A Sony lançou uma revisão da Playstation 5, onde a grande novidade é o SOC estar numa litografia de 6 nm.
A Sony lançou uam revisão da PS5, o modelo CFI-1202. Numa análise ao seu conteúdo vemos uma board redesenhada e um sistema de regrigeração mais qpequeno e leve. O consumo tambem reduziu, mantendo a performance.
isto foi conseguido com uma passagem da litografia para os 6 nm, que não só permite reduzir o tamanho, em cerca de 15%, reduzindo a área do SOC de 300 mm² (direita na foto). para algo abaixo dos 260 mm² (esquerda na foto).
A consequência mais direta é que agora cada bolacha de silício poderá produzir mais chips do que antes e um custo que será na pior das hipóteses, idêntico, o que permite aumentar a disponibilidade de chips no mercado, e consequentemente, vender mais consolas.
Basicamente onde em cada bolacha se produziam 235 chips de PS5, agora esse numero sobe para 271.
Custos para o fabricante descem e preço para o consumidor desce, parabéns á Sony boa medida.
“Pra variar”, estás a fazer presunções como um hater… o custo aí diminui em relação ao que se tem hoje por chip, porém, não estás a saber em relação ao custo inicial de cada chip quando se estipulou o preço do console… parece óbvio que os custos de 2 anos atrás não são mais os mesmos. A Sony pode estar a ter custos maiores mesmo com redução de litografia, e vale lembrar que a moeda européia perdeu valor em relação ao dólar.
Entenda, Rui, comportamentos como o seu de ótica furada a vilanizar a concorrência mesmo em notícias claramente boas, só o faz parecer alienado, e essa alienação faz é afastar pessoas do seus gosto ao invés de agregar, pois não querem se identificar contigo. Queres fazer as pessoas terem raiva da MS? Se for, o seu caminho é por aí mesmo! 🤣
Criticar não é sempre estar a chorar pra defender o que se gosta!
E o PS5 Digital continua mais barato que o Series X, tendo aquele performances, na grande maioria dos lançamentos multi, melhores nele, segundo o que se vê, na DF.
Mas não se dê ao trabalho de “perder tempo” a responder isso, sei que deves estar muito ocupado a trabalhar nas férias….
Eu disse que era uma boa medida.
Se resumir só a DF é fácil é por os links, a DF como sabes não analisa todos os jogos, eu não tenho muito tempo, uma resposta dessas demora a vontade uma hora ou mais e teria de ser feita no portátil.
Eu na pcmanias 99,9% dos comentários é no telemóvel, teria de ligar o pc para fazer esse mini artigo não tive ainda vontade para, eu passo 9 horas por dia a programar quanto menos ligar o pc sem ser para lazer melhor.
Está prometido esse mini artigo.
Qualquer um que acompanha seus comentários ou notícias sobre o mercado sabes que estás a ironizar a situação.
Sobre a resposta, não se esforce muito é só dizer que o que embasa seus pensamentos é seu gosto e os “grandes comentaristas” do windowsclub e afins! A “verdade” e os fatos são sempre aquilo que se acredita, não é mesmo?!?!
Não é ironia nenhuma, é uma boa medida não disse era para quem.
De novo, heim?!?! Que triste essa sua amargura!
Espero que também não a desconte noutras esferas!
Rui
Vai comprar pilhas para o comando
Nuno, pack 4 pilhas panasonic 2014 19.99 e ainda se mantém as mesmas, obrigado mas não preciso.
Tu falar… Falas… Porque tens boca e não custa.
A produção na TSMC teve em Agosto do ano passado um aumento de custo de 10%.
E a meio desde ano a TSMC aumentou os custos em mais 8%, anunciando já um aumento de mais 9% para 2023.
Estamos a falar de um aumento de 18% já em vigor que passará a 27% para o ano. E nem sequer vamos falar da desvalorização do Yen Japonês face ao dólar (um pormenor que as pessoas parecem esquecer, mas a Sony… É japonesa).
