PS5 Pro pode chegar em 2023

A ser lançada uma nova PS5, tal poderá ser um golpe nos utilizadores das consolas Xbox.

Segundo o RedGaming Tech, a PS5 Pro poderá ver a luz do dia em 2023. A nova consola teria o dobro da capacidade da atual, com mais de 20 Tflops, e teria uma melhoria de 2.5x na capacidade de Ray Tracing.

A nova consola teria igualmente e consequentemente melhor desempenho com o PSVR 2.0, podendo obter resultados equivalentes aos que atualmente vemos com a versão base sem o uso de óculos.

Este é, claro, apenas um rumor, mas um que a ser verdade poderia causar um sério embaraço à Microsoft, que nos apresenta uma consola base com 4 Tflops, e que, neste caso se veria completamente ultrapassada.

Sendo a Playstation a plataforma que apresenta maiores vendas e responsável pela maior parte dos lucros da maior parte dos developers, seria muito difícil que estes a deixassem de fora, e com ela no mercado, a Sony poderia financiar o suporte da mesma (mesmo que tal não representasse exclusividade), impondo a resolução de 1080p na PS5/Xbox séries, o que criaria sérios problemas à Xbox série S que se veria atirada para fora da geração, e obrigada a recorrer ao Xcloud para poder funcionar. Mas pior do que isso, colocaria a própria série X numa posição de segundo plano, o que forçaria a Microsoft a uma nova consola, ficando ela mesma a responsável pelo afastamento do jogo local na série S, uma vez que seria impossível um suporte a três consolas tão dispares em performances.



Esta situação foi já abordado por nós no inicio da geração, num artigo onde alertávamos para este risco quando se soube da escolha de duas consolas por parte da Microsoft, e agora vemos rumores que apontam para essa situação.

 



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Hennan
Hennan
2 de Abril de 2022 8:41

Voltei ao início da página para confirmar a data e ter certeza que não era primeiro de abril. Se existia alguma chance de lançar uma versão pro, que nunca sairia com esse desempenho, morreu na crise de componentes.

Eraser
Eraser
2 de Abril de 2022 8:44

Eu acho que uma pro não afetaria muito a realidade em relação á geração passada sendo que a ps5 e xbox continuavam a ser a base e as versões pro recebiam upgrades dessas versões.
Relembrar que 20/4 = 5 e 6/1.3=4.6

Juca
Juca
Responder a  Eraser
2 de Abril de 2022 12:29

Não entendi muito bem o que você quer dizer com essas razões… 20/4 é a proporção entre os teraflops do teórico PS5 Pro e do PS4 Pro?! E 6/1.3 a proporção entre o One X e o One S?!?!
Mas o que tem a ver essa comparação?
Se você comparar ao PS5 base será apenas 2x, e se comparar com o One X precisa ainda presumir a potência do Futuro “Pro” do Xbox.

Eraser
Eraser
Responder a  Juca
2 de Abril de 2022 13:21

Tem a ver que a haver uma ps5 pro com 20TF, a diferença teórica entre esta e a series s seria parecida á existente entre a one x e a one s.

Juca
Juca
Responder a  Eraser
2 de Abril de 2022 15:31

Ah tá, seria 5x a potência bruta do Series S em GPU.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Abril de 2022 14:16

Não gosto de entrar em pormenores técnicos pois não tenho conhecimento para tal, apenas tenho conceitos que vou lendo, mas experiência de causa não tenho nenhuma. Também me parece que usar exemplos pontuais sem termos real certeza de tal acontecer é errado.

