A vantagem aumentou em 10.18 milhões no último ano, mostrando um crescimento enorme na procura da PS5, e uma queda na procura das Xbox.
PlayStation 5 e Xbox Series X|S foram ambas lançadas em Novembro de 2020. No entanto, apesar de terem o mesmo tempo de mercado, as vendas são bastante dispares entre as duas consolas.
Eis o gráfico da diferença de vendas entre ambas.
E as vendas de ambas:
Assim, a nível mundial, a diferença de vendas aumentou no ultimo mês em 765,668 consolas, a favor da PS5, sendo que no ultimo ano a diferença foi de 10,186,360 unidades. A playstation conta com um total estimado de 38,449,757 unidades, face às 21,960,569 das Xbox series.
A PS5 está atrás da PS4 por 1,8 milhões, com tendência a diminuir este número. As Xbox series estão 0.89 milhões à frente das Xbox one, com tendência a diminuir este número.
Gostaria de saber quantos SS e SX são desse total aí. Se contar só SX, a surra deve ser gigante. Mas a MS, de certa forma, já deve ter previsto que as vendas seriam fracas, pois em matéria de jogos first party é um dos Xbox mais fracos. Prevendo isso, já foi lá e lançou um SS pela metade do preço visando terceiro mundo ou quem tem dinheiro pra rasgar nos países de primeiro mundo.
99 porcento Series S, Andresão!rs
Mas isso é até positivo Edson, se você pensar que ainda podem vender um series X pra quem comprou um S é todo o mesmo potencial de vendas do zero! Lol É quase como vender outro 360 pra quem já deu 3RLs no primeiro, é uma “ganha-ganha”. Mas de qualquer forma, ainda tem menos market share a considerarmos só os consoles, vamos ver se depois de comprarem a “Cega” se conseguem “liderar o mercado” de jogos e “concorrer”, porque o de consoles ainda está parecendo difícil, mas vamos ver, o Jimbo está querendo ajudar lançando jogos como serviço também, vai que é agora grande virada, aquela que nunca chega!!!
Isso é pura especulação sua! O Séries S foi sim pensado em ser um aparelho de entrada para abranger um público mais casual ou até ser o console secundário pra quem tem PS5! Mas eu não vejo que o objetivo dela ao lançar esse console fosse vender mais consoles a um preço baixo devido uma “baixa procura” do Séries X! É só uma tentativa de abranger uma outra faixa de consumidores!
O grande problema disso é que estás a criar um mercado onde tens qualidade, e outro onde tens surrapa.
Repara no mercado PC. Tens GPUs entrada de gama que não valem nenhum e GPUs de topo. Abranger isso tudo não só é impossível como cria uma disparidade na qualidade absolutamente brutal.
A Series S não é uma X a 1080p… Antes fosse! E esse é o problema.
O que temos vindo a ver é que a X ao ser puxada desce aos 1080p(1/4 de 4K). E isso implica que a S vá para resoluções subHD de 969×540 e por vezes até menos.
Pior ainda é o impacto que pode existir nos FPS.
Isso tem implicado cortes adicionais para que a consola mantenha performances e visuais aceitáveis, alguns dos quais são problemáticos pois a S tem menos 6GB de RAM, e isso pode implicar cortes adicionais sobre cortes já existentes.
Olhando para o mercado PC o que vejo é que o Gamer compra GPUs entre os 500 e os 2000 euros, sendo a qualidade entre boa a excelente. E daí achar um pouco ridículo que, num mercado gamer dedicado como ondas consolas se ofereça algo 200 euros mais barato, mas cuja qualidade pode ser sofrível.
Daí que insisto numa realidade. Se os 500 euros são muito, a PS5 digital coloca-se ali numa posição intermédia muito mais vantajosa que a S. Porque oferece algo mais barato, sem corte de qualidade.
E é nesse sentido que não consigo ver com bons olhos a S.
Eu acho que 70/80% deve ser do Series S devido a grande falta de disponibilidade do Series X.
Caixistas passaram do fim de 2019 até o fim de 2020 falando de 12TF pra no fim se contentar com 4TF ????????
