Os dados de vendas de Janeiro de 2023 até Setembro de 2023 mostram que as vendas da Xbox estão em declínio.
Os dados de vendas oficiais da Playstation indicam que de Janeiro de 2023 a Setembro de 2023, a marca despachou um total de 14,5 milhões de consolas.
Da mesma forma, igualmente por dados oficiais, a Nintendo informou que no mesmo período despachou um total de 9,91 milhões de consolas.
No que toca à Xbox o valor é estimado, dado que a Microsoft não revela valores de vendas. No entanto, graças a um slide oficial da Microsoft em 29 de Junho de 2023 apresentando no Big Festival no Brasil, soubemos que a marca ainda se encontrava nos 21 milhões de consolas vendidas. E nesse sentido, torna-se mais fácil, e com menor erro fazer-se a estimativa para Setembro do mesmo ano.
Assim, os analistas estimas que a Xbox tenha despachado algo na casa dos 4,15 milhões de consolas no período de Janeiro de 2023 a Setembro de 2023.
A situação coloca as vendas da Xbox em total declínio, algo que os relatórios da Microsoft não tem escondido com todos eles a indicarem quebras de vendas face a igual período do ano anterior.
A situação de vendas da XBox torna-se porém preocupante quando, nesta fase, vemos que a Switch, em final de vida, vende 2,38 vezes mais, e que a Playstation vende 3.5x mais, o que não permite augurar um grande futuro à Xbox como consola.
Curiosamente no Neogaf, onde esta situação está a ser debatida, a situação não está a ser encarada com estranheza, dado que, perante as politicas de lançamentos no PC no Dia Um da Microsoft, a maior parte das pessoas optou por não comprar a Xbox, ficando-se pelo PC. Algo que não me soa a estranho dado que esse foi o meu caso!
Quer assim parecer que a Microsoft caminha a largos passos para se poder tornar uma Third, o que explicaria melhor as afirmações de Phil Spencer onde este considera os possuidores da Switch e da PS como parte da comunidade Xbox.
Segundo Mat Piscatella da NPD (xwitter), considerando apenas o mercado dos EUA, os Series, apesar de ainda serem o Xbox com menos unidades no mercado norte americano durante toda a vida de consoles dentre os da marca Xbox; considerando apenas os 36 primeiros meses de vida de cada um dos console da MS, os Series perdem apenas para o Xbox One em números de consoles vendidos nos EUA em períodos equivalentes.
Então, a princípio, considerando só os EUA, os Series são o segundo console da Microsoft com melhores vendas nos primeiros 3 anos, estando a frente do Xbox 360 e Xbox Original, agora pro resto do mundo é difícil saber. A considerar que continue, até o fim da geração, numa posição dessas, imagino que a MS ainda não desista dos consoles, ao menos nos EUA.
A frase não faz sentido. O Piscatella disse isso? Podes enviar o link!
Como é que as series podem ser a Xbox com menos unidades no mercado Norte Americano durante toda a vida das consolas dentro da marca Xbox, mas considerando apenas os 36 primeiros meses de vida perdem apenas para a One em número de consolas vendidas?
As consolas foram lançadas em Novembro de 2020 – 12 meses => Novembro de 2021 – 24 meses => Novembro de 2022 => 36 meses => Novembro de 2023.
E nós estamos em Novembro de 2023… logo como é que a consola está nas duas posições em simultâneo? Isto é, como pode ter menos unidades no mercado americano dentro da marca Xbox, mas vender acima de todas as outras Xbox menos a One?
Seja como for, as vendas das consolas anteriores são uma má medida de comparação pois elas não tiveram a cobertura web atual. Apenas a One serve como boa medida de comparação… mas mesmo aí, a comparação vale ao que vale!
Repara que a One, que vende mais que as series, vendeu bem mais do que a 360 e a original nos primeiros 36 meses. E acabou esmagada em vendas pela 360, e aliás todas as outras. Daí que as vendas nos primeiros 36 meses não são relevantes, o relevante é perceber-se a tendencia de vendas!
E se a 360 estava com tendencia crescente de vendas, a One e as Series estão em quedas constante! E isto não é informação que advenha de nenhum analista, mas sim dos relatórios da Microsoft.