Ao levarmos exemplos pontuais para realçar a parte menos capaz, não podemos esquecer os exemplos que realçam a parte mais capaz.
Como existem exemplos que realçam a parte mediocre da series s existem exemplos como a demo de matrix awaken e até dead by daylight 2 onde a series s se comporta muito bem.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2022 20:53

A base é o PC, onde existe um PC portátil da Valve com desempenho de 1,6Tflops na RDNA 2. Fora isso, o que existe é o dimensionamento para resoluções e presets gráficos superiores ou mesmo inferiores. Não adianta achar que vão fazer um jogo para espremer a performance de GPU do PS5 em baixa resolução por que isso não vai acontecer. A Sony não fez o PS5 para games 1080p ou menos, e se assim ocorrer, será utilizando soluções de reconstrução de imagem que também podem ser aplicadas à um Steam deck ou Xbox Series S para atingir suas resoluções comum. Estamos em 2022, e assim como não houve PS4 e Xbox One buscando reduzir para 720p ou menos igual faziam PS3 e Xbox 360, não vai acontecer com PS5 e Series X. Esses são os consoles 4K do mercado e versões de meio de geração serão só para buscar suprir a demanda das futuras TVs 8K, que não duvide, ainda se tornarão o novo padrão como hoje são as 4K. Talvez esses consoles também tenham um Ray Tracing um pouco mais performático e opções para atingir os 60fps em 4k nativos com RT.
Você já cometeu esse erro na época do PS4 Pro e Xbox One X ao acreditar que o gaming em 4K não iria vingar.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
5 de Abril de 2022 21:41

8k se tornando padrão nos próximos 5 anos? Kkkkkkkkkkkkkk….

Trevisan
Trevisan
2 de Abril de 2022 9:17

Só eu que acho que se a Sony lançar uma versão melhorada não vai pegar bem para ela mesma ?

Juca
Juca
Responder a  Trevisan
2 de Abril de 2022 12:24

Também acho, mas a guerra de empresas leva a isso, inevitavelmente, mesmo que tudo se reflita apenas em Marketing.

AlexandreR
AlexandreR
2 de Abril de 2022 9:37

Provavelmente iremos ter uma PS5 slim, antes de uma ps5 pro. Com a otimização dos chips e a redução para 3nn.
A Ps5 é baseada em 6nn ou 5nn?

Eraser
Eraser
Responder a  AlexandreR
2 de Abril de 2022 9:45

7nm.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Eraser
2 de Abril de 2022 14:02

Então entretanto temos uma slim. Talvez já em novembro!

Last edited 2 anos atrás by AlexandreR
Eraser
Eraser
Responder a  AlexandreR
2 de Abril de 2022 14:55

Talvez, uma coisa que não ajudou os stocks das consolas foi o facto de serem produzidas numa altura em que os gpus de pc também usam waffles de 7nm.

Rui
Rui
2 de Abril de 2022 10:39

Venha ela, que eu quero comprar uma, e a Microsoft não lhe falta dinheiro para por uma de 25 tf ou mais no mercado. Sem dramas.

marcio
marcio
2 de Abril de 2022 10:55

Gostaria mas acho pouco provável, mas consegue suprir a demanda da ps5 devido a escassez de de chip. Outro ponto a ps5 até agora não teve um jogo full next gen e provavelmente só veremos isso em 2023, quem dirá um jogo que use recursos extras de uma versão pro.

Sparrow81
Sparrow81
2 de Abril de 2022 12:01
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
2 de Abril de 2022 12:31

Me pergunto se isso ainda se faz necessário com tantas técnicas de upscale eficazes e “econômicas”, a menos que inventem de lançar um 8k pra vender TV.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
2 de Abril de 2022 12:52

Sabemos se essa patente é sobre algo ainda mais eficiente? A pesquisa não para, brother.

Edson Nill
Edson Nill
2 de Abril de 2022 12:11

E ultimamente, a Sony vem perdendo em vendas nas últimas semanas para o xbox nos EUA e até em nível global. Se há falta de componentes, como a Sony produziria uma versão pro? E pra quê? Como um consumidor que tem um ps5 iria se sentir, vendo a Sony lançar uma versão Pro, sendo que não viu ainda nada full next gen de fato no ps5. Eu entendo que a maioria pensaria que o ps5 é uma farsa e que o lançamento de uma versão pro daria margens para eu pensar assim.