Eu mesmo tenho um Xbox Series X desde início de 2021 porque troquei um Series S mas volta nele com um Pcista que comprou o mesmo no impulso e depois se arrependeu pois já tinha acesso aos jogos da Microsoft no PC
Mas rapaz, e esse PCzista ainda ficou com a bomba do S que só tem 512GB? SS é um console praticamente só pros desavizados, porque é um SSD quase que cartucho, a depender do jogo é só um por vez no SSD.
Vendeu na OLX
Agora tem SX a dar com o pé em vários lugares. Eu acho que não foi pela falta de disponibilidade e sim pela falta de interesse mesmo. Um SS custa metade do preço e aí vira console secundário de um Ps5 por exemplo. Agora um SX já é um investimento maior para algo que não se justifica até o momento.
[OFF] Um artigo de opinião de um leitor com a qual eu concordo:
https://metro.co.uk/2023/07/15/microsoft-are-rich-bullies-so-of-course-xbox-has-won-with-activision-19133026/
Juca, o único pesar que tenho com essa aquisição é a enorme possibilidade da Microsoft destruir a Activision de vez. Temos pistas que franquias como CoD, Diablo e Crash se tornarão medíocres (na melhor das hipóteses). Vai ser tudo jogo desenvolvido com foco em mobile e portado para os consoles. Quem viver, verá!
Off acordo MS Activision adiado para outubro segundo the verge
Eu, se fosse acionista da ABK, não dispensaria os dividendos da multa e abriria processo se o contrato fosse adiado sem aditivos do valor inicial, me sentiria lesado.
Meu receio não é a ABK, é isso varar rotina, se daqui 1 ano não resultar, a MS compra novamente outra grande empresa, e aí vai mais coisa ainda.
Mas essas coisas fazem parte da história, é como se molda o mundo, já existiram grandes nessa indústria que se foram, como Atari, Odyssei, Sega (uma morta-viva) então é assim mesmo a única certeza das coisas é o fim, logo é curtir quando ainda existe. Quem gostar de CoD, ele ainda vai existir pelo menos por um tempo, e será possível jogar no celular, tv, xbox e PC, é só escolher… Pra mim é tchau pra Activision, diablo é algo do qual já gostei, joguei muito o 1 e o 2 no PC, mas o 3 no PS4 foi muito pouco, Spyro comprei a trilogia pra matar as saudades do PS1 e continua legalzinho, e o Crash Nitro porque foi o melhor cart de PS, hoje acho que o Sonic Racing é melhor… Mas nada daí me fara falta. Então, pra mim é só deixar na lembrança mesmo. Pior eu achei foi a Zenimax, essa sim terá jogos que me farão falta tipo Doom, Wolfenstein e Fallout, mas enfim, “cest la vie”, algumas coisas não dependem da gente, e há de se conviver com isso.
Como assim te fará falta? Tá proibido comprar um xbox ou jogar no PC?
Se me fizer muita falta eu penso em jogar, pego um mês de Gamepass e jogo, como já fiz algumas vezes tempos atrás, mas evitarei ao máximo dar qualquer apoio financeiro direto a MS por não aprovar suas posturas mais recentes, provando que não muda nunca, principalmente na aquisição da ABK, mesmo após ter adquirido a Zenimax, mas é uma postura pessoal minha, obviamente. Por isso digo fará falta.
Como não sou nenhum “adicto” de jogos, trato tudo isso apenas como hobbie de que gosto muito, e consigo viver com escolhas dentro disso. Sei que pode parecer uma postura tola, já que indiretamente sempre se usa algo da Microsoft sem querer, de um Windows, a uma PSN em servidores Microsoft, um Github, ou mesmo jogos com Havok em qualquer plataforma, mas prefiro não não dar apoio consciente e financeiro àqueles que fazem e principalmente repetem o que não aprovo como atitudes. E já faço isso com outras empresas das quais até gostava dos produtos, mas não os consumo mais.