Os 6 nm desceram o custo de produção em 12%, ou seja nem sequer cobriram o que subiu este ano. E tu dizes que a Sony está a ganhar dinheiro com isto.
Oh pá, desconhecimento da realidade é algo aceitável. Mas se não sabes… Também não fales! Ou pelo menos… Não fales com certezas.
Os custos subiram? Coitadinhos, tenho imensa pena da Sony, já vão faturar menos 1 bilião.
Felizmente para o lado da Microsoft não subiram os custos, senão estavam já a ter mais prejuízo em prol das pessoas…
E ainda finge em acreditar em caridades desse tipo! Já disse, não gostarias de viver num mundo onde fins justificam meios, mas pelo visto a máxima de “não dá pra ensinar truques novos a cachorro velho”, persiste!
Os custos subiram para todos. A Microsoft como quer mercado, como está num ALL IN (dito por eles), como aposta num Gamepass a fundo perdido, simplesmente aceitou perder aqui mais algum.
Curiosamente a Sony subiu o preço e repôs stocks. A Microsoft manteve o preço e o Phil já veio dizer que arranjar uma Xbox no período de natal vai ser complicado.
Será que há relação?
PS: Quando é que a Microsoft desce o preço dos SSDs para a consola?
Microsoft subiu o preço do séries na Índia. Mas como esse mercado é pequeno vc n viu ninguém falar nada.
enquanto vc se preocupa com preço de PS5, que vc não tem, olha o preço do “teu console do coração”
tá igual vcs preocupados com o “on line do GT7” enquanto ficam o ano todo sem jogos no xbox.
Pancada, e pior é que quem mais precisa gerenciar espaço é o povo do SS que pensa que o console sai barato! E no Brasil ainda é pior!
Não queria responder, mas a XSX tem o dobro da memória da ps5 e já tive que andar a apagar jogos que não jogava, ou melhor, que os meus filhos não jogavam, o que podes dizer é que a consola da MS não tem os jogos que queres jogar, mas isso já é outra história
FALSO
A XSX tem a mesma memória da PS5.
INCORRETO
Percebe-se agora do que falas, e quando referes apagar jogos, então falas em memória de armazenamento (apenas válido por serem SSDs). O uso do termo memória aqui cria confusão, pois normalmente memoria refere-se quando se fala em RAM:
Recapitulemos então para a frase anterior, agora no devido contexto e devidamente corrigida para não haver dúvidas:
FALSO
A Xbox series X tem de origem um SSD com 1 TB de capacidade, a PS5 tem de origem um SSD com 825 GB.
A Xbox series X tem nesse mesmo disco 802 GB livres de disco, a PS5 tem nesse mesmo disco 667 GB livres.
1 TB não é o dobro de 825, e nem 802 GB é o dobro de 667 GB, mas sim apenas mais 20,24%
TENDENCIOSO
Se apagaste de um lado, certamente apagaste do outro, a não ser que jogues bastante mais na PS5.
Isto porque apesar da diferença fisica de 20,24%, graças ao Kraken, o espaço no SSD da PS5 acaba por ser bem mais rentável do que o da Série X.
Citando alguns exemplos de jogos (PS5 à esquerda e Xbox series à direita e valores da versão de lançamento):
Control: 25.7 vs 43.6
Hitman 3: 61.9 vs 77.8
Subnautica: 3.8 vs 8.3
Crash 4: 20.0 vs 28.0
Tony Hawk: 23.3 vs 31.9
Marvel’s Avengers: 74.1 vs 116.6
AC Valhalla: 41.8 vs 72.5
Watch Dogs Legion: 50.6 vs 61.1
Immortals Fenyx Rising: 22.3 vs 32.9
Borderlands 3: 51.1 vs 63.8
Dirt 5: 50.9 vs 63.3
Mortal Shell: 4.6 vs 8.6
NBA 2K1: 96.6 vs 106.6
Só aqui tens 524.4 GB usados na PS5, e 684 GB usados na Série X
Basicamente com estes jogos instalados, tens 142,6 GB livres na PS5, e 118 GB livres na Xbox.
