para o seu modelo de negócio, poderão não ser os mais indicados