Considerando os 36 primeiros meses de cada Xbox nos EUA (vendas proporcionais) foi dito isso:
https://twitter.com/MatPiscatella/status/1725204218049675455
Sobre a quantidade total em todas as gerações de Xbox até agora ele disse isso:
https://twitter.com/MatPiscatella/status/1725204647349272634
Sobre o PS5 na mesma métrica, nos 36 primeiros meses proporcionais nos EUA ele só perde para o PS2. Considerando vendas totais ainda é o de menor número, pois a geração pra ele é a única que não terminou, e assim também estão os Series.
https://twitter.com/MatPiscatella/status/1725203532742344965
https://twitter.com/MatPiscatella/status/1725204457611542771
Sabes que não curto a MS em nenhum ramo, mas infelizmente a informação é essa, proporcionalmente ao período e considerando apenas os EUA os Series são o segundo console da MS mais vendido proporcionalmente ao período dos 3 primeiros anos.
Aqui não diz que é a consola com menos unidades de sempre nos EUA… Pelo contrário, nos 36 meses está como segunda melhor (apesar que como referi isso não mostra nada pois a melhor é a que vendeu menos até hoje).
O segundo link diz assim, Mário:
“Lifetime ending October 2023, US hardware unit sales ranks by ecosystem:
Xbox Platforms ONLY – Xbox 360 > Xbox One > Original Xbox > Xbox Series”
Eu entendi assim: Considerando toda a vida útil dos consoles Microsoft, até outubro de 2023, o raking de unidades vendidas de Xbox está assim das maiores vendas para a menores vendas ->
Xbox 360
Xbox One
Xbox Original
Xbox Series
Minha conclusão é de que dentre todos os consoles MS até o momento, em números absolutos, os Series é o menos unidades venderam, porém é preciso considerar que há apenas 3 anos da geração dos Series enquanto os outros tiveram mais anos de vendas. Pelo menos foi assim que entendi a informação. A comparação que ele faz nesse segundo caso é de vendas absolutas de todos os consoles xbox nos EUA até outubro de 2023.
Realmente tens razão! Mas há aí uma contradição! Outubro estavamos a 35 meses, e no ultimo mês as S não bateram recordes para alterar seja o que for.
Mas ele refere em outubro que as S(eries) estão em ultimo, e no outro tweek refere que as S estão em segundo em vendas.
Estranho… há aqui algo no contexto que falha!
Os parâmetros de comparação que ele usa em ambas as afirmações são diferentes, Mário. Mas as informações são complementares.
Proporcionalmente ao período de 36 meses o Séries está em 2º lugar nas vendas dentre todos os modelos de Xbox em igual perído de vendas. Já em números totais, considerando toda a vida útil de todos os consoles Xbox, ele está em último (mas nesse caso ele consideram o total de vendas de todos os consoles até hoje, tipo os 10 anos de vendas de Xbox One vs 3 anos de vendas do series.
O mesmo acontece para o Playstation, é o 2º melhor console em vendas considerando-se o período de 36 de cada um dos modelos (perde apenas para o PS2 que nos primeiros 36 meses vendem mais), porém em números absolutos até agora, considerando toda a vida útil de todos eles é o console com menos unidades vendidas, pois até agora vendeu cerca de ~46 milhões, enquanto todos os outros passaram playstation passaram dos 80 mi na sua vida útil (lifetime).
Não sei se me fiz entender, mas realmente o que ele escreveu ficou um pouco confuso.
Ahhh… Está explicado.
Não sei exatamente qual foi o comentário, mas é fato que o series é o segundo console mais vendido após o lançamento. O 360 começou bem devagar.
Estranho é alguém comprar uma Xbox. Durante a pandemia era por falta de opção. Mas agora, não faz nenhum sentido. De toda forma, esse fracasso foi opção da Microsoft. Seja porque tiraram seus exclusivos, seja pela performance atroz de seus lançamentos.
Quanto ao futuro, difícil prever algo após a aquisição da Activision. Tudo mudou lá dentro. Devemos ter alguns sinais nos próximos anos.
No geral as pessoas são pouco instruídas sobre todos os assuntos, incluindo videogames, sobretudo os pais que sempre tiveram ou têm pouco interesse em games a querer dar um console para o filho que pede um porque um coleguinha tem, e apesar de haver uma avalanche de informação pelo mundo – só é mal informado quem quer ou não sabe filtrar informações – há quem ainda compre as coisas sem avaliar muito a situação, que são mal informados, que comprem para experimentar, ou simplesmente quem realmente é fã da marca e teve bom histórico com ele e está satisfeito sem ver motivo pra migrar ou testar algo fora daquilo. Gostos são gostos.
