Todos sabemos que a Sony teria ido à falência se a PS4 não tivesse sido um sucesso, mas o que não se sabia é que a AMD tambem precisou da PS4 para se salvar de ir igualmente ao charco.
Em 2012 a Sony travessava a sua pior crise de sempre. E foi maioritariamente o sucesso e os lucros da divisão Playstation que permitiram à empresa recuperar-se e refazer o seu negócio para aquilo que é hoje.
O que poucos sabem é que na altura a AMD atravessava uma crise idêntica devido a um recuo do mercado PC, e podia ter tambem ter fechado portar. Aqui, apesar de Playstation não ter sido o único factor, o certo é que foi um dos que tambem ajudou a AMD a evitar a bancarrota.
E isto é revelado por Renato Fragale, da AMD, no seu perfil de Linkdin.
E esta, hein? A PS4, pelos vistos, foi um produto de sucesso para muito mais do que a Sony.
As vezes tenho a impressão de a Sony não valoriza adequadamente o patrimônio dos Playstations (PS1, PS2, PS3, PSP), a retrocompatibilidade ainda deixa muito a desejar. Seria ótimo se ao liguarmos o PS5 tivessemos acesso as todas as bibliotecas anteriores. Quem sabe o PS6 faça isto!
Infelizmente, Júlio, acho isso uma ilusão, as empresas trabalham sempre com a ideia de lucratividade máxima, e a menos que prospere o modelo de serviço de catálogo – onde vender já não interessa, ou estejam uma pior ou num modo kamikaze e resolvam tentar de tudo (Xbox), não vejo isso acontecer.
Mesmo que consigam entregar a emulação ou retrô, como preferir, não vão entregar isso de graça e vão querer revender novamente a mesma coisa pra você, porque sabem que você deseja isso e é capaz de pagar.
Adoraria a retrocompatibilidade pra não ter de manter consoles antigos aqui, mas infelizmente, não acho que esse tipo de coisa virá de graça de quem vive de hardware+software, a menos que se sintam ameaçados ou fiquem loucos.
Então, na verdade a Sony valoriza até demais o seu passado, revendendo jogos antigos na forma digital, o impedindo de usar seus discos, e pondo jogos antigos no serviço com acesso apenas nos Tiers mais altos da sua assinatura.
não nos vamos iludir. Já ligaste um video VHS a uma TV 4K?
Eu liguei… e deitei quase 500 cassettes ao lixo pois a qualidade… é de cuspir na sopa!
A tecnologia avança e se antes com os CRTs as coisas se aceitavam, agora com o digital é para esquecer. E os jogos PS2 são pura e simplesmente terríveis, nem se falando dos PS1. Os PS3 já tem a resolução, mas faltam as texturas!
Daí que os remakes são uma coisa que, nessas gerações, eu agradeço!
Mário existem técnicas de upscale que resolvem a questão, sobretudo de texturas e qualidade poligonal.
A questão aí passa por muita coisa. Se fores ver os VHS em uma tela de tubo, a resolução que foram feitos pra ser exibido verás que a coisa não é tão ruim assim, pois elas não foram feitas pra 4k, cujo conteúdo SD exibido ali depende muito do processador de imagem e mesmo do tipo de tela que a exibe. Mas sabe como é, estamos muito tempo nisso pra sabermos que eles inventam um problema pra depois vender-nos a solução.
Obviamente que a modernidade trouxe ganhos de qualidades, mas a gente não pode jogar fora aquilo que tem história, como disse, a Sony tem como entregar um emulador com qualidade, mas não tem porque ela entregar isso se esse não é o caminho mais lucrativo.
Sobre VHS, imagino que fale apenas de filmes comerciais e não das gravações familiares e pessoais, pois dá pra digitalizar e usar IA de upscale pra melhorá-las, entretanto é algo que tem um custo de tempo pessoal pra fazer isso.
Juca… as técnicas de upscale envolvem emulação e interferência no motor e processamento. São complicadas e não garantidas de funcionar com todos os motores. Basicamente mais vale recompilar o jogo, e para isso troca-se as texturas.
O digital é limpo, cristalino e sem erros, o analógico podes trata-lo, mas quando tens mais resolução aldrabada do que real… eu passo!
As técnicas de upscale já estão sendo usada em “todos” os jogos, Mário. Senão, o que são o DLSS, o FSR, e tantos outros SR da vida…
Sobre a questão da Emulação, entendo perfeitamente, você tem um ponto.
Agora, é preciso entender que se for preciso refazer tudo pra rodar à tecnologia atual, muita coisa irá se perder, e mesmo a ideia de comprar algo pra ser seu, perde o sentido, porque então guardar seus jogos antigos, entende?
Agora, assim, como a emulação aqui termina por ter um componente de pirataria por trás, vou evitar postar links, mas sugiro a você ver algumas emulações de PS2 no PC em tempos atuais buscando vídeos de youtube, acho que o negócio não é tão ridículo o quanto você imagina.
Todos os jogos compilados em X86. E que os suportam…
Um OFF sobre esse assunto de consoles antigos em Tvs 1080p p/ cima.
Já falei enteirormente que nos últimos meses estava investindo em reforçar a coleção, pegando acessórios, consoles e jogos.