Daí que, graças ao Kraken, muito, muito dificilmente, o espaço da PS5 se revela inferior ao da Xbox série X, sendo que a probabilidade de ser atingida a capacidade máxima até é maior na série X.
Por outras palavras, o teu comentário não aparenta fazer sentido! Queres reformular ou explicar melhor o que se passou aqui?
Posso ter metido os pés pelas mãos na questão da memória ROM, mas só respondi por causa de ele dizer que a Xbox não tem jogos, se não tivesse jogos não tinha o disco cheio.
Tem jogos full Next Gen, não, mas já tem muito jogos que tiram proveito da capacidade das novas consolas
Está explicado… Mas convém perceber-se.
Da mesma forma que convém que se perceba que a frase “não tem jogos” não é literal mas refere-se a conteúdo exclusivo de nova geração vindo das equipas First party.
Nao queria me responder pq?
Pq EU já começo mentindo?
Nao, espera…
Querendo pagar de superior e já de cara começa metindo
Eu nem li o resto, e so vou te respoder se vc admitir que mentiu.
O espaço que os arquivos ocupam no Ps5 estão cada vez menores. Sempre foram menores no PS5 em relação ao SX e a distância tá aumentando… Deve ser porque agora os devs usam plenamente Kraken + Oodle Textures.
🚨 Assassin’s Creed Valhalla Update 1.6.1 Size :
🟨 PlayStation®4: 8.6 GB
🟩 PC: 9.12 GB
🟫 Xbox One: 10.6 GB
⬛ Xbox Series X|S: 11.9 GB
🟦 PlayStation®5: 1.6 GB 🫣
https://twitter.com/PlaystationSize/status/1574386043067027456?t=2uhBAY2AL0vMekq5rsSECQ&s=19
Se continuar nessa pegada aí vai precisar de mais de 2 TB no Xbox pra se equiparar aos 825GB do Ps5.
Mário, eu sendo brasileiro, e tendendo a ver as coisas com um pouco mais de malícia que a maioria, se não soubesse o que era oberon, estaria a pensar que a manchete/chamada/título do artigo se tratava de outra coisa um tanto quanto pornográfica! 🤣
Brincadeiras à parte, surpreendente o que essas quedas de litografia estão a conseguir, além da própria miniaturização estão a conseguir aumentar a eficiência e mesmo ultrapassarem barreira de velocidade que há tempos estavam estagnadas. As próprias GPUs estão a marcar clocks que outrora só se viam em CPUs… E já vamos para dispositivos com 4nm ou menos… Uma verdadeira maravilha tecnológia!
fico na dúvida se esse upgrade vai se justificar na hora dos 3nm, se vai valer a pena o custo extra da APU em 3nm comparando com a economia em outros aspectos do console.
alguém tem uma ideia? pq fico na dúvida se o PS5 não vai parar nos 6nm até o fim da vida dele.
Deto, a questão passa por linhas de produção mais demandadas, as de 6nm hoje provavelmente não são tão solicitadas quanto as de menor tamanho (mais modernas ainda), presumo que se a Sony foi de 7nm pra 6nm é porque valia a pena e ela conseguir diminuir custos gerais em relação a produção anterior, ou quer por mais consoles no mercado mesmo custando mais, não é só redução por redução pra se fazer a mesma coisa, ou parecer “mais moderno”.
As linhas de 4nm, 3nm devem já estar fechada para a Apple e chips de Smart mais novos e tops da indústria, e devem sair mais caros, além obviamente de ter o projeto próprio para essa litografia e testado.
Penso que a Sony só migra de litografia se os custos diminuirem (ou os custos maiores forem aceitáveis pra por mais unidades no mercado), se não, nem faz sentido. Como o Mário falou, o ganho é em unidades de produção por bolacha, e mesmo que esteja saindo mais caro o custo, e provavelmente é, pela litografia menor, a Sony deve estar querendo mais PS5 no mercado e esse deve ser o principal motivo da redução.
Fora o detalhe de que um produto mais leve, tem um custo menor de frete.