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
2 de Abril de 2022 12:33

A Sony não se preocupou com isso lançando o PS4 Pro.
Vendas são assim mesmo, uma hora ganha-se outra perde-se, provavelmente é resultado do Gamepass, por isso a Sony agora marketeia melhor o PSNow com o nome de Plus.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
2 de Abril de 2022 12:51

Não tem nada a ver com gamepass e sim com o Xbox em estoque e playstation sem estoque.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
2 de Abril de 2022 15:35

No Brasil os estoques parecem estar normalizando, agora, não há dúvidas que a demanda americana é muito maior, mas vale lembrar que produto ruim não vende, mesmo com muito estoque, se o SS vende é porque têm pessoas dispostar a pagar, e eu não compraria se não fosse aquilo que eu quisesse ou avaliasse que não valesse a pena, mas são óticas das coisas diferentes.

Juca
Juca
2 de Abril de 2022 12:16

Acho ainda inapropriado já que as vendas nem decolaram, porém a concorrência força a essa guerra de teraflops, e não duvido que logo venham com ao menos o anúncio de outro console, pois dinheiro eles têm, a questão fica apenas em ter silício que consiga ser produzido em tempo hábil.
Pra Sony, penso que estrategicamente seria melhor anunciar 1 ano após o lançamento do PSVR2, ou fazer como a MS, esperar o anúncio da rival e matá-lo com especificações superiores como a MS tentou fazer com o PS4 Pro. Seria um troco bem dado nessa dança das cadeiras.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
2 de Abril de 2022 12:48

Pergunta pra um comprador do Series S que mais que certo fez aquele combo com o Gamepass está feliz ou não jogando no full hd pelo preço que pagou.

Golpe, o único golpe que vejo foi o da Microsoft que deu na Sony, porque enquanto o Series X e PS5 estavam em falta de estoque o Series S vendeu igual coca cola no deserto. Por estar disponível, sempre…

E mesmo que se faça isso do PS5 PRO como opção premium, a resposta virá.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Abril de 2022 21:27

Em sua MAIORIA de jogos estão no full hd sim. Não venhamos a pegar algumas circunstâncias aqui Mário.
Agora.. se você quiser criticar o aspecto do Ray Tracing. Acho plausível.

PS: Já tenho confiança suficiente para passar adiante da moderação no release dos meus comentários ? Atenciosamente.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Abril de 2022 22:48

Esqueceu no Metrô Redux 500p

Deto
Deto
Responder a  Cherokee Bill
2 de Abril de 2022 22:47

Com o tanto de bobagem que fã de Xbox falou, como o série S sendo mais potente que o PS5, que ia fazer mais FPS em 1080p que o PS5 em 4k, não parece que eles queriam jogar em 1080p.

Aliás, como falaram aí em baixo, vários jogos caem para bem menos que 1080p no SS.

E te garanto que o Minecraft com RT está abaixo de 720p e DOIS anos depois ainda não conseguiram fazer funcionar direito no SS e por isso não lançaram ainda.

Andrio
Andrio
2 de Abril de 2022 13:02

Pra mim faz sentido nenhum lançar uma pro agora por tudo que tem ocorrido. 😂😂😂😂

Marco Antonio Brasil
2 de Abril de 2022 13:47

Não acredito nesse rumor. Não faz sentido lançar uma Pro não tendo a base se estabelecido no mercado ainda. Ainda estão saindo jogos cross com a geração anterior! Não faz sentido.

Deto
Deto
2 de Abril de 2022 14:27

Não acho que teremos um PS5 PRO essa geração.

A Sony não da conta de atender a demanda por falta de silício, vai comprometer a produção assim de dois PS5 para fazer um PS5 PRO?