Se bobear, minha previsão antes da geração começar vai se concretizar. Comentei aqui que o Xbox SX venderia menos que o One. Isso é fato que vai acontecer, mas com SS na jogada isso se torna vergonhoso demais! Que vire multi logo essa bomba que se tornou o Xbox.
Ou seja está é a última Xbox com hardware. Xbox vai morrer nesta geração.
Quando o Paulo perguntou sobre o que achavam das falas do Phil sobre PS e Nintendo fazerem parte da comunidade Xbox eu logo falei que aquilo sinalizava um caminho para se tornar uma third. É só reler as falas e ir na parte de hardware, ele não fala em console Xbox, fala se PlayStation, Nintendo, Steam Deck e até do Rog Ally
Apesar de notoriamente eu não gostar da MS, acredito que a tendência dela é fazer jogos apenas para o PC e Cloud, e provavelmente extinguir o console, mas acredto que se o Series seguir como segundo console Xbox mais vendido até o fim da geração, provavelmente ela ainda lance um console.
Vamos ver o verdadeiro interesse do Xbox no mercado de consoles se realmente a Sony vier com um PS5 Pro e eles lançarem um consorrente pra rivalizar ou não, se não tiver um novo console com papo de mais poderoso, imagino que devam estar desistindo mesmo de lançar consoles como os conhecemos, e se lançarem algo parecido, devem ficar por uma caixa de streaming com acessórios, tipo uma caixinha de streaming que seja possível ligar na TV e ter uma telinha acoplável e controles vendidos à parte pra virar um console portátil. É esperar pra ver.
Como te disse, a tendencia não está a ser essa! A Xbox 360 começou mal, mas aumentava as vendas a cada novo relatório. Essa é a tendencia contrária da atual Xbox, que começou bem, mas cai a cada novo relatório.
O mercado está a fazer-se! Com 3 anos, as vendas da Xbox mesmo que subam nunca vão conseguir que ela se implante de forma decisiva.
As percentagens de mercado estão demasiadamente desiquilibradas e a X está a ser olhada como segunda escolha mesmo pelos devs.
Eu sei Mário, mas a MS tem dinheiro pra tentar fazer das suas, é esperar pra ver. Estão com mais editoras que o PS e estão a apostar pesado no Gamepass e sempre tem quem prefira pechinchas a qualidade, mas é esperar pra ver. Pra mim, o sinal de que abandonarão os consoles é se tiver um Pro e eles não reagirem com outro hardware mais potente. Se desistirem de consoles, também não acredito que fiquem fazendo jogos para outros consoles, no máximo disponibilizarão gamepass de streaming pra eles e farão jogos nativos pra PC pra fortalecer o Windows como plataforma de jogo nativo. Mas óbvio é mera opinião minha. Microsoft não quer apoiar ninguém que não possa comprar, quer é destruir se não puderem vencer.
Sim Juca, mas com estas quotas de mercado não só o custo de uma exclusividade para a Xbox seria altíssima, como os produtores podem nem sequer estar dispostos a isso por comprometerem os IPs que custam tanto a desenvolver.
Eu compreendo, Mário, mas a MS está a fazer desaforo com dinheiro de longa data, enquanto ela ficar nessa de receitas aumentando, mesmo que dê prejuízos no setor, mas não no todo, ela tem como minar a concorrência, se isso vai dar certo é outra história, mas que ela tem dinheiro pra ficar tentando, ainda tem, e é uma empresinha bem sorrateira, diga-se de passagem, quando se trata de fazer de tudo pra eliminar concorrência.
Até quero ver o alarido que a receita que custou 70 bilhões vai trazer quando passarem os valores da Sony.
A Sony em 2020 foi a melhor cliente da ABK. A Xbox foi a quarta.
Se os jogos da ABK deixam de ser multi e se colocam no Gamepass, os valores das receitas vão cair a pique.
Aqui no brasil rolou a BF e pelo o que eu vi o ps5 vendeu mais que o series.
Ps5 chegou a ficar como top1 na amazon.
BF nao é na próxima sexta? Pelo que lembro a Amazon fez foi um esquenta.
A Sony anunciou preço promocional desde o dia 17 e os varejistas remarcaram os preços de consoles e acessórios para a BF.
