Apesar da ideia ainda não estar madura, é sempre bom ver uma empresa a colher os frutos do seu trabalho! 😉
Por incrível que pareça, a última patente da Sony mostra que a Sony pretende criar um sistema que pode transformar qualquer objeto num controlador.
A ideia é que um objecto banal, ou neste caso, “bananal”, pois o objeto com que a Sony ilustra a patente é, nada mais, nada menos, que uma banana, se possa tornar num controlador.
Basicamente a ideia é deixar o utilizador algo “abananado” com o uso de objetos diferentes, e que virtualmente recriam o controlador.
A patente também utiliza duas laranjas, mostrando que a ideia tem bastante por onde “ser espremida”, para se obter resultados.
Apesar das piadas com a fruta, a realidade é que a ideia promete, e as potencialidades são enormes… Especialmente se passarmos de laranjas para aboboras (ok, ok, vou acabar com as piadas).
A patente refere:
Há um número enorme de periféricos no mercado., Desde displays de cabeça (HDMs), controladores de movimento, etc. Seria desejável que pudéssemos usar um aparelho mais barato, simples, sem custo e não eletrónico como periférico vídeo.
Com o aumento do custo dos componentes eletrónicos, a situação é interessante, mas se alguém julga que vou meter um cacho de uvas em cada orelha, uma banana nos olhos e um melão na cabeça, estão muito enganados. E isto nem é piadas com fruta, é num tom muito, muito sério. 🙂
Esperemos que a ideia possa progredir, e que as cascas das bananas não possam fazer o projeto tombar (oh pá, desculpem lá, mas hoje não resisto…).
Como nota final, dado o tom de piada que coloquei na notícia, a situação é bem real, a patente existe, e a situação foi noticiada pela Polygon, sendo que a podem consultar aqui.
Por seu lado, à Xbox em vez de laranjas calhou-lhe limões mas nem por isso fez uma limonada, e como não soube cultivar fruta, foi a correr comprar sumo de pacote no supermercado, o que nunca é a mesma coisa…
Pelo menos melão não tem faltado à Xbox eheh 🙂
😂
Mario, ainda não chegamos ao dia 1 de Abril 😅
Talvez seja para usar com o Vr
Mas ja que se fala de fruta, para jogar ainda nao da mas ja da para fazer musica utilizando um raspeberry pi
https://youtu.be/Wk76UPRAVxI
Mario, uma pergunta em que o cálculo avx 256 pode favorecer o xbox series x em jogos? Falo isso pois li que o ps5 tbm pode fazer esse processamento. Tudo que falam de reduções que o ps5 fez, me parece que foi feita de forma inteligente e sem prejudicar a potência do console.
O AVX é um processamento vectorial streamed destinado a melhorar a eficiência nesse tipo de cálculo. O AVX 128 era já suportado na geração passada e ocorre naturalmente em todos os CPUs que o suportam.
Já o AVX256 e o AVX512(não suportado directamente pelos CPUs das consolas) são melhorias, mas com implicações no funcionamento.
Desde o AVX256 que os CPUs se comportam de forma diferente no seu suporte. Dado ser algo intensivo alguns modelos de CPUs abrandam a sua velocidade para não sobreaquecerem, ao passo que outros conseguem fazer isso sem descer a velocidade. No entanto tal tem severas implicações no consumo e térmica do CPU.
Os CPUs Zen2 são capazes de fazer AVX256 sem descer a velocidade de relógio.
Nesse sentido, a Microsoft optou pelo seu suporte, ao passo que a Sony resolveu alterar um bocado a coisa.
A consequência de um suporte standard é que como as consolas possuem um orçamento energético fixo, se o CPU aumentar o consumo, o GPU terá menos energia disponível. Logo será penalizado.
A Sony não viu vantagem nisso dado que entende o GPU como essencial numa consola de jogos, e mexeu no AVX256 para funcionar de forma diferente. Mais penalizadora nas performances, mas sem penalizar consumos.
A Microsoft optou pelo suporte total. Talvez pelo uso duplo do hardware na consolas e nas racks da Azure.
Na prática, apesar de poder haver suporte pontual, não vejo que isto seja penalizador ou benéfico para qualquer dos lados a nível de jogos.
[OFF]
Vai ter Horizon Zero Dawn e mais alguns jogos(incluindo VR) gratuitamente no Play at Home:
https://blog.br.playstation.com/2021/03/17/atualizacao-da-iniciativa-play-at-home-2021-10-jogos-gratuitos-para-baixar/
Sempre quis comprar o AstroBot mas o preço está caro.
Wow…Moss e astrobot. Dois jogos que queria comprar.
eu tb!
E falando de VR, os novos controladores do VR para PS5
https://blog.playstation.com/2021/03/18/next-gen-vr-on-ps5-the-new-controller/
Próximo controlador?? Ela já o apresentou lá por meados de 2006, não lembram do famoso bumerangue??? KKKKK
Ali foi uma banana pintada de prata com uns botões colados!!!!