Ewertom
Ewertom
2 de Abril de 2022 14:50

Acho impensável no momento criar um console mais potente.Nem vimos essa geração florescer ainda em assets e lembramos que o Tim disse na apresentação do U5 que só o ps5 poderia rodar aquilo que foi mostrado e até agora o motor da Épic nem foi lançado ainda para degustação dos jogos.Todos em fase de produção,Ou foi puro marketing?Esses consoles recém lançados tem muito a explorar

Last edited 2 anos atrás by Ewertom
Hiago
Hiago
2 de Abril de 2022 18:02

Não acho que essa geração tenho que focar em versão pro, eles tem que lançarem sim uma versão slim, para reduzir custos e conseguir suprir a demanda.

netto
netto
2 de Abril de 2022 18:47

Eles não conseguem nem produzir o atual modelo para demanda existente, que dirá incluir mais um SKU mais complexo

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  netto
2 de Abril de 2022 20:00

Né?! O que eu vejo como possível é antecipar um slim e o ps5 fat continuar fabricando, pra atender a demanda. Aí sim tem lógica, pois usa 7nm pra ps5 fat e 6nm pra ps5 slim.

AlexandreR
AlexandreR
3 de Abril de 2022 8:33

Mario, ao lançarem uma Ps5 pro, qual a melhor abordagem, aumentarem os CUs ou aumentar a velocidade??

Aumentar a velocidade poderá ser difícil, uma vez que a PS5 está a 2,23Ghz.

Mas se aumentar os CUs e manter a mesma velocidade, a performance não irá ser tão grande (segundo aquele gráfico e explicação que deste num artigo)

Acredito que a sair uma Ps5 pro, será quando for possível passar a ps5 para os 399€, ficando a ps5 pro nos 499€. Isto irá por a consola mais fraca da xbox em maus lençóis.

Numa altura normal, acredito que a ps5 pro podesse sair em 2024. Pois poucos exclusivos foram lançados exclussivamente na Ps5. Mas se tiverem a intenção de estrangular a xbox ss, faz sentido sair mais cedo…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  AlexandreR
3 de Abril de 2022 12:46

Acima de aumentar as CUs ou velocidade, a meu ver uma PS5 Pro precisaria se aproveitar dos eventuais ganhos de performance em uma segunda geração de Ray Tracing da AMD.

A primeira geração de Ray Tracing da AMD nas suas GPUs RDNA 2 é claramente inferior em performance ao seu concorrente direto da NVIDIA, no caso o Ampere. Esse vídeo da DF faz um comparativo interessante: https://www.youtube.com/watch?v=TENcL4N8B1Q .
Apenas aumentar os CUs em uma GPU RDNA 2 de mesmo clock permitirá algumas boas vantagens, como por ex o render te entregar mais pixels nativos, dependendo menos de upscalling rodando a 60fps. Mas o PS5 Pro precisaria de uma oferta mais atraente para penetrar no mercado. Diferenças de image quality perceptíveis com zoom a 400% não farão o grande público sair de um PS5 para ir de PS5 Pro.

Agora se o PS5 Pro for oferecido da seguinte forma: Cyberpunk no PS5 suporta Ray Tracing shadows. Já Cyberpunk no PS5 Pro suporta Ray Tracing shadows, global illumination, reflections e ambient occlusion (assim como PC no ultra o faz). Com isso passamos a ter uma diferença bem interessante de image quality oferecida por vários efeitos diferentes de Ray Tracing trabalhando em conjunto. Mas para isso, precisa de uma nova geração de Ray Tracing da AMD que funcione de forma mais eficiente.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
3 de Abril de 2022 13:47

Eu como recente possuidor de um PS5, estou no meu 4º dia, mas só 2 dias de uso devido a imprevistos climáticos( não vou jogar fora quase 5 mil em meio a chuva e trovões) ao ler o título da notícia logo pensei “que pu¨@ sacanagem da Sony”, isso devido meu planejamento era comprar o PS5 só em 2023 (e provavelmente lá para o final).

Logo pensei ser uma pegadinha de 1º de abril mesmo sendo dia 02/04/2022. Aliás se isso for verdade só mostra que a história está se repetindo, na geração anterior tinham rumores de um novo console da MS, mais potente, aí a Sony vem e antecipa o PS4 Pro. Atualmente já tem um tempo que existe o rumor de um terceiro console Xbox, espero que a SOny não caia nessa.