[OFF] Desculpa, Mário, mas é uma assunto relevante, os prejuízos de serviços de Streaming e suas consequências:
https://wdwnt.com/2023/07/disney-ceo-bob-iger-looking-to-sell-abc-fx-and-freeform/
Juca… Eu continuo a dizer… Se tu queres manter os assinantes no serviço de assinatura, tens de ter conteúdo constante.
Se tens conteúdo constante, ele dá prejuizo.
Estes serviços são bons para conteúdo antigo, não para conteúdo novo.
E por isso sempre disse o que digo do Gamepass.
Mário, mas se a Disney não tem conteúdo antigo suficiente, quem vai ter? MGM não tinha, a Sony não tem, a Paramount não deve ter… Difícil o negócio!
A Disney tem conteúdo… O problema é que isso não lhe traz milhões de clientes, e muito menos os mantém.
Para isso é preciso conteúdo constante. E isso requer investimento que, devido ao baixo custo da assinatura e enorme quantidade de conteúdo, demora imenso a recuperar. E é isso que dá prejuizo pois ainda não recuperaste e já precisas de mais investimento.
As vendas são diferentes. Porque o investimento é recuperado em poucos dias em caso de sucesso.
Inconveniente… Se o jogo for um Flop não tem como diluir o prejuízo e tem de o assumir. Mas isso também acontece se o jogo estiver num serviço, apenas que a situação fica algo disfarçada ali pelo meio.
Mário, mudando de assunto, e da sua nova unidade externa, conseguiste fazer as transferências de dados?
Não… Estou de férias… Mas eu nem me lembrava que podia mover os jogos, e sendo assim, o 1 TB chega pois o HDD é de 4 TB.
Eu queria que a Sony liberasse 8tb de SSD. Dessa forma, eu acharia que seria suficiente para eu instalar todos meus jogos. Comprei um de 2tb e já encheu.
Já de HDD eu tenho um de 4tb pra jogos de PS4, esse foi suficiente.
Pô Hildo estás rico… SSD de 8TB com mais de 5.5 Gbps deve estar custando os olhos da cara! Lol
Realmente está caro. Mais barato está 6 mil reais, mas os preços estão caindo rápido. Ano que vem deverá estar metade disso.
Spotify não faz dinheiro até hoje. Esse é um mercado que todos dizem ser muito bom, mas que até agora ninguém sabe de onde vem o dinheiro. Mas isso não é o pior. Mesmo que alguém consiga ser tão grande ao ponto de se tornar lucrativo, o que acontece com o resto? Não há espaço para vários serviços. Ou morrerão abraçados, ou veremos um player dominante a determina as regras. E já vimos o que acontece em monopólios.
Creio que o que mantém esses negócios é a receita. São negócios que movimentam biliões, pelo que mesmo com prejuízo, o potencial é gigante.
E as pessoas continuam a acreditar no potencial, apesar de nunca ninguém ter conseguido nada com ele.
Não acho que as pessoas realmente acreditam no potencial, essa de fazer o capital de giro sustentar temporariamente o que é insustentável é só deixando dinheiro na mão de rico até a bolha estourar, no Brasil já temos exemplos disso com uma grande varejista daqui, que vai ser resgatada pelo governo… Veja que exemplo de capitalismo… Todos dividindo o prejuízo da irresponsabilidade alheia…
Acho que as pessoas só acreditam na oportunidade de tirar proveito de algo pagando pouco, e nada além disso.
É como o devaneio de alguns aqui que acham que existe almoço grátis…
Veja, o que estão a fazer é o seguinte. Eu pagava 250 em tv a cabo, hoje pago 30 reais numa netflix, eles só estão a acostumar pessoas a pagarem pouco pelo mesmo, e depois vai ser mais difícil manter assinantes quando quiserem subir preços ou irão voltar ao mesmo nicho de clientes… Será que do ponto de vista empresarial as tvs a cabo seriam tão mau negócio assim… Mas agora é tarde! O mundo gira e a fila anda.
é a questão do menos estado melhor, mas quando está na pior quer a ajuda do estado, vai entender….
O governo vai mesmo ajudá-la? Triste pois no inicio do ano falou que não iria, já que os 3 principais donos são bilionários, salvo engano.
