Uma das características menos faladas da PS4 diz respeito ao chip de processamento audio. Mas Mark Cerny confirma que existe e é dedicado.
Sabendo-se que a Xbox One possui um processador audio dedicado, e nada sendo conhecido sobre algo do género na PS4, quando questionado sobre o assunto Mark Cerny respondeu:
Há hardware audio dedicado. O principal é saber-se que comprime e descomprime as pistas audio em vários formatos. assim nos jogos terão muitos, mas mesmo muitas pistas audio em formato MP3 ou outro, e o hardware tratará de tudo. Já do lado do sistema, por exemplo, mas conversações audio, também tratará da compressão/descompressão do mesmo.
Mark acrescentou ainda que a versatilidade do GPU permite que este também possa fazer processamento audio.
Na realidade tudo depende da quantidade de paralelismo que é naturalmente realizado pelo algoritmo, e isso varia bastante dependendo do que se está especificamente a fazer com o processamento audio. Penso que conforme as coisas avançam, daqui a uns anos teremos uma aproximação híbrida onde certos aspectos do áudio serão trabalhados pelo GPU.
Relativamente à questão da latência da GDDR5, Mark refere que tal não é verdadeiramente um factor uma vez que o elementos mais dependente da mesma, o GPU foi concebido para lidar com ela.