Depois de alguns minutos pensando creio que este rumor não seja verdade, um dos pontos é a falta de componentes como já citaram acima, um outro ponto que vejo que não seria verdade é pela disponibilidade de jogos geração PS5, os 2 últimos lançamentos de exclusivos foram de cross-gen, como vai anunciar um hardware mais potente se a oferta de exclusivos PS5 ainda é baixa? Ou querem fazer igual a MS que anunciou o Series X e até agora praticamente não há exclusivo que puxe o potencial do console.

Eu creio que o Slim aparecerá primeiro, até porque o PS5 é maior que o PS3 fat.

Last edited 2 anos atrás by Livio
Vitor Hugo
Vitor Hugo
3 de Abril de 2022 14:38

Mario segundo algumas notícias as amd rdna 3 não usarao mas os cus, passariam a uma metodologia similar à nividia. Não acha que um ps5 pro com uma nova arquitetura iria fazer os desenvolvedores trabalharem muito mais ? Se caso houver um ps5 pro, vejo o ps5 ficando em 1440 p ou um pouco menos e usando técnicas como fsr 2.0 ou algo similar pata melhorar a qualidade visual. Ao ponto que uma ps5 pro usaria resolução maior e teria poder pra rivalizar com PCs de início de higend.

Rafael
Rafael
5 de Abril de 2022 2:26

E lá começamos a falar de PS5 PRO. Abriu a porteira quando lançaram a PS4 PRo e várias pessoas compraram… Muito cedo ainda para 2023 já que ainda nem temos jogos que utilizem o que o console base tem a oferecer.
Mário.. quais jogos você acredit que já estão à nivel da nova geração?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rafael
5 de Abril de 2022 3:14

O mais próximo de nova geração que temos é Ratchet & Clanck. O resto é resto.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2022 11:41

Returnal também

E é ainda mais fácil esse, pq é 1080p no PS5, nem teria como rodar sem capar tanto que ia virar outro jogo no PS4

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
5 de Abril de 2022 6:06

Ahhh pode me chamar de doido, e que estou a queimar a minha língua, mas… Eu não acho que exista a menor possibilidade da existência de um PS5 PRO.
Por que?
Em primeiro lugar vamos falar do PS4 e o que levou a existência de uma versão PRO, a popularização da resulucão 4K.
Depois lembremos que tanto CPU, quanto GPU do PS4 já eram bem defasadas na data de lançamento do console.
Agora chegamos no PS5, no atual momento temos alguma chance de VR e resolução 8K ficarem populares até 2023? A resposta é um contundente não.
“Ahhh mas e o Raytracing”?
Jogue Ghost of Tsushima e Demons Souls Remake, e verás que o Raytracing é apenas uma ferramenta, e não é algo obrigatório pra se obter gráficos de última geração. Melhora alguns aspectos dos jogos? Sim claro. Mas isso tem um custo no desempenho. E ahhh esquece, o Raytracing assim como o VR e o 8K, está longe de se tornar uma necessidade popular.
Por fim, a situação no lançamento do PS5 é muito distinta da do PS4.
Pois, o PS5 e o Xbox Series em seu lançamento, possuíam CPUs e GPUs com tecnologias que sequer haviam sido lançadas. Ou seja, são consoles de 2020 com CPUs e GPUs de 2021, E esses hardwares mal foram explorados.
Só vou deixar uma última observação…
Considerando tecnologias diferentes, gerações de GPU diferentes, e seus respectivos percentuais de poder computacional.
Segundo dados, cada Gflop GCN do PS4 equivale a 0,65 Gflop da GPU do PS3 (porque no lançamento do PS4 a arquitetura GCN já era sim bem defasada, até mesmo em relação a arquitetura da NVidia aplicada no PS3). Na época do lançamento do PS3 a diferença entre NVidia e AMD era gritante.
Só que a Sony e a Microsoft optaram pelas GPUs AMD para os consoles PS4 e X Box One, por serem bem mais baratas.
E que segundo a AMD, cada Tflop RDNA2 equivale aproximadamente a 1,6 Tflop RDNA1, que por sua vez equivale a 1,6 Tflop GCN…
Levando isso em consideração também podemos afirmar que:

* O PS4 é aproximadamente 5,2 vezes mais poderoso que o PS3.