Aqui tenho adaptadores (os mais simples) de coneões para HDMI, um deles sendo RCA para HDMI para testar com o PS1 e um outro da saida digital do GameCube para HDMI, em ambos a imagem tem uma leve melhora.
Mesmo assim decidi apostar num adaptador para Dreamcast, que um lado é o conector AV do DC e no outro uma saída HDMI e nesse caso não é que a imagem melhorou e muito, daí fui pesquisar e nesse caso esse adaptador usa o sinal VGA nativo do DC e codifica para HDMI. Para quem tem um Dreamcast eu indico esse tipo de adaptador
Lívio, não sei o quanto de purismo desejas, mas haviam receivers que faziam upscale de imagem com um chip nominado de Faroudja que faziam um excelente trabalho, acredito que tb há dispositivos/ adaptadores com pós processamento automático que melhoram a imagem tb, tipo o retrotink e o framemeister.
Deixando a imagem identificável para mim já vale a pena.
Nesse caso do Dreamcast a melhora da imagem é bem perceptível, não é a toa que não hora que liguei o DC vi a diferença, desliguei e recoloquei o cabo AV para certificar. Nos outros vc vê que dá para jogar mas poderia melhorar .
Já vi o pessoal usar como alternativa o cabo SCART conectado ao adaptador SCART>HDMI.
Existem soluções mais caras, mas no momento não é para mim.
Jogos que fica bem hoje são os de SNES que a Nintendo despreza.
Dá para saber que a prioridade da AMD vai ser RT pq essa é a prioridade do Cerny/Sony segundo ele mesmo falando que o RT é o novo “3D”
Eu espero mesmo é que a prioridade seja a reconstrução de imagem sem efeitos colaterais indesejáveis, isso melhoraria muito a performance dos jogos com qualidade. RT é algo transformador, mas é muito desperdício de performance com a limitação atual do hardware, mesmo a 4090 perde muito da performance com RT.
O RT é prioridade não porque é bonito de se ver… Vai ser a prioridade simplesmente porque agiliza em muito o desenvolvimento dos jogos. Se hoje, você fazendo parte de reflexos e iluminação de forma artesanal se leva 2 anos, com RT não se leva 6 meses! Sendo assim, diminui muito os custos de desenvolvimento, que é o maior problema que a indústria enfrenta hoje.
Sparrow, é ilusão que o RT va ter uso irrestrito quando se faz um game, e hoje se já rodam ruim com um RT seletivo, está longe de vermos jogos com full rt rodando bem em hardwares mid-end. Porque vai ser sempre por aí onde os consoles vão ter suas gpus.
Supondo que o ps6 tenha uma gpu equivalente a 4090. Nem nesse cenário o RT vale a pena. Entre rodar o game a 4k com tudo no máximo e alta taxa de fps ou ter que jogar a 1080p/60 com path tracing. A primeira opção é muito melhor. Teria que ter muita sobra na gpu para justificar full RT.
Vocês só podem estar de brincadeira. Um Ps6 será superior a uma 4090 no conjunto e o Hardware vai evoluir e o que é caro hoje, amanhã já está num preço melhor e depois de amanhã melhor ainda. O Ps6 vai usar Ray Tracing de forma massiva e isso aí só não vê quem não quer!
Vamos ver como se sai o PS5 Pro com RT que daí dará pra ter uma ideia, mas é bom manter essas expectativas mais baixas, pois mesmo que o PS6 venha com RDNA6, tenho muitas dúvidas que o processamento de RT se torne tão cabal quanto você imagina. Bem o Pro é dito 3x RT, vamos ver do que isso será capaz com uma pré-RDNA 4.
Não tem nada de expectativa nisso. Estou apenas entendendo o que os desenvolvedores querem e o que o Cerny disse. Ray Tracing agiliza, e muito o desenvolvimento dos jogos, é o futuro. Não tenha dúvidas que o projeto do Ps6 tá sendo desenvolvido em torno disso.
o que a Nvidia tem de tão bom com RT e DLSS são o hardware dedicado para isso.
Hardware dedicado é uma aposta arriscada, percebe que um jogo que roda na 4090 sem usar RT ou DLSS está desperdiçando silício?
Nvidia, o Jensen lá, garantiu que o futuro é silício dedicado para RT, DLSS, etc; os “aceleradores”
E agora, vc acha que a AMD também vai usar aceleradores em breve ou vai continuar fazendo uma GPU que “faz tudo” igual a atual RDNA?
AMD vai fazer CDNA e RDNA se juntarem igual nvidia?
também acho que o PS6 vai ser muito mais que uma 4090.
Concordo. Como já disse antes. RT deveria ser uma ferramenta para estúdios menores, que não tem dinheiro e pessoal pra trabalhar em rasterizacao de qualidade. De resto, a perda de performance sempre será mais significativa que o ganho de qualidade.
OFF: Edson Nill e Sparrow81 (que comentaram em um artigo na semana passada) algo de errado não está certo:
Kkkkkkkkkk… Ele participou de uma live com o Lord (Playstation Mil Grau). É outro que acha que sabe muito e sabe muito pouco. Nem pra dar crédito das coisas que descobriu através de amigos o Lord presta. Então tá tudo em casa. Rsrs