Aqui em Franca fazem o black friday durente cerca de 2 semanas, ja comecou dia 17, e ha varias promoções tento do lado da sony como da microsoft, seja em jogos, consolas ou subscrições, hoje por exemplo ate a meia noite, quem tiver conta fnac+ a series x custa 410€ + 50€ de oferta na conta fnac ou seja fica por 360€ o preço da consola no final
A ps5 tambem tem promoções, mas aqui a maioria das vezes sao packs com jogos e so pagas quase so o preco da consola
PS5 com disco sendo vendido a R$ 3440,00 a Sony aqui botou foi pra matar o Xbox! Pra quem queria PS não há hora melhor. Tá mais barato que o preço oficial do SS.
https://www.kabum.com.br/produto/238671/console-playstation-5-sony-ssd-825gb-controle-sem-fio-dualsense-com-midia-fisica-branco-1214a
Ainda dá um cupom de 200 (PLAYSTATION 200) PRA LEVAR POR R$ 3240,00.
[OFF] nDreams, produtora de jogos VR foi adquirida por outra empresa, um oportunidade perdida de uma boa aquisição por parte da Sony, pois são bastante talentosos. Espero que a Sony adquira uma boa produtora de jogos VR, algo que nem seria tão caro pra ela, a espanhola Vertical Robot, por exemplo é bem talentosa também.
https://www.eurogamer.net/synapse-and-powerwash-simulator-vr-developer-ndreams-acquired
Off: https://www.vgchartz.com/article/459084/returnal-director-harry-krueger-to-leave-housemarque-after-14-years/
Uma pena. O cara fez um excelente trabalho. Espero que tenha um bom substituto.
Eu nunca vi uma evasão de empregos seja por demissão ou por pedir demissão como essa de 2023 nos Studios.
Talvez na crise de 2009 quando a coisa ficou feia quase foram de base ?
[OFF] Fiz um vídeo de referência para comparação de uma 2070 Super com o modo performance do PS5 para o jogo Robocop: Rogue City, pra quem tiver interesse. Resumidamente, posso adiantar que em nenhum dos modos testados a 2070 super sustentou os 60fps pra jogar. (o contador de fps está mo canto superior esquerdo do vídeo)
Testei os seguintes modos:
1080p nativos, high settings, alta qualidade no lumen reflex desativada;
1080p nativos, epic settings, alta qualidade de reflexos ativada;
E por fim DLSS 4k performance (partindo de 1080 pra reconstruir um 4k), epic settings, reflexos lumen de alta qualidade ativados, esse modo nem a 30 se aguentou, e parte de renderização de 1080p.
Conclusão, nesse jogo a performance de uma 2070s é inferior a performance do PS5 (mesmo que não seja apropriada uma comparação nesses termos – por diversas razões já discutidas aqui) nesse jogo, mesmo tendo a 2070s tendo hardware especializado para a reconstrução de imagem por hardware, coisa que teoricamente as GPUs da AMD (PS5) não têm.
O jogo pode até atingir patamares de 60 sustentado na 2070s, desde que se abra mão de settings de maior qualidade (indo pra medium ou low) e/ou partir para um DLSS mais agressivo para obter uma performance sustentada, vindo de resoluções mais baixas (tipo partir de 720p ou 540p) para entregar 1080p ou 1440p reconstruídos na saída.
Pela lógica, nas mesmas circunstâncias, a 3060ti também não sustenta a performance de 60fps ou superior com mesmos parâmetros usados, tendo em vista que, por experiência própria, a 3060ti é no máximo apenas uns 10% superior em fps a 2070s, em settings iguais, e muitas vezes ambas até se igualam em performance a depender do jogo.
https://www.youtube.com/watch?v=906JB4tifnc
Edit: No meu PC com um M.2 de 2 GB/s o jogo ainda apresenta pop-ins, e muito, muito screen tearing e stutterings, apesar do meu monitor ser compatível com VRR.
Bacana o vídeo Juca.
Você chegou a testar com TSR ? Acho que ficaria melhor que o TAA.
Pq você não ligou o vsync, já que estava com muito screen tearing?
Era pra não criar nenhum tipo de limitação para os fps, meu monitor é um 4k@60, o que poderia travar o máximo em 60 e imaginei que poderia segurar os frametimes, e talvez atrapalhar a contagem. O TSR posso testar depois, imaginei que o TAA seria mais leve, a menos que você se refira a 4K com TSR agressivo.
Ah tá. Entendi.
Acho que o TAA é só um pouco mais leve.