* O PS4 PRO é 2,3 vezes mais poderoso que o PS4, e é aproximadamente 12 vezes mais poderoso que o PS3.

* O PS5 já nasceu sendo no mínimo 12 vezes mais poderoso que o PS4 base e no mínimo 5,2 vezes mais poderoso que o PS4 PRO.

Se esse monte de argumentos não tornam o rumor de um PS5 PRO infundado, então eu não falo mais nada.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo Santos
Eraser
Eraser
Responder a  Carlos Eduardo Santos
5 de Abril de 2022 10:10

Também não acredito muito numa pd5 pro, mas tens aí informação que não corresponde á total realidade.

– tanto a ps5 como a xbs não são full rdna2

– Na prática, 1TF rdna1 tem o mesmo desempenho de 1TF rdna2.

Na parte do ray tracing concordo, totalmente descartável pelo que custa. Mas a industria necessita de um marketing target, antes foi o 4k e agora é o ray tracing, foi 8k está fora de questão.

Last edited 2 anos atrás by Eraser
Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2022 11:52

RDNA2 é um conjunto de modificações em relação ao RDNA1. Se não as cumpre todas não é RDNA2, é based in.
1TF rdna1 tem o mesma performance de 1 TF rdna2, tem é menos eficiência energética. O que não falta por aí é comparativos a comprovar isso.

Eficiência é diferente de performance.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2022 12:33

Daí o based in. Tem a arquitectura mas não as funcionalidades totais.

Ler? Deixa-te das tretas de comerciantes, são iguais aos vendedores de carros.

Mostra-me um, apenas um comparativo real onde o rdna2 se mostre superior ao rdna1 em termos de performance.

Mais uma vez, performance é diferente de eficiência. Estás do contra ou pura e simplesmente te fazes desentendido?

Como não compreendes vou tentar explicar com um comparação básica.

Motor 1: 150cv, 200km/h, 8s aos 100 consumo: 10 litros.

Motor 2: 150cv, 200km/h, 8s aos 100 consumo: 8 litros.

Os cv sao os teraflops, a velocidade e aceleração a performance, o consumo a eficiência.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2022 14:28

Acho que estás a complicar muito a coisa, assim como a confundir.

O que descreves é simplesmente a performance “por watt” que no rdna2 é superior, já a performance “por Teraflop” é igual á do rdna1.

O rdna2 consegue extrair os mesmos teraflops (performance) com menos watts.

Por exemplo, se substituir uma 5700xt por uma 6600xt (mais ou menos os mesmos teraflops) não vais ganhar performance nos jogos, vais sim diminuir o consumo energético.

Já se substituires uma navi ou vega por uma rdna2 com os mesmos teraflops vais gastar menos energia e ganhar performance.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Abril de 2022 2:00

Opa, aguardando ansiosamente essa matéria 🙏🏻

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo Santos
5 de Abril de 2022 14:57

Oi Xará,

Achei o seu texto bastante coerente, mas tem dois pontos que respeitosamente eu quero ponderar:

1) A vantagem do RDNA 2 sobre o GCN talvez não seja tão gritante como parece. Veja o que foi dito pelo Jason Ronald ao The Verge:

With RDNA 2 we get basically a 25 percent performance uplift over GCN with no work by developers at all,” claims Ronald. “There’s a significant amount of efficiency we’re getting out of RDNA2 relative to GCN. Then we look at other things like using float 16 or variable rate shading, and we’re seeing on the order of 10-20 percent performance benefits from there as well.”