Cara, 1/3 da dívida é com bancos públicos, o Bradesco já tranferiu sua dívida de 1,8 bi para os bancos públicos, vão abrir recuperação judicial pra esse pessoal mesmo sendo de uma “holding” podre de rica… Quem tu achas que vai “pagar o pato”… Inda tém de ver o safado do “Sucupira” (um dos sócios do “Lemmon”) falando mal do Brasil e do brasileiro. Ladrão graúdo aqui ninguém prende, engana todos os acionistas e nada…
Ao meu ver esse negócio de streaming é igual a aviação. Negócio ruim que no longo prazo sempre vai falir. Mas como a receita é alta sempre consegue financiamento e no final do dia vai enriquecer os diretores.
Esse negócio tem suas vantagens, como facilitar acesso a conteúdo, diminuir pirataria… pras empresas serve pra destruir outro mercado em que elas não conseguem ter participação significativa, ou mesmo pra tentar monopolizar um mercado. Mas pra lucro parece complicado.
Acho que depois que essas empresas conseguirem o que querem, destruir as concorrentes, talvez voltem pra trás e prefiram coexistir com a pirataria, porque do ponto de vista do capitalismo, é melhor vender pouco, mas ter maiores lucros gerais, que ter menores lucros gastando mais. Mas como o objetivo nos dias de hoje é market share, e fazer seu nome ser citado em rede social, por enquanto é isso que temos, mas tenho esperança de que uma hora esse frenesi passa.
O Gamepass é um um exemplo de evangelização. Porque ele coloca fragilidade no mercado, ao retirar vendas a quem está no mercado, usando os produtores para proveito próprio.
Como sempre disse, o Gamepass pode ser um excelente negocio para a Microsoft, mas para o mercado em geral, não vejo que possa alguma vez ser.
Para quem tinha alguma dúvida:
https://www.neogaf.com/threads/microsoft-activision-deal-approval-watch-ot-up-ms-cma-granted-two-month-pause-of-appeal-ms-ab-extend-merger-agreement-deadline-to-10-18.1641775/page-1562#post-268200328
Tom Warren é “convidado” da DF
Você diz a dúvida de que o Tom Warren trabalhava pra Microsoft? Ou de que o negócio ainda não foi fechado? Eu sendo acionista da ABK ia querer é a multa nos meu dividendos! Lol
Se chamaram o Tom warren é pq acham que ele não é fanboy.
Se acham que o tom warren não é fanboy é pq a DF é o “fanboy do xbox”
É isso que eu quero dizer
DF está validando as “opiniões” do Tom Warren, principalmente pq assim como a DF, ele ainda não corrigiu as “previsões” erradas dele.
O Tom Warren não só é fanboy como é astroturfer.
E não falo de ele preferir A ou B, falo de mentir sobre a Playstation, e de receber “incentivos” da Microsoft.
Bem, e pelos vistos a compra da Activision vai mesmo em frente.
A Microsoft está mesmo empenhada e abriu os cordões a bolsa para mudar a sua situação da xbox a médio prazo.
Será que a xbox terá capacidade de gerir os estúdios de maneira eficiente e produzir titulos de qualidade?
Porque na próxima geração a xbox
vai estar com armas igualmente fortes ou até mais que a PS.
Call of duty será um exclusivo xbox daqui a 10 anos. E os outros jogos como Overwatch e afins não foram englobados no recente acordo. Podendo já ser exclusivos xbox.
Do lado da Sony, vemos um investimento brutal em GAS. Um valor investido que é 10x o custo de God of war Ragnarok…
Percebo a PlayStation, depois de verem a quantidade de dinheito a entrar com jogos GAS. Como Fortnite e Genshimpact, eles também querem uma boa fatia.
Pessoalmente estou curioso com o que se segue. Do lado da playstation pouco se sabe a curto prazo. E os jogos GAS, como fairegames e Condor foram mal recebidos pela comunidade PlayStation.
A título de curiosidade, Mario. Achas possível a Bungie, produzir a médio/longo jogos exclusivos para a Playstation/PC? Daqui a 10 anos?