Aqui tem um vídeo com a performance de uma RTX 3060.
https://www.youtube.com/watch?v=z5lzrIj6L8c
O cara aí é mais completo, mas muita das vezes fica difícil saber com que resolução de saída ou nativa ele está trabalhando. Mas é no geral bem mais minuncioso que minha avaliação que foi mais pra ver a sustentação da performance de uma 2070 Super no jogo a 1080p ou 4k DLSS performance pra ter parâmetro de como vai o PS5 em relação a uma 2070s.
Uma dúvida, qual a configuração que corre no ps5? Qual a configuração do PC utilizada? E só um adendo, a diferença da 3060ti pra 2070 super está mais perto de 20% do que 10%.
https://youtu.be/-tDNjQ7HfUo?si=2803g4lQCTUa2hX2
Aqui tem o teste com a maioria das Gpus.
No artigo do dia 16 de novembro do PC manias tem uma discussão sobre o assunto, o Mário trouxe informações de que os settings aproximam-se mais do PC Epic, O Tio Hildo trouxe um teste de perfomance e resolução do modo qualidade e modo performance no qual sugere que as resoluções nativas para o modo performance são estáveis nos 1080p e no modo qualidade ficam nos 1440, sem sinais de queda de resolução, o Tio Hildo também acredita que no console usam o TSR pra fazer upscale pra 4k no PS5.
Teste feito pelo TioHildo no PS5:
https://www.youtube.com/watch?v=WfuFWq1gPQY
Comentários com a discussão:
https://www.pcmanias.com/vendas-de-zelda-tears-of-the-kingdom-ja-passaram-os-20-milhoes/
A Eurogamer elogia o jogo nos consoles.
https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2023-robocop-rogue-city-is-the-most-technically-accomplished-ue5-title-on-consoles
Entendo.
Tá mais pra uns 10% mesmo Hennan, lógico que tem jogo que passa um pouco como tem outros que têm empate técnico com Spiderman, Forza Horizon 4 e etc… mas tanto o empate técnico quanto fica bem acima são exceções, e as mais conhecidas ficam por conta de GTA e RDR2, mas daí também é saber se esse pessoal que faz esses testes tem todo o resto do computador igual nos testes, porque GTA por exemplo é CPU Bound, então uma CPU melhor faz toda a diferença.
Olha aí um vídeo mais atual comparativo das duas:
https://www.youtube.com/watch?v=tpZ3ApO1MCs
Nada contra esses vídeos aleatórios, mas pelo techpowerup são 16%
NVIDIA GeForce RTX 2070 SUPER Specs | TechPowerUp GPU Database e pelo hardware unboxed entre 17% e 20% a depender da resolução Nvidia GeForce RTX 3060 Ti Benchmark Review, Gaming, Thermals & Overclocking – YouTube
Off-Topic.
Oi, Mário! Existe alguma matéria sua aqui na PCManias que fala sobre o consumo de energia do Xbox Series X vs PS5?
Se sim já é tão antigo que não me recorda.
Esse canal aqui faz captura de watts consumidos nas comparações de jogos. O PS5 consome mais mesmo, em média.
https://youtu.be/b0TSOVthneA?feature=shared
Eu tenho aparelho de medir consumo, se isso for relevante, eu posso fazer uns testes se quiserem….
Seria legal, mas só se for de seu interesse. Eu acho que ele usa a versão CFI-1000 nos vídeos, sendo que a ideal seria a CFI-1214A. Qual versão você tem?
(OFF)
Mário, você está ciente que o PS5 consome quantidades de energia similares ao Xbox Series X em jogos, sendo que isso não era pra acontecer devido a frequência variável do PS5… Você acha que isso é culpa dos Devs? Se alguém tiver uma hipótese, mande aqui tb
O funcionamento e consumo de uma peça de hardware depende de inúmeros fatores, não sendo por isso fácil dizer seja o que for. Para além do mais as medições medem picos e médias de consumo, mas isso não indica que o consumo pontual seja o mesmo. Uma média igual não implica forçosamente que a energia esteja a ser gasta da mesma forma.
Mesmo vendendo mais ,continua sendo pior. As pessoas tem preferência por produtos de menos qualidade por um preço mais elevado em compensação…
Uma cambada de estúpidos.
Felizmente depois temos os mais inteligentes.
E digo-lhe amigo… A pensar assim… Vai longe! É uma visão rara.
Boas.
Poderia explicar o mesmo vendendo mais, continua sendo pior?
E também poderia explicar a dualidade menos qualidade por um preço mais elevado?
Pois o vender mais, quem vende é o PS5. E o com menos qualidade por um preço mais elevado, obviamente estamos falando do Xbox.