“It is really difficult to compare raw numbers like teraflops across generations, because we think about them differently,” says Ronald. “In general on the GPU side the Xbox Series S is effectively the same performance as an Xbox One X GPU, but it brings all the next-gen features like ray tracing, VRS, mesh shaders, and obviously when you look at the massive leaps in CPU performance and I/O performance, that’s why Xbox Series S is designed to deliver that true next-gen experience just targeting a lower resolution than Xbox Series X.”

https://www.theverge.com/2020/9/17/21441174/xbox-series-s-next-gen-gaming-performance-gpu-memory-hardware

Veja que ele coloca que o RDNA 2 em poder bruto alcança 25% de performance superior ao GCN, e com o trabalho dos devs usando features RDNA 2, a performance do Xbox Series S irá se equivaler (ou até ultrapassar) o Xbox One X.

Esse texto pode ter alguns enganos ou interpretação dúbia, já que eu também acho 25% um ganho bastante discreto (vale também ressaltar que o Xbox One X tem features até da arquitetura Vega). Mas isso me ligou um alerta que talvez 1 TFLOP RDNA 2 não seja tão absurdamente mais eficiente que 1 TFLOP GCN.

2) Na parte de Ray Tracing, eu particularmente acredito que teremos alguns bons anos de “cross-render”, ou seja, alternativas de efeitos com e sem Ray Tracing. Mas a meu ver, tudo caminha para o full path tracing.

Nesse link, veja que o Cerny trata Ray Tracing como a terceira era. https://twitter.com/hscpedro/status/1461808733286187019?s=20&t=QrR755ruK28gYUYBy5g_lw

Mas o Cerny não está falando apenas de reflexos como Spiderman, GI como Metro Exodus ou sombras como COD. Ele está falando de tudo isso e “mais algumas outras coisas” funcionarem simultaneamente no mesmo game. Algo como a demo do Minecraft com path tracing.

Então a meu ver, hoje estamos para Ray Tracing como o Super Nintendo com Star Fox estava para o 3d. Tem muito o que evoluir.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2022 16:12

Áudio usando RT

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2022 17:04

Mas o Jason Ronald está comparando o Xbox Series S com RDNA 2 contra o Xbox One X que seu core é Polaris.

Os testes do artigo da DF mostra ganhos do Polaris para o Navi entre 18% e 36%, logo os 25% do Jason Ronald me parecem razoavelmente bem situados.

EDIT: ops, talvez confundi aqui, a GPU do Xbox One X é GCN 2.0. Embora seja baseado em Polaris, a GPU do Xbox One X deve ser inferior às usadas no teste, no caso GCN 4.0

No caso do comparativo RDNA 1 e 2, só me limitei ao escopo do texto original do Carlos Eduardo Santos (por isso que a minha resposta foi diretamente à ele), onde ele mostra vários comparativos interessantes entre gerações de consolas. Vi a resposta do Eraser, mas ainda não redigi algo diretamente para essa discussão.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Abril de 2022 1:54

👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Carlos Eduardo
6 de Abril de 2022 1:52

Valew Professor obrigado 👍🏼

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
5 de Abril de 2022 21:06

Em 2023 não será possível vender um console Pro pelo mesmo preço atual do PS5, nem será possível dimensionar para o mesmo tamanho. Eu tenho certeza que ele irá ocorrer, mas eu creio que será bem após 2023. Veja o tamanho de um RX 6900xt que deve ser a base de desempenho de um futuro PS5 Pro pensando nessa proporção de aumento semelhante o PS4 Pro. Isso consome muito mais energia que o PS5 inteiro, precisa de muito mais largura de banda que o PS5, e certamente precisaria de muito mais memória RAM ou o infinity cache, sem contar a necessidade de SSD maior. Eles até podem fazer esse console, mas é a máquina que ninguém vai comprar. Isso vai novamente ao nível de preços PS3 ou mais, e como a MS disse no Hotchips de 2020, os custos de hardware não estão mais reduzindo na mesma velocidade de antes, indiretamente isso significa que ficou difícil fazer um console de meia geração, e mais difícil ainda justificar. Não significa que eles não existirão, mas certamente não serão feitos para o publico padrão, e será algo muito mais de nicho que na geração anterior, vai ser pra galera que quer 8K, 120fps em tudo, ou RT no nivel PC.

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