Curioso por saber a tua opinião do futuro a curto/médio/longo prazo( Infelizmente a vida pessoal e de trabalho tem me ocupado para participar nas discussõe
Grande abraço
Viva Alexandre
Tentando responder à tua pergunta:
Eu não sou bruxo, pelo que o que irei referir será apenas opinativo.
No entanto olhando para o histórico da Microsoft, tentarei que a opinião seja baseada em algo e não mero bitaite.
A Microsoft entrou nas consolas e dotou-se de uma boa quantidade de estúdios. Alguns deles com grande nome no mercado como a Lionhead e a Rare.
As políticas da Microsoft caparam estes estúdios, limitando-os na sua acção.
E toda a gestão dos estúdios até hoje foi catastrófica. Foram fechados 12 estúdios só na geração passada, e alguns dos que ficaram foram cortados e limitados como a 343i que até lida com o jogo mais popular da consola, o Halo.
Daí que quanto à Activision eu só consiga ver a coisa com receios e não com esperança.
A Microsoft tinha tudo para entrar no mesmo jogo que a Sony. A compra de exclusivos e cativar clientes pelos jogos.
Decidiram que isso seria mau investimento e optaram por comprar thirds obtendo IPs já consagrados e retirando-os a terceiros. Pessoalmente achei isso baixo, não pelo ato em si, mas pela dimensão do mesmo.
Quanto à Sony, eu tenho um artigo para breve sobre isso… Os GAAS são uma necessidade. Como se combater com uma gigante como a Microsoft? Com ar e vento? O dinheiro tem de entrar… E isso implica sacrifícios…
Nesse aspecto acho piada às queixas dos fans. Que queriam tudo igual, como se nada se passasse. Algo que nunca mais acontecerá…
A Sony podr manter a oferta do que sempre a tornou popular, mas precisa de se financiar para aguentar com potenciais desaires.
Os fans queixam-se, mas os milhões não nascem…
Enfim…
Bungie… Difícil de dizer… O futuro neste momento é uma incógnita.
Agradeço a tua opinião, Mario 🙂
Sim as políticas da Microsoft foi o que levaram a xbox pelos maus caminhos. Ainda me lembro na altura que a Kinect era obrigatória na xbox one….
Mas se eles tiverem uma gestão “normal”, e não andarem com más decisões, a próxima geração tem tudo para ser muito forte em termos de conteúdo.
E sim, infelizmente eles adquiriram de uma forma muito baixa 2 publisherd. Mas a verdade é que os puseram no mapa, de maneira igual ou superior a PlayStation.
Sinceramente não sei como é que foi aceite o negócio da Activison. É muito preocupante para a Sony, uma vez que segundo o acordo feito com a xbox, só refere Call of duty, durante 10 anos. Excluindo todos os outros jogos produzidos pelos estúdios nesse mesmo período.
Com isto a PlayStation não pode andar a dormir a sombra da bananeira. Vai ter que investir forte em novos acordos Second party, pelo menos. E vai ter que otimizar a eficiência dos seus estúdios.
Por exemplo, se fosse à uns anos atrás, o estúdio Media Moléculo já teria sido encerrado. O tempo que gastaram em dreams foi absurdo. Até o próprio projeto é mau. O conceito devia ter sido aplicado de outra forma…
Eu também não sou contra o GAAS. É inevitável, depois do que está a acontecer com Fortnite e Genshimpact.
O ponto que eu quero chegar é que a Sony não pode tirar o pé do travão relativamente aos jogos AAA, como tem feito.
Idealmente, a Playstation precisa de pelo menos 3 AAA de alto investimento por ano. Fornecerndo os “GAAS” entre esses jogos.
Para terminar, a Playstation vai ficar com uma grande lacuna no que toca aos FPS. E vai ter que trabalhar nesse sentido, principalmente para estar preparada daqui a 10 anos.
A Bungie, infelizmente para a PlayStation, tem a independencia de poder públicar onde bem entender. Aliás o Marathon que anunciaram vai ser multiplaforma.
O unico estúdio do lado da Sony a trabalhar em FPS de maneira exclusiva é Firewalk. (Deviation correu lhes mal)